terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Vem o Novo Ano


Senhor! Amanhã não é só um novo dia... É um novo ano! Então, preciso fazer uma revisão de vida e propósito deixando tudo que não devo levar comigo para o dia de amanhã... Nem os sentimentos não condizentes com a nova criatura que eu me tornei, desde que Cristo me salvou. Então, quando sinto minh'alma querer se apegar a lembranças indesejáveis, vou logo dizendo não. Chega!

Bem sei que, ao longo do ano, somos tendentes a misturar as coisas boas e ruíns. E, se ainda não o fiz, chegou a hora de as separar, para transpor os portais do ano novo, apenas com aquelas que me edificam e enobrecem. E elas são muitas! E Jesus, pelo Espírito Santo, fala conosco (as vezes tão docemente que mal se percebe)... E ele nos ajuda a guardar as melhores coisas. Amém Senhor Jesus!

Infelizmente, a natureza rebelde que herdamos da Queda, prefere os maus sentimentos (mágoa, revolta, ressentimentos) e ruíns lembranças. Ainda bem que fomos crucificados com Cristo! E a nova natureza que herdamos da cruz é sensível à voz de Deus; e ela nos diz, pelo Espírito Santo e consolador, que as coisas velhas e ruíns devem ser deixadas para trás. Enfim, sou grato ao Senhor Jesus.

Logo, "se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação" (2 Coríntios 5:17-19). Amém. https://youtu.be/a4WHUzbPSyY

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

O mal do pecado


Estamos tão próximos de mais um ano... Assim, cada dia que passa, nos aproxima um pouco mais, daquele grande Dia... Meu Deus! Maranata! Nesta manhã, prostrado ao pé do Senhor, estive orando... Me derramei, chorei bastante, agradeci, intercedi... Algo que sempre faço e do que jamais me arrependo. Pois, buscar ao Senhor, é necessidade urgente, para todo aquele que o teme. Amém Senhor!

A Palavra de Deus nos assevera que nada nos separa do amor de Deus que se manifestou em Jesus. Logicamente que isto não inclui o pecado. Pois a Bíblia diz que "as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Isaías 59:2); e iniquidade é pecado; portanto, o pecado nos separa de Deus. E libertação, só em Jesus!

Sim, o pecado nos separa de Deus. "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1Jo 1:7). Que graça maravilhosa temos em Jesus... Aleluia! Obrigado, meu Senhor Jesus; pois, o teu grande amor por nós, nos liberta do pecado e nos livra do inferno. Bênção purinha! Aleluia! Glória ao Senhor Jesus!

A Bíblia assim declara: "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor!" (Rom 8:37-39). Amém. 

Tente aprender e cantar esta abençoada e linda canção:
https://youtu.be/z88ABflR9kE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 28 de dezembro de 2024

Fé na Palavra


Ao pensar no Deus que opera e revela, transforma e transborda, logo penso em sua Palavra. Faz grande bem saber e crer que Jesus veio ao mundo dar "a sua vida em resgate de muitos." (Mt 20:28). Dando o seu testemunho, Paulo declara: "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores; dos quais eu sou o principal" (1Tm 1:15). Amém.

Penso também nisto que nos diz Jesus sobre a perenidade da Palavra: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." (Mt 24:35); e na transformação promovida pela Palavra, a qual diz que "se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2Co 5:17). A Palavra de Deus é remédio para os males do corpo e da alma. Amém.

Ao pensar na Palavra, me lembro deste testemunho de Pedro sobre ela: "Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei a rede." (Lc 5:5). Sendo o resultado miraculoso! Pois, "fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes e rompia-se-lhes a rede." (Lc 5:6). Creio na Palavra de Deus! Ela é "luz para o meu caminho" (Sal 119:105).

A Bíblia diz que no "grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios d’água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado." (Jo 7:37-39). Meu Senhor Jesus! https://youtu.be/HpwMofiqvA4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Assim eu creio!


Em nosso viver neste mundo, dias, semanas e anos se sucedem, sem que tenhamos de interferir nesse processo... Deus nos deu tempos e estações, para deles que possamos usufruir. Vemos em Eclesiastes que o pregador - depois de conferir as coisas e buscar respostas, grafou que "Deus fez ao homem reto, mas eles buscaram muitas invenções" (Ec 7:29). Infelizmente, com a Queda, os homens foram se distanciando de Deus, até o perder de vista. E como se não bastasse o afastamento de Deus, eles se aproximam do mal, até serem por ele inteiramente dominados; e assim, vivem acrescentando "pecado a pecado." (Isa 30:1). Ó Senhor Jesus!

Deus, por amor aos homens, enviou seu Filho unigênito, nascido da mulher, único de sua espécie, para "buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10) dando "a sua vida em resgate de muitos." (Mt 20:28). Porém, o ser humano continua se afastando de seu Criador. Porque homens criados a sua imagem, "mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente." (Rm 1:25). E conforme título de um antigo filme: "Assim caminha a humanidade." Enfim, Deus continua nos amando e salvando os que quiserem ser salvos. Porém... O tempo está findando. Ora vem Jesus!

Disse Jesus: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram." (Mc 16:15-20). Amém.

Por amor, Jesus veio ao mundo, para nos salvar. Aleluia!
https://youtu.be/38oD7mWOEN4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Natal de Jesus.


O Natal chegou! E ele nos faz pensar... Estará este Natal sendo de fato comemorado de modo correto? E isto eu pergunto porque - se o Senhor Jesus é a verdadeira razão do natal; então, por que deixar um mítico velhinho de barbas brancas roubar a cena? Pois, o natal que celebramos se deve ao nascimento do Menino Jesus que é "Deus conosco" (Isa 9:6). Aleluia! Feliz Natal!

Se nós pensarmos bem, chegaremos a conclusão que o Dia de Natal é bem mais santo e verdadeiro, na pobreza e nudez da manjedoura, do que na riqueza e opulência das salas de banquete; pois, se naquela tão humilde e despojada estrebaria havia temor e humildade; em muitas mesas natalinas, sobram tristes excessos... Glutonarias e até embriaguez. Misericórdia, ó Senhor Jesus!

Segundo a Palavra de Deus, Jesus nasceu em Belém. Pois "veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lc 19:10). E morreu em Jerusalém, onde "inclinando a cabeça, entregou o espírito." (Jo 19:30). Enfim, em sua trajetória - de Belém ao Calvário, ele "não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos" (Mc 10:45). Enfim, de Jesus é o verdadeiro Natal!

Enfim, no Dia de Natal, Jesus foi o Presente dado pelo "Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tg 1:17). E um dia nós o veremos. Então, perceberemos que em nosso viver, poderíamos ter sido bem melhores que temos sido. Porém, a "lembrança das coisas passadas" (Is 65:17) já não terá o menor sentido. Maranata! https://youtu.be/2Nfn8m4CtcQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Luzes do Natal


Nesta véspera do Natal, luzes natalinas serão acesas na maioria dos lares cristãos... Na Bíblia há o registro que, na criação, "a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo" (Gn 1:2). Então, "disse Deus: Haja luz. E houve luz." (Gn 1:3). Em outro registro, a Bíblia declara que "Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias" (Êx 10:22); foi quando as trevas em que vivia o Egito, na prática, se manifestou; diferente do que se via em Gósen, onde "todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações" (Êx 10:23). Sempre haverá luz para quem está em Cristo.

Nestes dias de trevas sobre a terra, precisamos orar... Em Jerusalém, os cristãos oravam no cenáculo; e "havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos." (At 20:8). E hoje não será diferente! Pois, Jesus que disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8:12) já nos deu sua luz ao dizer: "Vós sois a luz do mundo" (Mt 5:14). Enfim, "se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (1 Jo 1:7). Maravilha! Temos a luz de Jesus! Enfim, perdido está quem não a deseja. Meu Senhor Jesus!

A Bíblia assim ordena: "a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Pois, bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz." (Ef 5:2-8). Amém. Louvado seja Jesus!

Que bênção! Jesus é a Luz que nos ilumina na escuridão.
https://youtu.be/i4M4kntYZ7A

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

O lugar melhor


Nesta vida provisória, muita gente ambiciona estar no topo do melhor lugar do mundo; pois, não lhes basta estar entre os que já vivem neste sublime lugar. Se procurarmos, encontraremos livros e canções, escritos e versados, sobre o lugar que se situa bem acima de quaisquer outros lugares deste mundo. Pois, se há lugares de belezas indizíveis, as deste lugar, a todas elas supera.

No passado distante, homens e mulheres, nesse lugar, souberam como nele viver e desfrutar (alguns deles são mencionados, na epístola aos Hebreus) vidas das quais, este mundo nunca foi digno. O que dizer de Abel, de Enoque, de Noé, (tão pouco se sabe sobre eles)... De Abraão, de José, de Moisés, de Davi, de Elias, de Isaías, de Daniel... Meu Senhor! Eles viveram nesse lugar!

No melhor lugar do mundo, certas coisas morrem pra outras nascerem, e muita gente renascer. Nele, muitas coisas terminam, para que outras se iniciem... Bendito lugar de oração! Lugar onde Deus se manistesta, e sábios são formados, e mistérios revelados. Enfim, pergunto: Por que tantos bons crentes o evitam? Será por não perceberem que este é sim, o melhor lugar do mundo?

A Bíblia diz: "Aplainai, aplainai, preparai o caminho: tirai os tropeços do caminho do meu povo. Porque assim diz o alto e o sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos." (Isaías 57:14-15). Amém. https://youtu.be/6zaCiXFun48

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 22 de dezembro de 2024

Cheios de amor


Pela Bíblia sagrada, temos entendido que - para vivermos num mundo tão vazio de amor, precisamos ser cheios do Espírito. Pois, assim nos diz a Palavra de Deus: "Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" (Ef 5:17-18). E assim, falando em linha com este texto, vamos demonstrar preferência pelo bom senso buscando entender a vontade de Deus. Pois, na vida de um cristão, a única embriaguez aceitável é a que vem pelo enchimento do Espírito; pois - se aquela obscurece o raciocínio, esta refina o discernimento. Aleluia!

Neste mundo, onde o ódio predomina, precisamos ser cheios de amor; e para sermos cheios de amor, precisamos ser cheios do Espírito; e para sermos cheios do Espírito, precisamos buscar e pensar "nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" (Cl 3:2). Ou seja: focar a nossa atenção, nas coisas espirituais, buscando "primeiro o reino de Deus, e a sua justiça" (Mt 6:33); e manter nossa mente protegida, conforme este texto bíblico: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna" (Isaias 26:3-4). Amém Senhor Jesus!

A Bíblia ordena: "Regozijai-vos sempre no Senhor... Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Fl 4:4-8). Que bênção! Amém Senhor!

Ó Senhor! Como nós precisamos ser cheios do Espírito!
https://youtu.be/NCQQcyYfM_0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Cultivar valores


Estou a pensar no "anjo da igreja em Éfeso" (Ap 2:1)... Uma vida repleta de bons serviços conhecidos pelo Senhor que disse: "Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança" (Ap 2:2). Logo, a vida desse nobre pastor dos dias bíblicos me faz pensar em quão frágil é a linha divisória entre o sucesso e o fracasso... Porque o Senhor que engrandece é o mesmo Senhor que nos adverte.

Com a vida desse homem de Deus eu posso aprender que, assim como os erros passados não condenam o cristão renascido; os acertos do passado não absolvem o cristão endurecido. Portanto temos o dever de perseverar na fé em Jesus, para sermos salvos; e vivermos santamente, para continuarmos neste glorioso processo bíblico, o qual é na Bíblia conhecido como "perseverança dos salvos." Amém Jesus.

Enfim, nós pastores precisamos fazer uma contínua revisão de princípios e métodos; e ter em mente a noção de que é possível haver desvio de rumo, sem nos darmos conta. E se na vida do cristão, perder oportunidades pode ser bem prejudicial; perder o primeiro amor pode ser uma tragédia... "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." (1 Co 10:12). Revisão de vida é prioridade nossa!

A Bíblia nos adverte: "tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas." (Ap 2:3-5). Amém. https://youtu.be/TV9ux-xwaDk?t=26

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Gosto musical


Há canções que mexem com nossa vida; a que segue no comentário é uma delas. Em minha juventude, como mexeu comigo! A música tem grande influência sobre nós (para o bem ou para o mal) e a depender de nossas preferências musicais, a música pode nos conduzir a Deus, ou dele nos afastar. Sou grato ao Senhor, pelas escolhas musicais que eu tenho feito, elas me têm feito muito bem. Amém Jesus!

Certas letras e ritmos musicais de péssimo gosto - sendo transformados em mantra, podem confundir nosso raciocínio, e deformar nosso carater, e devastar nossa vida espiritual. Então, melhor dizendo: ou nosso mau gosto impõe o que cantamos; ou o que cantamos determina o nosso mau gosto. Assim, com ajuda de Jesus devemos repensar nossas preferências musicais, para vivermos uma vida melhor. Amém.

Infelizmente, há igrejas que foram sendo, aos poucos, induzidas ao erro. Um dos motivos é que envés de serem conduzidas por doutrina, são seduzidas por canções. Enfim, sem negar o valor espiritual das canções cristãs; ppreciso dizer que - desde que o avivamento por canção e louvor tomou o lugar do avivamento por oração e Palavra, diversas igrejas perderam o brilho que tinham... Misericórdia Senhor!

Estando no monte Sinai e "Ouvindo Josué a voz do povo que gritava, disse a Moisés: Há alarido de guerra no arraial. Respondeu-lhe Moisés: Não é alarido dos vencedores nem alarido dos vencidos, mas alarido dos que cantam é o que ouço. Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e as danças; então, acendendo-se-lhe a ira" (Êxodo 32:17-19). Senhor! Misericórdia! https://youtu.be/ij0KQFD_0-Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Vida em família


Em tempos de inversão de valores, os cristãos bíblicos devem pensar nos laços familiares... Família é a primeira instituição da terra, criada por Deus e encarregada de povoar o planeta. A família bíblica é formada por um homem, e uma mulher, e os seus filhos. Seus integrantes devem se cuidar, e uns aos outros, com amor e respeito, sendo dedicados nessa importante missão. Amém Jesus!

Infelizmente, regras e ajustamentos necessários que deve haver entre pessoas que ocupam um mesmo espaço físico, podem causar atritos e conflitos (alguns insuperáveis) entre seus integrantes. Em casos assim, falta de sabedoria e humildade no trato desta questão, e de amor e respeito mútuo, podem enfraquecer até as famílias sólidas, resultando em rompimento de vínculos familiares.

Já no alvorecer da criação, vemos isto acontecer (Abel e Caim). Então, sobre o necessário cuidado para com a família, a Bíblia nos traz várias instruções e advertências. Enfim, formar um lar exige amor, tempo e perseverança de ambas as partes. Na criação dos filhos, deve haver afeto e resiliência. E se isto não conseguir evitar desenlaces; certamente, evitarão efeitos colaterais desastrosos.

A Bíblia assim nos orienta: "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor." (Efésios 6:1-4). Que bênção! https://youtu.be/WbhRe3ObiOc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Se ama perdoa


Meus irmãos, a Bíblia tem receita pra tudo - para uma vida humilhada, para uma família provada, para uma igreja maltratada... Simples assim! Pois, na vida, não há alguém tão mal amado que também não pratique desamor; e uma família provada pode ter aberto brechas e contribuído para a provação sofrida; e quanto a uma igreja mal assistida... Meu Deus! Ela é Corpo de Cristo! Se nós a amarmos, como Jesus a amou; se nós a cuidarmos, como Jesus orientou Pedro a cuidar; teremos dado o primeiro passo para sua cura e restauração, das vidas e famílias por ela assistidas. Porque se perdoar é preciso, amar é fundamental. Então, a bênção chega.

Em nosso viver neste mundo, precisamos amar como Jesus amou (Jo 15:12). Pois, amor não é fruto, é semente; ou seja, primeiro plantamos, depois colhemos. E se, porventura, a colheita for fraca, o amor de Jesus nos sustenta. Assim, precisamos perdoar como Jesus perdoou, até seus inimigos (Lc 23:34). Então, assim como o amor, perdão não é fruto, é semente. Assim falou Jesus: "quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas." (Mc 11:25-26). Meu Jesus!

Assim falou Jesus: "Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando." (João 15:9-14). E o perdão é um dos atributos do amor.

Amar e perdoar, antes de sentimento, são mandamentos:
https://youtu.be/ME0151OP6Bk

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Males do pecado


Fico a me perguntar... Sem Jesus, o que seria da humanidade? Se com Jesus, ela se fragmenta em "delitos e pecados" (Ef 2:1); sem ele, já teria sido extinta. Penso na tragédia em que se transformou o conhecimento do pecado - iniciado com Eva, e Adão, e se propagado pelo mundo inteiro, corrompendo o modus vivendi e o modus operandi deste ser único criado por Deus, segundo sua imagem e semelhança (Gn 1:26) "E Deus os abençoou" (Gn 1:28).

Sinto tristeza em ver que o manto sagrado da bênção se transforma em andrajo de maldição, sempre que o pecado se infiltra e corrompe a vida humana, a separando do propósito de Deus... Vidas arruinadas, famílias desfeitas, amizades rompidas; sem que nesta tragédia se vislumbre qualquer mudança. Porém, há esperança para os que chegaram a este ponto! Pois, Jesus veio a este mundo "buscar e salvar o perdido" (Lc 19:10). Bênção purinha! Amém Senhor!

A Bíblia diz que há salvação para o pecador perdido, quando este se transforma em pecador contrito. Porque sendo lavado no sangue de Jesus, Deus o torna pecador remido; porque a remissão do pecado, o liberta da pena que o condenava. Enfim... Jesus é o Plano Perfeito para libertar do pecado, todo aquele que crer. Pois, "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 Jo 1:9). Senhor Jesus!

Assim a Bíblia diz: "Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa, mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória." (1 Tm 3:14-16). Amém. Glória ao Senhor!

Jesus é o Alfa e o Ômega! Louvado seja Deus!
https://youtu.be/Xwe1KyDKtz0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 15 de dezembro de 2024

A posição firme


Nesta madrugada, quando nosso garnisé branco cantou, eu já estava há um bom tempo em oração; porque as carências são muitas e a luta é grande... Como cantava o saudoso irmão Lázaro: "Ainda bem que eu vou morar no céu!" Isto é tão importante que compensa, em meio a tanta coisa, manter vigilância e sobriedade; para que, usando a fé como argumento, não venhamos a fazer coisas ruíns. Até porque "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Rm 8:37). Se as lutas são grandes, nosso Deus é maior! Se as tentações parecem ser boas, nosso Deus é melhor! E isto é que importa. Aleluia!

Neste tempo presente, devemos ter a posição firme no Senhor; como José, diante da mulher de Potifar; como Davi, diante de Golias; como Elias, diante dos falsos profetas; como os três rapazes, diante da fornalha ardente; como Daniel, diante da cova dos leões... Enfim, permanecer sob o manto da graça, e perseverar no Caminho eterno, é dever de todos nós que servimos ao Senhor em espírito e em verdade. E quando o inimigo bater em nossa porta, "porque não ignoramos os seus ardis" (2 Co 2:11) vamos mante-la bem fechada! E dizer que a casa já está ocupada por seu verdadeiro dono, Jesus! Pois, Ele deu a sua vida por nós.

Nós servos de Deus, devemos por fé na sagrada Escritura, a qual diz que Deus "sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes, certamente, cheiro de morte para morte; mas, para aqueles, cheiro de vida para vida. E, para essas coisas, quem é idôneo? Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus" (2 Co 2:14-17). Enfim, em Cristo Jesus somos mais do que vencedores.

Esta canção é para o crente, boa base de sustentação:
https://youtu.be/1yabCCwEQx8

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 14 de dezembro de 2024

Vento de doutrina


Vivemos um tempo tão estranho... Exatamente como Jesus falou (Mt 24:1-14. E em tempo tão desfavorável, devemos pregar a palavra, "com toda a longanimidade e doutrina" (2 Tm 4:2); E isto porque, cercados de um amontoado de doutores, muitos crentes que "tendo comichão nos ouvidos" (2 Tm 4:3) "desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." (2 Tm 4:4). Ó meu Senhor!

Neste tempo, nós cristãos que "não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus" (1 Co 2:12) não nos deixemos nos enganar "com palavras de sabedoria humana" (1 Co 2:13). Pois, "o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura" (1 Co 2:14). Amém.

Na verdade, se somos espirituais, isto será demonstrado por nosso nível de discernimento. Pois, "o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido" (1 Co 2:15). Enfim, para termos perfeito conhecimento e discernimento deste tempo tão cruel, devemos ter "a mente de Cristo" (1 Co 2:16). E isto, só quem é lavado pelo sangue de Jesus e santificado pela Palavra de Deus poderá obter.

Deus deseja nosso aperfeiçoamento, "até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente." (Ef 4:13-14). Amém. https://youtu.be/MUkBHCm1rEo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Santa plenitude


A Palavra de Deus nos ordena que sejamos cheios do Espírito (Ef 5:18). Podemos aqui considerar inúmeras razões para este enchimento; mas, basta uma só razão para justificar esta ordenança apostólica: é que sem este enchimento, não temos como sobreviver espiritualmente. Pois, tradições cristãs e experiências evangélicas não são fortes o bastante para nos sustentar. Jesus disse (Jo 15:5) que, sem ele, nada podemos fazer (o texto está no imperativo); e disse (Jo 14:17) que o Espírito habitaria conosco (presença) e estaria em nós (enchimento) ordenando aos discípulos esperarem pelo batismo no Espírito Santo (Atos 1:4-5).

Na verdade, o símbolismo histórico da experiência de salvação é a Cruz do Calvário; e o simbolismo profético do batismo com o Espírito Santo é o Dia de Pentecostes. Há um antigo hino diz que "foi no calvário que ele (Jesus) sem falar mostrou ao mundo inteiro o que é amar." E o hino 24 da Harpa Cristã declara que "no pentecostes sucedeu o que Jesus falou." Tais simbologias - além de presença frequente em livros e canções, são notórias em todo o mundo, na vida e no testemunho dos crentes. Enfim, não há pregador do evangelho que, ao longo de sua vida e em suas pregações, não tenha feito qualquer menção do Calvário e do Pentecostes.

Na Bíblia, temos este valioso ensinamento: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus." (Ef 5:15-21). Amém. Uma santa plenitude!

Enche-me Espírito, mais que cheio quero estar. Amém.
https://youtu.be/NCQQcyYfM_0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Conte a bênção


A Palavra de Deus me tem feito ver que existem palavras e declarações que não devemos usar em nosso linguajar costumeiro; e posso até dar exemplos: Ao invés de viver falando de enfermidades, devemos falar de curas; falar de soluções, ao invés de problemas; e contar as bênçãos ao invés de maldições; e, se falarmos de alguém, ao invés de falar mal, falemos o melhor possível.

Na verdade, devemos falar aquilo que cremos! Porque a Bíblia diz que devemos ter "o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri; por isso, falei. Nós cremos também; por isso, também falamos" (2 Co 4:13). Jesus ordenou a uma pobre mulher cativa por "um espírito de enfermidade" (Lc 13:11) que ela se levantasse, ela assim agiu! Então, aquele espírito, dela se retirou. Amém.

A Bíblia diz que Cristo levou sobre si as nossas dores; e diz também que ele levou sobre si, as nossas maldições; então, vamos falar em linha com o que Jesus fez por nós! E ao invés de falarmos de castigo, falemos de perdão. Pois "o castigo que nos traz a paz estava sobre ele" (Is 53:5). Enfim, se assim nós crermos e falarmos, nossos males se enfraquecem e nossa fé se fortalece.

"Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. "Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados." (Isaías 53:4-5). Amém Jesus. https://youtu.be/Lld9pXrA-Kw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Oração correta


Em nossa vida cristã, existem momentos que orar exige um grande esforço... Possivelmente, pode ser o momento da oração mais urgente. Embora nem sempre o façamos, já tenho dito que devemos orar antes e depois de certas coisas (antes de dormir e depois de acordar; antes de sair e depois de chegar, etc) Orar nunca e demais. A Bíblia assim nos exorta: "Orai sem cessar." (1 Tes 5:17). E isto significa orar sempre.

Aquele momento em nossa vida, em que somos instados a orar, a oração (ou a falta dela) pode fazer a diferença entre vitória e fracasso, entre vida e morte, entre a solução e o seu problema. Portanto, não custa repetir que orar nunca é demais! Mas há um porém: O cristão precisa saber o que deve pedir. Pois, a Bíblia nos diz: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." (Tg 4:3).

A experiência de Salomão nos ensina que a oração mais sábia é aquela que busca em Deus sabedoria (2 Cr 1:10-12). Senhor, como precisamos de sabedoria! Pois, ser sábio é distinto de ser conhecedor. Porquanto, sabedoria é a base para o conhecimento bem aplicado... Enfim, a Bíblia diz que "No rosto do sábio se vê a sabedoria." (Pv 17:24). Amém, ó Senhor! Que brilhe o nosso rosto com a luz da sabedoria.

A Bíblia sagrada assim nos ensina: "se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal pessoa que receberá do Senhor alguma coisa" (Tg 1:6-7). https://youtu.be/T6MyCyKSsk4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

É maravilhoso


Deus reina sobre tudo e sobre todos! Que maravilha! Em sua Palavra está escrito que "Deus reina sobre as nações; Deus se assenta sobre o trono da sua santidade." (Sl 47:8). Como não se render diante de sua maravilhosa presença! Porém, há quem negue seu amor alegando o mal no mundo, sem perceber que é o Deus amoroso dando tempo de arrependimento aos pecadores. Amém Senhor.

A Bíblia nos diz que "um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Is 9:6). Este texto descreve o nascimento de Jesus, cuja celebração (o Natal) ainda que, na maioria das vezes, vazia de significado espiritual, se dá em toda a terra, no mês de dezembro.

Deus é maravilhoso! O salmista Davi fala consigo mesmo dizendo: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades" (Sl 103:2-3). Na Bíblia está o registro de que "Muitas são, Senhor, meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco" (Sl 40:5). Que bênção! Glória a Deus!

A Bíblia nos traz a seguinte advertência: "Ainda que o pecador faça mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temerem diante dele. Mas ao ímpio não irá bem, e ele não prolongará os seus dias; será como a sombra, visto que ele não teme diante de Deus." (Ec 8:12-13). Senhor Jesus! https://youtu.be/oE_brFKwldk

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Eu ser humano


Nesta manhã, meu espírito investigou a dimensão espiritual e minha alma pesou os prós e contras... É sempre assim, a alma sôfrega e o espírito contrito. Foi nesta dimensão que Davi advertiu sua própria alma dizendo: "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face, e o meu Deus." (Sl 42:11). E por mais complexa que seja esta questão, este assunto pode ser assim entendido: O ser humano é um ser tricotômico (corpo, alma, espírito) assim como Deus, o seu Criador, que se manifesta nestas tres formas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Na verdade, a alma é o ponto intermediário entre o espírito humano e seu corpo físico. Então, ela participa objetivamente da evolução do ser humano, desde sua presença intrauterina até sua morte, desenvolvendo o conhecimento de tudo a sua volta, pelos sensores físicos do corpo (visão, tato, audição, olfato, paladar). Pois o espírito é o sopro de Deus (pura energia) sendo a alma o elemento transmissor de tudo (tanto do bem, como do mal). Daí, a Bíblia dizer, sobre a alma: "A alma que pecar, essa morrerá" (Ez 18:20); e sobre o espírito, ela nos diz: "o corpo volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Ec 12:7).

A Bíblia nos ensina a servir ao Senhor "Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido. Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda, Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama: como enganadores, e sendo verdadeiros; Como desconhecidos, mas sendo bem-conhecidos: como morrendo, e eis que vivemos: como castigados, e não mortos; Como contristados, mas sempre alegres: como pobres, mas enriquecendo a muitos: como nada tendo, e possuindo tudo" (2 Co 6:6-10). Infelizmente, há muitos cristãos que ainda não aprenderam.

Logo de manhã aprendendo com o Senhor... Aleluia!
https://youtu.be/bwwq6fCYpd0

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 8 de dezembro de 2024

O perfeito amor


Estou a pensar naquilo que deve ser minha maior prioridade... Quem disser primeiro amor, acertou em cheio. Infelizmente, não é o que a grande maioria pensar; pois, se assim pensasse e priorizasse, não haveriam tantos lares desfeitos, tantas amizades rompidas, tantas carreiras interrompidas, tantos negócios falidos, tantos ministérios fracassados... Ó Senhor Jesus! Bendito primeiro amor!

Na experiência e no exercício da vida cristã, o primeiro amor é há um só tempo, princípio e razão de um viver abençoado e bem sucedido. Me lembro de uma antiga canção que assim propunha: "Tudo é belo em derredor, com amor no lar." Sei que este amor não evita as dores e conflitos; porém, os acalma e pacifica... Louvado seja Deus! Pois o seu divino amor é o berço e fonte do primeiro amor.

Há uma outra antiga canção com letra extraída da Palavra de Deus, a qual declara que "o perfeito amor lança fora todo medo." Pois a Bíblia diz que "o que tem medo não é perfeito em amor" (1 Jo 4:18). Uma das canções de Anderson Freire, chama o primeiro amor de "primeira essência." E ele está coberto de razão! Pois o primeiro amor é amor perfeito! Enfim, não haverá substituto ao primeiro amor.

Na Palavra de Deus está escrito que "Nós o amamos, porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão." (1 João 4:19-21). Enfim, amor é primeira essência. https://youtu.be/OsK1hFNnRzQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 7 de dezembro de 2024

Tempo de guerra


Temos vivido em um mundo em guerra, nos mais diversos campos de batalha; guerra que se expande e intensifica, de medidas incalculáveis e inevitáveis. Mas esta guerra que se iniciou no alvorecer da história e faz suas incontáveis vítimas (no corpo e na alma) já tem um fim previsto, cujo ponto culminante é a aparição do "homem do pecado" (2 Ts 2:3) e do "falso profeta" (Ap 19:20) ambos sob inteiro domínio da "a antiga serpente" (Ap 20:2). Esta serpente é tipificada por um dragão que se ocupa em "rodear a terra, e de passear por ela." (Jó 2:2). Ó meu Senhor! São tempos tão difíceis e tantos nem se apercebem.

Jesus! Judeus e cristãos têm sua doutrina e cultura odiada pelo mundo. Porém, estão assegurados pela Promessa de "novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça." (2 Pd 3:13). Esta promessa foi diversas vezes proferida. No transcurso do AT, ela aparece em Gênesis 3:15; e também em Isaías 9:6; e no seu desfecho, a encontramos nestes termos: "Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria." (Ml 4:2). A trindade satânica sera vencida por Jesus, "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (Jo 1:29). Aleluia!

Este texto diz como será o fim desta guerra: "E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre (Ap 19:19-20)... "e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos." (Ap 20:10). Vem Senhor Jesus!

Em nossa vida espiritual, esta guerra é vencida de joelhos:
https://youtu.be/l_x_cg3Ddv4

Cordialmente
Bispo Calegari

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

O amor é eterno


Estou a pensar neste mundo e suas belezas naturais... Montanhas e vales, céu e mar, minerais e seres viventes... Meu Deus! Tanta beleza, nos mais diversos formatos... São de tirar o fôlego! Porém, há um lado obscuro que assusta quem o percebe: É o ódio deste mundo, contra Deus e contra seu povo, visível em todos os cantos da terra. Pois "o mundo todo está no Maligno" (1 Jo 5:19). Só Jesus nos ama!

Na verdade, o ódio deste mundo, aos filhos de Deus (os escolhidos pela fé de Abraão e os redimidos pelo sangue de Jesus) é resposta que vem do inferno, contra o amor que vem do céu; amor que se manifestou em carne, e se entregou por todos nós, conhecido pelo nome JESUS, enviado ao mundo por Deus Pai; o qual sofreu morte de Cruz; e assim se tornou o Salvador dos que creem. Deus é amor.

Enfim, o grande amor de Deus por nós, se contrapõe ao ódio com que o mundo nos trata, e isto é o que importa. Jesus não nos negou saber que assim seria. Alertando que o mundo nos odiaria, Jesus nos encorajou e confortou dizendo: "Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16:33). Bendito e santo e amor!

Assim nos falou Jesus: "Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." (João 15:17-19). Amém. Grande e sublime é o amor de nosso Deus: https://youtu.be/w4vHLHwgEtM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Sou dependente


Não ignoro minha dependencia de Jesus... Graças a Deus! E há tantas vidas carregando pesado fardo, por ignorarem, ou se recusarem a admitir a sua dependência do Senhor. São vidas que se magoam e se arruinam, famílias inteiras se fragmentando... Que pena! Porque o prejuízo causado por este vazio é inevitável, e de repercussão eterna, e tão simples é preenche-lo. Porque o Senhor Jesus veio "buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10). Logo, tantas perdas seriam evitadas se reconhecêssemos a dependência de Jesus como fator primordial em nossa vida; sendo este, causa e razão de viver segundo o propósito de Deus pra todos nós.

Sobre a nossa dependência de Jesus, esta palavra dita por Jesus, resume tudo aquilo que tenho dito: "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5). Vejo vidas carregadas de pecados (antigos e recentes) sem perceberem que caminham em direção ao vazio eterno, sem Deus e sem salvação, por se recusarem a aceitar o convite formal de Jesus que diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mt 11:28). E há quem blasfeme daquele que poderia salva-los... Misericórdia! Enfim, o que se vê é uma horda de condenados, sem que nada se possa fazer por eles, por recusarem admitir sua dependência de Jesus. Meu Deus!

Assim Jesus falou aos que nele estão ligados e frutíferos: "Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós: como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas: quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." (João 15:3-7). Amém, glória ao Senhor!

Esta canção enaltece a nossa dependência de Jesus:
https://youtu.be/rJPQWxga6kw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

O Bem já venceu


Estou a pensar... Ainda que muitos pensem diferente de mim, tenho a mais absoluta certeza que a Palavra de Deus está se cumprindo... E ao pé da letra! Ouço cristãos dizerem: Deus não permitirá que soframos certos males previstos (e a maioria pensa deste modo). Aos tais eu faço lembrar que ao longo da história, Deus já permitiu tais coisas; e neste tempo, não deverá ser diferente.

Os exílios de Israel, os suicídios em Massada, a longa noite dos martírios em Roma, a noite de S. Bartolomeu, o holocausto... O Mal vem tentando se sobrepor ao Bem, ao longo da história humana; ao final, o Bem sempre venceu! Os israelitas sobreviveram a Massada e foram muito além do holocausto; e os cristãos viram a longa noite de Roma se tornar passado. Louvado seja Deus!

Em todos os maus momentos da história, sofreram mais os que mais possuiam... Sob o nazismo, prósperos judeus (diferente dos sábios judeus que abriram mão de certas raízes) perderam suas casas, suas obras de arte, suas joias, as suas próprias vidas... E haverá algo pior que o nazismo? Quem viver verá. Porém, "resta ainda um repouso para o povo de Deus." (Hb 4:9). Amém!

Em seu sermão profético, Jesus assim resumiu o que está por vir: "Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mat 24:21-22). Amém Jesus! https://youtu.be/KE_S832APWk

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Ao jovem cristão


Sempre digo que devemos orar um pouco mais... Devemos orar pelos jovens! Paulo deve ter orado bastante em favor do jovem Timóteo. Então, nesta manhã, venho me dirigir aos jovens cristãos, que se esforçam e lutam para permanecer na fé e na Palavra de Deus, com estas palavras de João: "Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno." (1 Jo 2:13). Porque a vitória da fé é a vitória sobre as forças do mal. Então, contra o mal que há do mundo, o jovem que valoriza e prioriza a vida com Deus pode dizer com Paulo: "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rm 8:37). Aleluia!

Antes de encerrar, devo também falar aos jovens distantes de Jesus; os quais preferem os prazeres do mundo, em detrimento da vida com Jesus; dizendo com o pregador do passado: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento" (Ecl 12:1). Porque os maus dias sempre aparecem - as vezes, quando menos esperamos. Enfim, para lidar com os maus dias futuros, nós precisamos de uma boa base espiritual. E o jovem que acumulou dons e talentos espirituais ao longo da vida, terá todas as condições para vencer no fim. Amém.

Deixo para reforço da vida e da fé cristã da juventude, esta advertência da Palavra de Deus: "Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." (1 Jo 2:14-17). Jovens firmados em Cristo!

Ainda jovem, fui ricamente abençoado por esta canção:
https://youtu.be/ejw3Dyo0bzA

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

O viver no mundo


Todos nós passamos por momentos difíceis... Estou a pensar na atitude de fé de samuel; quando este homem de Deus tomou "uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e chamou o seu nome Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor" (1 Sm 7:12). Que grande desafio! Que grande vitória! Os filisteus nem sequer pensaram no que o Deus de Israel pode fazer em favor de seu povo.

Como não pensar na angústia de Samuel ao ver um tão cruel inimigo marchar em direção ao seu povo, para o destruir da face da terra... Sua primeira medida foi sacrificar ao Senhor e invocar o seu santo Nome. Ou seja: Antes do combate, a prostração; e antes da vitória, o clamor ao Deus que tudo pode; Então, antes do Aleluia, veio o Ebenezer! E o Senhor veio em seu socorro.

Seja em semeadura de combate ou em colheita de vitória, melhor é a humildade sincera que a euforia desmedida, e o chorar é melhor que o sorrir... Meu Jesus! Com isto, não estou a dizer que não devemos sorrir e festejar o sucesso; e sim que, em nosso viver neste mundo sempre haverá lutas e aflições. Enfim, a humildade do guerreiro deve preceder a honra do vencedor. Amém.

Diz o Senhor: "Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Cr 7:13-14). Amém. https://youtu.be/mJM0ZDsHR3Q

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 1 de dezembro de 2024

A Igreja de Jesus


Nossa querida IMW vive seu momento de concílios regionais... Pastores saindo e chegando, ministérios sendo avaliados pelos mesmos critérios de sempre, verdadeira roda viva! Frente a tudo isto, está o rebanho do Senhor - nunca nos esqueçamos disto: as ovelhas são do Senhor Jesus! E ele desafiou o assustado Pedro a apascentar as ovelhas... Missão que se estende a todos que são chamados para o ministério pastoral. Sei de obreiros que tratam o rebanho sob sua guarda com rudez e sobrepeso (parece que estes ainda não se tocaram que pastorear é mais amar que ordenar, mais servir que gerir. Pois se trata da Igreja, noiva de Cristo.

A Bíblia fala de "pastores de Israel que se apascentam a si mesmos!" E os questiona dizendo: "Não apascentarão os pastores as ovelhas?" (Eze 34:2). Jesus é nosso modelo de ministério pastoral; e ele mesmo diz que "o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas." (Jo 10:11-13). Enfim, sobre o pastorado, temos nos ensinos de Jesus, valiosas lições a aprender. Compaixão, paciência e dedicação estão entre as mais importantes.

A Bíblia diz: "apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória. Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte" (1 Ped 5:2-6). Amém Senhor Jesus.

Esta canção nos ajuda a pensar o ministério pastoral:
https://youtu.be/rNkdz9-NCo0

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar