domingo, 8 de novembro de 2015

Graça que nos torna fortes


Penso com frequência na fragilidade humana... E, de um modo especial, na fragilidade do crente. É normal pensarmos deste modo, no quanto somos vulneráveis; anormal é pensar de outro modo. Na verdade, este é o modo como sempre me sinto: Frágil e vulnerável! Afinal, como encarar a grandeza da provação e a nobreza da missão, sem buscar o socorro do Alto? Figura ímpar na história da Igreja, o apóstolo Paulo buscou a Deus em momento de fraqueza (não está clara a fraqueza à qual ele se referia); e Deus lhe respondeu, sem ignorar o seu nível de luta; mas com esta expressão capaz reconfortar e motivar a todos nós: "O meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." (2 Coríntios 12.9).

Qual seria o "espinho na carne" deste grande apóstolo? Penso que, bem mais importante do que identificar o espinho que nos faz sofrer; é identificar sua origem. E Paulo soube identifica-la. Então - independente de quem seja o agente causador do sofrimento de um cristão - o importante mesmo é conhecer a causa dos ataques que sofremos; pois, não devemos ignorar a origem e o autor dos dardos que nos ferem: Eles são lançados por Satã, cruel adversário de todos nós. E a Fonte da cura que nos traz conforto e paz, mesmo em meio às mais severas provações; é a mesma que cobriu Paulo, o maior apóstolo da Igreja em todos os tempos: A graça de Deus, que nos fortifica.

Que testemunho poderoso este: "E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (2 Coríntios 12:7-10). Serve de exemplo para todos nós!

Ao refletir sobre a graça de Deus, não posso deixar de lembrar e ouvir esta bela canção do Asaph Borba:
https://youtu.be/FmEdBPnL3FA

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar