terça-feira, 30 de setembro de 2025

Príncipe da paz


Hoje, dia cheio, intercalando trabalho e descanso. Pois, em um dia pelo outro, nós cristãos lidamos com desafios diários. Logo, bom é ter a mente focada nas coisas do céu e não neste mundo de aflições; nada diferente daquilo que Jesus dissera: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33). Jesus, Senhor e Salvador!

Tenho na mente o cântico que diz: "É meu somente meu todo trabalho; o teu trabalho é descansar em mim..." E esta canção me transporta ao texto seguinte: "desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera" (Is 64:4). Bênção maravilhosa! Pois, em meu Senhor Jesus eu tenho descanso e paz!

Enfim, entre um e outro texto bíblico encontro este - no qual Jesus, assim nos diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mt 11:28). Então, em um dia pelo outro, com seus trabalhos e provações intercalares, tenho ao meu alcance uma inesgotável fonte de descanso e paz! E esta fonte é o meu Senhor Jesus, príncipe da paz e base de meu descanso. Glória a Jesus!

O Senhor "Dá esforço ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias: correrão e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isaías 40:29-31). Amém Jesus. https://youtu.be/WRhHVVt_4Co?list=RDWRhHVVt_4Co

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Nosso Salvador


Vejo os homenss transitando, entre a glória terrena e a glória celeste. Temos raízes na terra e dela dependemos, para comer e para cultivar; pois, dela depende a nossa vida física. Porém, mesmo tendo o Senhor nos formado da terra (fisicamente, somos um tipo de tabela periódica ambulante) o nosso destino é o céu. Mas, "o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou" (Rom 7:11). Esta é a razão de Jesus ter dito: "Deixa aos mortos o enterrar seus mortos" (Luc 9:60). Logo, qualquer aspiração à glória celeste vai depender do modo como lidamos com o remédio provido pelo Senhor Jesus.

Na verdade, se o pecado é a nossa doença crônica; o sangue de Jesus é a nossa cura eterna. Pois, "a lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne" (Rom 8:2-3). Isto porque Deus Pai ao seu Filho Jesus - o qual "não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (2Cor 5:21). Aleluia! Enfim, as glórias terrenas são transitórias; e a glória celeste é eterna. Glória ao Senhor!

A Bíblia diz: "éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo... E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efé 2:3-9). Que bênção Jesus!

Esta canção, como outras do saudoso Claudio Claro, edifica milhões de vidas: 
ttps://youtu.be/xhUwkUd21Vg?list=RDxhUwkUd21Vg

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 28 de setembro de 2025

Servos de Deus


É evidente que a humanidade se divide entre os que servem a Deus e os que não o servem. Olhando em volta, vemos que os servos de Deus (até mesmo entre os que assim se declaram) são minoria. E Jesus, aos que se negavam a ouvir a Palavra, assim falou: "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus" (João 8:47). Devemos estar atentos!

Um dos textos mais emblemáticos, da diferença, entre os que são e os que se dizem servos de Deus, foi assim inspirado: "Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que o não serve." (Malaquias 3:18). Meu Senhor! Isto é assustador! Então, precisamos estar sempre atentos; revendo - até mesmo, os conceitos e valores que nós adotamos e defendemos.

Na verdade, a diferença existente - entre os que servem e os que não servem a Deus, se vê neste texto: "o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido" (1 Coríntios 2:14-15). Enfim, o Senhor tudo sabe, tudo vê.

A Bíblia diz que os "que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro; e o Senhor atenta e ouve; há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do seu nome. E eles serão meus, diz o Senhor... naquele dia que farei serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho que o serve." (Malaquias 3:16-18). https://youtu.be/ElembebJbic?list=RDElembebJbic

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

O Deus eterno


Dormi e despertei, sempre pensando na grandeza do Deus eterno; o qual nos fez do pó e nos deu vida pulsante; a Adão deu o Éden; a Noé, a arca; a Abraão, Canaã; a Israel, herança; a Moisés, leis; a Davi, salmos; a Salomão, sabedoria; e a nós, deu seu Filho Jesus, o qual "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome" (João 1:11-12). E estes últimos somos todos nós que cremos em Jesus.

Na verdade, Israel é seu povo eleito e a Igreja é seu povo resgatado; Israel, eleito por promessa feita a Abraão, e a Igreja, por sacrifício feito por Jesus, com preço de sangue, derramado na cruz do calvário. Sim, penso na grandeza do Deus eterno! Os céus são menores que ele; a vida se eterniza nele; os reinos não têm sentido sem ele. Enfim, sua corôa não conheceu nem conhecerá outra cabeça! Quanto a nós, "nele vivemos, e nos movemos, e existimos" (Atos 17:28)... Como explicar o Deus todo poderoso?

Este canto de Paulo resume tudo que podemos e devemos dizer: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu o intento do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória pois a ele eternamente. Amém" (Romanos 11:33-36). Que maravilha! Ó meu Senhor!

Como canta Zilanda, devemos viver sempre pensando em Jesus:
https://youtu.be/7xCMfbPOSK0?list=RD7xCMfbPOSK0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Segurança na fé


Enquanto estava orando, pensei no estado geral em que este mundo se encontra... Como não pensar? Este não é um tempo de festejar; mas, de se prostrar e interceder... Foi o que fiz! Ainda prostrado, me lembrei de uma parte da canção do saudoso Irmão Lázaro que diz: "Ainda bem que eu vou morar no céu..." Sentimos segurança e paz, por vivermos esta certeza. Que bênção!

Mesmo sem ter mérito (sou salvo pela graça de Deus Pai, revelada em seu Filho Jesus) me senti aliviado por me manter na "fé que uma vez foi dada aos santos." (Jud 1:3). E firmado nesta fé, "porque a fé não é de todos." (2Tes 3:2); digo, em alto bom som, que "eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (2Tim 1:12).

Na verdade, me sinto seguro na fé bíblica! E nela fortalecido, posso declarar que "O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem." (Heb 13:6). Então, ainda que hajam provações e perseguições, porque deveríamos recuar? Ou desitir? Pois, "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rom 8:31). Enfim, sou de Jesus e não desisto nunca! Amém Jesus.

A Bíblia diz que "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro" (Salmo 91:1-4). Amém. https://youtu.be/oyZ3-sCb2xY?list=RDmTkAii3jAuI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Gratidão a Deus


Quando estamos em oração, gratidão ao Senhor é um ato devocional que não deve ficar de fora... Não mesmo! Porque o simples fato de estarmos vivo é em si mesmo, uma forte razão para agradecer... O apóstolo Paulo diz que "se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." (Rm 14:8). Obrigado, Senhor, pelo dom da vida!

Quando me refiro ao dom da vida, estou a pensar na vida em seu todo. Ou seja: a vida presente e a vida futura. Sei que o viver implica em sofrer dores e decepções; todavia, "sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto." (Rm 8:28). Então, enquanto eu aqui viver, ao invés de murmurar, serei grato ao Salvador Jesus.

Hoje mesmo, em oração agradeci ao Senhor... Obrigado meu Jesus, por pensar, lembrar, relembrar... Enfim, são tantos os motivos, para agradecermos a Deus: a família (ou falta dela) o trabalho (ou falta dele) a saúde (ou falta dela)... Na verdade, o simples fato de nós entendermos o sentido da vida e o propósito de Deus ao nos criar, já é forte razão para agradecer ao Deus que nos fez. Que bênção! Aleluia!

Temos na Bíblia, este testemunho de Paulo: "ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer; senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus" (At 20:22-24). Obrigado meu Senhor!
https://youtu.be/mTkAii3jAuI?list=RDmTkAii3jAuI

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Graça e Sangue


Estou a refletir... Existem duas fontes inesgotáveis; ambas capazes de lavar qualquer pecador que nelas mergulharem, e são elas: A graça de Deus; "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens" (Tito 2:11). E o sangue de Jesus; porque são "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro" (Apo 22:14). Meu Senhor Jesus!

Falando do estado de graça, creio poder dizer que este banho abre o caminho para repor, aos que por ele forem alcançados, aquele estado anterior à queda no Éden. Ou seja; A Palavra de Deus assim declara aos, pela graça, alcançados: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:8-9). Amém Jesus.

Enfim, falando do banho no sangue, segundo a Bíblia, devo dizer que "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (1Jo 1:7). Pois a Bíblia diz que "Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira" (Rm 5:8-9). Aleluia Jesus!

O Senhor Jesus nos trouxe a graça salvadora e o sangue purificador. Porque "Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está a caridade, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." (1 Jo 4:9-10). Amém. https://youtu.be/Q5W9RRI1xPs?list=RDQ5W9RRI1xPs

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Exegese bíblica


Entendo que a fé bíblica vai além da interpretação literal de um texto. O que estou querendo dizer é que - ainda que muitos textos da Bíblia sejam claros como a água, significando exatamente o que a sua escrita expõe; uma exegese contextual de muitos deles pode nos levar além de sua grafia. Na verdade, algumas heresias perigosas que conhecemos, derivaram de uma interpretação errônea de certos textos bíblicos; e assim, muitos chegam a usar certos textos, com grotescas e maldosas intenções; foi o que fez satã, na tentação de Cristo, dizendo: "porque está escrito" (Mt 4:6); ao que Jesus respondeu: "Também está escrito:" (Mt 4:7). Amém, Senhor Jesus.

Ao longo da história, satanás tem procurado lançar dúvida e descrença sobre a Palavra de Deus. Foi iniciado no Éden, onde ele fez esta investida sobre Eva, assim questionando: "É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" (Gn 3:1). Em seguida, Eva foi sendo envolvida nos argumentos da serpente; até praticar a primeira desobediência humana. Pois, caindo em tentação, Eva envolveu Adão e contaminou o jardim de Deus. Enfim, nestes últimos dias, a serpente que enganou o primeiro casal tem achado campo fértil para enganar os cristãos incáutos. Em tempo de engano, todo cuidado é pouco. Ó meu Senhor, misericórdia!

Pedro fala sobre este perigo: "tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza, Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2Ped 3:15-18). Amém.

Atendendo a ordenança de Jesus, respondeu Pedro: "havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei a rede." (Lc 5:5). E teve sucesso na pesca.
https://youtu.be/jjK1-06iZOA?list=RDjjK1-06iZOA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 21 de setembro de 2025

Jesus é o dono


Estou a pensar... Na vida presente somos pecadores, imperfeitos, incapazes; então, Deus enviou o seu Filho para nos salvar - não pelas obras da lei; e sim, com os recursos da graça (Ef 2:8). Pois, nascido da virgem, "o Verbo se fez carne" (Jo 1:14) deu "sua vida em resgate de muitos" (Mt 20:28). Logo, por seu sangue derramado, Jesus pode remover nossas manchas e dores. Glória a Jesus!

Foi assim pensando que - para o meu próprio alívio, decidi estender a minha vida, diante do Senhor Jesus. Pois ele mesmo nos faz este convite: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mt 11:28). Logo, em meu viver no mundo, prefiro "estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade" (Sl 84:10). Porque Jesus é meu dono. Aleluia!

Pensando bem... Se quero viver uma vida frutífera, devo permanecer em Jesus; pois, ele mesmo, assim falou: "Eu sou a videira, vós as varas: quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5). Na verdade, é possível viver sem Jesus; todavia, morrer sem ele é eterna tragédia. Enfim, quem aqui com Jesus andar; no céu com ele viverá. Amém.

Marta estava inconformada com a morte de seu irmão. Então, "Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" (João 11:23-26). Sim, eu creio!

Esta antiga canção - ao mesmo tempo, tônico e alerta ao crente fiel:
https://youtu.be/9DmPViHwB-s?list=RD9DmPViHwB-s

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 20 de setembro de 2025

Meus porquês


Devo sustentar minha vida espiritual; e para isto, devo me manter em oração. E se alguém indagar os meus motivos, devo dizer que tenho três principais porquês: o primeiro é "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Rm 1:16); e o segundo é "Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé." (Rm 1:17). E este é o terceiro: Porque "não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma." (Hb 10:39). Assim eu creio, assim procuro viver.

Na verdade, o mundo está por um fio. Porque "do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça." (Rm 1:18); Pois tais homens, "dizendo-se sábios, tornaram-se loucos..." (Rm 1:22). Então, "Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira." (Rm 1:24-25); e "os abandonou às paixões infames" (Rm 1:26). Enfim. "como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém" (Rm 1:28).

Na Bíblia temos este registro de que Deus não quer que "alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há, se queimarão. Havendo pois de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2Pd 3:9-13). Amém Jesus.

Esta canção é escatológica e tem como base a Palavra de Deus:
https://youtu.be/6Po0i3STR98?list=RD6Po0i3STR98

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Jesus está aqui


Enquanto eu orava, meu espírito refletia... As vezes, mesmo cercados de pessoas que nos amam, nos sentimos sozinhos. Na verdade, isto acontece com toda gente. E este sentimento assusta; porém, é temporário. Além do quê, se temos Jesus conosco, nunca estamos sozinhos. Pois o Senhor assim nos prometeu: "eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." (Mt 28:20).) Meu Salvador Jesus!

Naquele barco sacudido pelas ondas, em mar tão bravio, os discípulos se sentiram sozinhos... Porém, Jesus vinha andando sobre as águas; e Pedro andando sobre as ondas, foi ter consigo. "Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me. E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?" (Mt 14:30-31). Só bênção!

As vezes, nos sentimos assim: Sacudidos pelas ondas e sem chão sob os nossos pés. Todavia, seja em meio ao mar em fúria ou ao mundo em chamas, Jesus segue conosco. Então, o mesmo Jesus que falou aos assustados discípulos "dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais" (Mt 14:27); e ele estará sempre conosco!. Enfim, em meio a dores sentidas e lutas enfrentadas; no Senhor, temos fé e esperança de vida eterna.

A Bíblia nos diz: "a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fil 4:7-9). Ó meu Senhor! Que bênção Jesus!
https://youtu.be/ds4baelmGvs?list=RDds4baelmGvs

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Deus te abençoe


É comum vermos pessoas - até mesmo descrentes, dizerem umas às outras: "Deus te abençoe." Pois este é um dos mundos que nosso Senhor criou. Portanto, desejar e impetrar bênçãos é legal. Porém, importante mesmo é conhecer a Fonte de onde procedem as bênçãos pedidas e propostas. A Bíblia diz que "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tiago 1:17). Sim! Deus criou a luz dizendo "Haja luz. E houve luz." (Gn 1:3); e nos criou a sua imagem e semelhança (Gn 2:7). E assim, este maravilhoso Deus que nos criou e nos amou, também nos abençoa! Aleluia!

A Palavra de Deus nos declara que o Deus eterno que nos criou é "o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" (Ef 1:3). Então, Jesus é Deus com o Pai, Senhor da criação (Jo 1:1). Pois o Verbo divino "se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (Jo 1:14). Davi declara que "DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares." (Sl 46:1,2). Ele é maravilhoso! Amém Jesus!

A Bíblia diz: "No Princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. ...Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo, Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome" (João 1:1-12). Aleluia!

Esta canção foi inspirada em um ótimo momento devocional:
https://youtu.be/aPN3B2-5hWs?list=RDaPN3B2-5hWs

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Meu bom amigo


Tenho muitas razões para fortalecer minha amizade com Jesus... Sou grato ao Senhor Jesus, pelo pão que como, pela água que bebo, pelo ar que respiro, obrigado por tudo Senhor! Que a vida é aflitiva, todos já sabem - até mesmo os que desconhecem o Deus de amor. Porém, que a vida é bela e estendida além da morte, os que conhecem e amam Jesus sabem. Amém Senhor.

Que o mundo gira e o céu se expande a ciência sabe e bem explica; porém, não tem explicação válida para a natureza do ser humano em seu todo. Somos seres tricotômicos; e ainda que muitos neguem este nosso estado, digo que somos constituídos de espírito (nossa essência), e alma (nosso acumulador de conhecimento), e corpo (nossa parte sensitiva). Amém, somos assim.

Deus nos fez assim: Seres dotados de raciocínio, e sentimentos, e espíritualidade; portanto, razão, emoção e espiritualidade são partes intrínsecas de nosso eu verdadeiro. Deus nos fez menores que anjos (Sl 8:5). Esta é a razão porque Jesus veio "um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte" (Hb 2:9). Jesus se fez como nós, para nos tornar um com ele.

A Bíblia nos diz: "Examinai tudo. Retende o bem; Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará." (1Ts 5:21-24). Amém Jesus! https://youtu.be/JQrgqunkuJU

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Sumo Sacrifício


Tenho percebido que em tempos difíceis, mais difíceis se tornam as orações. No passado, tão belo jardim se tranformou em árido deserto; mas a serpente é a mesma; todavia, criou alternativas ao fruto proibido; porém, as tentações continuam sendo as mesmas; cujo nefasto objetivo é lançar dúvida e descrença na Palavra de Deus. O que nos vale é que Deus enviou seu Filho Jesus, para nos salvar (Lc 19:10). Pois, a semente da mulher (Jesus) veio para esmagar a cabeça da serpente (Gn 3:15). Aleluia!

Este mundo em chamas atenta contra bons e maus. Portanto, sendo bons ou maus, todos nós pecamos e fomos destituídos da glória de Deus (Rm 3:23). mas, Deus enviou seu Filho Jesus e "o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2Co 5:21). Porque Jesus, tomando o nosso corpo do pecado, o cravou naquela cruz; para que "o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado." (Ro 6:6). Então, deixemos o pecado que nos rodeia (Hb 12:2). Jesus morreu por nós.

Na verdade, o mal que há no mundo tanto nos contagiou, que a todos condenou. Então, sejamos nós bons ou maus, nos tornamos incapazes de nos salvar por meio de nossas próprias obras de bondade. Porém, Jesus, em seu próprio corpo, "tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si" (Is 53:4); Enfim, por sua graça podemos ser salvos, se para isto tivermos fé (Ef 2:8). Porém, precisamos crer em Jesus para sermos salvos (At 16:31). É o que a Bíblia diz! Glória ao nosso Jesus!

A Bíblia declara que "o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. ... Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2Co 5:14-17). Feliz é quem se reconhece pecador e aceita Jesus como Salvador. Que bênção ouvir "Pelo Sangue" do Renascer Praise.

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

O agir do Senhor


Estive a pensar... Na Palavra de Deus estão escritas algumas instruções que mudaram minha vida; uma delas foi: "Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração." (Sl 37:4); e esta outra vem na sequência: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." (Sl 37:5). Então, desde quando delas me inteirei, tenho procurado atender a ambas. Bênção pura Senhor!

O Senhor me deu salvação, família e missão. Em minha juventude, mesmo sendo ainda um novo convertido, como isto desejei! E na missão que cumpri, fui bem sucedido, porque segui as intruções acima; ou seja: Fui apenas instrumento, o agir foi de Deus. Como diz o salmo, creio também poder dizer: "Foi o Senhor que fez isto, e é cousa maravilhosa aos nossos olhos." (Sl 118:23). Amém.

Na verdade, seguir as intruções da Palavra, ainda que pareçam estar além da medida que nos cabe, é uma sábia decisão. Enfim, vamos entregar nossa vida ao Senhor - abrindo mão de ressentimentos e murmurações, pois tais atitudes são inaceitáveis aos seus olhos. A Bíblia nos diz: "De que se queixa pois o homem vivente? queixe-se cada um dos seus pecados." (Lm 3:39). Amém Senhor Jesus.

"Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor." (Salmo 40:1-3). Amém Jesus! https://youtu.be/dxQzsbztA8o?list=RDdxQzsbztA8o

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 14 de setembro de 2025

Ensino de Jesus


A Bíblia ordena o modo de crer, e de ter, e de ser do cristão. Nem mais, nem menos! Infelizmente, com as inovações sendo inseridas nas igrejas, alguns ensinos de Cristo vão se enfraquecendo; até se apagarem dos manuais de instrução de seus membros. E, ainda pior: Não é o que se descarta; é o que se põe em substituição aos verdadeiros ensinos apostólicos. Misericórdia meu Senhor!

Mesmo nos dias primitivos, já se via casos de desvios... Paulo alerta que Himeneu e Fileto "se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns" (2Tm 2:17-18). E Joao expõe um certo líder de seu tempo, assim dizendo: "Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe" (3 Jo 1:9). Meu Senhor Jesus!

Enfim, temos esta palavra do apóstolo Paulo: "tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito pois que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça: o fim dos quais será conforme as suas obras" (2Co 11:13-15). Jesus está voltando! Amém.

Assim a Bíblia nos alerta: "entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas" (2Pd 1:1-3). Vem Senhor Jesus!

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 13 de setembro de 2025

Vitória chegará


Nesta manhã bem fria, com o russo petropolitano (um tipo de neblina, penso que sejam nuvens baixas) envolvendo o lugar em que moramos; e me prostrei diante de meu Senhor Jesus, e adorei, e intercedi; assim como o russo envolveu o lugar de frio, em atmosfera úmida, o meu coração se encheu de confortável sentimento de adoração! Me senti banhado de luz e calor! Só bênção!

Tenho percebido que, quando um crente se prostra e clama, o Senhor responde... Me fez lembrar aquela noite em que - lá em Cabo Frio, Léa mendonça, Sérgio Lopes (ainda tão jovens) junto aos demais componentes do grupo "Altos Louvores" cantaram em nossa igreja, lancharam em nossa casa... Foi a primeira vez que ouvi o hino "Para onde vão as aves..." Santas lembranças. Aleluia!

Em momentos de prostração diante do Senhor, a esperança se renova e a fé se fortalece... Deus é fiel! Já tenho dito (e mais de uma vez) que na presença de Deus, algumas coisas precisam morrer, para que outras possam nascer. Sei que viver em Cristo não é tão fácil; todavia, creio ser mais difícil viver sem ele... Devemos pensar nisto! E priorizar a vida no Senhor Jesus... Bom é estar nele!

Isaías diz: "No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos" (Is 6:1-3). Amém.
https://youtu.be/307vg3JuUPI?list=RD307vg3JuUPI

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

No céu é melhor


Devemos orar e buscar direção e satisfação no Senhor, sem apegos ao mundo em que vivemos. Pois muitos, se declarando abençoados, se afastam do Senhor que os resgatou... Nem percebem que temos na Bíblia esta importante advertência:

Assim falou Jesus: "chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma? Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos" (Mc 8:34-38). Esta palavra é para todos nós.

Neste mundo, mesmo sem merecer e até mesmo sem crer, somos por Deus abençoados. Porém, para sermos salvos, urge crermos em Jesus! Pois, melhor é sermos abençoados e galardoados no céu, do que tão somente abençoados neste mundo.

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Regras básicas


Estou a pensar em nosso viver... Nosso conhecimento é tão pequeno, e nosso entendimento, menor ainda. Então, em nossas limitações, não sabemos o que um novo dia reserva, nem para onde voam as aves, ou o que é melhor para o viver em paz e com saúde; e, quando sabemos, nem sempre ouvimos a voz do bom senso, nem sempre adotamos boas práticas... Assim somos nós.

Na verdade, para bem viver, existem regras básicas e essenciais: fazer boas escolhas é uma delas, como Maria que "escolheu a boa parte" (Lc 10:42). E saber o essencial é outra boa regra, como expôs o cego em Siloé, ao dizer: "uma coisa sei... havendo eu sido cego, agora vejo" (Jo 9:25). Em ambos os casos, isto só se tornou possível, após terem tido um encontro com o Senhor. Amém.

Em nosso viver, o é essencial fazer o que é certo; como fez Paulo, ao dizer: "uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fl 3:13-14). Enfim, viver bem é viver em linha com a "boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rm 12:2).

A Bíblia diz: "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça, que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Rm 12:1-3). E eu digo: Amém Senhor Jesus!
https://youtu.be/zAVm7Sk5f5w?list=RDzAVm7Sk5f5w

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Alertas divinos


Nos dias que vivemos, alguns alerta s bíblicos devem ser considerados... Este é um deles: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (1Tm 4:16). E este é outro: "se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro" (2Pd 2:19-20). Neste mundo perverso, devemos cuidar melhor de nossa vida espiritual. Vigiemos!

Aos seus discípulos, Jesus assim advertiu: "Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo" (Mat 24:10-13). E ao anjo da igreja ele diz: "Tenho contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te... quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres" (Apo 2:4-5). Maranata.

No deserto, "todos comeram dum mesmo manjar espiritual, E beberam todos duma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram... E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes... Ora tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia." (1Co 10:3-12). Amém Senhor.

Há canções que nunca deveriam ser esquecidas... Esta é uma delas!
https://youtu.be/a2U80TkO9c4?list=RDa2U80TkO9c4

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Senhor de tudo


Estive a pensar no grande privilégio de crer no Deus vivo e eterno... Deus de Enoque, Noé e Moisés; Deus de Abraão, Isaque e Jacó; Deus dos reis, sacerdotes e profetas; Deus dos apóstolos, evangelistas e pastores... O que mais preciso dizer? Se por Jesus somos salvos, e pela Palavra, iluminados; e pelo Espírito, guiados; e pela fé, guardados em toda a Verdade. Somos de Deus! Amém.

Me sinto seguro no que creio... Creio no Deus vivo que tudo criou... Sim, "O Senhor fez todas as cousas para os seus próprios fins, e até ao ímpio para o dia do mal" (Pv 16:4). E naquilo que digo, tenho a meu favor, os dois lados da mesma eterna Palavra: Jesus, a Palavra viva, "o Verbo se fez carne, e habitou entre nós" (Jo 1:14); e a Bíblia, a Palavra escrita, "a palavra da verdade" (2Tm 2:15).

Enfim, todo aquele que crê no que eu creio, estará trilhando o caminho do céu, com as mesmas bênçãos que eu tenho. Jesus veio "dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho" (Mc 1:15). Crer em Jesus Cristo é cultivar "a fé, a esperança e o amor." (1Co 13:13); e viver uma vida abençoada na terra e eternizada no céu. Glória a Deus!

Ao ouvir de Jesus que seu irmão ressuscitaria, Marta lhe respondeu: "Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo." (Jo 11:23-27). Amém. https://youtu.be/0EoirDVtAto?list=RD0EoirDVtAto

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Bênção de Cristo


Na escura madrugada, busquei a face do Senhor e me humilhei sob seus pés... A Bíblia diz que "o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado." (Mt 23:12). Ao abrir os meus olhos, contemplei o amanhecer, claro e tranquilo... Meu Senhor! Que bênção maravilhosa! Pois, em qualquer situação, ó Senhor, o lugar mais alto na terra é estar prostrado aos teus pés.

Na história humana, todos os que se prostraram aos pés do Senhor - sinceramente rendidos e quebrantados, sempre se ergueram com luz nos olhos e paz na mente... A Palavra diz que "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." (Is 26:3). Que bênção Jesus! E em toda e qualquer situação, estar aos teus pés é sim, o melhor lugar do mundo.

Minha vida encontrou rumo e sentido, des'que me entregue ao Senhor Jesus... De coração. A Bíblia assim nos declara: "Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." (Sl 37:4,5). Enfim... Talvez eu não tenha tudo aquilo que desejo; porém, eu posso declarar já que tenho tudo que preciso. Amém Senhor Jesus.

A Bíbia diz: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu: livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra" (Salmo 34:4-8). Amém Jesus. https://youtu.be/dxQzsbztA8o?list=RDdxQzsbztA8o

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 7 de setembro de 2025

Amar ou deixar


Ao falar sobre Jesus, devo parafrasear uma frase cunhada nos anos setenta: "ame-o ou deixe-o." Disse Jesus: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (Jo 14:21). E assim adverte: "Quem me não ama não guarda as minhas palavras" (Jo 14:24). Ó meu Senhor Jesus!

A Bíblia declara que "se o negarmos, também ele nos negará" (2Tm 2:12). Ao ser abandonado por muitos, indagou Jesus aos que ficaram: "Quereis vós também retirar-vos?" Ao que Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." (Jo 6:67-68). Logo, estar em Jesus é o mesmo que perseverar firme em sua fé. Que bênção, meu Senhor Jesus!

Sobre o amor que lhe é devido, disse Jesus: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama" (Jo 14:21). E também nos adverte: "qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus" (Mt 10:32-33). Jesus!

Na Bíblia diz Paulo: "tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; se formos infiéis, ele permanece fiel: não pode negar-se a si mesmo" (2Tm 2:10-13). https://youtu.be/8rqY_syLN9Y?list=RD8rqY_syLN9Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 6 de setembro de 2025

O dom supremo


Do início ao fim, a Palavra de Deus ilumina o amor de Deus. E ao falar deste amor, podemos considerar que o amor de Deus lança luz que se reflete em nós, e através de nós, e cujo reflexo segue em duas direções distintas, e interligadas, que são: o amor a Deus e o amor ao próximo. No amor que é devido a Deus - Fonte do amor que nos admite e nos salva (1Jo 4:8), somos instados a ama-lo acima de tudo e de todos (Mt 22:37). E no amor ao próximo - fruto do amor de Deus, somos instados a ama-lo como a nós mesmos (Mt 22:39). O Senhor Jesus nos diz que a Palavra e sua prática está na dependência destes dois mandamentos. Amém Senhor!

a doutrina bíblica, depreendemos que - na relação entre o amor divino e o amor humano, o amor a Deus é causa e o amor ao próximo é efeito. Pois, está escrito que "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (1Jo 4:20). E esta assertiva nos autoriza a dizer que amar ao próximo é mandamento tão essencial, como amar a Deus (1Jo4:21). Sem esquecer que o amor a Deus está acima do amor ao próximo, sendo este dependente daquele. Enfim, "Nós o amamos, porque ele nos amou primeiro." (1Jo 4:19). Que maravilha! Aleluia!

Na relação conflituosa de Jesus com os fariseus e saduceus, estes sempre traziam questões capciosas: "os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar; E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas" (Mateus 22:34-40). O bendito amor de Jesus.

Esta canção declara, com verdade, que o amor é o dom supremo:
https://youtu.be/xGh0IZqzsSc?list=RDxGh0IZqzsSc

Cordialmente;
Bispo Calegari


sexta-feira, 5 de setembro de 2025

O final em curso


Ao pensar no estado geral do mundo, não há como não sentir o efeito do mal que o domina... Já dizia o grupo Rebanhão, em uma de suas canções: "é faca com faca; é bala com bala; metraladora e canhões..." Ela resume o clima de ódio e violência crescente mundo. A Bíblia diz: "Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo." (Ap 12:12). Que o Senhor Jesus nos guarde.

Nos dias anteriores ao dilúvio, "viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." (Gn 6:5). E isto derramou aguaceiro no mundo. Porém, o estado atual do mundo, está mais para Sodoma; e o fogo divino calcinou sua loucura... A progressão do mal no mundo, já ultrapassou a loucura de Sodoma. Ó meu Senhor! Livra-nos deste mal.

Enfim, a Bíblia declara que "o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há, se queimarão." (2Pd 3:10). Segundo meu entendimento, o fim previsto - como muitos pensam, não está tão longe. Antes do dia do juízo, se dará o dia do arrebatamento... Sejamos como as vírgens prudentes (Mt 25:6-10). Vem Senhor Jesus! Maranata.

A Bíblia diz que Deus "não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; ...não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se... Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2Pd 3:9-13). https://youtu.be/5-UHfUMarQk?list=RD5-UHfUMarQk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Oração é sempre


Na vida do crente - seja ele convertido ou apenas convencido, o ato de orar deveria ser princípio, meio e fim de qualquer dia... Para nosso mal, isto nem sempre acontece. Porque mesmo atividades necessárias e lícitas deveriam ficar em segundo plano; pois, a oração deve ocorrer antes de tudo. Senão, vejamos: Por que orar antes do alimento? Por que orar antes de viajar? Sei que muitos, nem isto fazem... O Senhor vê com desagrado, quando priorizamos certas coisas, mesmo lícitas, em detrimento de estar aos seus pés. Foi este sentimento que o levou a repreender Marta. Pois, estar aos seus pés e a boa parte (Lc 10:41-42). Amém.

Sei que não sou melhor exemplo de oração... Melhor exemplo é e sempre será Daniel que - diante das janelas abertas de seu quarto, "três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus" (Dn 6:10). Lamento muito não ser como aquele grande homem de Deus... Estou convencido que sua exemplar vida de oração o livrou das garras dos leões e de muitos outros infortúnios. Nesta madrugada, ao me levantar e me prostrar em oração, senti em meu íntimo que não há melhor modo de lidar com os problemas e agruras da vida. Enfim, seja qual for a situação, orar é o melhor meio de a enfrentar. Aleluia!

Jesus contou aos discípulos:
 "uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia nem respeitava o homem. Havia também naquela mesma cidade uma certa viúva, e ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" (Lucas 18:1-8).
Então, devemos orar sempre!

Esta canção ensina que, para lidar com lutas, de joelho é melhor.
https://youtu.be/LKry4XeOhjc?list=RDLKry4XeOhjc

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Andar com Jesus


Estou a pensar... Aquele que anda no Caminho que é Jesus (Jo 14:6) e que nele se sente seguro e obediente a voz do Senhor, pode caminhar, mesmo em meio a densas trevas, sem perder o rumo; e pode, mesmo sentido medo, dar alguns passos sobre as águas (como fez Pedro) sem risco de se afogar (Mat 14:28-29). Pois Jesus é nossa Luz no caminho e Ponte sobre as águas.

Estou a pensar... Aquele que combate firmado no Senhor, andando em seus caminhos, não precisa de apetrechos de combate; como fez Davi, ao usar uma simples funda - que era o seu equipamento de trabalho, e uma pedrinha, venceu o poderoso Golias. Pois, disse ao gigante: "eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel." (1 Sam 17:45).

O mundo, no qual vivemos, é tão tóxico e ardiloso que alguns chegam a dizer que viver "não é para amadores." Na verdade, o viver no mundo exige formação - primeiro, no seio da própria família; depois, no banco de uma boa escola; e também, no banco de uma boa igreja cristã. E se me dizem que viver não é para amadores; respondo que viver é para amados de Jesus.

Disse Pedro a Jesus: "Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me" (Mt 14:28-31). Então, Jesus o segurou. https://youtu.be/DUafkxDGjn0?list=RDDUafkxDGjn0

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

A eterna Verdade


Neste mundo, em meio a tantas coisas ditas e repetidas, é preciso entender que a Bíblia não é tão somente um livro iluminado e aceito por Deus; ela é a Palavra de Deus lavrada em pedra, escrita em pergaminhos, impressa em tinta e papel... Glória a Deus! E se tivermos alguma dúvida a este respeito; é só examinar a exatidão de suas profecias, a perfeição de suas leis, a leveza de seus ensinos, a nobreza de sua doutrina... Tudo isto, somado ao tempo transcorrido entre o seu primeiro, e o seu último livro, e a unidade de seus inspirados escritores. Desde os tempos remotos, homens e mulheres foram, por ela, guiados... Muitos, por ela, deram sua vida - de Noé a Abraão, de Moisés a Davi, de Elias a Daniel... De Adão a Jesus. Meu Senhor! Tanto amor envolvido! Tanta riqueza em um livro... Este livro não podia ser outro! Sem dúvida alguma, a Bíblia - do começo ao fim da história, é o livro mais lido em todo o mundo, em todas as línguas e culturas... Nenhum outro a ele se compara! A Bíblia é a Verdade impressa. Aleluia!

A Bíblia é tida como o Livro dos livros, com registro fidedigno do começo (Gênesis) e do fim de tudo (Apocalipse). A Bíblia é espelho que revela o que somos e o que devemos ser. Ela revela por Quem (Deus), do que (do pó), por que e para que fomos feitos (para sua glória). Viemos do pó, e ao pó retornaremos. Mas, isto não é o fim de nossa curta existência física e história de vida! Pois, ainda que do barro tenhamos sido formados do pó, o sopro que nos trouxe à vida foi divino. Somos obra do Criador de tudo que existe! E Deus não nos vê apenas como criaturas, obra de suas mãos e sopro de seus lábios; ele nos fez para sermos como os anjos e nos quer como seus filhos; para tornar isto possível, ele enviou seu Filho ao mundo, Jesus - Senhor do céu e da terra (Mat 28:18). Enfim, se a Bíblia é a Verdade impressa, Jesus é a Verdade em forma de gente! Pois, "o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:14). Amém.

Ao ler a Bíblia, encontramos esta solene advertência: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, mas rega a terra, e a faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." (Isaías 55:6-11). Assim é a Bíblia, bendita Palavra de Deus, eterna e verdadeira! Louvado seja Deus!

Quem ama a Deus, ama Jesus; e quem ama a Jesus, ama a Bíblia.
https://youtu.be/gZcqD_I9IMI?list=RDgZcqD_I9IMI

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar