quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Sentindo compaixão


Nós cristãos precisamos orar mais, para entender melhor a dor alheia. Pois, de tanto vermos tantas pessoas sofrerem, nos tornamos insensíveis ao mal alheio. Na verdade, a maioria das pessoas sofrem males semelhantes aos nossos; e isto não quer dizer que devamos praticar o chavão "cada um por si e Deus por todos". Pois, se a dor de meu próximo é igual à minha; isto significa que ambos sofremos. E segundo a Palavra de Deus, devemos tratar com empatia os que sofrem; e ainda que isto pareça ser difícil, devemos sempre ajudar. Pois é o que Jesus (nosso exemplo maior) está sempre a fazer por nós.

Descobri que a oração que me aproxima de Deus, também me aproxima de meu próximo. Logo, se eu não puder ajuda-lo com meus pertences, vou ajuda-lo com conselhos; e se ele está tão ferido e aflito que não consegue ouvir, vou ajuda-lo com minhas lágrimas e orações. Um outro modo de ajudar pessoas - especialmente da família, sem dar nada; é não lhes estender os nossos problemas pessoais. Pois, não ser pesado ao meu próximo - seja ele meu parente, amigo, ou até inimigo, já é valioso tipo de ajuda. Pois, temos o exemplo de Paulo, ao dizer aos coríntios: "eu não vos fui pesado." (2 Co 12:16). Amém Jesus.

Somos exortados pela Bíblia que assim nos diz: "rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar." (1 Tessalonicenses 5:12-17). Que assim seja.

Assim como compôs Asaph Borba, devo eu viver:
https://youtu.be/jI6JlX76mWk

Cordialmente;
Bispo Calegari

2 comentários:

  1. Bom dia , verdade absoluta é isso. Glória a Deus. Precisamos orar mais para entender a dor alheia!!!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, caro Pr Natanael... Este é um dos muitos sentimentos de um servo de Deus: A dor alheia.

      Excluir

Compartilhar