quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Nem santos nem sábios


Segunda-feira, saindo de Vila Velha, iniciamos viagem de regresso à Petrópolis; mas não sem antes orar (os que me conhecem, já sabem que sou avesso a fazer qualquer coisa no dia, sem iniciar o mesmo aos pés do Senhor). Foi um tempo de refrigério desfrutar do amor e carinho deste querido casal, Pr Anacleto & Marinete; e de, no domingo, pregar na IMW de S. Marcos, por eles pastoreada. Ao orar, pensei no quanto precisamos orar e ler a Bíblia... Não é prudente fazermos uma coisa sem a outra. É como respirar e beber; precisamos ver a oração como o ar que respiramos e a Palavra como a água que bebemos. Posto que, aos pés do Senhor, ambas se completam!

Em minha vida, tenho aprendido esta importante lição com o Senhor: Que quando oramos, sem meditar na Palavra; corremos o risco de, aos poucos, resvalar para o fanatismo. E quando examinamos as Escrituras, sem conjugarmos com oração fervente e quebrantada; podemos cair na armadilha do racionalismo. Portanto, precisamos falar com Deus, pela oração e ouvir Sua voz pela Palavra. Agindo assim, cultivamos sabedoria e santidade; pois, se nos dedicarmos a apenas uma destas atividades; não seremos nem santos nem sábios. Enfim... Uma devocional completa inclui oração ao Pai e meditação na Palavra. Enfim, precisamos orar e ler a Bíblia!

Salmo lindo este! Ele é o mais longo das Escrituras: "Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer. A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me inteligência, e viverei. Clamei de todo o meu coração; escuta-me, Senhor, e guardarei os teus estatutos. A ti te invoquei; salva-me, e guardarei os teus testemunhos. Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra. Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra. Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó Senhor, segundo o teu juízo." (Salmos 119:143-149). Ele intercala, na maioria de seus versículos, Palavra com oração.

Pai, não tenho muito para te dizer; ainda que tenha tanto que falar:
https://youtu.be/lMx7rzh3qHM

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar