quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Preciosa e doce Graça

Graça concedida, por nós imerecida, e nunca negada:

Hoje despertei pensando em uma antiga canção que - no passado, cantei inúmeras vezes... Hoje a cantei em pranto: "A tua graça é melhor que a vida! Meus lábios te louvam e à ti bendirei; em teu nome, minhas mãos levantarei." Meu Jesus! Tua graça bendita nos é concedida, por nós sempre imerecida; porém, nunca negada. Louvado seja Deus por sua maravilhosa graça revelada ao mundo!

Ao longo da vida, vemos pessoas tão desfiguradas pelo pecado que jamais teriam chance de serem salvas; e que - pela graça de Jesus, foram salvas. É comum ouvirmos pessoas dizerem que foram salvas pela graça; e nos surpreendermos, pelo fato de conhecermos seu viver pregresso. Porém, segundo a Palavra de Deus, a salvação pela graça exige apenas arrependimento e fé para se concretizar.

Nas Sagradas Escrituras, lemos que "a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens" (Tito 2:11). E os frutos da salvação pela graça são incontáveis, ao longo do tempo - desde o morte de Jesus na cruz do calvário, com relatos de mudanças, milagres, e martírios provocados pelos efeitos desta graça maravilhosa que Deus concedeu ao mundo, por meio de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A Bíblia assim nos declara: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:8-10). Penso que este texto inspirou esta canção de Asaph Borba: https://youtu.be/FmEdBPnL3FA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Como devemos orar


Alguns perguntam: "Como devemos orar?" Porém, esta pergunta já está respondida por Jesus na introdução à oração do "Pai nosso", ao dizer: "Portanto, vós orareis assim:" (Mateus 6:9). A fórmula perfeita para uma oração completa e agradável à Deus; que em minha vida, procuro praticar diariamente. Hoje, enquanto eu orava, declarei minha disposição de não me deixar ofender e ressentir por feridas, injúrias e mau juízo, dos que me querem mal. Antes, preciso centrar a minha atenção nos bons conselhos (ainda que me desagradem) e nas corretas atitudes dos que me querem bem, que me tratam com respeito.

Com o tempo aprendi que - quando nosso foco está em alguém que nos fere e ofende, nos tornamos ressentidos com tudo e desconfiados de todos. Ainda em tempo descobri que, se agir assim, começo a confundir as ações e intenções... Por exemplo: Se temos como amigo, apenas aquele que não nos diz as verdades que precisamos ouvir; então, merecemos ser enganados! Pois o melhor amigo é aquele que nos defende em público e nos repreende em privado. A Bíblia diz que "Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos" (Pv 27:5-6). Enfim, orando percebemos que a Bíblia tem razão!

A Palavra de Deus confere valor especial aos amigos, ao dizer que "O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão." (Pv 18:24). E ela assim nos recomenda: "Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão." (Pv 17:17). Enfim, o próprio Jesus neste texto, acentua o valor da amizade: "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." (João 15:15). Enfim, devemos fortalecer os laços de amizade com os bons amigos.

O alto preço pago para fraternidade, valoriza a amizade:
https://youtu.be/zb7rNY5TjW4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

As promessas de Deus

Vivo meu dia-a-dia apegado às promessas de Deus:

Considerando o estado deste mundo, faço questão de dizer que a única saída aos que perderam a esperança é o caminho de volta à vida que é Jesus, Salvador de todo o que crê. O mesmo que disse a Marta, ferida pela morte de seu irmão Lázaro: "Eu Sou a Ressurreição e a Vida; aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá" (João 11.25). Aleluia!

A Palavra diz que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). Entretanto, Este mundo renega a graça de Deus e recusa o Salvador por Ele enviado. Então, aos que vivem neste mundo condenado, só existe uma saída: Jesus, nosso único Salvador.

O mesmo Jesus que falou à Marta, continua falando à todos nós: "Vinde a mim, todos vós que estás cansados e oprimidos; e eu vos aliviarei" (Mateus 11.28). Sim! Marta, de Betânia, não foi frustrada em sua esperança embebida em fé; e nós que nele crermos, jamais seremos destruídos pelo mal, se tão somente confiarmos em Jesus. Amém Senhor!

Em relação ao nosso passado, a Bíblia assim nos diz: "naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." (Efésios 2:12-13). Isto é promessa de Deus em Cristo. E quem tem promessa, não morre! https://youtu.be/ZdmHx5pMKzw

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Jesus é nosso refúgio


Vivemos um tempo de insegurança e medo, de intensidade crescente e preocupante. Percebemos a peste, a guerra, e a fome rondando o lar da maioria das famílias da terra. E até muitos cristãos parecem viver com o medo se deitando com eles na cama e se assentando com eles à mesa. É um tempo em que os moradores do mundo questionam os valores sagrados e consagrados através dos séculos. E nos fica uma nítida impressão que até mesmo governos e instituições - antes credíveis, trabalham contra as pessoas de bem. Nestes nossos dias, cada mal que chega, parece trazer consigo um mal ainda maior. É aí que a fé cristã faz a diferença.

Nós que vivemos em Cristo, somos o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5:13-14). Logo, devemos ao mundo, firme e ousado testemunho cristão; pese embora, a cruel e crescente perseguição contra a fé cristã e o povo de Deus. E se o mundo se transformou em palco de manifestações anticristãs, com ideologias hostis contra valores bíblicos e sagrados à família; isto não deve nos amedrontar; antes porém, deve fazer crescer em nós o sentimento de urgência, na prática e defesa destes valores que nos foram legados por nossos pais na fé. Enfim, guardar à todo custo, as tradições válidas e saudáveis herdadas de nossos antepassados.

Como crente que somos, esta deve ser a nossa posição:

"Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação."
(Salmos 91:2-9)

E assim, seguirei firme no caminho olhando para Jesus!

Quando sentimos medo, temos em Jesus nosso refúgio:
https://youtu.be/U2ZKdQsmEz4

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 27 de dezembro de 2020

Os conselhos de Deus

Os conselhos de Jesus, quando observados, infundem sabedoria:

Existem pessoas que não percebem o paraíso em que vivem. São aqueles que só se dão conta dos valores que têm, após os perderem. É triste ver vítimas de perdas, chorarem bens materiais que perderam; e pior ainda, a perda de valores afetivos, em forma de cônjuge e filhos que se foram; e até mesmo o bom nome herdado dos pais, perdido por sua continuada falta de respeito.

Tenho visto a ruína de muita gente (até boas famílias), causada por dívidas contraídas, sem critério e sem controle, e amizades de caráter impróprio. Muitos perdem a boa saúde que têm, em razão dos vícios adquiridos, chegando ao fundo do poço. São tantos que poderiam ter tido um bom futuro; se em seu viver, tivessem tomado as melhores atitudes e feito as melhores escolhas.

A Bíblia diz que "Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro" (Pv 22:1). Porém, muitos destroem este tão grande patrimônio, por não lhe darem valor. Devemos praticar este ensino de Jesus: "aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mt 11:29-30). Amém Jesus!

Assim disse o Senhor, acerca dos que dos arrogantes e insensatos: "Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal." (Provérbios 1:29-33). Creia, ame, cante, e viva: https://youtu.be/ybbGnzUTcVE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Jesus Senhor do Natal


Que mundo é este? Mundo que ataca instituições sagradas e enaltece instituições profanas. Até o natal que o mundo celebra, aboliu Jesus (muitos filmes natalinos, nem citam mais o seu nome). E na Páscoa será o mesmo: Jesus será substituído por um coelho que põe ovos. É o mundo que recusou a verdade e adotou a mentira. Um mundo que despreza a Bíblia, livro que revela o plano de Deus para a humanidade e valoriza a Igreja (se permanecer nos limites para os quais foi instituída); os governos (se exercidos com temor de Deus e respeito ao indivíduo), e as tradições (contanto que sejam bíblicas e saudáveis). É um mundo mal.

Vivendo neste mundo, devemos permanecer fiéis - velando em oração; pois o mundo é cruel e os dias são maus. Logo é nosso dever buscar nas Escrituras as instruções e as respostas que precisamos. Pois, para resistirmos e vencermos as provações da "via dolorosa" e a tentação do "caminho largo"; devemos praticar seus ensinos. Jesus disse: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela" (Mateus 7:13). Enfim, o tal "caminho largo" está ficando cada vez mais largo; e é tão dissimulado que muitos cristãos nem percebem que seguem por ele.

Jesus assim nos advertiu: "Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou." (João 15:17-21). Obrigado Jesus!!!

Jesus é a figura central e o real sentido do natal:
https://youtu.be/dMAKmK0GSV0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Seguir Jesus sempre

Este sou eu, sem tirar nem por, sempre carente do Senhor:

Desde o Éden, vejo tendência nas pessoas, de se afastarem de ti Senhor. E com exceção de alguns homens... Como Enoque, que sempre te buscava (Gn 5:24); e Davi, que dissera: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores." (Salmos 34:4); e Daniel, que te buscava no dia-a-dia (Dn 6:10); percebo na maioria, forte tendência o afastamento.

São muitos os que se desviam, usando as mais diversas alegações: "Deus me abandonou", "Deus não me respondeu", Deus se esqueceu de mim"; etc. Então, salvo um pequeno número, todos nós somos tendentes à deixar Jesus de lado. Assim, afora dores e tragédias que muitas vezes levam à ti os que não te desejavam; há em todos nós esta lamentável tendência. Jesus amado!

Senhor! Mesmo sendo tão rebeldes; temos sido por ti guardados - não por nosso mérito e virtude; mas por teu amor, razão de sermos protegidos; e por tua misericórdia, de não sermos consumidos. Enfim, temos de Deus uma regra de aproximação com aceitação: "buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração" (Jr 29:13). Amém Senhor Jesus!

Sempre penso neste conselho de Davi ao seu filho Salomão: "E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre." (1 Crônicas 28:9). Meu Senhor! Quero seguir-te sempre: https://youtu.be/8rqY_syLN9Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Jesus é o meu amado


O inverno europeu chegando, sem pedir licença; e eu a pensar em minha vida... Vejo o mal percorrer a terra, ferindo e matando vidas, assustando nações grandes e pequenas; e eu me perguntando: Que lições posso tirar de tudo isto? Então minha mente se volta para o Amado de minh'alma. E a paz que Ele me dá resulta e me faz sentir o mesmo sentimento que alguém sentiu antes de mim: Posso até não ser dono do mundo; mas, sou filho do Dono! Aleluia! Assim me sentindo, me volto para uma antiga canção (não tão antiga assim). E por meio dela, digo que "fica bem cantar louvores à Jesus"; pois sei que meu Jesus está vivo! E "Ele é meu amado".

O Deus eterno que eterniza minha vida e paz... Glória à Ele para sempre! Como não me sentir seguro - mesmo cercado pelo mal que percorre o mundo? Sei que este mal - ainda que tenha sido manipulado por mentes doentias, foi arquitetado no inferno. Porém, o meu Deus é Senhor - não apenas do céu, do inferno também. Sim, Ele é o Senhor de Tudo. E assim me sentindo, repito: Não sou dono do mundo, mas sou filho do Dono. Glória à Deus! E como diz a canção que assim me inspira: " de jamais desanimar, frente ao porvir; de lutar, cansar, mas nunca esmorecer"... Sou nascido de novo em Cristo Jesus! Pois "Ele é meu amado".

Este primeiro texto traduz meu sentimento: "Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei. Acharam-me os guardas, que rondavam pela cidade; eu lhes perguntei: Vistes aquele a quem ama a minha alma?" (Cânticos 3:2-3). "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou." (João 14:23-24). E este segundo é meu grande desafio.

A Família Kerr, com suas canções, tocou milhões de vidas: 
https://youtu.be/ZOy15M8_zYU

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Se não fora o Senhor

Jesus! O que seria de nós, se não fora o Senhor:

Esta declaração do salmista sempre me comoveu e edificou: "Se não fora o Senhor". Realmente, em minha própria vida - ante certas ameaças e circunstâncias, posso repetir o salmista: Se não fora o Senhor, o que teria sido de mim, de minha casa? Não há lugar melhor que estar com Deus! Pois "vale mais um dia nos teus átrios do que mil" (Salmos 84:10) em outro lugar.

O mundo sempre foi hostil à Palavra de Deus. E esta hostilidade teve seu início com a indagação da serpente à Eva, quando "esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" (Gênesis 3:1). Então, foi ali que começou o mal no mundo. E hoje (como no passado) esta hostilidade se traduz em perseguição, censura e martírio de filhos de Deus.

Graças ao amor do Pai, o Filho veio ao mundo para "buscar e salvar o que se havia perdido." (Lucas 19:10). Portanto, "Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo." (1 João 3:8). Ou seja: Uma coisa é inerente à outra. Enfim, as obras de Satã - iniciadas no Éden, foram desfeitas por Jesus; para que perdidos (assim como nós) pudessem ser salvos pela graça.

Jesus age em nosso favor: "Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel; Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós... Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes. A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos. O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra." (Salmos 124:1-3;6-8). Ele deu sua vida por nós: https://youtu.be/Izrj8vnN848

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Preciso de ti Senhor


Senhor! Me ajude a seguir no Caminho da Vida, sem me deixar abater por provações, sem me deixar ofender por ofensas, sem me deixar envaidecer por elogios. E se eu chegar a te entristecer, com atitudes e erros praticados; que eles sejam tão somente superficiais e não estruturais. E se por minha natureza frágil eu chegar a cometer pecados (pois eu sei que não há ser humano que não peque); que ele sejam veniais e não mortais. Me ajude Pai, a viver e praticar este princípio ensinado por Jesus: "buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33). Preciso de ti Senhor!

Preciso de ti Senhor! Como Davi que sempre te buscava e transformava seus sonhos e visões em poesia; talvez até sem saber que se tornariam textos sagrados. Preciso de ti Senhor! Como Elias que te buscava sempre tendo em alta conta a Palavra que jorrava de seus lábios e usando este testemunho: "Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra" (1 Reis 17:1). Preciso de ti Senhor! Como Daniel que em seu dia-a-dia te buscava em seu quarto com as suas "janelas abertas para Jerusalém" (Daniel 6:10). Sua cidade amada e jamais esquecida!

Homens ímpios e perversos buscaram na vida de oração do profeta Daniel, os meios de o destruir : "Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição. Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus." (Daniel 6:9-11). Porém, Deus enviou seu anjo em sua defesa; o qual fechou a boca dos leões e o livrou dos cruéis inimigos.

Devemos ter como meta: Buscar a Deus e guardar sua Palavra:
https://youtu.be/YdIY559cLww

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 20 de dezembro de 2020

Grande amor de Deus

No mundo, vemos o pecado humano se contrapor ao amor divino:

Sempre que penso na vida humana, no motivo para o qual foi criada - e nos efeitos que a Queda lhe causou, vejo o quanto ela se distanciou (e continua se distanciando) de Deus. E assim, tanto Israel como a Igreja seguem no mesmo rumo, intercalando avivamentos com desvios. E ainda hoje isto continua a acontecer, atingindo santos e pecadores, em um interminável ciclo vicioso.

Creio que o estado geral - tanto da Igreja como de Israel, seria muito pior se Jesus não se tivesse humanizado. Pois Jesus veio ao mundo - não para ser exemplo; mas, para "buscar e salvar o perdido" (Lucas 19:10). Sua vinda não foi mera tentativa divina de ajudar; e sim, uma divina operação de salvamento. Foi por amor que ele veio (João 3:16); e por amor ele nos suporta.

A Palavra de Deus declara que "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro." (1 João 4:19). Então - em nossa relação com Deus, se o seu amor por nós foi premissa; nosso amor por ele deve ser recíproco. Simplesmente assim! A Bíblia assevera: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31). Todavia... Para termos Deus por nós, precisamos ser por ele.

A Palavra de Deus narra os últimos momentos de Jesus com seus discípulos: "Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim." (João 13:1). E a iminência de traição previamente arquitetada, não diminuiu seu amor por eles. Enfim, se quisermos vencer neste mundo, somente com ajuda de Jesus conseguiremos: https://youtu.be/ADXxdVvTfdQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 19 de dezembro de 2020

Jesus único salvador


Desde os primórdios da existência humana, logo após a queda, o ser humano procura fazer duas coisas: Ocultar seus pecados e se salvar por seus próprios meios. Aconteceu com Adão, com Caim, em Babel... E por aí vai. Porém, desde o início de tudo, a salvação dos perdidos é assunto definido por Deus, revelado em Belém e consumado em Jerusalém. A Bíblia diz que somente em Jesus há salvação; pois "nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12). Amém.

A Bíblia diz que Deus "é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis" (1 Tim 4:10). Esta salvação não é alcançada por obras; mas sim, por graça, mediante a fé. Pois, segundo a Palavra, "pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:8-9). Só Jesus salva! Pois, está escrito que "debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4:12). Glória ao nome Jesus!

O próprio Jesus nos presenteou com esta promessa: "Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:1-6). E que conforto ela nos traz!

Jesus, o Rei da glória, mora acima das estrelas:
https://youtu.be/MV2rL6aI1uU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Viver orando sempre

Existem alguns dias em que orar é tão difícil:

Ontem foi assim comigo... São aqueles dias que orar exige um esforço que não estamos dispostos a fazer. Meu Deus! Logo em dias que orar é atividade crucial! Penso ter sido isto que aconteceu no Getsêmani, quando os três discípulos mais próximos de Jesus optaram por dormir, não o conseguiram acompanhar em oração. E aqueles discípulos nem sequer imaginavam aquilo que em seguida enfrentariam.

Paulo ensina que o oração dever ser "em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos" (Efésios 6:18). Penso que ele está chamando a nossa atenção para a necessidade de estarmos sempre em espírito de oração e vigilância, tão necessários à uma vida cristã vitoriosa e perseverante. Em toda situação, estar sempre em espírito de oração.

Neste imperativo de Jesus, a tônica é a mesma: "Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem." (Lucas 21:36). E Paulo, em seu imperativo "Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17) demonstra estar perfeitamente alinhado com este imperativo de Jesus. Portanto, viver orando sempre!

Devemos praticar este conselho: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6-7). Ou seja: todos os dias, orando e suplicando, sempre com ações de graças. E assim, teremos paz. Então... Orar, orar, orar: https://youtu.be/TjC7f5i6QKw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

O chamado do Senhor


Este ano, a Sociedade Bíblica do Brasil comemorou o seu "Dia da Bíblia" adotando os jovens como foco de sua programação. E adotou Samuel como sua central da campanha. Penso ser sido uma excelente escolha; por ser talvez a juventude seja um dos mais importantes segmentos à ser considerado, no empenho das organizações cristãs. Todos nós - seja na condição de igreja, seja como cristão individual; temos a missão de alcançar os perdidos e de ajudar os cristãos ainda imaturos. E os jovens, sejam eles amigos ou conhecidos, estão entre os que mais nos preocupam. Parabéns, à SBB, por esta feliz iniciativa!

Enfim, o Profeta Samuel está entre aqueles personagens bíblicos que ainda hoje, servem de inspiração para muitos jovens. Na verdade, o modo como ele nasceu (milagrosa resposta às orações de Ana sua mãe) tem sido, ao longo dos tempos, uma das histórias mais contadas nos púlpitos e salas das igrejas. Ana pediu à Deus que a abençoasse com um filho e Deus a ouviu. Assim, mesmo antes de nascer, Samuel foi consagrado ao Senhor. Após algum tempo, Sua mãe o levou para servir no Templo. E lá, ainda bem jovem, ele ouviu Deus lhe chamar e disse: "Fala, porque o teu servo ouve." (1 Samuel 3:10). Louvado seja Deus!

A Bíblia declara que "O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem. Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar. Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve." (1 Samuel 3:2-10). A resposta de Samuel ao Senhor serve de modelo; tanto para os jovens, como para todo crente - da criança ao adulto.

O Deus que chamou Samuel, chama também a todos nós:
https://youtu.be/qbJyCpZ-dCA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Jesus em nossa vida

Decisão mais importante que alguém pode tomar:

Desde muito cedo percebi que - se quisermos progredir na vida, precisamos estudar e nos qualificar, observar e tirar proveito das lições que a vida nos oferece. Isto significa que precisamos aprender com os erros e acertos - nossos e dos outros. Mas, por via das dúvidas, creio que aprender com erros alheios é melhor que aprender com os nossos próprios erros.

A história universal está repleta de pessoas famosas, bem resolvidas e estabelecidas, tanto nas artes, como na esfera do conhecimento e do empreendedorismo; que puseram tudo a perder, no lar e nos negócios. Na verdade, seu trágico fim se deu por falta do essencial em suas vidas. E alguns, sem saber lidar com suas perdas, acabaram pondo fim à própria vida.

Logo bem cedo na vida, aprendi que o essencial e ter Jesus e guardar os seus ensinos; dentre os quais, eu destaco este: "buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33). Infelizmente, na vida de muitos, buscar a Deus é "plano B". E, ainda bem pior: É quando descartam "buscar a Deus" de seus planos.

A Bíblia diz que "As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor. E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." (Eclesiastes 12:11-14). Com Jesus na vida, rumo aos novos sonhos e realizações: https://youtu.be/k0fanYKKk7I

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

A santidade é honrosa


Ao longo de minha vida cristã, tenho entendido que fidelidade ao Senhor é a conduta essencial; pois, dela dependem os bons resultados que na vida pretendo ter. E penso que a santidade pessoal é uma das bases para alcançarmos este objetivo. Ao final de sua jornada, Paulo resumiu seu testemunho, nestas palavras: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (2 Timóteo 4:7). Seu testemunho expõe a tríplice atitude de um verdadeiro cristão. Na verdade, viver a santidade bíblica não é uma simples questão de escolha; é uma questão de honra! E o viver eternamente no céu com Jesus é um direito ligado a esta honra.

Todo cristão sabe que sua maior responsabilidade cristã não é pregar o evangelho ou simplesmente "fazer o bem sem olhar à quem"; mas, sobretudo, guardar os valores sagrados inerentes à sua vida com Deus. E a santificação é fundamental à este intento. Pois sem ela, não temos chance alguma. Foi este entendimento que moveu Paulo a dizer ao seu discípulo: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (1 Timóteo 4:16). Algo triste de ver é como alguns crentes conduzem sua vida: Sem temor, sem respeito, sem fidelidade, sem honra!

Assim a Palavra de Deus nos adverte: "Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará." (1 Tes 5:19-24). Enfim, a santidade bíblica deve permear o viver do cristão em todo tempo; pois ela é uma questão de eternidade: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14). Uma grande honra!

Ouvi muitas vezes o Bispo Gessé cantar esta canção:
https://youtu.be/omHZ54eroL4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Palavras tão diferentes

São duas palavras; mas, quanta diferença entre elas:

Religiosidade e espiritualidade parecem ser palavras afins; todavia, tão diferentes são em seu real significado. Pois, se a primeira está condicionada ao formato e conteúdo da religião escolhida, a qual determina a forma e natureza de culto e de Deus; já a segunda, promove tamanho choque interior que pode levar além dos limites do próprio entendimento.

Há situações em que estas experiências parecem ser idênticas. Mas, suas diferenças são maiores que suas semelhanças; pois, a diferença entre ambas está na essência e conteúdo das mesmas. No judaísmo, foi isto que levou seus doutores da lei, escribas e fariseus, a rejeitarem a graça; pois o formato e pressuposto da religião judaica não vê sentido na graça.

Na religião, o ser humano se esforça para se salvar; na graça, Deus se esforça para salvar o ser humano. Enfim, se na religiosidade se busca símbolos e figuras que deem sentido à crença; na espiritualidade, a exigência à quem busca a Deus é que se arrependa de seus pecados e se renda à Jesus; e se torne um verdadeiro e espiritual adorador, do Deus que é Espírito.

No poço de Jacó, "Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4:19-24). Amém Jesus! https://youtu.be/NIPFDzgzVh8

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 13 de dezembro de 2020

Oração é bem melhor


Madrugada fria... Senti necessidade de me prostrar em oração; pois sei que não há como o crente viver vitoriosamente em um mundo tão assustador e decadente, sem cultivar uma vida de oração aos pés de Jesus. Logo, não devemos esperar ser instados à orar! Devemos simplesmente orar. Na vida do crente, não há como entender o novo de Deus sem a doce presença do Espírito Santo. Na oração, o Espírito de Deus se revela e o espírito humano se despoja. Estou convencido que foi por falta desta gloriosa presença em sua vida que os fariseus preferiram o passado e recusaram receber Jesus - o presente e o Novo de Deus.

Neste tempo, o crente precisa rever suas atitudes e preferências. Pois - vivendo entre o fedor do pecado e o horror da pandemia, corremos risco de sermos enganados; até porque, este é o tempo de engano sobre o qual Jesus nos alertou. Todavia, estando no lugar de oração perante a face do Senhor, somos fortalecidos e preparados para enfrentar e vencer - tanto o engano da mentira, como o medo da pandemia. Billy Graham nos legou esta famosa frase: "Muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder." Enfim... Seja qual for a situação que nos aflija, orar primeiro é sempre melhor.

Assim falou Jesus: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. E de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, ficava no monte chamado das Oliveiras." (Lucas 21:33-37). Meu Salvador Jesus!

Esta canção descreve algo que está prestes a acontecer:
https://youtu.be/fVb7fXI9hpU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 12 de dezembro de 2020

Cavaleiro do inferno

Vivemos os dias aflitivos de medo e espanto na terra:

A Bíblia fala do cavaleiro chamado Morte que galopa comandado pelo inferno (Ap 6:8)... Como não pensar que um pandemônio criou a pandemia? Pois, a microscópica fera assassina percorre a terra, na poeira do cavalo amarelo, semeando dor, morte e destruição - em sintonia com o ladrão que vem "roubar, a matar, e a destruir" (Jo 10:10). O inferno aplaude.

A Bíblia também fala que a Igreja foi edificada sobre a Rocha eterna e que "as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18). Portanto, cabe ao cristão saber que a pandemia criada pelo inferno (usando homens e demônios) não pode impedir o curso profético do propósito divino; e que a bondade do Senhor ameniza a dor e dissipa o medo por ela causado.

Este texto me da segurança: "Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo 16:32-33). A paz que Jesus dá nos acalma e enche de ânimo.

Assim diz a Palavra: "E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte" (Ap 12:10-11). Pelo sangue de Jesus, nós vamos vencer: https://youtu.be/XYl_37nMdNA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Jesus é fiel presença


Todo aquele que professa fé em Jesus, deve saber que - entre o sentimento de abandono e a realidade da presença de Deus, existe um caminho a ser percorrido. Caminho este que passa pelo vale da sombra e pelo vazio da vida; o qual, só pela visão de Jesus e pela fé em suas promessas, podemos percorrer sem sentir o gosto da amargura e o peso da solidão. O crente precisa saber que a vida não é fácil para ninguém; pois, até mesmo aqueles que vivem sempre à sorrir, as vezes precisam ocultar bem dentro de si de si mesmo, tristezas sazonais que teimam em marcar indesejável presença, em seu viver no mundo.

Na verdade, neste mundo marcado pela dor, não existe um cristão sequer que não tenha suas histórias de tristeza pra contar. Ora, problemas de saúde; ora, problemas financeiros; ora, problemas de família (pior é quando todos estes problemas chegam ao mesmo tempo). Todavia, o crente fiel precisa aprender esta lição de Sansão: "Então lhes disse: Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura" (Juízes 14:14). Traduzindo: Precisamos fortalecer nossa vida com as lutas e adoçar o amargo da vida com o mel da Palavra. Pois, em tempo algum da história as facilidades jamais fizeram santos; apenas o martírio o faz.

Este valioso ensino da Palavra de Deus muito nos ensina:

"Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
(Romanos 8:24-28)

Sim, tudo coopera para o bem dos que amam ao Senhor!

Sempre estás comigo, meu amado Senhor Jesus:
https://youtu.be/JiKBllobS1s

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Tributo de gratidão

Gratidão abre portas onde nem janelas existiam:

Como não pensar... Me tornei idoso podendo ver e ouvir, falar e cantar, pensar e lembrar... Meu Pai! Não há como pensar em tudo isto, sem ver a tua mão agindo em minha vida. Aleluia! Sinceramente, penso ser a gratidão - um sentimento tão nobre, insuficiente para expressar tudo que eu sinto. Meu Deus! É benção demais derramada sobre a vida de uma pessoa só!

Como não agradecer... Tu me deste salvação e missão, casa e família, amigos e irmãos, graça e paz, amor e paixão... Meu Jesus! O que seria a minha vida, sem meus valores por ti concedidos. Meu Senhor! Devo extravasar a alegria que eu sinto, meu tributo de gratidão, para que o mundo inteiro saiba eu tenho um Salvador na terra e um Pai no céu. Exaltado seja Deus!

O salmista Davi assim resume o seu sentimento de gratidão: "Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor." (Salmos 116:12-13). Penso que o verdadeiro cristão não pode viver, sem que a gratidão permeie suas palavras e ações. Enfim, um coração cheio de gratidão é vazio de murmuração.

Eis o ideal cristão: "Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará" (1 Tessalonicenses 5:16-24). Assim resumo meu tributo de gratidão: https://youtu.be/dfyug_2pJRw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Vivendo o propósito


No mundo, todos têm uma missão. Me recordo que - ainda jovem, ouvi o saudoso Pr Nadir Pedro dos Santos dizer que esteve com um Pastor, o qual lhe afirmou ter conhecido pessoalmente Sadhu Sundar Singh, personagem real do livro "O apóstolo dos pés sangrentos". Este missionário cristão indiano nasceu em 3 de setembro de 1889 - na Índia; e faleceu em 1929 com 33 anos, no sopé do Himalaia. Segundo relatos oficiosos, ele estava fazendo jejum de 40 dias, lançando pedrinhas de um lado ao outro, de modo à não perder a conta; e que quando acharam seu corpo, todas as 40 pedrinhas estavam do outro lado. Sim! Ele quis imitar Jesus.

David Livingstone, missionário nascido na Inglaterra em 19/03/1813, que adquiriu fama por ser um dos primeiros europeus a terem explorado o interior da África. Ele foi achado morto em 01/05/1873, ajoelhado diante de sua cama, na África, por seus homens de sua confiança, Souzi e Chouma. E estes enterraram o seu coração sob uma árvore; e lavaram seu corpo com sal e álcool, secando-o ao sol. Então, o envolveram numa manta de lã e o puseram em urna de casca de árvore. E seus ossos estão na Abadia de Westminster. O cristão deve assim viver! Orando e servindo de modo que este propósito seja em nós integralmente cumprido.

Paulo nos legou seu testemunho: "E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto." (Atos 20:22-25). Sim! Deus tem um propósito para cada um de nós.

Devemos ser assim: Vivendo o propósito de Deus:
https://youtu.be/PCZLp0kRNw4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

O agrado do Senhor

Todo crente precisa se agradar do Senhor:

Não sei se todos os crentes já perceberam... Os povos vivem em um labirinto crônico, dividido nestas duas vertentes: Há os que se agradam de qualquer coisa; e há os que se desagradam de tudo. E ao pensar neste terrível dualismo, não consigo deixar de pensar nos cristãos que vivem deste modo; pois são visíveis. Em qualquer igreja, sempre encontraremos alguns.

Na verdade, todo crente precisa se enturmar com os adeptos da declaração salmista: "Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração." (Salmos 37:4). E aponto os principais motivos: primeiro, porque se agradar do Senhor é fórmula para vida plena; segundo, porque se agradar em Deus é caminho certo para a realização dos mais nobres desejos.

O mundo em que o crente vive não oferece alternativas válidas ao agrado do Senhor; posto que suas preferências são erradas e ofertas - por mais agradáveis que pareçam ser; sempre terminam em dor e ruína que nem mesmo a morte consegue pôr fim. E aos que duvidam do que eu digo, recomendo a leitura da parábola do rico e Lázaro (Lucas 16:19-31). Amém.

Este texto é emblemático: "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas." (Habacuque 3:17-19). Enfim, se agradar do Senhor e fórmula para uma vida abençoada: https://youtu.be/dxQzsbztA8o

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Ninguém vos engane


Meus irmãos, em plena pandemia, o véu se desenrola e o mistério se aclara... E o apocalipse está em pleno curso, mais atual que as manchetes do dia seguinte. O dragão do oriente e a besta do mediterrâneo já trocaram suas gentilezas e fizeram seus acordos; apenas a besta da terra, ainda silenciosa, aguarda a sua vez de se manifestar. E assim, a cadeira do governante do mundo será ocupada - sendo a doença, a coroa que o legitima e restringe a liberdade; e o remédio, a marca de sua conquista que decidirá quem viaja e quem negocia. Tudo isto é assustador! Mas... O Dia vai chegar, para as bodas da Noiva com o Cordeiro.

Penso não haver muito que fazer, nem muito que dizer. E, no tempo que resta, é somente crer, aguardar e perseverar; pois o fim está próximo! Neste tempo em que o engano estende seu manto por toda a terra, não devemos nos deixar enganar; e nem nos demovermos de nossa confiança no Deus eterno e nosso salvador Jesus, pois ela "tem grande e avultado galardão" (Heb 10:35). Enfim, no tempo que nos resta - sem nos deixarmos desanimar ou abater com os maus exemplos, devemos considerar o exemplo dos primeiros cristãos, mantendo nossos pés no Caminho e nossos olhos em Jesus o nosso Salvador.

Assim nos diz a Bíblia: "Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma." (Heb 10:35-39). Devemos viver o tempo que nos resta, em esperança, fé e amor; pois o nosso Redentor vive e breve vem nos buscar.

Aleluia! À nós só nos cabe tudo suportar e tudo dedicar:
https://youtu.be/4KaJdlmjYKE

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 6 de dezembro de 2020

Mundo estranho este

Vivemos em um mundo muito estranho:

Que mundo estranho este... Senão, vejamos: Pessoas com a liberdade de expressão que a democracia concede, são as que mais odeiam o sistema democrático. Pessoas que nasceram em um berço cristão, estão entre as que mais o odeiam. E os que odeiam a família cristã e tradicional, não teriam vindo ao mundo sem ela. Mas... Que mundo tão estranho?

Mundo estranho este em que profanam valores sagrados e enaltecem valores profanos. Mundo em que o ódio do bem é argumento usado para corromper a justiça, subverter a lei e a ordem, destruir reputações ilibadas, e desequilibrar os pesos contrapesos. Meu Deus! Que mundo tão estranho este; que ao mal chama de bem e que ao bem chama de mal?

Sim! Estando temporariamente neste mundo, devemos viver "Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo" (2 Cor 6:10). Pois a Bíblia diz que "Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito" (Ecl 7:8). Amém.

A Bíblia diz que "Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más." (João 3:17-19). Maranata! Ora vem Senhor Jesus! https://youtu.be/fVb7fXI9hpU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 5 de dezembro de 2020

Grande Dia do Senhor


Meu Senhor! Admirar tuas maravilhas ameniza o sofrer do cristão padecente; que vive em um mundo que promove o pecado e rejeita o amor que poderia salva-lo. A vida seria tão bela, se o pecado não a manchasse tanto. Mas tua Palavra diz: "O Senhor vem cavalgando numa nuvem ligeira" (Isaías 19:1) e que os ídolos estremecerão e os corações ímpios se derreterão. Meu Deus! Como faz bem saber que "o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés" (Naum 1:3). Assim, em dias tão difíceis como os que vivemos, devemos louvar e exaltar o Senhor Jesus, Rei dos reis e Senhor dos senhores; pois, somente ele pode nos salvar! Somente ele opera prodígios e maravilhas!

Meu Jesus! O mundo já não consegue mais esconder que está sob domínio do Anticristo. Vemos a mídia global e os principais governos do mundo, inteiramente rendidos ao "homem do pecado". Porém, a tua Palavra assim nos adverte: "Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição" (2 Tes 2:3). Meu Senhor! Como é bom saber que perto está o dia que "a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados" (1 Cor 15:52); e nesse grande Dia, o dragão (Satã), a besta (o Anticristo) e o falso profeta receberão eterno castigo. Mas, os salvos viverão eternamente contigo!

Assim diz a Palavra:
"naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo. E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão. Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz." (Zacarias 14:4-7)
Amém Senhor Jesus!

A glória da segunda casa será maior que a da primeira:
https://youtu.be/RJhDidmjLOE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Família projeto divino

Minha família espera meu exemplo e apoio:

Família... Quem consegue viver sem ela? E, se consegue; como pode ser feliz sem ela? Devemos ser gratos à Deus por nossa família, bem maior e mais importante neste mundo. Em passado distante, alguém com conhecimento de causa (e efeito) a chamou de "célula-mater da sociedade". É um consenso cristão que família é projeto de Deus para o mundo.

Família existe para ser amada, abraçada, e preservada; mormente, em tempos de cruéis ataques contra ela. A família que cultiva fé em Deus e amor ao próximo, fortalece laços de fraternidade e cooperação que enobrece e enriquece o agregado familiar. Quando Jesus veio ao mundo, trabalhou pelo fortalecimento da família e pela salvação de toda a humanidade.

Lemos na Bíblia que "disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele" (Gn 2:18). Então, Deus uniu o homem e sua mulher e os tornou família. E a prova cabal de que a família feita por Deus é única em sua condição de promover os mais nobres sentimentos e perpetuar a sua própria espécie. E isto já diz tudo!

Deus assim ordenou: "deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (Gên 2:24). Jesus assim ratificou: "deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher" (Marcos 10:7). E a Igreja assim ensinou: "deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne" (Efésios 5:31). Movidos pela Palavra, devemos nos inspirar nesta canção: https://youtu.be/SrWVi9S14TA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Santa vontade de Deus


Todo cristão precisa procurar conhecer melhor a vontade de Deus para sua vida; pois este é um conhecimento pode poupa-lo de problemas e males desnecessários. Estou ciente que - por mais que busquemos a Deus, jamais conseguiremos fazer sua vontade com perfeição. Contudo, certas posições rebeldes de muitos cristãos já ultrapassaram em muito o limite do permitido. A Bíblia diz que devemos experimentar "qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2); "Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" (2 Timóteo 3:17). Pois isto tem tudo a ver conosco!

Dias atrás, respondendo à um querido irmão que vive um delicado momento em sua saúde debilitada; eu lhe disse que em sua soberana vontade, o Senhor sempre sabe porque faz e porque deixa de fazer, aquilo que aos nossos olhos deveria ser feito ou desfeito. Assim, o modo mais seguro (embora nem sempre agradável) de vivermos a nossa vida; é procurarmos nos adequar à vontade soberana de nosso Deus. Com eu já me pronunciei acima: Ainda que não sejamos perfeitos em fazer sua vontade; todavia, a vontade de Deus é sempre perfeita. Enfim... Mesmo que não entendamos plenamente seu processo, devemos nos sujeitar a ela.

Neste salmo Davi demonstra o valor que dava à vontade de Deus: "Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes. Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade. Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade" (Salmos 40:8-11). Em seu desejo de cumpri-la, ele não foi perfeito; porém, por seu sincero desejo, foi por Deus aceito.

Centro da vontade de Deus, o melhor lugar do mundo:
https://youtu.be/Jz6xKiCZxhA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Devo fazer Sua vontade

Buscar a Deus deve ser a nossa prioridade:

Ouço cada vez mais, um número cada vez maior de jovens e adultos cristãos, falar cada vez mais sobre ser feliz e se realizar; e cada vez menos sobre servir ao próximo e se deixar usar por Deus. Como está distorcido o entendimento da maioria dos cristãos atuais! A Bíblia diz: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores." (Salmos 34:4). Busquemos Jesus.

Percebo uma continuada mudança de foco na vida de muitos cristãos conhecidos... Cada dia mais conceitos humanos e cada dia menos ensinos da Palavra de Deus. O pior é que nem se apercebem que os desejos humanos vão se distanciando cada vez mais da vontade de Deus. A Bíblia diz: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará." (Salmos 37:5). Deus sabe o que faz!

A Palavra de Deus nos adverte "que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos". (Jer 10:23). Creio que isto é suficiente para por em ordem, os desajustes e conflitos da vontade humana. Mas infelizmente, em nossos dias, com a evolução do pecado e da maldade, a vontade de Deus vem sendo descartada da vida da maioria dos cristãos.

É tão comum nos preocuparmos com nossas necessidades e nosso futuro. Todavia, Jesus nos assevera: "todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:31-34). Meu Senhor Jesus, venho colocar tudo em tuas poderosas mãos, pois sei que tu és fiel: https://youtu.be/ZvMnrZLnKSs

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Ore e não pare de lutar


Neste tempo - ainda mais que em qualquer outro, o crente precisa clamar por misericórdia e buscar em oração, graça e refúgio na presença do Senhor. Pois é evidente que (como já se viu no passado) a humanidade está sob juízo divino. Ao olhar em volta se percebe um tipo de solidão cheia de gente. Todavia, pior que solidão é estar em má companhia; e, pior ainda é quando não percebemos uma companhia indesejável. Porém, o filho de Deus sabe que nunca estará só, pois tem esta promessa de Jesus: "eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." (Mat 28:20). E Jesus é a melhor das companhias.

Na vida, alguns valores devem ser preservados (família, crença bíblica, e honradez estão entre os melhores). E esta é a razão pela qual o crente deve combater em oração. Pois nossa natureza carnal trabalha contra nós e pode nos afastar do propósito de Deus; e assim, nos desviar das prioridades estabelecidas em seu divino propósito. Porém, mesmo com o mundo, o diabo, e a carne contra nosso homem interior; temos o Espírito Santo ajudando "as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Romanos 8:26). Aleluia!

O cristão foi chamado para lutar e vencer: "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes." (Efésios 6:10-13). E sua vitória depende do bom uso das armas espirituais.

É isto! Em tempos de guerra, nunca pare de lutar:
https://youtu.be/zx7QrUOScXw

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Tenha santa paciência

Paciência de Jó! Virtude que aprimora as outras virtudes:

Um dos mais importantes atributos do ser humano é a paciência. Na vida cristã, ser paciente é essencial ao bom testemunho. Daí, a Palavra de Deus nos recomendar: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração" (Rm 12:12). Pois, paciência é recurso indispensável que nos capacita à suportar e vencer o capricho do desejo e o rigor da emoção.

Na verdade, quanto maior for a medida de paciência do cristão, maior será sua eficácia para fazer a vontade de Deus e ajudar os que dependem de si. A própria Palavra diz: "Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos" (1 Ts 5:14). Então, precisamos amadurecer em paciência.

O crente deve ser paciente com a família. Tenho visto lares em crise, em razão da impaciência. E já ouvi cristão impaciente no lar dizer: "Eu amo minha família." Todavia, se o seu amor fosse verdadeiro, este crente seria paciente; pois a Bíblia diz que "O amor é paciente e benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece" (1 Co 13:4). Amém!

O espírito humano é sopro de Deus e precisa ter domínio sobre a alma humana, a qual é a parte pensante e emotiva do ser. É por isto que a Bíblia assim nos exorta: "Na vossa paciência possuí as vossas almas." (Lc 21:19). Enfim, a Bíblia nos determina: "Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima" (Tg 5:8). Glória a Deus! Coração de Jó! Aprendo muito com esta canção: https://youtu.be/7lDjz7teRZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 29 de novembro de 2020

A nossa janela aberta


Hoje pensei em Daniel e seu exílio em Babilônia. Os anos passaram, sem que os seus serviços aos que dele dependiam perdessem a qualidade. Ardentemente odiado por seus inimigos e amado por seus amigos, seguia firme em seu cativeiro feito missão. E assim, os anos foram passando, sem que seu selo espiritual diminuísse e suas janelas voltadas para Jerusalém se fechassem. Em seus aposentos, havia uma linha invisível que o ligava à sua inesquecível Jerusalém... Quanta dor suportou, longe de seus pais e de seus irmãos. Só Deus sabe! Mesmo assim, o homem de Deus em cativeiro nunca deixou de ser fiel.

Vivemos tempos de exílio, prisão, e martírio de servos de Deus. Pois, neste mundo distante de Deus, a cristofobia existe e prospera. As notícias indicam que em nosso tempo, não há um dia que - devido à sua fé cristã, alguém não sofra dor e martírio. Na verdade, não devemos esperar abrandamento por parte daqueles que odeiam o nome de Jesus - alguns até camuflados de benfeitores; porém, dominados pelo espírito de engano que procura destruir a fé cristã. Enfim, devemos manter - como Daniel, a nossa janela aberta para a Jerusalém divina, e a nossa porta aberta para a presença de Deus em nosso coração.

Assim Deus falou: "Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim. Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão. E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias." (Daniel 12:9-13). Amém! Nossa herança é no fim dos dias!

Quando tudo diz não, tua voz me encoraja a prosseguir:
https://youtu.be/2Jgdk1fc9Js

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar