quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Nos dias aflitivos


Não tenho qualquer dúvida, quanto ao fato de que vivemos os dias aflitivos que antecedem a grande tribulação. A guerra contra o povo de Deus é declarada. A Bíblia nos diz que "Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel" (Sl 124:1). E tudo indica que esta guerra vai se intensificar. Então, precisamos nos revestir "de toda a armadura de Deus" (Ef 6:11). Senhor Jesus!

Nós que vivemos com Jesus devemos romper com "o pecado que tão de perto nos rodeia" (Hb 12:1). Pois, como por alguém já foi dito, "o cristão não é um pecador lutando para ser santo; e sim, um santo lutando contra o pecado." Então, se o crente não ultrapassar a linha divisória, entre o pecado perdoável e o imperdoável, sempre haverá graça e perdão sobre a sua vida. Amém Senhor!

Enfim, nós que propagamos a fé cristã, devemos combater "O bom combate" (2 Tm 4:7). Logo, resistam "firmes na fé: sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1 Pd 5:9) combatendo "os conselhos e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo" (2 Co 10:5). Amém.

O próprio Jesus nos adverte que, naqueles dias, "haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mt 24:21-22). Assim seja. Maranata! Ora vem Senhor Jesus! https://youtu.be/AuasLKZC00o

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Grande salvação


Meus irmãos, na vida de alguém que se arrepende e quer mudar de vida, crer em Jesus é passo determinante para a salvação. Pois assim está escrito: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa." (At 16:31). Estas benditas palavras foram proferidas por Paulo e Silas ao infeliz carcereiro de Filipos, o qual lhes indagara: "Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?" (At 16:30). E o resultado causado por aquela pergunta, e sua respectiva resposta, o introduziu no rol dos seres mais felizes da terra! E ainda hoje, onde houver gente perdida e infeliz, haverá graça salvadora disponivel.

A Palavra de Deus orienta dizendo que "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 Jo 1:9). Porquanto, o versículo anterior nos alertara: "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós" (1 Jo 1:8). Na verdade, o processo de salvação e libertação é mais simples do que se pensa. Sua fórmula é se arrepender, e crer, e confessar Jesus como Senhor, e se batizar, e por Jesus viver. Sabemos que há um caminho estreito a ser percorrido, marcado por aflições previstas, mas o seu final é glorioso. Aleluia!

A Bíblia sagrada, a Palavra de Deus, nos relata que "depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o Evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho. E, andando junto do mar da Galileia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes, o seguiram." (João 1:14-18). Jesus convida cansados e oprimidos ao descanso que só ele pode dar (Mat 11:28-30).

Este cântico, ao longo do tempo, o cantei muitas vezes:
https://youtu.be/A58ZGvU2ji4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Esperança bendita


Estou a pensar... Se o conceito de que "a esperança é a última que morre" é verdadeiro, então, por mais ferido e perdido que alguem esteja, e até que a sua vida finde - se é que a esperança morre depois, sempre haverá esperança para este perdido. Então, se o cristão tem em sua casa, vidas desesperançadas; este cristão precisa entender que a oração pode mudar esta situação. Então, existe esperança!

Quadro triste de se ver (cena tão comum em nossos dias): Alguém que se distanciou tanto da esperança, até chegar ao ponto de maltratar, mesmo sem intenção, pessoas a sua volta chegando a ferir sem justa causa, aqueles que mais ama (se olharmos em volta, veremos isto com frequência). A falta de esperança tem suas vítimas, sendo que a primeira delas é o próprio desesperançado. Meu Senhor Jesus!

Pense comigo... Se as orações podem mudar o mundo, por que não poderiam devolver a esperança perdida? É claro que podem! Creio que, na dimensão espiritual da existência humana, a esperança, para fazer valer seu propósito, precisa se alimentar do amor e se fortalecer na fé. Portanto, segundo este meu conceito, nos limites determinados entre o amor e a fé, a esperança se mantém de pé. Amém.

A Bíblia diz que "nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança somos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos." (Rom 8:23-25). https://youtu.be/ENIVCz8Il6E

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Ser grato por tudo


Em nossas orações, não deve faltar gratidão. Em junho de 1969, fui batizado no Espírito Santo, na casa do Pastor Almir Guimarães, na Rocinha. Eram cinco vidas orando naquela humilde sala, e a profetisa disse: "Estou vendo um vaso de azeite descer do céu e bater na cabeça do Pastor Calegari..." Com o impacto, caí estendido no chão da sala. Na hora, não falei em línguas. Isto se deu dias depois visitando a IMW de Itaperuna, quando orei por uma irmã paralizada de um lado em sua cama, há vários meses, e ela foi curada (ali, falei em línguas pela primeira vez). Retornando a Campos, entrei na casa de minhas ovelhas (Walter e Selma, pais do hoje apóstolo Walter Jr) falando línguas; e sem conseguir parar!

A Palavra de Deus ordena que as nossas "petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças." (Fl 4:6). Ó meu Senhor! Se olharmos bem ao nosso redor, veremos inúmeros motivos para sermos gratos! Obrigado Jesus, pelo amor que me abraça e pelo perdão que me absolve, pela vida que vivo e pela família que tenho, pela salvação que desfruto e pela fé que cultivo... Senhor Jesus! Tenho certeza que a graça é imerecida. Pois, a salvação "Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Ef 2:9). Enfim, motivos de gratidão, eu os tenho de sobra; e eles são incontáveis. Obrigado por tudo meu Senhor Jesus! Pelo que tenho e pelo que não tenho. Aleluia!

Temos, na Bíblia, esta orientação: "Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro: assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos... E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" (Cl 3:12-17). Se assim vivermos, felizes seremos.

Profundamente grato: É assim que hoje eu me sinto!
https://youtu.be/2bKp_HtrUhs

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 27 de outubro de 2024

60 anos com Jesus


Neste mundo, as duas maiores bênçãos que alguém pode ter, são: Salvação no céu e família na terra... Eu tenho as duas e sou muito feliz! Sou bem-aventurado! Meu coração se expande em eterna gratidão!

A vida eterna, recebi quando me uni a Jesus, 60 anos atrás, em 26 de outubro de 1964. A família, recebi quando me uni a Maria Célia, pelos laços do matrimônio, 54 anos atrás, em 11 de julho de 1970.

Sou eternamente grato! Obrigado Senhor Jesus!

Disse Josué ao povo de Israel: "Agora pois temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade: e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais: porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." (Josué 24:14-15). Digo o mesmo, Senhor!

Sebastião Calegari

sábado, 26 de outubro de 2024

O mundo odeia


Ao longo da história, vemos o ser humano ser enlouquecido pelos vapores do inferno e seduzido pelas paixões carnais. E assim caminha a humanidade... Em sua crescente impiedade, ela segue em direção ao inferno. Pois, a Bíblia adverte que "Os ímpios serão lançados no inferno e todas as gentes que se esquecem de Deus." (Sl 9:17). Assim falou Jesus aos ímpios: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade ...porque é mentiroso e pai da mentira." (Jo 8:44). E deste terrível fim, só o Jesus que ela tanto ofende e rejeita, a pode libertar.

Irmãos, aqueles que servem a Deus em espírito e em verdade, precisam estar atentos às artimanhas do inimigo de nossas almas... O diabo não descansa - desde os dias do Edem, até os dias de hoje, em sua constante tentativa de derrubar os fiéis da terra. Nós, povo lavado no sangue de Jesus, "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno." (1 Jo 5:19). Então, este mundo governado por Satã odeia a Bíblia, por ser a Palavra de Deus; e odeia Israel, por ser o povo de Deus; e odeia o cristãos, por serem filhos de Deus; e odeia o próprio Jesus, por ser o Verbo de Deus; enfim, tudo porque ele odeia o próprio Deus.

Assim nos diz Jesus: "Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardarem a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome; porque não conhecem aquele que me enviou. Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado." (João 15:19-22). E a nós cabe entender.

Canções, como esta, nos incentivam a perseverar na fé:
https://youtu.be/J0K7zwSmX78

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

A fé se fortalece


Hoje de madrugada, acordei e tentei voltar a dormir... Não consegui. O Espírito de Deus me convenceu a ir orar... Aprendi com isto! Faz um grande bem se deixar tanger pela vara do Bom Pastor (Jesus) seguir seus passos (pelo seu Espírito) em direção ao lugar de oração. Pois, nele o corpo se curva, a mente se acalma, o coração se santifica, a vida ganha fôlego para perseverar.

Senhor Jesus! Tua bondade e misericórdia - tal como manto dupla face (vermelho sangue e azul celeste) cobre nossa vida, em graça e amor, movendo o nosso espírito, o conduzindo no corredor estreito que se situa entre a fé e a razão... Louvado seja o Senhor! Então, sobre este maravilhoso manto, nossa razão amadurece e nossa fé se fortalece. Porque Jesus é o Senhor da vida. Amém!

Minha vida, ao longo de todos esses anos percorridos no caminho da Vida (amanhã faz 60 anos que sou cristão professo) segue intercalando tristeza e alegria, pranto e sorriso, sofrer e prazer... São momentos díspares! Momentos entre os quais, tenho podido brindar com o Senhor Jesus, a taça da promessa de imortalidade... Sua promessa é viva! Eu vivo com e por ela. Glória a Jesus!

E Jesus "tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai." (Mt 26:27-29). Amém. https://youtu.be/NgabR4yuNq8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Lutas vêm e vão


A Palavra de Deus deve ser nossa base de apoio; o Espírito Santo, nosso guia presente; e a cruz de Cristo, nosso fanal ao longo do caminho. Portanto, é nosso dever orar e vigiar, para permanecermos firmes e perseverantes na fé. E se lutas e tentações vierem nos impedir de caminhar, devemos resistir. Porque a nossa segurança espiritual depende de nossa sujeição a Deus e nossa resistência ao diabo. Pois está escrito: "Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tg 4:7). Amém Senhor!

Ainda me lembro, dos primeiros dias e semanas de minha conversão; oração e leitura da Palavra eram meus alimentos diários. Então, este procedimento se tornou rotineiro em minha vida. E ao longo de todo este tempo, qualquer pensamento e sentimento que se insinuasse tentando me fazer desistir dessa rotina, ou mesmo a abrandar, era de imediato descartado. Enfim, a oração e a vigilância, conjugadas com as promessas do Senhor, devem ser o nosso alimento diário, e nossa inspiração, neste tempo probatório.

Está escrito: "Não rejeiteis pois a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma" (Hb 10:35-39). Amém.

Tudo na vida, como diz Gerson Rufino na cançao, vai passar:
https://youtu.be/S2znJmbj5lA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Melhor amizade


Estou a pensar, nisto que disse Deus sobre Abraão: "Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação e nele serão benditas todas as nações da terra?" (Gn 18:17-18). Isto porque Abraão era amigo de Deus. Uma das canções de Adhemar de Campos declara: "Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus." Gosto muito de a ouvir e cantar. Que bênção!

Penso também em Jó e no que, sobre ele, disse Deus: "Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal." (Jó 1:8). O texto revela o especial grau de amizade entre Deus e Jó... Na verdade, ser amigo de Deus é tudo de bom! Porém, existem regras bíblicas que incrementam esta amizade, as quais devem ser cumpridas.

Como não pensar nisto que nos diz Jesus: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (Jo 15:14). Segundo este texto, será amigo de Deus, aquele que fizer sua vontade. E isto impõe o dever de praticar seus ensinos. Pois, disse Jesus: "aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia" (Mt 7:26). Pensemos nisto!

"Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." (Jo 15:15-16). A melhor amizade.
https://youtu.be/YXxpU5qiCZg

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 22 de outubro de 2024

O mal e sua cura


Meus irmãos, é tão comum nos queixarmos de quase tudo... Então, me inspiro na Palavra para assim dizer: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados" (Lm 3:39). A Bíblia denuncia que "as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça." (Is 59:2). Então, devemos buscar na Escritura, remédio para este terrível mal que nos separa de Deus. Este mal tem nome: Pecado. E sua cura também tem nome: Jesus! Porque Deus o Pai "fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos" (Is 53:6). Amém! Nosso Senhor Jesus!

Assim a Bíblia diz: "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo o Justo" (1 Jo 2:1). Uma canção, tão ouvida em seu tempo, declara que Jesus é "Advogado Fiel" (que inspiração teve o Anderson Freire, ao compor, e Bruna Carla, ao interpretar). Aleluia! Pois Jesus "é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo" (1 Jo 2:2). Enfim, digo aos meus irmãos firmes com Jesus que "o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." (Rom 6:14). Aleluia!

Meus amados irmãos, temos esta exortação das Escrituras sagradas, a qual declara que assim como Jesus morreu por nós e ressuscitou para nos dar vida eterna, "Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça." (Rom 6:11-13). Amém Senhor Jesus!

Esta canção me edifica, desde a primeira vez que a ouvi:
https://youtu.be/4klncWOXigw

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Nestes dias maus


Nós que esperamos em Jesus (no presente e no futuro) devemos respeitar os limites antigos, os quais nos foram legados pelos apóstolos e profetas. Pois, nestes dias que vivemos, podemos ver quão difícil é permanecer firmes nas doutrinas e nas promessas do Senhor. Hoje, posso entender melhor o despreparo das cinco vírgens loucas... É o que mais vemos nestes dias. Ó Deus de misericórdia!

Vivemos dias de loucura, nos quais "muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão" (Mt 24:10); "O pai estará dividido contra o filho, e o filho, contra o pai, a mãe, contra a filha, e a filha, contra a mãe, a sogra, contra sua nora, e a nora, contra sua sogra" (Lc 12:53). E sendo nós testemunhas nestes dias maus, devemos perseverar na fé no Senhor Jesus.

Na verdade, estes são os dias de desordem e loucura preconizados na Palavra de Deus. Em dias assim, devemos ter cuidado com certas decisões que podem alterar o rumo de nossa vida, espíritual e famíliar. Precisamos estar atentos aos ventos de doutrina que são como tempestades devastadoras, as quais podem nos arruinar para sempre, sem sequer nos darmos conta. Misericórdia Senhor!

Enfim, vivemos dias de inversão de valores e profanação do sagrado. Assim está na Bíblia: "o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência" (1 Tm 4:1-2). https://youtu.be/tjcX7ZEw_F8

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 20 de outubro de 2024

Deus está vendo


Esta tem sido uma noite bastante chuvosa, e ao que tudo indica, assim continuará ao longo de todo este dia... Obrigado, meu Senhor Jesus! Pois tu disseste que o Pai que está nos céus "faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos." (Mt 5:45). Como nos faz bem olhar a vida com os teus olhos! Pois a Palavra diz que se os nossos olhos forem bons, o nosso corpo será iluminado (Mt 6:22). Grande bem nos faz, dobrar os joelhos cansados e orar ao Deus eterno.

O mundo não percebe que "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons." (Pv 15:3). Então, do céu onde está, o Pai contempla o agir dos homens... Como nos faz bem saber que no Dia do Senhor, toda a maldade sera punida e toda a bondade será recompensada. O Senhor disse que nós somos maus (Mt 7:11); porém, mediante a fé bíblica focada em Jesus, despida de hipocrisia, somos transformados e impregnados de sua bondade. Isto nos redime e muda a nossa sorte. Amém.

A Palavra de Deus assim nos encoraja: "Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." (Hebreus 12:12-15). Amém Jesus!

Esta canção nos chama a tomar nossa melhor atitude:
https://youtu.be/L9GrW4UUToY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 19 de outubro de 2024

Nossa fortaleza


Hoje de manhã, fui lembrado desta incomum indagação de Paulo: "Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça?" (2 Co 11:29). Não é simples interpreta-la. Segundo o meu entender, o apóstolo está a nos dizer que certos enfraquecimentos atingem a todos nós, sem distinção de posição ou de experiência. Então, todos nós precisamos do Senhor que nos fortalece. Amém.

A Bíblia nos diz que "Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra." (Tg 5:17). Por meio deste texto, nós podemos entender melhor a fuga sem rumo do grande profeta, tão assustado e aflito, ante a ameaça de Jezabel (1 Rs 19:1-4). Ele era como nós sofrendo os mesmos medos.

Na verdade, não é a fraqueza do fraco que o derruba, nem a força do forte que o sustenta. Pois Jesus é a nossa força! Está escrito na Palavra de Deus que "não é do homem o seu caminho, nem do homem que caminha, o dirigir os seus passos" (Jer 10:23). Enfim, disse o Senhor a Paulo: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Co 12:9). Amém.

A Bíblia diz que "Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele" (1 Co 1:27-29). Amém. https://youtu.be/KE_S832APWk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Graça de Cristo


Meus irmãos, muitos cristãos não tiveram o privilégio de nascer num lar evangélico (eu sou um deles); e vemos que alguns que assim nasceram, não lhe dão o devido valor (o que é lamentável). Porém, nos alegra saber que a graça salvadora liberada por Jesus, pode salvar - fora e dentro da igreja. A Bíblia nos assegura que pela graça somos salvos; contudo, precisamos crer (Ef 2:8); pois, crer no Senhor Jesus é base da experiência de salvação (At 16:31); posto que "sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." (Hb 11:6). Na verdade, nós somos salvos, não por mérito; mas, pela graça de Jesus. Amém.

Vivemos um tempo de oposição extrema aos valores sagrados, em que o diabo tenta destruir as virtudes sagradas. E nestes maus dias, a Fé, e a esperança, e o amor, são as virtudes mais atacadas. Pois o diabo tenta por em seu lugar, a incredulidade, e o ódio e o desespero. Na parábola do joio e do trigo, Jesus, usa aquela semente do joio no trigal, em comparação com o estado do mundo, e assim denuncia: "Um inimigo fez isso" (Mt 13:28). Enfim, a fragmentação da família, a decadência humana, a proliferação do engano... Enfim, a corrupção vem do diabo, o qual ousou oferecer ao próprio Jesus as glórias do mundo dizendo: "Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (Mt 4:9); ao que o Senhor de imediato recusou!

A Bíblia diz que "o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça." (2 Ts 2: 7-12). Maranata!

Aleluia! Eu também fui alcançado pela graça. Amém!
https://youtu.be/6dobFIQYpE4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Amar e perdoar


Na vida, há coisas que não basta aprender; é preciso praticar. Amar e perdoar são duas delas. Pois, o amor e o perdão estão no topo da montanha da virtudes cristãs. E sua prática nos aperfeiçoa, por dentro e por fora. É tão triste ver, mestres do amor e do perdão, não saberem amar e perdoar... Gente! Quando estas virtudes se ausentam, o ódio e o rancor se infiltram no coração.

Na vida, amor e perdão são valores cristãos que - uma vez aprendidos, não deveriam ser esquecidos. Boas práticas são logo esquecidas, se amar e perdoar deixa de ser ação rotineira na vida de um cristão. Quando abrirmos brecha para amargura e rancor, amor e perdão se enfraquecem e são logo esquecidos; porque, na receita do bom viver, esta uma mistura que não combina.

Na vida, amar e perdoar são ações indispensáveis. Pois são suas melhores práticas. Sobre amor, assim falou Jesus: "o meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" (Jo 15:12); e sobre perdão, ele assim falou: "perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, perdoe vossas ofensas" (Mc 11:25). Senhor!

Ao fim desta reflexão, decidi focar esta ordenança apostólica: "Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição." (Colossenses 3:13-14). Amém Jesus! https://youtu.be/jI6JlX76mWk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

A eterna galeria


Em seus momentos de grande luta e sofrimento atroz, servos de Deus do passado, deixaram impressas as suas orações. Pois a Bíblia é como um baú de antigos tesouros, divinamente lavrados, reservados para aqueles que creem no Deus, único e eterno, que se revelou na pessoa de seu filho Jesus, Salvador de todo aquele que nele crê e o recebe, como Fonte de Vida e Paz. Então, ao orarmos, podemos vislumbrar a eterna galeria dos que ergueram sua voz ao céu, contritos e gratos ao Senhor Jesus.

Nesta manhã, foi assim que eu me senti... Enquanto eu orava, o meu espírito entoava, nas profundezas de meu ser, a canção comentada no final final da reflexão. Senhor! Posso dizer, como disse Asaph Borba, na canção citada, que o meu Deus é Soberano e Poderoso... Aleluia! Pois, ainda que em fraqueza, posso expressar gratidão ao Deus que é tem o domínio do céu e da; e que por meio de seu amado filho Jesus, me alcançou e me salvou. Sim! Tenho Jesus! E nele, minha salvação é eterna.

Assim diz a Bíblia: "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor" (Ef 1:1-4). Amém Jesus.

Deus poderoso, soberano, amoroso... Infinitamente mais:
https://youtu.be/K6TFEfDcOE8

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Guardando a fé


Estou a pensar... Estando tão perto da vinda de Jesus, se torna tão fácil perder aquilo que o crente tem recebido de Deus. E creio ser por isto que o Senhor nos diz: "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Ap 3:11). E falando a Timóteo disse Paulo: "Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós." (2 Tm 1:14). Amém Jesus!

O prejuízo causado, pelas perdas espirituais, é ilustrado pelo Senhor Jesus, por meio de parábolas. Na dracma perdida vemos a angústia da perda e o esforço feito por sua dona em sua procura. E quando esta a encontra, diz a suas amigas e vizinhas: "Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida" (Lc 15:8-9). Pois a perda de tamanha riqueza, exigirá grande esforço na procura.

José e Maria (seus pais) perderam o menino Jesus de vista. "E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os" (Lc 2:44-46). Enfim, aqueles que o perdem, podem acha-lo buscando com fé, no templo ou em qualquer outro lugar; porém, contritos.

Aos que perderam diz Jesus: "sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." (Ap 2:3-5). Amém. https://youtu.be/OVtMNzp4hFA

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Divina Grandeza


Meus amados irmãos, o salmista, revestido pelo Espírito Santo e inebriado por seu divino poder, declara em verso e em prosa, que "Grande é o Senhor, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável. Uma geração louvará as tuas obras à outra geração e anunciarão as tuas proezas" (Sl 145:3-4). E isto tem feito o povo de Israel e a Igreja de Jesus, ao longo dos séculos. Em alguns momentos da história, anjos e homens se uniram no testemunho da grandeza de Deus. Aleluia! Não há como medir e extensão de sua grandeza... Na visão de Salomão, a sua grandeza, nem o céu dos céus podem conter (2 Cro 6:18). Aleluia!

O mundo em que vivemos tem sido testemunha e promotor de impérios que se ergueram em oposição a Deus, e sua criação, e se esfacelaram. Pois nada, nem ninguém, se sustém sem sua permissão. O seu poder não é apenas grande; é pleno. Gloria a Deus! O salmista diz que Deus "faz das nuvens o seu carro, anda sobre as asas do vento." (Sl 104:3); e o profeta diz que "o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés." (Naum 1:3); e o apóstolo fala sobre "suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder" (Ef 1:19).

E sobre o poder de Jesus, assim está escrito: "E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mateus 28:16-20). Poderoso Senhor Jesus, nosso salvador amado.

Quão grande e poderoso é o Deus vivo, visível em Jesus:
https://youtu.be/2nJ7-CsbmS0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 13 de outubro de 2024

Jesus é a Palavra


Fico a pensar, nestas palavras de Jesus: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão." (Mt 24:35). Na verdade, a Palavra de Deus é antes e depois de tudo. Pois ela, tudo inicia e tudo encerra; e por ela, tudo se cria e se recria. E não exagero ao dizer que a Palavra é Jesus! Pois a Bíblia diz que "o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus" (Ap 19:13). Amém. Glória a Jesus!

Não é difícil ver que Jesus é o Verbo divino, pois sobre ele está escrito: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (Jo 1:1). E que este Verbo é Jesus Cristo, está evidenciado neste outro texto bíblico: "o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (Jo 1.14). Amém. Louvado seja o nome de Jesus!

Na Bíblia está escrito que Jesus é o resplendor da glória de Deus "e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados" (Hb 1:3). A Palavra testifica que Jesus é um com o Pai (Jo 10:30). Jesus é "Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Is 9:6). Enfim, quem tem Jesus tem a Vida em sua plenitude!

Sobre o Senhor Jesus, está escrito na Bíblia que "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Fl 2:9-11). Jesus, o Nome que é sobre todo nome! https://youtu.be/C66nODZ85wQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 12 de outubro de 2024

Orar só faz bem


Fico a pensar nos crentes deixam de orar por perderem a esperança. Eles parecem não perceber que enquanto ainda oramos, sempre haverá esperança. Um dos maiores erros de um crente sob provação é deixar de orar; porque, através da oração, milagres podem acontecer. Então, devemos orar com "toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito." (Ef 6:18). Amém Senhor Jesus.

Sei que parece ser redundante falar tanto em oração. Porém, assim como as boas práticas podem (e devem) ser repetidas; não vejo como exagero repetir as boas palavras... Oração é uma delas. E sei também que ensinar ou falar sobre oração é mais fácil que a praticar. Porém, o fato de alguém não praticar aquilo que ensina, não invalida os bons ensinamentos... E este é só um deles.

Ao se referir aos mestres de seu tempo, disse Jesus: "Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem." (Mt 23:3). Tenho visto estudos sobre oração, onde orações não são feitas. Não é errado participar de estudos bíblicos sobre oração, mesmo onde o ato não é valorizado. O errado mesmo é deixarmos nós de orar.

"Busquei o Senhor, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores... Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. O rosto do Senhor está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória. Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulações." (Salmo 34:4,15-17). https://youtu.be/2535dRgfsTk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Teorias absurdas


Fico a pensar... Se os meus pais e avós pudessem voltar a este mundo, provavelmente, morreriam de susto. Pois, se nós que convivemos com as mudanças que foram sendo inpostas na conduta humana, somos surpreendidos; quanto mais eles! O avanço da ciência assusta; porém, assustam ainda mais os novos conceitos impondo teorias absurdas, como verdades indiscutíveis.

Jesus nos alertou dizendo que "nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados." (Mt 24:21-22). Estou convencido que o Senhor, neste texto, denunciou as aberrações deste nosso tempo.

Assim como uma borboleta desnorteada é atraída, para a flor tóxica que a pode entorpecer e matar; penso no grande número de cristãos atraídos por esta onda de inovação e transformação que primeiro deslumbra, para depois "roubar, matar e destruir" (Jo 10:10). Amigos e irmãos, estejamos atentos aos ataques aos bons modos e costumes; pois o fim se aproxima. Vigiemos!

Assim falou Jesus: "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá." (Mateus 24:42-44). Maranata. https://youtu.be/6zaCiXFun48

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

O meu descanso


Meus irmãos, em tempos de prova, as pressões sofridas são grandes... Nós vivemos esses dias. E em dias assim é tão comum ouvir gente desabafar dizendo que não suporta mais e outros desabafos parecidos. Todavia, sofrer aflições faz parte do existir. Então, em todo tempo em algum lugar, há gente que sofre, tanto ou mais que nós, até ao ponto do desespero. Porém, a Bíblia diz que há um lugar de descanso para o cansado e oprimido. Ela também diz: "Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios." (Sl 37:7). Amém.

Na verdade, descansar no Senhor tem relação direta com Jesus. Pois ele mesmo assim nos convida: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mt 11:28-30). Como tenho sido sustentado por seu descanso! Então, por experiência própria, posso dizer: "os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." (Is 40:31). Que bênção! Aleluia!

"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre." (Salmo 23). Amém, glória ao Senhor!

Como indica esta linda canção, Jesus é o nosso descanso:
https://youtu.be/CPRycBNTb68

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Devemos adorar


A Palavra de Deus diz: "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem." (Ecl 12:13). Sim, devemos temer a Deus e guardar sua Palavra; pois, assim falou Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" (Jo 14:23). Assim eu creio.

Existem duas expressões que resumem o dever de toda a gente. São elas: Adoração e louvor. Adoramos ao Senhor, pelo que ele é; e o louvamos, pelo que ele faz. Porém, enquanto a adoração inclui o louvor; o louvor nem sempre inclui adoração; e como prova disto, vemos e ouvimos canções para Deus, esvaziadas de real sentimento de adoração... Lamentável, para não dizer trágico.

Tenho comigo que adorar a Deus é dever de toda criação... A Bíblia diz: "Adorai o Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras." (Sal 96:9). Anjos o adoram, o universo o adora e a Bíblia diz que Deus "ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem." (Heb 1:6). Enfim, irmãos, adorar é dever de todo ser que respira! Adorar, sempre!

Em sua resposta à mulher samaritana, Jesus assim orientou: "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." (João 4:23-24). Amém, Senhor Jesus. https://youtu.be/iMy33I8-q1Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Orando de joelho


Não me considero um homem de oração (esta posição exige uma dedicação além da minha). Porém, tenho consciência que Deus aceita a minha oração; e esta é a razão de minha permanência em sua presença, e de minha sustentação; seja em dias de guerra, seja em dias de paz. Tenho caminhado tempo suficiente, para saber que chegará bem mais rápido, não quem com as pernas; e sim, quem corre de joelhos. Uma antiga canção declara que "de joelho e melhor, na alegria ou na dor, sempre orar ao Senhor, de joelho e melhor." Então, seja mediante doutrina ou mediante exemplo, orar de joelhos é muito importante. Assim eu creio.

Assim como fica limpo o caminho trilhado pelo gado no campo, o lugar que oramos deve permanecer limpo; e também aquecido, como metal a luz do sol. Pois, se habitualmente nos prostrarmos diante do Senhor, seremos capazes de enfrentar e vencer as lutas da vida. As vezes, não sabemos o que dizer; outras vezes, temos a impressão de não sermos ouvidos... É só impressão! Pois o Senhor está sempre a ouvir o clamor do aflito. Então, rindo ou chorando, falando ou ouvindo, não vou abrir mão de orar! Pois a oração da fé, pode trazer paz e pôr fim ao medo. Enfim, "Tudo é possível ao que crê" (Mc 9:23). Porém, sempre em nome de Jesus.

Este salmo nos deu base segura, para o que acima dissemos: "Vinde, cantemos ao Senhor, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação. Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos. Porque o Senhor é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes. Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão." (Salmo 95:1-7). Que bênção maravilhosa! Amém Jesus.

O Senhor Jesus ordena que oremos. E quem ora, vence:
https://youtu.be/oxuRx8Sng8I

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Ele está a passar


Faz muito tempo, cantei muitas vezes nos cultos, a canção que diz: "Jesus está passando por aqui... Quando ele passa, tudo se transforma, a tristeza vai, a alegria vem... Trazendo alegria, pra você e pra mim também." Eram momentos de grande prazer. Pois - ainda que Jesus esteja para sempre conosco (em linguagem figurada) ele está sempre passando para libertar e salvar. Glória ao nome de Jesus!

Na verdade, ainda que a realidade deste tempo seja diferente da dos dias bíblicos, este dia não é tão diferente daquele dia em que Jesus passou por Jericó (Luc 19:1). Pois, neste dia, assim como naqueles, os problemas são parecidos... Gente enferma (como os cegos que ali foram curados); gente sem rumo (como Zaqueu o publicano)... Uma multidão ávida por algo novo para seu coração. Amém Jesus!

Quando as pessoas se esvaziam de Deus, se enchem de males; para estas, Jesus está passando. É atribuída a Blaise Pascal a frase que diz: "Há um vazio no coração de todo homem que tem a forma de Deus." E ele diz que "O coração tem razões que a própria razão desconhece." E o Senhor diz: "Dá-me, filho meu, teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos" (Pv 23:26). Amém Senhor!

Jesus passava por Jericó; "havia ali um homem, chamado Zaqueu... E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão... Jesus chegou àquele lugar... viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa... E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa... Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Luc 19:2-10). https://youtu.be/MNc7C5t1qVo

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 6 de outubro de 2024

São dois em um


Israel é o povo eleito de Deus e a humanidade sabe disto. A diferença está no fato em que muitos sabem, acreditam e servem ao mesmo Deus que escolheu Israel por seu povo (assim faz a maioria dos cristãos); porém, a grande maioria dos moradores do mundo sabe, e odeia a Israel, e o espragueja, e o amaldiçoa, desejando obcecadamente a sua ruína e aniquilação... É de fazer chorar. Pois, ignoram a profecia que diz: "contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel." (Num 23:23); e nem se dão conta desta advertência bíblica: "Benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem." (Num 24:9). Amém.

Na verdade, segundo a Palavra de Deus, o povo de Deus na terra é a junção de dois povos: O povo judeu e o povo cristão. Ou seja, os que foram eleitos mediante promessa feita a Abraão; e os que foram lavados, e remidos, no sangue de Jesus. A Bíblia demonstra que Israel é a boa oliveira sendo os judeus os seus ramos; e nós cristãos somos zambujeiros enxertados nesta boa oliveira (Rom 11:16-20). Enfim, judeus e cristãos têm a missão de anunciar a verdade de Deus à toda gente. Pois, Jesus deu a sua vida "para criar em si mesmo, dos dois, um novo homem fazendo a paz e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus" (Efe 2:15-16). Glória a Jesus!

A Bíblia diz que "noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças" (Efe2:11-15). Aleluia!

A bênção! Como gosto de a ouvir, pois muito me inspira:
https://youtu.be/8U_SJeUJeLY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 5 de outubro de 2024

Agravo do pecado


A Bíblia diz que fomos criados por Deus, conforme sua imagem, e semelhança. Mas, "dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se." (Mat 13:25). Foi assim que Satã plantou no ser humano, a cruel semente chamada pecado; a qual aflige e condena a raça humana. E então, Deus enviou o seu filho Jesus para tirar "o pecado do mundo" (Jo 1:29). Amém.

Ao examinarmos o céu e a terra, vemos as grandes e pequenas obras de Deus. Na etapa final da história da criação, o Deus perfeito criou o ser humano perfeito; e este ser criado perfeito "se meteu em muitos problemas" (Ecl 7:29); porque, atraído pelas obras do diabo e vencido pelo pecado, o ser humano se desviou de Deus. Desde então, este mundo se tornou um horroroso lugar para se viver.

A Bíblia diz que Jesus veio para desfazer o pecado e sua maldade. Pois "aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para desfazer as obras do diabo." (1 Jo 3:8). E assim, "se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (2 Cor 5:17). Senhor Jesus!

Assim nos diz a Palavra de Deus: "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (1 João 2:1-2). Enfim, Jesus veio para nos libertar do pecado. Amém. https://youtu.be/4k61gAjEKSI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Esta é minha vida


Hoje, ainda escuro, ouvi o cantar do tico-tico rei (há algum tempo, não o ouvia) e da sabiá laranjeira, e do meu garnisé branco. Então, me levantei para orar... Quando abri os olhos, o dia já tinha clareado. Que bênção é poder desfrutar da graça de Deus! Porque a vida é feita de tão pequenos valores e favores que, muitas vezes, deles nem nos apercebemos... Curtir a natureza, e aspirar o perfume das flores, e admirar suas cores e formas, e sentir na pele o frio e o calor... Grande prazer! Obrigado Pai, por nos teres dado Jesus, teu amado Filho! Pois, sem ele, a nossa vida seria tão desarrumada, desde o nascimento, até seu retorno ao pó.

Na verdade, lutamos em desvantagem; pois, conforme disse Jesus, "o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mat 26:41); porém, como ele antecipa neste texto: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação." Meu Senhor Jesus! Que privilégio é poder te seguir e te servir. É triste ver a grande maioria viver a vida, sem perceber, nem procurar desfrutar a maravilhosa graça que nos cobre... Graça que nos favorece, nas lutas que travamos, para permanecermos firmes e fiéis; enquanto combatemos o bom combate da fé. Enfim, há poder na graça concedida! Para nos salvar, nos guiar e levar, muito além do pó, até ao paraiso. Glória a Jesus!

Está escrito: "se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor. (Porque andamos por fé, e não por vista)" (1 Cor 5:1-7). Que bênção!

Eu era ainda bem jovem, quando esta música foi lançada:
https://youtu.be/C1FiCvrfpMU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

O verdadeiro Deus


Neste mundo, há uma variedade de deuses... São feitos de madeira, de pedra, de metal, e são oferecidos pelas religiões. Eles podem ser vistos, em altares de diversos templos, e encontrados em gôndolas dos mercados da religiosidade humana, e podem ser adquiridos (a depender do material de que são feitos) pelos mais diferentes preços. Todavia... Eles não podem nos valer.

Na verdade, a Bíblia diz que "o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou." (Sal 115:3). E ela também declara que os deuses feitos pela imaginação humana, são "obra das mãos dos homens" (Sal 115:4). Então, não devemos depositar a nossa fé nas imagens de escultura; mas, sim, no Deus Criador de todas as coisas que enviou seu amado Filho Jesus para nos salvar.

Em relação ao Deus a quem servimos, por meio de Jesus Cristo seu filho amado, podemos dizer que o nosso Deus, não é o deus de Golias, é o Deus de Davi (1 Samuel 17:45); e também, não é o deus de Senaqueribe, é o Deus de Ezequias; pois não é o deus da Assíria, é o Deus de Israel (Isaías 37:21-23). Então, podemos nele confiar! Ele nos ama, salva e liberta em Cristo.

A Bíblia diz que os ídolos feitos pelas mãos dos homens "Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta... Israel, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo." (Salmo 115:4-9). https://youtu.be/dktSXNCUZ7c

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar