sábado, 29 de janeiro de 2022

Misturas perigosas


Nós que "andamos por fé e não por vista" (2 Cor 5:7) devemos manter o nosso nível de oração; de tal modo que possamos entender o que está se passando neste mundo; e o modo como tentam misturar e relativizar o sagrado e o profano. É como lei e graça que - distintas entre si, não devem ser misturadas; pois, a mistura entre ambas pode se constituir em heresia. Até porque, o próprio Deus pôs separação entre elas, quando disse que "A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus" (Lc 16.16) e que "a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (João 1:17). Portanto, Lei e Graça não se misturam.

Desde os meus primeiros passos no evangelho de Cristo, fui sabiamente instruído que a mistura de verdades e erros é definida como heresia. Naturalmente que não vejo nada errado ser (como alguns crentes preferem) discípulo de Moisés; contanto que a confissão de fé em Jesus seja sua essência. Todavia, tenho percebido que - na tentativa de impor a Lei de Moisés como doutrina cristã, alguns acabam relegando a doutrina graça de Jesus a segundo plano. Isto porque - ao adotar a Lei de Moisés como normativa para a fé cristã, os que procedem deste modo, podem (mesmo sem pretender) tornar nula a graça de Deus manifestada em Cristo.

A Bíblia diz que "o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada ...Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde." (Gál 2:16, 19-21). Amém.

Aleluia! O fim da lei é Cristo, para justificação do crente:
https://youtu.be/DqXe9D7qGjM

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar