quarta-feira, 25 de agosto de 2021

O ministério itinerante

Ser itinerante não é querer sair; mas, estar sempre disponível à missão:

Hoje, meu pensamento se volta para os pastores. Sou grato ao Senhor por aceitar e ser parte do princípio da itinerância. Pois, crer e aceitar este princípio me levou a escrever uma história de vida que me honra e me dá prazer. Penso não saber proceder de outro modo. Ou seja: Não me sinto um vaso estacionário; sou sim, um vaso em movimento que servirá onde for necessário.

Digo que me causa estranheza o modo como alguns pastores lidam com o ministério itinerante, princípio vigente na IMW. Fico a pensar nos que são sempre prontos a exigir os direitos que a lei lhes garante; mas, indispostos a cumprir os deveres que esta mesma lei lhes impõe. Então me pergunto: Quais serão os reais motivos que levam alguns a agir de modo tão contraditório?

Em certos casos, sermos presos em uma determinada cidade pode nos impedir de cumprir o "Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura" (Mar 16.15) em toda sua extensão. Até porque, a própria Bíblia nos diz que "não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a vindoura" (Heb 13.14). Enfim, este desajuste pode comprometer o propósito de Deus para a nossa vida.

A Bíblia diz que Jesus ia por "todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara." (Mat 9:35-38). https://youtu.be/TnTMayKHhOY

Cordialmente;
Bispo Calegari

5 comentários:

  1. Concordo Sr. Bispo a itinerância é bom tanto para a igreja , como para o pastor, com isso nós pastores adquirimos mais experiências.

    ResponderExcluir
  2. Que mensagem linda Sr. Bispo Calegari!

    É uma honra servir a Deus e sempre obedecerei.
    Pronto para servir com alegria por onde quer que Ele me enviar.
    Sou apenas seu servo....

    ResponderExcluir
  3. Na minha modesta opinião, itinerância é o resultado da obediência à grande comissão. o simples fato de eu obedecer o ide já implica em ser itinerante... Deus nos ajude, um grande abraço meu bispo.

    ResponderExcluir
  4. Vejo na itinerância um propósito de Deus para desenvolvimento ministerial e crescimento pessoa, sem contar com a maravilhosa experiência de conhecer muitas pessoas e amar e ser amado, como é bom ter laços que não se rompem mesmo com o passar dos anos e perceber o quanto

    ResponderExcluir
  5. GLÓRIAS A DEUS PELOS VASOS MÓVEIS PARA QUALQUER OBRA DO MESTRE E DE SUA IGREJA

    ResponderExcluir

Compartilhar