domingo, 28 de fevereiro de 2021

Ser e estar na igreja


Hoje, domingo, imagino o sofrimento de quem serve à Deus com comprometimento... Me refiro aos que são assíduos em sua ida à casa do Senhor. Pois, se viver em um mundo que se opõe à Deus faz sofrer; ser impedido de se reunir com os irmãos no templo, para louvar e adorar Àquele que vive e reina para sempre, só faz agravar este sofrer. Infelizmente, muitos cristãos que servem à Deus "quando dá vontade", vão vendo esta "vontade de ocasião" diminuir com o passar dos dias. E isto lembra um mote que - no passado, era usado entre os crentes: "brasa fora do braseiro vai esfriando e volta a ser carvão".

A Palavra de Deus assim nos adverte: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Coríntios 3:16). Portanto, o "templo de Deus" somos nós. Porém, isto não significa que seja errado se referir à casa do Senhor como "templo". Pois, está escrito que Simeão "pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei" (Lucas 2:27). Enfim... O cristão - templo do Espírito que é; pode também ser considerado "casa de Deus"; bem como, uma construção erguida para reunir cristãos é também uma "casa de Deus".

Isto disse Davi: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor." (Salmos 122:1). Ele  também disse: "Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente." (Salmos 84:1-4). Sejamos como ele: Anelantes por estar na casa de Deus.

Meu prazer é viver na casa de Deus, onde flui o amor:
https://youtu.be/g6MsbSN6Ylc

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Tempo de desamor

Vivemos em um tempo de desamor, como jamais se viu:

Jesus nos adverte, sobre um tempo em que "por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará." (Mateus 24:12). E eu creio que vivemos este tempo de desamor. E este desamor é tão evidente que pode ser visto na vida de tanta gente! Tantos casos, sem qualquer conexão entre si; os quais devastam famílias, igrejas, nações inteiras... Suas vítimas se contam aos milhões.

O desamor pode se manifestar por meio do ódio puro e simples; através do qual o ser humano é capaz de praticar atos muito cruéis - as vezes, em nome de suas crenças; as vezes, em nome da justiça; as vezes, por vingança; e até mesmo, por pura maldade. Em um tempo assim, ouvimos muitas pessoas que dizem ter matado "por amor"; ou que "por amor" praticaram atrocidade.

O desamor pode também se reinventar agindo por meio de horrível descaso; mediante o qual, pessoas dominadas por egoísmo buscam satisfazer seus desejos absurdos. Penso que este modo de viver e agir é o "fim da picada". Enfim, pelo que conheço da Bíblia, o desamor tem como seu real mentor o próprio Satã, arquiteto do mal, arqui-inimigo dos homens e condenado por Deus.

O Senhor Jesus resume tudo isto dizendo: "Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vo-são; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará." (Mat 24:8-12). O avivamento do século 20 parece ter sido preparação para o horror deste século 21. Esta canção foi gravada em 1977: https://youtu.be/BdIv_HfdOPg

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Salvação do pecador


Meu Deus amado! Por mais puro que alguém ou alguma coisa seja; nada será tão puro, se comparado à tua plena pureza. Tua palavra declara que "não há homem que não peque" (2 Crônicas 6:36). E ela também fala que "não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque." (Eclesiastes 7:20). Então, só em alguém dizer que não peca, já está pecando. Bendito seja o teu nome ó Deus vivo! Obrigado, Santo Pai, por ter enviado teu Santo Filho para nos salvar, e teu Santo Espírito para nos guiar. E por me ensinar que o manto da humildade e a purificação no sangue de Jesus é a melhor roupagem para aqueles que buscam tua face.

Meu amado Jesus! Obrigado por advogares a causa do perdido pecador - como fizeste, ao confrontar os acusadores de uma pobre mulher adúltera; desafiando assim, aos que queriam apedreja-la: "Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela." (João 8:7). Pois a tua Palavra sentencia que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). Não obstante, sinaliza com amor e perdão ao nos fazer saber que "se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (1 João 2:1). Enfim... Temos teu amor que nos toca, tua graça que nos salva, e teu sangue que nos lava do pecado.

A Bíblia diz que "Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" (1 João 1:6-10). Obrigado meu Deus, por teu grande amor por todos nós!

Senhor! Mesmo sem merecer, me envolves com teu amor:
https://youtu.be/dBiNmX2Hr6E

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Nobreza do chamado

O que qualifica, enobrece, e valoriza o nosso chamado:

Considerando os homens que Jesus escolheu para seguir ao seu lado, em seu ministério terreno, repercute em mim esta frase conhecida: "Deus não chama os capacitados; mas capacita os chamados". Pois aqueles homens não aparentavam qualidade mínima exigida para a missão à vista. Alguns eram iletrados; outros, muito temperamentais... Era uma frágil estirpe de pioneiros.

Considerando o meu estado e nobreza de minha vocação, posso entender melhor o fato de Jesus ter preferido discípulos tão comuns e imperfeitos. Ele não priorizava virtudes especiais e incomuns naqueles homens; pois investiria em sua formação, no tempo que viveriam e caminhariam juntos. Assim, iria imprimir marcas em suas vidas, das quais eles jamais iriam se esquecer.

Considerando que os ensinos e as ações pedagógicas que formaria os futuros apóstolos de sua Igreja, não resistiu aos conflitos que logo se seguiram (um o traiu, outro o negou, todos o abandonaram); tudo parecia dizer que a missão fracassaria. Mas, Jesus não tinha suplentes para a missão, nem mesmo plano "B". Eles eram seus eleitos! Enfim, Sua Igreja segue firme e combatente, até que Ele volte.

Jesus perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:15-18). Meus irmãos, ouçam e cantem esta canção: https://youtu.be/YxV5bTmqYl0

cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Minha maior herança


Meus pais não me deixaram herança. Pois as quatro casas que eles deixaram, foram repartidas entre os meus irmãos mais novos. É neste sentido que digo que não recebi herança por parte dos meus pais. Mas, reconheço: Recebi de meus pais valores bem melhores - tanto morais como espirituais. Pois de minha mãe (minha filha na fé) recebi o exemplo de uma vida que amava a Deus e a Ele se entregava sem reserva. E meu pai (meu filho na fé) inculcou grandes valores morais em minha vida. Seu exemplo de honestidade marcou para sempre o meu viver. Creio ter recebido de meus pais, uma excelente herança!

Na verdade, em minha vida, tenho a melhor herança que neste mundo alguém pode ter! Esta eu a recebi do Deus eterno que tanto me ama em Cristo Jesus; nele me libertando e salvando. Sim! Pois Cristo, por seu imenso amor, mudou minha história. E esta herança que desfruto - além da salvação, inclui em suas riquezas, meu projeto de família composto por minha esposa Maria Célia (herança do Senhor) e quatro filhos: Pr Calegari, Elizeu, Ezequiel e Daniela; minhas noras Simone e Synara, meu genro Alessandro, cinco netas e dois netos que completam a minha abençoada família. Eles são herança que Deus me deu!

A Bíblia diz que em Cristo "estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência." Colossenses 2:3). E diz que "Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? E Jesus disse-lhes: ...todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros." (Mateus 19:27-30). Glória à Jesus! Pois... Não há quem tenha uma herança maior que esta! Louvado seja Deus!

Se o sol se pôr e a noite chegar, Jesus será nossa Luz!
https://youtu.be/2sCjYbZjE00

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Falando entre nós

Devemos meditar e falar segundo a Palavra de Deus:

A Bíblia nos diz que "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Prov 15:1). Então devo meditar bem, antes de dizer qualquer coisa. Jesus! "Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!" (Sal 19:14). Pois, o cristão precisa falar segundo teu santo propósito.

As Escrituras assim nos ordenam: "santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós," (1 Ped 3:15). Então, preciso guardar o meu coração, "porque dele procedem as fontes da vida." (Prov 4:23). Então, o cristão precisa ter seu coração purificado.

A Palavra de Deus assim nos exorta: "Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós." (Tito 2:7-8). Enfim, como bom cristão que desejo ser, devo meditar segundo a Palavra e falar segundo Deus.

Este texto ensina como falar: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus." (Efésios 5:18-21). Assim preciso ser! https://youtu.be/mkOHoXOrT7U

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

A oração preventiva


Hoje após orar e pensar no valor da oração, pensei nesta famosa frase de Arquimedes - físico, matemático e inventor grego que viveu em 287-212 A.C: "Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca que moverei o mundo". Pois, em se tratando de vida espiritual, a oração pode ser comparada à uma alavanca que - apoiada na fé, pode mover o braço de Deus em nosso favor. Na verdade, são inúmeros os benefícios, na vida de quem separa algum tempo diário para orar. Já tenho dito e repetido que orar de madrugada e a melhor escolha. Todavia, seja qual for a hora por nós escolhida; a oração será sempre uma poderosa alavanca.

Nem sempre o crente que cultiva a oração, irá colher de imediato os frutos da mesma. Todavia, eu creio que - em certos casos, orar é muito mais importante como medida preventiva que curativa; por não permitir que certos males cresçam e apareçam. E, mesmo quando cercado por grandes males, o crente que ora verá os males que o afligem perderem sua intensidade - até serem milagrosamente vencidos. E até alguns males crônicos (problemas insolúveis, família difícil, e dores comuns) já não causarão maior dano, se tratados com oração. Enfim, até que a vitória venha, a oração é nossa alavanca ideal; e a fé, o seu fiel ponto de apoio.

Esta Palavra de Deus ao seu povo sempre me acompanha: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei." (Jeremias 29:11-14). Senhor! Como é bom saber que tu nos ouves!

Esta canção é tanto bíblica, quanto poderosa oração:
https://youtu.be/jeHiOFEJRuA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 21 de fevereiro de 2021

O falar e o silenciar

Dependendo da fonte, palavras podem ser remédio ou veneno:

Na Bíblia, vemos palavras inadequadas receberem pronta resposta de Jesus. Marta lhe disse: "Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido" (Jo 11:21). Ao que Jesus lhe respondeu: "Teu irmão há de ressuscitar" (Jo 11:23). Ao pai aflito que lhe disse: "se tu podes fazer alguma coisa" (Mc 9:22), Jesus lhe respondeu: "Se tu podes crer" (Mc 9:23). Amém!

Hoje, aos que questionam a presença de Deus dizendo: "Onde estava o Senhor quando isto ou aquilo me aconteceu"; Jesus assim lhes diz: "eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." (Mt 28:20). E aos que, em tempos de angústia, dizem: "Parece que Deus não me ouve", ele diz: "Clama a mim, e responder-te-ei" (Jer 33:3). glória à Deus!

Neste mundo, somos tendentes a nos precipitar em palavras. Todavia, as melhores palavras ditas, são antes pensadas e refinadas. Deve ser por isto que a Bíblia recomenda que "todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." (Tg 1:19). E ela também diz: "O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias" (Pv 21:23).

Jesus disse que "o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mateus 15:18-19). Moisés temeu não saber falar. Então, lhe disse Deus: "Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar" (Êx 4:12). https://youtu.be/NhIRxmLLOuA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 20 de fevereiro de 2021

O amor e o perdão


Sempre que penso na imperfeição humana (começando logicamente comigo mesmo); isto me leva a pensar no grandeza do amor a grandeza do amor de Deus. Jesus! Tantas vezes nos impacientamos com os erros e equívocos humanos - até mesmo daqueles que mais amamos; como se as pessoas fossem obrigadas à acertar sempre... Ao passo que, raramente, cobramos de nós mesmos nossos próprios erros e equívocos. Conheço pessoas que se angustiam e martirizam com os pecados alheios; e que não demonstram o menor incômodo com os seus próprios pecados... Se tornam maldizentes, detratores, e implacáveis juízes.

Bom mesmo é - antes de pensar na maldade humana, pensar no amor de Deus; pois o foco no amor de Deus anula o ódio no coração humano. Acredito que os crentes que semeiam e cultivam o divino amor; se tornam melhores cônjuges, melhores pais, melhores filhos, melhores amigos; enfim, melhores cristãos. É comum vermos pessoas "amarem" determinada pessoa; porém, ante à primeira decepção, passarem a odiar e demonstrar terrível rancor para com alguém que, outrora, fora um grande amigo. Na verdade, quando o amor invade o coração humano; nele já não há lugar para ódio e rancor. Pois Jesus habita nele. Aleluia!

No "Sermão da Montanha" - logo após ensinar a oração do "Pai Nosso", Jesus assim nos advertiu: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14-15). Portanto, perdoar não é um mero sentimento; mas, sim, um indispensável mandamento. E se é mandamento, pode (e deve) ser praticado. Pois o perdão - assim como o amor, é dívida contraída sob o manto da graça de Deus. Quem ama e perdoa, esquece as ofensas sofridas! E faz jus ao divino perdão.

Como é bom abraçar e desfrutar o grande amor de Deus:
https://youtu.be/_ZR0vJ-wsHQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Direções divergentes

Verdade e a mentira na mesma trilha, em rumos opostos:

Verdade e mentira - embora sigam na mesma avenida das nações, seguem em lados opostos da mesma: uma, em seu lado luminoso; outra, em seu lado escuro. Elas vão em direções opostas, pois são tangidas por diferentes pais: A verdade vai sob o manto do "Pai das luzes" (Tiago 1:17); já a mentira, sob a capa do diabo, "pai da mentira" (João 8:44). Misericórdia, Senhor!

A mentira tem separado casais, outrora felizes; e amigos, até então inseparáveis. Todavia, a verdade santifica aqueles que a abraçam (João 17:17); pois é depurativa e libertadora (João 8:32). Ao se dirigir ao irmão Gaio, João lhe diz: "me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade" (3 João 1:3). Jesus é a verdade em pessoa!

Pela Bíblia, somos advertidos que Deus não negocia sua glória, nem terá por inocente aquele que a profana. Pois Ele mesmo adverte: "Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?" (Salmos 4:2). Enfim, aquele que vive a mentir é infame e profano; pois o diabo é o pai dos mentirosos.

Assim a Palavra adverte o crente: "Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro." (3 João 1:11-12). Enfim, que cada um de nós seja um "Demétrio" amante da verdade. https://youtu.be/dWfZ6ISHrN8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Temos nossas dores


Hoje, em oração, me derramei em lágrimas... Nada que eu fizer será bom o bastante, ao Deus que olha a eternidade como um eterno hoje. E até o meu louvor e adoração são limitados ao nível de minha imperfeição. Mas... Deus me ama e me aceita! De que mais eu preciso? Faz tempo, tenho procurado manter constante vigilância no altar do sacrifício. E tenho procurado honrar as alianças feitas (até mesmo as que foram feitas com pessoas que não lhe fizeram jus). Eis algo que bem cedo aprendi: Que o fim das coisas é sempre melhor que o começo delas. Então - me sentindo fraco ou forte, vou manter minha aliança com o Senhor.

Na vida cristã é triste o fato de muitos - até bons crentes, não serem perseverantes quando provados. E muitos vão deixando pelo caminho, valores arduamente obtidos; e a desculpa é o fato de serem provados. E me pergunto: Será que não entendem que - antes da recompensa final, precisamos ser provados? Será que não percebem que o melhor de Deus não se resume em comer, beber, e folgar? Pois nosso caminho - por deserto ardente ou vale sombrio, deve ser percorrido com fé e firmeza. Assim como Daniel teve sua "cova de leões"; e seus amigos, sua "fornalha ardente"; nós também temos nossas dores e aflições de cada dia.

Isto é o desafio: "não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus... Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; Mas se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte" (1 Pe 4:12-16). Isto é a cruz.

Nossa fé em Jesus deve se sobrepor às situações da vida:
https://youtu.be/NfwcmW4uqTs

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Convicções bíblicas

De minhas convicções bíblicas eu não abro mão:

A Bíblia declara que Jesus deu sua vida por nós "Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça" (1 Pedro 2:24). Portanto - estando plenamente convencido da veracidade deste texto, tenho procurado viver em sintonia com ele. E assim procuro viver, pois tenho plena certeza que Cristo levou os meus pecados sobre si.

A Bíblia assim resume a doutrina da justificação pela fé: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5:1). E assim, a plena  certeza que eu tenho - de ter sido salvo por Jesus e justificado pela fé, forja o meu caráter, fortalece o meu espírito, pacifica a minha alma, acalma a minha mente, e protege o meu coração. Disto estou plenamente convencido!

Considero enriquecedor ter aprendido na Palavra de Deus que "a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Provérbios 4:18). Em meu entendimento, esta declaração bíblica indica que um dos sinais da genuína conversão é percorrer a estrada iluminada pelo Espírito; que conduz à perfeição cristã e refina a santidade bíblica. Esta é minha convicção!

Enfim, precisamos crescer espiritualmente, "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (Efésios 4:13-15). Amém. https://youtu.be/JG1DpdyW4v8

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Provas e sofrimentos


Neste mundo, todo ser humano tem suas provações pessoais. E nós crentes em Jesus, não estamos livres delas, sendo talvez provados até com maior rigor que as demais criaturas. Mas o crente precisa saber que sua provação é temporária. Pois a Bíblia diz que "nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente" (2 Cor 4:17). Portanto, além de ser leve e passageira, ela traz consigo excelente peso de glória. E assim, vós cristãos, deveis ser "firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" (1 Cor 15:58). Ser cristão é ser perseverante!

Nós cristãos devemos Seguir o caminho da vida - sem levar em conta os contratempos e solavancos; porém, mantendo sempre os olhos na linha de chegada. Pois, provações refinam nossas qualidades morais e aprimoram nossas habilidades espirituais. Mas, muitos ignoram que as melhores sementes de vida são cultivadas no canteiro do sofrimento. É lamentável que certas igrejas vejam no sofrimento uma espécie de maldição. E que líderes de ocasião surfem nesta onda, bradando o chavão "Pare de sofrer" (como se sofrimento fosse opção descartável). Jesus não nos prometeu vida sem dor; todavia, prometeu estar para sempre conosco.

Devemos considerar este testemunho de Paulo ao seu discípulo Timóteo: "Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados." (2 Timóteo 3:10-13). Isto contraria o o pensamento daqueles que veem a vida cristã como um carrossel de "oba oba".

Na vida cristã, as provas amargas darão lugar ao sabor de mel:
https://youtu.be/ah_GtTnER9A

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Vida nova em Cristo

Sinto prazer em crer e testemunhar minha nova vida:

A Bíblia diz que "nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor" (Rom 14:7-8). E este texto demonstra o valor de sermos de Jesus; pois se nascemos de novo - quer estando vivos ou estando mortos, somos do Senhor.

Quando Jesus discorreu sobre a necessidade de nos alimentarmos dele, resumiu tudo nesta declaração: "Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim." (João 6:57). Assim, o cristão precisa saber que este é o modo de viver eternamente. Ou seja: Se nutrindo de Jesus, vivendo nele e para ele.

Assim Jesus falou: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" (João 11:25-26). Que bênção! Pois "foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos" (Rom 14:9). E nele, temos vida eterna.

Este é o testemunho de Paulo: "pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gál 2:19-20). Enfim, seja pela vida seja pela morte, somos do Senhor! https://youtu.be/L6M3ifUkf_I

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Jesus é a Luz divina


Hoje tive minha madrugada de gemidos; pois meu espírito auscultou o rugir da besta fera. E sei que seu rugir açoda as pragas virais e os reis da terra. A Bíblia afirma que "toda a criação geme" (Rom 8:22); e seus gemidos são ouvidos, no ribombar dos trovões, nos tremores de terra, no resfolegar dos vulcões, no fluxo e refluxo das grandes ondas do mar. E ela também fala da "angústia das nações" (Luc 21:25). Mas, salvo crescente intensidade dos gemidos, "nada há de novo debaixo do sol" (Ecl 1:9). Então, como no antigo Egito, o que faz diferença no mundo em trevas é a Luz divina acesa na vida do povo de Deus.

Em oração, tenho certeza que a Luz que me une ao céu faz separação entre o rugir da besta fera e o cantar dos anjos. Isto se tornou possível desde que a graça de Deus revelada em Jesus, me tirou das trevas para a sua divina Luz! Então, ao invés de morte, falarei de vida; ao invés de tristeza, cantarei de alegria. Pois a Bíblia diz que "Grande é o SENHOR e mui digno de louvor" (Sal 48:1). Enfim, os salvos por Jesus sabem que o mundo está em trevas. Mas a eles, o Senhor diz: "Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça." (Mal 4:2). E isto é promessa divina! É Luz que jamais se apagará!

A Bíblia diz que "as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito." (Rom 8:18-23). Vem Jesus!

O nosso Deus é grande! Bem maior que tudo e todos:
https://youtu.be/WGHf95-vgCI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Não ameis o mundo

Desde que eu li na Bíblia, passei a considerar que:

O cristão não é deste mundo. Pois o próprio Jesus disse: "Se vós fôsseis do mundo o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia" (João 15:19). Logo, segundo o meu pensar, este ódio movido por este mundo não é por sermos simplesmente bons ou maus; mas, por sermos o povo de Jesus.

A Bíblia expõe a oração que Jesus fez ao Pai em nosso favor: "Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal." (João 17:14-15). Logo, sendo o cristão membro do corpo de Cristo; isto, por si só, explica o ódio de um mundo que despreza os ensinos de Jesus.

Enfim, as palavras apostólicas registradas na Bíblia assim nos ensinam: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (1 João 2:15). Se observarmos atentamente, percebemos que o amor ao mundo aqui referido significa amor ao sistema, não às pessoas. Ou seja: Devemos amor ao mundano, mas não ao mundo.

A Bíblia, neste texto, diz como deve ser o nosso proceder: "Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem; E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa." (1 Coríntios 7:29-31). Amém. https://youtu.be/maeU_hHjtts

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Tempos complicados

Sou pastor, mais de 50 anos, e sempre pensei que os últimos dias seriam como os que hoje vivemos; só não pensei que seria em meu tempo de vida. E nós que cremos em Cristo e abraçamos seus ensinos, precisamos estar preparados para lidar com estes tempos difíceis. Pois, em dias assim, as opiniões se conflitam, as narrativas se contradizem, e os ânimos se exasperam. Trabalhar é bom... Mas cansa; ficar em casa é bom... Mas cansa. Enfim... Sabemos que quase tudo na vida exige esforço e produz cansaço; daí ser necessário bom condicionamento psicológico e desempenho espiritual para conseguirmos conviver com seus males e contrariedades.

Em tempos assim, precisamos priorizar aquilo que é bom e agradável; para não cairmos na desagradável armadilha da razão alucinada e da emoção desvairada. Logo, devemos ouvir menos notícias ruins e falar mais de coisas boas; buscar lugares amenos para "esticar as pernas", fazendo boas caminhadas. E sobretudo, priorizar convívios familiares e cultivo espiritual. O profeta nos diz: "Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco" (Amós 5:14). E o próprio Deus assim nos sinaliza: "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." (Jeremias 29:13). Glória a Deus!

Em dias confusos como estes, nada como ouvir a santa Palavra de Deus: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:6-8). Enfim, na Palavra de Deus encontramos solução e resposta para tudo.

Esta é uma canção apropriada para este tempo:
https://youtu.be/tKJ9Lp3GwHs

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Questões polêmicas

As questões controversas - antes de dividir, deveriam nos levar à refletir:

No Novo testamento, vemos a visão conservadora dos fariseus e a visão progressista dos saduceus; duas correntes teológicas no judaísmo. A primeira cria na vida após a morte, nos anjos e demônios, no céu e no inferno. Já a segunda - não acreditando no que não pudesse ser tocado e comprovado, era cética quanto a doutrina judaica; e suas críticas eram despidas de qualquer espiritualidade.

Isto me faz pensar na interminável controvérsia entre arminianos e calvinistas. Pois nela, se discute predestinação divina e livre arbítrio humano. Jonas, em seu castigo, tinha duas opções: Morrer nas fétidas entranhas do grande peixe; ou cumprir sua missão em Nínive. Ele optou por esta última! E, por se arrepender, Deus o libertou da morte e lhe devolveu a missão de sua vida.

No ser humano (seja ele crente ou ateu) sempre haverá tendências. E nós cristãos não lhes somos imunes. A vontade de Deus é soberana? Sim! Existe ou não existe livre arbítrio? Existe! Enfim... Ambas as questões são igualmente verdadeiras. Deus impõe ao homem princípios que devem ser praticados? Sim! E nós, podemos nos recusar a obedecer? Sim! É assim que creio.

Este texto da Palavra de Deus nos adverte que "se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários." (Hebreus 10:26-27). Então, Cabe a todos nos cristãos, perseverar na fé e nos valores da Bíblia.

Segundo a Palavra de Deus "o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma." (Hebreus 10:38-39). Abraão viveu pela fé, e venceu pela fé. Então, vou seguir com fé: https://youtu.be/xw8N3JfxRZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

A vida cristã bíblica


Creio que preciso orar mais e sempre. Pois vivo em um mundo mau e hostil aos valores da fé cristã. E não há como manter a fronte erguida na Verdade e os passos firmes no Caminho, sem uma boa retaguarda de oração. Em meu viver cristão, tenho percebido o quanto a real fé crista é odiada e combatida. A Palavra de Deus sofre ataques dos inimigos da fé bíblica; e sofre também com ataques dos que se dizem amigos da fé bíblica e trapaceiam seus valores. Porquanto, a heresia e apostasia são tendências que prosperam.

Creio nos sagrados ensinos apostólicos. Creio na doutrina cristã que faz contraponto aos ensinos dito cristãos que desfiguram a verdade e mercadejam os valores sagrados. Creio nos milagres de Deus! Eles estão muito acima dos "milagres" artificiais, de ocasião, sem propósito e conteúdo sagrado. Creio o que a Bíblia diz! Cujo Antigo Testamento explica nossa vida na História; e o Novo Testamento da forma e sentido à nossa história de vida. E para não abrir mão destes valores, preciso continuar em oração.

Uma vida, para ser bíblica, precisa ser também vida de oração. Pois só assim, podemos nos firmar na verdade. A Bíblia nos diz que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hebreus 11:1-3). Deus! Obrigado por Jesus! Obrigado pela Bíblia! E por ser quem sou!

Louvado seja Deus! Eu também creio assim:
https://youtu.be/YQn-jkupQuU

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

O coração e as mãos

Vemos na Palavra de Deus, o salmista perguntar: "Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. (Sal 24:3-5). E a Palavra de Deus lhe dar resposta.


Se queremos crescer, precisamos crer, ouvir, e praticar o que nos propõe a Palavra de Deus: "Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará." (Isaías 35:3,4). Pois, assim fazendo, teremos paz e segurança.

Na verdade, para que esta seja uma atitude firme e constante da nossa parte, devemos orar como o salmista: "Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome." (Salmos 86:11). E perseverar neste santo propósito.

Pelo Espírito de Deus, também conheço este alguém que a canção menciona! Ele é Jesus: https://youtu.be/yQ7DHiVqqiQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Na Bíblia está escrito


Na vida, remédios amargos são necessários ao tratamento de certas doenças; e prescrições perigosas - como quimioterapia e radioterapia, para combater enfermidades mortais. E existem medidas médicas estremas - amputação de partes do corpo, para que o restante do corpo sobreviva. A humanidade em seu todo, sofre medidas parecidas, no agir de Deus para por fim à rebelião e perversão humana; coisa que muitos (até muitos cristãos) parecem não notar. Medidas assim, quase levaram à extinção a geração de Noé. Deus quer nos salvar! E para isto, enviou Jesus. Resta saber que a humanidade deseja ser salva.

Sem emitir opinião pessoal, apresento o quadro profético reservado aos dias do fim: Quatro seres que levarão dor e angústia à humanidade. "Vem, e vê" (Ap 6:1): 1º selo: O Anticristo sobre o cavalo branco, com seu arco, em busca de sua coroa. 2º selo: A Guerra sobre o cavalo vermelho, universalizando a dor que a guerra provoca. 3º selo: A Fome sobre o cavalo preto, racionando comida. 4º selo: A Peste sobre o cavalo amarelo, levando consigo o dor e morte. No abrir dos quatro selos, foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste. Só mesmo Jesus pode nos valer.

Este texto precisa ser lido e considerado; pois é uma profecia que tem a "cara" deste tempo: "...E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer. E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê. E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada. E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão. E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho. E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra." (Apocalipse 6:2-8). Misericórdia Senhor!

Continuando o texto: "...E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram. E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?" (Apocalipse 6:9-17). Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Nós que esperamos em Jesus, temos esta preciosa promessa do Senhor: "Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria." (Malaquias 4:2). Glória a Deus! Canções de fé e esperança (como a que segue) são oportunas à este tempo: https://youtu.be/cwOgDtyahVw

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 7 de fevereiro de 2021

O pecado no mundo

Desigualdades são inevitáveis, desde que o pecado entrou no mundo:

O mundo é marcado por desigualdades sociais. Gente muito pobre convivendo com gente muito rica... Mal que aflige à todos nós, desde que, por infidelidade à Deus, o pecado entrou no mundo. Foi assim nos dias de Noé; assim nos dias de Jesus; tem sido sempre assim. A Bíblia diz que "o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males" (1 Tim 6:10). O pecado é nosso mal maior.

E as desigualdades morais? Enquanto uns mentem, outros blasfemam; uns se drogam, outros se prostituem; uns ofendem velhos, outros violam crianças; uns matam, outros se matam... E muitos perguntam: Por que este mundo é tão triste? Na Bíblia está escrito que "por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte" (Rm 5:12). O pecado causa o caos moral.

Existe solução simples para tão grave mal? Claro que não! Logo, face à gravidade do pecado, a morte se tornou necessária. E assim, devido ao mal causado pelo pecado, a morte se tornou um mal necessário. Enfim, todos precisam "nascer de novo" (Jo 3:3). Pois, aquele que nasce uma vez, morrerá duas vezes; porém, aquele que nascer duas vezes, morrerá apenas uma vez.

A Bíblia indica este o processo: "Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim" (1 Cor 15:21-24). E naquela rude cruz, Jesus morreu a nossa morte, para vivermos a sua vida: https://youtu.be/8Y5aspOQxsI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Jamais estamos sós


Por experiência própria posso dizer que a oração sincera, fervorosa e humilde, sempre nos traz conforto e resposta. Todavia, uma oração bem feita é marcada por fé na Palavra, clamor nos lábios, lágrimas nos olhos, e amor no coração; e sem jamais esquecermos que as orações nunca terão suas respostas, fora da soberana vontade de Deus e da chancela do nome de Jesus. E enquanto esperamos a resposta desejada - ainda que nos pareça demorada, somos guardados no amor revelado em Jesus. Amor que faz a diferença entre vida e morte, entre céu e inferno. E assim, mesmo nos sentindo carentes, temos tudo! Porque temos Jesus como nosso Pastor e Senhor.

Neste mundo - se nós que estivermos em Cristo, jamais estaremos a sós (ainda que algumas vezes nos sintamos assim). Entretanto, se faz necessário perseverarmos em oração e abraçarmos as promessas do Senhor. Elas jamais falharão! Faz bem saber que a luz de Jesus ilumina nossas noites mais escuras. Pois o mundo que vivemos, dominado por conceitos e teorias sobre usos e costumes de péssimo gosto, propõe ideias perversas e confusas sobre a vida. Enfim, devemos praticar este imperativo de Jesus: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41). Assim, nós venceremos.

Na Bíblia, assim nos advertiu o Senhor Jesus: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem." (Lucas 21:33-36). Ó Senhor! Ajuda-nos a discernir o lado cruel - ainda que tão dissimulado, do mundo em que vivemos.

Esta canção - se entoada com fé, é uma valiosa oração:
https://youtu.be/1e0Eo6uS_B0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Cruz e depois coroa

Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará" (Marcos 8:34-35). Amém.


A Palavra de Deus sinaliza a necessidade de abnegação daquele que quer seguir Jesus, usando o exemplo dos atletas: "todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível." (1 Coríntios 9:25). Portanto, se quisemos herdar o céu, precisamos primeiro levar nossa cruz; para depois recebermos a coroa. E temos o exemplo do próprio Jesus!

Jesus assim nos advertiu: "quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim." (Mateus 10:38). Em meio às lutas da vida, a Bíblia  nos encoraja: "E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória." (1 Pedro 5:4). Bendito seja o Deus que nos salvou por Jesus!

A Bíblia diz que "o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho." (1 João 5:11). Louvado seja o Deus eterno! Pela eterna salvação que nos concedeu através de seu Filho Jesus!

Aleluia! Temos acesso à única fonte de eternidade e amor ( https://youtu.be/4AR4dT5CE8Y ) que é Jesus!

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Tributo ao Criador


Ainda bem cedo, levantei pleno de adoração, louvor e gratidão. Como faz bem despertar com bons sentimentos! Adoração à Deus, por tudo que ele é! Louvor à Deus, por tudo que ele faz! Gratidão à Deus, por tudo que me deu! Aleluia! Posso dizer que tudo - não o "tudo" que muita gente busca; mas... Tudo que me faz feliz! Contemplo a criação de Deus é... Me deleito! É tanta coisa linda de se ver! Tantas formas, tantas cores... Louvado seja Deus! Ao criar a humanidade ele nos fez pretos, vermelhos, brancos, amarelos... Glória a Deus! Tenho vida, família, amigos, propósito. Isto agrega tantos valores que nem dá pra contar.

A existência contrapõe saúde e doença (que valoriza a saúde); alegria e tristeza (que valoriza a alegria); riso e choro... Enfim, tanta riqueza, nem sempre entendida e valorizada. Deus nos criou perfeitos e... Nos perdemos! Então, ele nos sentenciou à morte. Mas, enviou seu Filho para nos procurar. Jesus sabia que para nos salvar, teria que morrer a nossa morte... Meu Deus! Vemos no curso da história, tanto amor envolvido! Porém... Infelizmente, a maioria não se apercebe que a vida - antes de ser um direito; é um dever a ser cumprido, até à última gota de lágrima, de suor, de sangue; mas... Sem jamais perder de vista o Criador.

Que maravilha!

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam (João 1:1-5)... Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."
(João 1:11-14)

Glória a Deus!

Meu tributo ao Deus eterno que nos deu vida eterna:
https://youtu.be/AKFoNK4Z0vE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Alegres no Senhor

Cultivo um sentimento que vale mais que saúde e dinheiro:

Uma antiga canção nos diz que "A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus". Portanto, a real alegria não vem com saúde, fama, ou dinheiro; pois - se fosse este o caso, pessoas saudáveis e ricas não recorreriam ao suicídio. A Bíblia diz que a visão de Jesus pode converter a nossa tristeza em alegria (Jo 16:20). Assim, perdemos alegria (e não só) estando longe de Jesus.

Uma outra canção antiga diz que "A alegria deste povo continua; continua até Jesus voltar". Assim, os que vivem esperando a vinda de Jesus, são contagiados por alegria. E esta alegria faz do povo cristão um povo que ora, canta, e se alegra. Isto não quer dizer que não tenhamos os nossos tristes momentos. Mas é apenas temporário; pois, a alegria do Senhor logo nos toma.

Enfim, outra antiga canção atesta que "O crente é pra viver sempre alegre no Senhor". Ou seja: Mesmo pouco ou nada tendo, sempre alegres nele! A Bíblia declara que devemos ser: "Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo." (2 Coríntios 6:10). Que benção! Jesus é a eterna fonte de nossa alegria!

Temos estes textos de apoio: "na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará." (Jo 16:22). "E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo... E havia grande alegria naquela cidade." (At 8:5,8). "E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo." (At 13:52). "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." (Rm 14:17). Jesus éo motivo de nossa alegria: https://youtu.be/JP2fu7D8YaY

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Orar por toda gente


Sempre que pensamos em oração, nos lembramos de sua definição mais simples: "Orar é falar com Deus". Então, ao falarmos com Deus, devemos seguir alguns modelos. Davi, quando perseguido e odiado por seus inimigos, declarou: "Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração" (Sl 109:4); sem saber que estava cumprindo este mandamento de Jesus: "Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem" (Mt 5:44). E assim, sem rancor ou imprecação, e nosso dever fazer oração por toda gente! Até mesmo pelos nossos inimigos.

O salmista Davi, ao ser injuriado e zombado por ímpios e bêbados, assim reagiu: "Eu, porém, faço a minha oração a ti, Senhor, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia" (Sl 69:13). Nesta sua atitude, o salmista nem imaginava quão ligado ele estava a este mandamento do Rei Jesus: "Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam" (Luc 6:28). Logo, devemos orar por salvos e perdidos; por quem nos bendiz e por quem nos maldiz. Enfim, devemos orar pelos enfraquecidos, como Jesus fez em favor de Pedro: "Mas eu roguei por ti" (Luc 22:32). Pois orando assim, mais abençoados somos nós.

A doutrina apostólica nos admoesta a orar por todos: "Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (1 Tim 2:1-6). Enfim, "orar por todos os homens" significa interceder pelos bons e pelos maus. Louvado seja Deus.

Agora, com outros irmãos, nos unimos em oração:
https://youtu.be/XQPcUyuyeno

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Graça e fé que salva

A Bíblia assim nos declara: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9). E é esta graça de Deus e fé em Jesus que faz diferença, entre pecador perdido e pecador remido.


A Palavra de Deus destaca que "os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça." (Atos 4:33). Na verdade é esta graça abundante, misturada com fé em Jesus, que garante à todos nós, eterna salvação.

A Palavra de Deus diz aos crentes: "Portanto, assim como em tudo abundais em fé, e em palavra, e em ciência, e em toda a diligência, e em vosso amor para conosco, assim também abundeis nesta graça." (2 Coríntios 8:7). Maravilhosa graça: https://youtu.be/VhIT1S17QpM

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar