sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

É uma só Pessoa


Jesus! Fico a pensar neste santo nome que está acima de tudo e de todos... "acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro." (Ef 1:21).Neste mundo, ele traçou a linha divisória entre o antes e depois; e até uma canção afirma que "antes que o haja houvesse ele já era Deus." Glória ao Senhor Jesus! Amém.

Jesus! O glorioso nome que está acima de todo nome que se nomeia... "Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas" (Rm 11:36). Só em o pronunciar há conforto. Me faz lembrar antiga canção que cantei em minha juventude e que assim dizia: "Nome entre todos glorioso; jamais igual se encontrou! Pois, salvação não há em nenhum outro; é o nome de Jesus." Glória ao Yeshua! Amém.

Jesus! É o nome dito pelo anjo da anunciação, à virgem Maria, e seu significado "Deus salva" indica a sua missão. o nome é a transliteração do hebraico "Yeshua." Israel espera o Messias "Leão da tribo de Judá;" (Ap 5:5) e a Igreja espera Jesus, "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (Jo 1:29). Enfim, ambos os povos de Deus, esperam pelo mesmo Salvador, Rei e Senhor! Amém.

Jesus, "achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Fl 2:8-11). Amém.
https://youtu.be/5-rXGKMmTKU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Ricas promessas


A vida de qualquer pessoa tem seus bons e maus momentos; e todos sabem disto. Porém, o que muitos parecem não saber é que este intercalar entre coisas boas e ruíns nos ajudam a amadurecer na fé e a desenvolver habilidades... Assim eu creio! É simples assim: os bons momentos são para usufruto; e os maus, para treinamento. Estes três textos bíblicos nos ajudam a entender a dinâmica da existência: 1) "a tribulação produz a paciência" (Rom 5:3); 2) "Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria" (Sal 126:5); 3) "o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Sal 30:5). Descansemos nas promessas do Senhor. Amém.

Assim pensando e crendo, devemos nos voltar para as promessas do Senhor Jesus; são como rochedo no mar da vida. Uma antiga canção assim nos propõe: "Crê já, somente no Senhor, e mais feliz serás"; e ela encontra sentido neste ensinamento de Jesus a Marta: "Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" (João 11:40). Ante esta mulher aflita estava a sepultura de seu irmão, arrimo de família, nela sepultado a quatro dias. Enfim, sendo os nossos dias bons ou maus, há promessas de Jesus que não devem ser ignoradas. Numa delas, ele diz: "eis que eu estou convosco todos os dias" (Mat 28:20). Amém Senhor Jesus!

"No dia da prosperidade, goza do bem, mas, no dia da adversidade, considera; porque também Deus fez este em oposição àquele, para que o homem nada ache que tenha de vir depois dele." (Ecl 7:14). "Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. Jeová, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas." (habacuque 3:17-18). Amém.

Que canção abençoadora e motivadora! Glória a Deus!
https://youtu.be/J0k87jghUJg

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Nossos desafios


Este ano mal começou e nosso planeta - tal e qual crianças brincando, vai chegar às suas trinta voltas em torno do próprio eixo... E a vida segue o seu curso. Meu Senhor! Tanta coisa já aconteceu em tão pouco tempo... Os problemas previsíveis que afligem o mundo (praga, fome, guerra) dão sinais a todos nós que os dias vindouros não serão melhores que os dias passados.

Ainda bem que o crente fiel tem em Jesus o seu "refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia." (Sal 46:1). Este é seu grande trunfo para lidar com os desafios de um novo ano, já nem tão novo. Deus é bom o tempo todo! E mediante promessas que temos, podemos bradar que "Deus é por nós, quem será contra nós?" ( Rom 8:31). Louvado seja o nosso Deus! Amém Jesus.

A Igreja de Jesus, em todos os lugares onde está plantada, iniciou este ano com largada festiva, com cânticos e encenações plenas de alegria; porque, apesar das nuvens escuras no horizonte, ela tem muitas razões para celebrar! Enfim, ela vislumbra o Sol da justiça, prestes a se erguer na linha do tempo; e ela sabe, pelas profecias, que este fim previsto será o início na eternidade.

Paulo escrevendo aos romanos, assim finalizou: "Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor!" (Rm 8:38-39). https://youtu.be/KE_S832APWk

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Lutar em oração


Sobre oração, ao longo do tempo fui percebendo que, de modo geral, é bem mais fácil falar e ensinar sobre certas leis e conceitos, do que os cumprir. E quando o foco do estudo é oração, digo que é bem mais interessante falar e escrever sobre ela do que a pôr em prática (e digo isto por experiência própria). Para descreve-la, lívros sobre ela são abertos, e conceitos sobre ela são focados a luz da Bíblia, e uma cadeira é usada para assento de quem sobre ela escreve (algumas vezes, tenho feito isto). A mente procura se equipar, e esboços são traçados, para suprir de informação, os que querem saber um pouco mais... Ajuda, mas não substitui.

Na verdade, enquanto saber sobre oração exige largueza de mente, sua prática exige largueza de coração (e algum esforço físico); porém, nunca "sabemos o que havemos de pedir como convém." Mas, se nos esforçamos em orar, "o Espírito ajuda as nossas fraquezas;" então, "o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Rm 8:26). Enfim, orar exige de quem ora um grande esforço... O corpo fica quente, ou esfria, sente fraqueza e cansaço; e a oposição de satã é tão intensa que pode ser sentida (Zac 3:1-3). A luta no lugar de oração (também filmada em "Quarto de Guerra") é tão intensa que pode fazer desistir... Não desistamos!

Paulo diz: "Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus" (Ef 3:14-19). Amém Jesus.

Esta canção do grupo Novo Tom é um fator de inspiração:
https://youtu.be/6zaCiXFun48

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Meu cataplasma


Em meus tempos de criança, os cataplasmas eram remédio para todos males... Uma panaceia que misturava produtos caseiros e farmacêuticos aliviando de imediato, algumas dores. Devido ao alívio quase imediato de algumas dores, sempre acreditei na eficácia do tratamento. Minha avó Elvira e minha mãe Luzia se arvoravam em "enfermeiras" de plantão... Eu gostava disto!

Hoje, ao me lembrar, com saudade, dos meus dias de garoto; procuro trazer as lições daquele tempo, para o meu ministério... Que tal, um cataplasma da Palavra, para alívio e cura dos males do corpo, e da alma, e do espírito? Quero dizer com isto que a Palavra de Deus é preventivo e remédio, para dores e aflições... Ela produz resultados imediatos e progressivos. É só acreditar!

Na Bíblia encontramos promessas para todos os gostos e desgostos, dores físicas e morais, feridas da mente e do coração. E se aplicarmos corretamente o composto de promessas e preceitos, sobre males do corpo e da alma, veremos resultados surpreendentes. Enfim, diferente de Tomé, é só crer para ver! Porque pela Palavra de Deus, famílias e igrejas, bem melhores se sentirão.

Para alguns "a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé, naqueles que a ouviram... Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Heb 4:2,12). https://youtu.be/VlN1IpJ47HQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 26 de janeiro de 2025

Grande exemplo


Vejo Daniel como grande homem de Deus - não tão inteligente como Salomão, porém, bem mais sensível e espiritual que ele; nem tão contundente como Elias, porém, bem mais prudente que ele. Era inteligente, sábio e resiliente como raros no mundo; porém, o que mais lhe valeu foi sua capacidade de conviver em paz com opositores, e detratores, e de ter na oração sua ação preferencial. Está escrito que Daniel "três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer" (Dan 6:10). Nele, temos exemplo e testemunho que sua vida devocional funciona: Orar!

Todos nós precisamos ser ao menos um pouco, como Daniel: Fieis e sensíveis à voz de Deus, pacíficos no modo de conviver com pessoas insuportáveis, as ajudando sempre que possível; e conscientes de que a nossa força não reside em nosso modo de argumentar e de resistir; mas, sim, em nossa consciência de que buscar a face do Senhor, antes de decidir qualquer coisa, é medida preventiva indispensável ao sucesso no viver. Enfim, uma vida rotineira no lugar de oração controla os mais perigosos adversários e os mais ferozes leões. Daniel é um poderoso testemunho, das marcas eternas contraídas no lugar de oração. Amém.

Este é o testemunho mais importante da vida de oração deste homem de Deus. Porque "Daniel se distinguiu desses príncipes e presidentes, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. Então, os príncipes e os presidentes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício nem culpa. Então, estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus." (Dan 6:3-5). Ele é um espelho para todos nós.

Sobre oração, esta é uma das minhas músicas preferidas:
https://youtu.be/uM4U3g1gtqw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 25 de janeiro de 2025

Deus está falando


Estou a pensar no amor e cuidado de Deus; no modo como Ele usa as nossas dores e aflições como ferramentas de trabalho, para amadurecer e aperfeiçoar o nosso homem interior... Como precisamos de perfeição cristão e maturidade espiritual! Então, é só entender o seu agir... Elizeu Gomes foi usado por Deus ao compor a canção "Com Muito Louvor"... E Deus quer nos falar.

Ao longo da vida, somos, por Deus, ajudados com sinais e revelações, nem sempre perceptíveis aos olhos e aos ouvidos... Sua voz em nosso interior, as vezes, soa como se fora um palpite. Quantas vezes, após algum prejuizo, nos vemos a pensar: Bem que eu havia sentido que não devia agir daquele modo, tomar aquela decisão. Devemos tentar ouvir e entender a voz do Senhor.

O Senhor usa pelo seu Espírito, muitos meios de comunicação, para nos falar e fazer entender... Deus sabe o que faz! Quanto a nós, precisamos amadurecer espiritualmente, para entender o seu propósito e caminhar em linha com a sua vontade. Pois, é nossa a missão de nos mantermos "firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor" (1Cor 15:58). Amém Senhor Jesus.

"E, agora, irmãos, se eu for ter convosco falando línguas estranhas, que vos aproveitaria, se vos não falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina? Da mesma sorte, se as coisas inanimadas que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?" (1Co 14:6-7). Amem. https://youtu.be/ckPEooYEUtg

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Pensando no céu


Estive orando e pensando no favor de Deus para comigo - desde minha gestação, até meu nascimento em 28/08/45; desde minha infância, até minha conversão em 26/10/64; desde os meus dias no Exército de Salvação, até o dia de meu casamento em 11/07/70; e em todo este tempo, até este momento em que escrevo... Todos nós temos lembranças que se movem - assim como planetas em torno do sol, mantendo o nosso pensar em constante movimento. É sabido que não podemos descartar lembranças; mas podemos as separar em arquivos - uma para o arquivo morto, outras para o arquivo vivo, todas a nos levar a pensar no céu.

Este tempo é tempo de refletir e repensar; tempo oportuno para agir e refazer aquilo que se fez de errado; tempo de "levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados" (Heb 12:12). Pois o mundo mal e perverso insiste em nos fazer parar e pecar. Ele trabalha na contramão do propósito de Deus; e vive a renovar e inovar o seu modo de nos tentar; tudo para nos fazer errar e desistir de crer; porém, temos a ajuda de Jesus. Pois "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia. Pelo que não temeremos" (Sal 46:1-2). Enfim, se o mundo tem algo a nos ofertar, o céu é bem melhor! Então nele devemos pensar.

A Bíblia diz: "se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" (Col 3:1-6). É pra pensar.

Esta canção nunca foi tão relevante como neste tempo:
https://youtu.be/3v0RZcxfbHE

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Eu creio na Bíblia


Neste mundo, muitos se sentem tão decepcionados que já não sabem mais em quem acreditar... Quanto a mim, vejo a vida de um modo bem diferente; "porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia" (2Tm 1:12). Sim, creio em Jesus, e creio em suas promessas, e tenho esta fé como meu "firme fundamento" (Heb 11:1). Amém.

Este mundo impõe insegurança; mas, isto não me afeta. Pois, creio na exortação de Jesus que assim nos ordena: "Tende fé em Deus" (Mar 11:22). E assim vivendo, sempre firme em Jesus, creio no Deus eterno que nos amou, e em sua graça que nos alcançou, e no agir de seu Santo Espírito que nos guia "em toda a verdade" (João 16:13). Então, o melhor mesmo é crer no Senhor Jesus.

Por mais que este mundo procure me enganar, tenho a verdade a meu favor... Sou um amante da Verdade de Deus! Pela fé, somos portadores desta verdade. Disse "Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6). Enfim... Vivo por fé! Não me deixo iludir por narrativas feitas para enganar incautos; sou objetor de consciência.

A Bíblia diz que "a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo" (Tito 2:11-13). https://youtu.be/YQn-jkupQuU

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Sobre o ver e ouvir


Duas pessoas viajavam em um ônibus, ambas em lugar na janela; ao final da curta viagem, saindo ambas, uma com semblante irritado vinha dizendo: Que viagem horrenda, estrada cheia de buracos e lama, que desperdício; e a outra, com um largo sorriso de felicidade, dizia consigo: Que viagem linda, um ceu tão estrelado que parecia estar tão perto, cheguei até a ver uma estrela cadente... A vida é mesmo assim: Nossa reação e conduta é influenciada, pelos assuntos de nossa preferência e pelo foco de nossa visão. Então, se nós olharmos na direção certa e ouvirmos as pessoas certas, seremos pessoas bem melhores.

Sobre a Palavra de Deus, está escrito: "Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá" (Is 55:3). Então, devemos devemos ouvir a Palavra de Deus! Ela assim nos diz: "Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal." (Pro 1:33). Então, vivamos a vida "olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus" (Heb 12:2). Enfim, se nós queremos ver Deus, devemos olhar para Jesus que disse: "Quem me vê a mim vê o Pai" (Jo 14:9). Amém Jesus!

Na Bíblia, assim está escrito: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Fil 4:6-8). Enfim, se queremos pensar bem, devemos ter muito cuidado com o que estamos a ver e a ouvir.

Nenhuma condenação haverá para quem está em Jesus:
https://youtu.be/fMHqwsTOKFg

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Frequente revisão


De tempos a tempos, devemos rever posições e sentimentos... Por eles, podemos ser enganados. E digo isto, porque em nós mesmos, não somos confiáveis... Este antigo hino diz: "Em mim mesmo nada tenho em que possa confiar" (Harpa Cristã). E a Bíblia diz: "Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor" (Jr 17:5). Amém Jesus.

Em Jeremias, também está escrito: "Bendito o varão que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor" (Jr 17:7). E temos na Bíblia temos esta advertência: "O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará." (Pv 28:26). Porque sábio é aquele que teme e confia no Senhor; pois, só a nossa plena confiança em Deus pode nos tornar confiáveis. Amém.

Se levarmos em conta que os desvios de rumo, para melhor ou para pior, é algo previsível (e não há dia que isto não aconteça); só mesmo fazendo uma frequente revisão de ideias e de posições é que podemos conservar nossa integridade moral e espiritual. Enfim, em nossa tão necessária e incessante busca pela perfeição cristã, precisamos manter o coração na Palavra e os olhos em Jesus.

A Bíblia assim exorta: "Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará." (1Ts 5:21-24). Amém Jesus. https://youtu.be/kuNfSZbZGvo


Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Os antigos cristãos


Vez por outra, estando a orar, fico a pensar nos antigos tempos e nos antigos crentes... Que inspiração eles nos trazem! Nos transmitem confiança. Pois, por maiores que tenham sido suas lutas; e por amor a Jesus (alguns sofreram bastante); eles nos deixaram um tão valioso legado, que não deve ser por nós menosprezado, nem mesmo esquecido. Pois entendiam bem melhor que nós o significado de renúncia.

Em espírito de oração, penso naquela canção cristã, a qual se refere a Deus como "Deus dos antigos"; e também naquele hino pentecostal que, em uma de suas estrofes, fala sobre o agir de Deus: "...como operaste nos antigos tempos, com teu poder nos guia até o fim." (Harpa Cristã 387). Infelizmente, hoje, vemos certas práticas cristãs tão espalhafatosas que chegam até a encobrir o brilho do puro evangelho.

Na verdade, o Deus dos antigos cristãos é o mesmo Deus dos cristãos de hoje; porém, ocorre que muitos cristãos deste tempo - ao invés de buscarem referência nos cristãos de outrora, dão preferência aos pregadores prósperos e persuasivos... Com isto, não quero dizer que todos estes sejam modernistas e oportunistas; o que quero dizer é que precisamos ter em alta conta, os antigos valores cristãos. Amém.

Paulo ensina aos cristãos "que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna. Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; a qual professando-a alguns, se desviaram da fé" (1Tm 6:19-21). E este ensino cabe em todos nós. https://youtu.be/DPshZ_DZxyQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 19 de janeiro de 2025

Sobre sofrimento


Neste mundo medonho e confuso, devemos aprender a fazer a vida valer a pena... Para tornar isto possível, temos a Bíblia (o nosso manual de instruções) e ela nos ensina a sofrer danos sem perder a paz, a sofrer tentações sem perder o rumo, a sofrer aflições sem perder o bom ânimo... A Palavra de Deus tem promessas, para bons tempos e para tempos ruíns. É só acreditar!

Paulo assim exorta seu discípulo Timóteo dizendo: "Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo" (2Tim 2:3). E nesta orientação, a qual se estende a todo aquele que serve a Deus no Espírito, somos instados a suportar o peso da cruz. "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência" (Rm 5:3). Amém.

Enfim, Francisco Otaviano, no popular "Ilusões da Vida", declarou que "Quem passou pela vida em branca nuvem e em plácido repouso adormeceu, Quem não sentiu o frio da desgraça, Quem passou pela vida e não sofreu, Foi espectro de homem, e não homem, Só passou pela vida, não viveu." Pois a vida, deste intrauterina até ao último suspiro, impõe o sofrer como parte do viver.

A Bíblia diz: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou" (Rom 8:18-20). https://youtu.be/K11ZEn1UaG0

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

A Verdade de Deus


A Bíblia declara que o Senhor nos sonda e nos conhece... Isto é mais sério do que muitos pensam! Ele conhece a verdade a nosso respeito; e sua verdade sobre nós se sobrepõe à nossa suposta verdade autodeclarada. Pois, nos conhecendo por dentro e por fora, Deus sabe tudo sobre nós, até o que nem nós sabemos. Este salmo diz: "Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos" (Sal 139:1-3). E a sua fervente oração confirma o que eu disse. Glória a Deus!

Temos este testemunho, da Bíblia, que nos diz: "o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor." (2Tim 2:19). E diz também que os homens são como vasos em uma grande casa: "Alguns, para honra; outros, porém, para desonra." (2Tim 2:20). Há quem viva a falar de suas virtudes... A Bíblia sentencia que "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Pro 28:13). Enfim, confissão de pecados e do nome de Jesus, sempre! Amém!

A Palavra de Deus nos adverte que "Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. A confissão dos pecados e o perdão por Cristo Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1Jo 1:6-9). Nela, temos esta receita para nossa libertação e purificação.

Esta bela canção musicaliza o que a Palavra de Deus diz:
https://youtu.be/vWcOD-1c7AQ

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Não tenham medo


Meus irmãos, não é tarefa fácil lidar com o mal que se vê na terra; pior ainda será o mal que está por vir. Pela Bíblia, "Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno." (1Jo 5:19). Então, se já nascemos de novo, não devemos ter medo. Pois, "aquele que é nascido de Deus ...o Maligno não lhe toca" (1Jo 5:18). Isto não evita sofrimento, mas, garante segurança. Ó meu Senhor!

Na verdade, desde que Jesus nasceu em Belém e morreu em Jerusalem, a esperança dos que creem - se estava apagada, se reacendeu. E não somente a esperança se ilumina! Pois o Senhor Jesus nos fez "sal da terra" e "luz do mundo" (Mt 5:13-14). Que brilhe esta luz diante dos homens, para que vejam nossas boas obras e glorifiquem nosso "Pai que está nos céus" (Mat 5:15). Amém Senhor!

Neste mundo dominado por forças tão opressoras, devemos manter a mente lúcida e os olhos abertos... Jesus nos ordena a orar dizendo: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26:41). Sei que posso parecer repetitivo no que digo; mas, repito porque é imperioso! Pois, os dias são maus e já não temos muito tempo. Maranata.

Não tenha medo! O teu "socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre" (Salmo 121:2-8). https://youtu.be/JP2fu7D8YaY

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Devemos sim orar.


Estou a pensar... Elias "subiu ao cimo do Carmelo, e, encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos" (1Reis 18:42). Ana pedia um filho a Deus; e "Demorando-se ela no orar perante o Senhor, ...Ana só no coração falava" (1Sam 1:12-13). Esdras diz que "A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles" (Esd 8:22). Assim, nas três citações, vemos vidas aflitas, orando e buscando por resposta do Senhor.

Penso em nosso dever de orar... Jesus falou "sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer" (Lc 18:1). Paulo falou que devemos buscar a ajuda de Jesus "com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica" (Ef 6:18). Enfim, se oração é remédio, por que não a usar? E, se é arma de guerra, por que a escantear? E, se a oração nos aproxima de Deus, por que evitar? Oremos.

Enfim, penso em nós... No vazio existencial em que muitos cristãos se enclausuram, distantes de Deus e dos homens, sem ao menos dedicar tempo à oração. Os rapazes, na fornalha, oraram; Daniel, na caverna, orou; Jonas, no ventre do peixe, orou; Paulo, no porão do navio, orou... E nós? Algumas vezes, a clausura pode ser necessária; porém, se for este seu caso, melhor será que esse tempo seja gasto em oração clamando a Deus. Amém.

Os irmãos sairam para orar: "No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido. Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia." (Atos 16:13-14). Após a oração, Lídia foi salva. https://youtu.be/NCQQcyYfM_0

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Lugar bem melhor



A humanidade, de acordo com suas preferências, divide os lugares do mundo, entre bons e maus lugares - alguns deles, inóspitos; e outros, bem paradisíacos. E quem viaja sabe que estas escolhas fazem algum sentido. Eu mesmo, quando não tenho coisas melhores para pensar, penso nos lugares em que estive, em que morei, por onde passei. Alguns deles, tenho na memória como preferenciais.

Vejo pessoas se cansarem dos lugares em que vivem. Estão sempre a se mudar de casa, de bairro, de cidade, em busca do lugar ideal... Neste mundo, jamais encontrarão. Este é um estado de espírito criado - não por circunstâncias ambientais; e sim, por uma insatisfação interior. E esta insatisfação anula bons futuros e arruina boas famílias que tinham tudo para dar certo... Paz, só em Jesus.

Na verdade, o mundo sabe ser bom e ser mal, ao mesmo tempo. Há os que ele ama e os que ele odeia. Isto é dito pelo próprio Jesus: "Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia" (Jo 15:19). Enfim, há um lugar melhor! E este lugar está perto do Senhor - meu Senhor Jesus! Aleluia!

A Bíblia diz: "Levantai-vos e ide-vos embora, porque não é lugar aqui de descanso; ide-vos por causa da imundícia que destrói, sim, que destrói dolorosamente." (Mq 2:10). Enfim, "resta um repouso para o povo de Deus... Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo mesmo exemplo de desobediência" (Hb 4:9,11). https://youtu.be/CPRycBNTb68

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Esperar no Senhor


Segundo a Palavra do Senhor, eu "Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes" (Sl 27:13). Então, eu creio na manifestação da bondade do Senhor - em minha vida e através dela. E você que tem sentimento adverso e se mantém desanimado e pessimista, deve fazer como eu. Ou seja: "Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor" (Sl 27:14). Procure manter os seus olhos em Cristo, e sua mente no Céu e seu coração na Palavra; porque a Bíblia nos diz que "Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." (Lm 3:26). Amém.

Ao longo do tempo, venho procurando manter firme a minha base espiritual. Portanto, creio nas promessas do Senhor e a ele eu me apego. Pois, dele tenho esta promessa: "Porque tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome." (Sl 91:14). As promessas de Deus são como lembretes fixados ao longo do caminho da vida; se nelas nos firmarmos, elas se firmarão por nós... Aleluia! há uma canção tão inspirada, a qual logo procurei me esforçar para aprender; e ela nos faz lembrar que "quem tem promessa não morre não." E nos somos o povo da promessa. Glória ao Senhor!

Sobre alguns dos crentes citados nos livros veterotestamentários, está escrito na epístola aos Hebreus que eles "morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade" (Hebreus 11:13-16). Amém.

Que bênção! Não me canso de ouvir e cantar esta canção:
https://youtu.be/IwA9aTqfiRY

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 12 de janeiro de 2025

Só Jesus nos salva


Todo e qualquer ser humano deveria se apegar ao fato de que "um menino nos nasceu, um filho se nos deu" (Is 9:6). Porque esta é a razão, pela qual podemos ser salvos. Pois está escrito que a este Filho, o Pai "constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo." (Hb 1:2). Então, para nós seres humanos, não haverá herança (nem mesmo céu) sem o Filho. Que bênção! Amém Jesus!

Ao noivo disposto a deixar sua noiva, por se julgar traído, disse o anjo: "não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo" (Mt 1:20). E José creu nesta Palavra... Jesus é único em sua espécie! E o anjo disse mais: "chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mt 1:21). Ele veio ao mundo para salvar. Gória a Deus! Aleluia!

Na verdade, "Jesus é o Filho de Deus" (1Jo 5:5) em quem devemos crer! E ele se tornou o "Filho do homem" (Lc 9:58) que veio ao mundo para "buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10). Ele disse a uma mulher, cujo irmão estava morto e sepultado: "Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" (Jo 11:54). E o seu irmão ressuscitou! Enfim, Jesus é o plano eficaz para salvar.

A Bíblia diz que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ...Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado" (Jo 3:16-18). Amém. https://youtu.be/PNzSv_t9OJE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 11 de janeiro de 2025

Oração a ser feita


Logo no início da madrugada, estando ainda no primeiro sono, me senti levado a orar... Deus sabe porque. Enquanto eu orava, senti profundo quebrantamento de espírito... Meu Senhor, há tantos motivos para orar! Casa e família, visão e missão, irmãos e amigos; e a linha que separa o sucesso e o fracasso é tão tênue. E se não temos um motivo para orar, oremos mesmo assim! Porque sempre que oramos - ainda que não vejamos ou sintamos, algo acontece; pois o Deus de amor está atento às orações de seus filhos. Infelizmente, oramos pouco; e quando oramos, nem sempre oramos como convém. Ajuda-nos Senhor!

Na verdade, sempre que nos prostramos para orar, precisamos fazer orações bem elaboradas; de modo que sejam aceitáveis aos olhos de Deus; e esta é a razão pela qual Bíblia assim adverte: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tg 4:3). Jesus assim ensinou: "quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos." (Mt 6:6-7). Orando como Daniel (Dn 6:10). Ó Senhor Jesus!

A Palavra de Deus assim nos orienta dizendo que "se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8:25-28). E assim devo viver.

Deus nos amou tanto que nos deu seu filho Jesus:
https://youtu.be/9KfuhLWo7m4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Somos lembrados


Nesta manhã, me derramei em gratidão, perante o Deus vivo e todo poderoso... Como dizia um antigo corinho: "mas que Jesus maravilhoso e este nosso." Algumas vezes, nosso passado nos visita, nos trazendo à memória, fatos que nos fazem pensar... Nunca fomos nós; sempre foi Deus! Que nos salvou por meio de seu amado filho Jesus, o qual nos deu o seu Espírito Santo. Aleluia!

Meu amado Senhor Jesus, nesta tão linda canção, sou agradavelmente lembrado que tu "és fiel em todo tempo, em todo tempo tu és tão, tão bom..." Que bênção maravilhosa! Sou testemunha desta bondade, fruto de teu amor por nós... Aleluia! A salvação que desfrutamos, não tem nada a ver com o nosso mérito; sempre foi o teu amor! Amor que te levou a crucificação... Ó meu Jesus!

Pelo Santo Espírito, somos levados a Jesus. Na verdade, o Espírito Santo é o grande provocador destas nossas mais importantes confissões: Primeiro, a confissão de culpa; depois, a confissão de fé. Pois, "ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo." (1Co 12:3). Enfim... o pecador é levado a clamar e professar sua fé em Jesus, pelo Espírito Santo. Amém Senhor!

Assim nos diz a Palavra de Deus: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:8-10). Amém. Sempre foi o amor de Deus em Cristo! https://youtu.be/v3_W16HA_X8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

É chegado o tempo


Os sinais se cumprem com precisão profética e clareza surpreendente... Ó Senhor! É tempo de vigilância, tanto em relação ao que se diz, como ao que se ouve. Pois os dias são maus e dias ainda piores estão por vir; mas "Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno." (1Jo 5:19). A Palavra de Deus relata, com clareza profética, os sinais que antecedem a manifestação do "o homem do pecado, o filho da perdição" (2Ts 2:3). Então, como nos diz a Palavra, "quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda." (Ap 22:11). Pois "Não veio sobre vós tentação, senão humana" (1Co 10:13).

Neste tempo, o cristão conectado com a sagrada Escritura, já percebeu que a guerra do bem contra o mal se intensifica; e os que são do bem precisam definir sua posição nesta guerra; pois os que são do mal já estão vestidos com a capa da mentira e usando as armas da injustiça; e isto está patente, até aos mais desavisados e indiferentes. O próprio Jesus assim nos advertiu: "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus" (Jo 8:47). O pior é que, em dias tão maus, vemos crentes vivendo e agindo com indiferença; uma geração facilmente enganada. Enfim, nestes dias tenebrosos, devemos estar em estado de alerta. Amém! Maranata.

Sobre a vinda do Senhor, temos esta palavra: "Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; ...E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera: somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira" (2 Ts 2:3,6-9). Vem Senhor Jesus.

Ainda sobre a vinda do Senhor, temos esta linda canção:
https://youtu.be/1HZnLaN1Ur8

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Cristãos renovados


Em minha vida há um passado perdoado, um presente restaurado e um futuro aguardado... Pela Bíblia, sei de onde vim e para onde vou. E devo tudo a Jesus! Pois, seu amor me alcançou, sua graça me salvou e seu perdão me absolveu... Me tornei o que a Bíblia diz que sou: Um novo homem, nascido de novo, lavado e remido no sangue de Jesus... O seu amor me transformou! Amém Senhor!

Todos nós que nascemos em Cristo,temos uma identidade comum: Somos cristãos renascidos. Porém, precisamos viver como cristãos renovados! A Bíblia nos diz: "transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" (Rm 12:2). Pensemos "nas coisas que são de cima" (Col 3:2). Meu Jesus, que maravilha!

Não há como sermos cristãos renovados, se cultivarmos pensamentos contaminados; e pensamentos contaminados, contaminam qualquer cristão. Infelizmente, são muitos os que vivem deste modo... Pensemos em águias vivendo e agindo como galinhas. Seria muito estranho, vermos águias ciscando lixo. Bons cristãos "renovarão suas forças, subirão com asas como águias" (Is 40:31).

Assim diz a Palavra: "apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional... Porque pela graça, que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um" (Rom 12:1-3). Maravilhosa graça de Jesus! https://youtu.be/Jlg3g30E6S0

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

A melhor dinâmica


Em nosso viver, entre uma e outra coisa, não devemos descuidar nossos princípios e valores baseados na Palavra de Deus... Infelizmente, nestes últimos tempos, é o que mais nós vemos. Falando por mim mesmo, digo que estes nossos dias me fazem lembrar o triste episódio do passado: a troca de um direito sagrado por um prato de lentilhas, protagonizado por Esaú e Jacó (Gn 25:29-34)... Que grande prejuízo.

Durante a travessia do deserto, os israelitas foram se cansando do sagrado maná e se sentiram desejosos das panelas de carne, alhos e cebolas do Egito... Em nossos dias, o gosto é ainda pior! É tão comum, vermos crentes cansados da rotina de sua vida cristã insípida, desejarem retornar às velhas práticas... Que tristeza! Nem se apercebem que tal atitude equivale ao retrocesso tão advertido na Palavra de Deus.

Na verdade, a perseverança no eterno Caminho não deve estar atrelada à dinâmica do culto, nem às diversões cristãs criadas para interromper a suposta rotina cansativa da vida cristã normal... Meu Senhor Jesus! Será por não perceberem que a oração secreta no quarto de guerra é a força motriz do viver cristão? Daniel recusou as iguarias da Babilônia, porque aprendeu a dinâmica resultante desse processo.

No reino medo-persa, o profeta "Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. ...e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus." (Daniel 6:10). Amém. https://youtu.be/DwEfAUrKafE

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

As obras de Jesus


Enquanto eu ainda orava, veio ao meu espírito que já estamos no sexto dia do novo ano... Pensei no sexto dia da criação. Que poder! Que amor! Que graça! A natureza foi repleta de formas e cores! Tudo tão belo! E Satã tentou desmanchar esta grande obra semeando o pecado no mundo; porém, o Deus de amor enviou Jesus para desfazer suas obra malignas (1Jo 3:8). Ó Senhor! Amém.

Neste sexto dia do novo ano devemos manter distância do diabo, que veio "a roubar, a matar, e a destruir" (Jo 10:10); e nos manter perto de Jesus que veio "veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10). Então, nós que éramos perdidos e fomos achados, precisamos refletir sobre o melhor modo de viver esta vida que temos em Cristo Jesus, sendo firmados e perseverantes na fé.

O Cristo da Cruz se tornou passaporte para a última viagem a ser feita. Então, só com este passaporte temos a chance de ser eternamente felizes! Pois ele assim nos disse: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo 14:6). A Palavra diz: "Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda." (Isaías 30:21). Que bênção!

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a... E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom: e foi a tarde e a manhã o dia sexto." (Gn 1:26-31). Amém. https://youtu.be/PfNM2bLrwZA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 5 de janeiro de 2025

Os dias de engano


Ser cristão parece ser tão simples... Vemos tantas adesões. Mas, ser cristão comprometido exige bem mais. Disse Jesus: "Se alguém quer vir após mim negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me" (Lc 9:23). O texto seguinte desvenda a base da Igreja revelando o "fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina" (Ef 2:20). E isto também está revelado na Palavra. Ou seja: Engano, divisões, doutrinas estranhas, apostasia... O cristão bíblico precisa ter cautela, pois aparências enganam. E Jesus diz: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane" (Mt 24:4). Ó meu Senhor Jesus.

Na verdade, vivemos dias de engano... É só olhar em volta, para constatar a exatidão das profecias bíblicas. A Palavra de Deus nos faz solente advertência acerca do cuidado que neste tempo devemos ter. Falando o seu discípulo Timóteo, Paulo assim o adverte: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (1Tm 4:16). E Pedro assim nos adverte: "nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências" (2Pd 3:3). Enfim... Nós cristãos estamos muito bem avisados. Sejamos perseverantes na fé. Amém.

Temos este testemunho da Palavra de Deus: "Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há, se queimarão. Havendo pois de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça" (2Pd 3:10-13). Que graça maravilhosa! Amém Senhor Jesus! Só em ti teremos paz.

Esta canção do Paulo Moreira muito me edificou, desde a primeira vez que a ouvi: 
https://youtu.be/lsYY_j2NXS4

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 4 de janeiro de 2025

Descanso em Deus


Todos nós que servimos a Deus, em espírito e em verdade, sabemos que a humanidade está exausta; porém, não desiste de se rebelar contra o seu Criador. Pergunto: Até onde esta rebeldia vai? Não quero testemunhar este triste desfecho; prefiro descansar no Senhor! Pois sei que "resta ainda um repouso para o povo de Deus." (Hb 4:9). Então, farei como Maria (Lc 10:39). Aleluia!

Me preocupa ver o envolvimento de certos cristãos, em questões mundanas, como se esta fosse a sua missão... Somos "o sal da terra" e "a luz do mundo" (Mt 5:13-14). Fomos chamados - não para servir a nós mesmo, "Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho" (1Pd 5:3). Na verdade, o descansar no Senhor aprimora este santo serviço.

Vejo muitos cristãos extremamente cansados de tanto "trabalhar" na obra de Deus... Será que eles não percebem que esperar em Deus é bem melhor que trabalhar pra ele. Porque "os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias: correrão e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Is 40:31). Enfim, por este entendimento, sou grato ao Senhor.

Marta, cansada de tudo, se aproximou de Jesus dizendo: "Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe pois que me ajude. E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas. Mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Lc 10:38-42). Amém. https://youtu.be/CPRycBNTb68

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Velhice abençoada


Orando, penso na velhice de Salomão... Pois "sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o seu coração para seguir outros deuses: e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai" (1Reis 11:4). Meu Deus amado, que tristeza! Infelizmente, todos nós - velhos e jovens - corremos o risco de retroceder e desviar da fé. Misericórdia!

Penso também, na velhice de Davi... Estas duas coisas, disse ele em sua velhice: "conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária" (1Cro 28:9). E também: "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão." (Sal 37:25). Meu Senhor, que sabedoria! Que eu seja sábio para assim poder viver. Glória a Deus!

Enfim, precisamos incentivar os crentes idosos e orar por eles. Pois, sobre eles, as Escrituras dizem que "Na velhice ainda darão frutos: serão viçosos e florescentes" (Sal 92:14). Ó Senhor Jesus, a salvação que nos deste, nada nos custou; todavia, pagaste por ela um alto preço! Ó Senhor! Tanto amor e graça, em gotas de sangue, fluiu das feridas abertas em teu corpo. Que nossa velhice possa ser correspondente.

A Bíblia diz sobre os justos que "O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos: serão viçosos e florescentes; Para anunciarem que o Senhor é reto: ele é a minha rocha, e nele não há injustiça" (Sal 92:12-15). Que bênção Maravilhosa! Amém Jesus! https://youtu.be/znSRzl6cfRM

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

O cuidado de Deus


Este ano começou e segue seu curso; e nele dependeremos da graça e do amor de Deus por nós. Quão maravilhoso é saber, crer e sentir o cuidado de Jesus por nós. Pois, assim está escrito: "Ele tem cuidado de vós" (1Pd 5:7). Então, seu grande amor por nós o levou ao alto do Gólgota. "para dar a sua vida em resgate de muitos" (Mt 20:28). Amém. Sua graça e amor, são maravilhosos!

Uma antiga canção cristã declara que "se isto não for amor, o oceano secou, não há estrelas no céu, as andorinhas não voam mais; se isto não for amor, o céu não é real, tudo perde o valor, se isto não for amor." Meu Senhor... Quão profunda inspiração recebeu o compositor da mesma. Outra canção cristã diz que o amor de Deus por nós "é maior que o mundo." Amém Senhor Jesus!

Enfim, neste novo ano que segue em seu curso, nós seguiremos em frente! Porém, "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus" (Hb 12:2). Pois, olhar pra Jesus é o modo certo de ver a vida e suas contradições, sem revolta ou medo; porque Jesus é a nossa Luz!

Assim nos diz a Bíblia: "Humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé" (1Pd 5;6-9). https://youtu.be/knwlfVKa7bo

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

O Dia está chegando


Segundo a minha percepção da doutrina apostólica, sobre a nossa aceitação do Senhor Jesus e profissão da fé bíblica, temos a Palavra de Deus a dizer que "a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé" (Rm 13:11). Na verdade, nossa confissão de fé em Deus Pai e em Jesus (Jo 14:1) e no Espírito santo (Jo 14:17) é garantia de vida abençoada na terra e no céu; porquanto, o Deus que se manifesta através de Jesus (Jo 14:9) e nos revela tudo aquilo que devemos saber pelo Espírito Santo (Jo 14:26); este Deus nos sustentará e nos conduzirá, ao longo deste novo ano e até a eternidade. Bênção de Deus!

Neste novo ano que se iniciou, temos a verdade de Deus como manto e a promessa de Deus como incentivo a uma vida firme e vitoriosa. A Verdade de Deus, que é o próprio Jesus, assim nos diz: "Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" (Jo 11:40). Então, a fé é o nosso fundamento! Pois está escrito que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho." (Hb 11:1-2). Enfim, crer na Palavra de não garante que teremos tudo que quisermos; porém, ela é garantia de que havemos de terminar bem os nosso dias. Amém ó Senhor!

Enfim, temos na Bíblia, esta importante orientação apostólica: "isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos pois as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências." (Romanos 13:11-14). Que bênção Jesus! Maranata!

Que bênção! Virá o dia em que não haverá mais anos:
https://youtu.be/R2sYCYjJArs

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar