terça-feira, 13 de outubro de 2020

Limites de nossa razão


Tenho aprendido que a posição mais importante em que alguém pode estar - ainda que pareça desconfortável, é a de estar prostrado aos pés do Senhor. Pois, no lugar de oração, podemos entender melhor os nossos limites e possibilidades. Ó Meu Senhor! Como nos equivocamos ao tentarmos entender a grandeza do Deus eterno, com os recursos e os conflitos da nossa razão! Na verdade, é impossível entender o mundo espiritual e sua complexidade, com uma mente tão afeita ao mundo natural e seus equívocos. Todavia, quando nos negamos à admitir este erro, corremos o risco de cometer equívocos ainda mais grosseiros.

Vejo que uma visão meramente racional de Deus, pode restringir sua grandeza aos nossos limites e sentimentos humanos. Na verdade, toda e qualquer tentativa de explicar Deus segundo o nosso modo de pensar e entender as coisas, resulta em confusão. Foi por esta razão que - no passado, monstros imaginários e criaturas inferiores foram promovidos a deuses, transformados em ídolos e símbolos da divindade; tudo fruto da razão despida de divina revelação. Enfim, se nossa percepção de Deus se baseia nos recursos da imaginação, não iremos à lugar algum. Somente pelo Espírito e pela Palavra, poderemos entender esta verdade.

Paulo assim finaliza a questão: "Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Romanos 11:32-36). Enfim... Apenas pela razão humana, ninguém conseguirá explicar Deus e seus mistérios.

Tentar explicar Deus é tentar explicar o inexplicável:
https://youtu.be/D9qy9nfiFiY

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar