É sabido que a sociedade humana é um conjunto de desiguais; fato que a miscigenação assentuou ainda mai. Ou seja: o ser humano não é feito em forma, ou produzido em série. Então, até nos gêmeos idênticos existem diferenças. E assim, cada um de nós é um ser único. Portanto, qualquer união que se estabeleça entre pessoas - até mesmo na própria família, representa uma união de desiguais. Portanto, criados por Deus com personalidade e livre arbítrio, temos a responsabilidade de saber conviver em grupo; e para que esta convivência seja saudável e mutuamente vantajosa, precisamos entender nossos limites - respeitando e sendo respeitados, e assumir o dever de ser partícipes dos direitos e deveres comuns; para que o grupo do qual fazemos parte, viva harmoniosamente. Jesus pode nos ajudar. Amém.
Na verdade, entre os grupos mais próximos e chegados, se destacam a família e a igreja. Na família, temos um aprendizado primário e evolutivo; o qual é essencial para conviver respeitosamente. Porém, infelizmente, vemos famílias que estão sendo separadas dentro de sua própria casa - seja pelo uso descontrolado da televisão, do celular, e até por estranhos e complexos conceitos identitários. Então, certos conflitos de gerações que, antes, iam sendo amaciados por convivência saudável, são hoje motivo de grande preocupação. Enfim, temos a ação da igreja. Porque em uma boa igreja cristã, se alguém decide por Cristo e nele renasce, pode aprender orientações bíblicas que capacitam e ajudam a repensar o passado, evoluir no presente e pensar o futuro, e vive a novidade de vida que é dada por Jesus. Amém.
A Bíblia diz: "agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; e como Cristo vos perdoou, assim fazei... Sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição." (Col 3:8-14).
Esta canção resume o real significado do viver em Cristo:
https://youtu.be/KDUsGua9wlM
Cordialmente;
Bispo Calegari
Nenhum comentário:
Postar um comentário