quarta-feira, 2 de outubro de 2019

A lógica e a crença


Não é de hoje, percebo um terrível embate, entre fé e razão, que parece não ter fim. E neste confronto, enquanto a razão busca sustento, nos pressupostos da lógica; a fé se satisfaz com os valores da crença. Sei que ambas tem os seus valores e acertos; entretanto, os acertos da fé são sagrados e seus valores eternos; ao passo que a razão tem os seus acertos e valores marcados pela temporalidade e impregnados de frio relativismo. Enquanto reflito, fico a pensar: Como entender com precisão a permanência da torre de Pisa? Como explicar o voo do besouro? Já percebi que a lógica tem muitos pontos cegos.

A fé bíblica também tem os seus pontos cegos; mas, ela consegue caminhar entre eles, pois consegue ver no escuro. Aleluia! Na verdade, a fé não busca o sentido da razão; pois vive em busca do propósito da crença. E sua satisfação é completa, ao se encontrar com a Verdade sagrada presente na Palavra de Deus. Glória a Deus! Diferente da razão, que se contenta na lógica de Newton; a fé bíblica se satisfaz com a revelação de Jesus Cristo. E quando a fé encontra a verdade da Palavra de Deus, ela se liberta de seus medos e conceitos. Pois para a fé, tudo fica claro e se faz novo, após seu encontro com Jesus.

Precisamos de fé para lutar:

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."
(Hebreus 11:1-6)

Só pela fé podemos vencer.

A fé deve ser firme, mesmo quando a lógica a tenta confundir:
https://youtu.be/CB5pFm5lgMMficar

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar