terça-feira, 31 de outubro de 2017

Fé nas promessas do Pai

A imagem pode conter: texto

Após orar nesta manhã; eu digo aos meus amados irmãos que não posso silenciar minha confissão de fé nas promessas do Pai. Pois, dentre as alianças feitas por Deus com os homens; duas delas se destacam ao longo do tempo: A aliança do Sinai, selada com fogo; e a aliança do Calvário, selada com sangue. Em ambas, vemos estampadas as promessas de Deus aos crentes... Como se estas alianças fossem a lavratura de uma escritura (e na verdade são); na qual nós temos - os judeus, a do Sinai; os cristãos, a do Calvário - nossos direitos garantidos pelo Senhor.

Sempre acreditei na eficácia da oração; até mesmo quando me sinto cercado por ondas que procuram me afogar. A Bíblia diz que, em Cristo Jesus, nós somos mais que vencedores. Glória a Deus! Ao longo da história bíblica, vemos homens dobrarem os seus joelhos e vencerem lutas que seriam insuperáveis sem o recurso da oração. E além da aliança que temos com Jesus - a qual, por si só, já seria suficiente para garantir a nossa vitória; temos também as promessas do Pai, que nunca perderão sua validade (isto, se permanecermos fieis a Quem prometeu).

Este texto faz clara menção às alianças da promessa: "Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." (Efésios 2:11-13). E nele é clara a supremacia da aliança do Calvário.

Esta é uma canção para ser ouvida e cantada com profunda fé:
https://youtu.be/gM5ZTssMtOE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Nossa omissão será cobrada

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Ontem, durante o culto em nossa frente missionária em Ílhavo, pude constatar a importância de uma semana de muito trabalho nos lares (algo que Maria Célia & eu temos feito por anos a fio). É bom vermos crentes antigos sendo restaurados e vidas novas sendo alcançadas. As lágrimas derramadas no altar do Senhor são regiamente compensadas pelos frutos alcançados (salmo 126.5-6). Nos, obreiros do Senhor, temos deveres para com os que Deus põe em nosso caminho (e não podemos cortar volta); pois ministério pastoral é missão a ser cumprida com o máximo esmero.

Não nego que as vezes, o corpo reclama descanso... Propondo que fiquemos em casa - com as alegações de sempre: "tenho muito trabalho no escritório", "tenho que estar com a família"; "tenho me dedicado tanto" (e estas são apenas algumas delas). Não nego que sejam razões válidas, para nos manter em casa; Todavia, podemos fazer estas coisas, sem negarmos socorro a quem está a um passo do inferno. Até porque, a nossa omissão será por Deus cobrada - talvez em um momento, quando já não teremos mais tempo para compensar a negligência que tivemos com vidas carentes.

Isto é ser pastor: "E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja. E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós, Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo." (Atos 20:17-21). Amém.

Por mais que você saiba como; jamais tente sozinho:
https://youtu.be/lAwEmosEDbE

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 29 de outubro de 2017

Banho de misericórdia

A imagem pode conter: texto

Acabei de me erguer do lugar de oração, onde pude tomar meu costumeiro banho de misericórdia, que se renova cada manhã (Jeremias 3.22-23). Pois diante do Senhor a graça prevalece, e a paz e o amor de Deus se instalam no coração do crente, fruto da justificação pela fé (Romanos 5.1). Um grande equívoco que  muitos cristãos cometem é priorizarem os valores materiais, em detrimento dos valores espirituais - posto que, os bens terrenos são temporários e os bens espirituais são eternos. Inúmeros crentes terem como sua maior conquista a compra de uma casa ou a aquisição de um carro... Tudo isto vai ficar aqui.

Não quero tirar "a cereja do bolo" de ninguém... Pois sei que alguns valores terrenos são essenciais à vida das pessoas. Sei da necessidade que temos - de trabalhar pelo pão que perece; e de economizar para termos o conforto oferecido por diversos valores perecíveis. Contudo, não devemos por o nosso coração em tais valores "porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração" (Lucas 12:34). Na verdade, o cristão deve pensar "nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" (Colossenses 3:2). A Palavra de Deus nos explica o "porque" deste imperativo; pois viver eternamente é nosso alvo.

Precisamos manter nosso coração nas promessas do Pai: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Romanos 5:1-5). Vivendo cada dia no Senhor.

Linda e verdadeira esta canção! É sempre bom poder ouvi-la:
https://youtu.be/mIWxPgGnVFU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 28 de outubro de 2017

O que perdi não me fez falta

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e texto

Hoje me reporto ao dia 26 de outubro de 1964, ano em que se deu a minha conversão a Cristo. Desde então, quanta coisa mudou em minha vida! De ontem para hoje, estivemos em vigília, na casa do diácono Fernando (sentimos forte presença de Deus em nosso meio); este item de nossa vida não teria acontecido, caso eu não tivesse tido o meu encontro com Jesus. Na vigília, a minha querida esposa foi poderosamente cheia do Espírito Santo; eu não a teria conhecido, se não tivesse sido alcançado e santificado pela graça de Deus. Enfim... O que hoje eu sou, devo ao Senhor Jesus.

Hoje posso dizer, sem a menor sombra de dúvida: O que perdi jamais me fez falta; e o que ganhei se tornou meu tesouro, sem que eu tenha como calcular o seu valor. Glória ao Senhor! Hoje tenho casa e família, tenho vida e paz, tenho unção e chamado; o que mais posso querer? Bem-aventurado é todo aquele que põe no Senhor sua confiança, dedicando a ele o que sobrou de sua vida (ainda que desonrada e destruída) deixando aos seus cuidados os dias que virão pela frente; e que feliz, segue firme, sem esmorecer em sua fé e confiança; Pois Deus é fiel! Amém!

Medite nisto: "E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." (1 Timóteo 1:14-17). Que bênção, Senhor!

Esta canção é o testemunho de quem foi alcançado por Jesus:
https://youtu.be/iM60A0CrKjE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Um modelo de oração

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Hoje de manhã ao me curvar em oração; comecei agradecendo ao Senhor por poder buscar sua face. E pensei: Por que jamais conseguimos orar suficiente? Seria tão bom, se lembrássemos de orar - antes de dormir, após levantar; ao sair, ao chegar... É verdade! Porque não? Orar sempre, em meio à dor e ao prazer; ao lazer e ao dever. Enfim; orar pela família, pelos amigos, por tudo. Agradeci ao Senhor, pela eficácia da oração... Ela sempre traz resposta - ainda que nem sempre do agrado dos que oram.

Agradeci ao Senhor - por saber e experimentar, que andar com Deus é sempre a melhor das caminhadas. Aleluia! E viver n'Ele e para Ele é sempre o melhor modo de viver a vida. Perguntar algo a Deus - antes de perguntar aos homens - é sempre mais seguro; sem o menor risco de desvio de rumo e de conduta. Se considerarmos a oração como um freio de emoções confusas, e turbina de santas motivações, haveremos de gastar um pouco mais de tempo orando. Obrigado Senhor, por poder entender este princípio!

Devemos meditar nesta oração de Davi: "Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.) Porém tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça. Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.) Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou." (Salmos 3:1-5). Em meu entender, este é um modelo de oração.

Oração... Admiro a dedicação e afinação do Quarteto Gileade:
https://youtu.be/GdS7tkVT5xU?t=1

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Sobre tempos difíceis

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

A Bíblia fala sobre tempos difíceis. Vários textos das Escrituras nos alertam, quanto aos tempos difíceis que precederiam o fim da era da graça. Não ouso afirmar que sejam estes os tempos difíceis referidos na Bíblia. Mas, isto eu posso afirmar: Como são difíceis os nosso dias! O mundo governado por ímpios da pior espécie; instituições públicas patrocinando a profanação, sem o menor respeito ao clamor dos injustiçados; os meios de comunicação social promovendo a loucura, em nome de uma falsa liberdade. E quando nós pensamos ter visto tudo; sempre aparece algo pior.

Na verdade, vivemos dias difíceis. E, como se não bastasse as incertezas trazidas pelo caos; vemos cristãos deslumbrados com as novidades; e até contagiados pelos novos hábitos que vão se inserindo no comportamento das pessoas. É de assustar, o que se vê nos dias de hoje! Algo impensável no tempo dos nossos avós. Fico a pensar neste texto: "o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas." (Jeremias 2:13). Então, eu me pergunto: Até onde isto vai? Logo me respondo: Só Deus sabe.

Esta é uma advertência bíblica, entre muitas, para este tempo: "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão  encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita." (2 Pedro 2:1-3). Que Deus nos proteja!

Louvo a Deus pelas boas canções cristãs, como esta:
https://youtu.be/jiPeWrQlmuY

Cordialmete;
Bispo Calegari

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Momentos mais perigosos

A imagem pode conter: texto

Cada dia me convenço mais, que não podemos viver uma vida cristã nos moldes bíblicos; se não nos mantivermos em oração. Não estou me referindo apenas à oração formal - seja antes de ou antes de dormir; mas, ao viver em espírito de oração. Tenho comigo, que haveria menos queda moral e fracasso espiritual, se os crentes cultivassem um espírito de oração; pois é esta a atitude que mais se enquadra na advertência bíblica "orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5.17). O que me leva à esta ideia é o modo como, em certos momentos nos tornamos vulneráveis. 

Tenho visto que uma vitória pessoal celebrada com amigos, ou uma justa homenagem recebida (mesmo com mérito), enfim... Momentos em que somos elogiados, aplaudidos, podem ser momentos muito perigosos - mais que tribulações e ataques sofridos. Estou consciente que a oração não nos livra de todos os perigos e embaraços; pois, se assim fosse, os crentes que mais oram não sofreriam estes males. Entretanto, percebo na oração um nível de segurança que pode mitigar (ou até mesmo conter) aquelas provações mais dolorosas que sofremos neste mundo. 

Em meio às lutas, o salmista formulou esta oração: "Eu, porém, faço a minha oração a ti, Senhor, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação. Tira-me do lamaçal, e não me deixes atolar; seja eu livre dos que me odeiam, e das profundezas das águas. Não me leve a corrente das águas, e não me absorva ao profundo, nem o poço cerre a sua boca sobre mim. Ouve-me, Senhor, pois boa é a tua misericórdia. Olha para mim segundo a tua muitíssima piedade." (Salmos 69:12-16). E devemos orar assim!

Sobre oração, esta é uma das minhas canções prediletas:
https://youtu.be/X_0yf8Vp4Gc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Ser aquilo que Deus quer

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

No sábado, tivemos nossa primeira reunião administrativa na frente missionária de Ílhavo, onde falamos e ministramos sobre quase tudo... Uma reunião marcada por cordialidade e alegria. No domingo, vimos Deus agir no salão de reuniões, onde vidas foram tocadas. Glória a Deus! E ontem, a liderança oriunda da reunião de sábado esteve reunida, para dar cobertura espiritual aos trabalhos desta semana. O ambiente foi o melhor possível. Maria Célia e eu estamos sempre a pensar, que não viemos à Portugal por mero continuísmo; mas... Para ser o que Deus quer.

Tenho orado pelos que nos lideram (Pastor Pedro, nosso líder distrital; Bispo Geraldo, nosso líder regional; e o CMR, que nos preside nesta terra). Deus sempre utiliza homens para nos presidir; aos quais devemos relatórios e explicações. Isto é um princípio bíblico (o da hierarquia); no qual, homens presidem homens, sendo também por estes presididos. Louvo a Deus pela escala hierárquica; pois ela - além de nos dar cobertura; também nos faz lembrar que temos contas à prestar. Gosto de pensar que (mandando ou sendo mandado) Deus nos chamou para servir.

Neste texto bíblico, encontramos as bases da nossa vocação para servir: "Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis." (Colossenses 3:22-24). No Brasil, usamos um adágio bem popular e conhecido: "Aquele que não vive para servir, não serve para viver".

Este foi um dos cânticos que mais marcaram minha vida:
https://youtu.be/xK9KlbAoqCk

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Deus é bom o tempo todo

A imagem pode conter: texto

Madrugada europeia... Porém, no tocante ao dever de orar, em nada diferente da madrugada brasileira (salvo, no fuso horário). Como muitos crentes costumam dizer no Brasil: "Deus é bom o tempo todo! O tempo todo Deus é bom!" Esta é uma exclamação verdadeira, com bons efeitos colaterais. Meu Senhor! Como carecemos de ti! Nós, teus filhos, cercados em um mundo profano, blasfemo, e cativo da idolatria e feitiçaria... Ainda bem que Jesus veio! E com ele, veio também graça salvadora e chance de escape. Muitos homens e mulheres são hoje o que são, porque Jesus veio para o que veio. Pois ele veio buscar e salvar o perdido (Lucas 19.10).

Deus da minha vida! Buscar tua face é viver - e viver bem - ainda que sob pressão e aflição. Tu és o Deus da minha salvação,  meu socorro e amparo em tempo oportuno. Te louvo e te exalto, sem a necessidade de palco e refletor. Pra sempre seja louvado o Nome de Jesus, que se propaga na terra como única esperança de vida aos que habitam na região e sombra da morte. São inúmeras as canções que falam do teu amor... Como faz bem as ouvir! Glória ao Senhor, que nos redime do mal! Aleluia! Que bênção é saber que um dia a mais aqui na terra, representa um dia a menos na espera da volta do Grande Rei e Senhor! Ora vem Senhor Jesus!

Gosto de meditar nos salmos, como este: "Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.) Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados." (Salmos 84:1-5). Eles sempre despertam em nós nossos mais belos e gratos sentimentos.

Perdi a conta, das inúmeras vezes que cantei esta canção:
https://youtu.be/Pjcrp4g0GvU

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 22 de outubro de 2017

Amor e graça de Deus

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Ontem, presidi a nossa primeira reunião administrativa, em nossa pequena frente missionária em Ílhavo (que já demonstra sinais de crescimento, com vidas sendo alcançadas). A seriedade da pauta intercalou com momentos de humor (com boas risadas) e nos deu uma melhor noção, dos desafios que nos esperam; em meio aos quais, não adianta procurar caminho fácil. E, frente aos deveres, jamais devemos ignorar os ardis de Satã (nem a sua ferocidade). Porém, a nossa confiança deve estar centrada em Jesus, que tudo pode, e nos recursos da graça de Deus. Somente n'Ele, nós podemos vencer.

Quando penso em meu Senhor, e na via dolorosa por ele trilhada, sou instado a crer em sua presença e cuidado sobre minha vida. Sei que sou um pecador que Jesus salvou e santificou. Sempre fui pecador (antes, perdido; agora, redimido). Entretanto, hoje, não sou mais um pecador lutando para ser santo; mas sim, um santo lutando contra o pecado. Não acho errado pensar assim. Errado é não acreditar que a graça de Deus seja capaz de salvar a nossa alma e que o sangue de Jesus seja capaz de lavar os nossos pecados. Pois, em Sua Palavra (João 3.16), Deus nos diz que por Ele somos amados!

Sempre penso neste testemunho de Paulo: "Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde." (Gálatas 2:18-21). Louvo ao Senhor, pelo testemunho da Palavra na vida deste seu servo!

Gosto de ouvir e cantar esta canção... É assim que me sinto!
https://youtu.be/dBiNmX2Hr6E

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 21 de outubro de 2017

Necessidade de interceder

A imagem pode conter: texto

Para alguém que, assim como eu, tem o orar de madrugada por costume; deve ser comum despertar pelos meios mais diversos e variados (um sonho, uma voz, um ruído); enfim... Deus pode usar de muitos meios, para nos tirar da cama. Nesta noite mesmo, eu fui acordado por um sonho mau acerca de um obreiro do brasil, com quem desfruto amizade a um bom tempo (um estranho sonho) e já orei por ele. Estou convencido da eficácia da oração preventiva (aquela que fazemos, antes que o mal apareça ou aconteça). Já estou escolado, quanto à necessidade de orar preventivamente. Pois quando a oração não evita o mal; ela atenua os seus efeitos. 

Existem ocasiões, em que a necessidade de interceder durante a madrugada é tão grande, que até perdemos o sono... E nem percebemos que é o Espírito de Deus nos mantendo "acesos", para orarmos preventivamente, madrugada afora; pois a família, os bens, e os amigos de um homem de Deus, podem ser atacados pelo inimigo (jamais devemos nos esquecer disso). Sei que, em muitos casos, não basta orar; é preciso tomar medidas. Porém, para que estas medidas possam ser tomadas em Deus, precisamos orar mais. É comum famílias e amizades serem desfeitas; sem que os seus integrantes, sequer se ponham em alerta. Enfim... Orar é sempre preciso! 

Momento doloroso este, que posteriormente deve ter ficado gravado na memória do apóstolo Pedro: "Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces." (Lucas 22:31-34). A Palavra de Deus nos testifica que, ao entrarmos em oração, somos ajudados pelo Santo Espírito de Deus (Romanos 8.26). E assim sendo... Devemos orar sempre!

Realmente... Oração é a chave da vitória. Glória a Deus!
https://youtu.be/gkxrmg7VB5k

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Porta que Deus nos abriu

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Ontem foi um dia diferenciado, em que senti certa indisposição (mas não desânimo); todavia, procurei manter firme as minhas defesas espirituais. Fiz visitação e Deus nos concedeu a graça de termos uma reunião maravilhosa, em que um culto de louvor e adoração foi prestado a Ele com alegria, entusiasmo e espírito de adoração (em linha com o que está dito em João 4.24). Sim! Deus é fiel! Após o culto, fizemos mais uma visita; na qual uma grande batalha espiritual foi travada e ídolos foram destronados. Louvo ao Senhor pela porta que Ele nos abriu, que é conhecida como "Frente missionária de Ílhavo". Ela é para nós, um projeto valiosíssimo!

Até onde minha voz é palavra puder chegar; digo sem qualquer sombra de dívida: O melhor lugar em que nós podemos estar é o lugar em que, verdadeiramente, Deus nos quer. O profeta Jonas sofreu bastante - antes, por não entender isto; e depois, por não se sujeitar inteiramente ao querer de Deus. Fico a pensar na legião de servos de Deus que vivem infelizes (infelizes com o lugar em que vivem, com o trabalho que fazem, com a família que possuem) porque teimam em impor sua própria vontade e seguir seu próprio rumo; sem se darem conta do erro que cometem, optando por seguir em direção aos seus interesses e satisfazer os seus próprios instintos.

Que reunião excelente deve ter sido esta: "E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja. E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós, Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo." (Atos 20:17-21). Assim era Paulo, um servo de Deus, um homem despojado.

Sempre gostei de ouvir meu filho Elizeu (em sua juventude) cantar este hino:
https://youtu.be/kHbj_cpRZl0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Minha gratidão é eterna

A imagem pode conter: texto

Senhor Jesus; sou grato a ti, por teres me tornado o homem que sou (não gosto de pensar no homem que eu teria sido, caso não te tivesse encontrado). Obrigado Senhor! Sei que o meu caminho da santidade ainda não está inteiramente percorrido; todavia, pude chegar até aqui, por obra e graça do Senhor. E me pergunto: onde estaria eu, caso não te tivesse encontrado? Aleluia! Pois, esta é uma das preocupações que nunca terei! Pois salvaste minha vida, removeste meu pecado e me deste graça, honra, e unção. Glória a Deus! Minha vida é passageira; todavia, a minha gratidão será eterna!

Ao orar à Ti Senhor; trago minha pequena casa perante os Teus olhos (isto é mera força de expressão, pois podes ver tudo, até mesmo o que não imagino existir). Contemplo minha pequena casa, como quem contempla um pequeno barco no oceano, distante da ilha aonde pretende chegar... Vez por outra, um turbilhão tenta o fazer naufragar; mas ele segue firme, velas enfunadas, singrando as ondas, sem razão para ter medo, pois o Senhor dos mares e dos ventos segue em seu convés, pronto a intervir em seu favor. Que bênção é ter Tua presença em nós, meu amado Salvador. Aleluia!

Que bênção é este salmo: "O SENHOR reina; está vestido de majestade. O SENHOR se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está firmado, e não poderá vacilar. O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade. Os rios levantam, ó Senhor, os rios levantam o seu ruído, os rios levantam as suas ondas. Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar. Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre." (Salmos 93:1-5). Pois ele traz grande conforto, aos que vivem pela fé!

Canção inesquecível, que sempre me edificou. Aleluia!
https://youtu.be/dQqjHDnS4Dc

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Carta Aberta ao Brasil

A imagem pode conter: texto

Tenho ouvido dizer, que detentores do poder patrocinam cenas grotescas (que ocorrem em museus e espaços públicos da nação) com o fim de desviar a atenção das pessoas de bem; mas, com intuito de encobrir crimes praticados pelos mentores do sistema corrupto vigente. Todavia, estas são duas questões bem distintas: Uma, é a corrupção praticada pelos mandatários do poder (tanto os atuais, como os anteriores); outra, é o perverso estado de blasfêmia e de profanação que o sistema vigente tentar impor sobre os que adotaram os valores defendidos e ensinados pela fé cristã. Na verdade, a cruel corrupção vitimiza e envergonha a todos sem exceção; todavia, a pérfida profanação que nos é imposta atinge preferencialmente os que querem viver piamente em Cristo Jesus  (2 Timóteo 3:12). É preciso distinguir!

Se isto é usado como "cortinha de fumaça", para prejudicar certo político populista, eu não sei. Porém, o que vejo ( e isto é evidente); é que tentam nos impor um "modus vivendi" torpe, decadente; procurando à todo custo nos levar à práticas iníquas, profanas, que colidem frontalmente com as balizas morais e espirituais que ensinamos aos nossos filhos e netos - ao mesmo tempo em que tentam corromper as crianças brasileiras. Até creio ser coerente o modo como muitos governantes (atuais e anteriores) são levados (por espírito profano, prostituto, beberrão, enganador) a perseguir objetivos inconfessáveis; pois precisam desfrutar ao máximo, prazeres ilícitos que o poder lhes proporciona; pois no íntimo sabem que sua parte, na justiça divina, é inevitável (se não houver arrependimento) e não tardará por vir (2 Tim. 3).

Este texto bíblico precisa se entendido e aplicado, em todo o seu significado: "Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão. Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! Mas que fareis vós no dia da visitação, e na desolação, que há de vir de longe? A quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa glória, Sem que cada um se abata entre os presos, e caia entre mortos? Com tudo isto a sua ira não cessou, mas ainda está estendida a sua mão." (Isaías 10:1-4). No Brasil é comum dizermos que "o pau que bate em chico, também bate em francisco"... Portanto, os que fazem uso da batina, ou do colete clerical, ou de um púlpito, para explorar os incautos, serão igualmente julgados.

Esta canção é profética, mais relevante do que muitos pensam:
https://youtu.be/SdE5W9b5f1o

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 17 de outubro de 2017

As vezes me pergunto

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

As vezes me pergunto a mim mesmo: O que está acontecendo com este mundo? Os bons costumes são vilipendiados, os bons cidadãos são espezinhados, as famílias tradicionais são feridas, o meio ambiente é agredido, os valores morais são bombardeados, os valores espirituais são profanados. Então me curvo, oro, e sou respondido - não em detalhes; todavia, em um nível que me traz paz e doce calma. Aleluia! Logo, sinto segurança e conforto, por saber que o Deus eterno a quem eu sirvo em espírito - por obra e graça de Jesus - é capaz de responder às minhas dúvidas, fortalecer minhas certezas e renovar em minha vida minha porção de fé, esperança e amor.

Sempre que me curvo em oração; eu o faço movido por um misto de confiança em Jesus e incerteza quanto às minhas condições; algo como: "não sou digno de estar aqui". Então, o Espírito Santo me conforta e me faz lembrar que nosso Deus tem os seus olhos voltados para o contrito de espírito. E esta recordação, as vezes regada com lágrimas, floresce e frutifica em meu coração, dando paz e segurança em meio às trevas que escurecem o mundo. Só mesmo o amor de Deus é capaz de nos fazer sentir sentimentos nunca antes conhecidos, e de devolver valores importantes que nos foram roubados (ou simplesmente perdidos) ao longo do tempo.

Ana veio diante do Senhor, marcada por cansaço e tristeza: "Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste." (1 Samuel 1:15-18). Todavia, ao sair, havia alegria em seu rosto.

Por favor... Ouça esta canção e se edifique com ela:
https://youtu.be/KzvR1sG1YmY

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

É fácil julgar e criticar

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

No livro dos salmos, vemos Davi profetizar que "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." (Salmo 46:1). Graças a Deus, ainda bem cedo, pude descobrir este refúgio e fortaleza; e ele fez toda a diferença - entre o que eu sou e aquilo em que teria me tornado, se eu não o tivesse conhecido. Glória a Deus! Ao longo de minha vida, enfrentei bestas feras - profanas, atrevidas e blasfemas. Em mim mesmo, jamais teria chance em tais batalhas; se contasse apenas com minha coragem e ousadia. O Senhor tem sido o meu refúgio e socorro. Ao longo de minha vida sofri duros golpes, que não teria vencido por mim mesmo. Só venci pela graça de Deus.

Percebo ser muito fácil julgar e criticar, alguém que sucumbiu aos encantos do vil tentador. Entretanto, seria bem melhor procurarmos nos ver no lugar de quem caiu. Lemos na Palavra de Deus, que "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia." (1 Coríntios 10:12). Esta advertência indica a fragilidade da posição de quem está de pé (ou julga estar de pé). Uma palavra do profeta Samuel diz tudo sobre sua visão do cuidado de Deus: Ebenézer! Cujo significado é: "Até aqui nos ajudou o Senhor." (1 Samuel 7:12). Ela indica que, os limites do cuidado de Deus é o espaço de nossa proteção e segurança. Todavia, se sairmos destes limites, nos tornamos presa fácil do adversário.

Que texto pedagógico é este:

"E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redarguidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio."
(João 8:3-9)

É uma lição para todos nós.

Louvo a Deus, por ser Ele o lugar do meu refúgio e livramento:
https://youtu.be/G4tbAJDhsg4

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 15 de outubro de 2017

Orei, cantei, intercedi

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

Hoje de madrugada; enquanto eu orava a Deus pensei no tempo. O tempo passa tão ligeiro... Algum tempo atrás eu pensava: Será que chegarei aos setenta anos? Pois bem; não só alcancei, como ultrapassei esta meta! Agora é caminhar, marcando passo com a vida. Pedi graça e unção, para seguir sempre em frente, olhando para Jesus. Em oração, agradeci ao Senhor o Seu cuidado pra comigo. Senti Sua mão me sustentar em todo tempo, ao longo da jornada... E pensei: Que bênção é viver a fé dos primitivos servos de Deus. Então, ali diante do Pai - orei, cantei, intercedi, enfim; adorei!

Qualquer cristão sabe que não é fácil viver no mundo; pois o mundo é lugar de hostilidade, decadência, idolatria, feitiçaria, profanação de valores sagrados, enfim... Jesus nos incentiva: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33). E a Bíblia faz esta advertência: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (1 João 2:15). Então, o mal está em toda parte - independente de crença ou costume; e cabe a nós, crentes professos, resistir firmes na fé.

Este texto bíblico denuncia o desvio do homem:

"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos."
(Romanos 1:18-22)

E adverte quanto à resposta da justiça de Deus.

Gosto muito de ouvir esta canção. Ela sempre me edifica:
https://youtu.be/wOzj2OI_KPU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 14 de outubro de 2017

Ministério pastoral pleno

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Louvo a Deus, pela oportunidade que Ele nos dá - de visitar o lar dos irmãos da frente missionária que dirigimos. Bênção purinha! Já notamos melhora na frequência e mais alegria nas reuniões. Glória a Deus! Sempre acreditei que o ministério de um pastor se torna mais útil ainda, quando se volta para visitação periódica ao seu rebanho. Esta é a principal razão pela qual, enquanto bispo regional, visitava com frequência os pastores das regiões que tive o privilégio de presidir. Eu posso dizer, que sempre procurei ser coerente com o que acredito. E eu creio que a visitação pastoral é essencial para a saúde, unidade e segurança de um rebanho.

A Palavra de Deus adverte aos pastores, que conheçam melhor suas ovelhas (Provérbios 27:23). E não existe melhor caminho para um pastor conhecer as ovelhas, do que o caminho de sua casa. Ao abordar o ministério pleno de um pastor (com a visitação inclusa), Jesus nos declara: "Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." (Mateus 25.40). Portanto... O crente que tem, por parte do seu pastor, mensagens bíblicas e edificantes em seu púlpito e visita periódica em sua casa; é um crente firme e constante na igreja do Senhor. Ele serve a Deus com Alegria, e é motivo de prazer aos que o cercam. 

Deus reserva juízo severo aos pastores negligentes: "Portanto assim diz o Senhor Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor." (Jeremias 23:2-4). Então, nós pastores precisamos vigiar!

Esta canção é um incentivo ao ministério pastoral de qualidade:
https://youtu.be/8GiJDw7SPJI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O paraíso não é aqui

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Penso ser este o tempo, em que a Igreja mais necessita orar; no entanto, em toda a história da Igreja, talvez esta seja a geração cristã que menos se dedica à oração. Tenho visitado alguns lares, e sinto a dificuldade em que as pessoas estão vivendo... É de assustar! No entanto, tal e qual u'a mãe que põe uma chupeta embebida em água doce, para acalmar uma criança faminta; vejo cristãos famintos serem tratados da mesma maneira (programas e mais programas, sem conteúdo sagrado, para motivar os desanimados e acalmar os atrevidos) Então, me pergunto: Ó Senhor, até quando?

É grande o mal causado pela falta de oração - como falta de soro na veia de quem está desidratado. Foi de assustar a energia liberada pelo tsunami no mar do Japão, o furacão no Caribe, e terremotos em vários lugares. Enfim... Nações e cidades indefesas, ante o poder da natureza em convulsão. Entretanto, assusta ainda mais o modo como os cristãos reagem ao que se passa em nossos dias, agindo como se o paraíso fosse aqui. Creio que a opção pela morte se inicia, quando deixamos Jesus de lado (e vemos isto acontecer com tantos crentes). Somente em Jesus é que alcançamos a vida eterna.

Eis o meu Salvador: "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:9-14). É Jesus!

Por que deixar Jesus de lado? Ouça atentamente esta canção:
https://youtu.be/K6LwtG4Agqw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Estamos muito motivados

A imagem pode conter: texto

Maria Célia & eu, Temos estado bem envolvidos com o pequeno rebanho que Deus nos confiou (notamos que ele está crescendo e com isto, cresce a nossa responsabilidade). Estamos voltados para visitação frequente às ovelhas. Nosso alvo imediato é ter presença constante nas casas dos irmãos; nosso alvo posterior é chegar até os limites de Ílhavo. Não sei se vamos conseguir no tempo que temos; pois o tempo se abrevia... Todavia, não nos cabe medir o nosso tempo; mas, cumprir o propósito de Deus.

De hoje até amanhã, pretendemos nos mudar para a casa que alugamos. Ela é simples e pequena; mas cheia do amor de Jesus e da graça de Deus (isto é tudo que precisamos). Estamos muito motivados com o que o Senhor está fazendo (em nós e por meio de nós). Tenho percebido que um pastor que não consegue amar sua família e seu rebanho, não será capaz de amar coisa alguma (exceto aquilo que não deve ser amado). Porém, para termos condição de amar em santidade, precisamos ter o amor de Deus.

João é conhecido como o apóstolo do amor: "Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte." (1 João 3:11-14). O amor é dívida!!

Esta canção ressoa constantemente em meu espírito:
https://youtu.be/QAcD3kDzFPk?list=RDKzvR1sG1YmY


Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Eficácia da graça

A imagem pode conter: texto

Estive orando esta manhã... Por minha pequena casa e por meu pequeno rebanho (sei que preciso orar em favor deles - e como!). Então, orei pela humanidade... Meu Senhor! Até quando veremos homens e mulheres, obcecados por suas paixões, quebrando leis e ultrapassando limites; a fabricar, com suas mãos seus próprios deuses; e a tentar chegar ao céu por seus próprios meios? Será que não percebem que a terra ainda gira em torno de sua órbita e os mares ainda se contém em seus limites, por obra e graça do Senhor? Meu Deus! Livra-nos do mal que se aproxima, inevitável.

Bem sei do que o Senhor Jesus é capaz, sendo Salvador nosso! Rei dos reis e Senhor dos senhores! No entanto, a humanidade não se apercebe (nem mesmo, muitos dos que se dizem servos seus), da eficácia do sacrifício redentor que fez por todos nós; a ponto de entregar sua própria vida em favor da nossa. Obrigado, querido Pai celestial! Por tão grande prova de amor, que nos deu tão grande bem-aventurança! É lamentável, o ser humano não se se dar conta da eficácia da graça, resultante do sacrifício vicário de Jesus. E ainda que a maioria a rejeite; não podemos viver sem ela.

Esta é a real essência de uma genuína vida cristã:

"Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns  entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."
(Filipenses 2:1-11)

Obrigado, Senhor; por deixares escrito este texto!

Graça de Deus... Por favor! Assista este vídeo, até o seu final:
https://youtu.be/IcfSxPfE_oo

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Sempre me pergunto

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Dias atrás, li algures esta informação: "Em 1997 foi queimado vivo Galdino Pataxó em Brasília. Hoje, três dos quatro assassinos são funcionários públicos do alto escalão." Pode até ser que esta notícia não seja verdadeira. Entretanto, sendo verdadeira ou não, percebo tentar se infiltrar em mim um desagradável desânimo... Todavia, não me deixarei invadir por este sentimento. Pois, assim como eu creio nas transformações; também creio nas recompensas - tanto para quem faz o bem, como para quem faz o mal; ainda que nem sempre, as recompensas se manifestem nesta vida. Deus existe!

Que o Senhor tenha misericórdia do Brasil; nação onde as leis e a justiça parecem penalizar os seus trabalhadores e premiar os seus criminosos. E, para o caso de haver dúvida quanto ao que digo: é só comparar o valor da "bolsa presidiário" com o da "bolsa trabalhador". Ou, então, o tipo de justiça aplicada ao criminoso de "colarinho branco" com a justiça feita ao trabalhador de "macacão surrado". E, eu sempre me pergunto: até quando seremos submetidos ao acinte de legisladores, julgadores e governantes? Não se vê o menor sinal de mudança. Venha o teu reino Senhor!

Este texto da Palavra de Deus nos dá a entender o rigor da pena aos que usam a lei como pretexto para abater o inocente: "Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão. Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! Mas que fareis vós no dia da visitação, e na desolação, que há de vir de longe? A quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa glória" (Isaías 10:1-3). Creio na justiça divina, que é reta e justa - em sua absolvição e condenação.

Esta canção entoada por Bruna Karla edificou muitos crentes:
https://youtu.be/Sqz3lG_YjGU

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Não sei o que dizer

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Não tenho palavras, para agradecer a Deus, mesmo orando com fervor, por tudo aquilo que ele tem feito em minha humilde vida. Afinal... O que dizer a este maravilhoso Deus? Ontem, ao pregar em Almada, minha alegria não foi só a de transpor a ponte "25 de abril" - que cruza o rio tejo, fazendo a ligação entre Lisboa e Almada... Não mesmo! Ainda que eu tenha sentido um grande prazer! Todavia, meu prazer maior foi pregar no culto inaugural da frente missionária, aos cuidados do Pastor Edson Amaral, e sentir que ainda tenho utilidade. Obrigado meu Jesus; por poder ser vaso em Tuas mãos.

Algumas vezes, não sei o que dizer até que tenha oportunidade de pregar... Ontem foi uma dessas vezes. Em oração, agradeci a Deus ao meu Deus e Pai; por usar o Seu servo (Bispo Geraldo), para me dar oportunidade de disponibilizar o meu dom (rejeitado por muitos) que ainda pode ser útil ao Seu propósito. Eu costumo dizer que sou uma pessoa de vida simples e modos bem simples (creio que Deus me fez assim). Não persigo grandeza ou sonhos mirabolantes. Meu desejo é servir aos que o Senhor põe em meu caminho (alguns ainda não se aperceberam disto). Isto me faz muito feliz!

Sou fascinado por este texto da Palavra de Deus: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vô-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. (Filipenses 3:13-16). Meu Senhor! Eu também quero ser assim!

Como faz bem saber, que o Senhor é o Deus do impossível:
https://youtu.be/bRhdSkauNGk

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 8 de outubro de 2017

Nós não temos parado

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Desde que chegamos aqui em Portugal, Maria Célia Calegari e eu não temos parado... Visitar e abraçar amigos e irmãos, tudo de bom! Quarta-feira última, preguei na IMW de Arcozelo (Porto); ontem estive pregando na no culto inaugural da frente missionária em Amadora (Lisboa); hoje pela manhã, Maria Célia pregou na IMW da Gafanha da Nazaré. No entanto, o que nos causa um sentimento diferenciado é o fato de já estarmos plenamente integrados ao pequeno rebanho que recebemos do Senhor, para amar e cuidar, na frente missionária em Ílhavo, onde estive pregando hoje a tarde. Que bênção é estarmos juntos - um refrigério para todos nós.

Os cultos têm sido marcados por unção e alegria (unção de Deus, as vezes faz rir, as vezes faz chorar). Alguns dias atrás, visitando uma casa, Maria Célia e eu oramos tocando no ombro de uma irmã; ontem ela nos disse: "O Bispo não sabia, mas a dias eu trazia forte dor naquele ombro; desde o momento daquela oração, o meu ombro não doeu mais." Não sei como agradecer a Deus, coisas que Ele faz - em nós e através de nós - mesmo sendo nós tão fracos, vasos de barro, sem grande utilidade. Enfim... É Seu amor - por nós e em nós - que faz toda a diferença. Glória a Deus! Todas as nossas fontes estão n'Ele! E isto não tem um preço humano.

Deus é fiel: "O seu fundamento está nos montes santos. O Senhor ama as portas de Sião, mais do que todas as habitações de Jacó. Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus. (Selá.) Farei menção de Raabe e de Babilônia àqueles que me conhecem; eis que da Filístia, e de Tiro, e da Etiópia, se dirá: Este homem nasceu ali. E de Sião se dirá: Este e aquele homem nasceram ali; e o mesmo Altíssimo a estabelecerá. O Senhor contará na descrição dos povos que este homem nasceu ali. (Selá.) Assim os cantores como os tocadores de instrumentos estarão lá; todas as minhas fontes estão em ti." (Salmos 87:1-7). Glória ao nosso Deus!

Glória a Deus! Esta canção expressa aquilo que creio e sinto:
https://youtu.be/BEtWbOWCJNQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 7 de outubro de 2017

Sou teu filho e teu servo

A imagem pode conter: texto

Senhor. Sei que sou como partícula de pó em suspensão, neste universo em expansão, menor que um ponto em uma frase; mas, os teus olhos estão postos sobre mim. Sei que não há mérito meu (só o de Jesus) e isto me torna mais grato a ti. Sei que me podes poupar de dores e aflições; porém, nem sempre o fazes... Mas isto não me aflige. Me deste uma natureza renascida e rejuvenescida, bem mais jovem que o corpo em que ela habita. Grande bênção é saber que estás sempre comigo; mesmo quando não sinto esta grandiosa e sobrenatural presença. Obrigado por tudo, Senhor!

As vezes, tento entender o mistério que sou eu - ser vivente e complexo, em sua essência e função. Sei que não sou apenas pó; pois tenho alma, sentimento. Sei que não sou apenas 'eu'; pois me fizeste saber que 'somos nós'. Sei que meus dias estão contados... Ainda bem, pois nunca fui bom de contas. Sei que o meu nível de renúncia e entrega é muito baixo; mas, tens sido bondoso para comigo. Não canso de dizer: Como é bom é saber que estás comigo! Sei que ainda não sei tudo que não sou... Porém, sei que sou teu filho e teu servo - hoje e sempre - e isto para mim já é bastante.

Este texto resume o amor e o poder de Deus: "Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Romanos 11:32-36). Louvado seja Deus!

Canção maravilhosa esta! Tão agradável, de ouvir e cantar:
https://youtu.be/9zB4rUQ0MV4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Sinais de advertência

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

A Palavra de Deus procura orientar a todos; quanto aos passos que precisamos dar para vivermos uma vida em plena paz e sob a proteção do Senhor. Deus demonstra Sua vontade de nos ver vencer, ao sinalizar com promessas, e elas são mais firmes que uma rocha; todavia, só exercem efeito concreto na vida dos que confiam no Senhor. A Bíblia está repleta de exortações, a que confiemos no Senhor. Sempre que vejo um cristão desanimado, sem rumo na vida; penso: Este é um crente que deixou sua confiança nas promessas do Pai e passou a confiar em si mesmo. Pois a confiança no Senhor se traduz em vitória.

Na verdade, a Bíblia também emite sinais de advertência, alertando quanto ao risco da tentação e ao perigo do pecado; pois a tentação pode levar um crente a duvidar das promessas de Deus e ao pecado que, uma vez consumado, pode leva-lo a se afastar de Deus, a se desviar da fé, e a morrer espiritualmente (tenho visto inúmeros exemplos de vidas, outrora firmes e determinadas, agora completamente fora do caminho do Senhor). É tão triste, vermos cristãos se deixarem seduzir pelos prazeres deste mundo, na prática do pecado, sem se aperceber que o pecado pode leva-los à morte e à perdição eterna. Meu Deus! 

 Salmo motivador este: "Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre. Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniquidade. Faze bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração. Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel." (Salmos 125:1-5). Amém Jesus!

As promessas do Pai... É maravilhoso confiar nelas! Aleluia!
https://youtu.be/mIWxPgGnVFU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Vivendo esta Verdade


Ante-ontem fiz minhas primeiras visitas e dirigi minha primeira reunião na frente missionária de Ílhavo  (foi nosso primeiro GCEU). Que prazer eu senti! E Maria Célia, sempre ao meu lado, com Jesus sempre na frente. É bênção demais! O rebanho é pequeno, mas a alegria é imensurável. Glória a Deus! Nesta manhã, no lugar de oração, senti minhas forças se renovarem... E os sinais do meu chamado brilharem um pouco mais. É bênção! Louvo ao Senhor por tudo; pois os valores que possuo, me foram entregues por Ele. Sobre estes valores, quero construir meu projeto de vida e obra.

Rendido aos pés do Senhor; pedi por minha pequena casa (que Ele a mantenha de pé) e por minha sofrida nação (que ele liberte seu povo e governo - dos gravíssimos pecados que cometem, devido às péssimas escolhas que fazem). Também pedi ao Senhor, que me dê graça e unção para afirmar que Jesus é o Senhor, vivendo sob Seu senhorio; para proclamar que Deus é Amor, vivendo no perfume deste amor; para profetizar que a Palavra é a Verdade, vivendo esta verdade em toda a sua extensão; e anunciar o Seu propósito para nós - sem diminuir sua importância ou negar sua eficácia.

Lindo este texto: "Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo, Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." (Filipenses 1:18-21). Tudo que preciso ser.

Esta é uma canção para ser ouvida e sentida em plenitude:
https://youtu.be/8CX-oLp0qtI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Razão de ser e existir

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Hoje estou pensando no curso da vida de um homem de Deus... E tento lembrar os caminhos percorridos (suas retas e curvas) e os obstáculos encontrados e superados (injúrias e perseguições sofridas, dores e medos sentidos). Na verdade, em meu espírito sinto tudo convergir para a Palavra de Deus. Então faço coro com o seguinte texto da Bíblia: "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31). Sim! Porque a Bíblia desvenda segredos que precisam ser conhecidos e encobre mistérios que precisam estar cobertos. A Bíblia não é apenas um livro de religião; ela nos revela o único Caminho da Salvação!

Todo ser humano, por mais diferente que seja em sua tradição e cultura, precisa encontrar sentido para o seu existir. Então, desta carência, vemos surgir crenças e conceitos (a maioria deles sem o menor sentido - que mais produzem dúvidas do que certezas). Daí a necessidade de cada um de nós, de retornar às origens; ou seja: Buscar em Deus o seu recomeço, o princípio e o fim de sua razão de ser e existir. E estas dúvidas só poderão ser plenamente sanadas, se estivermos em Jesus; que disse: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso." (Apocalipse 1:8). Glória a Jesus!

Este texto da Bíblia aponta para a única verdadeira Fonte, do real conhecimento de Deus e de nós mesmos: Que é Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam." (João 1.1-5). E este mesmo texto diz que "a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;" (v. 12). Jesus Cristo, único Salvador do mundo!

Esta canção me abençoou, desde a primeira vez que a ouvi:
https://youtu.be/Q1KgVLOkR1E

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Nosso prato do dia

A imagem pode conter: texto

Existem dias, em que o caminho percorrido até o lugar de oração parece tão difícil... Como se houvessem barreiras tentando nos impedir. Vez por outra, preciso atravessar este caminho, para só então chegar ao ponto de encontro. E então, já prostrado, tudo se normaliza. Outras vezes, a oração não flui (algo, como se não houvesse assunto); e, em ocasiões assim, me satisfaço em saber que Deus não depende do som formulado por minha oração, para saber o que realmente preciso; pois, para Deus, meu silêncio diz tudo sobre mim (o que penso, o que preciso, o que desejo) tanto quanto minhas palavras.

Traz grande conforto ao coração saber que o Senhor vê a nossa presença no lugar de oração, e conhece a extensão de nossa dor e preocupação. Na verdade, Deus conhece a nossa origem e sabe o caminho que percorremos, para chegarmos até aqui. Ele sabe, tanto o fim de nossa história, como o seu recomeço. Portanto, não precisamos  nos intimidar com ameaças e obstáculos; pois: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31). Enfim; cabe a nós resistir à tentação (sofrida por Adão e Eva) de nos "escondermos de Deus". Oração e vigilância devem ser sempre nosso "prato do dia".

O salmo 139 é de grande inspiração para o crente: "SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir." (Salmos 139:1-6). Na verdade, o Senhor nos contempla e nos conhece - tanto por dentro, como por fora. Louvado seja Deus! 

Foi um momento especial, quando Aline Barros gravou esta canção:
https://youtu.be/QAcD3kDzFPk

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Cuidados que devemos ter

A imagem pode conter: texto

Estou pensando no cuidado que devemos ter, com nossa saúde e família; todavia, sobretudo, com nossa vida espiritual. Creio que a nossa vida com Deus é o aferidor de toda a nossa existência; pois as demais coisas do nosso universo pessoal, dependem de nosso bom relacionamento com Deus (não estou aqui pensando em devoção religiosa, algo que muitos confundem com vida espiritual). Vemos crentes se esvaziarem com encargos diversos na obra de Deus... Sem perceberem que o nosso vazio só o Senhor pode preencher.

Tenho notado que grande número de cristãos reduzem a sua vida cristã, às atividades religiosas que adotaram (tarefas e ocupações na obra de Deus); sem perceberem que tais atividades, ainda que válidas em seu objetivo, não podem suprir a lacuna causada pela ausência do Santo Espírito em nós. Pois cultivar uma vida cristã saudável, depende muito menos da atenção que damos à obra de Deus; e muito mais de nossa intimidade com o Deus da obra. Sei que ambas são importantes; Todavia... a Vida em Deus é nossa maior prioridade.

Testemunho interessante este: "E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Lucas 10:39-42). Testemunho para pensarmos e depois imitarmos.

Esta canção tem edificado incontáveis crentes. Vale a pena ouvir:
https://youtu.be/KzvR1sG1YmY

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 1 de outubro de 2017

Mais uma missão

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

Obrigado Senhor, por mais este domingo em minha jornada. Que a minha posse na frente missionária em Ílhavo seja marcada por unção e alegria - em nosso coração e nos demais corações que ombrearão conosco - neste novo desafio. E que a nossa carreira possa ser consumada do mesmo jeito que a iniciamos - cerca de quarenta e nove anos atrás (na verdade, iniciou pouco antes; pois comecei a pregar quando ainda servia nas Forças Armadas, ano de 1965, pregando semanalmente na penitenciária e na casa de detenção de Niterói). Mas, preguei pela primeira vez no cemitério do Maruí, em Niterói, no dia dos finados, em novembro de 1964.

Nesta manhã (assim como na primeira vez) me prostro diante de ti e me ofereço ao cumprimento de mais uma missão. Sei que os anos me deixaram algumas marcas; todavia, Abraão com mais de noventa anos, gerou seu filho Isaque; Calebe, com oitenta e cinco anos, conquistou sua montanha; e Daniel com cerca de cem anos  viu os leões deitarem aos seus pés. Logo; sempre que um ungido de Deus tiver que nadar em águas profundas; sua cabeça poderá ser vista acima da linha d'água. E, ao escalar montanha elevada;  sua silhueta poderá ser vista no topo da mesma. Enfim... Ao caminhar por deserto ardente; sempre achará seu oásis. Pois é um homem de Deus.

Esta é a nossa real posição e missão em Cristo: "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus." (2 Coríntios 2:14-17). Portanto... Devemos viver, semear e colher em linha com esta bendita esperança.

Jesus é a nossa Rocha eterna! Nele, somos sustentados:
https://youtu.be/Y0Bci76JPXw

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar