terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Orar por toda gente


Sempre que pensamos em oração, nos lembramos de sua definição mais simples: "Orar é falar com Deus". Então, ao falarmos com Deus, devemos seguir alguns modelos. Davi, quando perseguido e odiado por seus inimigos, declarou: "Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração" (Sl 109:4); sem saber que estava cumprindo este mandamento de Jesus: "Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem" (Mt 5:44). E assim, sem rancor ou imprecação, e nosso dever fazer oração por toda gente! Até mesmo pelos nossos inimigos.

O salmista Davi, ao ser injuriado e zombado por ímpios e bêbados, assim reagiu: "Eu, porém, faço a minha oração a ti, Senhor, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia" (Sl 69:13). Nesta sua atitude, o salmista nem imaginava quão ligado ele estava a este mandamento do Rei Jesus: "Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam" (Luc 6:28). Logo, devemos orar por salvos e perdidos; por quem nos bendiz e por quem nos maldiz. Enfim, devemos orar pelos enfraquecidos, como Jesus fez em favor de Pedro: "Mas eu roguei por ti" (Luc 22:32). Pois orando assim, mais abençoados somos nós.

A doutrina apostólica nos admoesta a orar por todos: "Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (1 Tim 2:1-6). Enfim, "orar por todos os homens" significa interceder pelos bons e pelos maus. Louvado seja Deus.

Agora, com outros irmãos, nos unimos em oração:
https://youtu.be/XQPcUyuyeno

Cordialmente;
Bispo Calegari

5 comentários:

Compartilhar