Em meu viver, tenho entendido que - quando não se consegue dormir, o melhor a ser feito é buscar a presença do Senhor. Na verdade, oração é como avenida de mão dupla: Na mão de ida, circulam as súplicas, intercessões e ações de graça; na mão de volta, respostas em forma de perdão, renovação, restauração, capacitação... Porque se a oração sobe, a resposta desce.
Segundo um senso comum, "Deus ajuda a quem cedo madruga." Será mesmo assim? Prefiro pensar que Deus sempre ajuda quem madruga para o buscar... Deus mesmo, em sua sabedoria, nos diz: "Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão." (Pv 8:17). Então, muito melhor que fazer suposições infundadas, é buscar a presença do Senhor. Aleluia!
Se a noite já é longa (por falta de sono) ela será mais longa, se os joelhos não se dobrarem e nosso corpo se encurvar em sua poderosa e santa presença. Porquanto este simples ato que precede a oração, pode tornar sábio o cristão mais inculto! Enfim, o que estamos esperando! "vinde, adoremos e prostremo-nos! Ajoelhemos diante do Senhor que nos criou" (Sl 95:6).
A Bíblia diz: "Cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação! Apresentemo-nos ante a sua face com louvores e celebremo-lo com salmos. Porque o Senhor é Deus grande e Rei grande acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Seu é o mar, pois ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca." (Salmo 95:1-5). Amém. https://youtu.be/RPecvbrnLdo
Cordialmente;
Bispo Calegari