terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Natal de luz, Natal de Jesus


Estamos prestes a comemorar mais um Natal. Bom... Que o natal é a data comemorativa do nascimento de Jesus Cristo, penso que não haja alguém que ignore. Creio que a importância não está na data em si mesma; e sim, no sentimento que a data provoca. Sei que existem aqueles que perdem tempo em discutir ou discorrer sobre suas vagas convicções - quanto ao fato de ser ou não ser este o "dia certo" do nascimento de Cristo. Quando será que, cristãos e críticos, irão entender que o valor do Natal não está no dia proposto - seja pela tradição, seja pela religião - e sim, no evento impar em toda a história humana: A vinda de Cristo ao mundo, para buscar e salvar o pecador sem Deus e sem salvação!

Quanto a mim, creio não ser errado aplicar o mesmo princípio que Paulo utilizou para a infrutífera polêmica promovida por cristãos judaizantes - sobre o comer ou não comer certos tipos de comida e fazer diferença entre os dias (Romanos 14). Segundo o Apóstolo, tais discussões não trazem proveito algum; "Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura." (Gálatas 6:15). E assim, o fato importante não é o de Jesus ter nascido neste ou naquele dia; e sim, o amor de Deus enviado ao mundo - na pessoa de Seu Filho unigênito - para buscar e salvar os perdidos (Lucas 19.10). Enfim, comemorado ou não, o importante é que o Natal existe!

Natal de Luz! "E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor." (Lucas 2:6-11). Natal de Jesus!

Recomendo ouvir e refletir sobre esta lindo clássico do Natal, tão bem entoado por Jessé:
https://youtu.be/kPsVkbneKmA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar