domingo, 31 de agosto de 2025

O meu descanso


Ao longo de minha vida, fui percebendo que - bem melhor que entender as coisas que acontecem, o bom mesmo é descansar no Senhor... É bênção purinha! Pois, ainda que não saibamos com exatidão, as coisas que nos acontecem; "porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos" (1Co 13:9); importante mesmo é saber que Deus sempre sabe o que faz. Isto é suficiente.

Existem muitas canções cristãs que falam sobre descansar em Deus (uma das que mais gosto postei no fim da mensagem); e, nem sempre, delas tiramos proveito. Pois, a bem da verdade, descansar em Deus é uma questão de ter fé e confiança. Então, precisamos treinar nosso espírito a esperar em Deus e nele descansar; podemos a isto chamar de condicionamento espiritual. É bênção!

Sobre descansar em Deus, diz a Bíblia: "desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera." (Is 64:4). Jesus assim nos convida: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei ...encontrareis descanso para as vossas almas" (Mt 11:28-29). Amém.

A Bíblia ordena: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia." (Salmo 37:3-6). https://youtu.be/W16PBAeZhS0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 30 de agosto de 2025

Razão para orar


Em fria manhã petropolitana, estive orando e intercedendo... Noé orou na arca da aliança, Abraão orou fora da tenda, Moisés orou no monte, Davi orou na caverna, Daniel orou no quarto, Jonas orou no ventre do grande peixe, Paulo orou no porão do navio... Temos razão para orar. No mundo inteiro, em todos os momentos, há sempre alguém orando. Tantos crentes orando ao mesmo tempo... Eu entre eles.

Ao orar, intercedi por quase tudo e quase todos (alguns nomes em especial) consciente que "a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido agravado, para não poder ouvir." (Is 59:1). Há tantas razões para orarmos: "...pelos que choram; ...pelos mansos; ...pelos que têm fome e sede de justiça; ...pelos que sofrem perseguição por causa da justiça" (Mt 5:4-10). Orar, sempre.

Na verdade, lemos na Bíblia que a oração de Elias fez descer fogo do céu e chover sobre a terra seca (1Rs 18:36-38;42-44); e a oração de Daniel o livrou da boca dos leões (Dn 6:10-11;22-23). Enfim, em meio as orações no Getsêmani, Jesus assim ordenou aos seus discípulos: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26:41). Devemos orar.

A Bíblia nos manda fazer "orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" (1Tm 2:1-4). Orar nunca é demais.

Entre as canções sobre oração, esta é um clássico que se destaca:
https://youtu.be/hFnO-nLajNk?list=RDhFnO-nLajNk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

A triste solidão


Todo cristão - ainda que algumas vezes se sinto só, está rodeado de uma legião de amigos... Isto é um fato! E quando seus amigos mais chegados não estiverem tão próximos, ele deve se lembrar que Jesus disse aos seus discípulos mais chegados: "sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só, mas não estou só, porque o Pai está comigo" (João 16:32). Amém.

O cristão precisa entender que solidão é sentimento; razão pela qual, podemos sentir solidão; e até mesmo, quando cercado de amigos a nossa volta... Solidão é sentimento. E não devemos ser movidos pelos nossos sentimentos; e sim, por promessas de Jesus. Pois ele mesmo nos diz: "eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." (Mat 28:20). Amém.

Enfim, não são poucas vezes que nos sentimos só. Em ocasiões assim, ao invés de olhar o vazio imaginário, devemos olhar as estrelas no céu... Que bem isto me faz! Jesus diz: "quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima." (Luc 21:28). Devemos incluir entre "estas coisas" a triste solidão. Amém.

No caminho para Emaús, dois discípulos seguiam "E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem" (Luc 24:14-16). Amém. https://youtu.be/CJG3Jsywcl4?list=RDCJG3Jsywcl4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Os meus 80 anos


Neste dia marcante, após percorrer a linha do tempo e chegar aos meus 80 anos - o ponto entre envelhecimento progressivo e cansaço enfadonho (salmo 90:10) posso declarar que me sinto preparado. Porque, desde os 19 anos tenho seguido o Senhor Jesus... Como diz uma antiga canção (em minha juventude a cantei muitas vezes) "Jesus Cristo mudou meu viver..." Que graça maravilhosa! Por ela eu fui salvo e perdoado, e recebi de Jesus, casa e família; tenho tudo que preciso pra viver. Sei que não acertei em tudo que fiz; porém sua obra em mim, me ensinou a valorizar tudo que dele recebi, ao longo de minha vida. Obrigado Jesus!

Neste ano dos meus 80 anos, se comemora centenário de nascimento do saudoso Bispo Gessé Teixeira de Carvalho... Como não pensar na grandeza moral e espiritual desse homem de Deus... Deixou marcas exemplares aos que com ele conviveram. Nelas, eu procurei me espelhar, para saber como lidar com provocações e adversidades... Com a sua vida e testemunho procurei aprender, o mais que pude. Pois nesta vida, todos aprendem com todos, e com tudo, e todos nós aprendemos com Jesus que disse: "aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mt 11:29). Que bênção Jesus!

A Bíblia diz que "Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado pois o Senhor o sustém com a sua mão. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. Compadece-se sempre, e empresta, e a sua descendência é abençoada. Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a descendência dos ímpios será desarraigada" (Sl 37:23-28). Senhor, guia os meus passos. Amém Jesus.

Enfim, cheguei aos meus 80 anos. Obrigado Senhor Jesus, por minha vida!
https://youtu.be/DwEfAUrKafE?list=RDDwEfAUrKafE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Vaso restaurado


Há dias em que o choro não pode ser contido... Hoje foi um desses dias. Obrigado Senhor! Por podermos ver e entender nosso nível de dependência de ti; e por saber que, ainda que nos esforcemos, nunca o nivelamos inteiramente. Somos vaso enfraquecido, as vezes com pequenas rachaduras; pelas quais, a água nele contida a se esvair, sem que nos demos conta... Assim somos nós.

Ainda bem que - assim como água que se esvai em um vaso trincado; assim também, as lágrimas correm soltas, sem poderem ser contidas, em um coração quebrantado... Obrigado Jesus! Pois, tanto nos amas que nos suportas, nos comoves, nos ajudas a entender este processo. Entre riso e pranto, guerra e paz, trabalho e descanso; assim vamos nós teus servos... Amém. Que bênção Senhor!

Ao pensar em vasos rachados, cujas águas estão se perdendo, longa ou rapidamente (a depender do tipo de rachadura) me lembrei dum antigo cântigo que diz: "Enche-me, Espírito; mais que cheio quero estar; eu menor de seus vasos, posso muito transbordar." O crente, ao se sentir vasio e sedento, tem de Jesus este convite: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba" (João 7:37). Amém Senhor.

Estando junto ao poço de Betesda, e falando à mulher samaritana, "Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte d’água que salte para a vida eterna." (Jo 4:13-14). Amém Jesus. https://youtu.be/NCQQcyYfM_0?list=RDNCQQcyYfM_0

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Oremos bem mais


Tenho sentido que, os dias em que as lutas aumentam de volume; também, são grandes as chances das orações diminuirem seu ritmo e intensidade... Deveria ser o contrário. Então, precisamos rever o nosso modo de lidar com nossas lutas. Porque famosa frase atribuida a Billy Graham conceitua que "muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder." É muito importante!

Em nosso viver diário, quanto maiores forem as lutas, e maiores os desafios, é quando mais poder precisamos buscar, para os enfrentar. É razoável pensar que o momento que antecedeu a tentação sofrida por Eva, e o assédio sofrido por Adão, tenha sido o momento que menos oraram... Na verdade, grandes tentações exigem profundas orações. Nunca é demasiado, orar um pouco mais. Amém, Senhor.

Em nosso viver cristão, os momentos que sucedem nossas grandes conquistas, e celebrações, e vitórias, são os momentos mais propícios ao adversário, para nos assediar... "Você é bom!" & "você é vencedor!" & "você é demais!" são as frases mais ouvidas em nosso íntimo e nos ouvidos - tanto por Satã, como pelo ego inflado de vaidade... Senhor, não nos deixe cair em tentação, livra-nos do mal. Que assim seja.

Horas antes de ser preso, Jesus "prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:39-41). https://youtu.be/gkxrmg7VB5k?list=RDgkxrmg7VB5k

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Somos de Jesus


Nesta manhã, depositei aos pés do Senhor, meus medos, preocupações e incertezas... Não devo carrega-los comigo! Na cruz Jesus os levou, antes que eu me desse conta... Ele me amou e deu sua vida por mim. Claro que Jesus deu sua vida por todos! Porém, falo por mim mesmo... Tenho razões sobradas, para fazer o que faço e dizer o que digo! Amém, Jesus me amou e me salvou.

Nesta manhã, como alguém sentado no chão, a espalhar fotos ao seu redor; estive a espalhar minhas lembranças - as boas e as ruíns, aos pés do Senhor. Como diz a antiga canção, "não há dor que seja sem divino fim;" ela também diz que "os espinhos tantos que nos vêm sangrar, são remédios santos para nos curar..." Ó meu Jesus! Sou grato ao Senhor por este meu entendimento. Amém,

Na verdade, Senhor Jesus, hoje posso entender que nem mesmo eu sou meu, pois tudo é teu (meus males inclusos). Pois, os meus pecados e dores foram lançados sobre ti. Então, o peso da cruz que estava sobre os teus ombros, se somou ao peso de minhas dores e preocupações agravando tua agonia... Enfim, se tua dor me alivia; ela também me constrange... Amém Jesus, sou teu.

A Bíblia diz que Jesus "tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53:4,5). https://youtu.be/IQdlC-CyOkM?list=RDIQdlC-CyOkM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 24 de agosto de 2025

O arrebatamento


Os que examinam a Bíblia, sabem viver os últimos dias... Soam alarmes proféticos e o mal avança, até o seu ponto culminante "cujo dia virá no tempo da extrema maldade." (Ez 21:29). Em meio aos dias que vivemos, a Igreja será arrebatada. Dia e a hora, não sabemos; mas, sabemos que "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados" (1Co 15:52). Então, "seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1Ts 4:17). Que bênção, Senhor!

A profetisa Débora, assim profetizou, orando ao Senhor, que "os que o amam sejam como o sol quando sai na sua força." (Jz 5:31). E o arrebatamento que esperamos, cumprirá esta profecia do profeta Isaías: "Perece o justo e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são retirados, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal." (Is 57:1). Enfim, até podemos discordar em alguns pontos; porém, temos esta promessa feita por Jesus: "virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (Jo 14:3). Maranata! "Ora vem, Senhor Jesus" (Apo 22:20). Amém.

Está Escrito:
"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." (1 Tes 4:13-18).
Amém Jesus!

No grande Dia do Senhor, os salvos serão arrebatados. Maranata!
https://youtu.be/zHQixzN2ihc?list=RDzHQixzN2ihc

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 23 de agosto de 2025

Vida abençoada


Tenho comigo que não preciso conhecer todos os mistérios, nem todas as ciências, nem todos os lugares; para viver, preciso de coisas simples... Água para beber, pão para comer, ar para respirar... Ah, sem esquecer que preciso de Jesus para viver. Pois "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam" (Jo 1:4,5). Jesus é tudo.

Ao pensar na vastidão do espaço sideral, me sinto bem menor que uma partícula de pó em suspensão... Se me sinto um nada, Jesus é Tudo. E Jesus no nada, transforma o nada em Tudo! E esta é a razão de Paulo declarar: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gl 2:20). E Paulo nos diz que viver "é Cristo em vós, esperança da glória" (Cl 1:27). Amém.

Na verdade, milagre de viver se resume em nascer e depois... Renascer! Nascer da vida e renascer da morte. Jesus disse "que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto." (Jo 12:24). Ele disse isto pensando em si mesmo; e prensando em nós, disse ele: "aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (Jo 3:3). Meu Jesus, que bênção!

Esta palavra me inspira: "Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." (Filipenses 1:20-21). Amém. https://youtu.be/dw5a65AOgTw?list=RDdw5a65AOgTw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Os problemas


Aos que têm problemas de insônia, aqui vai uma receita: Sempre que durante a madrugada, sentir que o sono não chega; ao invés de contar carneirinhos imaginários, conte ao Senhor os seus problemas. Ou seja: não fique a rolar na cama; fique de joelhos em oração! Acordaremos bem dispostos se mantivermos, de madrugada, um fio de oração... O fio de oração é um bom condutor do fio de esperança... Hoje mesmo, isto aconteceu comigo! Virei de um lado para outro e o sono não veio; logo, orei ao Senhor e lhe contei os meus motivos de preocupação; depois, pela vidraça da janela e já sonolento, contemplei as estrelas.

Como diz uma antiga canção do saudoso Jair Pires (do antigo dueto Jair & Hosana) "neste mundo todo mundo tem problema." Então, se não podemos resolve-los, não devemos permitir que eles interfiram em nosso dia-a-dia. Portanto, seja noite, seja dia, o melhor a ser feito é leva-los à Deus em oração. Na verdade, a vida será sempre melhor, para os que sempre oram. A oração, quando não resolve de imediato os problemas de uma família cristã, posso garantir que lhe dará sustentação. Enfim, se orando sofremos com lutas e provações; se nós não orássemos, a situação seria bem pior. Pois oração confere poder aos que a praticam. Amém.

Creia neste testemunho do salmista: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu: livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que o temem. ...Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias." (Salmo 34:4-17). Pois orar nunca é demais... Amém Senhor!

Este é o hino que citei na mensagem acima... Louvado seja Deus!
https://youtu.be/V7133mBa6hE?list=RDV7133mBa6hE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Deus sempiterno


Estou a pensar na Palavra de Deus... Ela diz que "No princípio criou Deus os céus e a terra." (Gn 1:1). E também diz que "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (Jo 1:1-3). Assim, em toda a criação, Pai e Filho se conjugam. Aleluia! Senhor Jesus!

Sobre o Filho, assim diz o Pai: "Este é o meu amado Filho; a ele ouvi" (Lc 9:35). E sobre o Pai, diz o Filho: "Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? quem me vê a mim vê o Pai: e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (Jo 14:9). E sobre sua unidade com o Pai, assim falou Jesus: "Eu e o Pai somos um" (Jo 10:30). Pois "Deus estava em Cristo" (2Co 5:19). Jesus!

Sobre o Espírito Santo, ele procede do Pai e é enviado pelo Filho... Assim falou Jesus: "quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim." (Jo 15:26). Enfim, o Pai enviou o Filho (Jo 3:16); o Filho enviou o Espírito (Jo 15:26); o Espírito glorifica o Filho (Jo 16:14); e os três são UM (Mt 28:20). Amém.

Este texto une os três: "aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." (Jo 16:13-15). amém. https://youtu.be/fE0JVkEMz3w?list=RDod62qpC9sb4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

A minha família



Em dias tão hostís, contra a família como instituição sagrada e base da sociedade humana, precisamos aprender com a Bíblia, sobre o modo certo de com ela lidar. Pois, família não é fruto do acaso; ela é projeto de Deus para o ser humano; por ele criado para povoar, organizar e governar a terra. No plano divino, ela é tão importante que a queda, ainda que a tenha maculado, não a invalidou. Então, o diabo que é o provocador da queda humana; o qual é o ladrão que "não vem senão a roubar, a matar, e a destruir" (Jo 10:10); procura por todos meios (até projetos alternativos de família) desfigura-la, até a destruir.

No início de minha conversão, pude aprender que antes que Deus formasse povos, nações e governos, ele formou a família. Na verdade, segundo a mais elevada definição desta organização social: "A família é a célula mater da sociedade." Para o bem de toda a humanidade, Israel e Igreja são guardiães de sua origem, e sua história, e suas mais nobres tradições. Portanto, se um judeu ou um cristão, atenta contra os seus princípios e valores; está profanando o projeto divino para povoar e abençoar o mundo. Enfim, segundo a Palavra de Deus, devemos amar nossa família, a modelando para que o mundo seja melhor.

A Bíblia diz que "se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família negou a fé, e é pior do que o infiel." (1 Tim 5:8). E também diz que "se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?" (1 Tim 3:5). Enfim, temos este mandamento: "Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo." (Col 3:18-21). Amém Senhor.

Como canta Régis Danese, a minha família é bênção do Senhor:
https://youtu.be/WbhRe3ObiOc?list=RDWbhRe3ObiOc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 19 de agosto de 2025

O que virá depois


Estou a pensar... Vivemos na vigência dos quatro cavaleiros do Apocalipse (Apo 6:1-8). Ou seja: A crescente manifestação do Anticristo (faltando tão somente a sua coroação) e o mundo assombrado pelo espectro da guerra, da peste, da fome... Ó meu Salvador Jesus! Somente a tua graça em nossa vida, e a presença do teu Espírito em nós, para nos sustentar firmes na fé, nestes terríveis dias.

A Bíblia nos diz "que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos." E que nesses últimos dias "haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos" (2Tim 3:1-2). Meu Deus! São os homens amantes de si mesmos que semeiam os males trazidos pelos cavaleiros do inferno. É só ouvirmos as notícias e darmos uma olhada ao redor... Os dias são maus.

Ao se referir aos dias que hoje vivemos, o Senhor Jesus assim falou: "se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mat 24:22). Pois é, amados irmãos; guerra, peste e fome são meios que o Anticristo usa, para enfernizar o mundo... Os judeus e os cristãos, de antemão, sabem o que virá depois.

Este é o tempo dos "ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (2 Tim 3:1-5). Meu Jesus! Amém. https://youtu.be/PiyMYcLsOr8?list=RDPiyMYcLsOr8

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Orar é essencial



Todos aqueles que oram e adoram, em espírito e em verdade, sabem que nestes dias, tudo (até mesmo as atividades simples) conspira para que oremos menos... Meu Jesus! Que neste tempo, a tua graça esteja sempre sobre nós; e que a tua boa mão se mantenha sobre todo aquele que procura manter o seu lugar de oração sempre aquecido; sendo perseverante na sua fé, e na esperança, e no amor. Amém Jesus.

Neste tempo, as barreiras e "oposições da falsamente chamada ciência" (1Tim 6:20) são tão dissimuladas e persuasivas, que muitos crentes, e até mesmo bons obreiros cristãos, vão se deixando enredar pela mesma. Então, em um ambiente tão tóxico, uma das primeiras vítimas desta persuasão é a prática da oração. Ó meu "Senhor, ensina-nos a orar" (Luc 11:1) pois precisamos aprender. Amém.

O nosso adversário é "o acusador de nossos irmãos" (Apo 12:10). O diabo - conhecedor que é da Escritura, não se incomoda com o nosso conhecimento bíblico; pois, prefere influenciar a nossa interpretação. Ele fez isto, com Eva, ao dizer: "É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" (Gên 3:1). Enfim, ao lançar dúvida sobre a Palavra de Deus, causou a Queda. Oremos.

No jardim Jesus se prostrou e orou "dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: ...nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mat 26:39-41). Amém Jesus.

Naquele abençoado jardim, o Senhor Jesus selou sua eterna vitória.
https://youtu.be/__uW3vHCiRA?list=RD__uW3vHCiRA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 17 de agosto de 2025

O real descanso



Em madrugada fria e chorosa fiquei a pensar em meu viver... Nunca devo esquecer quem sou em Cristo; "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Fl 1:21). Que viver no mundo impõe cansaço, isto eu sei desde muito cedo; pois a Bíblia diz: "Levantai-vos, e andai, porque não será aqui o vosso descanso; por causa da corrupção que destrói" (Miq 2:10). Ó Senhor Jesus!

Tenho em minha mente, este testemunho de Jesus: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também" (Jo 5:17). E ele disse Isto, em resposta à polêmica dos judeus, sobre o dia do descanso. Não discuto a lei de Moisés; mas, tenho certeza que o meu descanso está em Jesus que diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mt 11:28). Que maravilha!

O apóstolo Paulo diz que "Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo." (Rm 14:5). Tais diferenças são humanas. Fico com Jesus que diz: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mt 11:29). Aleluia!

A Bíblia nos diz: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde." (Gl 2:20-21). https://youtu.be/zbaPQJgfT1c?list=RDzbaPQJgfT1c

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 16 de agosto de 2025

Um conta-gotas


Aqui na terra, os nossos dias são como os pingos de um conta-gotas... Dependendo da qualidade dos dias que vivemos; ora, nós desejamos que os pingos caiam mais depressa; ora, que eles caiam mais devagar. Então, neste mundo, importante mesmo é que a nossa nossa vida ser vivida em Cristo Jesus; "para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida" (Rom 6:4). Pois, nele vivendo, sejam quais forem as tentações e provações enfrentadas, em todas elas "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rom 8:37). Gosto de assim pensar e viver.

Devemos ter sempre na lembrança, esta palavra que nos deixou Jesus: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mat 6:34). Portanto, sempre que sentirmos a dificuldade de um determinado dia, devemos lidar com ele como alguem já propôs: "Se a vida é um limão, façamos dele, uma limonada." Marta estava sufocada pelo desafio de receber o Senhor em sua casa; e Maria decidiu por se quedar aos pés de Cristo. Enfim... Ela ouviu Jesus lhe dizer: "Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Luc 10:42). Paz e descanso, só teremos em Jesus.

Assim nos diz a Bíblia: "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, verdadeiramente herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Rom 8:15-18). Amém Senhor Jesus.

Esta canção resume tudo aquilo que precisamos ouvir e praticar:
https://youtu.be/ZvMnrZLnKSs?list=RDZvMnrZLnKSs

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A paz e a guerra



Estou a pensar na canção de Ludimila Ferber que assim estribilha: "Em tempo de guerra, nunca pare de lutar; ...em tempo de guerra, nunca pare de adorar." Realmente, vivemos um tempo de guerra a vista; nações estão se armando o quanto podem... o rufar de seus tambores se fazem ouvir em toda a terra... Falam de paz; mas, rumam em direção a guerra. Que o Senhor nos proteja!

Na verdade, em um tempo como este, nós que somos povo de Deus, devemos pensar no tipo de guerra a ser combatido. "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" (Ef 6:12); e no tipo de arma precisamos usar. Amém.

Nós que vivemos no Senhor, não temos como objetivo lutar contra pessoas. Pois, "andando na carne, não militamos segundo a carne." (2Co 10:3). Já tenho dito que os que correm de joelhos, chegam mais rápido; e quem luta de joelhos, vence qualquer batalha. Enfim, Paulo assim falou: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (2 Tm 4:7). Assim precisamos falar.

A Palavra de Deus nos adverte que "as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo argumentos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo." (2 Co 10:4-5). Amém Senhor Jesus. https://youtu.be/AuasLKZC00o?list=RDAuasLKZC00o

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Orar ao Deus vivo



Tenho percebido e entendido que orar não é uma tarefa tão simples... Orar à quem? Ao Deus que criou "os céus e a terra" (Gn 1:1) que é o Deus "Todo-Poderoso" (Ap 1:8). Deus que nos amou tanto "que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16). Jesus nos ensinou a orar dizendo: "vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus" (Mt 6:9). Logo, tudo o que fizermos, até mesmo oração, deve ser feito em nome de Jesus, segundo ele prescreve: "tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho." (Jo 14:13-14). Orar ao Pai em nome do Filho. Amém Jesus.

Na verdade, devemos considerar que, na oração, Deus não pode ser visto; mas, nos vê; e se não ouvimos sua voz, isto não significa que não esteja falando... Ouvir Deus é mais auscultar que escutar; e tem muito mais a ver com o coração do que com os ouvidos. A Bíblia é a fonte fidedigna, do falar de Deus; e o Espírito Santo é o fiel transmissor do divino falar. Enfim, sobre as Escrituras, disse Jesus: "são elas que de mim testificam" (Jo 5:39). E sobre o Espírito Santo, assim falou Jesus: "ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir" (Jo 16:13). Que bênção!

Disse Jesus: "quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes." (Mateus 6:5-8). Amém, Senhor Jesus.

Esta canção tem um elevado nível de inspiração:
https://youtu.be/by8j7vwPuXk?list=RDby8j7vwPuXk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Jesus me conhece



Não sei se todos pensam como eu. Pensar, falar agir... Tudo ligado ao foco de cada um. Temos limites e sabemos muito pouco sobre eles. Nossa mente é relicário de lembranças, e nosso coração, um baú de sentimentos... Não sabemos de tudo lá guardado! É a razão de Davi ter pedido: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno" (Sal 139:23-24). Que maravilha Senhor Jesus.

A canção assim resume: "Me conheces, sabes tudo que eu preciso, antes mesmo de falar..." Ela é tão verdadeira! Pois, se baseia na Palavra. Ó Senhor! Me sinto entre os que podem, como o salmista, dizer: "te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem." (Sal 139:14). Quando me teceste no ventre de minha mãe, inseriste marcas indeléveis da fé que me habilitou a crer em Jesus. Obrigado Senhor.

Não sei se todos conseguirão chegar às conclusões que cheguei... Se não todos, muitos hão de conseguir. Pois, temos certos limites que precisam ser ultrapassados; e somente os que se entregarem a Jesus conseguirão! Então, assim como o cego de Siloé, poderão finalmente dizer: "uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo." (João 9:25). Enfim, estando em Jesus, os limites vão sendo ultrapassados e uma nova história vai sendo escrita... Só em Jesus, isto será possível.

Assim diz a Bíblia: "Senhor, tu me sondaste, e me conheces. "Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão." (Salmo 139:1-5).  Amém! Meu Jesus, isto é maravilhoso! https://youtu.be/ySB4ir-F5j0?list=RDySB4ir-F5j0

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Viver vida santa


Seguidores de Jesus e tementes a Deus têm na Bíblia, diversas placas de advertência. Eis algumas: "tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança" (Rom 15:4). "Estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram" (1Co 10:6). Devemos fazer como diz Paulo: "subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado" (1Co 9:27). Pois "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia." (1Co 10:12). Amém.

Usando exemplo da queda do povo de Deus do passado, a Bíblia assim nos adverte: "Não vos façais idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer, a beber e levantou-se para folgar. E não forniquemos, como alguns deles fornicaram; e caíram num dia vinte e três mil" (1Co 10:7-8). O apóstolo Paulo exorta os crentes a não cometerem pecado achando que "não tem nada a ver." Pois "se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo" (Heb 10:26-27). Viver vida santa.

A Bíblia diz que "de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama." (2 Pedro 2:19-22). Portanto, vigiemos!

O último estado de um desviado é sempre pior que o primeiro:
https://youtu.be/E-hDCDu9ozc

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

A vera liberdade


Estou a pensar... Jesus assim falou: "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo 8:32). Ou seja: Se o engano prende, a verdade liberta. Porém, para que a nossa libertação se concretize, precisamos conhecer - de fato, a verdade; e isto não é só decorar um texto bíblico. Até Satã conhece a Bíblia! No pináculo do templo ele tentou Jesus usando o salmo 91 (Mat 4:5-6). Amém.

Estou a dizer... Precisamos conhecer a verdade; e a verdade tem duas faces: Uma, grafada (a Bíblia); e a outra, humanizada (Jesus). Portanto, para entendermos corretamente a Bíblia, precisamos do Espírito; e para ter o Espírito, precisamos ter Jesus! Ele disse aos doutores da lei: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus" (Mat 22:29). Porque isto eles não tinham.

Na verdade, digo que não basta crermos no Deus da Bíblia... Está escrito que "Também os demônios o creem, e estremecem" (Tg 2:19). Pois, se assim fosse, o mundo estaria repleto de gente liberta; e não e isto que vemos! Enfim, para sermos libertos pela verdade, precisamos ter em nós o Libertador: Jesus! E ele assim completa: "porque sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5). Amém.

Os judeus disseram a Jesus: "Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. E o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (Jo 8:33-36). Amém Jesus.
https://youtu.be/AIqs0kqk-cc?list=RDAIqs0kqk-cc

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 10 de agosto de 2025

Quão grande Deus


Algumas vezes, estando no lugar de oração. nos autossurpreendemos... Hoje aconteceu comigo. Antes de orar, meus lábios se abriram em louvor ao Senhor, pelas lindas obras da criação. Pois ele, com arte e beleza, formou as galácias com as mais lindas estrelas e velozes cometas; e, como se não bastasse, preencheu com incontáveis galácias o insondável universo que criou. Que bênção! Louvado seja Deus!

Inundei o meu lugar de oração com o hino "Grandioso és Tu"... Que maravilha! Pensei nas riquezas terrenas... Pássaros canoros e suas lindas melodias, aves de rapina e sua imponência, insetos operários visitando as flores e as polinizando, sendo recompensados com o seu nectar, animais comuns e exóticos - desde os mais inofensivos às mais indomáveis e perigosas feras... Ó meu Senhor! Deus maravilhoso!

Enfim, pensei no caminho percorrido por Jesus (difícil, até mesmo para o Verbo que se fez carne) da mangedoura até a cruz... O Deus vivo enviou seu Filho amado que esteve com ele na Criação (João 1:1-2); pois, "sem ele, nada do que foi feito se fez" (Jo 1:3). Meu Senhor! Como não sentir e prantear... Tu és maravilhoso! Eu te adoro, Deus meu e Salvador meu! Obrigado por tudo, ó Senhor e Salvador Jesus!

Cato neotestamentário: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente." (Romanos 11:33-36). Amém Jesus! https://youtu.be/agkwxjXhulg?list=RDagkwxjXhulg

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 9 de agosto de 2025

Vivendo em Cristo


Na vida, se vivemos em Cristo, podemos ser felizes com tão pouco... Vida maravilhosa! Podemos sentar e levantar, andar, ver, ouvir, falar... Que maravilha! E mesmo nos faltando qualquer desses recursos, podemos crer e desfrutar esperança de vida eterna. Aleluia!

Como é bom podermos crer e viver em Cristo. Ele é a razão do viver! Pois, "se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2Co 5:17). "De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor" (Rm 14:8). Amém.

Enfim, por mais lutas e provas que tenhamos, a vida será sempre bela para quem está em Cristo... Aleluia! Então, podemos nele descansar; "Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte" (Sl 48:14). Que bênção! Amém meu Senhor!

Se Cristo foi crucificado por mim, "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2:20). Amém. https://youtu.be/c3SSCJ5xXOk?list=RDc3SSCJ5xXOk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Atentos aos sinais


Todo aquele que serve a Deus em espírito e em verdade, deve atentar para os sinais proféticos; pois, são sinais de alerta. Em Filipos, "certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia." (Atos 16:14). E assim como Lídia, precisamos estar atentos ao que a Palavra de Deus está dizendo ao seu povo. Ao longo dos séculos, a Bíblia têm sido como uma bússola fiel orientando o povo de Deus. Porém, muitos ignoram os seus alertas... Filadélfia tem sua porta aberta; já Laodicéia, mantém a sua porta fechada.

Neste nosso tempo, todo o cuidado ainda é pouco. Pedro falando aos irmãos, assim adverte: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão bramando, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo" (1Ped 5:8-9). E isto foi no alvorecer da Igreja! E em nosso tempo? Após tantos séculos de história, deveríamos estar bem mais atentos... Ezequiel profetiza sobre o "profano e ímpio príncipe de Israel, cujo dia virá no tempo da extrema iniquidade" (Eze 21:25). Enfim... Vamos estar sempre atentos.

A Bíblia assim nos diz: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando nossa mútua congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hebreus 10:19-25). Amém.

Esta canção nos traz oportuna chamada de atenção:
https://youtu.be/OUwVB8FweZE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Aperfeiçoamento


Em fria manhã petropolitana, dediquei grande parte de meu tempo de oração, para agradecer... Gratidão ao Senhor! Pelo dia em que vim ao mundo e pelo dia em que dele partirei; pelo transcorrer de minha vida, desde minha infância, até minha velhice... Meu Senhor! Tanto amor e graça, envolvidos, em uma jornada que intercalou riso e pranto, dor e alívio... Que bênção Senhor Jesus!

Penso que o intercalar dos fatos é um processo de aprimoramento e amadurecimento, para o eterno viver. Logo, o cristão precisa aprender - primeiro, com a Bíblia; e depois, com livros apropriados e alinhados com a Palavra de Deus. Quem já leu "O Peregrino" escrito por John Bunyan, em 1678 (um dos livros mais traduzidos e lidos da história) entenderá melhor o que eu digo.

Perfeição cristã é um processo; no qual, não existe etapa conclusiva... Ela não é um curso com diploma; e só o amor valida este processo. Enfim, ela evolui no mandamento do amor. Assim falou Jesus: "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" (Jo 15:12-13).

Disse Jesus: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. ...Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros" (Jo 15:14-17). Amém. https://youtu.be/335URELbcLA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Encontro com Deus


O cristão precisa estar no lugar de oração, ao menos uma vez ao dia; é o lugar onde eu encontro socorro e segurança... Onde o ser humano e o Ser supremo podem se encontrar e resolver; lugar onde o homem exterior se rende e o homem interior se renova. Tenho comigo que o lugar de oração - quando nele oramos com fé e sem reservas, se torna ponto de encontro, entre o mundo natural e o mundo sobrenatural... Aleluia! Porém, isto dependerá de nosso estado de espírito; se o Senhor nos aceitar, este será um encontro de vida e paz; caso contrário, será só um encontro do ser humano com seu eu carregado de impedimentos. Assim não dá!

Penso que - bem antes do homem prourar a Deus, Deus procura o homem. Com Adão foi assim, com Abraão foi assim, com Moisés foi assim... Com Natanael foi assim; disse-lhe Jesus: "Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira" (Jo 1:48). Mas, antes do real encontro, há condições pre-estabelecidas. Moisés assim deve ter entendido, quando Deus lhe "disse: tira as sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa" (Êx 3:5). Enfim, salvo casos especiais (e eles existem) Deus define as regras desse encontro: "buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração" (Jer 29:13). Amém Senhor.

Deus assim falou: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias. E, quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi teu pai, ...Também confirmarei o trono do teu reino, conforme a aliança que fiz com Davi, teu pai" (2Crô 7:14-18). Meu Jesus!

Esta canção tem exercido grande influência em minha vida.
https://youtu.be/65_3RzPiBf4?list=RD65_3RzPiBf4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Deus tudo governa


Estou a pensar em nossa posição em Cristo... Maravilhosa posição! Temos com Israel, tanta coisa em comum! Exceto diferenças superficiais, temos as mesmas crenças... Cremos na sagrada Escritura (eles questionam o novo testamento), cremos no relato bíblico da criação e nos mesmos patriarcas, em Moisés e na terra prometida, e nos reis, e nos profetas, e no Messias prometido.

Israel e a Igreja esperam o mesmo Messias; a Igreja, o Messias que veio como Cordeiro de Deus, para buscar e salvar os gentios; e Israel, o Messias que virá como Leão de Judá, para libertar os judeus e instalar o reino milenar; e os dois são a mesma Pessoa: Cordeiro e Leão, duas faces do mesmo Senhor e Cristo... Pois, ele é a razão de, aliançados nele, por ele nos aproximarmos.

Na verdade, o Deus da Igreja que enviou Jesus Cristo, para salvar os gentios, é o mesmo Deus de Israel, que enviará Yeshua Hamashia para a reconciliação de Israel consigo; "Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados." (Heb 11:40). Enfim, "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo" (2 Cor 5:19). Glória a Deus!

A Bíblia diz que "um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado estará sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre" (Isaías 9:6-7).
https://youtu.be/M0MrRTk-wf4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Deus tudo julgará


Na vida, há os que tem poder de legislar, e de fazer justiça, e de tomar decisões sobre terceiros; porém, usam este poder em seu próprio proveito e para prejudicar seus desafetos, os fazendo padecer sem justa causa. E sobre eles, assim diz a Palavra de Deus: "Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão. Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos" (Is 10:1-2). Meu Senhor!

Neste mundo, há quem faça o bem, em nome de Jesus, com propósito enganoso e intenção perversa. Sobre eles, assim falou Jesus: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." (Mt 7:22-23). Aos tais, está reservada a mesma sentença destinada aos perversos. Amém.

A Bíblia diz: "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos... Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte; Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça! Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel." (Isaías 5:20-24). Deus tudo julgará. https://youtu.be/3MmubJ1Z2Ww?list=RD3MmubJ1Z2Ww

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 3 de agosto de 2025

O tempo a se findar


Estou a pensar no tempo que nos resta... Não me refiro ao meu tempo de vida; e sim, ao tempo de presença na terra, dos fiéis em Cristo Jesus... O relógio que mede este tempo está em contagem regressiva; e não há como impedir, ou mesmo retardar a abreviação deste tempo... Não nos enganemos! A graça e grande e maravilhosa; porém, o tempo é muito curto e está a se findar.

Após prenderem João, Jesus se manifestou "dizendo: O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." (Mar 1:15). Este texto é uma clara referência ao tempo da graça... Nós estamos chegando ao fim deste tempo. Nestes dias, já não se vê conversões, como antigamente... Muitas adesões e transferências, poucos novos nascimentos.

Vemos sinais indicativos do fim dos dias; e eles se cumprem ao pé da letra; sinais no céu, sinais, na terra, sinais nos mares; é só trazer os eventos para as Escrituras... Já não há tanto tempo, como pensam muitos servos de Deus - de judeus a cristãos. Já de há muito, estamos avisados... "Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo." (Apo 14:7). Ó Jesus! Maranata.

A porta da graça está aberta; mas, está fechando. Disse Jesus: "Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois." (Luc 13:24-25). Lembremos das dez virgens"as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta." (Mat 25:10). https://youtu.be/JxO2eKPoOds

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar