quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

A vida e suas rotinas


Precisamos orar um pouco mais; até mesmo para entender melhor, paradoxos e contradições da vida... Dou como exemplo, a questão das férias: A gente cansa do trabalho e busca descansar nas férias; depois, cansa das férias e deseja voltar logo ao trabalho (há muitos outros). Minha conclusão é que - em casos assim, nossa necessidade maior é a mudança de foco. Logo, entendo que a mudança de foco provocada pelas férias, acaba sendo importante para o descanso da rotina que nossa jornada de trabalho impõe, ao longo de um ano inteiro. Pois, ao que parece, o cansaço maior é causado por ações rotineiras.

Devemos rever certas práticas rotineiras que acabam fazendo mais mal que bem. Posso dar exemplos: A mulher em seu cuidado diário da casa, pode mudar seu modo de arrumação, mudar certos móveis de lugar, etc. E quem trabalha fora pode alternar roteiros de ida e vinda; etc. Enfim, devemos rever modos de agir e de pensar que foram aos poucos, se integrando ao nosso perfil. E então, mudar para melhor, nossos modos de agir e de falar; se os mesmos nos mantiverem presos em um ciclo vicioso de conflitos e desgastes. Porém, seja qual for nossa situação, devemos manter sempre em dia a nossa vida de oração.

Creio que Salomão, neste texto, procura demonstrar o cansaço da rotina:

"Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol? Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece. Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu. O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos. Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr. Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir. O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol."
(Eclesiastes 1:2-9)

Enfim, na vida, algumas coisas são imutáveis; mas, podem ser inovadas.

Em nossa jornada cristã, não devemos parar de lutar:
https://youtu.be/zx7QrUOScXw

Cordialmente;
Bispo Calegari

3 comentários:

  1. Uma boa mensagem sr Bispo Calegari devemos orar mais para estarmos em comunhão com o nosso Deus aleluia 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras meu Bispo... Que Deus continue usando o senhor e dando sabedoria para nos alertar e nos lembrar de como devemos ser e agir. Grande abraço e a paz do senhor Jesus Cristo esteja com o senhor e toda sua família.

    ResponderExcluir
  3. Como eu amo estas palavras São palavras de vida palavra verdadeira que edifica

    ResponderExcluir

Compartilhar