sábado, 31 de janeiro de 2026

Anjos do Senhor


Estou a pensar no ministério pastoral... Sobre os pastores, o Senhor ordenou a João: "Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro" (Apo 2:1). E sobre os anjos, a Bíblia diz que "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra" (Sal 34:7). Então, anjos e pastores são ministros de Deus, para servirem o seu povo. Amém Senhor Jesus. 

O ministério pastoral deve marcar passo com a vontade de Deus. E o pastor que apresentar em seu ministério, marcas de uma vida dedicada em servir, tanto ao rebanho sob seus cuidados pastorais, como a sua família e ao seu próximo; penso que ele será será incluído nesta palavra de Jesus aos que vencerem: "Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mat 25:34)Aleluia!

Enfim, se um pastor sem Deus pode se tornar um mensageiro de morte; um pastor em Deus profetiza vida a sua volta. Estou convencido de que o Pastor que vivencia o sentimento que transpira das palavras de Jesus registradas em João 10:1-16, terá o recurso sobrenatural da presença do anjo do Senhor em seu ministério - uma espécie de certificado de garantia estendida, em favor de todos aqueles que estiverem sob sua guarda. Que bênção maravilhosa!

Aos pastores, assim diz Paulo: "não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado. Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido" (2 Co 6:3). Amém. https://youtu.be/sFzx4ZgVbcg?list=RDsFzx4ZgVbcg

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Jesus nos amou


Manhã fria no Algarve, oração intensa ao Senhor... Obrigado Jesus! Orando, este texto veio ao meu espírito: "Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos." (Sal 118:23). Em oração, rebusquei na lembrança, recordações da infância e juventude... Antes que eu o conhecesse, Deus já me conhecia (Sal 139:16); antes que o amasse, me amou primeiro (1Jo 4:19); antes que o buscasse, fui por ele buscado (Luc 19:10). Meu Senhor! Tanto amor envolvido, numa história de resgate. Que maravilha!

Todos nós temos uma história de vida, com páginas ainda em branco, cujo fim não precisa ser ruim... Basta nos entregarmos a Cristo; ele sabe o que fazer em nosso favor; pois, para isso, morreu em nosso lugar; e "Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1Tm 1:14-15). Enfim... Em Jesus, temos motivos para viver, uma fé para cultivar, uma história para contar e uma missão para cumprir. Louvado seja o Senhor!

"Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Oh! Salva, Senhor, nós te pedimos; ó Senhor, nós te pedimos, prospera! Bendito aquele que vem em nome do Senhor; nós vos bendizemos desde a Casa do Senhor. Deus é o Senhor que nos concedeu a luz; atai a vítima da festa com cordas e levai-a até aos ângulos do altar. Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei. Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre" (Sal 118:24-29). Aleluia!

Esta canção diz muito > https://youtu.be/lGe7hzO3zMw?list=RDlGe7hzO3zMw

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

A graça de Deus


Estou a pensar na graça de Deus... Senhor, como nela não pensar! Porquanto "a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens" (Tito 2:11). Graça maravilhosa! Tão vasta e profunda, capaz de salvar o mais vil pecador. A Bíblia assim nos diz: "pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus." (Efe 2:8). Louvado seja o Senhor Jesus!

Seja qual for a nossa situação (favorável ou desfavorável) pensar na graça de Deus é fundamental... Nela, nos fortalecemos e amadurecemos; isto se, nela, permanecermos e perseverarmos (muitos a rejeitam e dela se afastam). Aos legalistas, a Palavra assim alerta: "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído." (Gal 5:4). Que graça maravilhosa!

Enfim, pensando na graça de Deus, minha lembrança se volta para esta exortação de Paulo: "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus." (2Tm 2:1). Em certa ocasião, ao se sentir enfraquecido, buscou a Deus e dele ouviu: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2Co 12:9). Graça santa, bendita, uma grande bênção! Graça Maravilhosa!

A Bíblia nos diz: "Graça e paz, da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo conhecimento (como foi mesmo o testemunho de Cristo confirmado entre vós)" (1Co 1:3). https://youtu.be/Jlg3g30E6S0?list=RDJlg3g30E6S0

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Vivendo o Hoje


Nós que servimos no ministério da Palavra, certamente, somos marcados por textos e canções, inerentes ao chamado; como esta canção que diz: "Senhor eis-me aqui, eu quero trabalhar; Senhor envia-me, o teu nome anunciar. Mas sem a tua ajuda eu não posso ir; porém, se tu quiseres, Senhor eis-me aqui." Como faz bem ver e ouvir, esses textos e canções! Esta canção tem sido por mim cantada, desde a primeira vez que ouvi. Sua mensagem, como acha de lenha lançada no fogo, me ajuda a manter acesa a chama que trago no peito, desde que fui alcançado pelo Senhor e chamado para a sua obra. Amém Jesus.

Na verdade, segundo a Bíblia, a nossa vida se move no HOJE. Em alguns de seus textos, é clara esta proposição; e estes são dois deles: 1) "Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação." (Heb 3:15); 2) "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo." (Mat 6:34). Então, HOJE, eu preciso dar ouvidos à voz de Deus; pois, o dia de amanhã é incerto. Além disso, Jesus deixa bem claro que devo me manter ocupado com o dia de HOJE. Porque amanhã (se amanhã houver) será outro dia... HOJE é o meu dia e o meu dever. Amém Jesus.

Enfim, temos este forte texto de reforço: "Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto. ...Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim." (Hebreus 3:7-14). HOJE... E sempre! Amém Jesus.

Esta é a antiga canção que acima eu citei: https://youtu.be/8-kwUvD1m8k

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Anjo do Senhor


Ao longo da história, anjos de Deus se apresentaram a pessoas como nós, sujeitas às mesmas paixões que nós. Os fatos por trás dessas aparições explicam a importância das mesmas. Foi assim com Abraão; foi assim com Israel; foi assim com Daniel; foi assim com Maria; foi assim com José; foi assim com os pastores de Belém... Poderosos testemunhos registrados na Bíblia.

Um testemunho que muito nos edifica é o do Apóstolo Paulo; quando o anjo lhe deu uma promessa de segurança, essencial para o momento trágico em que, naquela nau condenada, todos viviam. As trevas tanto cobriam aquela embarcação, que este era o sentimento dominante em seus navegantes: "fugiu-nos afinal toda a esperança de sermos salvos." (At 27.20). Anjo de Deus.

Na verdade, o servo de Deus presente naquela embarcação à deriva, estava tão convicto da proteção de Deus sobre sua vida, (e a dos demais) a ponto de afirmar com segurança: "não se perderá vida alguma entre vós, mas somente o navio" (At 27:22). Pois o anjo do Senhor lhe dissera: "Não temas, Paulo, ...eis que Deus te deu todos os que navegam contigo" (At 27.24). Amém.

A Bíblia diz: "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra" (Sal 34:7); também diz: "Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela, alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo." (Heb 13:1-3). Que maravilha, Senhor!

Eis uma linda canção cristã: https://youtu.be/TJ1KiqlUL40

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 24 de janeiro de 2026

Bom diferencial


Meus irmãos, nesta manhã estive orando... Não sei se é só impressão minha; parece que o ato de orar vai se tornando um ato rarefeito na vida cristã. Senão, vejamos: Os crentes, falam mais e oram menos; as famílias discutem mais e oram menos; até mesmo, as igrejas cantam mais e oram menos... Será apenas sentimento meu, ou vivemos um tempo vazio de oração? Não estou enganado no que digo... Na falta de oração, sobram problemas pessoais, e familiares, e problemas jamais vistos nas igrejas. Então, se orando, algo está mal; sem oração, seria pior; e se algo está bom, com oração seria melhor. Amém.

Amados irmãos, tenho aprendido que - mais importante que o lugar em que vivemos, e trabalhamos, é a presença de Deus em nós, nos lugares em que estamos. Lutas e problemas existem, em qualquer lugar, seja na vida de uma família ou uma igreja; o que faz diferença é a presença do Senhor, em nós e através de nós. Quando oração não traz o bem, ela evita o mal. Seja qual for a situação, orar facilita as coisas... Conforme declara a antiga canção cristã: "Bem pouco importa eu habitar, em alto monte, a beira-mar, em casa, ou gruta, boa ou ruim, é céu ali com Cristo em mim." Assim cremos e vamos viver. Amém.

"Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem-regada, antes de o Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu Ló para o Oriente; e apartaram-se um do outro." (Gê 13:9-11).

Esta canção é agradável e oportuna à mensagem: https://youtu.be/HS9hfoPPyEs

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Crente renovado


Bela manhã portuguesa; e eu a pensar... Ao crente renascido, a Bíblia diz: "Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" (Col 3:5-6). Então, o nascido de novo deve mortificar aquilo que o condena.

E para que o crente renascido seja renovado, a Bíblia lhe ordena: "Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento" (Col 3:8-10). Logo, devemos nos renovar.

Sobre Arão, está escrito que "Moisés entrou na tenda do Testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores, e brotara renovos, e dera amêndoas." (Núm 17:8). Enfim, somos varas de Jesus; e ele disse: "Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer." (João 15:5). Amém.

A Bíblia diz que "ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas" (2Co 4:16-18). Amém.

Esta canção muito me edifica: https://youtu.be/b0B0p6pbGvQ

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Nos falou Jesus


A Bíblia registra que, no cenáculo, antes de fazer a oração sacerdotal, Jesus disse duas coisas que me fazem pensar. E entre ambas (dos versículos 2 a 32 do cap 16 de João) ele deu várias instruções aos seus discípulos; instruções preparatórias, para que eles se mantivessem precavidos. Eis a primeira coisa que Jesus lhes falou: "Tenho-vos dito essas coisas para que vos não escandalizeis" (Jo 16:1). Neste mundo, males se multiplicam e escândalos se sucedem... Disse Jesus: "Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" (Mt 18:7).

A segunda coisa, dita por Jesus, que me chama à atenção, é esta: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (Jo 16:33). Então, se nós somos discípulos de Jesus, por mais aflições que nos sobrevenham, elas não devem tirar a nossa paz, nem arrefecer o nosso ânimo. Jesus venceu o mundo! E a sua vitória é também a nossa. Em Cristo, somos justificados; e "Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5:1); e "a paz de Deus, que excede todo o entendimento" (Fl 4:7) guardará o nosso coração.

Falando aos irmãos da igreja em Filipos, assim disse Paulo: "Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados. ...Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos. Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Fil 4:1-7). Amém.

https://youtu.be/M211qiqqbKo?list=RDM211qiqqbKo

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Viver Santidade


Estou a pensar... Temos a Escritura a nos dizer: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Ef 5:1-2). Então, precisamos - há um só tempo, pensar no cuidado de Deus; e repensar escolhas e atitudes que nos privem do amor do Senhor. Amém

Em sua sequência, a Escritura continua dizendo: "Mas a prostituição e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas, antes, ações de graças." (Ef 5:3-4). Portanto, o viver e andar na vereda da santidade bíblica, não é só fazer o que é bom; mas, não praticar o que é mal.

Na verdade, a Escritura exorta a seguir no caminho da santidade bíblica; "Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus." (Ef 5:5). Enfim, no estágio final da "vereda dos justos" (Pv 4:18) há uma eterna herança... Deus nos diz: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Ap 2:10). Amém.

"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade), aprovando o que é agradável ao Senhor." (Ef 5:6-10). Aleluia!

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Sofrer no mundo


Em alta madrugada, antes de iniciar o meu momento de oração, me senti tocado por uma linda canção baseada no salmo 84 (postei abaixo) Que bênção senti! Há dias em que o lugar de oração exerce grande poder de atração... Impossivel dizer não! E hoje foi um desses dias; o céu pareceu estar mais perto; e a oração regada com lágrimas (do início ao fim) de puro quebrantamento... Que Bênção! Louvado seja Deus! Nós que servimos a Deus em espírito, precisamos estar atentos ao mover do Espírito em nosso favor. Pois, em meio ao sofrer no mundo (Jo 16:33) sempre há de haver segurança e paz, na vida de quem se curva e ora.

Na verdade, vivemos em um mundo marcado por sofrimento; e sua causa é o pecado (nossos e de nossos pais (Dan 9:8). É bíblico dizer que o pecado de alguns fazem com que muitos venham a sofrer. Ainda bem que Jesus veio a este mundo, para nos libertar, dos horrores da morte causada pelo pecado. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 Jo 1:9). Enfim, tenho aprendido que a oração, mesmo que por razões diversas, nem sempre pode nos livrar dos sofrimentos que as vezes nos afligem; porém, sempre ameniza, as dores que nos causam. Amém.

A Bíblia diz: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos. Clamou este pobre, e o Senhoro ouviu; e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Temei ao Senhor, vós os seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que o temem. Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta." (Salmo 34:4-10). Amém Senhor Jesus.

Esta é a canção que acima mencionei: https://youtu.be/vE78VrAu1uU?list=RDvE78VrAu1uU

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 18 de janeiro de 2026

Pensar na graça


Em manhã de domingo, eu a pensar no amor de Jesus... Como não pensar? Se o seu amor é inigualável! Ao Senhor Jesus eu devo, tudo que sou e tenho... Graça bendita que me envolveu em óleo de alegria! E assim, vou vivendo a vida, seguro em suas promessas... Ao longo da vida, lutamos; mas, "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rom 8:37). Aleluia! Amém Senhor.

Pensando no amor de Deus, revelado em Cristo; como não pensar na graça que nos salvou?! "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens" (Tito 2:11). E eu, sendo tão indigno, fui por ela alcançado. E "Dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus, Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério" (1 Tim 1:12). Glória ao Senhor!

Ao pensar no sacrifício de Cristo, sou lembrado que fomos chamados para nele, e por ele, viver. Está escrito que "Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos." (2 Tm 2:10-11). Porque "dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" (Rm 11:36). Enfim, viver sem Jesus é possível; morrer sem ele, é trágico. Amém Jesus.

"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade. Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança." (Salmo 84:10-12). Louvado seja Jesus!
https://youtu.be/z3bbvnKLd9A?list=RDz3bbvnKLd9A

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 17 de janeiro de 2026

O poder do Alto


Em uma visita ao Porto, ao refletir sobre a vida, o meu espírito sentiu o peso de uma revelação; e ela tem pautado o meu ministério... Me curvei sob este peso. A revelação tem tudo a ver com estes dois poderes: o poder de dominar e o poder de servir. Não vou aqui me pronunciar sobre os termos destes poderes (isto pretendo fazer, nos próximos dias); e sim, sobre a origem e propósito dos mesmos... Texto de Deus a Jeremias: "ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares" (Jr 1:10) Nele, o poder está implícito.

O poder vindo do Alto, tanto pode destruir, como pode edificar. Então, será nossa a escolha de fazer uma ou outra coisa? creio eu que sim. Disse Jesus aos seus: "vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus." (Luc 10:19-20) Enfim, poder é dever e não prazer. Pilatos disse a Jesus: "tenho poder para te crucificar e tenho poder soltar" (Jo 19:10). Ao que lhe "Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se do céu não te fosse dado" (Jo 19:11).

Em Samaria, o poder do Espírito Santo, veio sobre os crentes.
"E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade e ora a Deus, para que, porventura, te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que estás em fel de amargura e em laço de iniquidade." (Atos 8:18-23). O santo poder de Deus.
O poder que vem do Alto, nos é concedido, para amar e servir.

Ouça e medite nesta canção: https://youtu.be/f5r3T90Su2U?list=RDf5r3T90Su2U

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Amor e respeito


Estou a pensar na vida cristã e seus deveres... Neste mundo, família e igreja, são nosso bem maior; são herança e riqueza de incalculável valor. Então, devemos lhes dar, tratamento preferencial; sem jamais esquecer que o Senhor está acima de tudo e de todos; e as tratar com amor e respeito é essencial à uma vida abençoada e frutífera... Infelizmente, a maioria deixa muito a desejar.

Em todo tempo, as nossas palavras devem ser brandas, e os nossos gestos afáveis, para obtermos preciosos frutos da boa convivência - tanto na família, como na igreja. Infelizmente, existem cristãos que não conseguem viver em paz, nan na igreja, nem na família... Usando como figura, o azeite e o vinagre: Precisamos ser mais azeite, e menos vinagre... Só assim teremos paz.

Enfim, vida cristã é processo, e família e igreja são campos de prova e treinamento, para vivermos no campo de batalha que é o mundo. Costumamos dizer que "só Jesus na causa"; porém, a missão é nossa, e não de Jesus, e ele já fez por nós; agora, é nosso dever fazer por ele; como ele disse: "eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" (Jo 13:15). Amém.

A Bíblia diz: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção. Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." (Efésios 4:29-32). Amém.

https://youtu.be/ppSFxMDI7pA?list=RDppSFxMDI7pA

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Ele vive e voltará


Sobre a 2ª vinda do Senhor Jesus, assim eu compreendo: Um texto diz que "estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; estando duas moendo no moinho, será levada uma e deixada outra" (Mt 24:40-41) sugerindo que será invisível aos olhos. Outro texto diz que "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele" (Ap 1:7). No primeiro texto Jesus vem buscar a Igreja, "num abrir e fechar de olhos" (1 Co 15:52) e iremos ao seu encontro, nos ares. No texto seguinte, "todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram" (Ap 1:7). Breve vem Jesus.

A explicação mais simples esclarece esta questão: A segunda vida de Jesus ocorrerá em duas fases: Na primeira, Jesus raptar sua noiva (Igreja) que irá ao seu encontro nos ares. Na segunda fase, com sua noiva (a Igreja), ele virá estabelecer o seu reino milenar. Ou seja: Primeiro, ele virá para o arrebatamento da Igreja; depois, virá para o julgamento das nações. Então, na fase 1, ele exaltará a Igreja no céu; e na fase 2, ele exaltará os judeus na terra. Enfim, "de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco" (Zac 8:23). Ora vem Jesus.

Disse Jesus: "à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!" (Mt 25:6). E disse Paulo: "a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados" (1 Co 15:52). Enfim, "aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (1 Tes 4:13-17). Ora vem, Senhor Jesus!
https://youtu.be/AkeErehuE4Q?list=RDAkeErehuE4Q

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Firmados na fé


Nestes últimos dias, tenho pensado no amor de Deus... Que maravilha! Cristo se entregou por nós, em nosso lugar, e hoje é só desfrutar deste tão grande amor... Louvado seja o santo nome de Jesus! Pois, "agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito." (Rom 8:1). Obrigado, meu Senhor Jesus, por poder crer!

Hoje vivemos, temporariamente, em um mundo que instila seu ódio e promove perseguições contra aqueles que creem em Jesus... Este é o testemunho da história escrita com o sangue dos mártires; os quais, ao longo do tempo, foram perseguidos e mortos pelos algozes de plantão. E hoje, não é diferente; em vários países, cristãos são perseguidos, com ódio intenso. Misericórdia Senhor!

Enfim, nós que cremos em Jesus e o amamos de paixão, devemos nos manter firmes na fé, mirando suas promessas, cientes que, por maiores que sejam as nossas provações, "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rom 8:37). Logo, o crente aprovado receberá "a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam" (Tiago 1:12). Maranata!

Assim está escrito: "Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." (1 João 5:19). Amém Senhor!! https://youtu.be/w6pHo0SvBWU?list=RD307vg3JuUPI

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

A oração secreta


Ao longo de meu viver cristão tenho aprendiido que - ao derramarmos a nossa "oração secreta" (Is 26:16) tanto descansamos das lutas passadas, quanto somos preparados para batalhas futuras. Porque na luta contra o mundo, o diabo e a carne, orar é um breve intervalo; então, na guerra contra o pecado, não havendo este tão necessário intervalo, não temos chance de sairmos ilesos desta luta. Após cairmos de joelhos, em oração, a Bíblia nos ordena: "Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso; por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente" (Miquéias 2:10). Sim! Orar, sempre.

A Bíblia assim nos exorta: "não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes" (Efésios 6:12-13). O Senhor Jesus é maravilhoso! E assim nos diz: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Marcos 14:38). Enfim... Temos a Palavra a nos ordenar que oremos; e assim, venceremos nossas lutas.

Na Palavra de Deus, assim está escrito: "Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos" (Efésios 6:14-18). Enfim, oremos sempre. https://youtu.be/307vg3JuUPI?list=RD307vg3JuUPI

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 11 de janeiro de 2026

Nele eu descanso


Estou a pensar, nos efeitos que a Palavra de Deus nos causa... Creio não haver cristão que não conheça esta declaração de Maria: "A minha alma engrandece ao Senhor. e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador" (Luc 1:46-47). Faz um bem tão grande, pensar na Palavra de nas obras do Deus a quem servimos; mas, isto só é possível crendo e vivendo em Jesus. Amém Senhor!

Nesta vida, há quem só pense em seus problemas, em suas decepções, sem se dar conta de que a vida é muito mais que as dores sentidas e as lutas enfrentadas... Processos dificultosos fazem parte de nosso viver, desde que nascemos (um recem-nascido, precisou enfrentar momentos difíceis, em sua saída para a luz, sem imaginar que seria só o começo das provações. Amém Senhor Jesus.

Enfim, se temos desafios já vencidos, superados, devemos buscar nosso descanso em Jesus que assim nos convida: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mat 11:28). Então, após buscar e receber este descanso, devemos deitar e repousar dizendo: "Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu Senhor, me fazes habitar em segurança" (Sl 4:8).

Texto lindo este: "Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome. Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores." (Salmo 34:1-5). Amém Jesus! https://youtu.be/oNUErOaOuPw

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

O Espírito Santo


Nós que somos cristãos pentecostais, precisamos fazer duas coisas essenciais: A primeira é dar ouvidos ao que dissera Jesus, em seus derradeiros momentos com os seus discípulos: "E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mimouvistes." (Atos 1:4). E, em seguida, lhes disse: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8). E este revestimento é primordial!

Em Samaria, os apóstolos, Pedro e João, foram ao encontro dos cristãos; "os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus.) Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo." (Atos 8:15-17). Então, na Igreja primitiva, o empenho, para que os crentes recebessem o batismo com o Espírito Santo, era geral. Enfim, seja no pastorado ou em outras missões, só poderão ser eficazmente cumpridas, se os seus executores foram cheios do Espírito Santo.

Em Éfeso Paulo encontrou doze discípulos e lhes perguntou: "Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam." (Atos 19:2-6). Amém.

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 10 de janeiro de 2026

Estes três perfís


Entre os perfís que agradam a Deus, cito estes três: os fiéis da terra; os verdadeiros adoradores; os perseverantes. Sobre os fiéis da terra: assim disse Deus: "meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá" (Sl 101:6). Paulo foi grato a Jesus dizendo: "porque me teve por fiel pondo-me no ministério" (1Tm 1:12). Que bênção Jesus!

sobre os verdadeiros adoradores: O Senhor Jesus declarou que "os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem." (Jo 4:23). Esta foi a razão que levou Davi a fazer esta convocação: "Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos! Ajoelhemos diante do Senhor que nos criou." (Sl 95:6). Que maravilha Jesus! Louvado seja o Senhor!

Sobre os perseverantes: Calebe herdou Hebrom porque "perseverara em seguir o Senhor, Deus de Israel." (Jos 14:14). Está escrito na Bíblia: "aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho." (2Jo 1:9). Enfim, "aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mat 24:13). Ó Senhor Jesus! Amém.

A Bíblia diz: "Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado; antes, recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis" (2 Jo 1:8-10). Amém.
https://youtu.be/RLXRehLY4Yc

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Cuidado de Deus


Instantes atrás, ainda em oração, veio à minha lembrança um antigo coro que ontem vinha eu cantando no carro: "Eu nunca nunca esquecerei o que Deus fez por mim! Livrou-me da morte, do mundo, do mal; nunca esquecerei..." Reportei-me ao meu ministério pastoral, na juventude, em meio a fortes lutas e duras provas... Meu Senhor! Uma outra canção (também antiga) diz: "Confiei em ti, fui ajudado..." Faz bem saber o que Deus fez, e faz, e fará por nós; e mais importante é nos lembrarmos sempre disto. "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres" (Salmo 126:3). Que bênção Senhor!

Penso ser a oração, o ato devocional mais importante, para mantermos fixos em nossa lembrança, os feitos de Deus em nosso favor. Parece ser tendência humana esquecer o que Deus tem feito por nós... Entre as luzes e os vapores deste mundo perdido, as boas lembranças são afetadas, e confundem, e perdem os pontos referenciais que intercalam nossa vida com o Senhor. Que Deus nos livre de tais "esquecimentos" e nos dê graça, para suportar e vencer, os dardos e assédios de Satã, que vem para nos "roubar, matar e destruir;" (João 10:10); mantendo sempre Jesus em nossa mente. Amém Senhor Jesus!

Registro bíblico de Davi: "De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração e o meu espírito investigou: Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa que veio de geração em geração? Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? E eu disse: isto é enfermidade minha; e logo me lembrei dos anos da destra do Altíssimo. Lembrar-me-ei das obras do Senhor; certamente que me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. Meditarei em todas as tuas obras e falarei dos teus feitos." (Salmo 77:6-10). Amém.
https://youtu.be/Mxfwh4QZcUs

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

A visão de Deus


Não é de hoje, tenho dito que o meu lugar de oração é como se fora um tapete que eu enrolo e desenrolo... Aonde vou, eu o levo, sempre comigo. Buscar a presença de Deus não é privilégio de alguns; é dever de todos nós que nele cremos. Há dias em que o sentimos; há dia que não... O que deve ser entendido é que a presença do Senhor não se faz pelo sentir; e sim, pelo crer.

Na verdade, o nosso buscar a Deus está muito mais ligado ao que dele desejamos, do que ao fato de querermos ver a sua real presença... Sua presença é assustadora! A Bíblia nos diz que a terra Treme "na presença do Senhor, na presença do Deus de Jacó." (Sal 114:7). Então, o que nos dá a visão de Deus é a visão de Jesus que diz: "Quem me vê a mim vê o Pai" (João 14:9). Amém Jesus.

Jesus disse que "Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê." (Mc 9:23) e que "se creres, verás a glória de Deus" (Jo 11:40). Portanto, como já tenho dito, ver "a glória de Deus" não implica necessariamente em ver o Deus de glória; mas, ver a sua glória, nos efeitos que sua presença nos causa. Enfim, nós precisamos é viver "olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (Heb 12:2).

Moisés desejou e pediu para ver a face de Deus que lhe disse: "Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha. ...te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. ...me verás pelas costas; mas a minha face não se verá." (Êxodo 33:18-23). Amém. https://youtu.be/Q0IxuEvcjgw

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Não vou desistir


Desde que me entendo por crente. tenho procurado servir ao Senhor... Quando ouço vozes a me dizerem que eu não vou conseguir, procuro ouvir a voz que vem detrás, como está escrito: "os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda." (Isaías 30:21). E então, faço como o servo Paulo: "prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fil 3:14). Amém.

Conheço a maioria de minhas limitações... Ainda que não tenha a força de Calebe, em sua tão avançada idade; e nem tenha o conhecimento que o muito estudar agrega ao intelecto; todavia, me sinto capaz, para seguir em frente; porque não desisto de meus sonhos; os quais, em Deus, foram formulados... Que sou pecador eu sei; e também sei que os meus pecados foram perdoados e lavados no sangue de Jesus; "e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus" (Gál 2:20). Amém Senhor.

Enfim, "se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" (1Jo 1:7-10). Que bênção maravilhosa! Amém.

https://youtu.be/z_rbTjEGLsw

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

As duas alianças


Estou a pensar... Entre as grandes alianças de Deus com os homens, estas duas são as mais importantes: A aliança da lei, através de Moisés; e a aliança da graça, através de Jesus (João 1:17). Em ambas, o ser humano encontra salvação; na da lei, por seu próprio esforço (Rom 10:5); e na da graça, pelo sacrifício de Cristo (João 3:16 e 1 João 3:16). Grande e maravilhosa graça! Glória a Deus!

As duas alianças de Deus - a do Sinai e a do Calvário, foram assim lavradas: A aliança da lei foi lavrada, com o dedo de Deus, e selada com o seu fogo (Deut 9:10); e a aliança da graça foi lavrada, com o corpo de Cristo, e selada com o seu sangue (Mar 14:24). A primeira é lembrada no Dia da Expiação (Lv 23:27); a segunda, lembrada na Santa Ceia (1Co 11:25). Verdade maravilhosa!

A primeira aliança é com o povo judeu, exceção feita aos convertidos ao judaísmo, e a segunda se estende ao mundo inteiro; porém, se restringindo aos que creem em Jesus como seu único Salvador. Enfim, disse Deus: "vendo eu sangue, passarei por cima de vós" (Êxo 12:13). E sobre seu sangue, disse Jesus: "é derramado por muitos, para remissão dos pecados." (Mat 26:28). Aleluia!

Ó Senhor! "Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, rocha minha e libertador meu!" (Salmo 19:12-14). Amém Jesus.
https://youtu.be/nA5pbJs0k2k

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Oração essencial


Neste início de ano, já passadas as explosões dos fogos coloridos e as comemorações (as vezes, exageradas) do mesmo; nós cristãos devemos nos voltar para a nossa vida devocional; e nela, a oração deve ser sua espinha dorsal. Pois, assim como o corpo precisa de uma forte e vigorosa coluna vertebral, para usar melhor os membros superiores e inferiores; assim também, o ser espiritual que nós somos, precisa manter a sua vida espiritual vigorosa e fortalecida, para poder utilizar sempre com santidade e responsabilidade, os dons e talentos que Deus nos concedeu. Portanto, a vida devocional deve ser rotineira; e nela, a oração é essencial. Louvado seja Jesus!

Na verdade, as festas e comemorações levadas a efeito, na virada do ano, não devem camuflar, ou mesmo ignorar, os dias maus que antes vivêramos. Porquanto, lutas e provas continuarão a fazer parte de nosso dia-a-dia. Porém, se há quem não tenha alguém da família que o faça chorar, ou um problema que não consiga resolver, ou um sonho que não tenha condição de realizar, ou uma doença que não consiga ver curada (coisa rara de se ver); este, sim, poderá prolongar um pouco mais sua euforia. Enfim, por melhores que tenham sido os dias passados; é de se esperar que tenhamos desafios imprevisíveis a enfrentar, seja família, nos negócios, etc... Orar é preciso!

Disse Jesus: "se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; Mas buscai primeiro o Reino de Deus,e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mat 6:30-34). https://youtu.be/ZJ0S9CKkv80

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 4 de janeiro de 2026

Nosso amanhã


Estou a pensar em nossa curta existência... Muitos parecem pensar que aqui viverão para sempre. Acumulam riquezas - lícitas ou ilícitas, e vivem a desfrutar da vida - discreta ou exageradamente, como se as suas ações não viessem a ser julgadas, pelo supremo Senhor Juiz dos homens. Outros trabalham de sol a sol, sem se importar com descanso, nem com a sua vida espiritual.

Penso que devemos dosar as nossas ações e reações, as passando no filtro da Bíblia e do bom senso... Sei que pode até parecer radicalismo assim pensar; mas, fato é que a vida é um dom de Deus e tem continuidade post mortem... Alguém dirá: que provas temos nós ser assim? e eu respondo: que provas temos ser diferente? Então, prefiro ficar no seguro. Amém Senhor Jesus.

Enfim, a Bíblia que diz que "Há caminho que parece direito ao homem, mas seu fim são os caminhos da morte" (Pv 16:25). Ela diz que: "aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação" (Hb 9:27-28). Amém.

"agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas, isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus" (Rm 3:21-24). Amém. https://youtu.be/gG5rpzfmfbw

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 3 de janeiro de 2026

Deus em Cristo


Que Jesus é a face visível do Pai, isto está patenteado na Bíblia, a qual declara ser ele a "imagem do Deus invisível" (Co 1:15). Jesus é o Verbo que se fez carne "e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (Jo 1:14). Então, em profecia, o Senhor "entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste" (Hb 10:5). Pois, disse o anjo a "José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo" (Mt 1:20). Assim, se a Igreja é "corpo de Cristo" (Ef 4:12) podemos então crer e dizer que Jesus é o Corpo de Deus.

Sobre Jesus, a sagrada Escritura nos declara que, no céu, "Ele estava no princípio com Deus" (João 1:2). E sobre Deus, ela nos declara que "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus." (2 Co 5:19-20). Enfim, disse o próprio Jesus: "Quem me vê a mim vê o Pai" (Jo 14:9). Logo, se queremos ver Deus, o veremos "olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (Heb 12:2). Amém Jesus.

A Bíblia nos diz que "Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles." (Hebreus 1:1-4). Aleluia, amém Senhor Jesus!

https://youtu.be/iBzboKs7jzY

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Real justificação


Estou a pensar na justificação do pecador... A Bíblia diz que somos "justificados pela fé" (Rm 5:1). E justificação é ato de amor da parte de Deus, sendo "Deus quem os justifica." (Rm 8:33); e por ela, Deus nos torna justos. Mas, Deus não admite recuo; e adverte: "o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." (Hb 10:38). Logo, a premissa é que o justo permaneça fiel.

Na justificação do pecador redimido, são três os meios utilizados: 1) Justificação pela fé em Jesus; 2) Justificação pelo sangue de Jesus; 3) Justificação pelas obras em Jesus. E nos tres, Jesus é o fundamento da justificação. Na doutrina, vemos que justificação não é pela lei, pois "pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé." (Gl 3:11); mas sim, pela graça.

Enfim, temos suas bases: 1) Justificação pela fé em Cristo: "justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5:1). 2) Justificação pelo sangue de Cristo: "justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (Rm 5:9). 3) Justificação pelas obras em Cristo: "o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé" (Tg 2:24). Isto nos justifica. Amém Jesus.

Disse Jesus: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens,para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus" (Mat 5:16); E disse João: "ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam." (Ap 14:13). Amém. https://youtu.be/DqXe9D7qGjM

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Enfim em 2026


Nesta primeira madrugada de 2026, derramei a minha "oração secreta" (Isaías 26:16) e agradeci a Deus por ter concluído 80 travessias, de um velho para um novo ano... Obrigado Jesus! Por te-lo feito ao lado de alguns irmãos em Cristo. Sei que Jesus veio ao mundo buscar, os perdidos que desejam ser achados, e salvar os que desejam ser salvos (Luc 19:10). Que bênção! Fui achado e desejei a salvação. Aleluia! Então, neste novo ano, devemos prosseguir em direção ao Alvo que está a nossa frente - exceto para aqueles que lhe viraram as costas, "pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fil 3:14). Que maravilha! Glória a Jesus!

Sei que neste novo ano que o Senhor me concede graça, para viver e trabalhar, enfrentarei lutas e provas; porém, não devo ter medo; "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra." (Jó 19:25). Então, não temerei o poder das forças que me são contrárias; pois "eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia." (2 Tim 1:12). A Palavra de Deus nos declara que "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." (Heb 13:8). Enfim, Jesus enviou o seu Espírito Santo para nos guiar, em meio as tempestades e furacões que percorrem a terra. Que bênção Jesus!

Jesus nos alertou dizendo: "haverá, em vários lugares, grandes terremotos, e fomes, e pestilências; haverá também coisas espantosas e grandes sinais do céu. Mas,antes de todas essas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões e conduzindo-vos à presença de reis e governadores,por amor do meu nome. E vos acontecerá isso para testemunho. Proponde, pois, em vosso coração não premeditar como haveis de responder, porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem." (Lucas 21:11-15). Amém Senhor Jesus. https://youtu.be/kYsLFccKTFs

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar