sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Os pescadores de homens


Sempre acreditei (e ainda acredito) que a missão mais urgente da Igreja é ganhar almas. Vários servos de Deus, ao longo da história da Igreja, chegaram à esta conclusão. John Wesley disse que "todo cristão deve estar preparado, para morrer ou para pregar". E o apóstolo Paulo se auto-adverte: "Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!" (1 Coríntios 9:16). E esta advertência cabe na vida de qualquer cristão.

Sempre que me debruço sobre este tema, penso na figura do pescador; posto que pregar é como pescar. Jesus, ao falar sobre o dever do testemunho cristão; ele utilizou tanto a figura do semeador, como a do pescador. No primeiro caso, a semente é a Palavra e o fruto é a alma; e no segundo caso, a rede é a Palavra e o peixe e a alma. Portanto, em ambas as ilustrações, o dever de pregar (como disse Paulo) nos é imposto. E à nós, nos cabe entender e cumprir esta máxima cristã: Semear e pescar para Deus.

Jesus fez de seus discípulos, pescadores de almas: "Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no." (Mateus 4:17-20). Hoje, nesta missão, nós somos seus sucessores.

Pescador de almas! Nossa mais urgente missão:
https://youtu.be/COYfvYHNnus

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar