segunda-feira, 31 de março de 2025

Pura sabedoria


Este texto bíblico tem muito a nos ensinar: "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio." (Sal 90:12). Neste salmo de Moisés, somos ensinados a contar os dias - não os dias futuros, ainda no limbo da imaginação; mas os dias já passados (pensamentos furtivos, palavras proferidas, atitudes tomadas, escolhas feitas)... Erros do passado podem nos ensinar lições importantes. De quando em vez, uma viagem imaginária ao passado, com liberdade de ir e vir, sem preconceitos e prisões, pode nos ensinar valiosas lições - sobre o que falar e fazer, para sermos sábios e relevantes. É o que Moisés queria. Que bênção!

Tenho visto que a sabedoria é um processo. Ou ela se amplia e fortalece, com as lições apreendidas; ou morre e é sepultada sob os escombros do preconceito, arrogância e vitimismo. Há gente que cristalizou em sua mente a ideia de que é discriminada por inimigos imaginários (tal e qual Dom Quixote de La Mancha, em sua cruzada contra dragões imaginários que nada mais eram do que moinhos de vento). Devemos aprender com os dias passados, sem nos prendermos a eles. E para que isto seja possível, devemos fazer como Moisés: Buscarmos em Deus aprendizado, para sabermos tirar lições valiosas dos dias passados... É assim mesmo!

Paulo se refere ao seu passado como adubo dizendo: "tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé; para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte; para ver se, de alguma maneira, eu possa chegar à ressurreição dos mortos." (Fil 3:8-11). Amém. E o passado pode ajudar.

Gosto de ouvir e de cantar esta canção... Bênção pura!
https://youtu.be/nj6USexJVf8

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 30 de março de 2025

Graça bendita


A vida humana, sem a graça salvadora, não passa de um conjunto de incertezas, sendo, há um só tempo vítima e vilã de males que o tempo não cura - antes, pelo contrário, só agrava. Então, neste caldeirão da existência sem a graça de Deus, fervilham males e paixões sem conta, vetores de cruéis afições e dores intermináveis, prontos para serem servidos como prato principal, para quem prefere viver sem Jesus.

Assim é o viver neste mundo - quando desprovido da graça bendita que salva e da Palavra que cura... Vidas sem esta graça, são vidas sem rumo e sem futuro. O diabo é enganador e trapaceiro habilidoso, capaz de enganar, até mesmo pessoas esclarecidas sobre a Palavra de Deus. Esta é a razão de vermos crentes - outrora ungidos e felizes, hoje envenenados e cativos na feira das maldades... Misericórdia!

Assím vivíamos nós que cremos em Jesus, e assim ainda vivem tantos que nele não creem. Pois, "Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:16). Enfim, Jesus veio ao mundo, para nos buscar, e salvar, e para nos dar vitória nas lutas e alento na dor; e o céu é o destino dos que nele acreditam. Amém Senhor Jesus.

A Bíblia diz que "Quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho; quem em Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida." (1Jo 5:10-12). Que bênção Jesus! https://youtu.be/Jlg3g30E6S0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 29 de março de 2025

Nossas orações


Em nosso viver diário, não são poucas as vezes que somos obrigados a protelar planos e serviços... A vida neste mundo não é fácil. Porém, há uma ocupação que não deve ser esquecida, nem mesmo protelada: Estou me referindo às orações diárias. Elas dão sustento, nos bons dias e nos momentos maus. Então, mesmo que as lutas e provas pareçam ser intermináveis, devemos manter a fé em ação "com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica" (Ef 6:18). Porque a vitória final não pertence aos que desistem de lutar; mas, aos que oram e perseveram firmes na fé.

Já ouvi dizer que existem um número maior de crentes fora da igreja do que dentro dela... Não sei se isto é verdade. O que de fato eu sei é que o número de desistentes da fé é grande (talvez não fossem convertidos; ou não travaram o bom combate da fé). Na verdade, o inimigo contra quem lutamos (que não é de carne e sangue) é astuto e cruel; ele até pode usar pessoas para nos infernizar e afligir. Isto não é novo; pois a Bíblia alerta que muitos cristãos serão incompreendidos, maltratados e traídos, até pelos próprios "pais, irmãos, parentes e amigos" (Lc 21:16). Enfim, o sistema é bruto e perverso; mas, Jesus garante nossa vitória final. Amém Jesus.

Está escrito: "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar" (1Pedro 5:6-10). Amém.

Esta é uma canção a ser ouvida, pensada e cantada:
https://youtu.be/dIknW0ohhRw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 28 de março de 2025

A misericórdia


A Bíblia alerta que aquele "que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Pro 28:13). E Jesus, sobre um certo publicano contrito, assim discorreu: "O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!" (Luc 18:13). Deus é misericordioso.

Neste mundo sem Deus, o ser humano está perdido sem Jesus. "Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a sua aliança" (Sal 103:17-18). Na Bíblia está escrito que "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim" (Lam 3:23). Amém.

Enfim, nós cristãos devemos louvar a Deus, porque "grande é a sua misericórdia para conosco, e a fidelidade do Senhor subsiste para sempre. Aleluia!" (Sal 117:2). Sinto paz e alegria no coração, por seguir Jesus. E posso declarar que "Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por longos dias." (Sal 23:6). Que bênção Jesus!

A Biblia diz que "o Senhor espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, porque o Senhor é Deus de justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam. Porque o povo habitará em Sião, em Jerusalém; tu não chorarás mais; certamente, se compadecerá de ti, à voz do teu clamor, e, ouvindo-a, te responderá." (Isa 30:18-19). Amém Senhor Jesus. https://youtu.be/3guCEgikXB4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 27 de março de 2025

Há promessas


Nós cristãos, precisamos crer, pensar, falar e praticar a Palavra de Deus... Ela tem tudo que precisamos, para uma vida feliz na terra. Vejamos o salmo 103: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios" (103:1-2). Sim! Tudo o que há em nós! Palavras e lembranças. Nele se lê que "É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia" (103:3-4). Isto mesmo! Perdão, salvação, coroação! Que bênção Jesus!

O salmo 103 é um lindo conjunto de promessas a serem cridas, lembradas e declaradas. Nele está escrito que o Senhor "Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniquidades. Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem." (103:10-11). Que bênção! A sua misericórdia e bondade é sobre o temente! Pois "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem." (103:13). Enfim, sua misericórdia "é de eternidade a eternidade sobre aqueles que o temem" (103:17). Que bênção! Amém Senhor!

Neste salmo vemos que as bênçãos de Deus estão "sobre aqueles que guardam o seu concerto, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprirem. O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo. Bendizei ao Senhor, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra. Bendizei ao Senhor, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que executais o seu beneplácito. Bendizei ao Senhor, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao Senhor." (Sal 103:18-22). Bênçãos maravilhosas! Bendito seja o Senhor Jesus!

Esta linda canção sempre abençoa quem a ouve:
https://youtu.be/K9jKHJT9_Zk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 26 de março de 2025

Orar pra vencer


Bem mais cedo que o habitual, me levantei e decidi dobrar os meus joelhos para orar... Seja qual for o problema ou situação, orar é - e sempre será, a melhor atitude. Então, o Espírito me fez lembrar homens que sobreviveram à história de seu tempo, tais como: Noé, Abraão, Moisés, Davi, Elias, Isaías, Daniel... E muitos outros. Eles tinham uma missão comum: Servir a Deus Vidas abençoadas!

O tempo da Antiga Aliança foi concluído em João (Lc 16:16). Logo após o lapso de tempo entre ambas, vigorou a Nova Aliança; a sua revelação se deu nos dias da Manjedoura, do Calvário e Pentecoste, e vigerá até o tempo do fim. Nela, vidas contritas têm sido salvas por Cristo, as quais vivem no tempo da graça e sobreviverão ao tempo do fim. Mas para isto, devem perseverar firmes na fé.

Que sentimento abençoado se seguiu ao meu momento de oração! Obrigado Senhor, por saber que, se orar é desafio, vitória é resultado. Na verdade, oração implica em perda e ganho; e o que faz a diferença para melhor é a qualidade (ou falta dela) da perda e a santidade do ganho. Enfim, sendo firme e contante, na oração e na fé, sobreviverei ao tempo do fim que já se avizinha. Aleluia!

"Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã. As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio" (Sal 46:4-7). Amém. Maranata! https://youtu.be/tbWCyHRn3KQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 25 de março de 2025

O melhor amigo


Em nossa jornada cristã, há ocasiões em que nos sentimos no meio de águas assustadoras (algumas vezes, é assim que eu me sinto). Em ocasiões assim, devemos voltar os nossos olhos à Palavra de Deus. Pois nela, encontraremos o barquinho dos discípulos sendo jogado pelas ondas, como uma casquinha de noz... Tanto medo havia naquele barco. Então, os assustados discípulos clamaram ao Senhor! E Jesus fez com que o mar se acalmasse e o vento forte se aquietasse... O medo foi embora. Em outra ocasião, Pedro andou sobre as águas; porém, as ondas bravias e o vento forte abalaram sua fé; e Jesus o socorreu.

Na vida cristã, o clamor de um crente assustado, vale tanto quanto o louvor de um crente agradecido... Clamor e louvor estão diante do Deus que tudo pode e não se nega a nos socorrer. As vezes, sorrimos; as vezes, choramos... Jesus entende a nossa aflição e a nossa alegria, se ambos os sentimentos fluirem de um coração verdadeiramente contrito e adorador. O salmista, em meio às suas provações, declarou: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." (Sal 23:4). Se há em nós pecado, confessemos; se há alegria, louvemos!

A Bíblia diz: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá." (1Pd 5:6-10). Adoremos!

Esta canção ajuda o crente que se sente aflito e inseguro:
https://youtu.be/D_wMbmXQUxw

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 24 de março de 2025

Uma igreja viva


Maria Célia & eu temos um grande apreço pela IMW Primeira de Nilópolis... Nela se iniciou a nossa história de amor que no dia 11 de julho fará 55 anos. Obrigado meu Jesus! Pois, teu amor sustentou o nosso o amor. Como alguém já disse: "Deus criou o sexo seguro e o chamou de casamento." Então, o amor do Senhor Jesus nos salvou, nos vocacionou e abençoou o nosso casamento.

Abraçar os amigos e irmãos da igreja, incluindo os seus pastores - o Pr Marco & Missª Marise, é um enorme prazer. E participar do culto de comemoração dos 58 anos de sua existência... Não tem preço! Nossa mente despertou Lembranças... Em nosso casamento, Marise (ainda criança) foi dama de honra de Maria Célia. O amor de Jesus fortifica e enobrece o amor daqueles que se amam.

A Igreja é o corpo de Cristo e deve ser amada e honrada pelos cristãos. Mas é na igreja local o ambiente físico, onde este amor deve se manifestar, em forma de alegria, comunhão, perdão, abraços, resiliência, empatia... Sobretudo, em esperança e fé perseverante. Parabéns à Primeira de Nilópolis, por sua história de missões muito bem sucedidas! Pelo que representa em nossa vida e denominação.

"Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia" (Heb 10:23-25). Amém. https://youtu.be/X4sZMDYlLMA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 23 de março de 2025

Um só em Jesus


Já tenho dito que os judeus são povo eleito por promessa de Deus a Abraão; e que os cristãos são povo resgatado pelo sangue de Jesus. Pois, sobre a sua vinda, Jesus falou que "o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Mt 20:28). E a própria Bíblia declara que "no seu nome, os gentios esperarão." (Mt 12:21). Foi necessário que os judeus rejeitassem Jesus, para que os gentios fossem incluídos. Então, Paulo declara: "convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério" (Rm 11:13). Amém.

Na relação entre os judeus (o povo eleito) e os gentios (o povo resgatado), a doutrina bíblica diz sobre Jesus que "ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz" (Ef 2:14-15). Assim, judeus e cristãos nunca estiveram tão próximos, como se vê nestes dias; aproximados e fortalecidos que são, pela fé e esperança em Yeshua Hamashia (para o judeu) e Jesus Cristo (para o cristão).

Enfim, o Senhor Jesus veio fazer dos dois (judeus e gentios), um novo homem. E assim, "pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina" (Efésios 2:16-20). Logo, por Jesus, ambos temos acesso ao Pai.

Esta canção resume lindamente a pessoa de Jesus, o Messias:
https://youtu.be/kMLxwtdpaOU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 22 de março de 2025

Obrigado Deus


Obrigado Senhor! Por nossa casa e família; pelo cantinho onde vivemos; por teu amor e perdão, graça e paz, e alegria de viver; pelo passaredo, com suas cores e cantos diversos; por nossa pequena plantação, com suas flores e frutos, ao redor de nossa casa; pela fé fortalecida, no Deus que tudo criou; e pela esperança renovada, nas promessas do Senhor... Que grande bênção Senhor!

Obrigado Pai! Pelo dia ensolarado e a noite estrelada; pelo dia chuvoso e pelo manto escuro da noite sem lua; pela imensidão do universo, com suas estrelas tremeluzentes e estrelas cadentes... É o teu poder regendo a criação! Enfim, pelo que a Bíblia diz: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1Tes 5:18). Isto é tão lindo e glorioso!

Obrigado Jesus! Pela fé que nos salva e pelo amor que nos abraça; pela graça alcançada e salvação recebida; pelos frutos de tua paz e justiça; pelas promessas cumpridas e promessas em espera; pela paixão da cruz e a glória da ressurreição; pela vida que fluiu em sangue, naquela cruz, para nos lavar e redimir de todo o pecado; pelo Espírito que nos guia e ensina. Amém Jesus.

Está Escrito que "No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:1-2,14). https://youtu.be/WGrdTgfjVxM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 21 de março de 2025

Perdoar e amar


Nesta madrugada, orando, fiz coro com o salmista: Pai, "contigo está o perdão, para que sejas temido" (Sl 130:4). E Jesus na cruz, orou pelos que o feriam e dele zombavam: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lc 23:34); e nos advertiu dizendo: "se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas." (Mc 11:26). Então, baseado na Palavra de Deus, posso dizer que perdoar pode até não ajudar o perdoado; porém, sempre ajudará o perdoador. Aleluia!

Na Bíblia aprendemos que perdoar é um ato de bontade... Isto quer dizer que, sinta eu desejo (ou não) e do quanto tenha eu sido ferido por alguém, é meu dever perdoar. E há dois fortes argumentos que devem nos levar a este ato: primeiro, porque a Palavra de Deus assim nos ordena; e segundo, porque quando perdoamos alguém, ficamos livres e por Deus somos também perdoados. Enfim, perdão é divino remédio para nos curar, e poderoso recurso para nos abençoar e resguardar. Perdoemos sempre!

Assim nos ensinou Jesus: "Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não digo que até sete, mas até setenta vezes sete." (Mat 18:20-22). Amor e perdão andam juntos.

Perdoar e amar são elos indivisíveis da mesma corrente:
https://youtu.be/PhfeUjgZQ6A

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 20 de março de 2025

Dias de engano


Estou convencido que estes são dias de engano, sobre os quais Jesus assim nos adverte: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos." (Mat 24:4-5). Pois, nunca se viu tanta mentira dita e praticada por tanta gente. E nunca devemos esquecer que o diabo "é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44).

Sobre a eterna cidade, Jesus falou que dela "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." (Apo 22:15). E aos redimidos, Jesus assim falou: "bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa." (Mateus 5:11).

Uns mentem por medo: o caso de Pedro, pois "começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou" (Mat 26:74); outros mentem por ganância: o caso de Ananias e Safira que tentaram enganar os apóstolos e mentiram até ao Senhor (Atos 5:2-4). Enfim, há quem minta nos negócios, e aos seus familiares, e até na igreja. Ó Senhor!

Disse Jesus: "Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mat 24:10-13). Enfim, cresçamos em Cristo "seguindo a verdade em amor (Efe 4:15). https://youtu.be/UUuxtmQzix0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 19 de março de 2025

Deus poderoso


Estou a pensar na grandeza de Deus... Ele conhece o antes e o depois de tudo. Ele está presente, na pré-história, na história, na pós-história. Minha vida, ele conhece, antes e depois. Deus é eterno! E a própria eternidade se curva perante ele... Senhor que na Bíblia é chamado de "Pai da eternidade" (Isaías 9:6). O mundo gira e Deus o contempla; nada evita ao seu olhar! Sua onipresença levou Davi a dizer: "Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá." (Sal 139:8-10). Deus todo poderoso.

Os reinos e povos se rebelam e Deus os abate... Deus é onipotente! Sobre a justiça humana, o ditado fala que "a justiça tarda mas não falha." Este mote se engana: A justiça humana é falha e retardada. Justiça que não falha, nem tarda, é a divina; vem sempre na hora certa. Os cristãos sofrem as dores do Messias... Antes, ele sofreu as nossas! Pois, "ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53:5). O crente sofre em toda a terra: Síria, Irã, China... Até no Brasil. Porém... O grande Dia está chegando! Maranata.

Sobre os inimigos dos judeus, "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Quanto ao que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, esta é a palavra que o Senhor falou a respeito dele: A virgem, a filha de Sião, te despreza e de ti zomba; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti. A quem afrontaste e de quem blasfemaste? E contra quem alçaste a voz e ergueste os olhos ao alto? Contra o Santo de Israel!" (Isaías 37:21-23). E, aos cristãos, disse Jesus: "Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém vo-la tirará." (Jo 16:22). Amém Jesus!

Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas:
https://youtu.be/lpoF5PQq5Hs

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 18 de março de 2025

Nossa confiança


Estou a pensar... Na Síria e em outras nações, há tanta dor infligida aos cristãos. Sabemos que o Senhor trará juízo sobre as nações e povos da terra, pelo mal praticado contra os seus santos. A História tem registro de povos e nações, em outros tempos, que assim o fizeram e foram severamente punidos. E em nossa nação não é tão diferente... Maldade se vê em todos os lugares.

Os nossos dias testemunham situações parecidas com a perversão dos antigos sodomitas e a crueldade do império romano... Até quando, ó Senhor? Pois em nossos dias, vemos perfídia, e a repetição dos males antigos, e seus antigos pecados. Com a própria história aprendemos que este estado de coisas não ficará sem resposta divina. Deus vai julgar as ações dos bons e maus.

Se aproxima o dia em que o Senhor Jesus virá para seus santos, para protagonizar as suas bodas no céu (1Cor 15). E depois, virá com seus santos, para julgar as nações e estabelecer o reino milenar (Zc 14). O primeiro evento, o mundo não perceberá (Mt 24:38-42); e o segundo evento, todo olho o verá (Apo 1:7-8). Enfim, até que o grande Dia chegue, precisamos perseverar na fé.

O Senhor Jesus subiu ao céu. E seus discípulos, "estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." (Atos 1:9-11). Amém. Maranata! https://youtu.be/1HZnLaN1Ur8

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 17 de março de 2025

Santidade cristã


Madrugada fria em Petrópolis e eu orando ao Senhor... Sobre a santidade bíblica, o meu espírito investigou e foi esclarecido; então, entendi um pouco melhor o seu transcurso... Está escrito: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Heb 12:14). Pedro replicando Levítico 11:44 falou: "Está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" (1Ped 1:16). Amém Senhor Jesus.

Na verdade, a doutrina da santidade bíblica é de importância fundamental. Porquanto o nosso Deus que é santo não pode ter filhos que não sejam santos. Logo, a santidade bíblica se manifesta no modo posicional (de cima para baixo) por decreto divino; e no modo experimental (de baixo para cima) por resposta humana. Então, "Segui a paz com todos e a santificação..." (Heb 12:14). Isto é santidade cristã.

A santidade bíblica se assenta nestes dois pilares. A Palavra de Deus e o Sangue de Jesus. Pela Palavra somos libertos e purificados (Sal 119:9-11); e pelo Sangue somos lavados e purificados (Apo 7:13-14). E segundo as Escrituras o processo é bem simples e poderosamente eficaz. Enfim, vencemos o inimigo "pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho." (Apo 12:11). Então, vivamos santamente.

Assim está escrito: "Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará." (1Ts 5:20-24). Sejamos santos. https://youtu.be/P01TgnWV3m8

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 16 de março de 2025

Isto é que é vida


Estou a pensar... Jesus é o meu tudo! E por que digo isto? Digo porque ele me amou, e me buscou, e me salvou; e nele, tenho vida e paz. Nele, tenho casa e família; nele, tenho amigos e irmãos; nele, tenho paz e sossego... Preciso dizer mais alguma coisa? Sim! Pois, nele, tenho o melhor Pastor do mundo! Nele, tenho vida com abundância; nele, tenho alegria e paz. Isto sim é viver!

Jesus é "a videira verdadeira" (Jo 15:1) que produz o vinho mais puro, cujo efeito colateral é a alegria do Senhor e a salvação eterna. Ele é "o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim" (Apo 21:6) que receberá os salvos dizendo: "Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mt 25:34). Ele é Jesus. E melhor não há!

Como não pensar em tudo isto? Pois, nele e por ele "somos mais do que vencedores" (Rom 8:37); e nele, nos tornamos novas criaturas; e nele estando, "as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2Co 5:17). Enfim, estando nele e vivendo para ele, seremos arrebatados, "a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (1Ts 4:17). Aleluia!

Assim falou Jesus: "Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens... eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância." (João 10:7-10). Amém. https://youtu.be/Xwe1KyDKtz0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 15 de março de 2025

O poder de Jesus


Nesta vida, é tão comum vermos crentes surpresos com certas provas que vêm sobre eles; não obstante, temos na Bíblia esta importante exortação bíblica: "Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis." (1Pd 4:12-13). E o próprio Jesus assim nos confortou: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33). Amém Senhor Jesus.

Na verdade, o cristão ao longo da vida - desde o seu novo nascimento, até a sua partida ao encontro do Senhor, sempre encontrará pedras e espinhos ao longo do caminho... Paulo escrevendo aos romanos, assim os exorta: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Rom 8:18). Enfim, sobre Abraão, a Bíblia fala que "Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia." (Heb 11:8). É o que precisamos fazer: Seguir Jesus, de fé em fé, até chegar ao céu.

Sobre os antigos crentes, a Bíblia diz que "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas, agora, desejam uma melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade." (Hebreus 11:1316). Enfim, o lugar onde habitaremos não será aqui.

Esta canção indica a base e sustentação de nossa vitória:
https://youtu.be/j9tS5KFqL7I

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 14 de março de 2025

Não devo temer


É comum sentirmos medo. Medo de sofrer, medo de morrer, medo de perder... Tantos medos. Porém, a Bíblia diz que "o perfeito amor lança fora o temor" (1Jo 4:18). E um dos recursos da Palavra de Deus, aos que são assaltados pelos medos, é a oração: E nela esta escrito: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores." (Sal 34:4). Glória a Deus!

A Bíblia apresenta uma relação de homens singulares... Entre eles, Noé, Abraão, Moisés, Elias, Daniel... Não havia na terra homens como eles! E sobre Jó, o próprio Deus testemunha a seu favor dizendo: "ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal." (Jó 1:8). E nós, mesmo tão distantes deles, somos tão amados por Deus.

Devemos ser gratos a Deus! Gratos pela salvação que Jesus deu; gratos pela graça que nos salva (Efe 2:8); gratos pela fé que nos justifica; gratos pela justificação que nos traz paz; gratos pela paz com Deus (Rom 5:1); gratos pela Palavra que santifica (Jo 17:17); enfim... "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1Ts 5:18). Amém Senhor!

Assim a Bíblia diz: "Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu; e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Temei ao Senhor, vós os seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que o temem." (Sal 34:6-9). https://youtu.be/hPCnIRBOwAI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 13 de março de 2025

Orar só faz bem


O crente precisa orar, mesmo sem sentir desejo. Algumas vezes, tenho sido movido a orar, sem ter  desejo. Pois sei que uma oração feita com fé e temor, mesmo sem ter vontade, sempre alcançará o seu objetivo - seja este a curto, médio ou longo prazo. E enquanto a resposta não vem, aquele que se dispõe a orar com fé e temor, logo sentirá os efeitos terapêuticos reservados aos que oram. Enquanto oramos, a vida se renova, e frutifica, e milagres acontecem. Assim eu creio! Pois o Deus que habita em um alto e santo lugar, se faz presente na vida dos que oram com o coração aberto e espírito contrito. Amém Jesus!

Na verdade, neste mundo tão marcado por grandes tragédias, são socorridas pessoas desesperadas e pessoas esperançosas... A vida é assim. Davi, em meio as provações, assim reage: "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos;" (Sal 40:1-2). E o profeta Isaías diz: "os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão." (Isa 40:31). Bom é orar e esperar em Deus!

Davi assim orou: "Não escondas de mim a tua face e não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda; não me deixes, nem me desampares, ó Deus da minha salvação. ...Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me pela vereda direita, por causa dos que me andam espiando. Não me entregues à vontade dos meus adversários, pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade. Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria os bens do Senhor na terra dos viventes. Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor." (Salmo 27:9-14).

Canções de prostração, como esta, muito me edificam:
https://youtu.be/1e0Eo6uS_B0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 12 de março de 2025

Salvos por amor


Segundo as Escrituras, "por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram." (Rom 5:12). Então, sendo o pecado tão contagiante, foi se propagando a todo ser humano, sem haver remédio para o debelar. Assim, "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." (Rom 3:23). Mas Jesus veio salvar.

Esta é uma questão bem conhecida: "O ser humano é pecador porque peca; ou peca porque é pecador?" Nas Escrituras aprendemos que pecamos por sermos pecadores. O próprio Davi sabia disto ao dar este testemunho: "em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe." (Sal 51:5). E sua afirmação não foi uma transferência de culpa à sua mãe; mas sim, conhecimento de causa.

Enfim, o próprio Paulo isto reconhece, ao fazer esta confissão: "Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1Tm 1:15). E o próprio Jesus deixa isto claro ao dizer: "o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Luc 19:10); fazendo alusão a sua missão salvadora. Obrigado Senhor!

Nosso amor a Deus é correspondente; porquanto "Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão" (1Jo 4:19-21). Amém Jesus. https://youtu.be/h2yEVBm2HW0

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 11 de março de 2025

Crer é descansar


A Bíblia diz sobre Deus que "sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam." (Heb 11:6). Parece ser simples e fácil, mas, não é; primeiro, porque quanto a se aproximar de Deus, uma luta interior transforma esta aproximação, como nadar contra a maré; segundo, porque se fosse assim tão fácil, não veríamos tantos crentes em dúvida e desespero, por não se firmarem na fé no Deus provedor. A Palavra nos diz que "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia." (Sal 46:1). Então, ser crente é mais que aderir; é crer e confiar.

A confiança em Deus parte destes dois pilares (ambos em Hebreus 11:6) acima postados: O primeiro, que Deus é real, Criador e Senhor de todas as coisas; portanto, o Deus que tudo criou é perfeitamente capaz para transformar doença em cura, perda em ganho, mal em bênção, derrota em vitória... E por aí vai! Este é o Deus que nos amou e enviou o seu Filho para nos "buscar e salvar" (Luc 19:10). E o segundo pilar está firmado em nossa fé no Deus que enviou o seu filho Jesus, que disse: "credes em Deus, crede também em mim" (Jo 14:1). Pois Jesus também é "chamado pelo nome de Emanuel ...Deus conosco." (Mat 1:23). Amém Senhor Jesus!

Na verdade, nós que cremos em Jesus, não devemos perder a nossa confiança em Deus que tudo pode! A Bíblia assim nos diz: "Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma." (Heb 10:35-39). Enfim, devemos assim viver, crer e descansar.

Esta linda canção, e tão edificante, fortalece a nossa fé:
https://youtu.be/YQn-jkupQuU

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 10 de março de 2025

Eu sou o que sou


Ao longo do tempo percebi que não devo me preocupar com o que pensam e dizem a meu respeito... Os que dizem mal, não me tornam pior que já sou; e os que dizem bem, não me tornam melhor. Acerca de si mesmo, disse Deus: "Eu Sou o Que Sou" (Ex 3:14). E o apóstolo Paulo falando sobre si mesmo disse: "pela graça de Deus, sou o que sou" (1Co 15:10). Que bênção! Glória a Deus!

Na verdade, "todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1Jo 5:4)); e eu tenho esta fé! A Bíblia diz que todo aquele que em Jesus "tem esta esperança purifica-se a si mesmo" (1Jo 3:3); e tenho esta esperança! E nela também está escrito: "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai" (1Jo 3:1). Eu tenho este amor. Aleluia!

Enfim, em minha humilde compreensão, creio ser o que a Bíblia diz que sou! Sei que sou nascido de Deus (1Jo 5:1) porque fui lavado e remido no sangue de Jesus; e o seu sangue "nos purifica de todo pecado" (1Jo 1:7). Então, ainda que eu não tenha chegado ao ponto ideal desejado, aprendi com Paulo que "naquilo a que já chegamos" (Fil 3:16) devemos andar... E assim eu vivo!

"Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; ...Quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho; quem em Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho." (1Jo 5:9-11). Amém. https://youtu.be/4klncWOXigw

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 9 de março de 2025

Poderoso Senhor


Em alta madrugada intercedendo por injustiçados e perseguidos... Após momentos de tristeza, o meu espírito se sentiu seguro ao ser lembrado que o Senhor tem todo o poder, no céu e na terra (Mat 28:18). E assim, virá o dia em que todos (grandes e pequenos) se prostarão perante o verdadeiro Senhor e juiz de todos. Então, aqueles que a si mesmos se coroaram e se julgaram acima de tudo, e de todos, empoderados, fazendo da mentira verdade e da injustiça justiça, receberão sua justa sentença e punição. Seria bem melhor se tivessem deposto suas espadas e coroas aos pés do Senhor do céu e da terra. Pois, nesse dia não haverá tempo.

Naquele grande dia, bem diferente da petulância e arrogância que os senhores deste mundo exibem, eles terão que se curvar e confessar o nome daquele que o Deus Pai "exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai" (Fil 2:9-11). Enfim, enquanto o grande Dia não chega, o tempo para arrependimento e confissão está sempre diante de todos nós; e felizes são aqueles que assim acreditam e assim professam. Jesus é o Senhor! Louvado seja Deus!

Até o Dia da Vinda do Senhor Jesus, a missão de pregar o evangelho está em pleno vigor: Pois, assim está escrito: "E os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." (Mateus 28:16-20). Amém. Maranata!

Esta linda canção enriquece o que aqui eu disse:
https://youtu.be/U8IrKPxVqbo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 8 de março de 2025

A Palavra ficará


Estou a pensar... Uma das versões do hino "Castelo Forte" de Martinho Lutero, diz: "Sim, que a Palavra ficará, sabemos com certeza..." Esta era a sua motivação, para poder lidar com grandes perigos e graves ameaças, do grande famoso reformador, nos difíceis anos da Idade Média. Mas ele conseguiu vencer! E traduziu a Bíblia para o alemão, porque sabia que a Palavra ficará... Que bênção!

O Senhor Jesus, o Verbo que se fez carne (Jo 1:14) assim proclamou: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." (Mt 24:35). Ainda sobre a Palavra, ele assim declarou: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" (Jo 14:23). Sim, a Palavra ficará e sustentará os que dela vivem e nela se sustentam.

Sobre a Palavra de Deus, o salmista Davi assim se expressou: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Sl 119:11). A Palavra é santificadora; tanto que Jesus, ao interceder pelos discípulos, pediu ao Pai: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (Jo 17:17). A Palavra sendo eterna, eternizará os que a ela se apegam. Enfim, a Palavra ficará! Aleluia!

Sim, a Palavra ficará, porque ela "é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele" (Hb 4:12-13). E disto sabemos com toda a certeza! Maravilha! https://youtu.be/4X_5beYmyUY

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 7 de março de 2025

O tempo do fim


Amados irmãos, este é um tempo propício à reflexão; de pensar mais nas coisas do céu e menos nas coisas da terra. Pois, se temos deveres importantes e inadiáveis com certos compromissos materiais; bem mais importantes são os nossos compromissos espirituais que vivemos a protelar. Uma antiga canção que guardo na memória, nos alerta que "chegou o tempo de pensar nas coisas que são lá do céu." Portanto, se temos consciência de que vivemos o tempo da graça; se faz necessário lembrar que também é chegado o tempo do fim... Só os desavisados não percebem que este é o tempo do fim. Maranata.

A segunda vinda de Cristo - ainda que tão discutida e difundida, será surpreendente... As dez virgens que o digam! Então, devemos ter em mente, os valores do céu e os favores de Deus. Pois, quanto mais perto estivermos do fim previsto, mais tentados seremos. Em toda história, nunca se viu tanta perversão e inversão de valores, como nestes dias. Se no passado, os crentes recalcitrantes - uma vez pegos em pecado, sentiam vergonha; hoje, se assim surpreendidos, dizem ter o direito de ser felizes. Lá no passado, crentes pecavam por estarem despreparados; e hoje em dia, os tais se preparam para pecar.

Este texto bíblico é profético: "Amados, escrevo-vos, agora, esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero, para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos, sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação" (2Pd 3:1-4). Vem Jesus!

Esta é a canção, sobre a qual me referi na mensagem:
https://youtu.be/UUuxtmQzix0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 6 de março de 2025

Os meus limites


Estou a pensar... Sei que minha vida tem limites que precisam ser conhecidos, entendidos e respeitados. Até mesmo a minha fé tem os seus limites definidos por medida, "conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Rm 12:3). Então, sei que não devo me intrometer e me arriscar em terrenos que estão além dos limites estabelecidos para minha própria segurança. Amém.

Na verdade, Não devemos nos meter em questões e assuntos que ultrapassem os limites do conhecimento e do bom senso. A Bíblia diz que "O que, passando, se mete em questão alheia é como aquele que toma um cão pelas orelhas." (Pv 26:17). então, precisamos nos ater aos assuntos que nos dizem respeito, com cuidado e prudência; temos uma vida pra viver. Amém.

Nos dias maus, e considerando a minha pequenez e fragilidade, procuro me fortalecer no Senhor, para dar conta das tarefas que me dizem respeito. E quando me sinto enfraquecido, busco direção e fortalecimento em Jesus. Pois, para enfrentar o mau tempo, só Jesus pode dar o que eu preciso. E nele, em meio aos dias maus, sou envolto em graça e renovado em força. Amém.

"Senhor, o meu coração não se elevou, nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes assuntos, nem em coisas muito elevadas para mim. Decerto, fiz calar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada para com sua mãe, tal é a minha alma para comigo. Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre" (Sl 131:1-3). Amém. https://youtu.be/JG_OQJvAaSw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 5 de março de 2025

Alegria em Jesus


Meus irmãos, a alegria de buscar a presença de Deus ilumina o nosso rosto e alegra o nosso coração; pois, "O coração alegre aformoseia o rosto" (Pro 15:13). Então, recusemos a tristeza que tenta nos abater e sufocar. A Bíblia assim encoraja: "não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." (Neemias 8:10). E havendo tristeza, que seja temporária; em Cristo, o nosso coração se alegrará.

Sabemos que vários fatores podem nos causar profunda dor e tristeza (conflitos conjugais e rebeldia dos filhos são os mais frequentes). Porém, se nós buscarmos a presença do Senhor com mais frequência e intensidade, Deus transformará o nosso pranto em riso e nosso mal em bem. Foi o que José disse aos seus irmãos: "Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem" (Gen 50:20). Amém!

Este mundo em que vivemos é dominado por um desejo sádico de nos fazer mal; ou seja: Ver o nosso mal é sua grande alegria; porque ele nos odeia. Mas, devemos dar ouvidos a Jesus que diz: "Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria" (João 16:20). Enfim, Jesus quer ser nossa alegria! Amém.

Disse Jesus aos seus discípulos: "A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará." (Jo 16:21-22). Amém Jesus.

Que benção! Jesus é nossa alegria e razão de viver:
https://youtu.be/p3L2VsyRaQ8

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 4 de março de 2025

Tarefa exaustiva


Algumas vezes (e hoje foi uma dessas vezes) me curvo em oração sem saber o que dizer... O que importa mesmo é saber que, segundo a Palavra de Deus, "todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar" (Tg 1:19). Em oração, prostrado e tomado por pranto convulsivo, fui lembrado de uma antiga canção que diz: "há momentos que as palavras não resolvem..." Amém Senhor.

Meu Senhor! Minha experiência é que orar com fé e precisão é tarefa exaustiva. Acho tão difícil orar com a perseverança de Daniel e a recomendação de Jesus... Se fosse fácil, todo crente praticaria; se fosse impossível, Daniel não seria referido e a ordenança de Jesus não teria sentido prático. Então, preciso me esforçar um pouco mais, até chegar ao nível mínimo esperado pelo Senhor.

Ó Senhor! Como precisamos ouvir tua voz! Me conforta saber que, na oração, ouvir tua voz é mais importante que formular a súplica. Porém, orar é preciso! Pois a divina Palavra está repleta de apelo à oração. Enfim, desde Abraão - passando por Moisés, e até Paulo orando para se livrar do espinho na carne, todos aqueles que te buscaram, estes foram ricamente Abençoados. Amém Jesus.

Disse Jesus: "quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes." (Mt 6:6-8).
https://youtu.be/DSU7xd0HsFA

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 3 de março de 2025

Melhor que tudo


Ao longo da vida, conheci algumas raras espécies de homens... O meu pai e o Pr Jaime estavam entre eles e já estão com o Senhor. Olhando para o céu, indagou Davi: "Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?" (Sal 8:4). E o servo João responde: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). E eu respondo: Amém!

Ao longo do tempo, aprendi com Jeremias que "que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos." (Jer 10:23). Tenho voado, as vezes a favor e as vezes contra o vento; mas sempre em direção ao ponto de partida. Pois, vem o tempo em que "o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Ecl 12:7). Então, é melhor fazer o que disse Davi: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará." (Sal 37:5). Maranata.

Em meu longo viver, tenho aprendido com o profeta Isaías que Deus "Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isaías 40:29-31). Enfim, melhor mesmo é viver em Cristo, na "fé, a esperança e o amor" (1Cor 13:13). Que bênção! Aleluia!

A Palavra de Deus nos diz: "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; ...porque o homem se vai à sua casa eterna, ...E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Ecl 12:1-2,5,7). Amém Jesus. https://youtu.be/l8gmQosLl-Q

Cordialmente:
Bispo Calegari

Compartilhar