O ser humano é um ser de compleição física, com necessidades e instintos físicos acentuados. E isto tanto a doutrina bíblica, como ciência da biologia, definem de modo parecido. Mas, as semelhanças param por aí! Segundo a Bíblia, o ser humano é um ser tricotômico (corpo, alma, e espírito) tendo cada uma de suas partes integrantes, necessidades correspondentes às mesmas. Portanto, em seu corpo ele carece de necessidades inerentes à sua fisicalidade, tais como: alimento, relacionamento, atividade física, e outras afins). Porém, tais necessidades - tendo sido deturpadas pelo pecado original, podem ser levadas aos extremos.
O pecado original nascido da desobediência humana, afetou toda a criação. Porém, o ser humano continua sendo uma alma sequiosa pelo saber e pelos experimentos. Então, mesmo que seus valores morais tenham sido corrompidos por sua natureza pecaminosa - até ao pondo de confundir e desfigurar os seus mais nobres sentimentos e ideais; sua alma continua suspirando por realidades abstratas que ela expressa na arte, música e poesia. Mas isto não é capaz de a livrar de perversos instintos que a angustiam. Enfim... Sua libertação só será possível, pela recriação do espírito humano, mediante o novo nascimento em Jesus.
Enfim, face às fraquezas e limitações de nosso corpo que é a "casa terrestre" (2 Cor 5:1) em que temporariamente moramos; urge que o espírito humano recriado pela conversão, esteja sempre vigilante; para não se dissuadido pela sedução provocada pelos desejos carnais, ávidos por satisfazer seus apetites e prazeres. Pois, uma vez que os interesses da carne e do espírito são conflitantes; é natural supor que quando um é atendido, o outro é contrariado. E como as coisas de Deus é o que dão prazer ao espírito recriado; elas devem ser priorizadas. Pois, sem elas, o cristão renascido pode sofrer recaída e até voltar à velha vida.
Respondendo às indagações do fariseu Nicodemos, Jesus "disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." (João 3:1-8). Enfim, todo ser humano deve nascer de novo!
Obrigado Pai, por ter nascido de novo em Cristo Jesus:
https://youtu.be/LMjLGZeFj9I
Cordialmente;
Bispo Calegari
Somos novas criaturas, ALELUIA!!!
ResponderExcluirProfunda reflexão. Que Deus continue usando a sua vida Sr.bispo. Um abraço.
ResponderExcluirAmém 🙏🏻🙌🏼
ResponderExcluirAmém , glória a Deus !
ResponderExcluirBênção pura
ResponderExcluirBênção pura
ResponderExcluir