domingo, 2 de outubro de 2011

Dia do Senhor

Cântico dos degraus, de Davi

"1 ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR. 2 Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.3 Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta. 4 Onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, até ao testemunho de Israel, para darem graças ao nome do SENHOR. 5 Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi. 6 Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. 7 Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. 8 Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti. 9 Por causa da casa do SENHOR nosso Deus, buscarei o teu bem". (SALMO 122)

Sempre entendi que o domingo é um dia especial! Não por sua localização no calendário; nem por ser o mais importante um feriado em todo o mundo. E sim, por ser o primeiro dia de uma nova semana; a qual é sempre aguardada com expectativa e alguma ansiedade. Vejo na manhã de domingo, uma rica oportunidade para nos curvarmos perante o Deus eterno; agradecendo a Ele pela semana que se findou. Ufa... Chegamos até aqui. Ebenezer!

Só para termos uma ideia da importância do " primeiro dia da semana", e da ida a "casa do Senhor", estou enumerando alguns textos do Novo Testamento que - certamente - hão de tirar qualquer dúvida porventura existente em relação ao que estou aqui declarando:

1. Discípulos foram buscar o Senhor no primeiro dia: "E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol" (Marcos 16:2).

2. Discípulos participaram da "Ceia do Senhor" no primeiro dia: "E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite" (Atos 20:7).

3. Discípulos entregaram suas ofertas no primeiro dia: "No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar" (I Coríntios 16 : 2).

Portanto, tenho certeza de que não existirá programa melhor para um domingo como este, do que buscar a Deus em Sua casa. Realmente, uma reunião com nossos irmãos - em pleno domingo - na igreja que habitualmente frequentamos; será sempre a melhor das terapias para uma vida realizada e abençoada. Ao me dirigir aos frequentadores e seguidores do meu blog; afirmo que sereis plenamente abençoados, "Vós que assistis na casa do SENHOR, nos átrios da casa do nosso Deus" (Salmos 135:2).

E, para concluir, afirmo também que o culto dominical é a manifestação cristã evangélica mais próxima do sentimento contido no Salmo 122. Nele, o salmista Davi demonstra toda a intensidade de sua sede de Deus - relacionando-a com o estar em Sua casa, para contemplar a Sua formosura: "Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo." (Salmos 27:4).

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar