terça-feira, 16 de setembro de 2025

Sumo Sacrifício


Tenho percebido que em tempos difíceis, mais difíceis se tornam as orações. No passado, tão belo jardim se tranformou em árido deserto; mas a serpente é a mesma; todavia, criou alternativas ao fruto proibido; porém, as tentações continuam sendo as mesmas; cujo nefasto objetivo é lançar dúvida e descrença na Palavra de Deus. O que nos vale é que Deus enviou seu Filho Jesus, para nos salvar (Lc 19:10). Pois, a semente da mulher (Jesus) veio para esmagar a cabeça da serpente (Gn 3:15). Aleluia!

Este mundo em chamas atenta contra bons e maus. Portanto, sendo bons ou maus, todos nós pecamos e fomos destituídos da glória de Deus (Rm 3:23). mas, Deus enviou seu Filho Jesus e "o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2Co 5:21). Porque Jesus, tomando o nosso corpo do pecado, o cravou naquela cruz; para que "o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado." (Ro 6:6). Então, deixemos o pecado que nos rodeia (Hb 12:2). Jesus morreu por nós.

Na verdade, o mal que há no mundo tanto nos contagiou, que a todos condenou. Então, sejamos nós bons ou maus, nos tornamos incapazes de nos salvar por meio de nossas próprias obras de bondade. Porém, Jesus, em seu próprio corpo, "tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si" (Is 53:4); Enfim, por sua graça podemos ser salvos, se para isto tivermos fé (Ef 2:8). Porém, precisamos crer em Jesus para sermos salvos (At 16:31). É o que a Bíblia diz! Glória ao nosso Jesus!

A Bíblia declara que "o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. ... Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2Co 5:14-17). Feliz é quem se reconhece pecador e aceita Jesus como Salvador. Que bênção ouvir "Pelo Sangue" do Renascer Praise.

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

O agir do Senhor


Estive a pensar... Na Palavra de Deus estão escritas algumas instruções que mudaram minha vida; uma delas foi: "Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração." (Sl 37:4); e esta outra vem na sequência: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." (Sl 37:5). Então, desde quando delas me inteirei, tenho procurado atender a ambas. Bênção pura Senhor!

O Senhor me deu salvação, família e missão. Em minha juventude, mesmo sendo ainda um novo convertido, como isto desejei! E na missão que cumpri, fui bem sucedido, porque segui as intruções acima; ou seja: Fui apenas instrumento, o agir foi de Deus. Como diz o salmo, creio também poder dizer: "Foi o Senhor que fez isto, e é cousa maravilhosa aos nossos olhos." (Sl 118:23). Amém.

Na verdade, seguir as intruções da Palavra, ainda que pareçam estar além da medida que nos cabe, é uma sábia decisão. Enfim, vamos entregar nossa vida ao Senhor - abrindo mão de ressentimentos e murmurações, pois tais atitudes são inaceitáveis aos seus olhos. A Bíblia nos diz: "De que se queixa pois o homem vivente? queixe-se cada um dos seus pecados." (Lm 3:39). Amém Senhor Jesus.

"Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor." (Salmo 40:1-3). Amém Jesus! https://youtu.be/dxQzsbztA8o?list=RDdxQzsbztA8o

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 14 de setembro de 2025

Ensino de Jesus


A Bíblia ordena o modo de crer, e de ter, e de ser do cristão. Nem mais, nem menos! Infelizmente, com as inovações sendo inseridas nas igrejas, alguns ensinos de Cristo vão se enfraquecendo; até se apagarem dos manuais de instrução de seus membros. E, ainda pior: Não é o que se descarta; é o que se põe em substituição aos verdadeiros ensinos apostólicos. Misericórdia meu Senhor!

Mesmo nos dias primitivos, já se via casos de desvios... Paulo alerta que Himeneu e Fileto "se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns" (2Tm 2:17-18). E Joao expõe um certo líder de seu tempo, assim dizendo: "Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe" (3 Jo 1:9). Meu Senhor Jesus!

Enfim, temos esta palavra do apóstolo Paulo: "tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito pois que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça: o fim dos quais será conforme as suas obras" (2Co 11:13-15). Jesus está voltando! Amém.

Assim a Bíblia nos alerta: "entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas" (2Pd 1:1-3). Vem Senhor Jesus!

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 13 de setembro de 2025

Vitória chegará


Nesta manhã bem fria, com o russo petropolitano (um tipo de neblina, penso que sejam nuvens baixas) envolvendo o lugar em que moramos; e me prostrei diante de meu Senhor Jesus, e adorei, e intercedi; assim como o russo envolveu o lugar de frio, em atmosfera úmida, o meu coração se encheu de confortável sentimento de adoração! Me senti banhado de luz e calor! Só bênção!

Tenho percebido que, quando um crente se prostra e clama, o Senhor responde... Me fez lembrar aquela noite em que - lá em Cabo Frio, Léa mendonça, Sérgio Lopes (ainda tão jovens) junto aos demais componentes do grupo "Altos Louvores" cantaram em nossa igreja, lancharam em nossa casa... Foi a primeira vez que ouvi o hino "Para onde vão as aves..." Santas lembranças. Aleluia!

Em momentos de prostração diante do Senhor, a esperança se renova e a fé se fortalece... Deus é fiel! Já tenho dito (e mais de uma vez) que na presença de Deus, algumas coisas precisam morrer, para que outras possam nascer. Sei que viver em Cristo não é tão fácil; todavia, creio ser mais difícil viver sem ele... Devemos pensar nisto! E priorizar a vida no Senhor Jesus... Bom é estar nele!

Isaías diz: "No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos" (Is 6:1-3). Amém.
https://youtu.be/307vg3JuUPI?list=RD307vg3JuUPI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

No céu é melhor


Devemos orar e buscar direção e satisfação no Senhor, sem apegos ao mundo em que vivemos. Pois muitos, se declarando abençoados, se afastam do Senhor que os resgatou... Nem percebem que temos na Bíblia esta importante advertência:

Assim falou Jesus: "chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma? Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos" (Mc 8:34-38). Esta palavra é para todos nós.

Neste mundo, mesmo sem merecer e até mesmo sem crer, somos por Deus abençoados. Porém, para sermos salvos, urge crermos em Jesus! Pois, melhor é sermos abençoados e galardoados no céu, do que tão somente abençoados neste mundo.

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Regras básicas


Estou a pensar em nosso viver... Nosso conhecimento é tão pequeno, e nosso entendimento, menor ainda. Então, em nossas limitações, não sabemos o que um novo dia reserva, nem para onde voam as aves, ou o que é melhor para o viver em paz e com saúde; e, quando sabemos, nem sempre ouvimos a voz do bom senso, nem sempre adotamos boas práticas... Assim somos nós.

Na verdade, para bem viver, existem regras básicas e essenciais: fazer boas escolhas é uma delas, como Maria que "escolheu a boa parte" (Lc 10:42). E saber o essencial é outra boa regra, como expôs o cego em Siloé, ao dizer: "uma coisa sei... havendo eu sido cego, agora vejo" (Jo 9:25). Em ambos os casos, isto só se tornou possível, após terem tido um encontro com o Senhor. Amém.

Em nosso viver, o é essencial fazer o que é certo; como fez Paulo, ao dizer: "uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fl 3:13-14). Enfim, viver bem é viver em linha com a "boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rm 12:2).

A Bíblia diz: "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça, que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Rm 12:1-3). E eu digo: Amém Senhor Jesus!
https://youtu.be/zAVm7Sk5f5w?list=RDzAVm7Sk5f5w

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Alertas divinos


Nos dias que vivemos, alguns alerta s bíblicos devem ser considerados... Este é um deles: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (1Tm 4:16). E este é outro: "se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro" (2Pd 2:19-20). Neste mundo perverso, devemos cuidar melhor de nossa vida espiritual. Vigiemos!

Aos seus discípulos, Jesus assim advertiu: "Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo" (Mat 24:10-13). E ao anjo da igreja ele diz: "Tenho contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te... quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres" (Apo 2:4-5). Maranata.

No deserto, "todos comeram dum mesmo manjar espiritual, E beberam todos duma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram... E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes... Ora tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia." (1Co 10:3-12). Amém Senhor.

Há canções que nunca deveriam ser esquecidas... Esta é uma delas!
https://youtu.be/a2U80TkO9c4?list=RDa2U80TkO9c4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Senhor de tudo


Estive a pensar no grande privilégio de crer no Deus vivo e eterno... Deus de Enoque, Noé e Moisés; Deus de Abraão, Isaque e Jacó; Deus dos reis, sacerdotes e profetas; Deus dos apóstolos, evangelistas e pastores... O que mais preciso dizer? Se por Jesus somos salvos, e pela Palavra, iluminados; e pelo Espírito, guiados; e pela fé, guardados em toda a Verdade. Somos de Deus! Amém.

Me sinto seguro no que creio... Creio no Deus vivo que tudo criou... Sim, "O Senhor fez todas as cousas para os seus próprios fins, e até ao ímpio para o dia do mal" (Pv 16:4). E naquilo que digo, tenho a meu favor, os dois lados da mesma eterna Palavra: Jesus, a Palavra viva, "o Verbo se fez carne, e habitou entre nós" (Jo 1:14); e a Bíblia, a Palavra escrita, "a palavra da verdade" (2Tm 2:15).

Enfim, todo aquele que crê no que eu creio, estará trilhando o caminho do céu, com as mesmas bênçãos que eu tenho. Jesus veio "dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho" (Mc 1:15). Crer em Jesus Cristo é cultivar "a fé, a esperança e o amor." (1Co 13:13); e viver uma vida abençoada na terra e eternizada no céu. Glória a Deus!

Ao ouvir de Jesus que seu irmão ressuscitaria, Marta lhe respondeu: "Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo." (Jo 11:23-27). Amém. https://youtu.be/0EoirDVtAto?list=RD0EoirDVtAto

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Bênção de Cristo


Na escura madrugada, busquei a face do Senhor e me humilhei sob seus pés... A Bíblia diz que "o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado." (Mt 23:12). Ao abrir os meus olhos, contemplei o amanhecer, claro e tranquilo... Meu Senhor! Que bênção maravilhosa! Pois, em qualquer situação, ó Senhor, o lugar mais alto na terra é estar prostrado aos teus pés.

Na história humana, todos os que se prostraram aos pés do Senhor - sinceramente rendidos e quebrantados, sempre se ergueram com luz nos olhos e paz na mente... A Palavra diz que "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." (Is 26:3). Que bênção Jesus! E em toda e qualquer situação, estar aos teus pés é sim, o melhor lugar do mundo.

Minha vida encontrou rumo e sentido, des'que me entregue ao Senhor Jesus... De coração. A Bíblia assim nos declara: "Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." (Sl 37:4,5). Enfim... Talvez eu não tenha tudo aquilo que desejo; porém, eu posso declarar já que tenho tudo que preciso. Amém Senhor Jesus.

A Bíbia diz: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu: livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra" (Salmo 34:4-8). Amém Jesus. https://youtu.be/dxQzsbztA8o?list=RDdxQzsbztA8o

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 7 de setembro de 2025

Amar ou deixar


Ao falar sobre Jesus, devo parafrasear uma frase cunhada nos anos setenta: "ame-o ou deixe-o." Disse Jesus: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (Jo 14:21). E assim adverte: "Quem me não ama não guarda as minhas palavras" (Jo 14:24). Ó meu Senhor Jesus!

A Bíblia declara que "se o negarmos, também ele nos negará" (2Tm 2:12). Ao ser abandonado por muitos, indagou Jesus aos que ficaram: "Quereis vós também retirar-vos?" Ao que Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." (Jo 6:67-68). Logo, estar em Jesus é o mesmo que perseverar firme em sua fé. Que bênção, meu Senhor Jesus!

Sobre o amor que lhe é devido, disse Jesus: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama" (Jo 14:21). E também nos adverte: "qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus" (Mt 10:32-33). Jesus!

Na Bíblia diz Paulo: "tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; se formos infiéis, ele permanece fiel: não pode negar-se a si mesmo" (2Tm 2:10-13). https://youtu.be/8rqY_syLN9Y?list=RD8rqY_syLN9Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 6 de setembro de 2025

O dom supremo


Do início ao fim, a Palavra de Deus ilumina o amor de Deus. E ao falar deste amor, podemos considerar que o amor de Deus lança luz que se reflete em nós, e através de nós, e cujo reflexo segue em duas direções distintas, e interligadas, que são: o amor a Deus e o amor ao próximo. No amor que é devido a Deus - Fonte do amor que nos admite e nos salva (1Jo 4:8), somos instados a ama-lo acima de tudo e de todos (Mt 22:37). E no amor ao próximo - fruto do amor de Deus, somos instados a ama-lo como a nós mesmos (Mt 22:39). O Senhor Jesus nos diz que a Palavra e sua prática está na dependência destes dois mandamentos. Amém Senhor!

a doutrina bíblica, depreendemos que - na relação entre o amor divino e o amor humano, o amor a Deus é causa e o amor ao próximo é efeito. Pois, está escrito que "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (1Jo 4:20). E esta assertiva nos autoriza a dizer que amar ao próximo é mandamento tão essencial, como amar a Deus (1Jo4:21). Sem esquecer que o amor a Deus está acima do amor ao próximo, sendo este dependente daquele. Enfim, "Nós o amamos, porque ele nos amou primeiro." (1Jo 4:19). Que maravilha! Aleluia!

Na relação conflituosa de Jesus com os fariseus e saduceus, estes sempre traziam questões capciosas: "os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar; E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas" (Mateus 22:34-40). O bendito amor de Jesus.

Esta canção declara, com verdade, que o amor é o dom supremo:
https://youtu.be/xGh0IZqzsSc?list=RDxGh0IZqzsSc

Cordialmente;
Bispo Calegari


sexta-feira, 5 de setembro de 2025

O final em curso


Ao pensar no estado geral do mundo, não há como não sentir o efeito do mal que o domina... Já dizia o grupo Rebanhão, em uma de suas canções: "é faca com faca; é bala com bala; metraladora e canhões..." Ela resume o clima de ódio e violência crescente mundo. A Bíblia diz: "Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo." (Ap 12:12). Que o Senhor Jesus nos guarde.

Nos dias anteriores ao dilúvio, "viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." (Gn 6:5). E isto derramou aguaceiro no mundo. Porém, o estado atual do mundo, está mais para Sodoma; e o fogo divino calcinou sua loucura... A progressão do mal no mundo, já ultrapassou a loucura de Sodoma. Ó meu Senhor! Livra-nos deste mal.

Enfim, a Bíblia declara que "o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há, se queimarão." (2Pd 3:10). Segundo meu entendimento, o fim previsto - como muitos pensam, não está tão longe. Antes do dia do juízo, se dará o dia do arrebatamento... Sejamos como as vírgens prudentes (Mt 25:6-10). Vem Senhor Jesus! Maranata.

A Bíblia diz que Deus "não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; ...não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se... Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2Pd 3:9-13). https://youtu.be/5-UHfUMarQk?list=RD5-UHfUMarQk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Oração é sempre


Na vida do crente - seja ele convertido ou apenas convencido, o ato de orar deveria ser princípio, meio e fim de qualquer dia... Para nosso mal, isto nem sempre acontece. Porque mesmo atividades necessárias e lícitas deveriam ficar em segundo plano; pois, a oração deve ocorrer antes de tudo. Senão, vejamos: Por que orar antes do alimento? Por que orar antes de viajar? Sei que muitos, nem isto fazem... O Senhor vê com desagrado, quando priorizamos certas coisas, mesmo lícitas, em detrimento de estar aos seus pés. Foi este sentimento que o levou a repreender Marta. Pois, estar aos seus pés e a boa parte (Lc 10:41-42). Amém.

Sei que não sou melhor exemplo de oração... Melhor exemplo é e sempre será Daniel que - diante das janelas abertas de seu quarto, "três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus" (Dn 6:10). Lamento muito não ser como aquele grande homem de Deus... Estou convencido que sua exemplar vida de oração o livrou das garras dos leões e de muitos outros infortúnios. Nesta madrugada, ao me levantar e me prostrar em oração, senti em meu íntimo que não há melhor modo de lidar com os problemas e agruras da vida. Enfim, seja qual for a situação, orar é o melhor meio de a enfrentar. Aleluia!

Jesus contou aos discípulos:
 "uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia nem respeitava o homem. Havia também naquela mesma cidade uma certa viúva, e ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" (Lucas 18:1-8).
Então, devemos orar sempre!

Esta canção ensina que, para lidar com lutas, de joelho é melhor.
https://youtu.be/LKry4XeOhjc?list=RDLKry4XeOhjc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Andar com Jesus


Estou a pensar... Aquele que anda no Caminho que é Jesus (Jo 14:6) e que nele se sente seguro e obediente a voz do Senhor, pode caminhar, mesmo em meio a densas trevas, sem perder o rumo; e pode, mesmo sentido medo, dar alguns passos sobre as águas (como fez Pedro) sem risco de se afogar (Mat 14:28-29). Pois Jesus é nossa Luz no caminho e Ponte sobre as águas.

Estou a pensar... Aquele que combate firmado no Senhor, andando em seus caminhos, não precisa de apetrechos de combate; como fez Davi, ao usar uma simples funda - que era o seu equipamento de trabalho, e uma pedrinha, venceu o poderoso Golias. Pois, disse ao gigante: "eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel." (1 Sam 17:45).

O mundo, no qual vivemos, é tão tóxico e ardiloso que alguns chegam a dizer que viver "não é para amadores." Na verdade, o viver no mundo exige formação - primeiro, no seio da própria família; depois, no banco de uma boa escola; e também, no banco de uma boa igreja cristã. E se me dizem que viver não é para amadores; respondo que viver é para amados de Jesus.

Disse Pedro a Jesus: "Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me" (Mt 14:28-31). Então, Jesus o segurou. https://youtu.be/DUafkxDGjn0?list=RDDUafkxDGjn0

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

A eterna Verdade


Neste mundo, em meio a tantas coisas ditas e repetidas, é preciso entender que a Bíblia não é tão somente um livro iluminado e aceito por Deus; ela é a Palavra de Deus lavrada em pedra, escrita em pergaminhos, impressa em tinta e papel... Glória a Deus! E se tivermos alguma dúvida a este respeito; é só examinar a exatidão de suas profecias, a perfeição de suas leis, a leveza de seus ensinos, a nobreza de sua doutrina... Tudo isto, somado ao tempo transcorrido entre o seu primeiro, e o seu último livro, e a unidade de seus inspirados escritores. Desde os tempos remotos, homens e mulheres foram, por ela, guiados... Muitos, por ela, deram sua vida - de Noé a Abraão, de Moisés a Davi, de Elias a Daniel... De Adão a Jesus. Meu Senhor! Tanto amor envolvido! Tanta riqueza em um livro... Este livro não podia ser outro! Sem dúvida alguma, a Bíblia - do começo ao fim da história, é o livro mais lido em todo o mundo, em todas as línguas e culturas... Nenhum outro a ele se compara! A Bíblia é a Verdade impressa. Aleluia!

A Bíblia é tida como o Livro dos livros, com registro fidedigno do começo (Gênesis) e do fim de tudo (Apocalipse). A Bíblia é espelho que revela o que somos e o que devemos ser. Ela revela por Quem (Deus), do que (do pó), por que e para que fomos feitos (para sua glória). Viemos do pó, e ao pó retornaremos. Mas, isto não é o fim de nossa curta existência física e história de vida! Pois, ainda que do barro tenhamos sido formados do pó, o sopro que nos trouxe à vida foi divino. Somos obra do Criador de tudo que existe! E Deus não nos vê apenas como criaturas, obra de suas mãos e sopro de seus lábios; ele nos fez para sermos como os anjos e nos quer como seus filhos; para tornar isto possível, ele enviou seu Filho ao mundo, Jesus - Senhor do céu e da terra (Mat 28:18). Enfim, se a Bíblia é a Verdade impressa, Jesus é a Verdade em forma de gente! Pois, "o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:14). Amém.

Ao ler a Bíblia, encontramos esta solene advertência: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, mas rega a terra, e a faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." (Isaías 55:6-11). Assim é a Bíblia, bendita Palavra de Deus, eterna e verdadeira! Louvado seja Deus!

Quem ama a Deus, ama Jesus; e quem ama a Jesus, ama a Bíblia.
https://youtu.be/gZcqD_I9IMI?list=RDgZcqD_I9IMI

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 31 de agosto de 2025

O meu descanso


Ao longo de minha vida, fui percebendo que - bem melhor que entender as coisas que acontecem, o bom mesmo é descansar no Senhor... É bênção purinha! Pois, ainda que não saibamos com exatidão, as coisas que nos acontecem; "porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos" (1Co 13:9); importante mesmo é saber que Deus sempre sabe o que faz. Isto é suficiente.

Existem muitas canções cristãs que falam sobre descansar em Deus (uma das que mais gosto postei no fim da mensagem); e, nem sempre, delas tiramos proveito. Pois, a bem da verdade, descansar em Deus é uma questão de ter fé e confiança. Então, precisamos treinar nosso espírito a esperar em Deus e nele descansar; podemos a isto chamar de condicionamento espiritual. É bênção!

Sobre descansar em Deus, diz a Bíblia: "desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera." (Is 64:4). Jesus assim nos convida: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei ...encontrareis descanso para as vossas almas" (Mt 11:28-29). Amém.

A Bíblia ordena: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia." (Salmo 37:3-6). https://youtu.be/W16PBAeZhS0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 30 de agosto de 2025

Razão para orar


Em fria manhã petropolitana, estive orando e intercedendo... Noé orou na arca da aliança, Abraão orou fora da tenda, Moisés orou no monte, Davi orou na caverna, Daniel orou no quarto, Jonas orou no ventre do grande peixe, Paulo orou no porão do navio... Temos razão para orar. No mundo inteiro, em todos os momentos, há sempre alguém orando. Tantos crentes orando ao mesmo tempo... Eu entre eles.

Ao orar, intercedi por quase tudo e quase todos (alguns nomes em especial) consciente que "a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido agravado, para não poder ouvir." (Is 59:1). Há tantas razões para orarmos: "...pelos que choram; ...pelos mansos; ...pelos que têm fome e sede de justiça; ...pelos que sofrem perseguição por causa da justiça" (Mt 5:4-10). Orar, sempre.

Na verdade, lemos na Bíblia que a oração de Elias fez descer fogo do céu e chover sobre a terra seca (1Rs 18:36-38;42-44); e a oração de Daniel o livrou da boca dos leões (Dn 6:10-11;22-23). Enfim, em meio as orações no Getsêmani, Jesus assim ordenou aos seus discípulos: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26:41). Devemos orar.

A Bíblia nos manda fazer "orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" (1Tm 2:1-4). Orar nunca é demais.

Entre as canções sobre oração, esta é um clássico que se destaca:
https://youtu.be/hFnO-nLajNk?list=RDhFnO-nLajNk

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

A triste solidão


Todo cristão - ainda que algumas vezes se sinto só, está rodeado de uma legião de amigos... Isto é um fato! E quando seus amigos mais chegados não estiverem tão próximos, ele deve se lembrar que Jesus disse aos seus discípulos mais chegados: "sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só, mas não estou só, porque o Pai está comigo" (João 16:32). Amém.

O cristão precisa entender que solidão é sentimento; razão pela qual, podemos sentir solidão; e até mesmo, quando cercado de amigos a nossa volta... Solidão é sentimento. E não devemos ser movidos pelos nossos sentimentos; e sim, por promessas de Jesus. Pois ele mesmo nos diz: "eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." (Mat 28:20). Amém.

Enfim, não são poucas vezes que nos sentimos só. Em ocasiões assim, ao invés de olhar o vazio imaginário, devemos olhar as estrelas no céu... Que bem isto me faz! Jesus diz: "quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima." (Luc 21:28). Devemos incluir entre "estas coisas" a triste solidão. Amém.

No caminho para Emaús, dois discípulos seguiam "E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem" (Luc 24:14-16). Amém. https://youtu.be/CJG3Jsywcl4?list=RDCJG3Jsywcl4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Os meus 80 anos


Neste dia marcante, após percorrer a linha do tempo e chegar aos meus 80 anos - o ponto entre envelhecimento progressivo e cansaço enfadonho (salmo 90:10) posso declarar que me sinto preparado. Porque, desde os 19 anos tenho seguido o Senhor Jesus... Como diz uma antiga canção (em minha juventude a cantei muitas vezes) "Jesus Cristo mudou meu viver..." Que graça maravilhosa! Por ela eu fui salvo e perdoado, e recebi de Jesus, casa e família; tenho tudo que preciso pra viver. Sei que não acertei em tudo que fiz; porém sua obra em mim, me ensinou a valorizar tudo que dele recebi, ao longo de minha vida. Obrigado Jesus!

Neste ano dos meus 80 anos, se comemora centenário de nascimento do saudoso Bispo Gessé Teixeira de Carvalho... Como não pensar na grandeza moral e espiritual desse homem de Deus... Deixou marcas exemplares aos que com ele conviveram. Nelas, eu procurei me espelhar, para saber como lidar com provocações e adversidades... Com a sua vida e testemunho procurei aprender, o mais que pude. Pois nesta vida, todos aprendem com todos, e com tudo, e todos nós aprendemos com Jesus que disse: "aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mt 11:29). Que bênção Jesus!

A Bíblia diz que "Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado pois o Senhor o sustém com a sua mão. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. Compadece-se sempre, e empresta, e a sua descendência é abençoada. Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a descendência dos ímpios será desarraigada" (Sl 37:23-28). Senhor, guia os meus passos. Amém Jesus.

Enfim, cheguei aos meus 80 anos. Obrigado Senhor Jesus, por minha vida!
https://youtu.be/DwEfAUrKafE?list=RDDwEfAUrKafE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Vaso restaurado


Há dias em que o choro não pode ser contido... Hoje foi um desses dias. Obrigado Senhor! Por podermos ver e entender nosso nível de dependência de ti; e por saber que, ainda que nos esforcemos, nunca o nivelamos inteiramente. Somos vaso enfraquecido, as vezes com pequenas rachaduras; pelas quais, a água nele contida a se esvair, sem que nos demos conta... Assim somos nós.

Ainda bem que - assim como água que se esvai em um vaso trincado; assim também, as lágrimas correm soltas, sem poderem ser contidas, em um coração quebrantado... Obrigado Jesus! Pois, tanto nos amas que nos suportas, nos comoves, nos ajudas a entender este processo. Entre riso e pranto, guerra e paz, trabalho e descanso; assim vamos nós teus servos... Amém. Que bênção Senhor!

Ao pensar em vasos rachados, cujas águas estão se perdendo, longa ou rapidamente (a depender do tipo de rachadura) me lembrei dum antigo cântigo que diz: "Enche-me, Espírito; mais que cheio quero estar; eu menor de seus vasos, posso muito transbordar." O crente, ao se sentir vasio e sedento, tem de Jesus este convite: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba" (João 7:37). Amém Senhor.

Estando junto ao poço de Betesda, e falando à mulher samaritana, "Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte d’água que salte para a vida eterna." (Jo 4:13-14). Amém Jesus. https://youtu.be/NCQQcyYfM_0?list=RDNCQQcyYfM_0

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Oremos bem mais


Tenho sentido que, os dias em que as lutas aumentam de volume; também, são grandes as chances das orações diminuirem seu ritmo e intensidade... Deveria ser o contrário. Então, precisamos rever o nosso modo de lidar com nossas lutas. Porque famosa frase atribuida a Billy Graham conceitua que "muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder." É muito importante!

Em nosso viver diário, quanto maiores forem as lutas, e maiores os desafios, é quando mais poder precisamos buscar, para os enfrentar. É razoável pensar que o momento que antecedeu a tentação sofrida por Eva, e o assédio sofrido por Adão, tenha sido o momento que menos oraram... Na verdade, grandes tentações exigem profundas orações. Nunca é demasiado, orar um pouco mais. Amém, Senhor.

Em nosso viver cristão, os momentos que sucedem nossas grandes conquistas, e celebrações, e vitórias, são os momentos mais propícios ao adversário, para nos assediar... "Você é bom!" & "você é vencedor!" & "você é demais!" são as frases mais ouvidas em nosso íntimo e nos ouvidos - tanto por Satã, como pelo ego inflado de vaidade... Senhor, não nos deixe cair em tentação, livra-nos do mal. Que assim seja.

Horas antes de ser preso, Jesus "prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:39-41). https://youtu.be/gkxrmg7VB5k?list=RDgkxrmg7VB5k

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Somos de Jesus


Nesta manhã, depositei aos pés do Senhor, meus medos, preocupações e incertezas... Não devo carrega-los comigo! Na cruz Jesus os levou, antes que eu me desse conta... Ele me amou e deu sua vida por mim. Claro que Jesus deu sua vida por todos! Porém, falo por mim mesmo... Tenho razões sobradas, para fazer o que faço e dizer o que digo! Amém, Jesus me amou e me salvou.

Nesta manhã, como alguém sentado no chão, a espalhar fotos ao seu redor; estive a espalhar minhas lembranças - as boas e as ruíns, aos pés do Senhor. Como diz a antiga canção, "não há dor que seja sem divino fim;" ela também diz que "os espinhos tantos que nos vêm sangrar, são remédios santos para nos curar..." Ó meu Jesus! Sou grato ao Senhor por este meu entendimento. Amém,

Na verdade, Senhor Jesus, hoje posso entender que nem mesmo eu sou meu, pois tudo é teu (meus males inclusos). Pois, os meus pecados e dores foram lançados sobre ti. Então, o peso da cruz que estava sobre os teus ombros, se somou ao peso de minhas dores e preocupações agravando tua agonia... Enfim, se tua dor me alivia; ela também me constrange... Amém Jesus, sou teu.

A Bíblia diz que Jesus "tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53:4,5). https://youtu.be/IQdlC-CyOkM?list=RDIQdlC-CyOkM

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 24 de agosto de 2025

O arrebatamento


Os que examinam a Bíblia, sabem viver os últimos dias... Soam alarmes proféticos e o mal avança, até o seu ponto culminante "cujo dia virá no tempo da extrema maldade." (Ez 21:29). Em meio aos dias que vivemos, a Igreja será arrebatada. Dia e a hora, não sabemos; mas, sabemos que "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados" (1Co 15:52). Então, "seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1Ts 4:17). Que bênção, Senhor!

A profetisa Débora, assim profetizou, orando ao Senhor, que "os que o amam sejam como o sol quando sai na sua força." (Jz 5:31). E o arrebatamento que esperamos, cumprirá esta profecia do profeta Isaías: "Perece o justo e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são retirados, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal." (Is 57:1). Enfim, até podemos discordar em alguns pontos; porém, temos esta promessa feita por Jesus: "virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (Jo 14:3). Maranata! "Ora vem, Senhor Jesus" (Apo 22:20). Amém.

Está Escrito:
"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." (1 Tes 4:13-18).
Amém Jesus!

No grande Dia do Senhor, os salvos serão arrebatados. Maranata!
https://youtu.be/zHQixzN2ihc?list=RDzHQixzN2ihc

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 23 de agosto de 2025

Vida abençoada


Tenho comigo que não preciso conhecer todos os mistérios, nem todas as ciências, nem todos os lugares; para viver, preciso de coisas simples... Água para beber, pão para comer, ar para respirar... Ah, sem esquecer que preciso de Jesus para viver. Pois "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam" (Jo 1:4,5). Jesus é tudo.

Ao pensar na vastidão do espaço sideral, me sinto bem menor que uma partícula de pó em suspensão... Se me sinto um nada, Jesus é Tudo. E Jesus no nada, transforma o nada em Tudo! E esta é a razão de Paulo declarar: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gl 2:20). E Paulo nos diz que viver "é Cristo em vós, esperança da glória" (Cl 1:27). Amém.

Na verdade, milagre de viver se resume em nascer e depois... Renascer! Nascer da vida e renascer da morte. Jesus disse "que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto." (Jo 12:24). Ele disse isto pensando em si mesmo; e prensando em nós, disse ele: "aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (Jo 3:3). Meu Jesus, que bênção!

Esta palavra me inspira: "Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." (Filipenses 1:20-21). Amém. https://youtu.be/dw5a65AOgTw?list=RDdw5a65AOgTw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Os problemas


Aos que têm problemas de insônia, aqui vai uma receita: Sempre que durante a madrugada, sentir que o sono não chega; ao invés de contar carneirinhos imaginários, conte ao Senhor os seus problemas. Ou seja: não fique a rolar na cama; fique de joelhos em oração! Acordaremos bem dispostos se mantivermos, de madrugada, um fio de oração... O fio de oração é um bom condutor do fio de esperança... Hoje mesmo, isto aconteceu comigo! Virei de um lado para outro e o sono não veio; logo, orei ao Senhor e lhe contei os meus motivos de preocupação; depois, pela vidraça da janela e já sonolento, contemplei as estrelas.

Como diz uma antiga canção do saudoso Jair Pires (do antigo dueto Jair & Hosana) "neste mundo todo mundo tem problema." Então, se não podemos resolve-los, não devemos permitir que eles interfiram em nosso dia-a-dia. Portanto, seja noite, seja dia, o melhor a ser feito é leva-los à Deus em oração. Na verdade, a vida será sempre melhor, para os que sempre oram. A oração, quando não resolve de imediato os problemas de uma família cristã, posso garantir que lhe dará sustentação. Enfim, se orando sofremos com lutas e provações; se nós não orássemos, a situação seria bem pior. Pois oração confere poder aos que a praticam. Amém.

Creia neste testemunho do salmista: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu: livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que o temem. ...Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias." (Salmo 34:4-17). Pois orar nunca é demais... Amém Senhor!

Este é o hino que citei na mensagem acima... Louvado seja Deus!
https://youtu.be/V7133mBa6hE?list=RDV7133mBa6hE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Deus sempiterno


Estou a pensar na Palavra de Deus... Ela diz que "No princípio criou Deus os céus e a terra." (Gn 1:1). E também diz que "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (Jo 1:1-3). Assim, em toda a criação, Pai e Filho se conjugam. Aleluia! Senhor Jesus!

Sobre o Filho, assim diz o Pai: "Este é o meu amado Filho; a ele ouvi" (Lc 9:35). E sobre o Pai, diz o Filho: "Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? quem me vê a mim vê o Pai: e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (Jo 14:9). E sobre sua unidade com o Pai, assim falou Jesus: "Eu e o Pai somos um" (Jo 10:30). Pois "Deus estava em Cristo" (2Co 5:19). Jesus!

Sobre o Espírito Santo, ele procede do Pai e é enviado pelo Filho... Assim falou Jesus: "quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim." (Jo 15:26). Enfim, o Pai enviou o Filho (Jo 3:16); o Filho enviou o Espírito (Jo 15:26); o Espírito glorifica o Filho (Jo 16:14); e os três são UM (Mt 28:20). Amém.

Este texto une os três: "aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." (Jo 16:13-15). amém. https://youtu.be/fE0JVkEMz3w?list=RDod62qpC9sb4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

A minha família



Em dias tão hostís, contra a família como instituição sagrada e base da sociedade humana, precisamos aprender com a Bíblia, sobre o modo certo de com ela lidar. Pois, família não é fruto do acaso; ela é projeto de Deus para o ser humano; por ele criado para povoar, organizar e governar a terra. No plano divino, ela é tão importante que a queda, ainda que a tenha maculado, não a invalidou. Então, o diabo que é o provocador da queda humana; o qual é o ladrão que "não vem senão a roubar, a matar, e a destruir" (Jo 10:10); procura por todos meios (até projetos alternativos de família) desfigura-la, até a destruir.

No início de minha conversão, pude aprender que antes que Deus formasse povos, nações e governos, ele formou a família. Na verdade, segundo a mais elevada definição desta organização social: "A família é a célula mater da sociedade." Para o bem de toda a humanidade, Israel e Igreja são guardiães de sua origem, e sua história, e suas mais nobres tradições. Portanto, se um judeu ou um cristão, atenta contra os seus princípios e valores; está profanando o projeto divino para povoar e abençoar o mundo. Enfim, segundo a Palavra de Deus, devemos amar nossa família, a modelando para que o mundo seja melhor.

A Bíblia diz que "se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família negou a fé, e é pior do que o infiel." (1 Tim 5:8). E também diz que "se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?" (1 Tim 3:5). Enfim, temos este mandamento: "Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo." (Col 3:18-21). Amém Senhor.

Como canta Régis Danese, a minha família é bênção do Senhor:
https://youtu.be/WbhRe3ObiOc?list=RDWbhRe3ObiOc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 19 de agosto de 2025

O que virá depois


Estou a pensar... Vivemos na vigência dos quatro cavaleiros do Apocalipse (Apo 6:1-8). Ou seja: A crescente manifestação do Anticristo (faltando tão somente a sua coroação) e o mundo assombrado pelo espectro da guerra, da peste, da fome... Ó meu Salvador Jesus! Somente a tua graça em nossa vida, e a presença do teu Espírito em nós, para nos sustentar firmes na fé, nestes terríveis dias.

A Bíblia nos diz "que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos." E que nesses últimos dias "haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos" (2Tim 3:1-2). Meu Deus! São os homens amantes de si mesmos que semeiam os males trazidos pelos cavaleiros do inferno. É só ouvirmos as notícias e darmos uma olhada ao redor... Os dias são maus.

Ao se referir aos dias que hoje vivemos, o Senhor Jesus assim falou: "se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mat 24:22). Pois é, amados irmãos; guerra, peste e fome são meios que o Anticristo usa, para enfernizar o mundo... Os judeus e os cristãos, de antemão, sabem o que virá depois.

Este é o tempo dos "ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (2 Tim 3:1-5). Meu Jesus! Amém. https://youtu.be/PiyMYcLsOr8?list=RDPiyMYcLsOr8

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Orar é essencial



Todos aqueles que oram e adoram, em espírito e em verdade, sabem que nestes dias, tudo (até mesmo as atividades simples) conspira para que oremos menos... Meu Jesus! Que neste tempo, a tua graça esteja sempre sobre nós; e que a tua boa mão se mantenha sobre todo aquele que procura manter o seu lugar de oração sempre aquecido; sendo perseverante na sua fé, e na esperança, e no amor. Amém Jesus.

Neste tempo, as barreiras e "oposições da falsamente chamada ciência" (1Tim 6:20) são tão dissimuladas e persuasivas, que muitos crentes, e até mesmo bons obreiros cristãos, vão se deixando enredar pela mesma. Então, em um ambiente tão tóxico, uma das primeiras vítimas desta persuasão é a prática da oração. Ó meu "Senhor, ensina-nos a orar" (Luc 11:1) pois precisamos aprender. Amém.

O nosso adversário é "o acusador de nossos irmãos" (Apo 12:10). O diabo - conhecedor que é da Escritura, não se incomoda com o nosso conhecimento bíblico; pois, prefere influenciar a nossa interpretação. Ele fez isto, com Eva, ao dizer: "É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" (Gên 3:1). Enfim, ao lançar dúvida sobre a Palavra de Deus, causou a Queda. Oremos.

No jardim Jesus se prostrou e orou "dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: ...nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mat 26:39-41). Amém Jesus.

Naquele abençoado jardim, o Senhor Jesus selou sua eterna vitória.
https://youtu.be/__uW3vHCiRA?list=RD__uW3vHCiRA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar