sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Espírito de engano


Vemos na Bíblia que o diabo é "pai da mentira." (João 8:44). E ela é sua filha mais ativa, eficiente em semear discórdias e destruir reputações, em criar e agravar situações de medo e angústia. O problema é que o manto da mentira se revela tão atraente e envolvente; que muitas pessoas, boas e ruins, a viverem nesse manto. E não adianta ficarmos culpando os seus agentes.

Graças a Deus, temos em Jesus - além de nosso redentor, um grande aliado. Ele subiu a via dolorosa, rumo ao monte calvário, gemendo sob o peso da rude cruz, para nos dar vida eterna. Pois "Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo." (1 Jo 3:8). Assim, Jesus "veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10); nos libertar do engano.

Enfim, graças a obra expiatória de Cristo, o Pai "nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor" (Cl 1:13). E assim, podemos afirmar que Jesus foi ao Calvário, para salvar pecadores como eu e você. Se queremos ganhar vidas para Cristo; procuremos sob o manto do engano; pois é ali que as encontraremos, aprisionadas pelo Diabo.

A Bíblia nos adverte: "Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus." (1 João 3:7-9). Amém, Senhor Jesus! https://youtu.be/7NCn3w_FHe4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Sentindo compaixão


Nós cristãos precisamos orar mais, para entender melhor a dor alheia. Pois, de tanto vermos tantas pessoas sofrerem, nos tornamos insensíveis ao mal alheio. Na verdade, a maioria das pessoas sofrem males semelhantes aos nossos; e isto não quer dizer que devamos praticar o chavão "cada um por si e Deus por todos". Pois, se a dor de meu próximo é igual à minha; isto significa que ambos sofremos. E segundo a Palavra de Deus, devemos tratar com empatia os que sofrem; e ainda que isto pareça ser difícil, devemos sempre ajudar. Pois é o que Jesus (nosso exemplo maior) está sempre a fazer por nós.

Descobri que a oração que me aproxima de Deus, também me aproxima de meu próximo. Logo, se eu não puder ajuda-lo com meus pertences, vou ajuda-lo com conselhos; e se ele está tão ferido e aflito que não consegue ouvir, vou ajuda-lo com minhas lágrimas e orações. Um outro modo de ajudar pessoas - especialmente da família, sem dar nada; é não lhes estender os nossos problemas pessoais. Pois, não ser pesado ao meu próximo - seja ele meu parente, amigo, ou até inimigo, já é valioso tipo de ajuda. Pois, temos o exemplo de Paulo, ao dizer aos coríntios: "eu não vos fui pesado." (2 Co 12:16). Amém Jesus.

Somos exortados pela Bíblia que assim nos diz: "rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar." (1 Tessalonicenses 5:12-17). Que assim seja.

Assim como compôs Asaph Borba, devo eu viver:
https://youtu.be/jI6JlX76mWk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

As fiéis promessas


Sobre as promessas de Deus, há muito que se dizer... Elas são genéricas e personalizadas. Umas, independem de quem somos ou fazemos (noite e dia, sol e chuva, ar que respiramos); Outras, estão guardadas em um invólucro, esperando quem as busque - muitas delas condicionadas pelo "se" (conjunção que estabelece normas para sua obtenção). Esta é um exemplo clássico: "Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra." (Is 1:19). Ou seja: Deus é fiel em cumprir promessas e nós devemos ser fieis em lhe obedecer. Porém, todas elas dependem do crer para ter; pois, sem fé, ninguém agrada a Deus (Hb 11:6).

Um pai aflito recorreu a Jesus, em busca de um milagre em favor de seu filho, o qual era possesso desde a infância, "E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê." (Mc 9:23). E ele foi liberto. Certa mulher com hemorragia "Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste." (Lc 5:27); pois, esta era sua condição: "Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei." (Mc 5:28); que ela cumpriu cheia de fé. Então, foi curada! Pois, "logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal." (Mc 5:29. Enfim... O desfrutar das promessas só depende de nós. Amém!

A fé é condição suprema. Pois o crente Abraão "em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, nào atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. Assim isso lhe foi também imputado como justiça." (Rm 4:18-22). Aleluia!

Acima da realidade, creia nas promessas do Pai:
https://youtu.be/mIWxPgGnVFU

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Firmeza em oração


No Getsêmani, voltando novamente da oração, Jesus encontra mais uma vez os seus discípulos dormindo profundamente. Ele sabia que aquela não era hora para dormir. Porém, seus discípulos não tinham ideia do que ia suceder. E os seus olhos estavam tão carregados de sono que eles nem sequer podiam mantê-los abertos. E Jesus vai mais uma vez, ao seu lugar de oração.

Logo após encerrar sua jornada final de oração, e na certeza de ter alcançado a graça que buscara, e que fora fortalecido o bastante, para enfrentar os horrores do julgamento e da crucificação; Jesus chega para tranquilizar os sonolentos discípulos. No jardim, Jesus não se deixou influenciar pela descabida letargia dos seus discípulos. Muito pelo contrário, ele lutou até o fim. Glória a Jesus!

Em sua oração Jesus nos ensina que jamais devemos esmorecer; nem mesmo quando a indolência age como sonífero. Tenho aprendido que a oração é um descanso; mas ela também exige esforço! Ao orar, não devemos nunca fechar os olhos para adormecer; mormente, quando há uma batalha em curso. Pois, nas lutas, não se conquista a vitória com conversa; a vitória vem pela oração!

Nas Escrituras, lemos este importante registro: "E, voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos estavam carregados. Deixando-os novamente, foi orar terceira vez, repetindo as mesmas palavras" (v.43-44). Nele, Jesus nos mostra que seja qual for a prova, orar é prioridade. https://youtu.be/pjPG8wSDy8E

Cordialmente;
bispo Calegari

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

O Senhor ainda fala


Em oração, fui levado a refletir... Meu Deus! Moisés disse que o Senhor "é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é." (Dt 32:4). Samuel declarou que "Até aqui nos ajudou o Senhor." (1 Sm 7:12). Davi foi movido a dizer que "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará." (Sl 23:1). Asafe atesta que tu "Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória." (Sl 73:24). E Salomão disse que o Senhor "Julgará os aflitos do povo, salvará os filhos do necessitado, e quebrantará o opressor." (Sal 72:4). E eu creio em tudo que eles escreveram!

Em oração, pensei... Meu Senhor! Asaph Borba compôs que "fiel é tua palavra ó Senhor, perfeitos teus caminhos ó Senhor". Ludimila Ferber compôs sobre "o que vem pra tentar ferir o valente de Deus". Alda Célia compôs que "existe um lugar na fenda da rocha bem junto a ti". Anderson Freire compôs que somos como "um espelho que reflete a imagem do Senhor". Marquinhos Gomes compôs que "não morrerei enquanto a promessa não se cumprir". Elizeu Gomes compôs que "tem anjos voando neste lugar". Fernandinho compôs que "uma nova história Deus tem pra mim". E eu louvo e canto estas canções com eles!

A Bíblia assim declara: "Senhor, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade. Porém tu exaltarás o meu poder, como o do boi selvagem. Serei ungido com óleo fresco. Os meus olhos verão o meu desejo sobre os meus inimigos, e os meus ouvidos ouvirão o meu desejo acerca dos malfeitores que se levantam contra mim. O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos" (Salmo 92:8-15). Que benção! Engrandecido seja o nosso Deus!

No Jardim da oração, porta fechada e coração aberto:
https://youtu.be/t21AYUsGsTU

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 25 de setembro de 2022

Paraíso verdadeiro


Por mais grato que eu seja, jamais serei grato bastante. Se no passado, fui um adolescente sem futuro; hoje, sou um idoso em paz com Deus e comigo mesmo. Pois, naqueles dias, Deus me livrou de triste futuro (que hoje é passado) e mudou minha sorte. Porquanto, o Deus que faz "novas todas as coisas" (Ap 21:5) me fez "nascer de novo" (Jo 3:3) e me concedeu a graça de viver e andar "em novidade de vida" (Rm 6:4). Mas quem ainda não nasceu de novo terá dificuldade em entender o que aqui eu digo; mas o espiritual entenderá; pois "o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido" (1 Co 2:15). Isto é vida nova!

Na vida há um tempo (na juventude) em que as pessoas sonham com um paraíso aqui na terra vislumbrando na imaginação, a sua casa e família. Porém, com sua conversão e condução ao mundo espiritual, elas se dão conta de que, por mais belos que sejam seus sonhos, nada aqui se compara à beleza do céu bíblico. Mormente por duas razões: A primeira, porque "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Sl 127:1). A segunda, porque "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." (1 Co 2:9). Aleluia!

Na Bíblia, temos este maravilhoso testemunho: "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida." (2 Coríntios 5:1-4). Então, nós que cremos em Jesus, precisamos mirar esta bela realidade, até que Jesus venha nos buscar.

A esperança de morar no céu é bem mais que um sonho:
https://youtu.be/ixcyrnZXJZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 24 de setembro de 2022

Confiança no Senhor

Pai, eu confio em tua Palavra! Em tua Promessa eu confio, Pai! Amém!

Por maior que seja a nossa luta, devemos confiar no Senhor Jesus; pois a Bíblia nos diz: "Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão." (Hebreus 10:35). As vezes, somos confrontados com provações incomuns. Então, a Palavra de Deus assim nos exorta: "Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna." (Isaías 26:4). Amém.

No passado, o povo de Israel deixou de confiar em Deus; e assim foram advertidos: "Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio" (Sal 62:8). Então, devemos assim dizer: "antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte." (Filip 1:20). Amém!

Enfim, por mais que temamos ao Senhor, nem sempre confiamos nele. Então, somos advertidos pela Palavra: "Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo." (Salmo 115:11). E se insistimos em não confiar, Deus nos adverte: "no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes." (Isaías 30:15). Sim! devemos em Deus confiar. Amém.

A Bíblia nos diz: "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve" (1 João 5:12-14). Amém. https://youtu.be/JGcDPPjyqks

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Como orar e decidir


No momento que antecedeu a cruz, Jesus sofria uma dor imensurável. E a sua agonia era tão intensa, que decidiu retornar ao seu lugar de oração. Naquele instante, Getsêmani e Calvário se mesclam e enchem o Mestre de angústia e dor extrema. Foi ali que Jesus, "Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade" (Mt 26:42). Em nossa vida há momentos que exigem ir mais vezes ao lugar de oração. No Getsêmani, Jesus nos mostra que oração fazer e que decisão tomar; pois em nossos momentos de dor, as orações devem ser bem feitas; e as decisões, bem tomadas.

No Getsêmani, Jesus deixa bem claro que o fato de termos que enfrentar algo que não nos agrada, não é razão para deixar de fazer a vontade de Deus. No mundo, há quem dê opiniões diversas sobre o sofrimento (a maioria errada e poucas acertadas). E entre umas e outras, prefiro ficar com o que a Palavra de Deus ensina. E nela é patente que certos tipos de sofrimento são pedagógicos terapêuticos. Ou seja: A nossa dor pode nos trazer valiosas lições. Enfim, para dor incomum, de nada vale buscar fórmulas comuns. Enfim... O sofrimento de Cristo na cruz acalma o nosso sofrer na vida; pois nela, a sua vitória antecipa a nossa vitória final.

Pela Palavra de Deus, nós "sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo... E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis... E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8:22-28). E isto inclui, até mesmo, aquele sofrimento que parece não ter fim.

Que benção! Esta canção é uma excelente terapia:
https://youtu.be/q9TjnaFuOC4

E esta então... Expressão da dor e agonia de Jesus:
https://youtu.be/_PplXah68F0

Cordialmente;
bispo Calegari

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

O novo dia chegará


Há quem diga que "depois da tempestade vem a enchente"; outros dizem que "depois da tempestade vem a chuva de pedra"; mas eu prefiro o ditado mais clássico que diz: "Depois da tempestade vem a bonança". Na antigo Egito, depois das vacas gordas vieram as magras; e depois veio a chuva e seus frutos. Então, vamos ao que realmente interessa: vivemos no limiar da última semana profética de Daniel. Isto significa que o Anticristo já está entre nós preparando seu plano de governo... Eita! Tempos difíceis! Mas, logo depois do "2030", haverá chuva e frutificação na terra. Pois, o milênio está logo ali! É só esperar para ver!

Enfim... Depois da pandemia, a guerra; e depois da guerra, o horror. A Igreja sofrerá agora; e Israel sofrerá depois, quando a aliança profana for quebrada. Então, sob duras provas, Israel perceberá que o verdadeiro Messias era o antigo (aquele que "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." (João 1:11). Todavia, depois da grande tormenta e se fecharem as setenta semanas proféticas, "todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades." (Romanos 11:26). Então se cumprirá a profecia que diz: "Israel é salvo pelo Senhor, com uma eterna salvação" (Isaías 45:17). Amém.

A Bíblia diz que "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador." (Daniel 9:24-27). Maranata!

Enfim, o Dia que o mal não pode impedir, há de chegar:
https://youtu.be/HVH7cJ1Rlko

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Evangelho traz cura

Na vida de qualquer um a falta do evangelho pode agravar seu sofrer.

Fico a pensar em nosso apego à terra, onde não há futuro; e em nossa relutância em abraçar o céu, nosso futuro. Assim vive a humanidade. Jesus nos diz que "se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria". Serão estes os nossos dias? Se for, devemos nos preparar! E concluiu: "mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mateus 24:22). Amém, Jesus.

Todo cristão deve saber que a falta do evangelho em uma vida pode lhe causar sofrimento; e até mesmo causar sofrimentos inimagináveis - tanto físicos como espirituais e morais. Enquanto pastoreei, lidei com situações de dor e sofrimento que podiam ter sido amenizadas e até mesmo evitadas, se o evangelho de Cristo fosse abraçado e seguido por muitos com quem eu convivi.

A Bíblia registra este clamor: "Senhor, tem compaixão de meu filho, porque é epiléptico e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água" (Mateus 17:15). E nele se vê a falta que fez o evangelho, na vida daquela família, prolongando seu sofrimento, até seu pai ouvir falar de Jesus e clamar por ele. Enfim, buscar Jesus foi o passo decisivo para mudar sua situação.

A Bíblia diz que "estavam presentes alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios deles. Respondeu-lhes Jesus: Pensais vós que esses foram maiores pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis." (Lucas 13:1-3). https://youtu.be/yhqPUs3tjLI

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Dormir e descansar


A experiência de Jesus, no Getsêmani está repleta de lições para todos nós. Pois a oração de Jesus no Getsêmani - além de nos transmitir a intensidade de sua dor, conjuga o sofrimento que ele levava consigo todos os dias, com o indizível sofrimento que nas horas seguintes, estaria sobre ele. Isaías mesmo disse que "o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53:5). Então, a sua vitória no "campo de batalha da oração" naquele instante, foi o início do fim de sua existência terrena. E foi o inicio do fim da bem sucedida missão de salvar a humanidade. Glória a Jesus!

Enfim, aquelas horas no Getsêmani foram o ponto alto de seu sofrer envolto em oração. Pois, foi perseverando em oração que Jesus pode lidar com a traição, a perseguição e a injustiça; e isto, sem demonstrar qualquer ressentimento para com os que o injuriavam e perseguiam. A Palavra de Deus registra que Jesus logo após seu momento Getsêmani e sua oração vitoriosa, exorta seus discípulos dizendo: "Dormi agora, e descansai" (Mar 14:41). Pois as bênçãos de seu sofrer, no Getêmani e na Cruz, dão aos cristãos o direito de levar seu nome em toda a terra, de orar para vencer e dormir para descansar.

A presença de Jesus no Getsêmani antecedeu sua presença na cruz: "Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos estavam carregados. Deixando-os novamente, foi orar terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Então voltou para os discípulos e disse-lhes: Dormi agora e descansai. Eis que é chegada a hora, e o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, vamo-nos; eis que é chegado aquele que me trai." (Mateus 26.42-46). E nós fomos salvos.

O Amor em Pessoa, presente no Getsêmani e na cruz:
https://youtu.be/cEVEyd8SgrQ

Cordialmente;
bispo Calegari

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Sobre o sofrimento


Ouço muita gente falar sobre sofrimento humano... Teorias confusas, ou fantasiosas, e até algumas acertadas. Este é um tema complexo e sobre ele eu prefiro não me aprofundar. Ouço muitos dizerem que o sofrimento é causado por algum tipo de maldição e castigo. Outros dizem que pode ser causado por algum mal congênito, contagioso ou mesmo acidental. Difícil mesmo é separar o que é do que não é. Devo pensar no assunto com base na Bíblia, filtrando e relacionando o tema, seja ele um fruto resultante das escolhas humanas ou de tratamento divino; de carater terapêutico ou punitivo visando um fim proveitoso.

Independentemente dos efeitos causados na ponta final do processo (seja a dor causa física, moral ou psicológica) entendo que na relação de causa e efeito, o sofrimento (salvo exceções previstas na medicina) pode ser resultante das atitudes do ser humano em relação ao ensino da Palavra de Deus. Ou seja: Ele tanto pode ser causado por escolhas impróprias, por vida desregrada, agravado pelo fato de se insistir viver longe de Deus. Também pode ser causado por escolhas sacrificiais; tais como: Escolha de servir ao próximo e escolha de servir a Deus. Porém, em casos como estes, o sofrimento será por Deus recompensado.

A Bíblia diz "Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador? Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem." (1 Pedro 4:15-19). Amém. Que assim seja.

Acho edificante olhar o sofrer pela lente desta canção:
https://youtu.be/ae5RWwwZjaM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 18 de setembro de 2022

Coerência no votar

Mais importante que o candidato, são os principios e valores que ele defende.

Dentro de alguns dias, o povo brasileiro irá mais uma vez às urnas, para eleger o presidente desta grande nação. Sei que votar é dever e que o voto é secreto. Porém, para bem de todos nós, devemos refletir sobre quem desejamos que presida nossa nação. Pois, vivemos dias difíceis e conflitantes em todo o planeta. Assim, nestes dias, pra melhor ou pra pior, quem presidir fará diferença.

Sabemos que a nação brasileira foi erguida e se sustenta sobre um leque de opiniões - das mais moderadas às mais agitadas. E nesse leque, existem bons e maus cidadãos, bons e maus opinantes. Então, devemos ser coerentes com nossa escolha. Ou seja: O eleitor deve votar naqueles que acreditam no que ele crê e que defendem os valores que ele também defende. Pois isto é coerência.

Em uma eleição como esta, os princípios e valores devem se sobrepor às promessas de campanha. Digo isto, pois promessas - por mais bem intencionadas que sejam, podem ser que quebradas ou proteladas pelas mais diversas razões. Já os princípios e valores são fundamentos, para dar direção e nobreza às tradições de um povo. Enfim, voto consciente é voto coerente com a crença do votante.

A Bíblia diz que "Tinha Uzias dezesseis anos quando começou a reinar, e cinqüenta e dois anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolia, de Jerusalém. E fez o que era reto aos olhos do Senhor; conforme a tudo o que fizera Amazias seu pai. Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar." (2 Crônicas 26:3-5). Temor de Deus é bom fundamento. https://youtu.be/9HEFj0RKLAU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 17 de setembro de 2022

De joelhos é melhor

A Igreja vai mais rápido andando de joelhos do que correndo de pé.

Me lembro dos meus dias de jovem pastor... Como me inspira! Os cânticos que eu cantava - ainda que com entoação bem diferente dos que hoje eu canto, focavam os mesmos temas e valores que sempre defendi. Lembro de um que cantei inúmeras vezes. O seu título era: "De joelho é melhor". Como eu gostava de canta-lo em nossos cultos! Pois focava tema por demais relevante.

Os anos se passaram e ainda consigo vislumbrar a motivação das pequenas igrejas que pastoreei... Que benção! Era tão lindo e tão cativante ver a alegria estampada no rosto daqueles tão dedicados irmãos (provavelmente, muitos ainda vivem). Nós cantávamos e quase sempre orávamos após cantar. E assim, aquelas pequenas igrejas cresciam e amadureciam ao som desta antiga canção.

O sábio Lavoisier, por muitos considerado pai da química, propôs que "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Não sei se é perfeita a assertiva deste antigo conceito. Porém, estou certo de que ainda hoje, a natureza da Igreja sofre os efeitos da presença (ou da ausência) da oração em seus cultos e projetos. Enfim, devemos sempre orar! E de joelhos é sempre melhor.

A Bíblia fala que "o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar... E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro... E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus." (Atos 12:1-5). Oremos: https://youtu.be/VfLgFt4Rv_0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

No raiar do novo dia


Na Bíblia, o salmista Davi assim falou: "Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou" (Sl 3:5). E a Bíblia também diz que "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Sl 30:5). Louvo a Deus por saber e crer que - por mais longa que seja a noite, o novo dia sempre há de raiar trazendo esperança renovada; e que nele, poderemos regar e ver florescer o nosso canteiro de sonhos. É por isto que disse Jesus: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã" (Mt 6:34). Então, farei como Davi: "Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança." (Sl 4:8). Glória a Deus!

Com Moisés, aprendemos a pedir ao Senhor: "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios" (Sl 90:12). E com Paulo, aprendemos a enfrentar as trevas e lutas do novo dia: "A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz." (Rm 13:12). Enfim, agindo deste modo, poderemos por em prática isto que Jesus ensinou: "Não vos inquieteis, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal" (Mt 6:34). E poderemos entãodizer: Fora, medo! Fora, inquietação! Temos Jesus conosco! E isto pra mim é bastante!

Finalmente, os discípulos entenderam: "Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma. Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:29-33).Pois em Cristo, temos promessas favoráveis à nós.

Depois da noite de choro, a alegria vem pela manhã:
https://youtu.be/FpaUeH2bgg8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Proximo do Senhor

Vejo a tentação como "mimo" de Satã que antecede a dor da queda.

Na Bíblia, vemos o salmista Asafe declarar a bondade de Deus para com Israel e para com os limpos de coração. Entretanto, por sentir inveja da prosperidade dos ímpios, os seus pés quase se desviaram do caminho (Salmo 73:1-3). Infelizmente, ainda vemos cristãos insistindo em sempre caminhar a beira do precipício guardando inveja e outros sentimentos parecidos em seu coração.

Ainda bem que Asafe despertou do sono, da indolência e revolta, e chegou a esta importante decisão: "Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras" (Sl 73:28). E todo cristão que anda desviado do rumo, precisa repensar e realinhar suas palavras e suas atitudes - assim como fez Asafe, e se aproximar de Jesus.

Infelizmente, muitos que se autodeclaram cristãos, demonstram viver apenas de aparência, sendo enquadrados nesta advertência de Deus a Israel:"Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim" (Mt 15:8). Enfim, sempre haverá compaixão e perdão a espera daqueles que, como Asafe, se aproximam de Deus.

Esta advertência de Deus é para nos alertar: "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras" (Apocalipse 2:2-5). https://youtu.be/Rs9bo5Ek5QE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Precisamos sim orar


Em nossas orações, precisamos orar por nossa nação. O Presidente tem popularizado uma frase sua em que diz: "A nossa luta é do bem contra o mal"... Isto tem viralizado. E me tem feito lembrar de como o Brasil se encontrava, antes de sua eleição ao governo da nação. Pois se via exposição de homem nú, em espaço público, com criança levada pela mãe à toca-lo; cenas blasfemas praticadas durante os carnavais, profanando símbolos religiosos respeitados por séculos; e execração pública do nome de Jesus. Vemos inversão de valores que encarcera pessoas sem culpa formal e liberta pessoas condenadas; e crescente perseguição aos valores cristãos.

Assim como já acontece comigo, os crentes começarão a ter sonhos, sobre fugas e correrias... Devemos mesmo orar! Pois os vândalos estão por aí e os dias são de trevas; trevas que já encobrem todo o planeta. E isto me faz lembrar os horrores no Egito, antes da saída do povo de Deus para o deserto, sob a liderança de Moisés. A coisa chegou a tão grande degeneração que "disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores." (Êx 3:7). Bem sabemos que a resposta de Deus ao mal é sempre proporcional ao mal feito.

Sobre o fim dos tempos, assim falou Jesus: "E o que estiver sobre o telhado não desça para casa, nem entre a tomar coisa alguma de sua casa; E o que estiver no campo não volte atrás, para tomar as suas vestes. Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! Orai, pois, para que a vossa fuga não suceda no inverno. Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitosque escolheu, abreviou aqueles dias." (Marcos 13:14-20). Que Deus nos proteja!

Esta canção indica em sua letra, onde está nosso refúgio:
https://youtu.be/glLxZ_fwUT0

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Externando a Palavra


Uma das certezas que carrego comigo é a de que a Palavra de Deus é fiel. Gosto de pautar meu pensar e meu falar, nas referências bíblicas; pois agindo assim, não serei frustrado em meu sonhar, nem temerário em meu falar, nem confundido em meu agir. Sempre que vejo alguém errar em suas falas e em suas atitudes, concluo que este alguém não falou segundo a Bíblia, nem agiu segundo Deus. Pois, se alguém vive a pensar somente em coisas terrenas, a falar impropério, a pensar mal dos outros e a mentir e explorar o seu próximo; não tenho qualquer dúvida em afirmar que este alguém está muito distante de Deus e sua Palavra.

Sempre que me ponho a buscar as coisas de Deus e pensar nas coisas do céu, estou pensando e agindo segundo a Palavra de Deus (Col 3:1-2). E ao pensar no que é verdadeiro, no que é honesto, no que é justo, no que é puro, no que é amável, no que é de boa fama, estou a pensar segundo a Palavra de Deus (Fil 4:8). Na verdade, ao criar o universo e a natureza, Deus fez uso de sua Palavra. Portanto, se eu desejo criar bem a minha família, criar realidades saudáveis e favoráveis, e criar sonhos realizáveis; preciso neles trabalhar falando e agindo com as ferramentas da Palavra de Deus. Porquanto, foi assim que Deus tudo criou.

A Bíblia diz que os cristãos devem ter "ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações, Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém." (1 Pedro 4:8-11). E este texto sustenta e confirma tudo que procurei dizer nesta reflexão que postei.

Esta canção continua fortalecendo os nossos sonhos:
https://youtu.be/2PeDgzbqjj4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Jesus Cristo é Deus

Na Bíblia vemos que antes e depois do 'haja', antes e depois de tudo, Jesus era e é Deus.

Fico a pensar... A ciência humana segue em linha de conhecimento, paralela com o conhecimento de Deus. Isto é: Longe do conhecimento original. Ela formula teorias, sobre a criação e sobre tudo, recusando se curvar ao que está escrito em Gênesis 1:1-3 e João 1:1-3. Melhor agiu e falou Davi ao escrever o salmo 8. Pois, Jesus é "Deus conosco" (Isaías 7:14 e Mateus 1:23). Louvado seja Jesus!

A Biblia é a Palavra de Deus revelada em letra, para fundamentar o conhecer de Deus; e Jesus é o Verbo divino revelado em carne, para fundamentar o viver em Deus (1 Cor 3:11). Assim, no Plano Redentor, a Palavra em letra e a Palavra em carne se conjugam. Pois, o Senhor Jesus "estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus." (Ap 19:13). Glória a Deus!

Mesmo ante os mistérios da existência, a ciencia se distancia - sempre mais e mais, do conhecimento de Deus; e, portanto, está nua e sem rumo. E neste labirinto, suas verdades e mentiras se misturam e se confundem. Na verdade, a teoria do conhecimento distante do conhecer de Deus, vive a girar em círculo dizendo tudo e resolvendo pouco. Enfim, Deus é sábio! E Jesus é a imagem visível desta sabedoria.

A Bíblia é a Palavra de Deus! E ela nos diz que "No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz." (Gênesis 1:1-3). E que "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (João 1:1-3). https://youtu.be/D9qy9nfiFiY

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 11 de setembro de 2022

Gratidão é um dever


Sempre que oramos é bíblico e natural pedirmos algo ao Senhor; e isto se verifica em diversos textos da Palavra, na antiga aliança, e com o incentivo do próprio Jesus ao dizer: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á" (Lc 11:9). Mas hoje, senti desejo de agradecer por seu provento, remédio e alimento! Pela cura, ainda que envolta por sintoma de doença; pela paz, mesmo estando cercado por violência; pela liberdade; ainda que sob desagradáveis medidas de restrição que ensombreiam e afligem o mundo inteiro. Obrigado, meu Deus e Pai! Pois, só em ti o teu povo encontra segurança e mentoria.

Obrigado meu Deus! Por tua graça inesgotável e teu amor insondável. Obrigado meu Senhor! Por nos permitir viver no mundo, sem medo e com proteção, sabendo em quem temos crido, vivendo nossos dias na terra, envolto em teu amor, com a fé avivada e a esperança iluminada pela luz do teu rosto e a unção do teu Espírito. Obrigado Jesus! Pois tenho o essencial para viver. Tenho casa e família, amigos e irmãos, Salvação presente e Promessa futura... Tenho tudo! Além do tudo que tenho, vejo ao meu redor o girar da vida e a beleza das cores; sinto o calor do sol, e o frescor do vento, e ouço a natureza cantar. Glória ao nosso Deus!

Se lermos atentamente, logo notamos que este texto conjuga a necessidade de aprender com a de agradecer: "Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará." (1 Tes 5:16-24). Obrigado Senhor Jesus!

Que benção! Jesus Cristo é o motivo da minha canção:
https://youtu.be/c3SSCJ5xXOk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 10 de setembro de 2022

Porque a fé é melhor


Comparada com recursos ao alcance dos pessoas; tais como: Saúde, educação, direitos diversos, mercado de trabalho e tantos outros, Não tenho dúvida em dizer que a fé é melhor! E digo isto "Porque por ela os antigos alcançaram testemunho." (Hb 11:2). Porque "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados" (Hebreus 11:3 ). E porque "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5:1). Além disto, se somos salvos pela graça, é "por meio da fé" (Ef 2:8 ). Então, vamos nutrir e praticar nossa fé; para, enquanto aguardamos, usufruirmos o melhor de Deus. Aleluia!

A fé da sentido a crença. Pois, ela "é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem" (Hb 11.1). Ou seja: Só pela fé, podemos ver realidades abstratas, como a vida futura, a salvação pela graça, a cura pela fé, e muitas outras. A fé qualifica o sacrifício: Pois foi pela fé que "Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim" (Hb 11.4). A fé dá substância a promessa de Deus. Por ela, "Sara recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lho havia prometido" (Hb 11.11). Enfim, se crermos veremos a glória de Deus (Jo 11:40). Aleluia.

A Bíblia relata o milagre da ressurreição da filha de Jairo, após Jesus lhe ter dito: "Não temas, crê somente." (Mc 5:36). Depois, "partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi. E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai que ninguém o saiba. Mas, tendo eles saído, divulgaram a sua fama por toda aquela terra." (Mt 9:27-31). Aleluia.

Amor supera o ódio e fé deve superar a incredulidade:
https://youtu.be/b3dpGF-yBd0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Três coisas sobre fé

Para bem entendermos a fé, devemos saber estas três coisas sobre ela:

Que a fé vem pelo ouvir; pois a Bíblia diz que "a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo" (Ro 10:17). Então, o cristão precisa saber que a pregação do evangelho é o único meio capaz de despertar a fé salvadora no coração humano. Ou seja: A fé que salva, a fé que cura, a fé que liberta... Resumindo: Fé que se apossa das promessas de Deus e que nos vem pela Palavra de Deus!

Que a fé se manifesta pela confissão: "Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos" (Rm 10:8). Este texto não deixa a menor dúvida quanto ao fato de que a Palavra da Fé precisa estar, tanto no coração como na boca daqueles que a professam. Resumindo: Não basta acreditar; é necessário confessar aquilo em que se crê.

Que a fé vence lutas e encara desafios; pois "todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" (1 Jo 5.4). Os grandes combates travados por valorosos homens de Deus no passado, foram iniciados e vencidos pela fé (Davi contra Golias, Josué em Jericó, e muitos outros). Enfim... É por meio da fé que o cristão vence suas lutas e provações.

A Bíblia diz que "se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Visto que com o coração que se crê para a justiça e com a boca se faz confissão para a salvação" (Rm 10:9-10). "E que mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas; os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões" (Hb 11.32-33). https://youtu.be/1dAlEBcGkD4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

O que mais importa


Nesta madrugada, me curvei para orar e vi o dia nascer... Que benção! Benção ainda maior foi ter orado e sido ouvido! Em meu espírito. desejei conhecer melhor o que me cerca. E minha conclusão foi que devo ter meu corpo limpo, lavado com água pura; minha alma limpa, lavada com o sangue de Jesus; meu coração limpo, purificado com a Palavra de Deus; minha mente limpa, centrada nas coisas do céu.

Nesta vida, por mais que conheçamos as coisas, será sempre como quem nada na superfície do oceano, sem conhecer suas profundezas. Então, melhor que qualquer conhecimento adquirido, o conhecimento de Deus segundo as Escrituras e de valor incomparável e eterno. Logo, saber que Deus nos ama e que enviou seu Filho unigênito para nos resgatar e salvar, e gozar sua salvação, é nosso bem mais precioso.

Na verdade, a vida é breve (que o digam os mais velhos) e as únicas certezas importantes são as que foram expressas por Jó, ao dizer: "eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra." (Jó 19:25); e por Paulo que assim escreveu: "eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (2 Tim 1:12 ). Pois vão além do tempo e espaço.

Está escrito: "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna." (1 Timóteo 1:15-17). Louvado seja Deus! https://youtu.be/9nOc0ITc8jE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Independência do Brasil


Neste alegre dia, nós brasileiros comemoramos os duzentos anos de independência do Brasil. E com razão! Pois, a liberdade de uma nação é bem mais precioso na vida e no trabalho de qualquer povo, em qualquer lugar. Infelizmente, nem todo país soberano tem o seu povo realmente livre. Em muitas nações de hoje, a liberdade de expressão, a liberdade de ir e vir, e a liberdade de escolha, foram sendo aos poucos subtraída, até se perderem de vez, sem que seus cidadãos reagissem. Então, se tornaram escravos de cruéis tiranos; os quais lhes impõe sofrimento e até decidem se vivem ou se morrem. Que o Senhor nos guarde deste mal!

São lindas as cores do nosso Brasil! As ver estampadas em seu pendão nacional e ouvir sobre elas em seus hinos pátrios, que bem nos faz! Tive a oportunidade de navegar em alguns de seus rios (guaporé, madeira, solimões, negro, amazonas) e andar em suas matas incríveis (já dormi em plena floresta amazônica)... É de causar um misto de emoção e temor. Evangelizei povos indigenas e ribeirinhos; entre eles, vi pastores serem levantados... Que benção! A crença bíblica e seus valores ancestrais, os costumes e tradições milenares, liberdade de aprender e ensinar, liberdade de crer e pregar... Não tem preço! Ó Jesus! Que seja sempre assim!

Este texto nos fala de uma pátria futura que será manifesta no grande dia do Senhor: "Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus... Amém." (Apocalipse 7:9-12). Aleluia!

Esta canção proclama o sentimento patriótico do cristão:
https://youtu.be/bu_gsZU5ofM

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Jesus Verbo divino

São inúmeros os testemunhos bíblicos que legitimam a adoração a Jesus.

Os reis do oriente o adoraram: "E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra" (Mt 2:11). E muitos dos que eram por ele abençoados, se prostravam e o adoravam: A mulher cananéia (Mt 15:22); o ancião Jairo (Mc 5:22); o cego de nascença (Jo 9:38) e muitos outros.

Os anjos devem adora-lo. "Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem." (Hb 1:5-6). Em todo o Novo Testamento, podemos perceber poderosa atividade angelical em torno do Senhor Jesus. Aleluia!

Até os demônios o adoravam. Aconteceu em Gadara, onde o demônio "viu Jesus ao longe, correu e adorou-o" (Mc 5:6). Assim, por onde ele andava, "os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus." (Mc 3:11). Enfim, Deus deve ser adorado por todos, anjos, homens e demônios. E a Bíblia diz que "o Verbo era Deus" (Jo 1:1). Amém.

Antes de subir, Jesus conduziu seus discípulos "até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém" (Lc 24:49-52). https://youtu.be/_W-IN4t64y4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Que direi eu Senhor


Obrigado Senhor! Pois o teu servo Davi declara que "Entre os deuses não há semelhante a ti Senhor, nem há obras como as tuas" (Salmos 86:8 ). O salmista Davi declara ao Senhor: "tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus" (Sl 86:10). O salmista também declara: "Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre. Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo." (Sl 86:12-13). E eu, tão pequeno servo, faço coro com este teu servo e digo: "Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade" (Sl 86:11 ). Amém Jesus!

Meu Senhor amado! O teu servo Davi profetizou sobre Jesus ao seu filho Salomão dizendo: "Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus. E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra." (2 Samuel 23:3-4 ). E fazendo coro com as suas ultimas palavras ao seu filho, eu digo que "Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado." (2 Sm 23:5). Aleluia Senhor!

O grupo "Vencedores por Cristo" interpreta com louvor revestido de temor e beleza, o sentimento de adoração de Davi no Salmo 86: https://youtu.be/0ziVyJqDSGo

E o servo de Deus Adhemar de Campos dá rima e melodia ao testemunho de Davi a Salomão, cantando "O justo que domina": https://youtu.be/c91pZ8irp2Q
Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 4 de setembro de 2022

Manual de Instruções


Logo no início de minha vida cristã, percebi que a Bíblia tem ensinamentos para todas as situações desta vida. E estes ensinos regulam e norteiam as relações entre os cônjuges: "Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos"(Cl 3:18) e "Vós, maridos, amai a vossas mulheres e não vos irriteis contra elas" (3:19); entre pais e filhos: "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor" (Cl 3:20) e "Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo" (Cl 3:21); e entre todas as pessoas em geral: "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens" (Cl 3:23). Logo, se os praticarmos, felizes seremos.

A Bíblia - além de suas múltiplas finalidades, deve ser estudada como um tipo de manual de instruções que foi feito pelo Criador para instruir e equilibrar relações entre suas criaturas, com o fim de as tornar fisicamente saudáveis e espiritualmente vantajosas. Contudo, ela possui uma finalidade bem maior que é revelar o plano de Deus para a redenção da humanidade. E com esta finalidade, encontramos nela, importantes símbolos: A mangedoura e a cruz que atestam a vida e morte de Jesus; o pão e o vinho que indicam que Jesus é o pão que nos alimenta e seu sangue nos purifica de todo o pecado. Enfim, na Bíblia temos remédios para os nossos males e solução para os nossos problemas.

Disse Deus: "Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará" (Isaías 55:10-13). Glória ao nosso Deus!

A Bíblia tem orientação para todas as situações da vida:
https://youtu.be/NfwcmW4uqTs

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 3 de setembro de 2022

O dever de gratidão

Gratidão é palavra-chave, pois a Bíblia diz: "sede agradecidos" (Cl 3:15).

Obrigado, meu Jesus! Pela fé que nos foi dada (Judas 1:3) que nos salva em Jesus (Atos 16:31) e pela salvação pela graça (Efésios 2:8). Obrigado, Jesus! Pelo batismo no Espírito para capacitar (Atos 1:5) e pelo poder do Espírito para testemunhar (Atos 1:8). Obrigado, Jesus! Pela graça alcançada, pela salvação recebida, pelo chamado feito e pela missão cumprida. Obrigado Senhor!

Como agradecer, tanto amor manifesto, tanta graça demonstrada, tanta benção concedida? Como não sei com exatidão. O melhor então é declarar como o salmista: "Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor." (Salmo 116:12-13). Pois sendo cristão, devo me espelhar nos homens de Deus do passado.

Devo permanecer sob o manto da bondade do Senhor e trabalhar "enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar." (João 9:4). E devo desfrutar plenamente de seu favor; pois "no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Salmo 30:5). Enfim, chorando ou sorrindo, prossigo firme! Pois é chegado o amanhecer. Obrigado, Senhor Jesus!

Na Palavra de Deus está escrito que "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas." (Tiago 1:17-18). Logo, não faltam motivos de gratidão ao nosso Deus. https://youtu.be/G-1NLAAiQR0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

O mundo condenado


Tenho orado por lares e igrejas. Pois, estes dias são decadentes e contagiantes. O pecado que antes - para ser consumado, precisava se provocado e procurado em certos ambientes reservados aos vícios e orgias; hoje através da internet e turbinados pela pornografia, pode ser trazido à privacidade de um quarto ou escritório. Então, pecados terríveis, abjetos, são praticados em ambiente privativo. E o seu vício aprisiona homens e mulheres, ricos e pobres, crianças e velhos; destroi corpo, alma, reputações, carreiras, famílias e ministérios. E sua inevitável dependência (tal como o crack) acaba por bagunçar todo o sistema neurológico.

Tenho orado pelo Brasil e pelos povos. Senhor! Vejo tanta contradição e confusão, uma terrível guerra dialética e ideológica se intensifica, sem sabermos (na verdade, até sabemos) como vai terminar. Homens ímpios e desafeiçoados governam nações poderosas; e homens cheios de vícios tentam, com engano e corrupção, se apoderar das poucas nações que ainda se conservam livres, independentes. Enfim, devemos orar por aqueles que procuram se manter fieis aos princípios e valores que norteiam as pessoas de bem ao longo da história humana; pois, além de sobrios, os dias são maus e assustadores. Misericórdia Senhor Jesus!

Sobre esses dias, Jesus alertou: "os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; e quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias! E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias" (Mt 24:17-22). E só Jesus pode nos salvar!

Esta canção desvenda a gravidade deste tempo e a necessidade de oração:
https://youtu.be/kVJwJtH4zYI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Deixe a fé responder


Na vida, há momentos que parecem intermináveis... A dor que faz sofrer, o problema que se impõe, o perigo que ronda... O que fazer? Neste mundo, não há como evitar o beco sem saída. Porém... Sempre haverá uma saída para aquele que tem fé no Senhor! E esta saída não é para os lados e para baixo; mas, para a frente e para o alto. Aleluia! Israel no Egito, sonhava com Canaã. Todavia... E o mar vermelho? E o deserto? E Faraó? dúvida e insegurança sempre se perdem entre piores opções. E preciso que a fé se imponha! Pois, enquanto a dúvida aponta os faraós (e são muitos) a fé em Jesus garante o livramento.

A grande questão da vida não está nos problemas que nós temos ou nos impedimentos que nos assustam. Na verdade, a graça é provisão perfeita; porém, ela por si só, não suporta o peso da incredulidade. Então, mesmo com ela, nada impedirá nosso barco de afundar, se nossa fé não se impor sobre os faraós que nos ameaçam. Enfim... É possivel perda com a graça; porém, é impossível derrota com a fé! Mas é preciso ter fé em Deus! Pois Jesus mesmo disse: "Tende fé em Deus" (Mc 11:22). Pois, "sem fé é impossível agradar-lhe" (Hb 11:6). Então, como diz o adágio: "Fé em Deus e pé na tábua!"

Na frente o mar e atrás faraó: "Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros, E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros" (Êxodo 14:15-19). O fim desta história, nos versos seguintes, nós conhecemos.

Perante os desafios, indagar é inevitável: Deus ou Faraó?
https://youtu.be/boyDRPTkN1g

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar