domingo, 21 de fevereiro de 2021

O falar e o silenciar

Dependendo da fonte, palavras podem ser remédio ou veneno:

Na Bíblia, vemos palavras inadequadas receberem pronta resposta de Jesus. Marta lhe disse: "Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido" (Jo 11:21). Ao que Jesus lhe respondeu: "Teu irmão há de ressuscitar" (Jo 11:23). Ao pai aflito que lhe disse: "se tu podes fazer alguma coisa" (Mc 9:22), Jesus lhe respondeu: "Se tu podes crer" (Mc 9:23). Amém!

Hoje, aos que questionam a presença de Deus dizendo: "Onde estava o Senhor quando isto ou aquilo me aconteceu"; Jesus assim lhes diz: "eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." (Mt 28:20). E aos que, em tempos de angústia, dizem: "Parece que Deus não me ouve", ele diz: "Clama a mim, e responder-te-ei" (Jer 33:3). glória à Deus!

Neste mundo, somos tendentes a nos precipitar em palavras. Todavia, as melhores palavras ditas, são antes pensadas e refinadas. Deve ser por isto que a Bíblia recomenda que "todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." (Tg 1:19). E ela também diz: "O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias" (Pv 21:23).

Jesus disse que "o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mateus 15:18-19). Moisés temeu não saber falar. Então, lhe disse Deus: "Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar" (Êx 4:12). https://youtu.be/NhIRxmLLOuA

Cordialmente;
Bispo Calegari

4 comentários:

Compartilhar