segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Fotografia da culpa


Este é um tempo oportuno para se pensar na brevidade da vida. Pois o pecado encurta em demasia a existência humana. Se Jesus não se tivesse humanizado, não haveria remédio para nossa dor, nem salvação para nossa alma. Na verdade, o pecado nos afasta de Deus; e a presença de Deus, nos afasta de tudo que corrompe e condena. Isto, seja em nível processual ou conceitual, não deve ser ignorado ou questionado. Pois quando alguém enfraquece e fracassa, a causa é tão simples quanto verdadeira: Este alguém se afastou de Deus - em certos casos, até mesmo sem se dar conta; todavia, isto não fará a menor diferença.

É comum culparmos à outrem por nosso fracasso. Porém, Devíamos procurar este culpado dentro de nós. Sei que é mais conveniente e menos doloroso culparmos alguém por nosso fracasso. Mas o espelho da consciência reflete a face da culpa; ela tem a nossa cara! E se a voz profética, brada desde os céus: "prepara-te, para te encontrares com teu Deus" (Amós 4:12); insistimos em fazer "ouvidos de mercador". Enfim, quando está prestes a silenciar o tic-tac do relógio do tempo, e se ouve grito da voz divina: "Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" (Lucas 12:20)... E então?

Está escrito: "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem" (Eclesiastes 12:1-4). Só Jesus!

Esta canção bem resume o que aqui procurei transmitir:
https://youtu.be/J7pnZ2FR2jI

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 30 de janeiro de 2022

O cuidado de Deus

Jesus nos ama! E nele, somos mais que vencedores (Rom 8:37). Aleluia!

Gosto de pensar no cuidado de Deus pelo ser humano - não só o cuidado que se vê no dia-a-dia (ar que respiramos, alimentos que comemos, água que bebemos, amigos que fazemos). Pois são frutos da promessa contida neste texto bíblico: "Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos" (Mateus 5:45). Não conseguiríamos  viver sem eles.

Em tempos de intolerância e perseguição contra os cristãos; eu cristão que sou, "quero trazer à memória o que me pode dar esperança" (Lam 3:21). Pois - desde o primitivo coliseu romano, até às plataformas de perseguição e injúria deste tempo, o nosso Deus é sempre o mesmo! E seu amor se revela na dimensão do natural e sobrenatural, através dos cuidados preventivos e remediais.

Neste mundo, o povo de Deus é injuriado e blasfemado. Porém, as maldições lançadas contra o povo de Deus, são anuladas pela Palavra de Deus. Enfim, toda afronta contra seu povo, será anulada por seu agir. Pois é o que a Bíblia diz: "Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás" (Isaías 54:17). Glória a Deus!

A Palavra de Deus declara que os filhos de Deus "temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira. E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão, diz o Senhor" (Isaías 59:19-20). Pois, nós cristãos, não somos melhores, somos diferentes. https://youtu.be/D2LlWnujnSc

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 29 de janeiro de 2022

Misturas perigosas


Nós que "andamos por fé e não por vista" (2 Cor 5:7) devemos manter o nosso nível de oração; de tal modo que possamos entender o que está se passando neste mundo; e o modo como tentam misturar e relativizar o sagrado e o profano. É como lei e graça que - distintas entre si, não devem ser misturadas; pois, a mistura entre ambas pode se constituir em heresia. Até porque, o próprio Deus pôs separação entre elas, quando disse que "A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus" (Lc 16.16) e que "a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (João 1:17). Portanto, Lei e Graça não se misturam.

Desde os meus primeiros passos no evangelho de Cristo, fui sabiamente instruído que a mistura de verdades e erros é definida como heresia. Naturalmente que não vejo nada errado ser (como alguns crentes preferem) discípulo de Moisés; contanto que a confissão de fé em Jesus seja sua essência. Todavia, tenho percebido que - na tentativa de impor a Lei de Moisés como doutrina cristã, alguns acabam relegando a doutrina graça de Jesus a segundo plano. Isto porque - ao adotar a Lei de Moisés como normativa para a fé cristã, os que procedem deste modo, podem (mesmo sem pretender) tornar nula a graça de Deus manifestada em Cristo.

A Bíblia diz que "o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada ...Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde." (Gál 2:16, 19-21). Amém.

Aleluia! O fim da lei é Cristo, para justificação do crente:
https://youtu.be/DqXe9D7qGjM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Deus impõe limites

A Bíblia diz que "há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Ecl 3:1-2).

Algumas vezes, ao olhar o que se passa no mundo, pergunto a mim mesmo: "Quando isto vai parar?" Então, sou lembrado de que nada irá além do ponto que o Senhor permitir... Ou seja: Deus rege o universo e define limites para o rigor das ondas, a força do vento e fragor das tempestades... Há algo que eu tenha esquecido e que parece estar fora de controle? Deus já definiu o seu limite!

Ontem partiu para o Senhor, uma das mais apreciadas expressões da música cristã moderna... E me perguntei: "O que ainda estou fazendo aqui?" A resposta logo veio, tão rápida quanto a pergunta: "O Senhor sabe!" E me dei por satisfeito. Pois, além da satisfação de ter a Cristo, sinto grande satisfação por ser salvo, chamado, e por estar firmado no propósito de Deus. O nosso Deus é fiel!

Enfim, nossa própria vida, neste mundo, é limitada pelo fator tempo e circunstâncias; no mundo vindouro também é assim! E guerra, peste e fome? Elas têm também seu tempo e limite prefixado. Então, importa sabermos que "se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que vivamos ou morramos, somos do Senhor" (Rm 14:8). Amém!

Assim falou Deus com Jó: "Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faz-me saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? ...Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre ...Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos, e disse: Até aqui virás, e não mais adiante" (Jó 38:4-5;8;10-11). Para fechar, ouça com atenção este cântico. Ele faz um grande bem! https://youtu.be/zbaPQJgfT1c

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Jesus é o Salvador


Mal o ano se inicia e seu primeiro mês já prestes a se fechar. Como o tempo passa, cada vez mais ligeiro! E a vida? É mais ligeira que o tempo, se movendo e se modificando tão rápido, como se vista por um caleidoscópio. E nós? A Bíblia nos responde dizendo que "a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada" (1 Ped 1:24-25). Este texto assim resume esta realidade: Que a vida é breve e o único modo de viver para sempre é ser salvo por Jesus.

Infelizmente, muitos preferem encerrar o curso de sua existência se abstendo do direito à vida eterna ofertada por Jesus Cristo. Esta cena de oposição e recusa ao evangelho de Cristo se repete (como filme travado) por todo lado. Ela levou João a desabafar que Jesus "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome" (João 1:11-12); e Jesus a lamentar: "quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!" (Mat 23:37). Deus é amor!

Sobre a criatura, o salmista diz ao Criador: "Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite. Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce. De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca. Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados. Diante de ti puseste as nossas iniquidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto. Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta" (Sal 90:3-9). Enfim... A vida segue seu curso.

O amor de Deus enviou Jesus, plano perfeito para salvar:
https://youtu.be/PNzSv_t9OJE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Espelho da Palavra

O espelho da Palavra revela nossa verdadeira face, sem disfarce ou retoque.

Hoje de manhã, adorando e exaltando ao Deus eterno, senti minha carência d'Ele. E não me refiro ao conceito básico difundido entre os crentes, de que todos nós precisamos de Deus. Mas o que me levou a refletir, foi aquilo que a Palavra de Deus diz, sobre Deus e sobre o ser humano. Ela diz que Deus é verdadeiro e que nós somos mentirosos (Romanos 3:4). Esta é uma trágica assertiva.

A Bíblia diz que Deus não se deixa enganar; e que somos tendentes ao engano. Ela desnuda a verdade, sobre Deus e sobre nós: De que Deus é eterno; e de que nossa realidade, primeira e última, começa com pó e termina com pó; bem diferente daquilo que pensamos sobre Deus e sobre nós. E por não se aperceber isto, a grande maioria segue pela vida afora enganando e sendo enganada.

Enfim, ao meditar sobre isso, penso no que o mundo reserva aos que se deixam enganar por seus encantos. E percebi que só estando bem com Deus, não corremos o risco de ser enganados por nós mesmos; uma vez que somos propensos a pensar o melhor de nós e o pior dos outros. Mas o espelho da Palavra de Deus reflete a nossa face verdadeira, sem os seus disfarces, sem retoques.

A Bíblia diz que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus" (Romanos 3:23-26). https://youtu.be/B9W1zz6pDyU

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Assim devemos crer


Preciso sempre orar; pois, assim como a Palavra fundamenta a fé, a oração a mantem viva e ativa. Sempre que ouço pessoas professarem seu ateísmo vejo comodismo nelas. Pois, ante os problemas da existência, ser ateu é bem mais cômodo. Todavia, o ateísmo não anula a existência de Deus; antes, agrava em muito a condição dos que assim pensam. E mesmo que eles não admitam, as bênçãos por eles recebidas vêm do Deus que afirmam não existir. Pois a Bíblia diz que, "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tg 1:17). Aleluia!

Ainda que minha fé não esteja lastreada, nas coisas que Deus faz (aprendi a crer nele, e o amar, pelo que Ele é); sou grato ao Senhor por "todas as bênçãos espirituais" com que me tem abençoado (Efé 1:3). Então, ser parte da família de Deus por meio de Jesus, não tem preço! E nela viver, sem traumas e medos, é segurança na vida e após ela. Jamais serei grato bastante por experimentar em mim as mudanças que me ajudam na construção de uma vida equilibrada - na Igreja e na família da qual, pela graça de Jesus eu faço parte. Logo, não vou me inquietar com os dias vindouros! Creio em Deus e tenho Jesus comigo. Glória a Deus!

Isto é fé: "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim... Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara... Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Heb 11:1-6). Assim devemos crer!

Meu Deus! Te dou graças por ser um crente bíblico:
https://youtu.be/YQn-jkupQuU

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Ser cristão espiritual

Assim como a fé e a doutrina, espiritualidade e misericórdia são essenciais.

Qualquer pessoas que estude a história de Israel, perceberá de imediato que, tanto a sua religião como a sua tradição se interligam e se inspiram na Lei de Moisés, seja em termos substantivos, em termos adjetivos e até mesmo em seus conceitos subjetivos. Na verdade, suas regras, seus conceitos, e sua influência cultural sustentam e norteiam o modo de pensar, de falar e de agir do povo de Israel desde o dia do seu nascimento até o de sua morte.

É evidente que no modo como a Lei era ensinada e praticada, prevalecia o rigor e doutrinação da corrente interpretativa majoritária em vigor. Nos dias de Jesus, por exemplo, havia duas correntes que influenciavam a crença e conduta dos israelitas: Os Fariseus (influência conservadora e majoritária) e os saduceus (influência liberal e elitizada). infelizmente, nelas, o componente mais importante da lei estava ausente: Que era a espiritualidade!

Segundo meu entender, falta de espiritualidade foi a principal razão, dos desvios que mancharam a história de Israel ao longo de sua existência. Ao longo desse tempo, muitos profetas de Deus perderam a vida por advertir seus líderes, quanto ao seu esfriamento espiritual. Tal desvio desaguava em ódio; até contra Jesus que, ao lhes mostrar seu triste estado, fez inimigos entre os judeus retrógrados. Enfim, esta é uma lição que fica para nós os cristãos.

Aos que o inquiriam sobre seus ensinos, disse Jesus: "Por que me perguntas a mim? Pergunta aos que ouviram o que é que lhes ensinei; eis que eles sabem o que eu lhes tenho dito. E, tendo dito isto, um dos servidores que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus, dizendo: Assim respondes ao sumo sacerdote? Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; e, se bem, por que me feres?" (João 18:21-23). https://youtu.be/gyDWUZPcGGc

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 23 de janeiro de 2022

Rumores de guerra


Como aconteceu nos dias que antecederam o dia 28 de julho de 1914 (início da 1ª guerra mundial) e o dia 01 de setembro de 1939 (início da 2ª guerra mundial); vemos medo nas nações com o som dos tambores de guerra. E não é para menos! Pois o poder das armais atuais e o mal em seus oponentes é mesmo de assustar! Porém, fora dos holofotes desta inevitável guerra, vão marchando dois exércitos que não devem ser ignorados: Israel e Igreja, exércitos de Deus! E Deus mesmo move e sustenta estas duas forças vivas na terra. Ele é poderoso para nos guardar - da guerra, da peste, e da fome. Pois o nosso General é Cristo!

Neste tempo, o pandemônio que vigora e a pandemia que vitimiza, são precursores de uma guerra diferente; "Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares" (Mat 24:7). Uma guerra, cujo armistício entronizará o ditador mundial (que o povo de Deus sabe de antemão quem é); "O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus" (2 Tes 2:4); o qual, a Bíblia denuncia como "homem do pecado, o filho da perdição" (2 Tes 2:3). Só Jesus é o Senhor!

Os discípulo perguntaram: "Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores" (Mateus 24:3-8). E Jesus lhes deu esta resposta.

Sempre gostei desta canção! Faz tempo, não a cantava:
https://youtu.be/vURTSiCKo-s

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 22 de janeiro de 2022

Se a velhice chegar

Ao me ver no espelho, vi a verdade que, por mais que queira, não posso evitar.

Sim! Ao me olhar no espelho e ver minha velhice, notei que ela não é um sentimento; e sim, uma constatação! E nesta manhã agradeci ao Senhor por encontrar minha velhice cheia de frutos, vazia de mágoas, e ainda capaz de pensar e repensar no propósito divino! Então, em sã consciência, posso cantar a gratidão que sinto me encher, das mais diversas lembranças; e sem queixa que agrave!

Sempre que penso em Davi - um homem que venceu feras selvagens, guerreiros cruéis, e injustiças várias; penso em duas coisas que disse. Uma, ao seu filho Salomão: "conhece o Deus de teu pai e serve-o com um coração perfeito" (1 Crô 28:9). Outra, diz à todos nós: "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão" (Sal 37:25). Aleluia!

Conheço as minhas imperfeições; e quanto mais velho eu fico, melhor as conheço. E, longe de me assustar ou preocupar, elas me mostram o grande amor de Deus por mim. Sim! Eu sei que Ele me amou como eu sou! E ao longo do tempo, me tornou o homem que hoje eu sou; e me tornará o ser que finalmente serei - se anjo, se homem, não sei; sei que entre os eternizados estarei! Amém!

Sinto segurança neste texto: "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu... Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida" (2 Cor 5:1-4). A face adorada de Jesus verei!
 https://youtu.be/JooITEHtcq8

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Mistério da injustiça


O crente ligado nas promessas do Senhor Jesus, sabe em seu íntimo que precisa buscar mais sua presença. E digo isto, por entender que este novo ano será um dos mais difíceis para o povo de Deus (Israel e Igreja). Creio que este será um ano de apostasia, com o esfriamento e comodismo de muitos crentes, e o avanço do "mistério da injustiça" (2 Tes 2:7). Penso que a maioria não concordará comigo (pois, se assim não fosse, não haveria tanto desvio). Todavia, ao verificarmos os sinais visíveis aos olhos, nem precisamos ser profetas para saber que este tempo se abrevia. Então... Precisamos estar espiritualmente preparados.

Em dias assim, nosso preparo deve ser pela reflexão, nos mantendo ligados à Palavra de Deus; e pela oração, nos mantendo ligados ao Deus da Palavra. Pois, o "homem do pecado" (2 Tes 2:3) já definiu sua agenda. Mas, não nos assustemos! Pois Deus (o Pai, o Filho, o Espírito Santo) tem poder sobre esta agenda cruel; e dele é a Palavra decisiva que assim nos alerta: "quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade" (Ef 4:23-25). Amém Jesus!

A Bíblia diz que "o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade" (2 Tes 2:7-12). Ora vem meu Jesus! Maranata!

Realmente, precisamos buscar mais a presença de Deus:
https://youtu.be/KhBMqd-OCmM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Nossas joias raras

Os verdadeiros amigos são como joias raras que devem ser preservadas.

A Bíblia recomenda muito cuidado com os que se dizem cristãos, mas vivem "sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te" (2 Tim 3:3-5). Devemos nos afastar deles.

Jesus nos alerta quanto aos frutos de um vero cristão; e nos manda olhar, não para sua aparência, mas para seus frutos dizendo: "Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?" (Mat 7:16). E adverte que os que assim vivem, no fim serão rejeitados: "Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo" (Mat 7.19). Senhor amado!

Um provérbio popular assim declara: "Diz-me com quem andas e te direi quem és". Logo, devemos rever o tipo de amigos que adotamos; pois os amigos não nos escolhem, nós escolhemos os amigos). Jesus definiu esta questão ao dizer: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (João 15:14). Enfim, amizade verdadeira é leal e comprometida com a honra e a verdade.

Jesus adverte que Deus não se deixa levar por aparência: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus... Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade" (Mt 7.21-23). Senhor Jesus, vamos atentar para isso! https://youtu.be/BvlB_-KzJeM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Cristo está voltando


Na justa medida em que os dias vão se aproximando do fim, vemos por toda a terra crescer miséria, opressão e injustiça. Vemos gente ser presa mesmo sendo vulnerável, tão somente por divergir e criticar quem se julga intocável. Verdade é que a justiça divina há de punir os maus e libertar suas vítimas; tanto quanto, a graça divina há de guardar os fiéis, em meio à guerra, à peste, e à fome. Grato sou ao Senhor por ser salvo e por saber que o governo dos justos se revelará e fará cessar a tirania vigente na terra. Então se verá a diferença entre os que servem e os que não servem a Deus, Rei do universo, Senhor de toda terra. Glória seja dada ao nosso Deus!

Enquanto o tempo segue seu curso, precisamos manter nossos olhos em Jesus e nosso coração na Palavra... Até que venha a Justiça eterna! Pois ela vem, em forma humana e natureza divina - saltando sobre os montes, sem que possa ser impedida! E enquanto este dia não chega, devemos seguir em nossa via dolorosa, perseverantes na fé e sem esmorecer - não nos permitindo desviar do Caminho; sem cedermos às fraquezas da carne; e sem nos deixarmos vencer por cansaço, dores sentidas, ou tentações impostas. Pois somos amados e salvos, no Pai e no Filho, e temos este lema: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31). Aleluia!

Sabemos que "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2 Pedro 3:9-14). Amém.

Vencendo vem Jesus! Esta é a nossa bendita esperança:
https://youtu.be/1-lVF6Yyysk

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Jesus, Rocha eterna

Jesus é Pedra viva, Rocha eterna e firme Fundamento dos apóstolos e profetas.

Moisés atestou que o Senhor "é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são" (Dt 32:4). O profeta Zacarias assim profetizou: "Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; porque ele trará a pedra angular com aclamações" (Zc 4:7); e o Profeta Isaías nos exorta a confiar no Senhor, pois ele é nossa "rocha eterna." (Is 26:4). Sendo ele Jesus!

Esta certeza levou Davi a salmodiar: "cantemos ao Senhor; jubilemos à rocha da nossa salvação" (Sl 95:1); e Paulo a declarar: "Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido" (Rm 9:33). Jesus, ao dizer: "sobre esta pedra edificarei a minha igreja" (Mt 16:18). Se referia a si mesmo, o firme fundamento.

Paulo adverte que "ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo" (1 Co 3:11). E Pedro nos exorta a nos achegarmos a Jesus, pois ele é "pedra viva ...eleita e preciosa" (1 Pd 2:4). E o próprio Jesus nos declara que "Qualquer que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair será feito em pó" (Lc 20:18). Esta Pedra é ele mesmo.

Daniel assim interpreta o sonho do rei: "Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte e encheu toda a terra" (Daniel 2:34-35). https://youtu.be/c7TajUYLXTY

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Orar e rasgar coração


Madrugada calma e chuvosa em Petrópolis. E eu, em meu lugar de oração mais frequentado, me prostrei e me rasguei em fervente, chorosa e confortante oração - sem nada ocultar ao meu Senhor. Orei pelos que me fazem bem e pelos que me fazem mal; pelos verdadeiros e falsos amigos (em tempo de carência de amizade, nem dos falsos amigos devemos abrir mão). Ah, orei pelo bem daqueles que, sem razão que os justifiquem, me odeiam e perseguem; vingativos de um mal que não lembro lhes ter feito. E orei assim - não por compaixão; mas, por saber que vingança é prerrogativa divina (Rom 12:19). Amém.

Em momento cálido, mas, pacífico; pedi ao Senhor, proteção especial em minhas portas de saída e de entrada... Que o meu Deus guarde meus olhos das más imagens, meus lábios das más palavras, meus ouvidos dos maus conselhos, e meus neurônios das más lembranças; e que minha mente tenha sempre paz e meu coração seja sempre puro. Enfim, fiquei a pensar que momentos passados em oração são tão cheios de graça e oportunidade. Porém, por não nos darmos conta de seu valor, corremos o risco de fazer mau uso dos mesmos, fazendo orações mal formuladas e sem chance de favorável resposta do Senhor.

Linda esta oração de Davi: "Inclina, SENHOR, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito. Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia. Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia. Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma. Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam. Dá ouvidos, Senhor, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes" (Sal 86:1-7). Ela não se esgota e sempre me inspira.

Em termos de oração, considero esta canção um clássico:
https://youtu.be/WiIpwiNemF4

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 16 de janeiro de 2022

Calma e serenidade

Se o avivamento esperado virá, não sei; mas, sei que Jesus virá.

Nesta manhã mesmo, durante o café da manhã aqui no hotel em que estamos hospedados - aqui em Belo Horizonte, em uma conversa com alguns pastores, eu lhes disse que tudo está sob o controle do Deus eterno; até mesmo aquilo que, as vezes, parece estar descontrolado. Na verdade, é esta plena certeza que me mantém, calmo, sereno e tranquilo, em qualquer situação.

Em minha vida, desde muito cedo descobri esta importante fórmula: Aquilo que não tem remédio, remediado está. Então, por que hei de perder minha paz e calma? Pois tenho todos os meios - concretos, imagináveis, e proféticos, para viver tranquilo e seguro em Cristo, meu amado Senhor. Que a vida é dura, eu sei; porém, as pedras também são duras e fazem bons alicerces.

Plena paz e descanso, estão disponíveis em Jesus, o "Príncipe da paz" (Isaías 9:6). Assim, estando em Cristo, estou guardado em perímetro seguro... É só confiar! Porquanto, ele mesmo diz à todos nós: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33). Enfim, o bom do viver é ter Jesus na vida!

Consideremos esta advertência: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo" (1 Pedro 5:6-9). Assim devemos crer e viver!
https://youtu.be/eKuk-F9KgU0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 15 de janeiro de 2022

Sonhos e significados


Maria Célia e eu chegamos hoje em Belo Horizonte... Benção purinha! E dizem que saudade é coisa que dá e passa... Será? Então, com a saudade satisfeita, aproveitaremos ao máximo este dia. Louvo a Deus, pela razão de aqui estarmos: A posse do Bispo Gilberto. Será um dia voltado às boas lembranças... Quem não as têm? Eu creio na investidura do Bispo Gilberto; e desde sua ordenação episcopal, tenho orado por seu sucesso nesta missão; e pela realização de seus melhores sonhos. E por falar em sonhos, penso que o conceito de "sonhar de Deus" (entendo que Deus não sonha) é bem diferente deste conceito de "sonhos de Deus".

Entendo que Deus não sonha; pois para sonhar é preciso dormir e Deus não dorme; e que sonhar é próprio do ser humano; bem como as aspirações e até o próprio sono. Existem sonhos sem nexo, assustadores e fantasiosos; porém, eles não invalidam os sonhos de revelação (como os de Jacó e os de José) nem diminuem o valor dos sonhos por melhores dias; contanto que estes sejam como plataforma de lançamento para as ações correspondentes e objetivas... Sonhar faz grande bem! Enfim... ainda que Deus não sonhe (pois não dorme); ele pode inspirar com sonhos específicos e objetivos que estejam em linha com seu propósito para os sonhadores.

Alguns tipos de sonhos: 1. De revelação: "tivemos um sonho na mesma noite, eu e ele; sonhamos, cada um conforme a interpretação do seu sonho" (Gê 41:11). 2. De engano: "Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei" (Jer 23:25). 3. Sem nexo: "da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras" (Ecl 5:3). 4. De mistério: "tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas. E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó" (Gên 41:15-16). Vamos sonhar.

Gosto desta canção. Ela fala de sonhos inspirados por Deus:
https://youtu.be/1uEvXoG3zA8

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Santo discernimento

Disse Jesus: "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).

Vivemos dias de engano, jamais vistos. Em dias assim, não podemos confiar, nem mesmo em nossos sentimentos e suposições... Até eles podem nos enganar. Então, a melhor coisa a fazer é procurarmos conhecer melhor o Senhor Jesus Cristo; pois, somente assim, conheceremos um pouco mais sobre nós mesmos e sobre as pessoas a nossa volta. Que o Senhor nos guarde e nos ilumine.

Sempre penso nesta solene advertência de Jesus: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane." (Mat 24:4); e no contexto que a envolve. Paulo assim advertiu os irmãos de Colossos: "que ninguém vos engane com palavras persuasivas" (Col 2:4). Então, em tempos de mentira, devemos atentar, não à aparência das coisas; mas, para a essência das mesmas. Entretanto, isto exige discernimento.

Vivemos um tempo em que culpados são absolvidos e inocentes condenados. Isto acontece, porque "o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos" (2 Cor 4:4) Dias em que o manto do engano confunde tanto que - sem uma clara visão de Deus e discernimento de espírito, o cristão corre risco de aplaudir inimigos de Deus e da Bíblia; e apupar os amigos do bem e da família.

Neste tempo "será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira" (2 Tes 2:8-11). Estes dias se parecem com esta profecia. https://youtu.be/AuasLKZC00o

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Oração é fundamental


Estou convencido que muitos cristãos que foram atraídos e vencidos pelas tentações da carne, chegaram a este triste estado por não terem orado como deviam, ou por terem deixado de orar (que é ainda pior). Não consigo entender o modo descuidado como muitos crentes (até mesmo obreiros) vivem sua vida espiritual... Como se as promessas de Deus pudessem se suster, sem ações correspondentes da nossa parte. Este tipo de atitude é comum e crescente em nossos dias; mormente, pelo fato de que os vendedores de sonho afirmam ser fácil prosperar, bastando para isto determinar... E não é bem assim!

Ninguém me demove da certeza de que em orar, está minha maior segurança. Estou convencido de que, enquanto eu oro, o meu espírito se apercebe de fatos que estão fora do meu alcance visual e racional. Quando sou tentado a deixar de orar, logo penso: Não tenho como saber as coisas boas que podem acontecer comigo, por estar orando; mas, tenho certeza que fico exposto ao mal se deixar de orar. A Bíblia diz: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6). Então, sob esta palavra, vou continuar orando - por minha família, por toda gente, e por mim mesmo.

A Bíblia registra que Jesus no Getsêmani, "tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras." (Marcos 14:35-39). Enfim, somos tendentes a dormir ao invés de orar.

Convido você a ouvir e refletir sobre este breve vídeo:
https://youtu.be/mIQl_YJiK-8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Resposta da natureza

Neste tempo, devemos manter nosso olhar em Jesus e nossa fé nas Promessas.

Meu Deus! Erramos ao chamar de desastres naturais, a dura resposta da natureza ferida à rebeldia humana. Pois, segundo meu pensar, há razões de sobra para os males que sofremos. Sinto que o conjunto de males que afeta o mundo inteiro, afligindo bons e maus, pode ser uma espécie de "freio de arrumação" em resposta à maldade dos perversos e ao clamor dos aflitos. Senhor Jesus!

Meu Senhor! Agradecemos pelo amor que nos abraça, em meio aos males de hoje e de sempre; pela esperança que permanece viva, frente ao caos que aflige o mundo; e pela fé que abranda a força do vento e acalma as ondas do mar, promovendo os milagres que mudam a nossa sorte e sustentam a nossa vida. E assim, enquanto esperamos, seguimos firmes na fé esperando por melhores dias.

Eterno Criador! Assim como Davi, teu povo crê que a segunda vinda do Justo que domina será como a luz da manhã, quando sai o sol, na manhã sem nuvens. E enfim, o Sol da justiça, personificado em Cristo Jesus, se projetará sobre a terra trazendo descanso aos cansados e justiça aos oprimidos. E nesse novo tempo, o amor com que tu nos amaste será o nosso eterno fanal e cobertura eterna.

Assim falou Davi: "Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus. E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra. Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar." (2 Samuel 23:1-5). https://youtu.be/Tar39wAGjAE

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

O novo nascimento


No ser humano, a natureza caída e o espírito renascido não podem viver em um mesmo corpo. Logo, para que um deles consiga viver, o outro deve morrer. Segundo a Bíblia, qualquer um dos dois pode se mover e conviver, sem a presença do outro. O novo nascimento é o único fato capaz de causar a recriação do espírito humano; e assim, aplicar um golpe mortal na velha natureza. Ao nascer de novo, o cristão se reveste "do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade" (Efé 4:24); e se despoja "do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano." (Efé 4:22). E isto a Bíblia chama de novo nascimento!

Na verdade, face à fragilidade do corpo, originalmente causada pelo pecado e movida por necessidades e instintos, o cristão renascido deve estar sempre atento, para não cair nas malhas da sedução que sabe jogar com a tendência carnal, ávida por satisfazer seus apetites e prazeres. E como os interesses da carne e do espírito são antagônicos; devemos inferir que - quando um é atendido, o outro é contrariado. Enfim, como são as coisas de Deus que dão prazer ao espírito, devemos prioriza-las; e isto impõe sacrifício! Sem o qual o espírito humano recriado pode definhar e regredir ao seu estado anterior. Daí Jesus ter mandado vigiar e orar sempre!

Este texto resume aquilo que aqui tentei dizer: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Romanos 8:1-4). E sua leitura completa deste capítulo, amplia o nosso entendimento.

O novo nascimento nos é dado por graça, por meio a fé:
https://youtu.be/wX5QW2ieBck

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Sabedoria do Espírito

Jesus nos deu um novo coração, para ser morada de Deus por seu Espírito.

Meu Senhor! Preciso te buscar, para entender melhor o teu propósito. Pois sei que na vida "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Ecl 3:1); e que há "Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá" (Pro 19:21). Preciso ser guiado "pela vereda direita, por causa dos meus inimigos" (Sal 27:1). Meu Jesus!

Meu Deus! Até mesmo para entender a tua Palavra, preciso te buscar. Pois, vivemos dias em que a Bíblia é vista por muitos, tão somente como livro de promessas; e que até obreiros usam de criatividade com a Bíblia usando textos, mais para justificar suas ideias, sem levar em conta seus ensinos. E os tais nem imaginam o risco que correm; pois "tua palavra é a verdade" (Jo 17:17). Amém!

Meu Jesus! Preciso de ti para entender melhor as Escrituras. Pois tenho notado que o estudo bíblico meramente racional e dogmático, mesmo investido de sinceridade, não é suficiente para produzir boa doutrina. Enfim, careço do teu Espírito; pois o entendimento da Palavra (até em seus ensinos mais simples) depende só dele, nosso guia "em toda a verdade" (Jo 16:13.) Glória a Deus!

A Bíblia diz: "tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição" (2 Ped 3:15-16). Amém. https://youtu.be/2HxzeuMI6LQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 9 de janeiro de 2022

Falar palavras de fé


Neste novo ano, precisamos melhorar o nosso modo de pensar, de orar e de falar. Ou seja: Devemos orar o que sentimos e falar o que cremos. Portanto, ao orar, devemos levar nossas dúvidas e as trocar por certezas. Com isto, digo que o lugar de oração é o melhor lugar, para trocar doenças por curas, para deixar problema e trazer solução, para deixar pecado e trazer perdão. Posto que, se falarmos bem, viveremos bem; se falarmos mal, vivermos mal. Pois o que nós falamos diz o que somos e faz o que nos tornamos. Disse Jesus: "da abundância do seu coração fala a boca" (Luc 6:45). Então, a mudança deve começar no coração.

A Bíblia declara que "com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." (Rom 10:10) E assim, a boca precisa proferir palavras de fé. Logo, ao invés de falar sobre doenças, vou falar sobre a cura que temos em Jesus. E ao invés de dizer que sou fraco, devo dizer que o "Senhor Deus é a minha força." (Hab 3:19). Então, não devo focar coisas impossíveis, mas dizer que "tudo é possível ao que crê" (Marc 9:23). E devo falar biblicamente "como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos" (2 Cor 4:13). Enfim... Declarar nossas certezas e não nossas dúvidas.

A Palavra de Deus registra o testemunho da fé: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente... Pela fé Abel... Pela fé Enoque... Pela fé Noé... Pela fé Abraão... Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:1-8). É nesta mesma fé bíblica que nós cristãos seremos renovados.

Amém Senhor Jesus! Eu creio que... És tudo para mim:
https://youtu.be/54AKBwO66-Q

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 8 de janeiro de 2022

Família é bem divino

Realmente, minha família é presente do Senhor Jesus pra minha vida!

Eu creio que na esfera terrena, a família é o bem maior que temos. Ela é tão importante que levou Paulo a dizer que "se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" (1 Tim 5:8). Penso nas famílias que não vivem seu contexto familiar em comunhão conjugal, cultivada em um ambiente espiritual e fraterno... Isto é mesmo triste.

Causa pena, quando pessoas de uma mesma família (especialmente marido e esposa) não conseguem chegar ao nível ideal de Deus para o lar. Ao me referir ao nível ideal de Deus, estou pensando no amor marcado por companheirismo e amizade. Ou seja: Relacionamento em que os seus integrantes seguem sempre juntos, lado a lado, vivendo em respeito mútuo e no temor do Senhor.

É notório que alguns sentimentos conflitantes são entraves ao relacionamento familiar saudável. Cito alguns deles: Indiferença, egoísmo, arrogância, intolerância, melancolia. Mas o nível ideal proposto é que vivamos plenamente o fruto do Espírito que é composto de: "Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (Gál 5.22). Enfim, família!

Devemos viver assim: "Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo." (Col 3:18-21). Porque isto é um precioso mandamento.
https://youtu.be/5vULIBk4Be0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Perdoar adorar louvar


Na vida, vejo situações de difícil compreensão Como entender certos males sofridos? Não sei como entender, e nem explicar, mas sei como devo reagir: Sei que não devo me alimentar de queixas ou de buscar culpados para minhas dores; mas, perdoar quem me fere e magoa; e que devo praticar este princípio: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados." (Lam 3:39). Em minha vida, tenho aprendido que aquele que vive sempre a se queixar de problemas, sofrerá muito; e tantas vezes, quantas forem as suas queixas. Logo, o melhor mesmo é glorificar ao Deus eterno e perdoar meus ofensores.

Em meu viver, ao lidar com problemas que - mesmo não sendo meus, as vezes me afligem, devo professar fé e entoar canções de louvor. E quanto às minhas queixas, devo trancafia-las em um arquivo morto, e jogar a chave fora! Liberando perdão à quem me ofende, louvando Àquele que me deu a vida e me fez mais que vencedor, e consagrando ao Rei dos reis e Senhor dos senhores, tudo aquilo que eu sou e que tenho. E declarar que "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Fil 4:13). Enfim... Preciso ter meu coração sempre transbordante de adoração! E os meus lábios transbordantes de palavras de fé e canções de louvor.

O cristão deve assim viver: "ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tes 5:15-23). Então, deve ser este o meu estilo de vida.

Devo ter meu coração transbordante de santo louvor:
https://youtu.be/fXccrX_RFNw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Os conceitos bíblicos

Nós cristãos, em nosso viver diário, devemos adotar conceitos bíblicos.

Há tantos crentes seguindo heróis errados e adotando conceitos espúrios. Mas, para meu viver, prefiro os heróis amantes das Escrituras e os conceitos com base em seus ensinos. E um dos que eu sempre carrego comigo é este: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Prov 4:23). Creio ser este o melhor remédio para o coração.

Vejo tantos cristãos influenciados por conceitos nocivos, buscando sua felicidade a qualquer preço; assim, acumulando dívidas e decepções ao longo de sua vida. Porém, tenho como melhor escolha, praticar seguir este divino conceito: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:33). Isto, sim traz a verdadeira felicidade.

É comum vermos gente vitimada por conceitos impróprios, com sua face vincada por tristeza crônica; sempre se queixando de de alguém ou de alguma coisa. Todavia, sem negar a existência de razões para tristeza, eu prefiro viver minha vida praticando este precioso e bíblico conceito: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Salmo 30:5). Sou feliz com Jesus!

A parte final deste texto é um valioso conceito: "Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também." (Luc 6:29-31). Amém! https://youtu.be/9zB4rUQ0MV4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Virgens adormecidas


Enquanto esperamos Jesus, devemos fazer orações bem feitas. Pois, se não orarmos como convém, e pedirmos mal e sem justa causa, não seremos atendidos... É o que a Bíblia diz! Pois nela está escrito que "não sabemos o que havemos de pedir como convém" (Rm 8:26). E ela ainda diz: "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tg 4:3). Portanto, seja no louvor, seja na oração, precisamos ter razão! Isto levou Paulo a dizer: "Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento" (1 Co 14:15). Isto é: Oração proposital.

Na verdade, devemos orar como Salomão... Oração despojada de interesses outros que não sejam em linha com o propósito de Deus (1 Reis 3:11-13). Então, como o nosso atual estado é comparado na Bíblia ao de virgens adormecidas, vamos nos manter firmes e preparados para o nosso encontro com Jesus. E em nossa bendita espera de sua vinda, a reserva de azeite é essencial para manter a luz acesa em nós. Enfim... Viver bem e orar como convém é de vital importância para o futuro que desejamos. Como alguém já disse que as decisões definem os destinos, vamos marcar nossa decisão de orar e vigiar com precisão e contrição.

Jesus compara o seu reino a "dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam." (Mt 25:1-8). Jesus vem breve!

Estar na presença de Deus é o melhor lugar do mundo:
https://youtu.be/6zaCiXFun48

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Jesus é o meu refúgio

O lugar mais seguro neste mundo é ter a nossa vida na presença de Deus.

Tenho dito, mais que uma vez, que não existe modo mais eficaz de vencer o mundo, do que orar ao Pai; e nem existe modo mais eficaz de servir à família, do que orar sempre por ela. Meu Deus! Como me faz bem saber que há um caminho aberto que me leva à Ti. Louvado seja o meu Senhor! Enquanto eu oro, logo me recordo do menino que eu fui; e do homem em que o Senhor me tornou.

Perdi a conta, das vezes em que te busquei contra a vontade (e ainda faço isto). Ainda bem que cedo aprendi contigo que as coisas mais importantes para uma vida com propósito, são feitas contra a vontade. Pois, nossa vontade tenta nos impor gostos e prazeres que podem nos matar e condenar. Obrigado Senhor, por me dispor Tua vontade, pois ela é boa, perfeita e agradável!

Em tempo hábil aprendi que minha segurança não esta dentro de um templo ou de um casa; nem em um oásis no deserto; ou em uma alta montanha; ou em uma ilha ou caverna; pois a verdadeira segurança só encontro em ti Senhor. Enfim, hoje sei que estando em tua presença, o lugar físico não já não fará qualquer diferença. Obrigado meu Jesus! Por saber e crer que estou no lugar certo.

Este texto é referência em minha vida: "Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Fil 4:11-13). https://youtu.be/z88ABflR9kE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Olhemos para o Alto


Meus irmãos, sinto que o tempo se abrevia... Não saberia estimar os dias; porém, sinto que o mundo está à beira do colapso. Devemos atentar para esta advertência de Jesus: "Lembrai-vos da mulher de Ló" (Luc 17:32). E à esta comparação feita por ele: "como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem" (Mat 24:37). Então, qual a atitude da mulher de Ló? Ela olhou para trás! Isto é o que hoje mais vemos. E quanto aos "dias de Noé"? Pensemos que aquela geração conviveu com Noé e seu dia-a-dia - até mesmo o ajudando na construção da arca; porém, mantinha seu coração indiferente à advertência bíblica.

Nestes dias, não me assusto tanto com a pandemia e o pandemônio que causam tanto estrago - físico, moral, e espiritual. Pois o que mais me espanta é ver o nível de esfriamento e secularismo de muitos crentes; como se estivesse tudo bem. Um novo filme sobre extinção (título em português: "Não olhe para cima") encena os dias que antecedem o fim. Como ele descreve bem o estado atual deste mundo! Isto é: Total descaso aos sinais, no céu e na terra, e trágico desprezo aos valores espirituais e morais preconizados na Bíblia; com a consequente evolução do hedonismo que antecede a depravação e ruína desta geração perdida.

Atentemos à esta advertência do Senhor Jesus: "E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor." (Mateus 24:37-42). E vivemos este tempo.

Ouçamos esta canção gravada originalmente em 1980:
https://youtu.be/8PPLvh8_mOE

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 2 de janeiro de 2022

Tenho bons exemplos

Temos um ano inteiro para melhorar nossa vida e caráter cristão.

Vivendo em um mundo em oposição a Deus e suas leis; e que morre de ódio por seu povo (Israel e Igreja; preciso pensar mais em minha vida espiritual, Pois, vejo ser comum nas pessoas, a tendência de priorizar os bens materiais e a satisfação terrena; e alguns se ligam tanto ao desejo, que acabam se convencendo que o seu desejo ilícito é o melhor de Deus para a sua vida.

Um dos exemplos mais trágicos deste terrível engano é o de desejar um relacionamento ilícito com alguém (algo inaceitável na Palavra de Deus) e o consequente autoconvencimento de que é da vontade de Deus. Na verdade, as pessoas são propensas a tentar fazer de Deus o seu cúmplice em algo que seu desejo cobiça; até ao ponto de lhe atribuir a autoria de seu ruim desejo.

Preciso cuidar de minha vida com Deus! Imitando a perseverança de Noé, que não desistiu da divina ordenança; a nobreza de Davi, que transformou em canções os seus sonhos, conquistas, e até fracassos; e a coragem de Daniel que, mesmo ameaçado, mantinha suas orações e janelas abertas para a cidade santa. Enfim... Cultivar em mim o sentimento de que houve em Jesus.

Assim recomenda a Palavra: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Filipenses 2:3-5). https://youtu.be/Q19Lz_BEjig

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 1 de janeiro de 2022

Qual será sua escolha


Na manhã do primeiro dia de 2022, meu lugar de oração foi ocupado. Aleluia! Pois uma das coisas boas que me vem, neste lugar especial, é o fluxo de graça e direção de Deus que ali se manifesta. Enquanto eu orava, me veio ao espírito o sentimento de alguém que se situa no campo entre o Bom Pastor (Jesus) e o lobo devorador (diabo); ambos em luta pela posse e destino das ovelhas, achadas e perdidas. E em meio a esta guerra, vejo ovelhas correndo de uma parte para outra (como lemos em João 16.32). Porém, só terão estas duas alternativas: Serem livres e abraçadas pelo Bom Pastor; ou presas e devoradas pelo lobo mau.

Em meio às provas e tentações, todos nós - ovelhas do rebanho do Senhor, corremos risco de sermos enganados por nossos sentimentos. na verdade, somos influenciados: Ou pelo bem de Deus; ou pelo mal de nós. E se por um lado, a voz de Deus se faz ouvir em nosso íntimo, dando instruções e apontando rumos. Por outro lado, a voz do diabo é também ouvida, e de muitos modos, procurando corromper e desviar a nossa visão de Deus e do Seu propósito para conosco; e como ele enganou Eva, no alvorecer da criação, também pode nos enganar. Enfim, em nossa jornada, devemos ser perseverantes em oração e vigilância!

A Bíblia diz: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça." (1 Pedro 5:6-10). Assim seja.

Esta canção, ao nos mandar vigiar e orar, está em sintonia com o que disse Jesus:
https://youtu.be/wtXbf82LzIY

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar