sexta-feira, 5 de junho de 2020

Nossas escolhas


A vida humana e definida por escolhas. Ou seja: Todo ser humano tem suas escolhas e seu lado preferido. A própria fé impõe sobre nós a sua crença preferida; daí o grande canteiro de religiões e crenças. Na verdade, as pessoas e valores que mais nós admiramos definem o nosso lado. No passado, Pilatos propôs uma escolha: "estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo?" (Mateus 27:17). No Brasil, grande parte da imprensa já mostrou de que lado estão - ao opinar de modo equivocado sobre os que ordeiramente erguiam a bandeira brasileira e os que com violência queimavam esta mesma bandeira.

Assim como a opinião dos que me admiram e dos que me censuram está relacionada com os valores que defendo; também a minha opinião sobre alguém é influenciada pelo motivo e caráter das pessoas que o defendem e daqueles que o atacam. No domingo, o modo violento como queimaram a bandeira brasileira me fez lembrar o caráter violento de certos grupos radicais que em suas manifestações, alimentados por ódio, queimam a bandeira de Israel (na verdade, além do episódio deste domingo; jamais vi um grupo - por mais radical que fosse, que reduzisse a cinzas a bandeira de sua própria nação). Enfim... Entre o Crucificado e os crucificadores, de que lado ficaremos?

Em nossa vida, há momentos que exigem nossa definição: "Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." (Josué 24:14,15). O povo de Israel, de imediato escolheu bem. Mas depois, cedendo aos maus, começou a fraquejar em seus valores espirituais; e isto o levou às suas piores escolhas.

Preciso ser preservadores de bons costumes:
https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar