quinta-feira, 22 de março de 2018

Liderança

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Ao pensar em liderança cristã questiono: Até onde um líder pode usar sua liberdade, sem afetar a eficácia de sua liderança? Ou, até onde um líder pode estender os limites de sua privacidade, sem restringir a aproximação de um liderado desejoso de estar com o seu líder em busca de conselho ou de parâmetro? Até que ponto o cônjuge de um líder pode impor certas liberdades, para "fazer o que tiver vontade", sem prejudicar a liderança de seu cônjuge? Estas são questões relevantes nestes dias; quando vemos líderes sofrendo os efeitos de atitudes destoantes com o seu ministério.

Não é de hoje, tenho visto que a família do líder (quer ele admita, quer não) está ligada à sua liderança. Nas Escrituras, vemos o o fracasso de líderes que não governaram bem sua casa. O caso mais triste (e de triste fim) é o do sacerdote Eli, que por não ter a família sob autoridade, morreu no mesmo dia que os seus filhos, por sua rebeldia; pois profanavam valores sagrados sem serem contidos por seu pai (1 Sm. 4.10-24). Já ouvi coisas assim: "O pastor sou eu, não minha esposa" e "Deus chamou meu marido, não a mim". Meu Deus! São tantas palavras infelizes, assaz perigosas!

Ao ler este texto, vejo que o mesmo fundamenta minha reflexão: "Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? )" (1 Timóteo 3:e-5). Devemos governar a família, segundo a Palavra de Deus!

Este outro texto (embaixo) embasa aquilo que digo:

"os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus."
(1 Timóteo 3:8-13)

A Bíblia deve ser o aferidor da família de um líder!

Esta canção deve ser entendida em toda a sua extensão:
https://youtu.be/wjZ-Z7NqmCc

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar