quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Ensinando a criança

Pensar bem é pensar naquilo que enobrece:

Quando as crianças - desde a tenra idade, começam a ser instruídas à pensar bem; bem mais cedo, os melhores valores começam a ser compreendidos, e as responsabilidades vão sendo paulatinamente assumidas. A Bíblia assim nos diz: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Pv 22:6). Isto é mandamento bíblico!

Parece simples educar uma criança; mas... É bem trabalhoso. Valorizar a Palavra de Deus (não a religiosidade), honrar o idoso, respeitar os mais velhos, apreciar a flora e a fauna, amar o próximo, enfim... Educar bem é inculcar valores, morais e sagrados, à mente e ao coração dos filhos - desde a meninice. Homens e mulheres de bem hão de ser os seus melhores frutos.

O apóstolo Paulo lembrou à Timóteo, à viver a fé sem fingimento que herdara de sua mãe e avó, com as seguintes palavras: "Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." (2 Tim 1:5). Infelizmente, o real ensino da criança está sendo negligenciado na maioria das famílias.

Paulo disse mais à Timóteo: "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (2 Timóteo 3:14-17). Enfim, ao invés de ensinar tanta bobagem aos filhos, devemos ensinar valores. Pois Deus o Filho herdou de Deus o Pai, valores que quer compartilhar conosco: https://youtu.be/Izrj8vnN848

Cordialmente;
Bispo Calegari

4 comentários:

  1. Amém. Os pais o felizmente não da
    Mais tempo com os filhos.
    Da o um celular, pra eles se aquietar.

    ResponderExcluir
  2. O segredo é incultir a palavra aos filhos.
    Dt.6:6,7
    Pr. José Roberto Galvão
    IMW MARTINS SOARES

    ResponderExcluir
  3. Vivermos tempos tão dificeis que hoje os pais não teem tempo para os filhos bom seria incutir a palavra de Deus aos filhos para não se desviarem dos caminhos do Senhor aleluia

    ResponderExcluir
  4. Amém. Que aprendamos a ensinar os verdadeiros valores aos nossos filhos, através da Palavra do nosso Senhor e Pai.

    ResponderExcluir

Compartilhar