sábado, 26 de outubro de 2019

Penso com frequência


Penso com frequência na necessidade que todos nós temos, de orar à Deus. Na verdade, os mais prolongados movimentos que fazemos, ao orar, é mover os lábios, dobrar os joelhos, e erguer as mãos... Ou seja: Nada que exija de nós um grande esforço, seja físico ou repetitivo. No entanto, é tão comum nos sentirmos mais cansados para orar; do que para fazer trabalho braçal, que impõe bem mais tempo e esforço. Me lembro, das muitas vezes que precisei fazer um grande esforço para levantar da cama e rumar para o trabalho... Entretanto, mesmo um esforço bem menor, encontra grande oposição da alma, quando se trata ir em busca a face do Senhor.

Creio que se os crentes pudessem antever os grandes riscos e graves problemas, dos quais o tempo passado com Deus pode nos livrar; certamente que passariam a orar bem mais. Estou convencido que a grande luta do cristão é travada dentro dele mesmo; que é a luta entre a carne e o espírito. E em meio à este combate, enquanto o espírito se volta para a oração, a alma se firma em experimentos, receitas, fórmulas, etc. Isto não seria perigoso, se a oração fosse prioridade. Na verdade, a alma humana usa até a Bíblia (e geralmente mal) para construir teorias e conceitos espúrios - sobre Deus, sobre o homem, enfim... Terreno onde proliferam as heresias.

Jesus precisou passar primeiro pelo Getsêmani: "Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:38-41). Para então poder - após fervente oração, trilhar a "via crucis", em direção ao Gólgota.

A cruz representa o início e o fim de nossa jornada:
https://youtu.be/hCEklCyN5PU

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar