sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Perda e ganho


Nesta manhã, fiz como Davi e clamei ao "SENHOR Deus da minha salvação" (Sal 88:1). E assim como ele, "Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa." (Sal 57:2). Pois, nesta vida, as vezes ganhamos, as vezes perdemos... "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rom 8:37). Paulo assim nos escreveu: "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Fil 4:12-13). Amém.

Nesta manha, enquanto orava, fui lembrado desta resposta de Jó à sua esposa: "o Senhor o deu e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor." (Jó 1:21). Então percebi que - diante de uma perda, nossa primeira resposta poderá conduzir o "rumo da prosa" (jargão mineiro); pois, na etapa seguinte de sua provação, respondendo à loucura da esposa, disse Jó: "Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal" (Jó 2:10). Pois saber o que dizer (sem pecar) é essencial a qualquer servo de Deus; porquanto, quem tudo e muito fala, "dá bom dia a cavalo" (outro jargão mineiro. Assim eu penso.

A Bíblia diz que "abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas. Também teve sete filhos e três filhas. E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque. E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias" (Jó 42:12-17). Eis o fim da história.

E esta é uma linda canção, condizente com esta história:
https://youtu.be/X3tK1cpP7YU

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar