sábado, 2 de agosto de 2025

De joelho é melhor


No dia de ontem, até orar foi difícil. Hoje, o caminho para orar - ainda difícil, foi menos penoso... Como diz antigo ditado, "nada como um dia após o outro." E a Bíblia nos diz que o nosso Deus é misericordioso; e "as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã" (Lam 3:22-23). Que maravilha! Então, com as misericórdias renovadas e as forças melhoradas, fui ao lugar de oração em melhores condições. Porque sob o manto da oração, me sinto fortalecido, e protegido, e distante do perigo de cair... Ou, melhor dizendo, se eu tiver que cair, prefiro cair de joelhos. Pois como diz uma antiga canção, "de joelho é melhor."

Em nosso viver, devemos orar no dia-a-dia para nos mantermos de pé... Como diz outro antigo ditado: "para cair basta estar de pé." E a Palavra de Deus nos adverte que "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia" (1Co 10:12). E, se tivermos que cair, que caiamos de joelhos; pois, os que caem de joelhos em oração; geralmente, caem para dentro da igreja e não para fora dela. Portanto, aqueles que vemos cair para fora da igreja - se perdendo no caminho dos pecadores, é porque, bem antes disto, deixaram de cair prostrados, em oração, aos pés do Senhor. Enfim... Dobremos os nossos joelhos, enquanto ainda há tempo para orar.

Assim nos convida a Palavra de Deus: "Vinde, cantemos ao Senhor; jubilemos à rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos. Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca. Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações" (Salmo 95:1-8). Amém.

Realmente... É na oração. Que maravilha!
https://youtu.be/u1PYBxCRW80

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Aflições no mundo


Vivemos um tempo sombrio, em nada diferente do passado. Pedro exorta os crentes de seu tempo dizendo: "não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis" (1Ped 4:12-13). Sempre alegres em Jesus.

Neste tempo, o importante é saber os porquês... A Bíblia diz: "Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios" (1Ped 4:15). Amém.

A Palavra de Deus assim nos diz: "se Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus." (1Ped 4:1-2). Enfim... Sigamos perseverantes e firmados na fé, nos passos de Jesus.

Disse Paulo: "ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira" (Atos 20:22-24). Amém Senhor. https://youtu.be/4Vfo-zTP16I

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Melhor esperar


Vivemos num mundo, em que muitos são "estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo." (Efé 2:12). Este tem sido grande desafio às Igrejas, com suas secretarias e juntas de missões; e isto, sem contar as agências missionárias autônomas que atuam em vários países. Porém, não é preciso ir tão longe, para confirmar este fato; basta olhar o nosso bairro, para encontrar os que vivem sem esperança e sem Deus no mundo. Diante de um mundo assim, o antigo servo falou: "Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá." (Miq 7:7). Que maravilha Senhor!

A Palavra de Deus nos diz que "Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." (Lam 3:26). Amém! Assim viveram os crentes do passado. Eles viviam em consonância com esta exortação de Davi: "Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor." (Sal 27:14). E assim devem viver os cristãos. Pois, "os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isa 40:31). Enfim, conforme a canção no link abaixo: "É melhor esperar em Deus, é melhor esperar no Senhor." Amém Jesus!

Ouça a Palavra de Deus: "A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele. Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta. Pois o Senhor não rejeitará para sempre. Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias." (Lam 3:24-32). Amém.

Esta canção, em seu tempo, me ajudou bastante:
https://youtu.be/ZwFzxWxKiCc?list=RDZwFzxWxKiCc

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 30 de julho de 2025

O cair da graça


Estive a pensar... Tão triste é ver um cristão se deixar enredar por falsas narrativas, até se enfraquecer espiritualmente caindo da graça. Paulo, ao ver crentes gálatas serem persuadidos pelos judaizantes, lhes disse: "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído" (Gál 5:4). Existem outros tipos de queda, bem mais piores. Meu Salvador Jesus! Misericórdia!

Causa tristeza ver crentes, outrora fervorosos, serem presos pelas garras do pecado, vítimas de seus desejos impuros. A Bíblia diz que "Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si" (Rm 1:24) porque "os abandonou às paixões infames" (Rm 1:26). Nunca é tarde para voltar ao lugar de onde caiu. Amém.

Na verdade, até mesmo o cristão em pior estado, pode voltar aos braços do Senhor e recuperar a sua vida com Deus. Pois "assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; ...E arrebatar-te-ei da mão dos malignos, e livrar-te-ei da mão dos fortes." (Jer 15:19,21). Enfim, nosso Senhor Jesus levanta os caídos.

A Bíblia diz: "vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chamou." (Gál 5:4-8). https://youtu.be/ENIVCz8Il6E?list=RDENIVCz8Il6E

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 29 de julho de 2025

A santificação


Nesta fria manhã, com a chuva descendo e a oração subindo, o meu espírito se posicionou... Devo manter a minha mente limpa, e meu coração puro, e a minha alma lavada. Para isto, preciso lavar a minha alma no sangue de Jesus, e proteger a minha mente de pensamentos imundos, e blindar o meu coração de sentimentos impuros... Simples assim. Ao olhar o mundo, pelas janelas da alma (meus olhos) devo fazer como Daniel: mante-las abertas para Jerusalém (Dn 6:10) - a terrena e a celeste. Pois, se este for meu foco visual, maus pensamentos e sentimentos já não terão lugar em minha vida.

Se o cristão não se cuidar, as janelas abertas para o mundo eivado de conceitos enganosos e atitudes pornográficas, contaminará seu homem interior, até o destruir completamente. E se isto acontecer, demônios antes retirados retornam, trazendo outros ainda piores, e o corpo do pecado reassume a sua antiga forma; então, vai pôr a perder tudo que Jesus fez por ele, com o custo de sua própria vida na cruz. "Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados" (Hb 10:26). Enfim... Por tão pouco, eternidade perdida.

A Bíblia assim nos adverte: "Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições. ...Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá pela fé; e, se alguém se retirar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição" (Hebreus 10:32,35-39). Amém.

Esta linda canção, muito me alertou, ajudou e motivou:
https://youtu.be/8rqY_syLN9Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Confia em Jesus


Penso em certos crentes desconfiados... Desconfiam de tudo! Da família, dos amigos, até das promessas do Senhor. Sei que há amigos que falham, e famílias que abalam a confiança de seus componentes; e a própria Bíblia indica que nem sempre, os familiares e amigos farão jus à nossa confiança; porém, Jesus manteve sua confiança em Pedro, mesmo tendo por ele sido negado.

Na verdade a Bíblia nos adverte dizendo: "Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação." (Sal 146:3). Porém, segundo penso, isto parece ter relação com confiança cega e irrestrita; aquela que crê em promessas de quem não as pode cumprir, e que espera salvação vinda de homens... Promessas fidedignas e salvação eterna, só temos em Jesus.

Enfim, não devemos confiar cegamente nas pessoas; todavia, não podemos viver desconfiados de tudo e de todos. O homem, por mais sinceras que sejam suas promessas, podem ser impedidos de as cumprir - seja por má fé, seja por problemas outros. Porém, o Senhor Jesus é fiel cumpridor de promessas! Isto, se nos mantivermos firmes em nossa confiança nele. Glória ao Senhor!

Está escrito: "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor." (Jer 17:5-7). Amém.

Esta linda canção indica, com precisão, em quem eu preciso crer:
https://youtu.be/s74NutG8K5c?list=RDs74NutG8K5c

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 27 de julho de 2025

Real felicidade


No reino dos homens, não existe felicidade plena (a grande maioria, sobre ela, nada sabe); vivem marcados por medos e tragédias... O rico com medo de empobrecer; o pobre com medo de se perder; e quem se sente com boa saúde, com medo de adoecer. No reino dos homens, assim tem sido a vida da grande maioria: Aquele que tem deseja sempre mais e mais; quem pouco tem, teme ver o seu pouco se transformar em nada (conheço muita gente assim). Muitos são os que vivem, como quem busca o seu pote de ouro na ponta do arco-iris, procuram a felicidade plena... Nos lugares errados. E muitos morrem na tentativa.

A humanidade vive movida por conceitos que propalam o direito de ser feliz. E muitos alegando esse suposto direito, desfazem lares estáveis, abandonam empregos sólidos, rompem com amizades sinceras - toda esta ruptura, para buscarem, no rabo do arco-iris, o seu pode de ouro... Tanto esforço a troco de nada. Talvez, nem saibam que a felicidade é feita de pequenos gestos, tais como: prazer na família, persistência no bem, perseverança na fé... Sobre tudo, crer em Jesus, e a ele se entregar de coração, e nele sempre confiar. Enfim, a real felicidade tem nome: Seu nome é JESUS! E nele eu vivo, sem medo de viver feliz.

As Escrituras nos dão este texto: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal." (Salmo 37:3-8). E ele é uma excelente fórmula para ser feliz no viver.

Esta canção, de tantos anos, sempre me abençoou:
https://youtu.be/5Y-MH8MjRZ4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 26 de julho de 2025

O melhor amigo


Nesta madrugada eu sonhei... Nem me atrevo a contar. A Bíblia nos ensina que "O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão." (Pv 18:24). Grande amigo é o Senhor! Que até a Judas - mesmo tendo este dado o beijo da traição, chamou de amigo (Mt 26:50). Digo com certeza que Jesus é o amigo mais chegado. Amém.

Hoje me lembrei desta antiga canção, a qual, já não ouço ser cantada: "Conheci um grande amigo... Jesus; nele a gente pode confiar." Sim! Jesus é o maior amigo que a humanidade tem. Amigo que, se alguém lhe perguntar: "Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos." (Zac 13:6). Que bênção é ter Jesus como nosso amigo!

Na verdade, a amizade de Jesus é incondicional! Pois, "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." (Jo 15:13). Enfim, ele tanto nos amou que deu sua própria vida para selar sua amizade por nós. E nossa amizade por ele é condicionada por suas próprias palavras: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (Jo 15:14). Amém.

Por um momento, Pedro negou seu amigo, por tres vezes: "E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou." (Luc 22:56-58). Mas, Jesus o perdoou. Amém.

Canção "O Amigo" composta e interpretada por Sergio Lopes:
https://youtu.be/BvlB_-KzJeM?list=RDBvlB_-KzJeM *

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Sua misericórdia


Me levantei bem cedo, para orar; e aprendi um pouco mais sobre a misericórdia de Deus... Que maravilha! A misericórdia tem duas relações diretas; uma, de causa; e outra, de efeito. Entendi que sua relação de causa determina o fato de não "sermos consumidos" (Lam 3:22); e a sua relação de efeito impõe que elas se renovem a "cada manhã" (Lam 3:23). É bom adorarmos prostrados, como nos ensina a Bíblia ao dizer: "Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão" (Sal 95:6-7). Aleluia!

Sobre a misericórdia de Deus, tambem aprendi que ela caminha junto com sua bondade. Pois a Bíblia nos ensina que "que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias" (Sal 23:6)... Meu Deus! Na verdade, onde não há bondade, na haverá misericórdia. E Deus é bondoso! A Bíblia fala que "Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira." (Sal 103:8-9). Que bênção Senhor! Neste conjunto de atributos, a misericórdia vem em primeiro lugar. Amém.

Enfim, "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, pois as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. ...Pois o Senhor não rejeitará para sempre. Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias." (Lam 3:19-2!,31-32). Amém Senhor.

O poder do amor de Deus nos traz a sua misericórdia:
https://youtu.be/yT4VfQtFcNk?list=RDyT4VfQtFcNk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Visão da Igreja


Amanhecí pensando na Igreja... Em seus dois níveis: A Igreja, Corpo de Cristo; e a igreja, congregação dos salvos. Na Palavra, vemos estes dois níveis assim resumidos: 1) "sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18); 2) "se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano" (Mt 18:17). É para pensar.

Na igreja onde os salvos se congregam, há lutas a serem travadas e tentações a serem vencidas. Pois, o mundo no qual ela milita, lhe vocifera ódio extremo. As igrejas - em Jerusalém (At 8:1), em Esmirna (Ap 2:9) e em Filadélfia (Ap 3:10), são exemplos desse ódio. E os que nela perseveram, na fé e na doutrina, são "mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Ro 8:37).

A Igreja, Corpo de Cristo é também chamada de igreja triunfante; e a igreja, congregação local - vista como igreja militante, é o lugar onde devemos nos reunir - "Não deixando nossa mútua congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hb 10:25). Assim eu creio e penso a Igreja. Amém.

Ao se dirigir a Pedro, Jesus lhe disse, pela "terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21:17). E aos pastores, Pedro diz: "Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele" ( 1Pd 5:2).
https://youtu.be/_a6Cr_Akm1U?list=RD_a6Cr_Akm1U

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Nossa fraqueza


Na vida é comum sentirmos fraqueza; e quem não sente! Se, na vida, fraqueza e força vivem a se intercalar. Ao falar sobre sua fraqueza, paulo assim declarou: "sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte" (2Cor 12:10). E ele assim falou, porque - ao se sentir ferido e fraco, buscou a Deus e dele ouviu: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza;" e Paulo concluiu: "De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (2 Cor 12:9). Amém.

Não somos diferentes de Paulo (salvo em seu nível de visão e missão); assim, a semelhança de Paulo, sentimos fraqueza... Afinal, quem não sente? Tiago se referiu a Elias dizendo que "Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra." (Tg 5:17); e sobre os crentes dos antigos tempos, a Bíblia diz que eles - em suas lutas, "da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos." (Hb 11:34). Sim, fracos somos; mas Deus se compadece "das nossas fraquezas" (Hb 4:15). Que bênção Jesus!

As vezes nos sentimos tão fracos, até para orar. Então, o Espírito Santo foi a nós enviado, para nos ajudar, quando assim nos sentirmos. Pois, "da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:24-28). Poderemos sempre contar com a ajuda do Senhor.

Como traz conforto ao coração, saber que Jesus cuida de nós:
https://youtu.be/OpM6R9YopNo

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 22 de julho de 2025

Falando sobre fé

Estou a pensar em meus dias na terra... Penso ter vivido tempo suficiente, para entender um pouco melhor a graça "do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tiago 1:17). A Bíblia nos diz: "pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2:8). Então, a minha fé moveu a graça que me salvou. Que bênção Jesus!

A Bíblia fala que ninguém deve pensar "de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Rom 12:3). No contexto bíblico da fé, temos importantes lições. Friso a que diz que "a fé não é de todos." (2 Tes 3:2) que penso se referir à fé salvadora. Ela é crida com o coração e confessada com a boca. Amém.

Sem esgotar o assunto; entendo que a fé que "não é de todos" é a única capaz de trazer graça salvadora; e ela não é definida por sua medida, mas, por sua eficácia; posto que a Bíblia diz: "ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." (1Cor 13:2). Enfim, ainda que a fé natural seja de todos; a fé salvadora não é. Amém.

Falando da missão de pregar o evangelho diz Paulo a Timóteo: "Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus." (2 Timóteo 1:12-13). Meu Senhor! https://youtu.be/BkACHeMSZJ4

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Não tenha medo


Devemos orar sempre. Pois, de muitos modos, Deus nos fala, e nos toca, e nem sempre entendemos... Em oração, falar com ele, apura os sentidos espirituais. Algumas vezes, me sentindo cheio de medo, me prostrei diante do Senhor e me senti revigorado e encorajado... Deus é fiel! Devemos viver a vida com Deus; pois, nosso viver em Cristo fortalece o amor; e a força do amor enfraquece o medo, até o dissipar.

O mundo vive dominado por medo de fantasmas imaginários... Os quais, assombram quem vive sem Deus (e até muitos que dizem com ele viver)... Medo de fracassar, medo de sofrer, medo de morrer... Uma música secular muito antiga dizia que "quem anda com Deus não tem medo de assombração..." Não sei o que sentia o seu compositor; mas, sei que - estando em Jesus, não há razão para termos medo.

Em uma cena de aparência fantasmagórica, os discípulos - navegando em ao mar revoltoso, sentiram medo ao verem alguém se aproximar caminhando sobre as águas (era Jesus e não sabiam); ao que Jesus lhes diz: "Tende bom ânimo, sou eu, não temais" (Mt 14:27). Enfim, em certas ocasiões, até a presença do Senhor nos assusta; porém, ainda que Jesus nos inspire temor, não há razão para, dele, termos medo.

O sentimento do divino amor transpira, até quando nos adverte. "Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos porque ele nos amou primeiro" (1 Jo 4:17-19). Amém.

https://youtu.be/ezaO79mBFWc?list=RDezaO79mBFWc

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 20 de julho de 2025

Hoje é o meu dia


Estou a pensar: Quem pode, com plena segurança e exatidão, definir como será o seu amanhã... Quase nada sabemos, sobre nós mesmos. Tiago, com base na revelação do Senhor, assim nos ensina: "não sabeis o que acontecerá amanhã. ...devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo." (Tg 4:14-15). Realmente, quem sabe o que um novo dia lhe reserva?

Vejo pessoas buscarem referências de vida em pessoas erradas - como a daquele homem da Bíblia que assim falou a sua alma: "Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" (Lc 12:19-20). Elas não percebem que nesta vida só a morte é prevista?

Bom é dar ouvidos a isto que nos diz Jesus: "buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mt 6:33-34). Enfim, Se o reino de Deus for prioridade, tudo concorrerá para o nosso bem (Rm 8:28). Amém meu Senhor!

A Bíblia nos diz: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele" (Salmo 37:3-7). Amém. https://youtu.be/gG5rpzfmfbw?list=RDgG5rpzfmfbw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 19 de julho de 2025

Acontece comigo


Tenho consciência de que me tornei filho de Deus, por ter sido nascido e lavado no precioso sangue de Jesus; e que o fato de ser filho de Deus não me torna menos servo de Cristo, por ter sido por ele vocacionado para servir; e que em minha posição de filho e servo de Deus em Cristo, posso declarar que a Palavra da verdade, em meu viver e falar, traz pureza aos meus lábios e paz ao meu coração. Então, a Palavra do Pai e a Promessa do Filho dão valor e sentido prático ao meu viver. Porque "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados;" (2 Cor 5:19). E aconteceu comigo!

Sei que o fogo do Espírito Santo arde em meu coração, e que a Palavra de Deus é como lenha que mantém aceso este fogo; e que enquanto o Fogo e a Lenha estiverem em meu interior, serei envolto em promessas (tal e qual um colar de pedras preciosas em volta de meu pescoço). Então, enquanto houver lenha da Palavra em meu coração, o fogo do Espírito se manterá aceso em minha vida (tal e qual um gerador de calor) capaz de reaquecer vidas frias e reacender vidas apagadas. Enfim, vivo entre os que têm coração aquecido e vida iluminada; pois, tenho a palavra da fé e a unção do amor em meu coração. Que bênção Jesus!

Todo aquele que vive em Cristo (Gal 2:20) dele tem esta palavra: "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. ...Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa" (João 15:16-18,20). Glória ao Senhor!

Em tributo ao Senhor, Ademar de Campos fez esta canção:
https://youtu.be/eYD1ovgBMW4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Somos em Cristo


Estou a pensar no bem que faz poder dizer, sobre nós mesmos, o que a Bíblia diz sobre os redimidos pelo sangue de Jesus. E dou um exemplo inicial: "pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã" (1 Cor 15:10). Então, pela graça de Deus, revelada em Cristo, podemos declarar que nos nasceu "o Salvador, que é Cristo, o Senhor." (Luc 2:11). É graça! Aleluia!

É maravilhoso poder dizer que somos o que a Bíblia diz que somos; e dou outro exemplo sobre isto: digo que nas lutas e provações desta vida, "graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Cor 15:57). E assim, se podemos isto declarar, vamos também dizer que "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Rom 8:37). Amém. Glória ao Senhor!

A Bíblia diz o que somos em Cristo. No AT está escrito: "Cri, por isso falei" (Sal 116:10). E daí, podermos dizer que temos "o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos" (2Cor 4:13). Enfim, pela fé vou dizendo que estou em Cristo; e que estando em Cristo, "pela graça de Deus sou o que sou." (1 Cor 15:10). Amém.

Enfim, sobre Jesus, a Palavra de Deus declara que "todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós. Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações." (2Cor 1:20-22). Que bênção! A sua graça é maravilhosa! https://youtu.be/Jlg3g30E6S0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Fomos avisados


Estive orando, por minha família e parentela, e por amigos mais chegados que irmãos, e por irmãos nem tão amigos assim, e por judeus e cristãos espalhados por este mundo... O que a mídia tenta ocultar, a sagrada Escritura declara, deste sempre: O mundo vive o seu mais duro momento. Então, nós crentes em Cristo, precisamos estar precavidos e nos preparar. Porque o fim vem.

Em meu viver, não me sinto, nem otimista em demasia, nem pessimista crônico... Sou um daqueles realistas que procuram se inteirar de fatos - os guardados na gavetas da má fé e os encobertos nas brumas da ignorância; porque fatos são fatos e não devem ser ignorados. Sei que temos o céu em nós; mas, vivemos em um mundo marcado por corrupção e engano. Vigiemos.

Enfim, nesta nau dos condenados (o mundo) viajam muitos crentes, desavisados ou deformados; uns, por influências nocivas; outros, desconhecerem profecias bíblicas... Pela graça de Deus, ainda é tempo de rever conceitos e refazer experiências que - com o passar do tempo, foram sendo enfraquecidas com até se perderem, nas brumas do alzheimer espiritual; o fim vem! Maranata.

A Bíblia, desde há muito tempo, vem assim nos alertando: "Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão." (1 Tes 5:1-3). Ouça a canção: https://youtu.be/yVBFOrK9Ryo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Pequenas coisas


A vida é enriquecida por pequenas coisas... Tão grandiosas! Pequenas palavras, tão importantes... Deus, Jesus, amor, paz, graça, fé, perdão. Pequenos gestos, tão marcantes... Oração, carinho, beijo, abraço, riso, pranto. Pequenas frases que dizem tanto... Te amo, que bênção, meu Senhor, gratidão a Deus. São pequenas coisas; porém... Maiores que as grandes montanhas. Aleluia!

As pequenas frases, no dia-a-dia de uma família, de uma igreja, de uma comunidade, são tão impactantes... Nem precisariam de verbos para lhes dar sentido. Meu Senhor! E os pequenos nomes... Dizem tudo em tão poucas letras. Jesus! E o que dizer de pequenos gestos... Valem mais que prata e ouro! Lares empoderados caem, enquanto lares amorosos seguem de pé.

Assim como pequenas pedras ergueram grandes edifícios, pequenas nascentes fizeram grandes rios, e pequenos grãos formaram grandes árvores; assim também, obras grandiosas resultaram - ou de pequenos gestos, ou de pequenas palavras, Enfim... As pequenas coisas se tornaram base de apoio para as maiores realizações e transformações existentes na história humana.

A Bíblia diz: "tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. E ele permanecerá, e apascentará ao povo na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até aos fins da terra." (Miqueias 5:2,4). Amém Senhor Jesus. https://youtu.be/8J3dQTRBor4?list=RD8J3dQTRBor

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 15 de julho de 2025

A cruz entre nós


A Palavra de Deus nos diz que "O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz." (Is 9:2). Assim éramos nós, perdidos entre os perdidos. Mas, por amor "um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado estará sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Is 9:6). Este é Jesus que veio salvar os perdidos. Ele é aquele sobre quem a Bíblia diz: "Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel." (Is 7:14). Ele é "Deus conosco." (Mt 1:23). Aleluia!

Jesus é o Salvador dos que creem; sendo a cruz, o ponto de encontro, entre os eleitos e os perdidos, e o ponto de união entre os filhos da escrava e os filhos da livre; e por ela nos tornamos "filhos, não da escrava, mas da livre" (Gl 4:31). Pois, coube a Jesus "pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades" (Ef 2:16) entre os judeus e aos gentios. Porque estávamos "sem Cristo, separados da comunidade de Israel ...não tendo esperança, e sem Deus no mundo." (Ef 2:12). Enfim, Jesus nos diz: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me." (Mc 8:34). Ó meu Senhor Jesus!

A Bíblia assim nos diz: "Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. ...Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito." (Efésios 2:13-16,18). Que maravilhosa graça! Louvado seja o nome de Jesus!

Esta canção me inspira ao dizer que Jesus, pela cruz, gentilmente me atraiu: 
https://youtu.be/MB8Af0j3iEM

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Chorar na oração


Algumas vezes, sentimos necessidade de nos derramar perante o Senhor e chorar, chorar, chorar... Hoje aconteceu comigo. E as razões do pranto da alma, nem sempre conhecidas; ainda bem que "o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Rom 8:26). Amém Senhor.

Em uma de suas canções, Elizeu Gomes diz que "o choro da alma sobe, sobe, sob mais..." É verdade. Pois, o choro da alma que ora torna o coração quebrantado... Disse Jesus: "Na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria." (Jo 16:20). E seu contexto mostra que Jesus é a nossa alegria.

Na verdade, diante do Senhor, os fortes são levados a prostração e os fracos são levantados em força. Que maravilha Senhor! Pois, sendo fortes ou fracos, todos nós temos lugar e propósito em tua santa presença. Enfim, é muito melhor chorar para Deus que sorrir para o mundo. Obrigado Senhor Jesus, pelo canal aberto naquela cruz, para que tenhamos caminho para tua santa presença.

A Bíblia diz: "Grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres. Restaura , ó Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo consigo os seus feixes." (Salmo 126:3-6). Que bênção Jesus! https://youtu.be/MezrMk2z_iE?list=RDMezrMk2z_iE

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 13 de julho de 2025

É orar e agradecer


Estive orando e agradecendo ao Senhor. Pois, como diz antiga canção: "Livrou-me da morte, do mundo e do mal." Se vejo, se ouço, se falo, se sinto, se provo, se ando, se penso; é porque me tem conservado com vida. Logo, se viver e ter mobilidade é dom de Deus, todo ser humano deveria se inclinar diante dele em adoração e gratidão. Pois, a Bíblia nos diz que "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. " (Tg 1:17); e diz: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1Ts 5:18). Só bênção. Ebenezer!

Tenho inúmeras razões para orar e agradecer. E entre elas, estão estas que julgo serem as mais importantes: Fui renascido, da água e do Espírito; fui restaurado, na cruz e no sangue; sou fortalecido, na Bíblia e no fogo; então, devo, sim, expressar adoração e gratidão - seja orando, cantando, cultuando, testemunhando... Aleluia! Sou grato ao Senhor! Obrigado Senhor Jesus, pelo que fizeste por mim! Me deste salvação e missão, aceitação e direção, casa e família. Meu Senhor! São bênçãos que vão além do que eu podia imaginar... Tenho Jesus! Que mais posso eu querer? Se nele eu tenho tudo! Enfim... É orar e agradecer. Maranata!

A Bíblia diz: "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira... eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus." (Salmo 40:1-4,17). Ora vem Jesus!

Sendo fácil ou difícil, sendo em dor ou alívio... Não pare de orar:
https://youtu.be/rACGguChLKs?list=RDrACGguChLKs

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 12 de julho de 2025

Nosso livre arbítrio


Vez por outra, devemos buscar nas memórias, relação de causa e efeito - entre o que nós éramos e o que nos tornamos... Devido as escolhas que, antes, nós fizemos. Nesta madrugada eu fiz isto, prostrado e agradecido, por ter feito algumas escolhas que culminaram em quem e o que me tornei. Pois, não creio na doutrina da predestinação, creio no livre arbítrio. Louvado seja o Deus Criador!

Na verdade, se existe predestinação, ela é condicional. Pois Deus criou o ser humano para viver eternamente com ele; porém, por sua escolha, decidiram se alimentar do fruto proibido; e em razão disto, eles foram lançados fora do éden, entregues a sua própria sorte; então, separados de Deus, lhes caberia a decisão individual de escolher entre o bem e o mal... Isto é o livre arbítrio.

Na verdade, o livre arbítrio não é suficiente para salvar o ser humano; porque, a sua maldade se propagou na terra e "toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." (Gên 6:5). Enfim, por amor, Deus enviou o seu Filho Jesus, para "buscar e salvar o que se havia perdido." (Luc 19:10). E assim, cabe ao ser criado, crer ou não crer em Cristo Jesus.

Por amor, Deus, enviou Jesus, "para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna... Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (João 3:16-18). https://youtu.be/vJ3Mkjg1C6k

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Gratidão ao Senhor


Hoje, Maria Célia & eu completamos mais um ano de abençoado casamento! Aleluia! Pensei na Igreja, e pensei em nós, e na relação existente entre uma e outra coisa; pois, fomos lavados, purificados, santificados, fortalecidos no sangue de Jesus, e na Palavra de Deus, e no Espírito Santo: corpo lavado e santificado pelo Sangue; coração purificado e santificado pela Palavra; e e espírito fortalecido e santificado pelo Espírito... As bases doutrinárias existentes nas Escrituras, isto testificam! E deste modo fomos comprados da terra, por preço de resgate, para viver uma nova vida em Cristo Jesus, nosso amado Senhor e Salvador.

A bênção de viver uma vida liberta do pecado, e santificada para o Senhor, é direito adquirido por Aquele que deu sua vida por nós, se deixando martirizar e imolar - por todos nós, "Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:15). Enfim, somos santificados por Jesus, "pelo seu próprio sangue" (Heb 13:12); santificados "pela Palavra de Deus e pela oração" (1Tim 4:5) e santificados "pelo Espírito do nosso Deus" (1Cor 6:11). Enfim, cristão que passou por este processo libertador e redentor, deve ser firme e constante, não caindo da graça (Gl 5:4) e nem deixando o primeiro amor (Ap 2:4). Amém Jesus.

Assim nos manda a Palavra de Deus: "Vede que ninguém dê a outros mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tessalonicenses 5:15-23). Amém.

Lavados, remidos, santificados... Senhor! Que maravilhoso processo!
https://youtu.be/RdhkTyKIfxA?list=RDRdhkTyKIfxA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Ore antes de lutar


Hoje terminei de orar, antes do dia nascer... Orar é mais importante que lutar, porque a oração antecipa a vitória nas lutas. Que bênção! Antes de lutar em Jericó, Josué orou e muralhas cairam; antes de lutar com Golias, Davi orou e o gigante caíu; antes de vencer os falsos profetas, Elias orou e fogo do céu desceu. Daniel, antes de ir à cova, orou e os leões adormeceram. Oh Glória!

Na verdade, orar é um verbo para ser conjugado, antes do verbo lutar; pois, quem assim o fizer, jamais terá do que se queixar. Neste mundo, um lutador - após muito treino e esforço, pode até vencer; porém, os que oram verdadeiramente vencerão antes de lutar. Uma antiga canção diz que "depois da luta vem a corôa"; mas eu digo que, antes de lutar, nós precisamos orar... E orar sempre!

Vários textos bíblicos recomendam oração e vigilância... Quando estas ações se conjugam, a luta é vencida e a vitória é certa. Infelizmente (para mal de muitos) alguns vigiam muito e oram pouco. Mas, podia ser pior. Pois, na vida, há quem viva a vigiar e nunca ore. Como pode um crente alcançar vitória, no viver sem orar... Quem ora, ganha sempre; quem não ora, sempre perderá.

"Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia." (Salmo 34:4-8).
https://youtu.be/rACGguChLKs?list=RDrACGguChLKs

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Firmes em Cristo


O mundo instila ódio contra o povo de Deus, em todo tempo, sem lhe dar descanso ou trégua; e sobre o ódio do mundo contra os que o seguem, Jesus assim advertiu: "porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." (Jo 15:19). Sim, este ódio contra nós é por causa do nome de Jesus: "tudo isto vos farão por causa do meu nome" (Jo 15:21). A Palavra de Deus, ao falar sobre este mundo, assim nos adverte: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (1Jo 2:15). Portanto, a melhor coisa a ser feita é mantermos distância do mundo e firmeza em Cristo.

Na verdade, fomos avisados pelo próprio Jesus que o viver no mundo, sem adotarmos suas práticas e narrativas, equivaleria a inimizade contra ele... Mundo que sabe recompensar os seus adeptos e martirizar os seus oponentes. Então, a nossa relação com este mundo, deve ser distanciamento; mas, não separação total das pessoas; porque, se assim fosse, "seria necessário sair do mundo." (1Cor 5:10). A Escritura nos conforta dizendo: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo 16:33). Obrigado Senhor Jesus, pela graça maravilhosa que nos traz a tão doce paz!

Vemos na Palavra de Deus que é plena a cumplicidade entre o mundo e o diabo; e nela está escrito: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão bramando, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havermos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém." (1 Pedro 5:8-11). Que bênção! Amém! Vem Senhor Jesus!

Gosto muito deste cântico; em nossos lábios, ele se torna uma linda oração:
https://youtu.be/zTpUb7Jjzqc?list=RDzTpUb7Jjzqc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 8 de julho de 2025

As imperfeições


Em minha vida cristã, não há um dia que eu não perceba minha imperfeição; Na verdade, aprendo com ela... Não somos bons juízes de nós mesmos; se nos justificamos ou se nos acusamos, geralmente, nós exageramos na dose. Então, posso ver o quando preciso de Jesus. Paulo não se julgava perfeito; mas, prosseguia firme em Cristo, alcançar o alvo do chamado (Fil 3:12). Amém.

Mesmo os melhores crentes, carregam marcas da imperfeição impressa pela Queda... Males do corpo e da alma que afetam o tabernáculo terreno. Esta é a razão de vermos tanta gente tentando melhorar por sua própria conta, sem entender que Jesus nos libertou da Queda, mas, não de alguns de seus efeitos. E para vencermos este mal, só mesmo com a ajuda do Espírito Santo. Amém.

A Bíblia diz que "a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito" (Pro 4:18). E este outro texto nos manda despojar-nos "do velho homem, que se corrompe" e nos renovarmos e a nos revestirmos "do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." (Efé 4:22-24). Enfim, sigamos, rumo à perfeição. Amém Jesus.

Enfim, Jesus assim nos consola: "Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:32-33). https://youtu.be/F0mbLd9OBes?list=RDF0mbLd9OBes

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Seguros em Jesus


Acordamos mais cedo, porque orar é preciso. Daqui a pouco estaremos retornando a Petrópolis. O Deus eterno, Senhor do céu e da terra, é também Senhor do tempo, do espaço, e das dimensões, conhecidas e desconhecidas. Ele é Deus de Alianças, e de Promessas, e não ignora o que os homens fazem em oculto. Leis são quebradas, direitos negados, inocentes caçados como animais, injustiça a céu aberto... E o que não se sabe como tudo isto começou, o Deus vivo sabe como vai terminar. E enquanto o Dia não chega, resta ao povo de Deus (judeus e cristãos) um lugar secreto, onde ele se sente protegido. Amém Jesus.

A Palavra de Deus nos diz que "resta ainda um repouso para o povo de Deus" (Heb 4:9); e este lugar é no Senhor Jesus que nos diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mat 11:28-29). Enfim, Jesus é o nosso lugar de segurança e descanso. Ele "é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares." (Sal 46:1,2). Aleluia!

A Bíblia nos diz: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti." (Sal 91:1-7). Seguros nele!

Seja num alto monte, seja num vale profundo, o meu descanso é Jesus:
https://youtu.be/V5ixXXGYdPE?list=RDV5ixXXGYdPE

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 6 de julho de 2025

Banho que tomei


Uma das boas coisas da vida é saber ser grato ao Senhor Jesus... Sem ele, o que seria de nós?! Sei que ainda não sou o que preciso ser; "Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã" (1 Cor 15:10). Então, preciso manter alto o meu nível de confiança; pois "Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei." (Sal 91:2). Amém Jesus!

Sou grato ao Senhor Jesus, por me ter feito saber que - estando nele, o viver vale a pena. E se hoje eu sou o que sou, naquele Dia me tornarei aquele que Jesus deu a própria vida, para que eu me torne. Portanto, posso declarar sem medo de cometer qualquer engano, que a vida é para ser vivida em Cristo! Pois, está escrito: "vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim." (Gál 2:20).

Obrigado, meu Senhor, pelo que fizeste por mim. Pois, se antes eu era pecador perdido, hoje sou pecador remido! E isto se deve ao banho que tomei em teu sangue precioso. Enfim, sobre este banho, tenho a meu favor esta Palavra: "Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro." (Ap 7:14). Obrigado, Senhor Jesus.

Na Palavra de Deus está escrito: "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as" (Efésios 5:8-11). Amém Jesus. https://youtu.be/S9ER7mWNLvw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 5 de julho de 2025

Vencer em oração


Nesta manhã, orando e me preparando para viajar, intercedi por minha nação... Quando injustiça e profanação tomam o poder de uma nação; só mesmo contando com a graça e o amor de Deus, para sermos guardados e protegidos. Em casos assim, só as orações dos crentes podem trazer alívio... Está escrito: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." (Jeremias 29:11-13). Que bênção. Amém Senhor!

No passado, em Israel, Davi desfrutava de descanso e de paz; porque ele orava, e muitos oravam com ele... Graça e justiça de Deus se manifestavam naquela nação. Então, se usarmos este mesmo recurso, podemos obter o mesmo descanso... Está escrito: "Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7:13-14). Assim seja. Louvado seja nosso Deus!

Assim orou Davi: "Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.) Sabei, pois, que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor ouvirá quando eu clamar a ele. Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. (Selá.) Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor... Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança." (Salmos 4:1-8). Amém.

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar