segunda-feira, 16 de outubro de 2017

É fácil julgar e criticar

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

No livro dos salmos, vemos Davi profetizar que "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." (Salmo 46:1). Graças a Deus, ainda bem cedo, pude descobrir este refúgio e fortaleza; e ele fez toda a diferença - entre o que eu sou e aquilo em que teria me tornado, se eu não o tivesse conhecido. Glória a Deus! Ao longo de minha vida, enfrentei bestas feras - profanas, atrevidas e blasfemas. Em mim mesmo, jamais teria chance em tais batalhas; se contasse apenas com minha coragem e ousadia. O Senhor tem sido o meu refúgio e socorro. Ao longo de minha vida sofri duros golpes, que não teria vencido por mim mesmo. Só venci pela graça de Deus.

Percebo ser muito fácil julgar e criticar, alguém que sucumbiu aos encantos do vil tentador. Entretanto, seria bem melhor procurarmos nos ver no lugar de quem caiu. Lemos na Palavra de Deus, que "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia." (1 Coríntios 10:12). Esta advertência indica a fragilidade da posição de quem está de pé (ou julga estar de pé). Uma palavra do profeta Samuel diz tudo sobre sua visão do cuidado de Deus: Ebenézer! Cujo significado é: "Até aqui nos ajudou o Senhor." (1 Samuel 7:12). Ela indica que, os limites do cuidado de Deus é o espaço de nossa proteção e segurança. Todavia, se sairmos destes limites, nos tornamos presa fácil do adversário.

Que texto pedagógico é este:

"E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redarguidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio."
(João 8:3-9)

É uma lição para todos nós.

Louvo a Deus, por ser Ele o lugar do meu refúgio e livramento:
https://youtu.be/G4tbAJDhsg4

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar