sexta-feira, 26 de junho de 2020

Meu ser inteiro


Precisamos conhecer melhor a tricotomia (doutrina que defende o ser humano como alguém dotado de corpo, alma e espírito). pois, com nosso corpo, podemos cultivar habilidades artesanais importantes ao bem estar, meu e do meu próximo. Com nossa alma, aprendemos conceitos de vida relevante, capaz de acumular conhecimento para produzir experimentos - transformando em ciência e arte, aquilo que tocamos. E com nosso espírito, podemos evoluir mediante informações obtidas em ocupações espirituais, físicas, e intelectuais. Na verdade, tudo isto em seu conjunto, ajuda e faz crescer o meu "homem interior".

Precisamos buscar em oração, a ajuda do Espírito Santo para viver em santidade - resguardando o nosso corpo, de exposição ao pecado; e preservando-o de marcas e violações desnecessárias - evitando à todo custo, ocupação e prazer em desacordo com a Palavra de Deus. A santidade bíblica determina que conservemos a nossa alma pura - distante de conceitos e ideologias contrárias à Bíblia. Pois a alma é elemento de ligação entre o corpo e o espírito, sendo ela a detentora da função de preparar o nosso espírito para seu futuro. Enfim, estes cuidados fazem a diferença entre o nosso enobrecimento e a nossa ruína.

Este texto - mesmo dizendo tão pouco, diz o que é essencial sobre a tricotomia: "Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará." (1 Tessalonicenses 5:16-24). Devo servir a Deus com o meu ser inteiro.

A santidade resulta da vontade humana submissa à vontade de Deus:
https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Um comentário:

Compartilhar