quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Verdade sagrada


Um dos benefícios que recebemos no lugar de oração, reside em reaprender verdades já conhecidas; porém contaminadas por nossas espúrias interpretações. Quando assim agimos, verdades sagradas são deturpadas por nosso ponto de vista vazio de discernimento e de divina revelação. Em meu ministério, algumas vezes agi assim; até perceber que a verdade sagrada só pode ser perfeitamente conhecida por meio de código de acesso. E esta senha só pode ser obtida, mediante aprovação de Deus e oração por ele aceita, através da revelação do Espírito. E tenho como oração aceitável, aquela que é do agrado de Deus.

Ontem, concluímos nossa missão na IMW de Vista Alegre! Digo sinceramente... Não temos como calcular o nível de graça alcançada e de unção recebida - tanto no trabalho de sábado, realizado por Maria Célia; como no de domingo (manhã e noite), sob minha responsabilidade. Na verdade, certos tipos de revelação e graça só podem ser melhor compreendidos por aqueles que estão presentes, no ato da graça derramada. Segundo o meu entendimento, a oração padrão (tipo a que fazemos à hora das refeições e outras do gênero) não é suficiente para elevarmos nossa qualidade e presença no sobrenatural de Deus.

Eis uma oração exemplar: "E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar." (2 Crônicas 7:12-15). Meu Jesus!

Ouça "Caminho no deserto", com Soraya Moraes:
https://youtu.be/bWz7KV_x0us

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Em tempo favorável


Em meio à noite bem dormida, despertei com este texto tremeluzindo em minha mente; o qual afirma que Simeão "movido pelo Espírito, foi ao templo" (Lucas 2.27). Logo pensei em seus múltiplos significados; pois, face à sua natureza profética, a Palavra de Deus pode replicar infinitamente, ensinando incontáveis gerações - contextualizando verdades eternas, com realidades afins à cada uma delas, chegando até os nossos dias - elucidando nossas dúvidas, assegurando nossa esperança, e denunciando nossos pecados. O testemunho da Palavra nos motiva a buscar a Deus em tempo favorável.

Fico a pensar no reação de Simeão (agente passivo da revelação divina) ao se encaminhar em direção ao templo... Carregado de suposições. Qual não terá sido o seu espanto ao encontrar o Messias! Ao ter uma visão clara e concreta do eterno Filho de Deus! Logo pensei em Davi e seu testemunho: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor" (Salmo 122.1). De fato, precisamos ir à casa de Deus, participar dos cultos que, por seu povo, lhe são prestados. Todavia, apenas sob direção do Espírito (como aconteceu com Simeão) podemos ser libertos do juízo crítico que pode contaminar a adoração e o louvor.

Este salmo reúne o sentimento de todos os que, ao longo da história bíblica, temiam a Deus e anelavam chegar à sua presença: "Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente." (Salmos 84:1-4). Somente o Espírito pode tanger nossa vida ao seu destino.

Louvemos a Deus com os Vencedores por Cristo:
https://youtu.be/M_qBCrORqrc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Solidão cercada de gente


Precisamos orar sempre - em dias favoráveis ou desfavoráveis. Pois existem ocasiões em que nos sentimos fragilizados por dentro - como se algo em nosso próprio coração conspirasse contra nós; e nos acusasse de algo que não fizemos (ou que não nos lembramos de ter feito). Em dias assim, sentimos que a solidão (tal e qual um manto sufocante) nos envolve... Um tipo de solidão cercada de gente. Não é fácil lidar com um sentimento assim; pois é como se uma grande luta estivesse sendo travada dentro em nós.

Na verdade, Deus é incomparavelmente maior que o nosso coração; e o seu amor por nós é maior que os nossos medos e acusações sofridas - sejam elas justas ou injustas. Logo, a oração fervorosa e crédula pode recompor a doce melodia que repõe a nossa paz interior. Pois o Santo Espírito de Deus, ao nos guiar em toda verdade; nos convencerá de que nesta dispensação restauradora, Jesus não é um promotor, cuja missão é de acusar; mas sim, o Advogado das causas consideradas perdidas. Enfim, devemos orar! 

A Palavra de Deus promove a paz em meio à guerra:

"Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações; Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado."
(1 João 3:18-24)

Ela sempre mantém a mente calma e o coração puro.

Ouça e cante esta antiga canção, com Elite Neves:
https://youtu.be/Z48DjA_wun0

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Na dimensão do imaginário


Dias atrás, passei o dia inteiro - ora sussurrando, ora assoviando - a canção "Em teus braços" (com Laura Souguellis). E hoje ainda bem cedo, ao me levantar, percebi que esta canção ainda se impunha em meu espírito. E logo pensei comigo: "Não será este um nítido sinal, de que o mais importante nesta vida é estarmos seguros nos braços de Jesus". Creio não haver um dia em que não sejamos afligidos pelo mal (infligido por um vizinho, um colega de trabalho, um parente, um amigo, ou até por um irmão em Cristo). E então, fico a pensar na importância de nos refugiarmos em Cristo, até que o mal se evapore nas chamas do amor.

Sei que o ato de abraçarmos Jesus (ou de Jesus nos abraçar) reside na dimensão do imaginário. Porém, isto não significa que não esteja de fato acontecendo! Até porque, os melhores valores espirituais (mesmo sendo abstratos) são tão reais como o ar que respiramos; que, mesmo não podendo ser visto; todavia, pode ser sentido se atentarmos para seus efeitos. Assim também, valores espirituais (até o abraço de Jesus) só podem ser desfrutados na dimensão da fé. Aleluia! Então, o abraço de Jesus (e até mesmo a salvação eterna) não está ao alcance dos sentidos físicos. Enfim... Se crermos, sentiremos o abraço do Senhor.

O Deus eterno e invisível, se revelou aos homens através de Jesus:

"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração."
(Atos 17:24-28)

Portanto, somente crendo em Jesus, poderemos gozar sua salvação.

Obrigado, meu Senhor! Por me ter em teus braços:
https://youtu.be/OBzHaM1sfyA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Posso entender melhor


Meu Deus! Em oração sintonizada com o céu, posso entender melhor a terra... E seus conflitos. De nada vale, o ser humano tentar ocultar nos bastidores do coração os seus piores instintos; pois, tudo sabes. Nem é necessário ao crente, procurar expor ante os teus ouvidos, as suas melhores virtudes; pois tu nos sondas e conheces. Meu Deus! Somente o fogo do Espírito é capaz de queimar nossas piores sementes - nocivas à nossa saúde física e à santidade bíblica. Somente a água do Espírito pode regar nossas melhores sementes tão benéficas à vida - na terra e no céu. É muito bom ouvir Sua voz em nosso íntimo.

Meu Jesus! Sempre que me prostro perante o Senhor, posso entender melhor o sentido da vida... E viver segundo o teu divino propósito. Algumas vezes nos sentimos tão mal dispostos que mal conseguimos orar. Em ocasiões assim, o teu socorro vem até nós - trazendo doce calma e perfeita paz - ao nosso espírito carente e coração aflito. Meu Jesus! Obrigado por me guardar e me mover à intercessão - por minha esposa, filhos, noras, genro, netos, amigos e irmãos. Enfim, somente o norte traçado pela Palavra sagrada pode dar direção segura para um novo dia; e pronto conhecimento para vivermos com propósito.

Meu Senhor! Penso nesta fervente oração de Salomão: "Toda a oração, e toda a súplica, que qualquer homem fizer, ou todo o teu povo Israel, conhecendo cada um a sua praga, e a sua dor, e estendendo as suas mãos para esta casa, Então, ouve tu desde os céus, do assento da tua habitação, e perdoa, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, segundo conheces o seu coração (pois só tu conheces o coração dos filhos dos homens), A fim de que te temam, para andarem nos teus caminhos, todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais." (2 Crônicas 6:29-31). A oração sincera move o braço de Deus.

Eu tenho em mim um canto de vitória, escrito por Jesus na cruz:
https://youtu.be/yQSJ35BbUzM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Eu e o meu relicário


Ao longo do tempo, pude notar que algumas palavras marcaram profundamente minha vida; tais como: Amor, graça, perdão, esperança, fé, salvação, libertação, santificação... Jesus! Parece ser interminável esta lista! Existem muitas outras palavras que me marcaram - algumas delas, negativamente! E estas, eu as tranquei à sete chaves em um arquivo morto, cobertas de pó; onde vivem na escuridão. Quanto às que citei, estas eu faço questão de emoldurar e exibir; pois seus efeitos são salutares, terapêuticos, e podem ajudar os que convivem comigo (até mesmo aqueles que casualmente encontro). Elas são como tesouros em meu relicário. Glorifico a Deus por elas!

Na verdade, a nossa vida é marcada por lembranças - umas boas, outras ruins. Mas em seu conjunto, elas são importantes, na formação do homem interior que em Cristo nos tornamos. Se soubermos conviver com nossas lembranças - tendo os olhos sempre voltados para esta santa Palavra: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28); então, conseguiremos lidar com os barrancos e solavancos da vida. Pois e Senhor estará sempre ao alcance do clamor do aflito e pronto a interceder por aqueles que não têm quem os ajude. Louvado seja Deus!

Reflita sobre a orientação do Senhor, neste testemunho do apóstolo Paulo: "Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4:10-13). Assim como ela tem sido um bálsamo para minha vida; certamente, será para a sua.

Que benção! Deus no secreto! Ele é a razão da nossa vitória!
https://youtu.be/hPCnIRBOwAI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Sombra de Deus


Uma manhã, por mais promissora que ela seja, jamais será uma manhã boa e completa sem que nos curvemos em oração diante do Senhor. E assim, enquanto eu me dedicava à esta prática, pensei em Moisés... Na sombra daquela rocha, tomado por deslumbre e temor, ao contemplar a sombra de Deus. E como não pensar na segurança do salmista, ao descobrir que a sombra de Deus se contrapõe à sombra da morte que há neste vale! Tão grande paz ele sentiu que foi inspirado a dizer que, ao que habita no abrigo do Altíssimo, a sombra de Deus será seu descanso. Grande bênção, poder descansar à sombra de Deus!

Tenho ouvido muitas canções, sobre o desejo de ver a glória e a face de Deus. Em uma delas (a que mais aprecio), Alda Célia pede, com grande fervor, que o Senhor lhe mostre sua glória e sua face. Quanto a mim... Lamento não ter esta ousadia - não por não desejar; mas, por não me sentir preparado para esta visão. Então me contentarei em poder vislumbrar a sombra de Deus. Albert Einstein conceituou a luz como "sombra de Deus". Pode até parecer paradoxal dizer que sua sombra é luminosa; todavia, eu creio assim! Enfim... Mesmo não a conseguindo ver; na sombra de Deus tenho encontrado descanso e abrigo.

Ao longo do tempo, este salmo tem inspirado cristãos: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia" (Salmos 91:1-6). Que benção, poder viver à sombra do onipotente!

Esta é a canção de Alda Célia, à qual eu me referi:
https://youtu.be/T76pavfzoSg

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Entre a lei e a graça


Dou graças a Deus, por ter aprendido a ver a real diferença entre a lei e a graça; e por saber que a graça é mais importante do que a lei; pois, a graça salva sem a lei; mas a lei não salva sem a graça. Glória a Deus! Aprendi na Palavra que - enquanto a lei denuncia a culpa; a graça pronuncia o perdão. Ou seja: A lei condena, a graça absolve. A Palavra parece sugerir que a graça é melhor, ao dizer: "a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (João 1:17). Ao tomar nosso lugar na cruz, "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós" (Gálatas 3:13); e assim, o Senhor Jesus tornou a graça maior e bem melhor!

Ao examinar a diferença ente a lei e a graça; logo percebi que a lei se relaciona com Obra; e a graça se relaciona com a Fé. E também notei que - enquanto as obras disfarçam o estado moral com prestação de serviço; a fé faz do estado espiritual sua prioridade, justificando pela fé o pecador arrependido (Rom 5:1). Penso ser esta a razão que levou Paulo a escrever "que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada." (Gálatas 2:16). Bendito seja o nome de Jesus!

Este texto sempre me impactou: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Romanos 5:1-5). Enfim... Só a fé em Cristo Jesus é capaz de acionar a graça que salva!

Nesta canção, Asafe Borba canta que "Foi graça":
https://youtu.be/FmEdBPnL3FA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Nem santos nem sábios


Segunda-feira, saindo de Vila Velha, iniciamos viagem de regresso à Petrópolis; mas não sem antes orar (os que me conhecem, já sabem que sou avesso a fazer qualquer coisa no dia, sem iniciar o mesmo aos pés do Senhor). Foi um tempo de refrigério desfrutar do amor e carinho deste querido casal, Pr Anacleto & Marinete; e de, no domingo, pregar na IMW de S. Marcos, por eles pastoreada. Ao orar, pensei no quanto precisamos orar e ler a Bíblia... Não é prudente fazermos uma coisa sem a outra. É como respirar e beber; precisamos ver a oração como o ar que respiramos e a Palavra como a água que bebemos. Posto que, aos pés do Senhor, ambas se completam!

Em minha vida, tenho aprendido esta importante lição com o Senhor: Que quando oramos, sem meditar na Palavra; corremos o risco de, aos poucos, resvalar para o fanatismo. E quando examinamos as Escrituras, sem conjugarmos com oração fervente e quebrantada; podemos cair na armadilha do racionalismo. Portanto, precisamos falar com Deus, pela oração e ouvir Sua voz pela Palavra. Agindo assim, cultivamos sabedoria e santidade; pois, se nos dedicarmos a apenas uma destas atividades; não seremos nem santos nem sábios. Enfim... Uma devocional completa inclui oração ao Pai e meditação na Palavra. Enfim, precisamos orar e ler a Bíblia!

Salmo lindo este! Ele é o mais longo das Escrituras: "Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer. A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me inteligência, e viverei. Clamei de todo o meu coração; escuta-me, Senhor, e guardarei os teus estatutos. A ti te invoquei; salva-me, e guardarei os teus testemunhos. Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra. Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra. Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó Senhor, segundo o teu juízo." (Salmos 119:143-149). Ele intercala, na maioria de seus versículos, Palavra com oração.

Pai, não tenho muito para te dizer; ainda que tenha tanto que falar:
https://youtu.be/lMx7rzh3qHM

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Ante os votos das alianças


Após duas noites repousantes, na casa destes queridos amigos: Pastor Anacleto e Marinete; ainda estou a pensar na festa de sábado, do belo casamento de Guilherme (filho do Pr Luiz Aguiar e Jeruza) e Priscila (filha do Pr Mota e Rita). À mim, foi concedida a honra, por gentil convite dos nubentes, de oficiar a cerimônia. Que prazer Maria Célia & eu sentimos, de retornar à Vila velha! Foi bom poder abraçar o Bispo Hammes e Tânia; alguns pastores (Valdívio e Isaura, Gedson e Lorraine, Jorge Camargo e Sandra entre eles); e muitos amigos da 8ª Região. Digo que não saberia descrever o "mix" de lembranças e sentimentos que me invadiram. Glória ao Senhor!

Antes dos votos das alianças e impetração da bênção nupcial, dissertei sobre 1 Coríntios 13 (este é um texto muito utilizado em discipulado e doutrinação); pois, nele, pude encontrar uma palavra de incentivo aos nubentes (e à todos os presentes) destacando a suprema importância da fé, esperança, e amor - base sólida para a construção de um projeto de família. E assim, destaquei o valor destas três lindas virtudes, conceituando que a esperança espera tudo; porém, se aprimora ao se transmutar em "bendita esperança". Que a fé pode tudo; mas, se aperfeiçoa, ao se converter em "fé de Deus". Todavia... Só o amor "tudo sofre, tudo espera, tudo crê, tudo suporta". Amém!

Bendito texto bíblico:

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."
(1 Coríntios 13:1-13)

Bendito amor de Deus!

O amor é tudo, cantado por Ozeias de Paula. Glória a Deus, por seu amor!
https://youtu.be/B6Aq591FvA8

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

A Fonte da existência


Início de madrugada, estando as vozes da terra em silêncio, e eu a repetir as palavras do salmista Davi: "Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água" (Salmos 63:1). Pois és meu Deus, meu Pai, meu Rei, meu... Tudo! Como me sinto bem em poder declarar tudo isto! Meu Jesus, Fonte da existência, és minha fonte de vida, de paz, de prazer! Pois, assim Davi declara: "todas as minhas fontes estão em ti." (Salmos 87:7). E assim me diz Isaías: "E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação." (Isaías 12:3). Obrigado Senhor Jesus!

Sinto profunda paz, amado Pai de amor; pois, em ti tenho o perdão que me restaura e a graça que me sustenta. Glória a Deus! Sou grato por saber que Jesus se doou em meu favor, para me dar vida abundante e eternidade sem dor... E o prazer de saber que o meu Salvador - ao se render na cruz - lançou fora minha maior dor e me absolveu de minha terrível culpa. Glória a Jesus! Pois me salvou por amor, me lavou com seu sangue, e me adotou por decreto. Lamento tanto por ter sido causa de Seu sacrifício - ao se doar naquela cruz em meu lugar. Enfim... Pretendo me entregar inteiramente à Quem tanto fez em meu favor. Obrigado Senhor!

Nossa fé e esperança estão em Jesus:

"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus."
(1 Pedro 1:15-21)

Pois, ele é o nosso Salvador e Senhor!

Busque ao Senhor, logo de manhã, com os Vencedores por Cristo:
https://youtu.be/FfB-lUdqG54

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Existe Deus no céu


Nesta vida, ocorrem tragédias que poderiam ser evitadas. Ultimamente, temos assistido estrago, dor e sofrimento causado por algumas. Sem entrar em detalhes (mesmo porque as mesmas têm sido amplamente exibidas e comentadas); fico a pensar em algo que eu vi e ouvi em dois vídeos: No primeiro, assisti uma brincadeira infeliz sobre certo evento escatológico narrado na Bíblia; levada ao ar na TV por famoso jornalista - vítima de um trágico acidente. No segundo, assisti um adolescente com futuro promissor no futebol, fazer menção reverente e temente à Palavra de Deus - mesmo gravemente ferido em um trágico incêndio.

Não desejo tirar conclusões apressadas, sobre estes e outros eventos, porque não me sinto bem agindo assim. Porém... Não consigo deixar de pensar na relação de causa e efeito, de muitas coisas que nos afligem neste mundo. Sei que alguns fatos (bons ou ruins) que atingem as pessoas, podem não ser obrigatoriamente relacionados à religião, raça, cor, sexo, idade ou cultura de quem os sofre. Mas... É sempre bom nos lembrarmos que existe um Deus no céu; o qual, independente do nome que lhe atribuam; é crido e ensinado ao longo da história humana, por todas as culturas e religiões da terra. E ele pode ser visto em Jesus.

Este salmo começa e termina com louvor a Deus:

"Louvai ao SENHOR. Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR. Seja bendito o nome do Senhor, desde agora para sempre. Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do Senhor. Exaltado está o Senhor acima de todas as nações, e a sua glória sobre os céus. Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas? O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra! Levanta o pobre do pó e do monturo levanta o necessitado, Para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo. Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor."
(Salmos 113:1-9)

Sua mensagem nos incentiva a louvar ao Senhor.

Jamais devemos tentar sozinhos! Mas, sempre com Jesus:
https://youtu.be/lAwEmosEDbE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Se a luta é maior


Nesta manhã, após ter orado duas vezes (se a luta é maior, a oração precisa ser dobrada ou até redobrada); folheei a minha Bíblia, indo ao encontro do Salmo 116 (sempre senti profunda relação entre mim e este salmo). Meus olhos se detiveram neste texto que me marcou: "Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda." (Salmos 116:8). Digo com inteireza de coração que este tríplice livramento tem marcado a minha vida e a minha casa! Ao refletir sobre o livramento do Senhor; penso também na dor daquele que rejeita ou ignora o amor de Deus.

Meu Deus! Como é triste a morte da alma! Tenho visto muitos olhos derramarem sangue ao invés de lágrimas; e muitos pés se apressarem, de tropeço em tropeço, para sua própria queda. São tantos que chegam ao fundo do poço... Sem perceberem que o mal sempre pode ser contornado (ou evitado) se buscarmos o livramento do Senhor. Sempre que vejo um filho de Deus fraquejar, e pensar em desistir; logo me volto para o Senhor e clamo por misericórdia; pois, cena triste de ver é o fracasso de um cristão; especialmente, se ele for um crente dedicado e consagrado. Somente Jesus pode nos livrar do mal!

Minha vida convive com aflições e tentações:

"Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma. Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia. O Senhor guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou. Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem. Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda. Andarei perante a face do Senhor na terra dos viventes. Cri, por isso falei. Estive muito aflito. Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo. Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos. Ó Senhor, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras. Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o meu povo, Nos átrios da casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao Senhor."
(Salmos 116:1-19)

Porém, Deus é o meu alto refúgio e fortaleza!

Somente Deus pode nos dar perpétuo socorro:
https://youtu.be/8CX-oLp0qtI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Bola pra frente


Em nossa vida, existem dias, cujo desejo nosso é que não terminassem nunca (assim foi este domingo em Uberlândia). Sem querer contrariar o popular adágio que propõe "nada como um dia após o outro". Acredito que existem dias que bom mesmo seria que o tempo parasse. Porém, a vida segue seu curso e... "Bola pra frente" (parece que hoje resolvi adagiar). Na verdade, o nosso "hoje" segue em seu curso, se desprendendo do "ontem" e indo em direção ao "amanhã"... É a vida! Sei que existe um importante divisor de águas chamado "tempo"; e ele não para! Todavia... Existe um divisor de águas, ainda mais importante que este.

A eternidade, sendo realidade primeira e última, é essência do próprio Deus; sendo em figura, sua filha mais antiga (Isaías 9:6). E assim, entre o tempo e a eternidade, o mais importante divisor de águas é o novo nascimento; pois ele liberta do passado e prepara para o futuro. Então, entramos em uma espécie de "hoje" estendido (que se distancia do passado e nos aproxima do futuro) que torna nosso "ontem" passado e nosso "amanhã" promessa. Aleluia! Enfim... Não devemos ficar presos ao passado; pois, aos que estão em Cristo, "as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17). Glórias sejam dadas à Jesus!

Que bênção!

"Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
(Filipenses 3:7-14)

Este sou eu.

Jesus transforma nosso ontem em hoje e nos prepara para o amanhã:
https://youtu.be/0mQm00GDk5w

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Estranha tristeza


Há dias que uma estranha tristeza nos invade (como se algo estivesse fora do lugar ou coisa do gênero); sem que consigamos identificar a causa da mesma. Estou a pensar em Davi e em sua oração final ao compor o salmo 139: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." (Salmos 139:23,24). Terá sido ele movido por este sentimento? Não sei... Todavia, percebo que ele escolheu o melhor antídoto à esta desagradável sensação; pois, para o trato dos males profundos do ser, a oração é importante terapia.

Ontem no culto matutino da IMW de Liberdade, preguei sobre "Presença do Espírito"; e no culto vespertino, de templo central de Uberlândia, preguei sobre a "Fé que não desiste". Creio poder dizer que senti a doce paz do céu percorrer meu interior... E louvei a Deus por me tornar capaz de ser vaso utilizável - para Sua glória e edificação dos que me ouvem. Não tenho qualquer dúvida quanto à Fonte desta graça, que só pode ser encontrada no lugar de oração. Então, me regozijei por ter confiança no Senhor da graça; e por ter fé na graça do Senhor. Enfim... O lugar de oração é o ponto de encontro com o Deus que nos unge.

Penso ser o mais importante achado do ser humano (como encontrar um tesouro escondido) o de achar a graça (ou ser achado por ela) segundo revelação de Deus por Seu Espírito: "Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:7-10). Obrigado meu Senhor, por este dom divino: O teu amor!

Amazing grace, uma das mais belas canções sobre graça:
https://youtu.be/IcfSxPfE_oo

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Nosso primeiro passo


Sábado passado, o Senhor nos concedeu a graça de ministrar na ceia do culto distrital em Uberlândia. Foi um grande prazer podermos abraçar pastores, obreiros e irmãos representantes das igrejas do Distrito. Nosso Deus abriu a porta da palavra e liberou a unção da Presença. Foi maravilhoso! É mais comum do que se pensa: Ver um pregador instalado em seu gabinete, meditar em um texto e se julgar preparado para pregar. Mas isto não é bem assim... Pois, carecemos da unção do Espírito. Tenho notado ser comum, tentarmos fazer as coisas ao nosso jeito, resistindo ao querer de Deus. E este modo de ser e agir pode resultar em perdas e o fracasso.

Precisamos saber que o nosso primeiro passo deve ser pautado na santa vontade de Deus; pois quando um primeiro passo é dado fora da vontade de Deus, ele pode ser sucedido por muitos outros passos mal dados, que nos afastarão mais e mais da direção do Senhor (infelizmente, vejo isto acontecer com frequência). Na obra de Deus, tenho percebido ser bem mais fácil trabalhar para Deus (até mesmo com o risco da própria vida) do que esperar em Deus. Sempre ouvimos dizer que "a pressa é inimiga da perfeição". Enfim... A pressa que nos move a alcançar determinados objetivos, precisa ser contida pela calma gerada pela é no Senhor.

Este é um dos salmos mais procurados, examinados, e citados por mim: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos." (Salmos 37:3-7). Ao longo do tempo perdi a conta, das vezes que por ele fui ajudado. Seja qual for a situação é bom esperar em Deus!

Esta canção sempre me ajudou. Louvo a Deus por ela:
https://youtu.be/K9jKHJT9_Zk

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Amigos - antigos e novos


Maria Célia e eu sempre nos sentimos muito bem em Uberlândia... Ali estivemos, desde quinta até domingo, hospedados por nossos amigos - Pr Perim e Eunice. No sábado, me levantei mais cedo para orar; pois teria de falar aos obreiros do Distrito; e precisava ter, de Deus, uma palavra apropriada ao momento. Na sexta-feira, visitei amigos de longa data: O Pastor Manoel Murilo e Dulcineia. Então, prostrado aos pés do Senhor, senti em meu espírito urgente necessidade de interceder por este amigo - com idade mais avançada que a minha e com dificuldades maiores que as minhas (ainda bem que sua fé deve ser maior que a minha). Como fez bem, termos nos abraçado e orado juntos.

Ao longo de minha vida cristã, tenho acreditado que a oração (se bem direcionada e intencionada); tanto aproxima os amigos, como afasta os inimigos. E esta deve ser uma das razões pelas quais, os amigos - por mais distantes que estejam; parecem estar sempre "logo ali, do outro lado da rua". E orei por um amigo mais recente: Elmir Otávio; que vive o que penso ser o seu pior momento, com a saúde afetada e a dor (física e moral) que a enfermidade produz. Estando abatido por dentro, logo eu me lembrei do livro escrito por minha irmã e amiga Sara Rebouças; cujo título vale tanto, quanto o livro: "Eu tive onde chorar". E assim como Sara, me conforta saber que eu também tenho onde chorar!

Creio que recorrer à Palavra de Deus e à oração, em tempo de guerra ou de paz, sempre produzirá frutos pacíficos de justiça: "E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão. Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude. Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados. Libertará as suas almas do engano e da violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele. E viverá, e se lhe dará do ouro de Sabá; e continuamente se fará por ele oração; e todos os dias o bendirão." (Salmos 72:11-15). Obrigado meu Senhor; por compreender a importância da Bíblia e da oração em minha vida!

Creio exatamente assim, como esta canção declara:
https://youtu.be/y2_pxNYbPU

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Geração do tempo do fim


Não exagero ao dizer que me causa preocupação o aumento e propagação de certos usos e costumes, na geração do nosso tempo (tempo que me parece ser o tempo do fim). Não é de hoje, venho percebendo que influências ruins de tais práticas vão se infiltrando sorrateiramente no segmento cristão; até ao ponto de tornar usos e costumes tão semelhantes, entre cristãos e não cristãos. Confesso não sentir a menor preocupação com a reação daqueles que pensam diferente de mim; pois, sempre há tempo para se repensar opiniões e atitudes. O que me aflige é ver princípios sagrados sendo violados e quebrados.

Alguém já disse que, por mais loucas que sejam algumas idéias, haverá sempre quem as aprove; e, por mais santas que sejam as idéias de alguns, sempre haverá quem as censure. Vejo cristãos se declararem protegidos pela graça de Deus, mesmo vivendo em desobediência; como se a graça à tudo justificasse. E ouço gente se dizer movida pelo amor de Deus, conquanto dominada por paixão carnal por alguém do mesmo sexo; como se o divino amor aprovasse atos condenados pela Bíblia. E muitos que assim vivem, ainda se dizem cheios de um tipo fé que os autoriza a determinar tudo aquilo que quiserem ter e ser.

Esta palavra é uma séria advertência para o nosso tempo: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos,  avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (2 Timóteo 3:1-5). Não nos deixemos enganar e seduzir pelo espírito de engano.

Precisamos tirar lições espirituais, do lamento de Israel:
https://youtu.be/vzL1hErrRcI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Devocional mais ampla


Sempre que penso em vida devocional, meu espírito se volta para a oração. Sei o quanto edifica toda e qualquer atividade de cunho inspirativo, relacionada com o contexto devocional (tal como louvor, leitura, consagração, e outras); até porque, estas e outras atividades afins estão sempre presentes em uma atitude devocional mais ampla. Todavia, faço questão de testemunhar que a oração - tal e qual o sangue na corrente sanguínea ou um riacho que vai serpenteando entre montanhas e vales - também pode gerar vida por onde quer que ela passe.

Ao priorizar a oração como parte essencial da vida devocional, estou declarando o meu entendimento de que jamais seremos plenamente realizados e bem-sucedidos em alguma coisa (mesmo coisas que não têm relação direta com o tema) se a oração for tratada como algo comum e dispensável. E assim como acredito que orar é falar com Deus; também acredito que tudo aquilo que somos, temos ou fazemos está relacionado com graça e propósito de Deus. Enfim, jamais conseguiremos vencer as lutas que a vida impõe, sem orarmos a Deus.

Aleluia meu Senhor! "Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei ao Senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome. Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias." (Salmos 34:1-6). Louvado seja o Deus todo poderoso!

Aleluia! O Senhor nos chama na madrugada:
https://youtu.be/qBadOYnWfmU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Silenciar e esperar


Tenho sido marcado por profunda impressão, sempre que procuro refletir sobre a Palavra de Deus. Ela tem poder tonificante... Aleluia! Foi isto que hoje senti, ao ler este maravilhoso texto: "Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." (Lamentações 3:26). Já comprovei que a palavra é ouro, o silêncio prata, e a insensatez mata. Portanto, ante as lutas desta vida é sempre melhor silenciar do que falar; especialmente, quando a palavra soa, sem conhecimento de causa.

Tenho aprendido que a nossa conduta precisa ser pautada, pelo temor de Deus e pela sensatez; pois, além de não termos a resposta exata para certos problemas da vida; aquilo que julgamos bom, pode ser mal; e aquilo que aos nossos olhos parece mal, pode ter um fim proveitoso. Tenho visto pessoas desfazerem família, amizade, patrimônio e outros valores; apenas tendo como base um entendimento errado. Enfim... Ante as dores e contradições da vida, nada é melhor do que silenciar e esperar no Senhor.

Medite neste salmo: "Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira." (Salmos 40:1-4). E espere no Senhor.

O que seria de nós, se Jesus não se tivesse humanizado:
https://youtu.be/wVn2rl4TQ10

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Oração e Bíblia


Hoje eu quero me dirigir, aos que se sentem cansados e abatidos - seja por doença, seja por afronta, seja por desânimo sem razão aparente. Antes porém, preciso dizer que, à um homem que beira os 74 anos, é suposto ter experimentado inúmeras provações em sua vida... Eu posso declarar, por experiência própria, ser verdadeira essa suposição. Na verdade, foram muitas as vezes que me surpreendi olhando atrás, pensando em retroceder - não por não acreditar nas promessas de Deus, quanto ao futuro; mas sim, por não me sentir capaz de suportar as decepções sofridas e a rudeza do transcurso. Como precisamos orar!

Graças a Deus, aprendi que em momentos difíceis (para não dizer insuportáveis) o importante mesmo é nos mantermos em oração e com a Bíblia aberta, com os nossos olhos sempre postos em Jesus, e sabendo quem somos nele. Algumas vezes, tenho visto bons cristãos desabarem espiritualmente, sem uma causa aparente. Então, me vem à mente que muitos dos grandes problemas enfrentados, podem estar tão profundamente alojados no coração; que nem mesmo suas vítimas conseguem notar sua presença em sua vida. Enfim... Devemos sempre manter o olhar em Jesus, os joelhos no chão, e a fé em suas Promessas.

Este salmo é um dos mais desafiadores da Bíblia: "Ajuda-me, ó Senhor meu Deus, salva-me segundo a tua misericórdia. Para que saibam que esta é a tua mão, e que tu, Senhor, o fizeste. Amaldiçoem eles, mas abençoa tu; quando se levantarem fiquem confundidos; e alegre-se o teu servo. Vistam-se os meus adversários de vergonha, e cubram-se com a sua própria confusão como com uma capa. Louvarei grandemente ao Senhor com a minha boca; louvá-lo-ei entre a multidão. Pois se porá à direita do pobre, para o livrar dos que condenam a sua alma." (Salmos 109:26-31). Precisamos caminhar e viver pela fé!

Esta canção é abençoado desfecho à esta reflexão:
https://youtu.be/c4WuA5Fwwt4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

O narcisismo


Anos atrás, postei uma mensagem chamando atenção para o risco que todos corremos; sempre que nos pomos a louvar as nossas próprias virtudes. Na verdade, sempre que agimos assim, corremos o risco de perder as que ainda nos restam; pois, sempre que admiramos em demasia as nossas virtudes, corremos o risco de ser contaminados pelo sentimento de Narciso. Devemos entender que, se elas existem de fato; os mais próximos saberão reconhece-las e glorificarão a Deus pelas mesmas. Pois os frutos produzidos por elas, imprimirão em nós o "bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem" (2 Cor 2.15).

Sei que não é errado em si mesmo, valorizar e investir nas virtudes pessoais. Mas, não devemos esquecer a Palavra que assim nos diz: "toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tiago 1:17). Portanto... Se possuo talentos e virtudes, a coisa mais sensata a ser feita é reconhece-los como vindos de Deus. Enfim, mesmo sendo reconhecedor dos dons que possuo, não chamarei a glória para mim mesmo. Então, manso e humilde de coração, e longe da fogueira das vaidades, serei usado para abençoar as vidas, pelas quais Jesus morreu.

Vida de Jesus: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." (Fil 2:3-8). Eis nosso exemplo.

Esta canção nos ajuda a entender o nosso papel no Corpo de Cristo:
https://youtu.be/9zB4rUQ0MV4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

A nossa cruz


Existem dias, em que a nossa cruz parece estar bem mais pesada (como se um peso extra lhe fosse acrescentado). Em tais ocasiões, nos sentimos tristes, pensativos, assediados pelos "porquês". Hoje me sinto assim... E preciso pregar na IMW Central de Cabo Frio. Então, me prostro na presença do Senhor e recorro à Sua graça. Tenho aprendido com o Espírito Santo que a necessidade de ouvir a voz de Deus deve vir antes do dever de pregar a Sua Palavra. Penso não existir um melhor lugar para ouvir Sua voz, do que estar no lugar de oração; pois nele, posso ouvir a Palavra de Deus me apontando Sua direção.

Hoje me curvei e me humilhei na presença do Senhor; por saber que, em Sua presença, o crente cansado e abatido encontra conforto e paz; e que alguém que se sente perdido e sem rumo encontra Luz e direção. Portanto, não há lugar melhor do que estar em oração diante do Pai! Pois, diante dele, o nosso vaso é preparado para ser um vaso de bênção. Na verdade, no lugar de oração, o Espírito Santo trabalha em nós - removendo nossas cargas ou nos dando forças para lidar com elas. Enfim... A Luz da Verdade eterna, materializada na Palavra escrita e humanizada em Jesus, o Verbo divino, nos enche de graça e prazer.

Neste salmo, Asafe expõe sua crise; ante a grandeza dos maus, que quase o levou à queda: "Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã. Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos. Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição." (Salmos 73:13-18). Todavia, ao entrar no santuário, Asafe teve as suas forças renovadas.

O vento do Espírito põe cada coisa em seu devido lugar:
https://youtu.be/_gIjmQgCtD0

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Falsas doutrinas


Vez por outra, preciso dizer algo sobre doutrina (na verdade, grande parte de tudo aquilo que falamos e escrevemos pode ser considerado doutrina, devido ao seu grau de ensinamento). E, dentre as diversas questões doutrinárias que procuro abordar, sinto necessidade de chamar a atenção para estes dois temas: HERESIA e APOSTASIA. Heresia é a mistura de verdades e enganos, claramente percebida em algumas confissões cristãs; que ao longo do tempo vem contaminando muitos crentes; seduzidos que são por diversos líderes cristãos, cujos ensinos distorcidos têm desviado muitos - ao convence-los de que, "agora sim", encontraram finalmente a verdade.

Geralmente, uma denominação cristã herética é notabilizada por se julgar a única e exclusiva possuidora da revelação de Deus; e por declarar todos os outros segmentos cristãos (com seus usos e costumes diferentes) errados e condenados. Todavia... Existe um mal maior e bem pior que a HERESIA... Que se chama APOSTASIA. A apostasia é a rejeição e negação da Verdade. Enfim... Enquanto a heresia segue caminho paralelo e exclusivista; a apostasia caminha em sentido inverso e rebelde, procurando atrair os salvos por Cristo, de volta aos ídolos, aos demônios, e às crendices estranhas e absurdas que ensinam e praticam. Que Deus nos livre deste mal!

Devemos meditar nisto: "Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." (2 Timóteo 4:1-5). Pois este texto confirma o que transmiti.

Vale a pena crer e viver o genuíno evangelho de Cristo:
https://youtu.be/PFe1FBfAhS4

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Não sou tão ingênuo


Tenho estado a interceder por dois alvos especiais: Pelo concílio regional da Região Europeia que se reunirá em maio; e pelas vítimas da tragédia de Brumadinho (é lógico que não deixei de interceder pelos assuntos diários). Não sou tão ingênuo, ao ponto de pensar que a oração resolve tudo; porém, estou convencido que a oração pode amenizar o sofrimento e acalmar a tempestade. Portanto, acredito que - desde a via dolorosa até a cruz; a oração deve permear nossos passos. Ontem, vi imensa dor na tragédia de Mariana; que uma governante inconsequente (pra não dizer maldosa) decretou como desastre natural.

Hoje, a tragédia de Brumadinho (que a corrupção transformou em crime ambiental) vai além de Mariana; pois centenas de vidas se perderam. A história não será detalhada (nem a dor calculada) dos que foram mortos e levados, pelo mar de lama que rolou - sepultando os seus sonhos e projetos, na esteira do lamaçal que podia ter sido contido; se a ganância dos homens (os que compraram fraude e omissão de governantes e legisladores; e os que se venderam por pouco mais de trinta moedas). Infelizmente, a corrupção abriu as comportas da lama. Agora, o que se espera é que a probidade as feche em definitivo.

Falando francamente... Creio vivermos este tempo: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (2 Timóteo 3:1-5). Portanto... O mal continua até que o Senhor dê um fim a tudo isto.

Breve virá o Fogo consumidor, para abrasar a lenha e queimar a palha:
https://youtu.be/SdE5W9b5f1o

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Com Jesus estrada afora


Anos atrás, postei sobre um sentimento que invadiu meu interior: O de que fui salvo e transformado por três dons de Deus que estão entre Seus dons mais valiosos. Se hoje sou um homem realizado e salvo pelo Senhor, devo isto a estes três dons: A graça de Deus, o amor de Deus e a paz de Deus. Como já tenho dito: A graça de Deus me levou ao Caminho da Vida, fora do qual não existe final feliz; o amor de Deus me abraçou e me deu alegria de viver em Sua presença; e a paz de Deus selou minha justificação, me permitindo viver de bem com Ele e comigo mesmo - sendo bênção para o meu próximo.

Na verdade, todas as coisas que alcançamos nesta vida - havendo nelas, santidade, honra, e amabilidade - são obtidas por graça, desfrutadas em amor, e vividas na paz. E assim, vivendo de bem com a vida, por estar de bem com Deus; sigo os passos de Jesus, estrada afora, percorrendo com alegria o caminho que me levará ao céu; sabendo que o Caminho da Vida (no qual eu transito) tem identidade própria, pois é vivo e tem um nome que se sobrepõe à todo nome, conhecido ou desconhecido, seja no céu seja na terra: Que é o nome JESUS! O nazareno que, ao morrer naquela cruz, me salvou eternamente.

Este texto nos traz grande conforto:

"Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé, e não por vista)."
(2 Coríntios 5:1-7)

Pois esta também é nossa esperança!

Sigo com fé e vou com meu Deus, para a rocha mais alta:
https://youtu.be/TnTMayKHhOY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Alguém que alcança graça


Nesta madrugada, estando em oração, orei pelo início da campanha de oração em favor do XV Concílio da Região Européia. Então, levado à pensar na grandeza de Deus, fui tomado por um sentimento difícil de entender e de explicar: O sentimento de alguém que alcança graça aos olhos de Deus. E pelo Espírito, fui levado ao salmo 104... Que riqueza de testemunho e de informação! Na verdade, cada um dos 35 versos do mesmo faz pensar no Deus eterno que age muito além da linha do tempo - sendo antes da pre-história, escrevendo a história, e eternamente existente depois da pós-história. Louvado seja o Senhor!

Percebo, com agradável clareza, que o salmo 104 se abre com a expressão "Bendize, ó minha alma ao Senhor!"; e se encerra com a mesma expressão. Ele fala da variedade das obras de Deus e da sua provisão para este ser tão frágil, vulnerável, que é o ser humano. Obrigado, Senhor! Pois, por teu amor, me incluíste entre os que são chamados teus filhos. E assim, me deste um lugar abençoado e seguro, à sombra de tuas asas. Alguns dizem não conseguir crer e lamento sua posição; pois a fé é dom disponível à todos; embora, nem todos se apropriem dela. Louvado seja Deus, que fortifica nossa fé para vencer!

Deixo este texto do salmo citado, como um pequena amostra do que eu quis dizer: "A glória do Senhor durará para sempre; o Senhor se alegrará nas suas obras. Olhando ele para a terra, ela treme; tocando nos montes, logo fumegam. Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu tiver existência. A minha meditação acerca dele será suave; eu me alegrarei no Senhor. Desapareçam da terra os pecadores, e os ímpios não sejam mais. Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Louvai ao Senhor." (Salmos 104:31-35). Enfim... Meditem neste salmo e vejam se não tenho razão no que disse!

Meu eterno Deus! Tu és a minha razão de viver:
https://youtu.be/SYjqsXxBHGM

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar