quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Entre dúvidas e certezas


Estou convencido que o cristão nunca dependeu tanto da oração, para compreender certos mistérios e contradições da vida, como nestes dias. À esta dúvida de Daniel: "ouvi, mas não entendi... qual será o fim destas coisas?" (Dn:128); Deus lhe disse: "Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim." (Dn 12:9). E assim como Daniel, também temos nossas dúvidas. Paulo disse que nós "em parte, conhecemos, e em parte profetizamos" (1 Cor 13:9). Ante a dúvida de Pedro, Jesus disse: "O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois." (Jo 13:7). Algumas vezes, é assim que os crentes se sentem.

Existem certezas das quais não devemos abrir mão; e esta de Paulo é uma delas: "eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia" (2 Tm 1:12). Na oração nossas convicções são resguardadas; pois orando "o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Rm 8:26). Enfim, não precisamos saber e conhecer tudo; mas devemos nos firmar na certeza que Deus sabe o que faz. E assim firmados, temos a nossa vida e convicções guardadas, em nome de Jesus!

Ao se dirigir aos anciãos da igreja em Éfeso, o apóstolo fez esta declaração: "E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus." (Atos 20:22-24). Enfim, ao longo da jornada - em oração e ligados pelo Santo Espírito, teremos de Deus todas as respostas, em Cristo Jesus.

Ouça esta linda oração de Eyshila, em forma de louvor:
https://youtu.be/HFMxF1ZoU5U

Cordialmente;
Bispo Calegari

2 comentários:

Compartilhar