quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Questões polêmicas

As questões controversas - antes de dividir, deveriam nos levar à refletir:

No Novo testamento, vemos a visão conservadora dos fariseus e a visão progressista dos saduceus; duas correntes teológicas no judaísmo. A primeira cria na vida após a morte, nos anjos e demônios, no céu e no inferno. Já a segunda - não acreditando no que não pudesse ser tocado e comprovado, era cética quanto a doutrina judaica; e suas críticas eram despidas de qualquer espiritualidade.

Isto me faz pensar na interminável controvérsia entre arminianos e calvinistas. Pois nela, se discute predestinação divina e livre arbítrio humano. Jonas, em seu castigo, tinha duas opções: Morrer nas fétidas entranhas do grande peixe; ou cumprir sua missão em Nínive. Ele optou por esta última! E, por se arrepender, Deus o libertou da morte e lhe devolveu a missão de sua vida.

No ser humano (seja ele crente ou ateu) sempre haverá tendências. E nós cristãos não lhes somos imunes. A vontade de Deus é soberana? Sim! Existe ou não existe livre arbítrio? Existe! Enfim... Ambas as questões são igualmente verdadeiras. Deus impõe ao homem princípios que devem ser praticados? Sim! E nós, podemos nos recusar a obedecer? Sim! É assim que creio.

Este texto da Palavra de Deus nos adverte que "se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários." (Hebreus 10:26-27). Então, Cabe a todos nos cristãos, perseverar na fé e nos valores da Bíblia.

Segundo a Palavra de Deus "o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma." (Hebreus 10:38-39). Abraão viveu pela fé, e venceu pela fé. Então, vou seguir com fé: https://youtu.be/xw8N3JfxRZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

2 comentários:

Compartilhar