sábado, 15 de janeiro de 2022

Sonhos e significados


Maria Célia e eu chegamos hoje em Belo Horizonte... Benção purinha! E dizem que saudade é coisa que dá e passa... Será? Então, com a saudade satisfeita, aproveitaremos ao máximo este dia. Louvo a Deus, pela razão de aqui estarmos: A posse do Bispo Gilberto. Será um dia voltado às boas lembranças... Quem não as têm? Eu creio na investidura do Bispo Gilberto; e desde sua ordenação episcopal, tenho orado por seu sucesso nesta missão; e pela realização de seus melhores sonhos. E por falar em sonhos, penso que o conceito de "sonhar de Deus" (entendo que Deus não sonha) é bem diferente deste conceito de "sonhos de Deus".

Entendo que Deus não sonha; pois para sonhar é preciso dormir e Deus não dorme; e que sonhar é próprio do ser humano; bem como as aspirações e até o próprio sono. Existem sonhos sem nexo, assustadores e fantasiosos; porém, eles não invalidam os sonhos de revelação (como os de Jacó e os de José) nem diminuem o valor dos sonhos por melhores dias; contanto que estes sejam como plataforma de lançamento para as ações correspondentes e objetivas... Sonhar faz grande bem! Enfim... ainda que Deus não sonhe (pois não dorme); ele pode inspirar com sonhos específicos e objetivos que estejam em linha com seu propósito para os sonhadores.

Alguns tipos de sonhos: 1. De revelação: "tivemos um sonho na mesma noite, eu e ele; sonhamos, cada um conforme a interpretação do seu sonho" (Gê 41:11). 2. De engano: "Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei" (Jer 23:25). 3. Sem nexo: "da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras" (Ecl 5:3). 4. De mistério: "tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas. E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó" (Gên 41:15-16). Vamos sonhar.

Gosto desta canção. Ela fala de sonhos inspirados por Deus:
https://youtu.be/1uEvXoG3zA8

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar