domingo, 3 de janeiro de 2021

Orar e vigiar sempre


No novo ano em que já estamos, devemos ampliar mais um pouco a nossa vida de oração. Sei que isto pode parecer fácil; mas não é. Pois orar continua sendo um dos votos cristãos mais quebrados. Porém, orar continua sendo a melhor maneira de nos aproximarmos de Deus e nos distanciarmos do mundo. E entre os inúmeros motivos que temos, para nos dedicarmos mais à oração, posso citar estes: Família, sustento, trabalho, saúde... São muitos motivos. E se alguém tentar nos dissuadir a protelar o momento de oração, precisamos ter coragem e força de vontade, pra resistir e seguir em direção ao nosso lugar de oração.

Sei que todos nós temos - uns dos outros, modos diferentes de pensar. E tenho consciência que muita gente - até não cristã, pode até ter mais razão que eu em muitas coisas. Porém, quando o assunto é "dever de orar", sei que não cometo engano. Na verdade, errados estão os que não lhe dão importância. Sei que vivemos em um mundo guiado por ideias e atitudes absurdas; contra as quais, pouco ou nada se pode fazer. Enfim, aprendi que a oração que tem a fé como seu apoio, é capaz de mover a mão de Deus. Enfim, não me deixarei iludir por antigos e novos conceitos sobre Deus. Para isto ser possível, preciso estar em oração.

No texto seguinte, vemos a oração de Elias mover a mão de Deus em sua direção: "Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos. E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça." (1 Reis 18:42-44). E o Deus de Elias é também o nosso Deus!

Se começarmos a orar, tudo se move e se transforma:
https://youtu.be/ADQY3Cj-Xlw

Cordialmente;
Bispo Calegari

5 comentários:

  1. Sábias palavras, a oração tem a ser um Diálogo , e não um monólogo ,há uma relação de necessidade de estar próximo , a oração é como o Ar que respiramos sua ausência nos leva a morte .. que o Senhor aqueça nossos corações de um ardor proveniente do Espírito Santo.. abraço a família...

    ResponderExcluir
  2. Amém a oração é o que dá sustentabilidade a nossas vidas. Obrigado Sr. Bispo por mais está reflexão.

    ResponderExcluir

Compartilhar