sábado, 29 de fevereiro de 2020

A vida do cristão


Meu eterno Deus e Pai; venho me prostrar diante do Senhor, ciente da necessidade que tenho de buscar tua presença; pois só ela, pelo Espírito Santo, pode debelar os conflitos existentes no coração humano. Ao longo de minha abençoada vida de crente, aprendi que não há menor condição de seguir com honra neste mundo, se tua presença não nos fortalecer e conduzir. Sei que devo me ater aos teus ensinos, voltando o meu coração para Tua vontade; entretanto, não vejo como faze-lo sem a Tua ajuda constante!

Meu eterno salvador Jesus; não vejo como apreender e praticar virtudes e verdades sem busca-las em tua presença, nas páginas de tua santa Palavra, e sob inspiração do teu Santo Espírito. E assim, devo continuar te buscando - para ter condição de amar sem qualquer imposição, de perdoar sem conservar mágoa, de crer sem cultivar incredulidade. Enfim... Preciso de ti amado Jesus! Pois, somente vivendo cada dia no Senhor, poderei reunir em meu ser inteiro, os valores que me tornarão diferente deste mundo.

Assim Jesus falou: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:1-5). Aleluia!

Precisamos sentir e viver a presença de Deus:
https://youtu.be/Tlrni-L4N0A

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

A verdade


Nesta manhã me senti tomado, pela doce e reconfortante presença do Espírito. Glória a Deus! Fui levado a pensar no amor de Deus por mim, mais profundo que o fundo dos mares e mais vasto que a vastidão do universo. Aleluia! Me recordei desta promessa de Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte." (João 8:51). Como é possível alguém descrer ou duvidar da Palavra de Deus sendo ela a única verdade capaz de nos libertar?  Louvado seja Deus!

Na medida em que fui me aprofundando na reflexão sobre a vida com Jesus cresceu em mim uma certeza que já tenho: Que as promessas de Deus são como pérolas de alto preço que dão brilho à nossa vida. Creio ser isto que o salmista quis dizer, ao escrever: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Sal 119:105). Porém, para que ela nos ilumine, precisamos fazer como o salmista: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Sal 119:11). Glória a Jesus!

Creio estar aqui um dos mais importantes ensinos de Jesus:

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco." (João 14:21-25).

Pois guardar a Palavra de Deus é a base de toda obediência.

Tenho guardado a tua Palavra em meu coração:
https://youtu.be/9zB4rUQ0MV4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Dias angustiantes


Vivemos dias angustiantes, que nos desafiam à orar mais... Há sinais escatológicos em todos os lados - desde fenômenos naturais, às cenas de decadência moral que vão muito além dos pecados de Sodoma. Estou convencido que a expansão pandêmica do coronavirus é mais um, dentre os inúmeros sinais que seguem se manifestando. Se é verdade que em tão afrontoso carnaval, as máscaras ocultam rostos conhecidos (se bem que alguns nem mais se preocupam em exibir seu rosto e seu corpo desnudo); também é verdade que Satã dissemina instintos perversos, promovendo violência e blasfêmias terríveis contra Jesus e Seu povo.

Não sei se tenho razão; porém, a minha impressão é que veremos com os nossos olhos fenômenos ainda mais assustadores. Alguns até poderão dizer: "Mas isto já está sendo visto". Sim! Vemos decadência e desastre replicando em toda a terra. Todavia, nada disto se compara com as coisas que muito em breve vão acontecer. Quanto aos fiéis crentes em Jesus, o Senhor enviará os seus anjos em seu socorro; pois eles são "espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação" (Hebreus 1:13-14). Vemos engano, profanação, e blasfêmia em toda parte (até em algumas igrejas). Venha teu reino Senhor!

Veja como Jesus nos adverte, ao dizer que "haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vô-lo tenho predito." (Mateus 24:21-25). Enfim... Precisamos estar atentos, mantendo nossos olhos firmados em Jesus.

Está chegando o dia, está chegando a hora:
https://youtu.be/q4bow91hytU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Errar e cair


Na jornada terrena, sempre há o risco de cair, escorregar, e de errar o caminho, ante bifurcações, cruzamentos e atalhos. Eu mesmo já sofri diversas quedas - algumas delas causando feridas e dores no corpo. E não foram poucas as vezes que me enganei no trajeto, nas estradas por onde passei. Me lembro da ocasião em que Maria Célia e eu fomos visitar uma igreja nossa, na chapada Diamantina. erramos o caminho e quase nos perdemos! Em Rondônia, sofri uma queda tomando banho, com fratura no crânio e uma amnésia que durou dias. Na vida é como se costuma dizer: "errar é humano" e "o cair é do homem".

Se na vida física - ao errarmos e cairmos, podemos sofrer variados tipos de lesão ou de perda; na vida espiritual o risco é bem maior! E as consequências podem ser eternas. Em minha vida, tive o desprazer de conhecer muitos cristãos - alguns até famosos: os quais, por descuido ou desvio, sofreram triste queda moral e se tornaram motivo de chacota e de escândalo, com triste repercussão dentro e fora da igreja. Longe de querer julgar os que naufragaram na fé e na conduta, o meu desejo é tão somente alertar os que estão ao meu alcance - exortando-os à valorizar sua salvação, igreja, e família. Enfim... Vigiar é preciso!

Davi tinha sua força do Senhor: "Ó Deus, não te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em ajudar-me. Sejam confundidos e consumidos os que são adversários da minha alma; cubram-se de opróbrio e de confusão aqueles que procuram o meu mal. Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais. A minha boca manifestará a tua justiça e a tua salvação todo o dia, pois não conheço o número delas. Sairei na força do Senhor DEUS, farei menção da tua justiça, e só dela. Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas." (Salmo 71:12-17). Assim devemos ser.

Esta linda canção expressa o que eu quis dizer:
https://youtu.be/kaPYGnEMoI0

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Como assusta ver


Fico a pensar... Assusta o modo como o ser humano, sem a graça de Deus revelada em Jesus, se degrada e se transmuta - quase chegando à um modo animalesco de viver. Percebo que, assim como alguém nascido de novo e cheio do Espírito Santo pode chegar a se assemelhar aos anjos - tanto em seu modo de viver como em seu modo de lidar com as pessoas; de igual modo, alguém nascido em um lar de amor, cercado de afeto por todos os lados - ao se distanciar de Deus, e dependendo das influências que recebe em sua vida, pode sofrer transformações que podem assemelha-lo aos demônios. Misericórdia, Senhor!

Preciso orar... Assusta ver o estado do mundo em nossos dias. Vejo lares se desfazendo, com crescente violência (cônjuges se agredindo, filhos e pais se magoando); vejo crescer a violência contra a mulher; e preocupa o crescer do infanticídio (muitas vezes os agressores são os próprios pais). E nas festas momescas, fica a impressão que um espirito maligno invade vidas e viola regras elementares do pudor e da sensatez; tudo sob o manto de Baco (deus do vinho, orgia, e folia) e de Eros (deus da sensualidade e da paixão carnal) com tão grotesca exposição de corpos, tudo em nome da liberdade. Até quando Jesus?

 A Bíblia diz que os homens "em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." (Rom 1:21-25). E este é o ambiente que hoje se vive.

Precisamos guardar nosso corpo, templo do Espírito:
https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

A nossa fé


Toda pessoa precisa saber que, um dia, a morte baterá em sua porta de entrada (ou entrará sorrateira pela porta dos fundos). E o cristão em particular, sabe que deve estar preparado para o seu encontro com Deus (se o próprio Israel precisa se preparar para este encontro, imagine nós). Portanto, nem idade jovem, nem boa saúde, nem grande fé impedirá o dia de nossa partida. E quando partirmos, nossos bens terrenos cuidadosamente guardados ficarão aqui. E da maioria de nós, restarão apenas retalhos de boas (ou más) lembranças, na mente dos que nos amaram (ou odiaram); ou então, um breve registro em folhas de papel.

Perante a inevitabilidade da morte, cabe à todos nós pensar e repensar nossa vida e conduta, e nossa fé e valores; para não sermos surpreendidos em incabível despreparo para nossa última viagem. Vejo cristãos cultivando a sua incredulidade com opiniões confusas e ideias conflitantes; sem perceberem que a incredulidade age como um ser vivo, insistindo em parear com a crença - mas, em oposição a ela; palpitando sobre o que jamais entenderá. Pois, na vida, as melhores e mais nobres noções sobre qualquer coisa, são reveladas pelo Espírito de Cristo; e só podem ser fixadas pelo contínuo exercício da fé bíblica.

Nesta história, Jesus adverte quanto à loucura do despreparo:

"E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus."
(Lucas 12:16-21)

Então, precisamos estar preparados e atentos à voz de Deus.

O hoje pertence à nós; o amanhã à Deus pertence:
https://youtu.be/Pjcrp4g0GvU

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Um real adorador


Dia ainda não nascido, momento propício à oração. Ajoelhado em meu lugar de oração, duas palavras me marcaram: Louvor e adoração. São palavras que por si mesmas - quando declaradas de lábios purificados e nascidas de um coração contrito e adorador, podem traduzir os mais elevados sentimentos. Todavia, é bom que se diga: Louvor não é mantra religioso envolto em enfadonha cantoria; é bem mais que isto! E adoração não é devoção rotineira movida por mero sentimento religioso; ela vai além de ritos e formatos! Vemos - em teatros e templos, cantoria ruidosa e estranhas encenações, disfarçadas de louvor e adoração.

Na verdade, não estou fazendo juízo de valor... Até porque, as reais intenções de um coração não são visíveis à olho nu; pois, elas crescem e se expandem nas entranhas das pessoas. E somente o Senhor, que conhece as intenções dos corações, é capaz de perceber a diferença existente entre o falso e o verdadeiro adorador. Enfim... Nesta breve mensagem, tenho à meu favor este argumento imbatível: Se Deus está à procura de adoradores verdadeiros e sendo o mundo é habitado por uma imensidão de adoradores; ao que tudo indica, deve ser falsa a adoração da grande maioria - tanto em sua natureza, como em sua expressão.

Diálogo entre Jesus e a samaritana: "Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (Jo 4:19-24). Nele Jesus define quem é o adorador.

Um verdadeiro adorador! É tudo que eu devo ser:
https://youtu.be/ho3a5CF49bM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Armadilhas


Em minha vida, decidi fechar questão em algumas posições. E uma delas é não admitir pensamentos e sentimentos que não devo ter ou mesmo cultivar. A outra é não permitir que problemas que me rodeiam - sejam eles sazonais ou triviais, interfiram em minha vida com Deus e interação com as pessoas. Nem admito que o meu passado interfira em meus alvos futuros. Assim, somente me permito voltar ao passado - em uma breve visita; para buscar algum valor concreto que possa me ajudar em minha fé e conduta cristã. E assim, não me deixarei prender por armadilhas; inclusive, as que são postas pela razão.

Em meu coração assentei buscar minhas soluções em Deus e minhas respostas na Palavra de Deus. E com este objetivo, um texto que considero como núcleo de minhas motivações é este: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33). Algumas vezes, preciso rever e reorganizar as minhas ideias, buscando nas Escrituras a direção que preciso, para lidar com tudo. Enfim, preciso ter cuidado; pois todos somos tendentes à algum tipo de dúvida - mesmo nas promessas de Deus! Ainda bem que a Bíblia sagrada sempre nos repõe nos trilhos.

Este texto aponta o rumo: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar." (1 Coríntios 10:23-24,31-33)). Agradeço a Deus por isto!

Em minha jornada terrena, guia-me Senhor:
https://youtu.be/NCxb-wIwgHU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Joelhos marcados


Sempre que me deparo com o testemunho daqueles cristãos que se tornaram maiores que seu tempo; logo percebo que eles tiveram este denominador comum e fundamento ministerial: A sua vida de oração. Assim, eles eram homens que tinham seu coração marcado pelas Sagradas Escrituras e seus joelhos marcados pela oração. Pois, segundo Tozer - assim como um pássaro depende de suas duas asas para voar; a vida de um crente só pode alçar o voo sagrado, se for impactada pela oração e pela Palavra de Deus. Afinal, não basta que nos dediquemos a uma destas ocupações, sem que nos dediquemos à outra.

Praticar a oração e meditar na Bíblia é algo parecido com o beber e o respirar; ou seja: Não se sobrevive fazendo apenas uma destas coisas; pois, ambas se interdependem. Certa vez, ouvi o Espírito Santo falar ao meu espírito que se oramos e não examinamos a Bíblia, podemos nos perder no fanatismo. E quando examinamos as Escrituras e não oramos, há grande risco de cairmos no pântano do racionalismo. Enfim... Para sermos santos e sábios, é necessário falarmos com Deus pela oração e ouvirmos Sua voz pela Bíblia. Pois, se nos dedicarmos apenas a uma destas práticas, não seremos nem santos nem sábios.

Neste texto, vemos a rudeza de nossa luta:

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos"
(Efésios 6:10-18)

E só podemos vencer, com Bíblia e oração. 

A Bíblia e a oração lançam vida e luz sobre nós:
https://youtu.be/1Gb4dsboVqk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

O meu tripé


Sempre que penso no reino de Deus (e creio não haver cristão que, ao menos uma vez no dia, nele não pense) penso também na jornada do cristão, por este mundo afora, rumo à Jerusalém celestial. Logo no início de meu ministério, tive o grato privilégio de ler o famoso livro "O Peregrino", escrito pelo pregador inglês do século 17 John Bunyan (sua primeira edição se deu em 1678). O livro utiliza figuras alegóricas, para descrever a peregrinação de um crente neste mundo. E ao pensar na jornada do cristão, eu me vejo atravessando a "Porta estreita" e percorrendo o "Caminho estreito"; até que, finalmente, adentre os portais da misteriosa "Cidade celeste".

Segundo o meu entendimento, é inconcebível que um verdadeiro cristão menospreze ou ignore este importante tripé do roteiro do cristão: Porta estreita / Caminho estreito / Cidade celeste. No mundo, Jesus é "a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão." (Salmos 118:20). E ele mesmo assim se apresentou: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (João 10:9). Ele também nos diz: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6). Enfim, povo de Deus... Estes são os pontos salientes da jornada de um peregrino, rumo à cidade de luz que Jesus preparou. Aleluia!

Cidade santa: "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." (Apocalipse 21:1-4). Cidade onde os salvos viverão. Glória à Jesus!

Jerusalém celeste! A linda cidade que Jesus nos preparou:
https://youtu.be/b-AywuZJR0g

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Oração penitente


Hoje de manhã, pensei nestes dois salmos muito importantes: O salmo 1, que traça o perfil do varão bem-aventurado. E o salmo 130, que expõe a oração do pecador contrito. No primeiro, vemos um texto que nos penaliza; pois somos tendentes ao descuido, em nosso modo de viver a fé cristã e descaso para com sua doutrina. Logo, se observamos a conduta de muitos cristãos, fica evidente que o salmo primeiro - longe de nos abonar, penalizará a grande maioria de nós; posto que hoje é tão comum, vermos certos crentes transitarem pelo caminho dos pecadores e participarem da roda dos escarnecedores.

Em dias de enfraquecimento do testemunho cristão, podemos nos valer do salmo 130. Pois ele oferece um perfeito modelo de oração penitente - ao declarar, no clamor das profundezas, o valor da graça de Deus; a qual, não leva em conta o pecado e se propõe a liberar o perdão que absolve o pecador. Porém, este recurso - longe de aprovar "corpo mole" de um cristão, ou um continuado "pecar e se arrepender"; ele, em suas entrelinhas, brada o valor da santidade e a maldade do pecado - deixando claro que não devemos pecar; mas, se pecarmos, com Deus está o perdão! Para que, contritos, o temamos.

Este salmo destaca o perfil do varão bem-aventurado:
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá." (Salmos 1:1-6).
E não há como agradar a Deus fora deste parâmetro.

Este texto valoriza o real arrependimento do pecado:
"Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR. Senhor, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas. Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã. Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção." (Salmos 130:1-7).
E, ao mesmo tempo, absolve o pecador arrependido.

Esta canção é um valioso estímulo à oração contrita:
https://youtu.be/AXKU_MTZ2dA

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

O ser cristão


Como cristão que sou, comprometido com a doutrina de Cristo, sei da necessidade de manter os meus olhos sobre a Palavra de Deus; pois dela vem o conhecimento que nos liberta do engano. Jesus nos diz: "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32). E ele se referia à verdade escrita (as Escrituras) e à verdade personificada (ele mesmo). A Palavra diz que "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (João 1:1); e arremata dizendo que "E o Verbo se fez carne" (João 1:14). Portanto... Preciso ter os meus olhos, mente, e coração sobre a Palavra e o Verbo.

Na Bíblia está escrito que "porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" (Mateus 7:14). E buscando entender a alegoria do texto, cheguei a este entendimento: Sendo a porta tão estreita, certas coisas que antes da Verdade, fizeram parte de nossa vida devem ser deixadas pra trás. E sendo apertado o caminho, não há como transitar por ele levando excesso de bagagem. Pois o caminho estreito impõe que deixemos no passado, certas coisas do passado. Enfim... Devemos separar aquilo que nos é indispensável daquilo que é descartável. E jogar fora o nosso lixo.

Ao longo de minha vida, este texto tem sido um de meus maiores desafios: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vô-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo." (Filipenses 3:13-16). Nele sou motivado a prosseguir.

Tu és fiel Senhor! Louvado seja teu santo nome:
https://youtu.be/jeHiOFEJRuA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Orando com base


Tenho lido livros sobre oração e orações tornadas livros. Todavia, tenho comigo que as duas orações mais populares já feitas são: A primeira é a "oração do Pai nosso" ensinada por Jesus; a qual propõe que quando orarmos, devemos declarar a paternidade de Deus e a santidade de Seu nome; a urgência de Seu reino e a Sua soberana vontade; o Seu sustento diário e a mão dupla do perdão; o Seu socorro na tentação e o Seu livramento do mal; e terminar a oração proclamando a grandeza de Seu reino, poder e glória para sempre... E em nome de Jesus! Pois ele é a chave de acesso à uma oração aceita no céu e eficaz na terra.

A segunda oração mais popular da história da Igreja é a de Francisco de Assis no século 13; na qual ele expõe seu desejo de levar paz, amor, perdão, união, fé, verdade, esperança, alegria, e luz de Deus ao ser humano. Em ambas as orações (tanto na do "Pai nosso", como na franciscana), somos instados à confiança em Deus, ao amor ao próximo, e à renúncia de nós mesmos. Estou convencido de que os valores que estas duas orações encerram, são as melhores plataformas para todo aquele que deseja amadurecer na fé, esperança, e amor - adotando a santidade bíblica como estilo de vida e ideal supremo.

Creio que Jesus ofereceu este modelo de oração, como ponto de inflexão à todas as orações praticadas por seus seguidores: "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém." (Mateus 6:9-13). Creio que o próprio Francisco de Assis nela se inspirou, para orar como orou.

Esta é uma, das muitas versões cantadas, do "Pai nosso":
https://youtu.be/vI9AtaosKJ8

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Deus é amor


Ao longo de minha vida cristã, mantenho comigo esta sólida convicção: O Deus de amor é a única base segura para a paz e a plena felicidade. É bom que se diga que não estou menosprezando os diversos tipos de alegria e de prazer saudável; estou sim, dizendo que o Deus de amor é a única fonte de onde provém o santo prazer e a alegria eterna. Já tenho visto bons lares - formados por amor sincero, se desmancharem por neles faltar a presença de Deus. Ou seja: O amor humano não é capaz de suportar por si só, os ataques do ódio causado por ciúme, inveja, intolerância, e o assédio de vidas movidas por paixão carnal.

O amor de Deus pode ser comparado ao sangue humano que percorre o aparelho circulatório, ou como um agradável ribeiro serpenteando um verde vale. Pois, tal como eles, o amor de Deus segue cumprindo a missão de levar vida por onde passa, abençoando tudo que toca. Então, não temos como ser bem-sucedidos e plenamente realizados em qualquer coisa, se o amor de Deus não for a base de nossas obras e conquistas. Enfim... Seja na vida material, espiritual, ou  familiar ou social, só envoltos no manto do divino amor revelado em Jesus, poderemos cumprir plenamente o propósito de Deus para o ser humano.

Com se poder ver, aprendemos muito com este texto:

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor."
(1 João 4:7-12)

Nele vemos que o amor de Deus deve ser nossa base.

Somente o Deus de amor pode satisfazer plenamente:
https://youtu.be/8CX-oLp0qtI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Cristão deve orar


Quinta-feira última, senti grande prazer em acordar na casa que Deus me deu, após quase um ano de ausência. Que benção! Dormir no colchão que está conosco, há mais de vinte anos... Madrugar prostrado no lugar de sempre... Abraçar os filhos próximos... Louvado seja Deus! A vida de um crente é forjada - muito mais, por coisas simples marcadas por singeleza. Aleluia! No aeroporto de Lisboa, fomos à sala "vip" da TAP; não deixaram Célia entrar, alegando que o direito era meu (ela teria que pagar). Então, chegou um homem e disse: "Ela é minha convidada". Quem era ele? Não sei! Todavia... Vi neste fato o cuidado do Senhor para conosco.

Prostrado em oração, no lugar de costume - após tanto tempo de ausência, procurei fazer o que sempre faço: Pedi à Deus que perdoe meus pecados, que renove minhas forças, e que sustente minha vida. Não é de hoje, sei que sou um tanto descuidado... Ainda bem que o Senhor tem cuidado de mim. Glória a Deus! Faço questão de preservar a vida de oração; pois ela representa segurança para a minha vida e provisão para a minha casa. Enfim, continuo mantendo o meu estilo (como venho fazendo até aqui) mesclando devoção com ocupações diversas em meu viver diário. Porém... Vou priorizar a oração, como se fosse a água que bebo e o ar que respiro.

É inspirador este registro Daniel e sua vida de oração: "Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição. Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus." (Daniel 6:8-11). É bom ser assim.

Senhor, eu quero estar atento ao teu falar e agir:
https://youtu.be/R7gvG42TkoI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Pastor Fabiano já está no céu


Hoje pela manhã, percebi que um dos que faziam parte de minha lista de intercessão foi transferido à glória. Pois o Pr Fabiano, consagrado servo de Deus, partiu ao encontro do Pai. Assim, é mais um luzeiro da fé que o Senhor recolhe - após ter combatido o bom combate, concluído a carreira, e guardado a fé (2 Tm 4:7). E o "caminho estreito" trilhado pelos redimidos vê mais um de seus caminhantes cruzar a linha de chegada. Que o Senhor conforte o coração da irmã Rosa, de seus dois filhos órfãos de seu pai e do rebanho privado de seu pastor. Quanto à nós, enquanto o nosso dia não chega, vamos no caminho estreito - até à vitória final.

Escrevo estas linhas, marcado por um sentimento que algumas vezes me invade... A sensação de que este mundo se apressa em direção ao seu destino. O Apocalipse entreabre a janela da revelação, permitindo o vislumbre da razão do coronavirus, do voo do dragão vermelho, do clima de guerra econômica e tecnológica, do recrudescer da mentira, e da profanação de sagradas tradições... E, no horizonte, a tempestade que se aproxima. Ainda bem que os redimidos são alimentados por promessas e guardados por alianças bíblicas em vigor. Enquanto o grande Dia não chega, a Igreja de Jesus segue em sua missão - até à vitória final.

Precisamos manter diante dos olhos, esta exortação:

"Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda."
(2 Timóteo 4:1-8)

E permanecer fiéis ao Senhor Jesus que nos chamou.

A Igreja de Jesus segue firme, na fé e no caminho, até o grande dia da vitória final:
https://youtu.be/j0JYYM2bYKE?list=TLPQMTQwMjIwMjBNIktjSSJAng

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Nós estamos aqui


Nos últimos dias, tenho orado por nossa viagem ao Brasil; e já estamos aqui! (chegamos horas atrás). E os sentimentos - de alegria e de saudade se misturam... Alegria por reencontrarmos nossos queridos que residem no Brasil; e tristeza por nos privarmos da presença de queridos nossos que ficaram em Portugal. Serão dois meses em que o convívio com os queridos daqui, passarão muito rápido. E o tempo que nos separa dos irmãos portugueses seguirá devagar, quase parando. Todavia, o que mais importa é estarmos no lugar e na companhia de pessoas, onde a graça de Deus em Cristo nos garante sua divina proteção.

Eu creio e ensino que jamais deveríamos estar em certos lugares, onde a graça não pode nos proteger. Ao declarar isto, não estou dizendo que a graça é limitada; mas sim, que nos impõe condições. Sei que a graça Deus pode nos proteger em qualquer lugar; porém, existem certos lugares que não são próprios ao cristão (salvo se, por direção divina, alguns lá precisem ir). A graça é para a salvação; mas só pode salvar, quando ligada ao nome de Jesus. E a própria fé em Jesus só traz resultado, se crer e praticar a Palavra; e foi o que Jesus disse: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra" (João 14:23). Amém!

Embora Deus esteja sempre pronto à perdoar; ele não admite vivermos em pecado: "E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei." (Apoc 3:1-3). Muitos cristãos querem ter o céu sem deixar o pecado.

Meu Jesus! Quanta graça presente nesta canção:
https://youtu.be/OpM6R9YopNo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Triste de ver


Sempre penso na importância do ministério - seja ele pastoral ou qualquer outro ministério bíblico. Na verdade, não consigo ver o ministério como algo formal e burocrático. Ou seja: se um crente em Jesus é convencido de que foi chamado por Deus, deve se dedicar à servir, à Deus e às pessoas, sem pensar primeiro em si. Já tenho visto cristãos exercerem função à frente de uma igreja ou departamento, sem ao menos saber por que está ali. É triste ver alguém que se diz servo de Deus, viver mais preocupado com o seu conforto e seu bem-estar pessoal; do que com o estado das vidas que estão sob seu cuidado direto.

Sempre entendi que o servo de Deus chamado para o ministério é protagonista na história de muitas vidas - sentindo as dores e conflitos de vidas sob sua cobertura e as vezes, sacrificando alguns interesses (até justos) em prol daqueles pelos quais se tornou responsável, diante de Deus e dos homens. Tenho conhecido líderes que, em nome de um estranho zelo, maltratam e humilham seus liderados; até leva-los a se afastar e se perder na noite escura, indo em direção ao covil dos lobos. E conheço grandes servos de Deus, cheios de amor e paixão, dedicados às vidas (até as rebeldes) que lhes foram entregue por Jesus.

Esta orientação apostólica é para os que são chamados por Jesus: "Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória." (1 Pedro 5:1-4). Nós fomos chamados para servir!

Ensina-me Senhor, a amar os que me rodeiam:
https://youtu.be/NhIRxmLLOuA

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Crentes que oram


Por mais difícil que seja a vida de um servo de Deus, sempre haverá esperança para um crente que ora. E eu poderia dar alguns exemplos de vida; mas julgo não ser necessário. Pois a importância da oração, no fortalecimento de fé e na solução dos problemas, é facilmente verificada na Palavra de Deus. A questão é que tem sido mais fácil ensinar sobre oração, do que a praticar no dia-a-dia. Geralmente, oramos menos; justamente quando devíamos orar mais. Nos grandes embates da fé, é comum vermos crentes que deixam de orar. Mas, a Bíblia diz: "Perseverai em oração" (Colossenses 4:2). Então, perseveremos, Amém!

Na Bíblia se vê que não basta termos esperança e paciência; devemos perseverar em oração! Assim diz este texto: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração" (Romanos 12:12). Daniel, contado entre os maiores profetas bíblicos, reagiu às ameaças e perseguições sofridas, orando do mesmo modo de sempre (era comum ver as janelas do quarto do profeta, abertas para Jerusalém - sinal de que ele estava orando). Foi assim que seus inimigos o encontraram e condenaram. Todavia, nem mesmo os leões ferozes conseguem intimidar e devorar, os crentes que oram. Amém!

Este é um resumo desta gloriosa história: "Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões. E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum." (Daniel 6:19-22). Amém!

A oração emudece o rugido da fera assassina:
https://youtu.be/vISYaPar3EE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

As escolhas


Todos nós, crentes e descrentes, devemos pensar seriamente nas escolhas que fazemos. Infelizmente, alguns fazem cuidadosamente suas escolhas triviais; porém, nas questões que envolvem o futuro e definem as carreiras, deixam de ouvir a voz da razão e mergulham de cabeça nas águas da emoção. A Palavra diz que "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" (Provérbios 14.12). Pois, certas escolhas podem afetar a nossa saúde e macular nossa imagem; assim como, certas amizades podem corromper nosso caráter, confundir nossa fé e até nos roubar o céu, ao nos afastar de Jesus.

Existem certas decisões que são vitais à todos nós; as quais afetarão definitivamente o nosso futuro, neste mundo e no outro. A Bíblia diz que é "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite" (Salmo 1.1-2). Já vi muitos crentes que tiveram - na transgressão deste texto bíblico, o começo de seu triste fim. Enfim... Todo cristão é sabedor que a Palavra de Deus já definiu o perfil daquele que herdará o céu e que viverá eternamente com Jesus.

Este texto revela com clareza o perfil de crente que Deus requer: "Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura." (Hebreus 12:12-16). Meu Jesus!

Glória a Deus! Eu prefiro ficar com Jesus:
https://youtu.be/ZCsgO_7Ge9s

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Que pastor sou eu


Dias atrás, estando em oração, veio ao meu espírito uma preocupação que, vez por outra, me incomoda: Que é a preocupação com certos líderes espirituais, cujas palavras e atitudes causam enfraquecimento e divisão em seu próprio rebanho, jogando ovelha contra ovelha e família contra família... Meu Senhor! Será que estes obreiros não percebem que este tipo de atitude pode acarretar danos imprevisíveis - às vezes irreparáveis; podendo trazer maldições sobre sua vida, família, e ministério? Em meu ministério - grande parte dele voltado para o pastoreio de pastores, tenho visto alguns que agem assim... E o fim é sempre trágico! Pois a Bíblia diz que é abominável ao Senhor, os que semeiam contentas entre os irmãos.

Mesmo sendo pastor por mais de 50 anos, ainda não consegui entender como um pastor é capaz de provocar a divisão de seu próprio rebanho? Quando a própria Bíblia diz que o pastor deve amar suas ovelhas - sem rancor, ciúme, inveja, ou preconceito. Em minha humilde compreensão, até entendo a ovelha que, por imaturidade, vive em conversinhas queixosas. Todavia, como entender um pastor que age deste modo? Todos nós temos nossas diferenças e desigualdades; mas aos olhos do Pai, somos todos iguais. A Bíblia diz que Deus "faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos." (Mateus 5:45). Nas divisões, todos saem perdendo. Porém... Ninguém perde por amar.

Penso nesta advertência bíblica aos irmãos de Corinto: "irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento." (1 Coríntios 3:1-7). Esta advertência serve para pastores e ovelhas.

Ensina-me Senhor, a amar e perdoar meu irmão:
https://youtu.be/ybbGnzUTcVE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Tripé bíblico


A Bíblia declara que "Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre." (Salmos 125:1). Por entender que esta palavra tem tudo à ver comigo, nela eu ponho minha fé e procuro pratica-la no dia-a-dia. Devo dizer que minha vida sempre intercala momentos de alegria e motivação com momentos de tentação e incerteza. Mas, procuro sempre atravessar tais momentos com maturidade bíblica, dentro da normalidade; pelo simples fato de ser comum à todos os seres, alternar bons e maus momentos. Então, seja qual for a circunstância, seguirei confiante em Jesus!

Na Bíblia encontramos esta declaração: "os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isaías 40:31). Acredito que a esperança é um sentimento que só pode cumprir sua real missão, quando se move em fé e se sustenta em amor. Pela fé, ela pode nos levar ao amanhã; ou trazer o amanhã ao nosso hoje. Penso ser esta a maior razão, pela qual o cristão deve se assentar neste tripé bíblico: "fé, esperança, e amor" (1 Co 13:13). Enfim... Vou procurar me manter firmado e sustentado sobre este tripé, vivendo cada no Senhor.

Este texto destaca a nobreza e supremacia do amor: "Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." (1 Coríntios 13:10-13). Esperança é fé são dons temporais, mas o amor é eterno.

A esperança é mais que um sonho. Não se esqueça de ouvir:
https://youtu.be/ixcyrnZXJZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Na fé e na doutrina


Mais uma madrugada na presença do Senhor, com louvor nos lábios e lágrima nos olhos. E creio na resposta positiva de Deus - isto, se minha oração estiver de acordo com Sua vontade. Geralmente, quando me prostro aos pés do Senhor, sou tomado por um grande quebrantamento. Uma das coisas que me ajudam a ter o coração quebrantado é o temor de Deus; e a outra é minha certeza quanto ao amor de Jesus para comigo! E este amor faz toda a diferença, entre a morte e a vida, entre o inferno e o céu. Digo que tudo que eu tenho devo a Jesus; e que no fim, terei uma formosa e eterna herança, no céu de luz.

Louvo a Deus por saber que Sua Luz pode iluminar a noite mais escura. E peço a Ele que me ajude a perseverar no Caminho estreito que conduz à Vida eterna - com os meus pés iluminados pela luz do Seu amor. Pois ouço no mundo da crença, muitos mercadores de ilusões dizendo tanta coisa sobre a vida cristã (algumas até acertadas); e muitas opiniões sobre a vida futura (algumas bem atraentes) que podem deslumbrar o cristão e de o levar para um outro caminho. Enfim, precisamos do Espírito Santo como nosso guia e da Palavra de Deus como nossa bússola; e de sermos perseverantes na fé e na doutrina.

Penso que esta profecia apostólica cabe perfeitamente em nossos dias: "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita." (2 Pedro 2:1-3). Logo, precisamos ser firmes, atentos, e perseverantes.

Eu te louvo, meu Senhor Jesus! Pois sei quem és:
https://youtu.be/y1BDukXJqdE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Os que creem


Hoje tive a oportunidade de assistir o vídeo do batismo de Asa Branca - o famoso locutor de rodeios, e sua esposa, feito antes dele morrer. É pena que a grande mídia não tenha interesse em publicar este tipo de notícia. Mas, o céu se alegra com esta decisão; pois, a Bíblia declara que "haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." (Lucas 15:7). Jesus, Salvador e Senhor daqueles que nele creem.

Penso não haver um lar cristão que não tenha um desviado ou um descrente. A Bíblia diz que no arrebatamento da Igreja - numa mesma casa, "estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado." (Lucas 17:34). Entretanto, também diz que "Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16). Enfim, todo aquele que almeja ir morar no céu, precisa receber Jesus como seu eterno salvador, pois "em nenhum outro há salvação" (Atos 4:12). Louvado seja o nome de Jesus!

Esta é a mensagem mais importante do mundo: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3:16-18). Nela, vemos o amor de Deus por nós.

Jesus! Meu eterno Salvador e Autor da minha fé:
https://youtu.be/qEKhU6tvLqk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

A vil maledicência


Como precisamos orar! Pois vivemos num mundo em que pessoas se odeiam sem causa; as quais, mesmo sem motivo, são capazes de produzir feridas em seu próximo. Infelizmente, isto acontece atém entre cristãos. Sempre me pergunto: Por que existem pessoas que fazem tanto mal aos outros? São os que vivem a falar mal de seu próximo - separando amigos e jogando irmão contra irmão. Não sabem viver sem falar mal de alguém. Os que agem assim, vêm como seus amigos, apenas aqueles que fazem o que eles querem e como eles querem. Estes são os que vivem sempre a falar mal de alguém, com alguém.

Precisamos pedir a Deus que nos livre, dos que murmuram e difamam! Pois eles falam mal de seus líderes e de seus liderados. Existe uma palavra apropriada aos que vivem a murmurar e maldizer: Maledicência. Enfim, todo maledicente é invejoso, desleal, egoísta, interesseiro - sempre a se queixar do mal que (segundo eles) alguém lhes fez ou lhes faz. Ele nem se apercebe do estrago que causa aos que o ouvem - ao corromper sua mente e violar sua pureza. E até que o juízo de Deus trate com eles, os maldizentes seguirão seu destino - de separar os amigos e os irmãos, mesmo sob risco de condenação.

Este texto adverte os maledicentes: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" (Tiago 4:8-12). Misericórdia Senhor!

Meus irmãos; por favor, ouçam esta canção:
https://youtu.be/BE0I1Guex4A

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Paz em Cristo


Ontem, participamos da "Mesa do Senhor" na IMW de Lagos. Em um culto marcado por temor, alegria, e comunhão, sentimos a presença do Espírito - do início ao fim do culto. A mensagem versou sobre paz (eu mesmo, portador da palavra, me surpreendi com os diversos textos sobre este tema). Na verdade, quanto mais lemos a Palavra de Deus; mais nos convencemos que menos a conhecemos. Pois - à qualquer olhar mais atento, a verdade divina inserida entre um texto e outro, é bem mais profunda que alguém possa imaginar. E vem daí, a necessidade de percorrermos seus textos, iluminados pela revelação do Espírito de Deus.

Ao discorrer sobre a paz, fui conduzido ao Senhor da paz (Jesus) único capaz de dar a paz verdadeira (João 14:27). E esta é a razão que o levava a dizer, quando aparecia aos discípulos: "Paz seja convosco"; vindo daí o bom costume da maioria crentes - de se cumprimentarem com a "paz do Senhor". Segundo a Bíblia, paz com Deus é o selo da justificação pela fé (Rom 5:1); e a paz com os crentes é cultivada pela unidade, pois a Palavra assim nos exorta: "sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco." (2 Cor 13:11). Enfim, sem paz e santidade ninguém verá a Deus (Heb 12:14). Louvado seja Deus!

Jesus nos dá sua paz: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14:23-27). Aleluia!

Sendo salvos por Jesus, podemos viver em paz:
https://youtu.be/3uC88tZe6P8

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Em uma rude cruz


Nesta manhã, me senti edificado antes mesmo de orar - com meu corpo curvado no lugar de oração, minha alma cativa aos pés do Senhor, e meu espírito estendido em Seu altar. Logo me veio ao espírito, a canção que postarei ao fim desta mensagem. Na verdade, eu oro por estas importantes razões: Porque preciso orar e porque Jesus mandou orar. Todos nós que servimos ao Senhor, precisamos clamar por seu socorro; pois o inimigo ataca sem parar. aqueles que servem a Deus - usando circunstâncias, homens, e demônios; com o afã de roubar, matar, e destruir. Logo, orar - antes de ser prazer, é dever de todo crente.

Sempre que eu oro ao Pai, minha razão clareia e meu discernimento se ilumina. E hoje, fui levado a pensar na riqueza maior que o sacrifício de Cristo me proporcionou. Na pesada cruz, Jesus me deu uma nova natureza, um novo propósito, e uma nova identidade. Minha mente tem ainda, as marcas de golpes impostos por antigos pecados já perdoados; os quais, tantas dores e angústias me causaram. Todavia, ao entregar minha vida à Jesus, as chagas de um passado sem honra foram curadas. Enfim, creio ser devido à tais chagas que os pecadores se rendem à Jesus; pois nele, o perdão é concedido e a salvação garantida.

Lindo este salmo: "Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras." (Salmos 73:23-28). Ele é tão edificante.

Glória a Jesus! Pela cruz, eu fui reconciliado:
https://youtu.be/MB8Af0j3iEM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Eu sou cristão


Como cristão que sou, entendo que nossas ideias, palavras, e ações devem ser pautadas na Palavra de Deus. Portanto, devo andar pelo caminho estreito (Mt 7:14), com o meu pensamento voltado para as coisas de cima (Col 3:2), olhando sempre para Jesus (Heb 12:2). O meu falar deve ser permeado de salmos, hinos, e cânticos espirituais Ef 5:19). Logo, devo me encher com o Espírito Santo (Ef 5:18); para então, combater o bom combate e guardar a fé (1 Tim 4:7). Minha luta não é contra carne e sangue; mas contra as forças do mal (Ef 6:12). Logo, para receber a coroa, devo ser fiel até o fim (Ap 2:10). Aleluia!

Como cristão eu sou, devo ouvir canções que me inspiram e fortificam espiritualmente. Uma diz que "o agir de Deus é lindo, na vida de quem é fiel". E outra, que Jesus é meu "advogado fiel". Me deleito ao ouvir uma delas me dizer que "integrante eu sou, do coral celestial". Sempre ouço que "existe um lugar, na fenda da rocha". E em outra canção, sou levado a dizer que "eu vou seguir com fé, para a rocha mais alta que eu"; pois, segundo declara a canção, "o meu Deus é maior que meus problemas". Enfim, preciso ter na memória o que esta canção proclama: "Breve virá, breve virá, breve Jesus voltara". Amém Jesus!

Este salmo fundamenta o que escrevi: "Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia. Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas. Porque grande é o Senhor, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o Senhor fez os céus. Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário. Dai ao Senhor, ó famílias dos povos, dai ao Senhor glória e força." (Salmos 96:1-7). Cantemos segundo a Palavra!

Louvarei ao Senhor, guardando sua Palava no coração:
https://youtu.be/9zB4rUQ0MV4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 1 de fevereiro de 2020

O ser tricotômico


Desde muito jovem, tenho percebido ser a oração uma base segura de sustentação para o cristão que anela viver uma vida cristã genuína. Em minha vida, sempre que eu oro, aprendo importantes lições de vida. Uma delas, é que a oração traz paz ao espírito e põe termos à alma. Outra valiosa lição é entendermos a necessidade de esvaziamento da alma, para que o espírito não seja confundido por seus conflitos e especulações. E se orarmos com fé e perseverança, praticando a paciência, veremos a manifestação da graça do Senhor Jesus e o cumprimento das promessas de Deus em nós.

Segundo meu entendimento, na relação corpo, alma, e espírito, o corpo é o elemento físico; a alma, o metafísico; e o espírito, a essência do ser. Ou seja: o corpo toca, a alma sente, o espírito ilumina; e os três se interdependem. Não vejo esta minha opinião como dogmática e conclusiva; posto que ela se move no terreno do discutível. Todavia... Tenho muitas razões para entender deste modo esta complexa tricotomia. Enfim... As vezes, nosso espírito se indispõe com o corpo ou se confunde com a alma; porém, sendo salvo por Jesus e guiado pelo Espírito Santo; ele se firma, nos ensinos da Bíblia sagrada.

Todo filho de Deus precisa aprender mais, sobre Deus e sobre si mesmo:

"Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."
(1 Coríntios 2:12-16)

E a melhor fonte para este conhecimento é o Espírito e a Palavra de Deus.

É verdade! Todos precisamos buscar mais a Deus:
https://youtu.be/ZrLSfoYA6sI

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar