sábado, 31 de maio de 2025

Conhecer Deus


Ao meditar na Bíblia, sobre o conhecimento de Deus, me voltei para três textos emblemáticos: No primeiro, vemos Davi em seu de morte, dizer ao seu filho Salomão: "tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre." (1 Crônicas 28:9). Então, em se tratando de vida espiritual, podemos declarar que a vida eterna com Deus pode se resumir em o buscar através do Senhor Jesus.

Na verdade, os dois outros textos, podem ser relacionados ao primeiro já citado. São eles: Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: "Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" (Oséias 6:3). Pois o conhecimento de Deus é um processo contínuo (com começo, meio e fim). O outro texto é esta declaração de Jesus aos seus discípulos: "Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto." (João 14:7). Enfim, conhecer Deus é conhecer e ter Jesus.

Segundo a Bíblia, nos alcançamos misericórdia, "Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" (Romanos 11:32-36). E esta misericórida nos veio pela graça de Jesus.

Conforme declaração desta linda canção, o Senhor é nosso Bem supremo:
https://youtu.be/gxc3gitq390

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Somos templo


Ao pensar no mundo inseguro em que vivemos, me volto para esta declaração do salmista Davi: "habitarei na Casa do Senhor por longos dias." (Sal 23:6). O salmista sabia muito bem onde se esconder e resguardar. E o seu testemunho destaca que são "Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente" (Sal 84:4). Então, bom mesmo é estar na casa de Deus.

Ao pensar neste tão importante assunto, vislumbro a casa de Deus sob dois prismas: Um deles é o templo onde nos reunimos, para adorar a Deus, professando fé em Jesus, e nutrindo comunhão com os irmãos em Cristo. O outro é o tabernáculo eterno, da glória futura, onde estaremos para sempre com o Senhor. Enquanto este último não se vê, o primeiro deve ser frequentado. Maravilha!

Na verdade, a igreja local não é um templo; a igreja somos nós que estamos em Cristo; e o templo onde nos reunimos só tem a presença de Deus, quando os crentes lá estão... Eles são o templo em que Jesus está (Mat 18:20). Pois, o nosso corpo é "templo do Espírito Santo" (1Cor 6:19). Enfim, glorifiquemos a Deus no corpo e no espírito, "os quais pertencem a Deus" (1Co 6:20). Amém Jesus.

A doutrina apostólica nos diz que "se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus." (2 Coríntios 5:1-3). Amém. Louvado seja Deus! https://youtu.be/kS5hpGYIRjM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Oração resolve


Nesta manhã, enquanto eu ainda orava, o Senhor me fez lembrar de bênçãos recebidas e promessas cumpridas... Ó Senhor! Não há vida melhor, nem segurança maior, que a experimentada no exercício da fé. A ordenança para pensar "nas coisas que são de cima", onde a nossa vida "está escondida com Cristo em Deus" (Col 3:2-3) faz todo sentido... Nosso socorro "vem do Senhor, que fez o céu e a terra" (Sal 121:2). Se perseverarmos "em oração, velando nela com ação de graças" (Col 4:2) sempre em nome de Jesus; e ele virá em nosso socorro. Porque em seu nome, caídos se levantaram e mortos ressuscitaram.

Na verdade, enquanto oramos, a vida segue o seu curso - para frente e para o alto, em direção ao céu. Então, se orando, as coisas pemanecem difíceis; se deixarmos de orar, elas se tornarão insuportáveis. Moisés orou e o mar se abriu (Êxo 14:21)); Josué orou e os muros desabaram (Jos 6:20); Elias orou e desceu fogo do céu (1Rs 18:38); Daniel orou e os leões não o devoraram (Dan 6:11); os seus amigos oraram e o fogo não os queimou (Dan 3:26). Meu Senhor! Assim como respostas às orações trouxeram demonstrações de poder; se orarmos com fé - ao invés de piorar, as coisas vão melhorar. Amém Jesus.

Como nos edifica a leitura deste salmo: "Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhoré quem te guarda; o Senhoré a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite. O Senhor te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre" (Sal 121:1-8). Enfim, este salmo se tornou leitura e canção para o povo de Deus.

Se nosso corpo se desfizer, teremos um novo corpo (2Cor 5:1):
https://youtu.be/a2U80TkO9c4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Melhor viagem


Ao longo da vida, aprendi esta importante lição: os preparativos para uma longa viagem devem ser pensados e apontados com antecedência; pois, em caso contrário, corremos o risco de deixar de fora algo importante; e são muitos os casos de viagens perdidas por atrasos e descuidos. Porém, há uma última viagem, sobre a qual muitos se sentem bem desconfortáveis, só em falar.

Na Bíblia há um triste exemplo de despreparo: do sacerdote Eli. Pois, em sua velhice, ao saber do sequestro da arca de Deus "Eli caiu da cadeira para trás, da banda da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu" (1Sam 4:18). Enfim, por seu descuido espiritual, toda a sua casa pereceu. Sua última viagem é de fim incerto; um triste fim, para quem conhecia as Escrituras. É lamentável.

Diz o dito popular que "para morrer, basta estar vivo." Então, para a última viagem que todos faremos, devemos nos preparar. E sobre ela, o único preparativo de última hora a ser aceito é o usado pelo ladrão na cruz ao dizer: "Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (Luc 23:42-43). Maranata.

Jesus contou sobre um certo homem que acumulou tesouros e disse a si mesmo: "alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão atua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e nãoé rico para com Deus." (Lucas 12:19-21). Isto é loucura. https://youtu.be/s_Y-ZX8p4mQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 27 de maio de 2025

Os dias de hoje


Hoje, madrugada fria, me lembrei de um corinho que diz: "Ó levanta cedo, vai buscar poder, ao romper do dia, ao amanhecer..." Perdi a conta, das vezes que o cantei motivando os irmãos, na iniciante IMW de Campos. A canção é antiga, mas seu enfoque é tão real que pode nos despertar. Pois, em outra parte, ele adverte que "o poder das trevas vem de todo lado procurando o crente que está descuidado..." Então, ao pensar nos dias de hoje, percebo quão avançados estavam os nossos antigos compositores. O final dele nos diz que "sem este poder, não, não vai; os dias são de trevas, sem poder o crente cai." E isto é o que hoje nós vemos.

Nossos dias são de trevas - não diferentes daqueles dias, porém, mais intensas são as trevas de hoje. Ainda bem que Jesus continua conosco - salvando e curando, e levantando os caídos, e buscando os perdidos. As vezes, me sinto perplexo com o dúbio testemunho de certos crentes... Vivem como se o mal não estivesse tão próximo. Me lembro de um antigo dito popular que dizia: "muitos querem viver no mel para que possam morrer doces." Ou seja, não se mantém alertas e precavidos. Enfim, se os dias são maus, Jesus é bom demais! E nele, ainda que não sejamos poupados das aflições, somos livres de um mal muito maior.

Paulo assim orientou o jovem Timóteo: "Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou. E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido." (2Tim 3:10-14). E isto serve também a todos nós.

Este é o abençoado corinho, o qual acima iluminei:
https://youtu.be/5ZFGJqU3UmA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 25 de maio de 2025

Razões de Deus


Em meu viver aprendi esta grande lição: Que o Senhor sempre tem razão... Da razão, ele é o Dono! Nem sempre entendemos seu propósito para conosco... Até onde pode ele nos levar Porém, temos garantida dada por Jesus - de seu absoluto domínio, ao nos dizer: "O que eu faço, não o sabes tu, agora,mas tu o saberás depois" (João 13:7). O Senhor nosso Deus sabe o que faz! Que bênção!

Com o passar do tempo, e após a sua subida ao céu, os discípulos de Jesus passaram a entender valiosas lições que lhes dera Jesus... O dito popular diz que "o tempo é senhor da razão;" e Deus é Senhor do tempo! E esta percepção levou Paulo a dizer que "as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Rom 8:18). Sua graça é maravilhosa!

Em nossa vida - ao passarmos por provações que não entendemos, se não soubermos o que dizer, o melhor e nada dizermos. As razões de Deus são indiscutíveis... Ele sempre sabe o que faz! Guardo no coração o texto que diz que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto." (Rom 8:28). Meu Senhor Jesus! Aleluia!

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Rom 8:35-37). Amém. https://youtu.be/46FJX9sclaU

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 24 de maio de 2025

O céu responde


Estive orando ao Deus eterno... Meu Senhor! Há tanto mal no mundo. Sobre a geração de seu tempo, disse Pedro: "Salvai-vos desta geração perversa." (Atos 2:40). E sobre a geração de nosso tempo, o que dizer? Há tanto que dizer! Porém, não sem o risco de ser processado, e até ser preso, pois a perversão cresceu tanto que assumiu controle das nações da terra. Poucas vezes se viu ao longo de toda a história humana, o que hoje se vê: A perversão se infiltrou nas mais altas instâncias de poder... Ímpios decidindo sobre leis e sobre crenças, a mentira sendo imposta como verdade, e a verdade sendo acusada de mentira. Misericórdia!

A perversão sempre se impôs através de dois ramos promotores dos mais terríveis males: O engano e a injustiça. Tanto que, já no passado distante, "viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente" (Gn 6:5)... E veio o dilúvio. Nos dias de Sodoma e Gomorra disse Deus: "o seu pecado se tem multiplicado muito" (Gn 18:20)... E veio fogo do céu. Em nossos dias, o pecado embriaga povos e nações, cresce o ódio e blasfêmia contra a Bíblia e contra o Senhor Jesus, o único que pode nos salvar. Enfim... Do céu virá a resposta! Amém.

Nos dias apostólicos, estando atônitos os ouvintes, "disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas." (Atos 2:38-41). E os nossos dias são ainda piores. Só Jesus salva.

Nossa esperança repousa no Deus dos Antigos:
https://youtu.be/EpzCRAJyubE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Grande Mistério


Estou a pensar no Deus eterno... Sou grato ao Senhor! Ao Pai que nos amou e enviou o Filho; ao Filho que por amor, veio nos salvar; e ao Espírito Santo que veio até nós por amor do Pai e do Filho, trazendo ensino e direção aos que Deus amou... Bênção purinha! Eu creio na divindade! E no grande mistério envolvendo três Pessoas distintas: O Pai, o Filho, o Espírito Santo... Como entender?

Aceitar o divino Mistério, sem entender... Simples assim. Conforme a salvação que não traz evidências concretas (o seu testemunho é interior: Rm 8:16); também na divindade, excesso de explicação a torna, ainda mais, inexplicável. Não nego que hajam explicações bem razoáveis (as melhores são as mais simples) que ajudam o entendimento trinitário; mas... O que dizer? Que Deus é real!

Mistérios existem, e se discutem, e discutem, e não se explicam... Não têm causa provavel. Então, digo e repito: O melhor mesmo é crer sem entender. Pois, sobre crer, disse Jesus: "Não te hei dito que, se creres,verás a glória de Deus?" (Jo 11:40); "Não temas, crê somente." (Mc 5:36); "bem-aventurados os que não viram e creram!" (Jo 20:29). Logo, bom é crer, mesmo sem entender. Amém!

Declaração apostólica: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" (Rom 11:33-36). Aleluia! https://youtu.be/xO3dX7rNPvI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Palavra & Palavra


A Palavra de Deus veio até nós em suas duas formas: Na forma falada e grafada, em pedra e papiro, "homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." (2Pd 1:21). E na forma gerada pelo Espírito de Deus, ela veio por meio de uma virgem de nome Maria que "achou-se grávida pelo Espírito Santo." (Mt 1:18); e em seu ventre "o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1:14); Verbo chamado de "Deus Forte, Pai da Eternidade" (Is 9:6) pois "o Verbo era Deus" (Jo 1:1). Ele tem "o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra" (Fl 2:9-10). Amém!

Na verdade, devemos nos firmar em Deus Pai, em nome de seu amado Filho Jesus. Pois dele disse o Pai: "Este é o meu Filho amado; a ele ouvi." (Mc 9:7). E o próprio Jesus, ao falar de sua relação com o Pai, declarou: "Eu e o Pai somos um" (Jo 10:30); e também assim falou: "Quem me vê a mim vê o Pai" (João 14:9). Então, de Deus, Jesus é "o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa" (Hb 1:3). Ou seja, Jesus é a pessoa visível do Deus invisível! Este é um mistério - não para ser explicado; mas, para ser acreditado. Enfim, sem Jesus, estaríamos perdidos. Dele somos, pois, nele fomos remidos! Glória ao Rei Jesus!

A Bíblia nos diz que o Senhor Jesus "subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2:6-11). Que bênção maravilhosa! Amém Senhor!

Que bênção! O Senhor é tudo isto e muito mais!
https://youtu.be/kbk0-6Hy43o

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Frente a guerra


Ao longo de meu viver, tenho procurado intercalar o altar de oração e clamor com o campo de batalha... Sei que "a nossa luta não é contra o sangue e a carne..." Porém, este fato não a torna menos intensa, cansativa e perigosa; pois, lutamos "...contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." (Efé 6:12). Amém.

Esta luta exige muito trabalho e pouco descanso (Miquéias 2:10). Portanto, precisamos estar bem preparados espiritualmente, para ter bom desempenho nesta guerra; e então, no fim, poder dizer como Paulo: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé." (2 Tim 4:7); uma razão pela qual falou Jesus: "o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26:41). Orar sempre!

Nesta terrível guerra contra o pecado, alguém já disse que esta luta não é "de um pecador lutando para ser santo; e sim, um santo lutando contra o pecado." Sabemos que, na guerra ou na paz, Jesus prometeu estar sempre conosco (Mat 28:20). Uma antiga canção adverte que devemos orar, pois "o inimigo ataca sem parar." Enfim, temos um bom combate a combater e uma boa missão a cumprir! Amém!

A Bíblia diz: "Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe." (Hebreus 12:4-6). Amém. https://youtu.be/DwEfAUrKafE

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 20 de maio de 2025

O alvo é Cristo


Se orarmos um pouco mais, com olhos e ouvidos sempre abertos para "as sagradas letras" (2Tm 3:15). Amadureceremos na "excelência do conhecimento de Cristo Jesus" - porque, sobre todas as coisas desta vida, o importante é "que possa ganhar a Cristo" (Fil 3:8). Infelizmente, a grande maioria não pensa deste modo: que bens e valores terrenos - longe de ser ornamento, são adubo. E ao ler este desafio de Jesus ao jovem rico: "Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me." (Mat 19:21). Precisamos recusar sentimentos de apego a este mundo; ele é mal.

Enfim, ter e gostar de coisas não é pecado; pecado é se deixar prender por elas. Diante do desafio posto por Jesus, o jovem "retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades" (Mat 19:21). Então, "disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus" (Mat 19:23). Porém, existe um perigo maior que o apego aos bens: é o amor ao dinheiro. "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas" (1Tm 6:10-11). Amém. O nosso alvo é Cristo.

Enfim, devo conhecer Jesus! "E o poder da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira eu possa chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que já seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fil 3:10-14). Amém Jesus. Assim deve ser.

Conforme este canto de Alda Célia, bom é estar aos pés de Jesus:
https://youtu.be/cBudHjVxu78

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Corações puros


Em fim de madrugada, estive a pensar nesta oração do salmista Davi: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." (Sal 139:23-24). Se o Senhor nos conhece, por dentro e por fora, não há ninguém melhor que ele, para nos guardar. Seu amor por nós é tão grande!

A Bíblia diz que "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jer 17:9). Então, se nosso corção é tão propenso ao engano e perversão, precisamos guarda-lo. Pois a Bíblia também diz que "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pro 4:23). Portanto, guardemos sempre nosso coração.

Segundo a Palavra de Deus, o melhor modo de tornar o nosso coração puro é guardar nele a Palavra de Deus. Pois nela está assim escrito: "Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Sal 119:10-11). Enfim, no coração humano, a Palavra de Deus é o imunizante e preventivo.

Deus nos conhece, por dentro e por fora: "Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces." (Sal 139:1-4). https://youtu.be/MbBMO4Mdezo

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 18 de maio de 2025

Luz e comunhão


Sabemos que estes dias são bem sombrios; porém, sempre haverá um caminho iluminado para aqueles que podem declarar: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Sal 119:105). Estes são dias confusos, contraditórios; há quem fale contra e quem fale a favor do nome de Jesus... Isto é notório. "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1Jo 1:7). Então, para eliminar qualquer dúvida quanto a nossa posição na luz de Jesus, precisamos ter comunhão com os nossos irmãos em Cristo. Amém.

Na vida cristã, manter comunhão com os nossos irmãos é um grande desafio (não tão simples como a princípio parece ser). Na verdade, este tipo de comunhão implica em amor e amizade entre desiguais... Como numa família normal, onde as diferenças entre seus integrantes não é empecílho a comunhão e fraternidade entre eles. É tão comum vermos crentes em litígio com os seus irmãos em Cristo; conflitos em questões triviais que seriam facilmente resolvidas a sombra da cruz. Enfim, na comunhão deve se sobrepor a resiliência... Respeitando um ao outro, mesmo em divergência; e amando o outro, mesmo não sendo por ele amado. Amém.

A Bíblia assim nos diz: "E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: Que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1:5-9). Amém Senhor Jesus.

Se andamos na Luz, temos comunhão uns com os outros:
https://youtu.be/-4AAHPM98Do

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 17 de maio de 2025

Mal crescente


Tenho visto que nem sempre entenderemos o falar de Deus... Sobre as algumas revelações que recebera de Deus, Daniel assim perguntou: "Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?" (Dan 12:8). E Deus assim lhe respondeu: "Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim." (Dan 12:9). Amém Senhor.

Em seus dias, Paulo advertiu seu discípulo: "Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, A qual, professando-a alguns, se desviaram da fé." (1Tm 6:20-21). E hoje em dia, a falsa ciência tem cátedra em universidades (até igrejas) maculando a mente de tanta gente. Ó Jesus!

Vemos hoje, coisas que pensávamos ser para um futuro distante... Será este o tempo do fim? (Dan12:9). Vemos muitos sendo "purificados, e embranquecidos, e provados" (e muitos ímpios agindo impiamente) "e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão" (Dan 12:10). Creio que a revelação dada ao profeta Daniel está relacionada com o nosso tempo. Ora vem Senhor Jesus!

Disse Deus a Daniel: "E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias." (Daniel 12:11-13). Amém. https://youtu.be/Nwo4Ue-HzcM

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 16 de maio de 2025

Nós que cremos


Na sustentação da autêntica vida cristã, existem duas grandes forças, capacitadoras insuperáveis: A Palavra de Deus e a oração da fé. E isto me leva a pensar nas grandes barreiras e oposição que tentam impedir o sucesso e o final feliz daqueles que seguem o Senhor Jesus... São tantos perseguidores e perseguidos, tantos opressores e oprimidos. Porém, crendo e orando, venceremos.

Na guerra contra a opressão e os opressores, temos duas armas muito poderosas: A fé no Deus vivo e o amor do Deus eterno que não nos desampara. Sobre o Senhor Jesus "Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mt 16:16). Isaías declara que Ele é "Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Is 9:6). Aleluia! Glória a Jesus!

Na verdade, enquando a força opressora da maldade e do engano se agiganta na terra, sinais da glória de Deus e da vinda de Jesus se intensificam nos céus. Enfim, nós que cremos, temos esta esperança; e esta "esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Rm 5:5). Que maravilha! Amém Senhor Jesus!

"Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo." (Tito 2:11-13). Aleluia!!! https://youtu.be/23bulM9D0X8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Amor provado


Este foi um daqueles dias que meu espírito se derramou em gratidão. Deus nos ama tanto! Graças a Deus, tenho olhos de ver e ouvidos de ouvir, e coração de sentir... Nossa origem é divina, pois o seu sopro nos encheu de vida! Sim, ele nos deu corpo, alma e espírito, com todas as faculdades que lhes são inerentes... Aleluia! Se sorrimos, Jesus se alegra; e se sofremos, ele nos conforta. Porque nos ama muito!

Na Bíblia, temos de Deus este testemunho: Que ainda que a nossa própria mãe nos esqueça, ele jamais se esquece de nos (Is 49:15). Não existe amor maior! Somos tão pequenos e frágeis... Não devemos nos enganar com aparência de força e vitalidade que muitos exibem; quando o momento chegar, tudo se desfará no pó... Enquanto nós aqui vivermos, devemos dar graças ao Senhor. Obrigado Senhor por tudo!

Como diz uma antiga canção cristã, muito cantada nos antigas reuniões infantís, o amor de Deus é "mais vasto que o mundo, mais alto que os ceus, mais fundo que os mares..." Uma canção tão simples que transpira tanta verdade. Como alguém tem dito (em uma canção bem conhecida) que "Deus é bom o tempo todo, o tempo todo Deus é bom!" Assim eu creio e procuro desfrutar. Obrigado meu Jesus! Amém.

A Bíblia diz que "o Senhor consolou o seu povo, e dos seus aflitos se compadecerá. Porém Sião diz: Já me desamparou o Senhor, e o meu Senhor se esqueceu de mim. Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti." (Isaías 49:13-15). https://youtu.be/aZOoEVHxSiM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Fomos achados


Meus irmãos, este é um mundo de achados e perdidos... Homens e mulheres achados, homens e mulheres perdidos. Nestas duas situações, em que condição nós estamos? A Bíblia diz que Jesus "achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me." (Jo 1:43). Ela também nos diz que André achou "seu irmão Simão e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo)" (Jo 1:41). Na verdade, nesta procura de perdidos e achados, não basta acharmos Jesus; necessário se faz acharmos alguém que ainda não o tenha encontrado, ou que não tenha sido por ele achado. Que bênção! Eu era perdido e por Jesus fui achado!

O próprio Jesus falou que "veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10). Esta fórmula é bem simples: Jesus está a nossa procura, pois veio nos buscar e salvar. E ele declarou que "os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." (Jo 4:23). Porém, para sermos achados no perfil de verdadeiros adoradores, precisamos primeiro achar Jesus e por ele sermos achados. Zaqueu achou Jesus e Jesus achou Zaqueu. Então, o ponto de encontro entre a terra e o céu, e entre Deus e o homem, é o Senhor Jesus, único Salvador nosso. Louvado seja o Senhor!

A Bíblia assim nos fala: "quis Jesus ir à Galileia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. ...Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira." (Jo 1:43-48). Enfim, Natanael o achou e por ele foi achado.

Esta canção fala que éramos perdidos e fomos achados:
https://youtu.be/PfNM2bLrwZA

Cordilmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 13 de maio de 2025

Só para lembrar


Ainda prostrado no lugar de sempre, fui lembrado de uma antiga canção (do meu início de ministério) que muito me edificou. Todos nós temos boas e ruíns lembranças; elas fazem parte da vida humana. A nossa vida cristã deve se pautar pelas boas lembranças; e as lembranças ruíns, devemos deixa-las empoeirar no passado, nem para adubo servem. Temos futuro!

Como somos abençoados por boas lembranças... Elas renovam a nossa esperança e fortalecem a nossa fé. Porém, elas não devem nos manter presos no passado. Antes, devemos pensar e dizer como Paulo: "quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho" (Fil 1:12). Obrigado Senhor, pelas boas lembranças.

Chegará o dia em que as boas lembranças não terão mais sentido... Jesus vem buscar o seu povo! Este é o evento mais aguardado por todo aquele que nele persevera. Porque se permanecermos firmes nas promessas que nos deixou, receberemos a herança eterna reservada aos que nele perseverarem até o fim. Obrigado Senhor Jesus, por nossa maravilhosa e eterna herança!

Assim está escrito: "se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (1 Pedro 3:14-15). Amém Jesus! https://youtu.be/yUHlzxUlPCM

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Sou imperfeito


Estive prostrado perante o Senhor... Na oração, podemos nos ver no espelho da Palavra e transitar na ponte entre os mundos. Sim! Porque a Palavra de Deus reflete a verdade sobre todos nós; e a Ponte entre os mundos, terreno e celestial, é Jesus "o caminho, e a verdade e a vida" (Jo 14:6). Então, estando no lugar de oração, nos sentimos fortalecidos e encorajados... Temos Jesus!

No lugar de oração, o Senhor me fez lembrar da canção de Anderson Freire que me diz: "Pai, perdoa o meu jeito de achar que sou perfeito..." Ficou em mim, a nítida impressão que este jeito é tão comum no ser humano - até mesmo, nos mais dedicados crentes. Em oração perante Deus, não há lugar para disfarce; somos vistos e examinados, por dentro e por fora... Só Deus sabe!

Estive perante o Senhor... Em sua presença, o fraco é fortalecido. Foi assim que Paulo se sentiu, quanto ouviu Deus lhe dizer: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." (2Co 12:9). Enfim, Jesus nos conhece (por dentro e por fora). Ter Jesus nos põe em vantagem sobre os que não o teem. Pois, Ele bem sabe as áreas em que devemos melhorar. Amém.

Preciso ser "achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, ...a justiça que vem de Deus pela fé; ...sendo feito conforme à sua morte; Para ...chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que já seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus." (Fil 3:9-12). Amém.

Imperfeito: https://youtu.be/2vCXPwzoKak

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 11 de maio de 2025

Deus está aqui


Estou a pensar... Assim como Emanuel significa "Deus conosco" (Is 7:14 e Mt 1:23) os nomes que são atribuídos ao Verbo divino que "estava no princípio com Deus" (João 1:1-2) têm significados que correspondem a sua natureza e a sua missão. Entre eles, se destacam: Yeshua Hamashia, para os judeus; e Jesus Cristo, para os cristãos. Creio que Ele é o único Salvador de todo aquele que crê.

Muitos livros são escritos, e canções compostas, abordando o real significado, natureza e relevância do Messias prometido. Sobre o Nome do Verbo e o seu real valor, a cultura judaico-cristã pontua os fundamentos de sua exegese e utiliza recursos da hermenêutica para os defender e ensinar. Infelizmente, "teólogos" de ocasião, polemizam algo que extrapola as opiniões e banalizam o sagrado.

Na verdade, se nós utilizarmos apenas estes nomes: Yeshua Hamashia (para judeus) e Jesus Cristo (para cristãos) simplificaremos a questão, eliminaremos a polêmica, facilitaremos a comunhão... Enfim, o diálogo entre os diversos segmentos judeus e cristãos eleva o seu nível, quando os seus integrantes - ao invés de complicar, procuram facilitar. Sim, foi isto que o Pai fez ao enviar o seu Filho.

Dirigindo-se a Zaqueu, "disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lucas 19:9-10). Enfim, Em sua condição de "Filho do Deus" (Mat 16:16) Jesus é tão Deus que trouxe Deus aos homens; e como "Filho do homem" (Mar 10:45) Jesus é tão homem que leva os homens a Deus.
https://youtu.be/M0MrRTk-wf4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 10 de maio de 2025

O nosso socorro


Em alta madrugada, estando ainda deitado, fiquei a pensar no salmo 46. Pois neste salmo, Davi acentua o advérbio "bem" relacionando o mesmo à presença de Deus declarando que ele é "socorro BEM presente." Na vida, não há melhor socorro! É tão gratificante saber que em Deus temos socorro BEM presente... Jesus prometeu estar conosco, "todos os dias, até a consumação dos séculos." (Mt 28:20). É só acreditar, e confiar, e desfrutar! Não é preciso ter grande conhecimento, para saber que este mundo vai de mal a pior; se ainda houver alguma dúvida é só olhar o noticiário; mas, não olhe demais; é muito depressivo. Só mesmo em Jesus nós temos paz.

Ao refletir sobre o meu "socorro bem presente" (que é o Senhor) fui levado a pensar no sentimento de Bruna Karla, na canção "Decidi confiar," ao declarar: "Escolhi descansar em ti." Na vida, não há melhor descanso! Vivendo em um mundo de pessoas cansadas e oprimidas, precisamos fazer boas escolhas e tomar boas decisões... Então, pergunto: pode existir uma decisão melhor que confiar em Jesus, e uma melhor escolha que nele descansar? Claro que não! E o próprio Jesus se propõe a ajudar, aos que assim estão vivendo, ao dizer: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mt 11:28). Paz e descanso, só temos em Jesus.

A Bíblia diz: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio." (Salmo 46:1-7). Amém.

Decidi Confiar! Esta é a canção que citei acima:
https://youtu.be/W16PBAeZhS0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Salvos por Jesus


Em dias como estes que vivemos, precisamos valorizar mais e mais (se é que temos valorizado) estar na presença do Senhor. Digo que não temos uma melhor companhia, nem melhor garantia que a presença do Senhor Jesus, em nossa vida e em nossa família. E foi Jesus mesmo que assim falou: "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio dele" (Mt 18:20). Aleluia!

Nestes dias enganosos e confusos, apenas os que são de Deus (e os que não são, devem buscar ser) conseguirão escapar. Em seus dias na terra, disse Jesus a alguns que estavam a sua volta: "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." (Jo 8:47). Então, os que ainda não são, necessitam buscar em Jesus, a sua filiação. Pois, só Jesus salva.

Na verdade, o processo para nos tornarmos filhos de Deus é mais simples do que muitos pensam... Sobre ser salvo em Jesus, a Bíblia diz que "a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome" (Jo 1:12). Então, Paulo disse ao carcereiro em Filipos: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (Atos 16:31). Amém Jesus.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; ...Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação" (2Co 5:17-19). Aleluia! https://youtu.be/La2-W-Ex6q4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Se oramos antes


Em nossa devocional, há dias que as orações saem mais soltas e sobem mais leves... Hoje foi um desses dias. Que bênção! Mas, independente dos dias serem ou não serem favoráveis, importante mesmo é orarmos sempre; orar faz bem ao corpo, alma e espírito. Em minha vida, não há uma luta que eu não tenha vencido, sem que a oração se antecipasse ao desfecho. Algo que percebi, desde o início de minha carreira cristã, é que as coisas ruíns que enfrentei teriam sido bem piores, se eu não tivesse orado. É comum vermos crentes se queixando da vida... Tudo seria melhor se eles orassem um pouco mais, em nome de Jesus.

Na verdade, algo que neste mundo, sempre teremos que lidar, é com as aflições... Foi o próprio Jesus quem falou (Jo 16:33). E não é preciso ser super crente (aliás, não conheço nenhum) para lidar com provações e tentações... Basta buscar em oração, a face do Senhor, orando no espírito, sempre em nome de Jesus. E quando orarmos, não devemos dar a impressão de estar dando ordens ao Senhor, tipo "faz isto, faz aquilo..." e ordens ainda piores que estas. Deus é Senhor e nós servos! Então, ao orar, não fale como livre; mas, como escravo (a palavra servo é afim de escravo). E não esqueçamos: Sempre em nome de Jesus!

Temos esta recomendação bíblica: "Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras" (Ecl 5:1-2). Ela está em linha com o que disse Jesus: "quando orares, não sejas como os hipócritas... E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos." (Mateus 6:5-7). Amém.

Esta canção deve ser ouvida: Vozes do céu recomendam oração:
https://youtu.be/5D_CY5BQCtw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Sangue bendito


Não há um momento na vida, em que não precisemos da cobertura do sangue de Jesus; sangue "derramado por muitos, para remissão dos pecados." (Mat 26:28). Em suas maiores lutas e em meio as grandes tentações; os antigos cristãos "venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte" (Apo 12:11). Amém.

Em nosso viver cristão (mesmo nos cultos) não há um dia que esta cobertura seja dispensável... Até mesmo na presença de Deus, somos acusados por Satã. A Bíblia diz que o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, tinha o próprio Satanás "à sua mão direita, para se lhe opor" (Zac 3:1). Jesus "nos amou e, em seu sangue, nos lavou dos nossos pecados," (Apo 1:5). Amém.

Vivendo dias de crescente profanação aos valores sagrados devemos nos abrigar e descansar "no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente" (Sal 91:1). Nas terras do Egito, disse o Senhor ao seu povo: "vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade" (Êxo 12:13). Enfim, no sangue de Jesus, temos a melhor cobertura. Amém.

A Bíblia adverte que "Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1 João 1:6,7). Sob o Sangue de Jesus temos a fiel proteção: https://youtu.be/YOKNDcMzPLk

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 6 de maio de 2025

Bela esperança


Meus irmãos, nós que seguimos Jesus - ora sorrindo, ora chorando, devemos ser firmes. E ainda que enfraqueçamos - seja por grande lutas, seja por assédio de satã, não devemos baixar a guarda. Devemos ter viva esperança, com nossos olhos sempre ocupados em vislumbrar promessas, e nossa mente sempre ocupada em pensar virtudes. E por mais que as lutas ocupem o nosso tempo, temos a bela esperança e a promessa de vitória no Senhor. Portanto, sendo honrados ou humilhados, nosso alvo continua sendo o mesmo! E ele é assim resumido: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Filipenses 1:21). Amém Senhor Jesus!

Neste mundo, enquanto nele vivermos - sempre que formos afagados com aplausos, devemos olhar para Jesus transferindo a ele os elogios recebidos. E esta regra (tenho como regra) deve funcionar também no sentido inverso: Se formos tratados com desdém, devemos considerar a paixão de Cristo... Ele era "desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos sofrimentos" (Isaías 53:3). Tinha seus olhos sempre focados no céu e na missão; sendo dele esta declaração: "minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora." (João 12:27). Jesus veio e voltará!

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Fil 4:4-8). Amém!

Jesus é a causa, primeira e última, de nossa esperança.
https://youtu.be/ixcyrnZXJZo

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Os bons amigos


Ontem, Maria Célia e eu fomos brindados com a grata alegria de almoçar com amigos de verdade (amigos de mentira também existem - não há quem não os tenha). Conversamos a vontade, conversa descontraída. Que bênção é ter amigos! E com eles poder, em tais momentos, conversar sem reservas; porém, com muito respeito e amor. Obrigado Senhor, pelos bons amigos que temos.

O mundo em que vivemos é tóxico; um perigo para a saúde, física e espiritual. Então, devemos estar bem vestidos, protegidos com a armadura de Deus e as armas da luz. Convites que tenho recebido para pregar, dão sentido à minha vida neste mundo. Mas, devemos estar sempre atentos e preparados! Jesus virá ao nosso encontro ou iremos ao seu encontro. Que bênção! Louvado seja Jesus!

Ao pensar no valor da amizade, logo me veio à lembrança este dizer de Jesus a Judas: "Amigo, a que vieste?" (Mt 26:50). Isto me faz entender que Jesus é amigo de todos nós; mas, nem todos nós somos seus amigos. Na verdade, existe uma condição para sermos amigos de Jesus; é ele mesmo quem diz: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (Jo 15:14). Amém Jesus!

A Bíblia nos diz que "Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." (Lamentações 3:25,26); e que "O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão." (Provérbios 18:21-24). Que bênção, Senhor Jesus! https://youtu.be/wOlWEDqe2QI

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 4 de maio de 2025

Sumo Sacrifício


Precisei orar mais cedo... Crer não é só servir e professar; é vigiar e orar! Na oração Há tanta coisa a ser dita... Disse Jesus: "vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes." (Mat 6:8). Então, orar não é só pedir; é adorar e interceder! Em favor de Pedro, seu mais polêmico discípulo, foi o que fez Jesus: Pois "Disse também o Senhor: Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça" (Luc 22:31-32). Jesus, "portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." (Heb 7:25). Que maravilha! Por Ele somos amados! Amém.

Precisei orar mais cedo... Porque a vida não é só viver; é viver em Cristo! Ele morreu para que vivéssemos. Pois Deus "o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (2Co 5:21). Jesus sofreu um julgamento injusto, presidido por pessoas injustas; ele foi injustamente condenado, e injustamente obrigado a percorrer a via dolorosa, e arcando sob a pesada cruz que era nossa, e foi injustamente ferido com as feridas que seriam nossas... Enfim, ele morreu nossa morte, para que vivéssemos sua vida. Ele é Jesus, o verbo que se fez carne e levou sobre si a nossa culpa, para que levássemos sobre nós sua graça. Que bênção! Aleluia!

A Bíblia diz que Jesus "tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido ...foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido ...como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca" (Isaías 53:4-8). Amém.

Só o sangue de Jesus pode lavar e purificar do pecado:
https://youtu.be/S9ER7mWNLvw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 3 de maio de 2025

Nós o amamos


Neste mundo, é comum pensar nas injustiças sofridas e no mal que alguém nos fez... Melhor é não pensar em nossa dor com sentimento vitimista. Pois, pecadores que somos, haverá sempre alguém a nos lançar em rosto o mal que lhe fizemos. Então, antes de nos queixarmos do desamor das pessoas a nossa volta, agradeçamos ao Senhor por seu santo amor por todos nós. Amém.

A Bíblia nos declara que "Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos." (1Jo 4:9), Ou seja, Deus nos amou tanto que nos deu seu filho. Pois, "Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." (1Jo 4:10).

Segundo Deus, "Nós o amamos porque ele nos amou primeiro" (1Jo 4:19). E se o nosso pecado tirou de nós o direito ao seu amor e ao céu, "Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (Rom 5:8-9). Enfim, somos por Deus amados. Aleluia!

A Bíblia declara que "se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação." (Rm 5:10-11) Que bênção maravilhosa! https://youtu.be/JMF3I9sed2I

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Temos na Bíblia


Nós cristãos temos privilégios declarados na Palavra de Deus. Vivemos dias difíceis e noites preocupantes; mas, não devemos nos inquietar, nem esmorecer. A Bíblia diz que "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes" (Sal 19:1-3). Como é bom saber que o Senhor nosso Deus tem o domínio de tudo! Saber que nada acontece sem que ele consinta. Infelizmente - tendo por causa o pecado, vemos confusão na terra. Porém, Deus trará à luz, todas as coisas. Amém.

Nós humanos temos na Bíblia esta declaração: "a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Isa 59:1-2). O pecado nos separa de Deus e nos lança na mais densa escuridão... Homens e mulheres sem a proteção do Senhor, vivem tantos dias e noites em tormento, em densas trevas, por não terem a luz da Palavra. Pois, nela se lê: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho" (Sal 119:105). Misericórdia.

Assim falou Jesus: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer" (João 15:1-5). Enfim, a presença de Jesus em nós, muda a nossa história. Pois, segundo a Bíblia, sem ele não temos chance na vida. Só Jesus nos salva.

Que bom ter os olhos e ouvidos para esta linda canção:
https://youtu.be/EB2KSBgx6ms

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar