As experiências passadas são bases de apoio para as vitórias futuras:
Sou apreciador e praticante, desta importante exortação: "Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições" (Hebreus 10:32). Portanto, se nós soubermos dosar as lembranças passadas, reteremos as lições e descartaremos as queixas. Pois as durezas do passado não devem ser prisões; mas sim, plataformas de lançamento.
Ao se dirigir aos irmãos colossenses, Paulo usa este testemunho: "Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne" (Cl 2:1). E com estes dizeres, o grande apóstolo nos ensina que as nossas lutas devem ser travadas - não em defesa de interesses pessoais; mas, em função das vidas sob nossa cobertura.
Paulo deixa claro que padecimento e perseguições sofridas não devem nos inibir: "mesmo depois de termos antes padecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate" (1 Ts 2:2). Antes, pelo contrário, elas devem ser tonificantes e estimulantes ao bom desempenho de um servo do Senhor Jesus.
A exortação de Paulo a Timóteo, cabe em todos nós: "sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (2 Tm 4:5-8). https://youtu.be/gboZYI7qLc4
Cordialmente;
Bispo Calegari