sábado, 5 de outubro de 2024

Agravo do pecado


A Bíblia diz que fomos criados por Deus, conforme sua imagem, e semelhança. Mas, "dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se." (Mat 13:25). Foi assim que Satã plantou no ser humano, a cruel semente chamada pecado; a qual aflige e condena a raça humana. E então, Deus enviou o seu filho Jesus para tirar "o pecado do mundo" (Jo 1:29). Amém.

Ao examinarmos o céu e a terra, vemos as grandes e pequenas obras de Deus. Na etapa final da história da criação, o Deus perfeito criou o ser humano perfeito; e este ser criado perfeito "se meteu em muitos problemas" (Ecl 7:29); porque, atraído pelas obras do diabo e vencido pelo pecado, o ser humano se desviou de Deus. Desde então, este mundo se tornou um horroroso lugar para se viver.

A Bíblia diz que Jesus veio para desfazer o pecado e sua maldade. Pois "aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para desfazer as obras do diabo." (1 Jo 3:8). E assim, "se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (2 Cor 5:17). Senhor Jesus!

Assim nos diz a Palavra de Deus: "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (1 João 2:1-2). Enfim, Jesus veio para nos libertar do pecado. Amém. https://youtu.be/4k61gAjEKSI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Esta é minha vida


Hoje, ainda escuro, ouvi o cantar do tico-tico rei (há algum tempo, não o ouvia) e da sabiá laranjeira, e do meu garnisé branco. Então, me levantei para orar... Quando abri os olhos, o dia já tinha clareado. Que bênção é poder desfrutar da graça de Deus! Porque a vida é feita de tão pequenos valores e favores que, muitas vezes, deles nem nos apercebemos... Curtir a natureza, e aspirar o perfume das flores, e admirar suas cores e formas, e sentir na pele o frio e o calor... Grande prazer! Obrigado Pai, por nos teres dado Jesus, teu amado Filho! Pois, sem ele, a nossa vida seria tão desarrumada, desde o nascimento, até seu retorno ao pó.

Na verdade, lutamos em desvantagem; pois, conforme disse Jesus, "o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mat 26:41); porém, como ele antecipa neste texto: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação." Meu Senhor Jesus! Que privilégio é poder te seguir e te servir. É triste ver a grande maioria viver a vida, sem perceber, nem procurar desfrutar a maravilhosa graça que nos cobre... Graça que nos favorece, nas lutas que travamos, para permanecermos firmes e fiéis; enquanto combatemos o bom combate da fé. Enfim, há poder na graça concedida! Para nos salvar, nos guiar e levar, muito além do pó, até ao paraiso. Glória a Jesus!

Está escrito: "se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor. (Porque andamos por fé, e não por vista)" (1 Cor 5:1-7). Que bênção!

Eu era ainda bem jovem, quando esta música foi lançada:
https://youtu.be/C1FiCvrfpMU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

O verdadeiro Deus


Neste mundo, há uma variedade de deuses... São feitos de madeira, de pedra, de metal, e são oferecidos pelas religiões. Eles podem ser vistos, em altares de diversos templos, e encontrados em gôndolas dos mercados da religiosidade humana, e podem ser adquiridos (a depender do material de que são feitos) pelos mais diferentes preços. Todavia... Eles não podem nos valer.

Na verdade, a Bíblia diz que "o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou." (Sal 115:3). E ela também declara que os deuses feitos pela imaginação humana, são "obra das mãos dos homens" (Sal 115:4). Então, não devemos depositar a nossa fé nas imagens de escultura; mas, sim, no Deus Criador de todas as coisas que enviou seu amado Filho Jesus para nos salvar.

Em relação ao Deus a quem servimos, por meio de Jesus Cristo seu filho amado, podemos dizer que o nosso Deus, não é o deus de Golias, é o Deus de Davi (1 Samuel 17:45); e também, não é o deus de Senaqueribe, é o Deus de Ezequias; pois não é o deus da Assíria, é o Deus de Israel (Isaías 37:21-23). Então, podemos nele confiar! Ele nos ama, salva e liberta em Cristo.

A Bíblia diz que os ídolos feitos pelas mãos dos homens "Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta... Israel, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo." (Salmo 115:4-9). https://youtu.be/dktSXNCUZ7c

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Vítimas do engano



A Bíblia fala com clareza, sobre o tempo do engano. Enquanto a mentira se veste com roupas da verdade e se move na escuridão; a verdade despojada de sua roupagem, segue nua e perseguida denunciando aos quatro ventos, este tempo de engano em que vivemos. Não me causa estranheza ver profanos amarem a mentira e odiarem a verdade; isto sim, me causa tristeza: ver santos abrindo mão de sua posição em Cristo e sendo sutilmente atraídos para o engano, ou por má informação, ou por má intenção, sem ao menos procurar discernir este tempo do engano em que vivemos; no qual, vemos proliferar o esfriamento do amor.

Em dias como os que vivemos, precisamos nos manter sob a luz da Verdade que liberta; a qual tem por nome: Jesus! Que disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6). Sobre o valor da verdade, Jesus assim falou: "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (Jo 8:32); e por nós orou ao Pai dizendo: "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (Jo 17:17); e também deixou esta advertência: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane" (Mt 24:4). Enfim, em tempo de engano, observemos o que disse Jesus: "Orai e Vigiai, para que não entrei em tentação" (Mt 26:41). Amém.

Vivendo nós num mundo tão enganoso e pecaminoso, a Palavra de Deus assim nos alerta: "Mas vós não aprendestes assim a Cristo, Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (Ef 4:20;25). Então, estejamos avisados e vigilantes!

Em dias assim esta é uma boa música para ouvir e cantar:
https://youtu.be/alzX0nmb6QM

cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Sempre animados


Estou a pensar no prejuizo causado pelo desânimo... Tanta perda a troco de nada. Negócios desabam, famílias empobrecem e a própria saúde é afetada, quando o desânimo assume o controle de alguém. Em alguns de seus textos, a Bíblia nos recomenda firme atitude contra o desânimo, nos passando a nítida impressão que o remédio para este mal se chama: Força de vontade! Sim, vamos ter bom ânimo.

No livro de Josué, Deus assim lhe fala: "Esforça-te e tem bom ânimo" (1:6). Neste mesmo capítulo, o bom ânimo é tão urgente que Deus lhe ordena mais duas vezes: "Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo" (v 7) e "Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares." (v 9). Amém! Sejamos sempre animados!

Em seu ensino Paulo exclui o desânimo dizendo que "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos" (2 Cor 4:8-9). E o próprio Jesus destaca o bom ânimo dizendo: "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (Jo 16:33). Enfim... Precisamos manter bem elevado nosso bom ânimo!

"Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é o que vai convosco; não vos deixará nem vos desamparará. E chamou Moisés a Josué e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te, porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la" (Deut 31:6-7). Amém. https://youtu.be/HpwMofiqvA4

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar