sábado, 20 de fevereiro de 2021

O amor e o perdão


Sempre que penso na imperfeição humana (começando logicamente comigo mesmo); isto me leva a pensar no grandeza do amor a grandeza do amor de Deus. Jesus! Tantas vezes nos impacientamos com os erros e equívocos humanos - até mesmo daqueles que mais amamos; como se as pessoas fossem obrigadas à acertar sempre... Ao passo que, raramente, cobramos de nós mesmos nossos próprios erros e equívocos. Conheço pessoas que se angustiam e martirizam com os pecados alheios; e que não demonstram o menor incômodo com os seus próprios pecados... Se tornam maldizentes, detratores, e implacáveis juízes.

Bom mesmo é - antes de pensar na maldade humana, pensar no amor de Deus; pois o foco no amor de Deus anula o ódio no coração humano. Acredito que os crentes que semeiam e cultivam o divino amor; se tornam melhores cônjuges, melhores pais, melhores filhos, melhores amigos; enfim, melhores cristãos. É comum vermos pessoas "amarem" determinada pessoa; porém, ante à primeira decepção, passarem a odiar e demonstrar terrível rancor para com alguém que, outrora, fora um grande amigo. Na verdade, quando o amor invade o coração humano; nele já não há lugar para ódio e rancor. Pois Jesus habita nele. Aleluia!

No "Sermão da Montanha" - logo após ensinar a oração do "Pai Nosso", Jesus assim nos advertiu: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14-15). Portanto, perdoar não é um mero sentimento; mas, sim, um indispensável mandamento. E se é mandamento, pode (e deve) ser praticado. Pois o perdão - assim como o amor, é dívida contraída sob o manto da graça de Deus. Quem ama e perdoa, esquece as ofensas sofridas! E faz jus ao divino perdão.

Como é bom abraçar e desfrutar o grande amor de Deus:
https://youtu.be/_ZR0vJ-wsHQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

6 comentários:

Compartilhar