domingo, 30 de junho de 2024

O livre arbítrio


Desde os meus dias de formação teológica, tenho procurado examinar a controvérsia entre a predestinação e o livre arbítrio... Creio que o livre arbítrio nos torna diferentes dos anjos. Adão, enquanto escolheu ouvir a Deus, acertou. Porém, errou ao dar ouvidos a Eva, cuja oferta resultou de sua escolha em ouvir a voz da serpente. Abel fez boas escolhas; Caim fez ruins escolhas; Enoque escolheu andar com Deus... Nossas escolhas definem o nosso futuro. Isto é fato!

Gosto da defesa que Armínio faz do livre arbítrio. Pois nela, deixou bem claro que acreditar na predestinação é como acreditar que Deus é autor do pecado, ao usa-lo como instrumento indutor, para queda e condenação, daqueles que ele previamente condenou... Que grande equívoco! Porque Deus fez justamente o contrário: Pois, Deus "enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado, condenou o pecado na carne." (Rom 8:3). Que bênção Jesus!

Não creio no conceito de predestinação. Pois, ele lança dúvida sobre a justiça e o amor de Deus. E ainda que homens, como Agostinho, Lutero e Calvino, a tenham defendido, prefiro acreditar no conceito arminiano de livre arbítrio. Pois entendo ser ele, uma espécie de instrumento de prova da vontade humana, ao escolher entre o bem e o mal, entre o crer e o não crer em Deus. Enfim, o direito de escolhermos nos impõe o dever de fazer boas escolhas. Assim eu creio!

Josué desafiou o povo de Deus: "temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao Senhor. 15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." (Josué 24:14-15). https://youtu.be/VoZQwwrVTWI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 29 de junho de 2024

Santo propósito


Antes que os primeiros raios de sol chegassem ao lugar em que vivo, me prostrei ao pé do Senhor, adorando, agradecendo e intercedendo. Agradeci ao Criador por me ter dado vida e propósito, casa e família, salvação e missão... Bênçãos que incluem tantos valores! Eu seria ignorante (algo que não sou) ou ingrato (isto talvez eu seja) se não reconhecesse a graça e bondade de Deus em minha vida. Infelizmente, conheço pessoas que - além de não reconhecerem a graça de Deus em sua vida, passam o seu tempo a murmurar e maldizer. Ainda bem que reconheço o que Jesus tem feito por mim, e sou muito feliz assim, e realizado também.

Sei que vivo entre grandes e pequenos, pobres e ricos, crentes e descrentes, adoradores e murmuradores, doutos e indoutos, santos e profanos, salvos e perdidos... Noé e Ló, viveram entre pessoas, talvez, piores que as de meu tempo; e isto não os embruteceu, nem os contaminou, em sua vida no propósito de Deus em suas vidas se cumprisse; antes, pelo contrário, os desafiou a buscar um pouco mais a presença de Deus em seu dia-a-dia. Quando não protegemos nossos sentimentos e nossas emoções, de influências nocivas, corremos o risco de nos tornarmos iguais aos piores entre os quais vivemos. Enfim, cabe a nós manter comunhão com o Senhor Jesus.

Neste texto, o Apóstolo Paulo nos alerta sobre o perigo das más influências: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo ou doutra qualquer semente. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer e a cada semente, o seu próprio corpo." (1 Co 15:33-38). Portanto, vigiemos irmãos!

Devemos viver em harmonia com o santo propósito de Deus:
https://youtu.be/ppSFxMDI7pA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 28 de junho de 2024

O temor de Deus


A Bíblia diz que "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Pv 9:10). No Egito, as parteiras "temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera; antes, conservavam os meninos com vida." (Ex 1:17). E sobre Levi, Deus falou: "Meu concerto com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que me temesse, me temeu e assombrou-se por causa do meu nome" (Ml 2:5). Amém!

No passado - desde o rei Nabucodonosor (Dn 4:34-37) e passando pelo rei Artaxerxes (Ne 2:1-5) e até em nossos dias, vemos casos de pessoas tidas como ímpias demonstrarem mais temor de Deus que certos cristãos. Não sei se devo sorrir ou chorar ao ver gente não convertida demonstrar um temor de Deus que não se vê em certos crentes... O sábio teme e o louco despreza o temor do Senhor.

Falta de temor de Deus, até mesmo em certos arraiais cristãos, e um mal contagiante e crescente nos dias de hoje... O desprezo ao temor de Deus é um ato de loucura. As dores serão infindas aos que adotam o conselho dos ímpios, para viverem o tipo de vida que a falta deste temor os motiva a viver. E em inúmeros casos, a consciência deste erro só se dará quando já não houver mais remédio.

A Bíblia diz: "E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." (Ap 14:6-7). Temor de Deus.  https://youtu.be/4RUyQlDvOh0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Voz da natureza


Estou sempre a pensar na Palavra de Deus. E, não poucas vezes, me pergunto: Por que tantos cristãos vivem a pensar e falar sobre seus males e dores, se oprimindo e murmurando, sem ao menos atentar para o que Deus já fez em seu favor? Quanto a mim, digo sinceramente: Prefiro pensar nas coisas de Deus; e gosto de ouvir as vozes da natureza... O vento a passar entre os bambuzais, e o regato a correr entre as pedras, e os galos a cantar, e a passarada... Nem se fala! Um mosaico de sons, cores e formas! Suas vozes vivem a dizer que o Criador de todos nós, cria e recria, forma e transforma... Assim, se pequenos somos, grande é o nosso Deus; e se fracos somos, forte é o nosso Deus.

Na verdade, Deus é bom o tempo todo! Pois, nos ama em todo o tempo. E assim crendo e vivendo, em tudo procuro ser grato ao Senhor Jesus! Grato, por ter ele vindo a este mundo, por amar os pecadores (eu entre eles), e para salvar os perdidos (eu entre eles). Grato, porque um dia voltará para buscar os firmados na Promessa e perseverantes na fé (eu entre eles). Sabemos que os descrentes (e até muitos crentes) cansaram de tanto esperar, e apegados ao mundo, descartaram a fé dos crentes do passado (não estou entre eles). Enfim... Não adianta repetir rezas e mantras, apenas com os lábios (as vezes enganosos e impuros). Pois, Deus conhece a mente e o coração dos homens.

Palavras do apóstolo Pedro: "Escrevo-vos, agora, esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero, para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos, sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? ...O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." (2 Pd 3:1-4,9). Amém.

O Senhor Jesus voltará para buscar os que são seus. Maranata!
https://youtu.be/n0kWn3nm22U

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Jesus veio salvar


Estou a pensar nestes tres homens de Deus: Noé, Jó e Daniel, raros exemplos de integridade... Sobre Noé, a Bíblia diz: "Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus" (Gn 6:9). Sobre Jó, Deus falou: "ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto" (Jó 1:8). E disse a Daniel: "Não temas, homem mui desejado! Paz seja contigo!" (Dn 10:19). Grandes homens de Deus.

Ao falar sobre a maldade da terra, e sua merecida punição, assim diz o Senhor: "ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, livrariam apenas a sua alma, diz o Senhor Jeová" (Ez 14:16). Então, vemos que nem mesmo os melhores santos seriam capazes de salvar a terra pecadora, nem a livrar de sua extinção. Então, veio Jesus para salvar. Glória ao Senhor!

Jesus trouxe a graça que salva. Então "o povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou" (Mt 4:16). Pois, Jesus falou: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8:12). Enfim, a Bíblia diz que ele é "a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo" (Jo 1:9). Amém.

Veja este diálogo: "Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último Dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?" (João 11:23-26). Marta creu! E eu também creio! Amém. https://youtu.be/_vpY16_3EHU

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 25 de junho de 2024

Crer a fé bíblica


Estive orando e agradecendo ao Senhor, por professar a fé bíblica... Pois é base segura e cobertura indispensável. No passado, vidas viveram em função dela, e muitos morreram por ela, e alguns desses heróis são relatados em Hebreus. Obrigado Senhor, por ser parte, entre aqueles que nela perseveraram... Sabes tudo! Conheces aqueles que são teus - seu passado, presente, e futuro. Louvado seja nosso Deus!

Sempre oramos que "teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!" (Mt 6:13). O salmista Davi ouviu e escreveu: "Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus." (Sl 62:11). E o próprio Deus assim nos advertiu: "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura" (Isaías 42:8). Amém Senhor Jesus.

Na verdade, somos seres criados perfeitos e que a Queda tornou imperfeitos. Então, apenas a fé bíblica é capaz de nos reinserir no divino propósito e nos manter na graça. Sei de muitos que creem em Jesus do seu jeito e do seu modo. Mas, o próprio Jesus nos fez esta promessa com gostinho de advertência: "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre" (Jo 7:38). Só Jesus!

Assim está declarado na Bíblia: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho. Pela fé, entendemos que os mundos, pela PALAVRA DE DEUS, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hebreus 11:1-3). Crer assim é crer a fé bíblica. https://youtu.be/SoEIrVgeI0k

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 24 de junho de 2024

A vida com Deus


Penso ser salutar, pensar nas contradições da vida... Isto aprendi com o sábio Salomão. Ou seja: Dores e prazeres, vêm e vão; tristeza e alegria, se sucedem; e há tempo de guerra e tempo de paz; até a vida e a morte se intercalam. A vida terrena é como a dança das cadeiras... Ou como a roda gigante. Mas, há um tipo de vida que está acima deste vai&vem. Eu me refiro à vida real com Deus.

Sei que minha vida teria sido cativa deste ciclo vicioso, caso eu não tivesse me decidido por Cristo (e nele permanecido). E sei de muitos que resolvem retroceder voltando à velha vida... Prefiro permanecer na Palavra que diz: "Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma" (Heb 10:39). Pois viver é ter vida com Deus.

Na verdade, o fato de termos Jesus, não nos torna imunes a dores e aflições; porque ele mesmo assim falou: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (Jo 16:33). Enfim, creio nisto que a Bíblia diz: "vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve." (Mal 3:18).

Disse Jesus: "Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas." (Ap 22:12-14). https://youtu.be/ezaO79mBFWc

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 23 de junho de 2024

Temos a Palavra


Segundo entendo, o que traz a presença de Deus, não é a luz, não é o cajado, não é a oração. Pois, ainda que estes recursos sejam muito importantes, a sua eficácia é apenas efeito (e não causa) da presença de Deus em nós. Na verdade, precisamos amar a Palavra, comer a Palavra, guardar a Palavra... Ouçamos Jeremias: "Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração" (Jer 15:16). E ouçamos esta resposta de Pedro a Jesus: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna" (João 6:68). Então, quem se alimenta da Palavra de Deus, por ela viverá. Amém Senhor!

Sabemos que é próprio da juventude priorizar o prazer em detrimento da pureza. Porém, prazer sem pureza, resulta em futuro sem prazer. Então o jovem precisa cultivar pureza. Porém... Como? O salmista responde: "Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra." (Sal 119:9). Ao se dirigir aos jovens, João assim lhes diz: "Eu vos escrevi jovens porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno" (1 Jo 2:14). Enfim, diz o Senhor: "a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei" (Is 55:11).

Respondendo aos discípulos, Jesus assim falou: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isso, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14:23-27). Que bênção!

Ouça esta canção, composta e entoada por Alda Célia:
https://youtu.be/T6MyCyKSsk4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 22 de junho de 2024

Amor profundo


Hoje de manhã, antes que os primeiros raios do sol me atingissem, me curvei diante de Deus... Melhor que estar em qualquer outro lugar! Infelizmente, muitos - por divergirem de seus preceitos, preferem se omitir de o buscar, sem se darem conta que a presença do Senhor é favor imerecido que nos é concedido por amor. Amor tão profundo que - ainda que não admita o pecado, consegue salvar o pecador.

Uma antiga canção (eu a cantei, muitas vezes) fala que "mais alto que o mundo, ainda mais alto que o céu, mais fundo que os mares, é o amor de meu Deus..." Sei que a fé é fundamental para salvar; porém, seria inútil sem o mando do divino amor que provê a graça que salva. Em todo o processo salvífico - da mangedoura até a via dolorosa e a crucificação, há o manto do amor de Deus em Cristo. Amém.

Uma outra antiga canção (que cantei bastante) proclama "Que bom é estar em sua presença contemplando a formosura de sua majestade..." Ó meu Senhor Jesus! Ontem, após sinal inequívoco de que tu estás comigo, e já plenamente restaurado do mal que me afligiu nos últimos dias (como fala a canção citada) sigo firme "e reconhecendo que tú és o Senhor todo poderoso e o grande Eu Sou!"

A Bíblia diz que "Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no Dia do Juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor, não há temor; antes, o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos porque ele nos amou primeiro." (1 Jo 4:17-19). Amém. https://youtu.be/ApfJiVQ5COQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Nele tenho tudo

Madrugada fria e dores diminuídas, cheio de motivos para orar e agradecer... Obrigado Senhor! Por meus braços e pernas, por meus olhos e ouvidos, por minha respiração e digestão, por minha fala e visão, por minha mente e coração, por minha vida, e propósito, e por meu viver e crer. Pensando em minha esposa e meus filhos, vejo o teu cuidado para conosco. Pois com teu servo Davi, aprendi que "O Senhor é o meu pastor" (Sl 23:1); e que, do Senhor, "a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida" (Sl 23:6); e com o próprio Senhor aprendi que és "o bom Pastor" e que "o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (Jo 10:11). Que bênção Jesus!

Melhor é viver minha vida sempre grato ao Senhor... Obrigado Jesus! Por Israel e pela Igreja, por minha casa e minha família, por meus amigos e meus irmãos, por minha vida e minha missão... Enfim, por ser filho e servo. Sou grato porque tendo o Senhor Jesus como meu Salvador e Mestre, de nada sinto falta; e se (e quando) sinto, logo sou suprido. Então, eu sou grato! Grato por sentir perdão e paz, alegria e prazer... Afinal, por que não sentiria? Se, tendo Jesus, tenho tudo! Mesmo assim, quando me falta algo que realmente me faz falta, logo sou suprido. Assim como Davi, enalteço a bondade e misericórdia do Senhor Jesus! Pois foi por elas que alcancei graça aos seus olhos!

Palavra profética na boca de Davi: "1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. 2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. 3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. 5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. 6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por longos dias." (Salmo 23). Amém.

Por favor, ouça a canção "Maravilhosa graça" da MK, entoada por Geraldo Guimarães. Grande bênção!
https://youtu.be/1NHf4IsyWe0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Estrada iluminada


No frio desta noite, o Espírito me levou a refletir e cantarolar esta antiga canção cristã: "Basta que me toques Senhor, pra minh'alma cansada vencer; se a noite escura está tua mão me guiará; basta que me toques Senhor." Na verdade, por mais luzes que a humanidade acenda a sua volta, a noite será sempre escura; porque só a divina Luz consegue neutralizar o seu intenso breu.

Vivendo em Cristo - seja na escuridão da noite ou no clarão do dia, nossa estrada será sempre iluminada. E não são as luzes acesas pelos homens; mas, sim, a luz existente em nós, refletida no espelho da Luz que veio ao mundo (JESUS) e disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8:12). Brilha Jesus!

Na verdade - isto não nego e sempre crerei, por mais escura e fria que seja a noite temporal, Jesus acende em nós a eterna chama do amor, pelo seu Espírito Santo que alimenta o calor da chama ardente. Isto transforma em brasas vivas, a lenha verde que somos. Enfim, este é um processo que nasce na cruz, se espande no lugar de oração, e se eterniza no lar celestial. Amém Jesus!

"Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência" (Rm 5:1-3). https://youtu.be/_4g4TTHDICc

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Flores no campo


Estive alguns dias fora da rede, com saúde bastante debilitada. Mas Deus por sua misericórdia, atendeu aos que intercederam por mim... Na verdade, o salmista disse que os dias do homem são "como a erva; como a flor do campo, assim floresce; pois, passando por ela o vento, logo se vai e o seu lugar não conhece mais. Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre aqueles que o temem" (Sl 103:15-17). E o profeta declara que "Na verdade, o povo é erva. Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente" (Is 40:7-8). Então, bom é estar com a vida sempre pronta para dar o salto.

Vida pronta é só uma das razões que levou Jesus a assim ordenar: "buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mt 6:33-34). Enfim, como nos alertou o apóstolo com esta orientação: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus." (Cl 3:1-3). Amém Senhor!

Disse Jesus: "Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias... Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais." (Lc 12:35-40) Vida pronta, vida com Jesus.

Recomendo ouvir a música "Caminho no deserto" com Fernandinho.
https://youtu.be/ypSOLirsOko

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 13 de junho de 2024

O renascimento


Este ano de 2024 vai fazer 60 anos, desde o dia que dei o meu primeiro passo em direção a Jesus (isto se deu em 26/10/1964). E a verdade segundo a Palavra é que, antes que nós o amássemos, ele nos amou primeiro (Jo 3:16). Então, por conseguinte, "Nós o amamos porque ele nos amou primeiro" (1 Jo 4:19). Pois, antes que o buscássemos, ele nos buscou primeiro (Lc 19:10). Aleluia!

Na verdade, nossa vida começa ao nascermos de novo. E aos que me contradizem dizendo que a vida começa no útero (ou no parto) respondo que, seja no últero ou no parto, é ali que começamos a morrer (alguns chegam a morrer, antes mesmo de nascer). E mesmo não sendo errado dizer que vida começa no útero; mais que perfeito é dizer que a vida começa quando nascemos de novo.

Em meu viver - em meio as discussões sobre este complexo tema, tenho adotado este antigo conceito que ouvi, faz muito tempo: "Quem nasce uma vez, morre duas vezes; e quem nasce duas vezes, morre apenas uma vez." Logo, bom mesmo é se decidir por Cristo ainda em tempo - seja na velhice ou na jutentude. Isto sim é que é viver! Enfim, viver sem Cristo é morrer duas vezes.

Em certa ocasião, respondendo Jesus a um escriba sobre o ato de o seguir; um "de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que, primeiramente, vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me e deixa aos mortos sepultar os seus mortos. E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram." (Mateus 8:21-23). Ali Jesus fazia menção àqueles que não nasceram de novo.

A canção "Eu nasci de novo" nos faz pensar na doutrina do novo nascimento.
https://youtu.be/4kHDNd6s5BY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Ter Deus na vida


Alta madrugada, Maria Célia & eu no saguão do aeroporto, atentos ao chamado para mais um voo, dos muitos que ao longo da vida temos feito. Obrigado Senhor, por teu cuidado para conosco! Pois, em nossa vida neste mundo, carecemos da graça e do amor de Deus, recurso este que jamais nos faltou... Ele é bom o tempo todo! Infelizmente, são muitos os que perdem, esta graça e favor, por recusarem buscar a face do Senhor. E muitos, além de desprezarem, até escarnecem de seus dons e atributos. Uma grande e eterna perda.

Na verdade, o melhor da vida é ter Deus na vida. E para chegarmos a este patamar, precisamos nos reconhecer pecadores e professar fé no nome de Jesus. Pois, a Bíblia diz que Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores (1 Timóteo 1:15). Então, ter Jesus no viver é ter Deus na vida. Porque ter Jesus é entrar pela Porta (João 10:9); é seguir o Bom Pastor (João 10:11); é andar no Caminho e na Verdade (João 14:6); é se alimentar do Pão da Vida (João 6:48). Aleluia! Com Jesus aqui vivendo, estaremos eternamente com ele.

A Bíblia diz que Jesus "estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." (Jo 1:10-14). Amém.

Dueto Cantares, nesta canção, fala da grandeza de Jesus:
https://youtu.be/6GxlOJGbMM4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 11 de junho de 2024

Esta é a história


Sempre penso em minha origem e em quem o Senhor me tornou... A queda humana mudou o curso de sua história. Sem ela, tudo seria diferente. Porém, mesmo com ela, os bons nomes sempre existiram... Abel, Seth, Enoque... Noé, Abraão, Moisés... Esta lista foi acrescida de nomes, como Isaque, Jacó, José... Davi, Salomão, Josias... Elias, Isaías, Jeremias... Daniel e outros.

Embora viva eu, em uma geração semelhante a de Ló, me sinto feliz em fazer parte da história do povo de Deus - uma história pontilhada de bons nomes. E alcancei esta graça, quando me tornei um seguidor de Jesus ao ser lavado e remido com o seu sangue remidor, bem como Paulo, Pedro, João... Martinho Lutero, João Wesley, William Booth... Billy Graham e incontáveis outros.

No passado, ouvi Jesus dizer: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." Mt 4:19); e respondi como Isaías: "eis-me aqui, envia-me a mim." (Is 6:8). E em tempos difíceis, falei como Pedro: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna." (Jo 6:68). No fim, quero dizer como Paulo:"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (2Tm 4:7).

A Bíblia diz que "Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente." (Daniel 12:2-3). Meu Senhor! Que assim sejam meus dias, e também meu futuro. Amém Senhor.

Como bem interpretou J Neto, a cidade celeste "É bonita":
https://youtu.be/eH35I74MPF8

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 10 de junho de 2024

O alinhamento


Ontem, percebi com rara clareza, o alinhamento de Paulo com a Palavra. Vejam a seguinte sequência: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim;" (Gl 2:19-20). "Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro." (Fl 1:21). Isto é alinhamento com a Palavra de Deus! E Paulo nos propõe este alinhamento: "Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus." (Cl 3:2-3). "Pois se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça." (Rm 8:9-10). Isto é alinhamento com o Senhor. Amém.

Na verdade, nós que servimos a Deus em espírito, devemos com urgência nos alinhar com a sua Palavra. E para que este alinhamento seja perfeito e duradouro, deve nos ligar ao Senhor e ao céu, à igreja e à família; aos irmãos e ao chamado. Um outro importante alinhamento com a Palavra é este, concernente à graça de Deus: "não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã;" (1 Co 15:9-10). "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." (Ef 2:8-9). Então, para sermos alinhados com Deus, precisamos ser alinhados com a sua Palavra. Amém.

Devemos nos alinhar com a Palavra. Pois, "Aquele, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tg 4:4-10). Enfim, só há esperança de Vida aos alinhados com a Palavra.

Ouça a canção "A tua Palavra escondi" com Cassiane.

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 9 de junho de 2024

Palavra revelada


Aos que não sabem o que é a Bíblia; resumidamente, respondo que ela é um conjunto de livros; os quais foram escritos por cerca de 40 escritores (patriarcas, reis, príncipes, guerreiros, sacerdotes, profetas, apóstolos, pastores, pastores, mestres). Homens e mulheres escolhidos pelo Deus eterno - num espaço de tempo de milhares de anos, para grafarem sua eterna e gloriosa Palavra.

A Bíblia reune em seu interior um conjunto de coisas reveladas aos homens, sobre a história da criação; porém, nos deixando indícios de coisas encobertas que só a Deus pertencem (Deut 29:29). E estes jndícios nos dão bases, para supor a existência de uma pre-história e uma pós-história. Ou seja: A história geral é uma transição entre o passado encoberto e o futuro misterioso.

Só para facilitar o entendimento, digo que a Bíblia nos oferece um conjunto de três forças que operam em nosso favor: palavra, profecia, promessa. Ou seja: Palavras que nos edificam, e profecias que nos exortam, e promessas que nos consolam. E estas três se conjugam para nos orientar, fortalecer, e aperfeiçoar em Cristo; para que nosso homem interior se torne varão perfeito.

Na Bíblia está escrito que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hb 11:113). Que bênção! Assim eu creio. https://youtu.be/K6TFEfDcOE8

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 8 de junho de 2024

Devemos andar


Em fria madrugada algarvia, orando prostrado diante do Deus eterno, fui lembrado que devo me movimentar... Ó Senhor, obrigado! Pois o viver requer movimentos, porque a própria vida nos impõe movimento. Animais e plantas se movem, minerais se movem, nuvens se movem, até a luz se move... Então, a própria Escritura assim nos exorta: "Levantai-vos, e andai, porque não será aqui o vosso descanso; por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente." (Miq 2:10). Então, não podemos parar! Porque, seja no tempo, seja no espaço, movimentar-se é preciso! É bom para o corpo e para a alma, para o cérebro e o coração. Que bênção!

Na atividade humana, aqueles que mais se movimentam são os mais condicionados para suportar os rigores do viver. Pois a inércia torna a musculatura flácida e os ossos frágeis e quebradiços. Nos movendo, acionamos o respirar e o transpirar; e pelo movimento o sangue tem seu vai&vem normalizado e fortalecido. O filho pródigo assim decidiu: "Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti." (Luc 15:18). E nós, mesmo não tendo confissões a fazer, devemos nos levantar e andar. Pois a Bíblia diz: "Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti." (Isaías 60:1).

Em sua Palavra, pelo profeta, assim diz o Senhor ao seu povo: "E os teus ouvidos ouvirão a palavra de que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda. E terás por contaminadas as coberturas das tuas esculturas de prata, e a coberta das tuas esculturas fundidas de ouro; e as lançarás fora como um pano imundo, e dirás a cada uma delas: Fora daqui. Então te dará chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra, como também pão da novidade da terra; e esta será fértil e cheia: naquele dia o teu gado pastará em lugares largos de pasto." (Isaías 30:21-23). Que bênção! Amém Senhor!

Deus abre caminho, até no meio do mar. Glória a Deus!
https://youtu.be/HuLf_jy-UkE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Poder para servir


Estou a pensar nesta declaração que Pilatos ouviu dos lábios de Jesus: "Nenhum poder terias contra mim, se de cima te não fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem." (Jo 19:11). Creio que Deus dá poder aos homens, para provar os seus corações. Ou seja: Para o bem ou para o mal, o poder é dado por Deus; porém, seu uso é responsabilidade de quem o recebe.

Em plena madrugada, li o que uma irmã me escreveu, sobre eu não escrever, sobre males feitos por certos líderes... Percebi um tom de censura ao dizer que está cansada de tudo o que vê nesses homens. Entendo seu sentimento. Quanto a mim, meu cansaço é de escrever sobre os malfeitores e seus malfeitos (são joguetes de satanás). Então, priorizarei os feitos do Deus eterno.

Com isto que acima escrevi, não digo que esta irmã erra ao publicar suas queixas contra este ou aquele governante... Eu também tenho juízo crítico. O que estou querendo dizer é que, por razões que nem sempre entendemos, Deus dá poder aos maus e tiranos (talvez, para nos provar; talvez, para nos punir). Enfim, poder que faz aflorar o mal existente nos corações... É o que eu penso.

O Senhor tocou na boca de Jeremias e disse: "Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares" (Jr 1:9-10). Deus dá poder ao homem, sendo este responsável por seu uso. https://youtu.be/CPRycBNTb68

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 6 de junho de 2024

O amor de Jesus


Tenho percebido que o mundo cresce em ódio, e que a igreja precisa crescer em amor, e que parece mais fácil odiar que amar. Na verdade, enquanto o ódio impõe sacrifício ao próximo, o amor se sacrifica pelo próximo; posto que, o amor tem por natureza o bem fazer; ao passo que o ódio tem por natureza maltratar. Esta é a razão de tantas vítimas de ódio no mundo: O mundo se compraz em fazer sofrer. Odeia Deus, e sua criação, e lança as chamas do ódio, sobre tudo e sobre todos. Ele até consegue amar o que é seu - não amor doador, mas um tipo de amor opressor; e isto não passa de ódio disfarçado de amor. Só o amor constrói.

Sobre este mundo mau, a Bíblia assim nos adverte: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (1 Jo 2:15). Infelizmente, em muitos crentes, não é o que vemos. Espero que os que me seguem, não façam parte do grupo dos que querem ganhar o céu sem perder o mundo. Pois "tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." (1 Jo 2:16). Enfim, não há futuro para o mundo. Pois "o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 Jo 2:17).

Esta é a mensagem de Deus para nós: "O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram." (Rm 12:9-15). A qual, faremos muito bem em obedecer. Amém.

Esta canção marcou minha vida, desde que a ouvi:
https://youtu.be/jI6JlX76mWk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Doces Promessas


Neste mundo, a nossa vida é marcada por inúmeros eventos - as vezes, bons, as vezes maus; porém, nosso foco não deve se fixar nos eventos temporais; e sim, nas divinas promessas e na pessoa de Jesus. Logo, não devemos nos deslumbrarmos com os bons ventos, nem nos abatermos com ventos maus. Pois ao crente, o que importa mesmo é permanecer firmes nas promessas de Deus.

As promessas do Senhor são como bálsamo tonificante, para curar nossas feridas fortalecer nossa vida espiritual. Portanto, o apego às promessas de Deus precisam estar num nível superior ao de nossas preocupações materiais. Além do que, em nosso viver neste mundo, certas perdas são previsíveis; até porque, em nossa vida por aqui, as vezes é preciso perder para ganhar. Amém.

Em meu viver tenho aprendido que de promessas também se vive. E não me refiro às promessas feitas pelos homens; e sim, às promessas do Senhor Jesus. Pois, suas promessas são como um forte rochedono meio do oceano. Enfim... Devemos fortalecer nosso espírito com suas promessas. Pois a firmeza em suas promessas fará a diferença entre os crentes constantes e os crentes vacilantes.

A Bíblia diz que "a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé... Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós" (Rm 4:13,16). https://youtu.be/1yabCCwEQx8

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 4 de junho de 2024

Pensar, falar, agir


É bom manter na memória lembranças edificantes. Hoje me lembrei desta antiga canção: "Se começarmos a orar, este templo treme; se começarmos a orar, fogo teremos; se começarmos a orar, falaremos línguas..." Meu Senhor! Tanta verdades, em tão poucas palavras. Este sentimento de dependência, deu ensejo às fogueirinhas de oração e às vigílias de oração. Tanto poder! Aleluia! Amém!

Precisamos orar e fazer a vontade de Deus, para que nossas memórias sejam povoadas de boas lembranças. Porquanto, memórias guardam lembranças, e palavras liberam lembranças, e ações materializam as virtudes lembradas... Meu Deus! Tanta benção! Logo, devemos cultivar cultivar as boas lembranças e descartar as ruíns; porque relembrar as coisas ruíns torna a vida um inferno. Misericórdia!

Na verdade, o ser humano é o que ele pensa. No passado, um filósofo chamado Descartes, assim compreendeu e conceituou: "Penso, logo, existo". E esta relação de causa e efeito (entre o pensar, falar e agir) levou Paulo a assim nos orientar: "Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus." (Col 3:2-3). Glória a Deus!

Pense nisto que diz a Palavra: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco" (Fl 4:8-9). Amém. https://youtu.be/7xCMfbPOSK0

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Meu refúgio forte


Fico a pensar naquelas crianças que buscam fazer uma casinha no alto de uma árvore (há filmes sobre esta prática). E eles nos fazem entender que este desejo infantil revela a sua procura por um lugar de refúgio. Disse Jesus aos que o queriam seguir: "As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça." (Mt 8:20). E isto nos diz muito.

Com a Queda no Éden, a humanidade conheceu um nível, até então inimaginável, de insegurança e perigo, até entre mesmo entre os seus. E este nível se revelou logo no começo: Por ciume, Abel foi morto por seu próprio irmão (desde então, brigas entre irmãos são frequentes). Foi o diabo que fez isto. Porém, Jesus veio "para desfazer as obras do diabo." (1 Jo 3:8). Amém Senhor Jesus.

Após procura socorro a sua volta, Davi definiu a sua segurança dizendo: "O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra." (Sl 121:2). Vemos este testemunho em todos os salmos, tendo neste o seu ponto culminante: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia." (Sl 46:1). Enfim, perfeita paz e segurança, encontramos somente em Cristo Jesus nosso refúgio.

"Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã. As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio." (Sl 46:4-7). Amém. https://youtu.be/DUafkxDGjn0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 2 de junho de 2024

Os jovens de hoje


Hoje refleti sobre textos de Eclesiastes... Mesmo vivendo bons dias, faz bem pensar no fim das coisas. Num dos textos deste livro, o jovem é exortado a pensar em seu Criador: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento" (Ecl 12:1). O jovem Daniel assim pensava; então, terminou bem os seus dias. Porque, os dias, sejam bons ou sejam maus, seguem tendo o seu fim; somente o que Deus fez para ser eterno é que "durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar e nada se lhe deve tirar." (Ecl 3:14).

Os jovens de hoje devem buscar sua referência, nos que viveram, envelheceram e morreram (alguns ainda vivem) de bem com Deus e de bem com a vida! Graças a Deus, fui alcançado ainda jovem. Tanta coisa aprendi, sobre Deus e a Bíblia, após ser salvo por Jesus. E não achei por bem estudar além do essencial, priorizando a Palavra, como diz Paulo a Timóteo: "permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo" (2 Tim 3:14-15). Assim seja.

Está escrito que "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra." (2 Tim 3:16-17). E Eclesiastes diz: "Filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar enfado é da carne. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." (Ecl 12:12-14). Enfim, a Verdade que liberta.

A Palavra de Deus é fiel e jamais voltará vazia:
https://youtu.be/LkU4csrcSP8

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 1 de junho de 2024

Ser transformado


Se me perguntarem sobre a minha posição neste mundo, não tenho dúvida em dizer que sou um inconformado... É o que a Bíblia diz que devo ser! Aos que duvidam, recomendo ler este texto: "não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2).

Segundo a Palavra de Deus, precisamos ser renovados e transformados. Porém, para que esta tranformação seja ampla e bem sucedida, o nosso entendimento precisa ser renovado; e isto - entre outras coisas, significa: buscar as coisas que são de cima e pensar nas coisas que são de cima (Col 3:1-2). Infelizmente, isto não e o que vemos em muitos crentes: Ser transformados. Amém!

Para não termos o mesmo destino das vírgens loucas (Mt 25) devemos pensar em Deus e em sua Palavra. Pois, pensar na Palavra de Deus, para viver segundo a sua vontade, é dever de todos os que anelam morar no céu com Jesus. Enfim, este mundo é mau o tempo todo... Parte do império das trevas. Deus nos tirou deste império e nos transportou para o reino de seu Filho Jesus. Aleluia!

Oração de Davi: "Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário." (Sal 51:9-12). Devemos orar assim. https://youtu.be/CF3zOJmwBRA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar