sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Os sons da terra


Que manhã maravilhosa! De um dia que se apresenta maravilhoso. E o som das águas que correm, bem em frente de nossa casa, fazem contracanto com o som das aves que saudam este novo dia... Louvo ao Senhor, pelos sons da terra! Ainda que nem todos o exaltem. E em meio aos sons que posso ouvir, ouço também a Palavra a dizer: "Louvai ao Senhor todas as nações, louvai-o todos os povos." (Salmo 117:1). Como não louvar ao Criador!

Que graça maravilhosa! Estou me referindo a graça que nos faz sorrir e cantar! Porque por ela somos salvos, mediante a fé (Ef 2:8). Porque na graça há poder para salvar todo aquele que tem fé em Jesus; a qual é estendida à toda a humanidade. Porém, infelizmente, nem todos a desejam; muitos até blasfemam do único que a pode dar: o Senhor Jesus. Obrigado, meu Senhor, por esta graça selada com seu próprio sangue. Glória ao nosso Deus!

Que bênção maravilhosa! Me refiro a bênção de poder crer e testemunhar ao mundo, do amor de Deus pela humanidade. Porque foi por este seu amor que Deus nos deu Jesus, seu  Filho amado, para salvar todos os pecadores que quiserem... Simples assim! Conforme disse Paulo ao carcereiro de Filipos: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa" (At 16:31). Enfim, luz e vida só temos em Jesus. Louvado seja o Senhor Jesus!

"Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com louvor e em seus átrios, com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna, a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração a geração." (Salmo 100). Amém.
https://youtu.be/BMgK10WdzA0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Joelhos dobrados


Em nossa vida, há noites em que o sono não chega; então, o melhor que se tem a fazer é dobrar os joelhos e orar... Creio que todo crente já passou por este tipo de experiência; e alguns deles, muitas vezes. Então, em ocasiões assim - em vez de tomar rivotril, ou de contar carneirinhos imaginários, bom mesmo é dobrar os joelhos, curvar a cabeça e começar a orar, adorar, interceder. E são tantas as razões que temos, para orar e buscar a face do Senhor! Sei que posso parecer repetitivo no que penso e digo; é que "eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (2 Tm 1:12). Amém.

Enquanto escrevia, fui chamado pelo Pr Zetó, da Escócia (WattsApp) para orarmos juntos. Informei-lhe que já havia orado; porém, porque orar nunca é demais, lá estava eu novamente no lugar de oração; e oramos juntos, mais de vinte minutos... Que Bênção! Na verdade, o chamado para orar - venha de onde vier, é sempre um bom e oportuno chamado. Então, ainda que haja quem pense diferente, vou procurar manter meu lugar de oração sempre aquecido... Pois, todos temos familiares e amigos que precisam que oremos em seu favor. Enfim, penso ser a madrugada, o melhor momento; porque é quando as vozes da terra estarão em silêncio. Amém.

Assim ensinou Jesus: "quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes." (Mt 6:5-8). Uma bela receita. Amém.

Esta linda canção muito me edifica, sempre que a ouço:
https://youtu.be/YyNSojlLPvg

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Sangue de Jesus.


Fico a pensar no mistério que envolve o derramar do sangue de Jesus... Tantas figuras, no Antigo Testamento - desde o sangue utilizado por Deus, para expiar e cobrir a nudez de Adão e Eva, até o sangue do cordeiro, derramado em Moriá, em lugar do sangue de Isaque, apontam para o valor inestimável do sangue de Jesus; sendo este o mais importante meio de purificação da alma.

Como não pensar na surpresa de João, na margem do jordão, ao ver Jesus vindo ao seu encontro; sobre o qual declarou: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1:29). E sobre isto, Paulo falou que Jesus, "achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." (Fl 2:8). Sim! Pois foi naquela cruz que foi seu sangue derramado por nós.

Penso também na exortação do apóstolo João, quando diz que "se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (1 Jo 1:7). Enfim, no plano salvífico, o sangue de Jesus nos purifica do pecado original; e no plano santificador, o seu sangue nos limpa dos pecados confessados. Sangue purificador!

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (1 Jo 2:1-2). Segundo esta canção, o sangue de Jesus dividiu a nossa história em antes e depois: https://youtu.be/JxO2eKPoOds

Cordialmente;
Bispo Calegari



terça-feira, 19 de novembro de 2024

Amém Maranata


Numa maratona, atletas mais experientes procuram reservar energia para a arrancada final; esta reserva pode determinar o seu lugar na classificação e definir o seu lugar no podium. Não tenho dúvida ao dizer que estamos na reta final de uma gloriosa carreira, e que o seu desfecho será anunciado com toque de trombeta; "porque a trombeta soará" (1 Co 15:52); então, o nosso lugar no podium dessa maratona, será estabelecido em algum lugar, entre a terra e o céu... O Rei Jesus está voltando! E com ele, os seus anjos; e subiremos, "a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" ( 1 ts 4:17). Maranata!

Pelos sinais, os cristãos sabem que o Dia do Senhor se aproxima rapidamente! E "será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; e acontecerá que no tempo da tarde haverá luz." (Zc 14:7). E assim, para este Dia, precisamos estar preparados! Então, "Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou" (a Igreja) "E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos." (Ap 19:7-8). Enfim, o tempo passa e nós voamos. Portanto, devemos nos manter em alerta. Maranata!

A Bíblia diz que "se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens a encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor" (1 Ts 4:14-17). Maranata!

Em todo o Brasil, esta canção trouxe grande edificação:
https://youtu.be/rU1bmM1Eugo

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

A fé verbalizada


A Bíblia diz que devemos falar aquilo que cremos (2 Co 4:13) segundo a Palavra de Deus... Infelizmente, não é o que geralmente sai da boca de certos cristãos. Vivem a falar de suas dúvidas, de suas dores, de suas mágoas, e de tanta coisa que nada tem a ver com a fé que dizem professar. Este tipo de fala está em desacordo com a Palavra. Pois devemos falar de fé e não de dúvida.

Paulo fala que a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus (Rm 10:17). Infelizmente, são muitos que dão ouvidos à proposição de incrédulos; os quais reverberam palavra de dúvida e incredulidade e se negam a declarar palavras de fé. Porém, nesta manhã, temos de Deus a oportunidade de corrigir o nosso modo de falar falando das promessas do Senhor, em lugar de problemas desta vida. Amém.

Segundo a Palavra de Deus, o que eu creio deve se sobrepor ao que eu sinto. Uma canção que muito nos inspira diz que "não caminhamos pelo que vemos; o que nos move é o que nós cremos" (de Marcus Salles). E ela é afim com a doutrina apostólica (me refiro aos apóstolos da Bíblia). Enfim, falando mais do que nós cremos, do que nós sentimos, chegaremos ao fértil terreno da conquista.

"Cada um administre aos outros o dom como o recebeu como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus: se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém." (1 Pd 4:10-11). https://youtu.be/4x-yrCz1D9g

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 17 de novembro de 2024

Oração fortalece


Em alta madrugada (cerca de 4 da manhã) fui despertado pelo garnisé branco, e a ele me uni em louvor ao Senhor, e logo se uniram a nós, o tico-tico rei e a sabiá laranjeira (estes um pouquinho mais distante). Comovido e quebrantado, entoei o salmo 86 (sua versão musical será postada no comentário). Ao terminar o meu momento de oração, e começar a escrever, percebi que o tico-tico e a sabiá estavam mais próximos. O Senhor é Maravilhoso! Pois, como diz a canção citada: entre os deuses, nada se lhe semelha! Obrigado Senhor Jesus, por poder entender o valor que sustenta minha crença e pela salvação que, de ti, eu recebi.

Sei que orar é tarefa difícil (se fosse fácil, todos os crentes viveriam orando); porém, ao fim de um bom momento de oração, se percebe que valeu a pena. Esta frase, de autor desconhecido, assim conceitua o peso da oração: "muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder." Se orarmos pouco, ainda temos algum poder sobre os males que nos rodeiam; porém, se não orarmos, seremos privados do poder que nos mantém de pé. Ou, pior, seremos confundidos e enganados por aquele que é "o pai da mentira" (Jo 8:44). Enfim, Orando mais, saberemos mais e erraremos menos. Amém. Vamos orar. 

"Inclina, Senhor, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito. Guarda a minha alma, pois sou santo, ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia. Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia... Dá ouvidos, Senhor, à minha oração, e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia clamarei a ti, porquanto me respondes. Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas... Porque tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus... Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre." (Salmo 86:1-10). Orando sempre.

Para falarmos de Jesus, precisamos antes falar com Jesus:
https://youtu.be/5DoI-3e0pfw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 16 de novembro de 2024

Conhecendo Deus


Nesta manhã estou a pensar na vida. Há tanta coisa que desconheço; muitas das quais, jamais virei a conhecer... Lugares, pessoas, belezas naturais. Mas, o que desconheço, não me preocupa, não me faz falta; porque "O Senhor é o meu pastor; e nada me faltará." (Sl 23:1). Assim, conheço o Deus a quem eu sirvo (a sua descrição está na Bíblia) o Criador do céu, e da terra, e Senhor de tudo. Amém.

Sei que o meu conhecimento sobre o Deus a quem eu sirvo é limitado; porém, suficiente para sustentar a minha fé. Sei que o conhecimento de Deus, para os que nele acreditam, é progressivo; conforme ensina o profeta Oséias: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor: como a alva será a sua saída: e ele a nós virá como a chuva" (Os 6:3). Assim, em Jesus Cristo, eu sigo aprendendo.

A mais perfeita revelação, sobre a natureza, o caráter, e o propósito de Deus, pode ser vista em seu amado Filho Jesus; pois ele é "a expressa imagem da sua pessoa" (Hb 1:3). Assim nos falou Jesus: "quem me vê a mim vê o Pai" (Jo 14:9). Portanto, nele vemos o Pai. Enfim, "Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; e aquele que confessa o Filho, tem também o Pai" (1 Jo 2:23).

Fiquemos com a palavra de Davi ao seu filho Salomão: "conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos: se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre." (1 Cr 28:9). É a Fonte do conhecimento. https://youtu.be/Ib6QRwy2gkA

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Não temeremos


Meus irmãos, em certos momentos da vida, somos tendentes a nos sentirmos sozinhos... Porém, não passa de sentimento. Na verdade, até mesmo Jesus, em certo momentos, parecia estar só e sem apoio, até mesmo de seus discípulos mais próximos... Mas, era só aparência. Ele mesmo, aos assustados discípulos, assim falou: "chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só, mas não estou só, porque o Pai está comigo." (Jo 16:32). E para injetar confiança em nós, ele prometeu: "eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos" (Mt 28:20). Amém.

O nosso problema é que, em momentos assim, somos tendentes a dar mais ouvidos aos maus conselheiros do que à Palavra de Deus. Em meio a sufocante solidão, nem mesmo a voz da razão pode dar a segurança e o conforto que encontramos nas promessas do Senhor. Então, se desejamos nos blindar contra este desagradável sentimento, é só recorrermos ao socorro do Espírito Santo. Pois, o Espírito de Deus conhece a nossa incapacidade para suportar aquilo que nos magoa; enfim, ele vira ao nosso encontro e nos fará lembrar muitas promessas esquecidas, e nos consolará, e nos ensinará a lidar com as nossas dores. Amém.

Diz o Senhor: "Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo. Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará. Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem" (Hb 13:2-6). Amém.

Em qualquer situação, firmados Jesus, não temeremos:
https://youtu.be/xXI0wqCrZjw

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Somos ensinados


Estou a pensar nestas máximas da existência humana: De onde eu vim, porque estou aqui, para onde eu vou... Os que crer na Bíblia, estes já têm a resposta. Na verdade, o nosso passado está em Deus, nosso presente está em Deus, nosso futuro está em Deus. Logo, em nossa busca por respostas (a estas e outras questões da vida) não precisamos ir muito longe, elas estão bem perto.

Dou graças ao Deus vivo e eterno, o Senhor do céu e da terra, por saber pela Bíblia que fomos criados "com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo" (Ef 1:12) e por saber que esta sabedoria nos vem pelo Espírito Santo que nos ensina e "ensinará todas as coisas" (Jo 14:26). Pois ele nos faz lembrar o que Jesus ensinou e que está na Bíblia.

Enfim, nós que somos cristãos, devemos nos apegar aos ensinamentos apostólicos; e eles estão em todo o Novo Testamento. E para isto, o Senhor nos deu sabedoria, tanto para aprender como praticar a sua doutrina. E como os que são sábios pensam nas questões essenciais da vida, devemos pensar em nossa partida deste mundo, para o nosso encontro com o eterno Juiz. Maranata.

Assim nos diz a Escritura: "Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar. Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá" (Salmo 139:7-10). Esta canção, nela se baseia: https://youtu.be/K80BNksymco

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Sede agradecidos


Nesta manhã, em fim de madrugada, prostrado no meu cantinho de oração, a canção "Tu és Fiel" (de Eyshila) brotou em meu coração e aflorou em meus lábios... Bênção purinha! Reconhecimento quanto ao cuidado de Deus e gratidão face a quaisquer circunstâncias é a nota dominante da mesma. Meu Senhor! E ainda vemos crentes reclamando da vida... Como pode ser isto?!

Nas sagradas Escrituras, seguimos os passos de bons homens de Deus, nos limites do imaginário. E o que nós vemos? Vidas gratas e dedicadas, sem queixas e murmurações, por mais dura que tenha sido a sua jornada terrena. Uma eterna canção de louvor percorre os tempos... Mulheres e homens de Deus souberam se sustentar no propósito de Deus, estando em alegria ou tristeza.

Quando se trata de gratidão ao Senhor, as palavras devem ser dosadas; algumas vezes, até contidas. Se temos aflições, devemos lembrar da Palavra de Jesus em João 16:33. Se sentimos uma grande alegria, devemos ter em mente a Palavra do Senhor em Lucas 10:20. Enfim, esta é uma formulação simples, embora perfeita: Gratidão sempre! Murmuração nunca! Obrigado meu Jesus.

Assim a Bíblia nos exorta: "Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias; Examinai tudo. Retende o bem; Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo" (1 Ts 5:16-23). Amém. https://youtu.be/BXKyy2fNQVc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Pratica a Palavra


Eu me sinto muito bem praticando a medida de fé que recebi de Deus. Pois, creio na salvação pela graça, a qual me foi concedida por meio da fé em Jesus. E me sinto seguro em saber e crer que o Senhor tem cuidado de mim; "porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia" (2 Tm 1:12). Que maravilha! Obrigado Jesus!

O verdadeiro cristão, entenderá o que estou a dizer. Pois, a Palavra de Deus imprime na vida do salvo por Jesus, conceitos e valores que edificam, tanto aos que os ensinam como aos que os aprendem; como está escrito: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (1 Tm 4:16). Que bênção!

Na verdade, crer em Deus é crer em Jesus. Pois Cristo é "o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa" (Hb 1:3). Enfim... Não basta dizer: Eu creio em Deus; é necessário crer no Messias! O qual, em sua primeira vinda, veio como servo semelhante aos homens (Fl 2:7); e em sua segunda vinda, vem como Senhor de tudo e todos (Fl 2:11). Jesus é o Senhor!

Está escrito: "aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus: quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho." (2 Jo 1:9). Enfim, é sábio quem guarda a Palavra em seu coração, como está escrito. "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Salmo 119:11). Que bênção! https://youtu.be/60qYVcKioyE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Sagrada mistura


Ao se dirigir aos irmãos em Roma, Paulo lhes diz: "A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos." (Rm 10:8). Sobre um homem leso dos pés (que ouvia o que Paulo pregava) vemos no relato que o apóstolo "fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado, Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés." O resultado foi este: "ele saltou e andou" (At 14:9-10). Já vi pregadores de cura insistirem com certos enfermos, que façam isto e aquilo em resposta a oração da fé. Estes pregadores erram, não por falta de fé; mas sim, por falta do discernimento que sobrou em Paulo. Amém.

A Palavra de Deus assim nos exorta: "tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos." (Jd 1:3). Neste mundo, nós cristãos não temos o direito de nos manter em estado de incredulidade. Pois já temos a fé necessária para crer no que está escrito. Então, o mínimo que se espera de um crente, é orar como aquele pai do menino possesso, dizendo: "Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade." (Mc 9:24). Pois, antes, Jesus lhe dissera: "Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê." (Mc 9:23). É sempre bom lembrar que os heróis da fé, "pela fé venceram reinos" (Hb 11:33). A vitória pela fé!

Sobre a conjunção da fé com a palavra pregada, assim nos diz a Palavra de Deus: "Temamos, pois que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo" (Hebreus 4:1-3). É para ouvirmos e crermos. Aleluia!

Uma das mais belas canções, sobre a Palavra de Deus:
https://youtu.be/YQn-jkupQuU

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 10 de novembro de 2024

Ache seu milagre


Os primeiros raios de sol me encontram diante do Senhor... Obrigado meu Jesus, por tudo! Porque "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8:28). Assim é que me sinto: Chamado para ser de Jesus, portanto, sou chamado para o servir segundo o seu propósito. Glória a Jesus!

Jesus disse a Pedro: "Apascenta as minhas ovelhas." (Jo 21:17). E assim falou três vezes, o dever do pastorado! A Bíblia diz que "Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, ...chegou ao monte de Deus." (Êx 3:1). Saul procurava jumentas perdidas de seu pai e achou Samuel (1 Sm 9:1-14). Então, quem procura o seu dever pode achar o seu milagre. Amém.

Paulo disse ao carcereiro: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." (At 16:31). Pois, aquele que crê em Jesus, e que faz dele a sua razão de viver e servir; ainda que se sinta fraco, estará entre os fortes; mesmo sendo pequeno, estará entre os grandes; e mesmo nada tendo, estará entre os herdeiros de quem é o Dono de tudo. Porque, Jesus é o nosso bem maior. Glória ao Senhor!

A Bíblia diz que "para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; ...carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça" (1 Pd 2:21-24). Amém. https://youtu.be/p3L2VsyRaQ8

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 9 de novembro de 2024

Oração fervente


Penso que devemos listar alguns assuntos de grande importância em nossas orações; família, saúde e compromissos inadiáveis estão entre os mais urgentes. Devemos pensar naquela viúva citada por Jesus, na "parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer" (Lc 18:1). Ela tinha uma causa contra seu adversário que era sempre trazida perante um juiz; até que este - incomodado com sua insistência, resolveu atende-la. E o que ele fez em resposta à insistência da viúva, Deus fará conosco, em resposta a nossa insistência em oração, em razão de seu grande amor por nós. Então, orar, sempre! Desistir, nunca!

Na verdade, enquanto o problema não é resolvido e o mal não vai embora, a oração fervente traz a calma e quietude experimentada por quem porventura se encontra no olho de um furacão. Ao orarmos, devemos nos policiar, para não estarmos inquietos, nem "ansiosos de coisa alguma." Então, diante do Senhor, as nossas petições devem ser conhecidas "pela oração e pela súplica, com ações de graças." (Fl 4:6). Simples assim: Se orarmos deste modo, "a paz de Deus, que excede todo o entendimento" (Fl 4:7) resguardará a nossa mente e o nosso coração "em Cristo Jesus." Isto possível? Claro! A Bíblia confirma.

Disse Jesus: "Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. ...naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: ...eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que ...venha a molestar-me. ...Considerai no que diz este juiz iníquo. Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?" (Luc 18:2-7).

Canção entoada por seu compositor, Anderson Freire:
https://youtu.be/rWN3OtpmiIM

Mesma canção, entoada por Lauriete, no mar da Galiléia:
https://youtu.be/e7Z9DSAJg6Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Devido combate


Meus irmãos, temos tantos motivos para louvar a Deus. Porém, se nos sentirmos feridos, e tentados, é suficiente lembrar e crer que "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações" (Sal 46:1). Sabemos que as nossas provações vêm sem marcar dia e hora. Logo, devemos nos basear na promessa do Senhor Jesus, para fazer-lhes frente e lhes dar o devido combate.

Por experiência própria, posso dizer que não é tão simples ser firme as promessas de Jesus. Isto exige bom condicionamento moral e firmeza espiritual. José, no momento de sua rude tentação, na casa de Potifar, se tornou exemplo para todos nós... Porém, Davi não conseguiu lidar com o seu momento Batseba. Então, não podemos baixar a nossa guarda! O inimigo ataca sem parar.

Na verdade, precisamos do socorro de Jesus, pelo seu Espírito, para vencermos as lutas e as tentações da vida... Elas vêm sobre preparados e despreparados. Devemos pedir a Jesus para remover nossas culpas, renovar nossas forças e restaurar nossa comunhão com ele. E então, seremos reconhecidos como "reparador de brechas e restaurador de veredas" (Isaías 58:12). Amém Senhor!

Disse Davi: "Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita." (Salmo 121:1-5). Amém. https://youtu.be/uuiT7pWCm1s

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Os sons da Vida


Alta madrugada e meu sono é interrompido, pela sinfonia dos pássaros a nossa volta (sábias, canários, tico-ticos rei, curruiras, cambacicas, pardais, com os garnisés fazendo o contracanto)... Longe de me sentir incomodado, eu me renovo e me encho de prazer ouvindo os sons da natureza, abrindo as janelas, para ouvir e sentir o som do vento frio... Que bênção! Do lugar onde eu vivo, me sinto distante do rufar dos sons da guerra... Até quando? Isto não importa. Deus está comigo! Posso ouvir a sua voz. Amém.

Gosto de pensar no som do céu... Quem tem ouvidos para ouvir, procure ouvir o som que vem do Alto. Ele não vem por meios naturais - seja trazido pelo vento ou pela chuva; vem pelo Espírito Santo, condutor da vida e da Palavra liberada pela doce voz do Senhor. Este lindo e eterno som está em toda parte podendo ser ouvido, pelos ouvidos treinados para ouvir o som do céu... Que prazer! Enfim, ainda que ouçamos tantas vozes na terra, devemos olhar para cima procurando ouvir a voz de Deus. Amém.

Disse Jesus: "Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestido, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles" (Mt 6:26-29). Amém.

Ao receber esta palavra, me lembrei desta linda canção:
https://youtu.be/IQ4PDOxnQwU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Meu melhor lugar


Nesta madrugada, fui despertado pelo Pr Jose Ribeiro (Zetó) para orarmos juntos (ela na Escócia, eu em Petrópolis)... Que maravilha! Nesses momentos, o lugar de oração - como diz uma antiga canção, é o melhor lugar do mundo. No lugar de oração há tanto a ser dito; porém, mais importante que o nosso falar, é o que precisamos ouvir; a voz que se ouve no íntimo, não no ouvido. Que prazer!

Tenho experimentado que, as vezes chegando ao lugar de oração, entramos vazios e sem motivação e saímos saturados de revelação... Aleluia! É como nos declara a canção acima citada: Estar na presença de Deus é o melhor lugar do mundo! Glória a Deus! No lugar de oração, sentimos paz e descanso, santidade e temor. Quedada aos pés do Senhor, foi exatamente assim que Maria se sentiu.

Fora da presença de Deus, não há futuro... Melhor dizendo, o futuro é sombrio. O descrente vive fora dele e nem se dá conta da perda sofrida. Já o crente, quanto mais dele se ausenta, mais vazio e sem esperança se sente. Enfim... Se na vida queremos vencer, precisamos estar no melhor lugar do mundo! Lugar, onde o mal bate em retirada e a paz e renovação é finalmente encontrada. Aleluia!

A Bíblia diz: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis: a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto" (Tiago 5:16-18). Que bênção!
Esta é a canção citada: https://youtu.be/ZVDqs1KxVQo

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Nosso bom ânimo


Enquanto me preparo para este novo dia, após ter orado bem mais cedo, fico a pensar... Lutas e aflições permeiam o nosso dia a dia, ou seja, nada diferente daquilo que Jesus nos antecipou ao dizer: "não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal." (Mt 6:34). E isto se reveste de um significado prático e atual, quando o amanhã se torna em hoje. Daí, a necessidade de abrirmos o nosso coração, para ouvirmos e atentarmos à voz de Deus, "como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações" (Hb 3:7-8). Que bênção! Amém, querido Salvador Jesus!

Na verdade, se lutas e aflições, ao longo deste novo dia, tentarem nos pôr entristecidos e acuados, devemos trazer à memória este incentivo que nos deixou Jesus: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo 16:33). Então, devemos vigiar, orar e recordar sua Palavra e suas promessas! Enfim... Se o cristão, as vezes, se sentir cansado e sobrecarregado com desafios e problemas circunstanciais, ele deve descansar nesta promessa de Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mt 11:28). Amém, glorioso Senhor Jesus!

Assim nos diz a Palavra: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé: sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém." ( 1 Pd 5:7-11). Amém, bondoso Senhor Jesus!

Ao longo dos séculos, esta canção tem inspirado cristãos:
https://youtu.be/t-HACE2JXT0

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

A Palavra ensina


Ao longo de minha vida, venho aprendendo com a Palavra de Deus... Sou incapaz de sem ela viver. Nela aprendi a amar, pois assim falou Jesus: "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." (Jo 15:12). Nela aprendi a perdoar, pois a Bíblia diz: "perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem" (Cl 3:13). Amém.

Como nós aprendemos com a Palavra de Deus! Nela, somos ensinados a nos edificar mutuamente do seguinte modo: "falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus." (Ef 5:19-21). Sim! Amém.

Na Bíblia, o cristão aprende a desenvolver sua salvação "com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Fl 2:12-13).Assim vivamos e façamos! Pois "nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos" (Rm 13:11). Enfim, venceremos deixando as obras das trevas e usando as armas da luz. Amém.

Sobre a Palavra de Deus, assim nos ensinou Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. Isto vos tenho dito, estando ainda convosco" (João 14:23-25). Amém. https://youtu.be/-eq045iakyY

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 3 de novembro de 2024

O Deus dos antigos


Desde a Queda humana, e após o dilúvio, a humanidade tem usado a sua fértil imaginação para criar os seus proprios deuses. Então, todos os povos da terra ergueram seus altares aos mais diversos deuses - uns em forma de animais e outros em forma humana, esculpido em pedra, entalhados em madeira, moldados em metal... E esta tendência idólatra fez com que o Deus vivo procurasse entre os homens, aqueles que não abrem mão de seus princípios e valores herdados dos antigos crentes (Abel, Sete, Enoque, Noé). Já no passado, este Deus (dos antigos e novos crentes) levantou patriarcas, profetas, reis, e tantos outros.

Neste nosso tempo, as práticas idólatras prosseguem e se expandem - algumas até se rotulando cristãs e evangélicas. E em todo lugar se vê deuses novos e antigos deuses contracenando (como em Atenas) nas absurdas crenças mundanas. Porém, nestes nossos dias, Deus continua procurando "os fiéis da terra" (Sl 101:6) para comungarem com ele. Pois, como disse Jesus: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem." (Jo 4:23). Enfim, ainda há tempo para trocar novos e antigos deuses, pelo Deus dos antigos. Amém Senhor.

Assim nos diz o Senhor: "aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará. Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau. Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei. Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos." (Sal 101:3-7).A idolatria é um grave e mortal pecado contra o Deus que nos deu seu filho Jesus.

O crente firme em Jesus é adorador do Deus dos antigos:
https://youtu.be/EpzCRAJyubE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 2 de novembro de 2024

O contentamento


Na vida, existem perguntas que jamais conseguiremos responder... Nosso conhecimento é limitado pelo desconhecido. Porém, há tres declarações bíblicas que ouvi (do então Major Eliasen) e adotei, em meus dias, no Colégio de Cadetes do Exército de Salvação: "Uma coisa sei" (Jo 9:25); "Uma coisa faço" (Fl 3:13); "Posso todas as coisas" (Fl 4:13). E as tenho tentado por em prática. Amém!

Com efeito, as histórias inseridas nestas três declarações, têm servido de inspiração para o meu viver em Cristo. O cego se lavou no tanque de Siloé, por ordenança de Jesus, "e voltou vendo" (Jo 9:7). Isto também aconteceu comigo, ao me lavar no sangue de Jesus! E pelo que Jesus fez em minha vida, posso fazer como Paulo, "esquecendo-me das coisas que atrás ficam" (Fl 3:14). Aleluia!

Enfim, eu e todo aquele que foi lavado e remido, pelo sangue de Jesus, podemos "todas as coisas" (Fl 4:13) n'Aquele que nos fortalece. Porém, isto não tem nada a ver com o que muitos pensam. Pois, tem tudo a ver com saber dosar e suportar: prazer e aflição, abatimento e elevação, fome e fartura, muito e pouco... Então, seja na alegria ou na tristeza, nosso contentamento deve ser Jesus!

Leia isto: "Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Fl 4:11-13). https://youtu.be/HUsZggxtoCs

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Belas lembranças


Nesta madrugada, ao me prostar em oração, veio a minha lembrança esta antiga canção: "Não foi em vão." Fui edificado! Quando suprimos nossas memórias com boas lembranças; elas, quando nem sequer sonhamos, trazem de volta os momentos edificantes que julgávamos haver esquecido! Então, a esperança parece ter renascido renovando nosso espírito, alma e corpo. Assim, com a fé e esperança, fortalecidas pelas boas e saudosas lembranças, nos erguemos e seguimos em frente, certos de que o Deus que em nós "começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Fl 1:6). Na verdade, orar só nos faz bem.

Sempre que lemos a Bíblia, podemos ouvir a voz de Deus replicada por vozes do passado; as quais nos dizem aquilo que precisamos ouvir. Assim nos fala uma dessas vozes: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" (Lm 3:21); e ela nos traz a certeza que boas lembranças devem ser preservadas. Pois - ao contrário de lembranças ruíns, elas nos estimulam a continuar vivendo, e crescendo na fé, e dando ouvidos a uma outra voz do passado que nos diz: "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." (Sl 40:1). Sim, a oraçao ajuda a descartar as más e preservar as boas lembranças.

Assim nos disse Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (Jo 14:23-27). Enfim, orando lembramos.

Esta é a antiga canção que mencionei na mensagem:
https://youtu.be/RMD8BKbGlaQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Nos dias aflitivos


Não tenho qualquer dúvida, quanto ao fato de que vivemos os dias aflitivos que antecedem a grande tribulação. A guerra contra o povo de Deus é declarada. A Bíblia nos diz que "Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel" (Sl 124:1). E tudo indica que esta guerra vai se intensificar. Então, precisamos nos revestir "de toda a armadura de Deus" (Ef 6:11). Senhor Jesus!

Nós que vivemos com Jesus devemos romper com "o pecado que tão de perto nos rodeia" (Hb 12:1). Pois, como por alguém já foi dito, "o cristão não é um pecador lutando para ser santo; e sim, um santo lutando contra o pecado." Então, se o crente não ultrapassar a linha divisória, entre o pecado perdoável e o imperdoável, sempre haverá graça e perdão sobre a sua vida. Amém Senhor!

Enfim, nós que propagamos a fé cristã, devemos combater "O bom combate" (2 Tm 4:7). Logo, resistam "firmes na fé: sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1 Pd 5:9) combatendo "os conselhos e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo" (2 Co 10:5). Amém.

O próprio Jesus nos adverte que, naqueles dias, "haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mt 24:21-22). Assim seja. Maranata! Ora vem Senhor Jesus! https://youtu.be/AuasLKZC00o

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Grande salvação


Meus irmãos, na vida de alguém que se arrepende e quer mudar de vida, crer em Jesus é passo determinante para a salvação. Pois assim está escrito: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa." (At 16:31). Estas benditas palavras foram proferidas por Paulo e Silas ao infeliz carcereiro de Filipos, o qual lhes indagara: "Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?" (At 16:30). E o resultado causado por aquela pergunta, e sua respectiva resposta, o introduziu no rol dos seres mais felizes da terra! E ainda hoje, onde houver gente perdida e infeliz, haverá graça salvadora disponivel.

A Palavra de Deus orienta dizendo que "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 Jo 1:9). Porquanto, o versículo anterior nos alertara: "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós" (1 Jo 1:8). Na verdade, o processo de salvação e libertação é mais simples do que se pensa. Sua fórmula é se arrepender, e crer, e confessar Jesus como Senhor, e se batizar, e por Jesus viver. Sabemos que há um caminho estreito a ser percorrido, marcado por aflições previstas, mas o seu final é glorioso. Aleluia!

A Bíblia sagrada, a Palavra de Deus, nos relata que "depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o Evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho. E, andando junto do mar da Galileia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes, o seguiram." (João 1:14-18). Jesus convida cansados e oprimidos ao descanso que só ele pode dar (Mat 11:28-30).

Este cântico, ao longo do tempo, o cantei muitas vezes:
https://youtu.be/A58ZGvU2ji4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Esperança bendita


Estou a pensar... Se o conceito de que "a esperança é a última que morre" é verdadeiro, então, por mais ferido e perdido que alguem esteja, e até que a sua vida finde - se é que a esperança morre depois, sempre haverá esperança para este perdido. Então, se o cristão tem em sua casa, vidas desesperançadas; este cristão precisa entender que a oração pode mudar esta situação. Então, existe esperança!

Quadro triste de se ver (cena tão comum em nossos dias): Alguém que se distanciou tanto da esperança, até chegar ao ponto de maltratar, mesmo sem intenção, pessoas a sua volta chegando a ferir sem justa causa, aqueles que mais ama (se olharmos em volta, veremos isto com frequência). A falta de esperança tem suas vítimas, sendo que a primeira delas é o próprio desesperançado. Meu Senhor Jesus!

Pense comigo... Se as orações podem mudar o mundo, por que não poderiam devolver a esperança perdida? É claro que podem! Creio que, na dimensão espiritual da existência humana, a esperança, para fazer valer seu propósito, precisa se alimentar do amor e se fortalecer na fé. Portanto, segundo este meu conceito, nos limites determinados entre o amor e a fé, a esperança se mantém de pé. Amém.

A Bíblia diz que "nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança somos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos." (Rom 8:23-25). https://youtu.be/ENIVCz8Il6E

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Ser grato por tudo


Em nossas orações, não deve faltar gratidão. Em junho de 1969, fui batizado no Espírito Santo, na casa do Pastor Almir Guimarães, na Rocinha. Eram cinco vidas orando naquela humilde sala, e a profetisa disse: "Estou vendo um vaso de azeite descer do céu e bater na cabeça do Pastor Calegari..." Com o impacto, caí estendido no chão da sala. Na hora, não falei em línguas. Isto se deu dias depois visitando a IMW de Itaperuna, quando orei por uma irmã paralizada de um lado em sua cama, há vários meses, e ela foi curada (ali, falei em línguas pela primeira vez). Retornando a Campos, entrei na casa de minhas ovelhas (Walter e Selma, pais do hoje apóstolo Walter Jr) falando línguas; e sem conseguir parar!

A Palavra de Deus ordena que as nossas "petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças." (Fl 4:6). Ó meu Senhor! Se olharmos bem ao nosso redor, veremos inúmeros motivos para sermos gratos! Obrigado Jesus, pelo amor que me abraça e pelo perdão que me absolve, pela vida que vivo e pela família que tenho, pela salvação que desfruto e pela fé que cultivo... Senhor Jesus! Tenho certeza que a graça é imerecida. Pois, a salvação "Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Ef 2:9). Enfim, motivos de gratidão, eu os tenho de sobra; e eles são incontáveis. Obrigado por tudo meu Senhor Jesus! Pelo que tenho e pelo que não tenho. Aleluia!

Temos, na Bíblia, esta orientação: "Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro: assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos... E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" (Cl 3:12-17). Se assim vivermos, felizes seremos.

Profundamente grato: É assim que hoje eu me sinto!
https://youtu.be/2bKp_HtrUhs

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 27 de outubro de 2024

60 anos com Jesus


Neste mundo, as duas maiores bênçãos que alguém pode ter, são: Salvação no céu e família na terra... Eu tenho as duas e sou muito feliz! Sou bem-aventurado! Meu coração se expande em eterna gratidão!

A vida eterna, recebi quando me uni a Jesus, 60 anos atrás, em 26 de outubro de 1964. A família, recebi quando me uni a Maria Célia, pelos laços do matrimônio, 54 anos atrás, em 11 de julho de 1970.

Sou eternamente grato! Obrigado Senhor Jesus!

Disse Josué ao povo de Israel: "Agora pois temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade: e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais: porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." (Josué 24:14-15). Digo o mesmo, Senhor!

Sebastião Calegari

sábado, 26 de outubro de 2024

O mundo odeia


Ao longo da história, vemos o ser humano ser enlouquecido pelos vapores do inferno e seduzido pelas paixões carnais. E assim caminha a humanidade... Em sua crescente impiedade, ela segue em direção ao inferno. Pois, a Bíblia adverte que "Os ímpios serão lançados no inferno e todas as gentes que se esquecem de Deus." (Sl 9:17). Assim falou Jesus aos ímpios: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade ...porque é mentiroso e pai da mentira." (Jo 8:44). E deste terrível fim, só o Jesus que ela tanto ofende e rejeita, a pode libertar.

Irmãos, aqueles que servem a Deus em espírito e em verdade, precisam estar atentos às artimanhas do inimigo de nossas almas... O diabo não descansa - desde os dias do Edem, até os dias de hoje, em sua constante tentativa de derrubar os fiéis da terra. Nós, povo lavado no sangue de Jesus, "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno." (1 Jo 5:19). Então, este mundo governado por Satã odeia a Bíblia, por ser a Palavra de Deus; e odeia Israel, por ser o povo de Deus; e odeia o cristãos, por serem filhos de Deus; e odeia o próprio Jesus, por ser o Verbo de Deus; enfim, tudo porque ele odeia o próprio Deus.

Assim nos diz Jesus: "Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardarem a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome; porque não conhecem aquele que me enviou. Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado." (João 15:19-22). E a nós cabe entender.

Canções, como esta, nos incentivam a perseverar na fé:
https://youtu.be/J0K7zwSmX78

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

A fé se fortalece


Hoje de madrugada, acordei e tentei voltar a dormir... Não consegui. O Espírito de Deus me convenceu a ir orar... Aprendi com isto! Faz um grande bem se deixar tanger pela vara do Bom Pastor (Jesus) seguir seus passos (pelo seu Espírito) em direção ao lugar de oração. Pois, nele o corpo se curva, a mente se acalma, o coração se santifica, a vida ganha fôlego para perseverar.

Senhor Jesus! Tua bondade e misericórdia - tal como manto dupla face (vermelho sangue e azul celeste) cobre nossa vida, em graça e amor, movendo o nosso espírito, o conduzindo no corredor estreito que se situa entre a fé e a razão... Louvado seja o Senhor! Então, sobre este maravilhoso manto, nossa razão amadurece e nossa fé se fortalece. Porque Jesus é o Senhor da vida. Amém!

Minha vida, ao longo de todos esses anos percorridos no caminho da Vida (amanhã faz 60 anos que sou cristão professo) segue intercalando tristeza e alegria, pranto e sorriso, sofrer e prazer... São momentos díspares! Momentos entre os quais, tenho podido brindar com o Senhor Jesus, a taça da promessa de imortalidade... Sua promessa é viva! Eu vivo com e por ela. Glória a Jesus!

E Jesus "tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai." (Mt 26:27-29). Amém. https://youtu.be/NgabR4yuNq8

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar