sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Buscando poder


Nós que esperamos a vinda de Jesus, em sua primeira fase, devemos manter a nossa luz acesa e a nossa reserva de azeite no nível (estas são as figuras comparativas reveladas por Jesus, na parábola das dez virgens). Ou seja: Devemos manter nossos olhos postos em Jesus, nossa mente voltada para as coisas de cima e o nosso coração transbordante da Palavra de Deus. Amém Jesus.

Para que a nossa vida espiritual esteja iluminada e aquecida, o procedimento é bem simples: Oração costumeira e meditação na Palavra de Deus. E oração não se restringe ao tempo que passamos orando; e sim, ao viver em espírito de oração. E meditação na Palavra não é somente o tempo de sua leitura; mas, manter a Palavra de Deus na lembrança. Porque isto nos trará fogo e luz.

A igreja precisa manter em evidência sua fogueirinha de oração, com reuniões de oração, no templo, e nas casas, sempre pondo em destaque a necessidade do batismo com o Espírito Santo, o clamor por avivamento espiritual, o busca dos dons espirituais, as orações de cura e libertação... Igrejas que assim fizerem experimentarão fogo e luz em seus cultos e em suas campanhas.

Lemos na Palavra de Deus que "Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus... E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro no lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias." (Atos 12:5,7). Enfim, oração contínua! Amém. https://youtu.be/o-uThgsVwCM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Amigos de Jesus


Tanto na igreja, quanto no mundo, muitos dizem ser amigos de Jesus... Serão mesmo amigos? Jesus assim falou: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (João 16:14). Neste texto, podemos perceber que o Senhor Jesus tem como amigos os que fazem a sua vontade. Então, se queremos demonstrar esta amizade, devemos procurar conhecer melhor a sua vontade. Ananias e Safira o seguiram envoltos no manto da mentira. E Judas o seguia (até o beijou) sem ter amizade. É triste isto.

No cancioneiro cristão, uma antiga canção assim declarava: "Jesus é o amigo melhor (2x) Jesus é o nosso Salvador; Jesus é o amigo melhor." Era tão simples, em sua composição, e tão profunda e verdadeira em sua mensagem. Em seus dias no mundo, sua amizade cativava e fazia seguidores atentos e discípulos mais chegados que irmãos. Então, Jesus sempre será, em todas as horas, nosso melhor amigo. Porém, para corresponder a sua amizade, seus seguidores devem priorizar a sua vontade. Amém.

Jesus sempre demonstrou ser amigo de Judas, até mesmo ao ponto de o chamar de amigo (Mateus 26:50). Mas é sabido que Judas - mesmo o tendo beijado, nunca foi seu amigo; tendo sido seu beijo foi apenas um sinal de sua terrível traição. Ele o seguia, não com propósito espiritual; mas, por ambição de poder e riquezas terrenas; sem entender que o poder e riqueza que Jesus oferecia era de natureza espiritual, na casa do Pai. Enfim, os falsos amigos de Jesus o seguem com este interesse... Meu Senhor!

Assim propôs Jesus aos discípulos: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." (João 15:14-16). Sejamos seus amigos.

Os verdadeiros amigos de Jesus devem andar em sua luz:
https://youtu.be/d-meRD4YsFg

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Crente resolvido


O cristão assumido e resolvido é um combatente que não desiste nunca... Mesmo enfraquecido, ele sabe quando seu Senhor dele se aproxima. Após a morte de Cristo - tendo Pedro voltado a pescar, Jesus lhes apareceu; e João "disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar." (João 21:7). Amém Jesus!

Pedro se lançou ao mar, indo em direção ao Mestre, porque - ainda que se mostrara momentaneamente acovardado, não se negaria a retornar ao seu porto seguro: Jesus! E o próprio Tomé, assustado com tudo o que presenciara durante o julgamento de Jesus, que o levou a se afastar do grupo de irmãos, voltou ao lugar de encontro (cenáculo) e lhe disse: "Senhor meu e Deus meu!" (João 20 28).

Nos dias atuais, não é preciso ser um cristão de longa experiência, para perceber que há muitas coisas estranhas (e isto, só para dizer o mínimo) acontecendo no meio do povo de Deus... Enfim, isto também acontecera no meio do povo de Israel, na travessia do deserto. Porém os cristãos resolvidos e assumidos saberão o que fazer, quando não houver nada a fazer. Jesus está voltando! Amém.

Esta deve ser a oração de um crente assumido e resolvido: "Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus. Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus; tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas!" (Salmo 70:4-5). Grande oração! https://youtu.be/kjF6hVnrzus

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Deus é sabedor


O salmista faz esta oração que faz pensar: "Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento." (Sal 139:1-2). É de causar temor saber que o Deus eterno nos conhece, por dentro e por fora; e o tresloucado nem se dá conta das implicações deste fato. Pois, o que fazemos e deixamos de fazer, pesará na balança do julgamento final.

Na verdade, até mesmo muitos cristãos devotos (alguns de renome) parecem ignorar o fato de que Deus vê os caminhos onde por andam; ou então, pensam ser graça divina capaz de justificar o injustificável; sem entenderem que a doutrina do livre arbítrio nos torna responsáveis pelas escolhas que fazemos... E a doutrina da predestinação? Esta doutrina é um passo arriscado. Ela é um risco aos que nela acreditam.

Uma frase, atribuída a Abraham Lincoln, propõe que "pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo." E se não se pode enganar a todos em todo o tempo; muito menos a Deus que tudo vê, e tudo sabe, e tudo pode. Enfim, para nos auto negarmos, não basta só ter boas intenções; é preciso orar e vigiar um pouco mais. Amém.

"Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim." (Salmo 139:7-11). https://youtu.be/eztNQIapclg

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Deus é o Senhor


Sempre que buscarmos a Deus, adoração deve ser a palavra de ordem... Sua grandeza e amplitude não podem ser medidas! O Deus poderoso estabeleceu o seu trono no ponto mais elevado do universo... Definiu o limite dos mares, o fluxo e refluxo das marés, criou a gravitação, para manter o movimento equilibrado dos astros e planetas, sem risco de hecatombe. Grande é o Senhor!

Deus criou todas as coisas existentes... "Os céus são os céus do Senhor; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens." (Sal 115:16). Ordenou o sistema conhecido como espaço-tempo. Definiu o curso da evolução, nos limites de seu propósito. Criou o que chamamos de ecosistema, para favorecer a vida humana, inundando a terra de luz, cor e beleza. Ele é nosso Deus! Que bênção!

Enfim, Deus criou o homem, conforme sua imagem e semelhança... Que ninguém diga o contrário! Pois o Senhor nos tornou responsáveis pelo que dizemos e fazemos... Diante dele, até o que pensamos tem peso de responsabilidade. Ele determinou ao ser humano, deveres morais e laborais, cuidar da família, do próximo, da terra. Sobretudo, cuidar de sua vida espiritual. Ó Senhor Jesus!

"Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo e vingativo. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo; as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!" (Salmo 8:19). https://youtu.be/oU4fekTPhOQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Único Caminho


Meus irmãos, lemos na Bíblia que "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam." (Sal 18:30). E sobre este caminho, assim falou Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:6). Então, segundo o próprio Jesus, andarmos com ele é andarmos "pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou" (Heb 10:20). Um antigo hino cristão declara que "Jesus é melhor, sim, que ouro e bens; Jesus é melhor do que tudo que tens." Assim que eu creio! Pois Jesus é o melhor de Deus que veio a este mundo. Aleluia!

Meus irmãos, já tenho dito que - se andar no caminho de Deus é bom, andar com Deus no Caminho é ainda melhor. A Bíblia diz que alguns judeus endurecidos contradiziam Paulo, "falando mal do Caminho perante a multidão" (Atos 19:9). E naqueles dias (e hoje em dia também) havia cristãos endurecidos que procuravam "transtornar o evangelho de Cristo." (Gál 1:7). Paulo os advertiu dizendo: "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído." (Gál 5:4). Enfim, judeus ou cristãos, quando se endurecem, se tornam insensíveis à voz do Caminho e do bom senso.

Assim diz a Palavra de Deus: "E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda. E terás por contaminadas as coberturas das tuas esculturas de prata e a coberta das tuas esculturas fundidas de ouro; e as lançarás fora como um pano imundo e dirás a cada uma delas: Fora daqui! Então, te dará chuva sobre a semente com que semeares a terra, como também pão da novidade da terra; e esta será fértil e cheia; naquele dia, o teu gado pastará em lugares largos de pasto" (Isaías 30:21-23). Assim cremos.

Buscar a presença de Deus e andar no Caminho, tudo de bom!
https://youtu.be/tjcX7ZEw_F8

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Erros e acertos


Há frases que ouvimos e nos marcam profundamente... Ouvi e tenho repetido: "Nunca foi sorte; sempre foi Deus." Meu Jesus! Como parece ser difícil entender o processo da jornada contigo! Ao longo da jornada cristã, aprendi e creio que o Senhor não é causador de nossos males; é provedor de nossas curas. como diz a linda canção no comentário: "És o meu bem querer." Que bênção Jesus!

O processo do existir admite o conjunto de erros e acertos; e cada um dos quais, com suas inevitáveis consequências. Porém, é bom que se diga que - no cometimento dos mesmos, a balança da vida deve ter seu peso maior no prato dos acertos; e que os erros cometidos sejam, de preferência, erros periféricos e não estruturais. Pois, somente deste modo, o resultado final poderá nos favorecer. É bíblico!

Enfim, na jornada cristã, as nossas palavras - tanto quanto os nossos silêncios, podem decidir o nosso destino. Se a Bíblia diz que "Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." (Lam 3:26); ela também diz que "não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido." (Atos 4:20). Enfim, seja falando ou silenciando, devemos fazer tudo "para a glória de Deus." (1Co 10:31).

Existem muitos textos bíblicos que requerem consideração especial. Este é um deles: "Ó Jerusalém! Sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite se não calarão; ó vós que fazeis menção do Senhor, não haja silêncio em vós, nem estejais em silêncio, até que confirme e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra." (Isaías 62:6-7). Amém Jesus! https://youtu.be/j4wnZ5crSsc

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Grandes orações


Penso na necessidade de orar como Davi... Esta é uma de suas orações: "Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário." (Salmo 63:1-2). E nela, Davi demonstra que o Senhor era a sua única Fonte de amor, fé, esperança... Que preciosa oração.

Este salmo é outra oração feita por Davi: "A ti clamarei, ó Senhor, Rocha minha; não emudeças para comigo; não aconteça, calando-te tu para comigo, que eu fique semelhante aos que descem ao abismo. Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo." (Salmo 28:1-2). Nesta sua súplica havia fé, amor, temor, dependência e esperança... Linda oração.

Esta é a mais contrita oração de Davi: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim." (Salmo 51:1-3). Oração de amor, fé e esperança... Que grande oração.

Testemunho de Davi: "A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras." (Salmo 73:26-28). Põe foco no valor da oração.

 sobre o valor da oração, esta é uma das mais lindas canções:
https://youtu.be/6zaCiXFun48

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Mundo em treva


Irmãos, se vocês olharem bem - seja dia ou seja noite, vocês verão que este mundo está cada dia mais escuro... O império das trevas ocupa todos os cantos e recantos do mesmo; e não haveria rota de fuga, se Jesus não tivesse vindo nos livrar da condenação... "E a condenação é esta: a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz" (Jo 3:19). Jesus é a Luz que veio ao mundo. Amém!

Na verdade, guerras, peste, fome, dor e medo não são a causa do mal que aflige a humanidade; e sim, o trágico efeito das densas trevas que envolvem a terra. Infelizmente, "os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más." (Jo 3:19). Este mundo seria nossa ruina, se Jesus não tivesse vindo morrer a nossa morte. Porém, ele veio e por ele fomos salvos. Que bênção Senhor!

Enfim, enquanto houver algum fôlego de vida no pecador perdido, e este voltar os seus olhos ao céu, e o seu clamor a Deus; para ele haverá salvação na terra e vida eterna no céu. Porque Jesus "o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lc 19:10). Portanto, "se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Co 5:17). Maravilha!

Na cruz "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (2Co 5:19-21).
https://youtu.be/H6TAOUr2S9o

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Seres desiguais


É sabido que a sociedade humana é um conjunto de desiguais; fato que a miscigenação assentuou ainda mai. Ou seja: o ser humano não é feito em forma, ou produzido em série. Então, até nos gêmeos idênticos existem diferenças. E assim, cada um de nós é um ser único. Portanto, qualquer união que se estabeleça entre pessoas - até mesmo na própria família, representa uma união de desiguais. Portanto, criados por Deus com personalidade e livre arbítrio, temos a responsabilidade de saber conviver em grupo; e para que esta convivência seja saudável e mutuamente vantajosa, precisamos entender nossos limites - respeitando e sendo respeitados, e assumir o dever de ser partícipes dos direitos e deveres comuns; para que o grupo do qual fazemos parte, viva harmoniosamente. Jesus pode nos ajudar. Amém.

Na verdade, entre os grupos mais próximos e chegados, se destacam a família e a igreja. Na família, temos um aprendizado primário e evolutivo; o qual é essencial para conviver respeitosamente. Porém, infelizmente, vemos famílias que estão sendo separadas dentro de sua própria casa - seja pelo uso descontrolado da televisão, do celular, e até por estranhos e complexos conceitos identitários. Então, certos conflitos de gerações que, antes, iam sendo amaciados por convivência saudável, são hoje motivo de grande preocupação. Enfim, temos a ação da igreja. Porque em uma boa igreja cristã, se alguém decide por Cristo e nele renasce, pode aprender orientações bíblicas que capacitam e ajudam a repensar o passado, evoluir no presente e pensar o futuro, e vive a novidade de vida que é dada por Jesus. Amém.

A Bíblia diz: "agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; e como Cristo vos perdoou, assim fazei... Sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição." (Col 3:8-14).

Esta canção resume o real significado do viver em Cristo:
https://youtu.be/KDUsGua9wlM

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Tantas injustiças


Tenho visto tanta injustiça sendo cometida - até mesmo as que são praticadas em nome de Deus. Porém, há muitas advertências bíblicas que deveriam servir de aviso, aos que assim procedem. Esta é uma das muitas: "Porém o ímpio não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus." (Ecl 8:13). E depois, não adianta chorar.

Jesus contou sobre alguém que devia uma fortuna; o qual, após clamar por misericórdia, foi perdoado. Mas, saindo dali, não perdoou um pobre homem que lhe devia pequena importância e o levou à prisão. Sabendo da injustiça que tal homem praticara, o credor que o perdoara, "o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo que lhe devia" (Mat 18:34). A justiça o enquadrou.

Enfim, por mais que alguém pratique a injustiça e se dê bem com isto, há de chegar o dia do inevitável acerto de contas. Jesus nos ensina a ser "manso e humilde de coração" (Mat 11:29). Enfim, A Bíblia nos diz que aquele que ama "não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade" (1Cor 13:5-6). E assim devemos ser.

Neste mundo, "não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal. Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele." (Ecl 8:11-12). Louvado seja Deus! https://youtu.be/wbVtPSxyWaQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Orando para ser


Em manhã promissora, de um dia que se apresenta abençoado, estive orando ao Senhor. Nesta oração, gratidão é chave de acesso ao Pai. Obrigado meu Senhor, por ter pregado na IMW em Tucuruvi, em seu aniversário, atendendo ao honroso convite feito pelo Pr Silmar Coelho. Grande bênção é poder compartilhar a Palavra, envolta em unção; privilégio na vida de quem prega e de quem ouve. Aleluia!

Me sinto abençoado, porque o Senhor me deu acesso a "todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" (Ef 1:3). Me sinto protegido, porque o Senhor "é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia" (Sl 46:1) em Cristo. E podemos ter paz, porque "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5:1). Glória ao Senhor!

Dentre as canções sobre oração que eu admiro, está assim declara: "Pela manhã te buscarei, de madrugada eu me acercarei de ti..." Obrigado Senhor, porque "Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei" (Sl 5:3). O Senhor nos motiva a orar bem cedo dizendo: "os que de madrugada me buscarem, me acharão" (Pv 8:17). Amém. Pura bênção!

Que linda oração: "Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam. Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; ...A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção" (Sal 3:4-8). Amém Jesus! https://youtu.be/2HxzeuMI6LQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 16 de fevereiro de 2025

A nossa família


Não há um dia em que minhas atenções não se voltem para minha família... Ela está sempre presente em minhas preocupações e em minhas orações. Pois, criatura de Deus que sou, entendo que o Senhor - antes de criar nações e estabelecer governo humano, criou a família. Então, sendo a família criação do Senhor, ela requer de de todos nós seus integrantes, toda a atenção possível.

A Palavra adverte que "se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." (1Tim 5:8). É o que mais vemos: Gente que se diz cristã maltratar aqueles a quem mais deveria cuidar e amar. Alguns, sob a alegação do "direito de ser feliz" desfazem o seu lar, lançando seus filhos na infeliz condição de "filhos de pais separados". Jesus!

Enfim, todo aquele que pretender constituir uma família, deve antes buscar em Deus sabedoria para fazer uma boa escolha. Todavia, as más escolhas não justificam ruptura. Então, se alguém não fez boa escolha, deve corrigir o seu erro investindo em afeto e ensino, até que o seu cônjuge despreparado chegue ao amadurecimento. Afinal, nossa convivência é melhor que ruptura.

Assim a Bíblia ensina: "Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo." (Col 3:18-21). Amém. https://youtu.be/N8KJJCDp3yY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 15 de fevereiro de 2025

As perseguições


Nós cristãos temos o testemunho da Bíblia a nos dizer que "todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições." (2Tim 3:12). Portanto, perseguições aos que creem em Jesus, e o professam e propagam, são um tipo de prato do dia aos que têm a bênção de se sentar à mesa do Senhor. Porém, temos estas palavras bíblicas sobre nós: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1Ped 5:8-9). Amém.

Perseguições aos cristãos são previstas nas beatitudes: "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus" (Mat 5:10). Então, por mais que as perseguições aflijam os crentes, há grande recompensa aos que as suportam com firmeza, sem se deixarem desanimar pelas mesmas. Pois, está escrito que "as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Rom 8:18). Também está escrito que "depois de havermos padecido um pouco" (1Ped 1:10) Deus nos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e estabelecerá. Amém.

Sobre a razão das perseguições, temos este ensino de Jesus: "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou." (João 15:18-21). Amém Jesus.

Esta canção do Gerson Rufino vem em uma boa hora:
https://youtu.be/rmefSJ7EnKE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Santa esperança


Estou a pensar no valor da esperança... Um ditado popular declara que "enquanto há vida, há esperança." E este ditado tem sentido. Pois, com a morte, a fé que é fundamento da esperança, perde a razão de existir; e a esperança sendo por ela sustentada, acaba por morrer. Logo, não havendo vida, não haverá esperança... Só o amor vai além da morte, porque o amor é eterno.

A Bíblia diz que "Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca." (Lam 3:25). E o texto segue dizendo que "Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor" (Lam 3:26). É comum depararmos com os que até de orar desistiram; e a Bíblia assim os exorta: "Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. (Lam 3:29). Que bênção Senhor!

Na Bíblia, podemos encontrar o Senhor dizendo a Abraão: "Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei" (Heb 6:14). E então, Abraão teve a sua esperança renovada! "E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa." (Heb 6:15). Enfim, a Palavra nos consola ao dizer que "os que esperam no Senhor renovarão as forças" (Is 40:31). Amém Jesus!

Para fortalecer "os herdeiros da promessa", Deus "se interpôs com juramento" e com a "imutabilidade do seu conselho" (Heb 6:16); "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; a qual temos como âncora da alma, segura e firme" (Heb 6:8-9). Amém. https://youtu.be/W16PBAeZhS0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Ore até acalmar


Por experiência própria, posso dizer que temos inúmeras razões para louvar e adorar ao Senhor... Sempre que eu oro, como agora pouco aconteceu, sou lembrado do cuidado do Senhor para comigo e minha querida família. As nossas lembranças, do livramento do Senhor, diante das que nem chegamos a perceber, são até modestas. A Bíblia diz que "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade." (Lam 3:22-23). E mesmo entre os que são maus, não há quem não tenha sido alvo de suas misericórdias.

Sei que orar, embora pareça ser tarefa simples, não é tão semples quanto parece. Na verdade, se formos orar apenas quando sentirmos vontade de orar, oraremos bem menos do que nos acostumamos a orar. Então, orar não deve ser opção da vontade; porém, fruto da necessidade. O próprio Deus assim nos incentiva: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." (Jer 33:3). Enfim, Jesus assim nos recomenda: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á." (Mat 7:7-8). Amém.

Na Bíblia está escrito: "Porque assim diz o SENHOR: ...eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei." (Jer 29:10-14). E este texto serve para todos os que acreditam.

Adhemar de Campos foi muito feliz nesta composição:
https://youtu.be/fTtvs1RJwzc

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Nome mais alto


Em toda a história humana, Jesus é o Ser mais importante... O ladrão ao seu lado - ao lhe pedir que dele se lembrasse, o ouviu declarar: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (Lc 23:43). E estevão estando a morrer apedrejado, viu os céus abertos e a glória do Senhor, e assim lhe falou: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito." (At 7:59); e tendo dito isto, adormeceu.

Jesus, "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (Jo 1:1). Então, por obra do Espírito Santo, Jesus, o Verbo divino, "se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (Jo 1:14). Jesus, nome mais alto, sobre o qual Pedro falou que "em nenhum outro há salvação" (At 4:12). Amém Jesus.

Jesus o "homem de dores, e experimentado nos trabalhos... tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si" (Is 53:3-4). O Senhor Jesus, "levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio." (Jo 19:17-18)... E assim nós fomos salvos.

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre" (Isaías 9:6-7). https://youtu.be/PNzSv_t9OJE

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Puro santo amor


Nós que cremos em Jesus e em seus ensinos, precisamos manter os olhos em um de seus mais destacados mandamentos: O amor. Jesus o declara novo mandamento ao dizer: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis" (Jo 13:34). E Paulo declara que amor é dívida dizendo: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porquequem ama aos outros cumpriu a lei." (Rm 13:8); e diz que "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor" (Rm 13:10). Quem ama cumpre a lei.

A Palavra declara que "No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor" (1Jo 4:8). Então, o perfeito amor encoraja e fortalece... Está claro como a água mais pura! Está escrito que "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha" (1Co 13:4-8). Amar a Deus é amar ao próximo.

A Bíblia fala do "amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança... No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão." (1 João 4:16-21).

"O perfeito amor lança fora o medo" (1 João 4:18). Amém.
https://youtu.be/LJ9STvmBzOc

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Oração matutina


Ao pensar nesta oração do salmista Davi - "pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei" (Sl 5:3) - sei que necessito fazer o mesmo. Louvado seja Deus! Porque creio que iniciar o dia em oração, sempre será a melhor atitude do cristão... Me sinto aliviado e abençoado! Pois "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores" (Sl 34:4). Que maravilha!

Esta outra oração de Davi - "Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti" (Sl 63:1) - é um maravilhoso incentivo e alimento ao meu espirito... Glória a Deus! É assim que, na maioria das vezes, eu oro ao meu Deus. Assim procuro viver, porque sei que, nas lutas da vida, sem o poder resultante da oração da fé, o crente não tem chande de vencer. Amém.

Enfim, com o mesmo sentimento que movia Davi a orar, eu posso dizer com ele que - ao buscar a face do Senhor, sou livre de meus temores. Que bênção! Devemos pôr em prática, este imperativo do profeta Isaías: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" (Is 55:6). Porque "Perto está o Senhor de todos os que o invocam" (Sl 145:18). Amém Senhor Jesus!

Senhor! "Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, atende à minha meditação. Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei. Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal." (Sl 5:1-4). Amém. https://youtu.be/XkEGqRD6F3I

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 9 de fevereiro de 2025

Orar e enfrentar


Orar sempre faz um grande bem. Pois, faz refletir, faz repensar, faz refazer, faz renovar... A lista dos frutos da oração jamais se esgota, um verdadeiro moto-perpétuo. Hoje precisarei pregar; então, precisei orar; porque orar deve acontecer, antes e depois de qualquer coisa que façamos... Orar para trabalhar e orar para sustentar o trabalho; orar para casar e orar para sustentar o casamento; orar para frutificar e orar para preservar os frutos; orar para ter graça e orar para sustentar a graça... Ó Senhor Jesus! Amém.

Orar ajuda a evitar o mal. Pois, pode desviar o perigo; pode descompor a trama; pode desfazer as ameaças... São tantos males, dos quais a oração pode nos livrar que, na oração ensinada por Jesus, ela assim termina: "livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém." (Mt 6:13). A oração amplia nossa confiança no Senhor, nos levando até a dimensão do Espírito; porque, em nossas súplicas, não sabemos orar como convém; enfim, o Espírito Santo vem em nossa ajuda. Amém.

A Bíblia diz que "da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8:26-28). Amém Senhor.

Somos tão edificados por canções, assim como esta:
https://youtu.be/W16PBAeZhS0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 8 de fevereiro de 2025

O maior tesouro


Estou a pensar no fato que muitos cristãos têm como sua prioridade tesouros da terra. Não digo que os tesouros deste mundo não sejam importantes; o eu digo é que há tesouros bem mais valiosos, em um lugar distante daqui (Mt 6:20). Jesus ilustra, por parábolas, o valor deste tesouro (Mt 13:44-46). Não é errado ter bens terrenos; errado é os colocar acima dos bens eternos.

Segundo a Palavra de Deus, todo cristão verdadeiramente renascido, tem dois nomes: um é o nome pelo qual é conhecido; e o outro é o novo nome a ser conhecido no futuro (Ap 2:17). Que graça maravilhosa! Pois, em Cristo Jesus, pela bendita graça, mediante a fé, fomos salvos (Ef 2:8). E esta é a maior riqueza que o ser humano pode possuir, pelo sangue de Jesus derramado na cruz.

Enfim, hoje nós vemos, em muitos crentes, uma perigosa secularização da fé bíblica (é só olhar em volta). Devemos rever esta questão, com base no dizer de Jesus. Sobre seu reino ele diz: "O meu Reino não é deste mundo" (Jo 18:36). E sobre tesouros diz: "ajuntai tesouros no céu" (Mt 6:20). "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mt 6:21).

"Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas" (1Tm 6:9-11). Amém. https://youtu.be/__wpnyeS19c

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Sopro do Espírito


Estou a pensar neste clamor de Davi vivendo um de seus piores momentos: "Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo." (Sl 51:11). Infelizmente, neste tempo, vemos filhos de Deus resistindo ao seu Espírito Santo e se lançando fora de sua Presença. Que tristeza. Isto sempre termina mal. Pois, tal como a vara solta e seca que se lança ao fogo; também o crente sem o Espírito Santo, esfria, murcha e seca; realidade assustadora! Talvez seja esta a razão de Jesus alertar sobre o risco de sairmos em campo sem o revestimento do Espírito (At 1:4). Assim, entendemos melhor o salmista Davi.

A Bíblia nos diz que "há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro das águas, brotará e dará ramos como a planta." (Jó 14:7-9). Penso que alguns de nós necessitam sentir o cheiro das águas, e este cheiro nos é trazido pelo vento do Espírito! O vento está a soprar sobre todos nós; e quando nós o aspiramos, a vida se renova. Jesus diz que "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai" (Jo 3:8). Enfim, que este sopro venha sobre todos nós, para nos encher!

Temos o testemunho da Bíblia a nos dizer que "morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então, onde está? Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota e fica seco, assim o homem se deita e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará, nem se erguerá de seu sono. Tomara que me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a tua ira se desviasse, e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim! Morrendo o homem, porventura, tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança." (Jó 14:10-14). Enfim, o Espírito Santo nos enche e renova.

Esta canção sempre fortaleceu o meu homem interior:
https://youtu.be/ENIVCz8Il6E

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Precioso sangue


A Bíblia diz que em Cristo Jesus "somos mais do que vencedores" (Rm 8:37). Isto é glorioso! Também diz que os mártires venceram suas lutas "pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte." (Ap 12:11). Isto é maravilhoso. E a nós, que nele vivemos, assim falou Jesus: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Ap 2:10). Amém Jesus!

Segundo a Palavra de Deus, nos tornamos filhos de Deus, se formos lavados e remidos pelo sangue de Jesus. Então, sendo filhos de Deus por seu filho Jesus, "se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1 Jo 1:7). E isto nos leva a dizer que o sangue de Jesus tem poder. Bendito seja o Senhor!

Na verdade, a Palavra de Deus assim nos diz: "não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1Pd 1:17-19). Enfim, fomos resgatados pelo precioso sangue de Jesus. Que bênção! Sangue maravilhoso!

Na instituição da santa ceia, "Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." (Mt 26:26-28). Amém. https://youtu.be/jAmRBAWfUgk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

O sopro do vento


A Bíblia diz que Daniel orava "três vezes no dia" (Dn 6:10); e que seus inimigos "acharam Daniel orando e suplicando diante do seu Deus." (Dn 6:11). Tantos problemas seriam resolvidos e vitórias alcançadas, se fizéssemos como Daniel. Pois a oração é o melhor meio de garantir e manter vigente a bênção futura. Uma das canções que admiro declara que "não caminhamos pelo que vemos, o que nos move é o que nos cremos." Então, se no navegar de nosso barquinho pelo mar da vida, a fé é o braço que nos mantém na crista da onda, a oração será a vela que o faz navegar, ao soprar do vento do Espírito, em direção ao céu.

Ontem, recebi visita de alguns amigos de longa data; e com eles, vozes enriquecedoras trouxeram, de um passado que jamais devo esquecer, testemunhos que dei, histórias que contei e ensinos que transmiti... Não sabia se ria ou se chorava! Então, não fiz nenhuma das duas coisas, só assenti. Pois, Deus nunca nos esquece e sempre nos surpreende, ele é bom o tempo... Ao final, oramos quebrantados - com direito a línguas e intercessões; ainda que estivéssemos ao redor de uma mesa, de uma lanchonete, de um hospital onde Maria Célia fazia exames. Obrigado Pr Fernandes, e Marly, e o pastor cujo nome não memorizei. Foi bênção!

Na Bíblia está escrito: "Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás. Reparte com sete e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. ...Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. ...como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã, semeia a tua semente e, à tarde, não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas." (Ecl 11:1-6). E assim devo fazer.

Esta linda canção é um tônico ao nosso coração cristão:
https://youtu.be/8plc25djqrw

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Ele segue contigo


Enquanto vou traçando estas linhas, tenho consciência de que muitos crentes pensam em desistir... Isto acontece, desde os dias em que Cristo esteve entre nós. Sendo abandonado por muitos, ele mesmo chegou a questionar seus discípulos mais chegados: "Quereis vós também retirar-vos?" Ao que Pedro respondeu: "para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna" (Jo 6:67-68). Amém

Que não é fácil seguir Jesus, isto ele deixou claro ao dizer: "o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça." (Lc 9:58). Na verdade, a cruz nos é imposta, quando nos diz: "E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim." (Mt 10:38). O cristão, enquanto peregrina neste mundo, tem a cruz como parte integrante da jornada. Devemos ser perseverantes. Amém Senhor Jesus!

O próprio Jesus nos advertiu dizendo: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (Jo 16:33). E para nos motivar e fortalecer, disse Jesus: "eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!" (Mt 28:20). Enfim, segura na mão de Jesus e segue em frente fiel e firme! Pois ele vai contigo.

Disse Jesus: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará. Porque que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?" (Lc 9:23-25). Amém Jesus. https://youtu.be/osrfE17GIlk

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Já os vencemos


Algumas vezes, durante a semana, mês, ou ano, somos provados por sentimento de desamparo... Sentimento normal (não há quem não seja por ele invadido); o que não é normal é sua permanência em nós, como se fizesse parte integrante do viver. Como eu acabei de dizer, é provação; e como tal, deve ser confrontado. Primeiro, por um forte sentimento de fé; e também, por uma razão madura. Pois, tanto este, como outros sentimentos afins (medo, ansiedade, desânimo, etc) são como pequenas pedras, ao longo do caminho da vida, que precisam ser vencidos e superados... Em Cristo, "somos mais do que vencedores" (Rom 8:37).

Uma das coisas (e são muitas) que admiro, em minha querida esposa Maria Célia, é a sua capacidade de superação. Creio que um dos fatores que a tornam tão forte, e resistente, é a sua frequente atitude de louvor ouvindo e cantando hinos (novos e antigos) de adoração e motivação... Sou tão abençoado por seu modo de ser e viver! Na verdade, este é um de seus papeis bíblicos - não o mais importante (o mais importante é o de adorar e servir a Deus); me refiro ao seu papel (bem desempenhado por sinal) de ser minha ajudadora (Gen 2:18). Sua presença ao meu lado me protege dos maus sentimentos que, muitas vezes, tentam se infliltrar. 

Que graça maravilhosa! Meus irmãos, a Bíblia diz que "temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri; por isso, falei. Nós cremos também; por isso, também falamos ...Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas." (2Cor 4:13-18). Enfim, "Cristo em vós, esperança da glória" (Col 1:27). Amém.

Vivemos sob a Graça de Cristo. Que graça maravilhosa!
https://youtu.be/OpM6R9YopNo

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 2 de fevereiro de 2025

Recursos divinos


Estou a pensar em como alguns recursos divinos se resumem em três valores... No tocante a essência da vida, a Bíblia diz que "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor." (1Co 13:13). Percebo que a fé sustenta a esperança; e ambas são validadas pelo amor de Deus. Ou seja: fé no invisível, esperança no futuro, amor por toda eternidade.

Estendendo o meu entendimento, somos abençoados por estas três figuras bíblicas: a Água da Palavra de Deus, o Oleo do Espírito Santo, o Sangue do Senhor Jesus. Ou seja: Santificação, "com a lavagem da água, pela palavra" (Ef 5:26). Unção, "como o óleo precioso" (Sl 133:2). Purificação, "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1Jo 1:7). Glória ao Senhor!

Enfim, A Palavra de Deus, e o Sangue de Jesus, e o Oleo do Espírito, são divinos recursos que operam em nosso favor. Basta crermos nesta verdade sagrada, para por ela sermos abençoados, santificados e consumados, por esta sagrada trilogia! Pois nela se vê a ação conjunta do Pai, e do Filho, e do Espírito, selada com o batismo (na água e no Espírito) nos forjando para viver eternamente.

"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!" (Mt 28:18-20). https://youtu.be/cBudHjVxu78

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 1 de fevereiro de 2025

Orar mais é bom


Com o passar do tempo, tenho aprendido que quando as lutas se intensificam, precisamos orar um pouco mais. Todavia, os dias de luta parecem ser os dias em que menos oramos, infelizmente... Alguns chegam até a dizer que, quanto mais oram, maiores são as lutas que enfrentam. Eles não percebem que é justamente o contrário! Porque as suas lutas seriam ainda maiores, se eles não tivessem orado. Oremos.

Na verdade, tenho aprendido que, na mesma proporção em que as nossas lutas vão se intensificando, também as nossas orações devem ser intensificadas. O próprio Jesus assim ordenou: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mc 14:38). Portanto, seja qual for o tipo de luta que enfrentamos, orar nunca é demais... É sempre menos. Oremos.

Examinando as Escrituras, vemos os homens de Deus do passado (e até Jesus) enfrentarem suas grandes provas fazendo prolongadas orações. O Senhor Jesus, no Getsemani, orou por três vezes, até que a resposta viesse (Mc 14:35-42); Elias orou sete vezes, até que o sinal no céu revelasse o cair da chuva (1Rs 18:42-44); Eliseu orou sete vezes sobre o menino morto, até a vida voltar (2Rs 4:34-35). Oremos!

No Getsemani, Jesus "foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras. E, voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam carregados, e não sabiam o que responder-lhe. E voltou terceira vez e disse-lhes: Dormi agora e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores" (Mc 14:39-41). Amém Jesus. https://youtu.be/8oVsV792C9k

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar