domingo, 20 de maio de 2012

Eu sei o essencial


Acho natural, a nossa preocupação com o dia de amanhã. No entanto, enquanto eu orava e pensava no legado da graça e do amor de Deus; entendi com clareza que não devo me preocupar em demasia com o amanhã que espero. E não me refiro àquelas incertezas ante a eventualidade de um amanhã sombrio e ameaçador; que não ofereça a menor chance para uma vida de sonhos e projetos. Não é isso!

E o que aqui estou dizendo, também não se refere ao amanhã festivo que chega envolto em véu; rodopiando entre nuvens. Ou àquele tipo de amanhã misterioso, de sonhos etéreos, pintado com as cores do arco-íris. E, nada tem a ver com o amanhã romântico dos sonhos de uma criança; que inclui em um mesmo espaço figuras reais e imaginárias que povoam sua imaginação infantil. Também não é isso!

Na verdade, o amanhã ao qual eu me refiro é aquele que aguarda os meus projetos de vida prática - visíveis e previsíveis nos agendamentos que construo. Só para dar uma idéia do que quero dizer: Eu não sei se acordarei no dia seguinte; não sei se desfrutarei das férias de fim-de-ano; não sei se assistirei o casamento das minhas netas; não sei se verei o envelhecimento de meus filhos... Eu não sei!

Não sei se concluirei o meu mandato episcopal; não sei se chegarei ao próximo concílio geral; não sei se estarei entre os candidatos ao próximo mandato episcopal... Portanto, não sei se estarei na contagem dos votos para o episcopado, atento - em um misto de curiosidade e emoção - a citação do meu nome entre os "bispáveis"... Como saber os detalhes de um amanhã envolto em mistério? Eu não sei mesmo!

Enfim, O que quero dizer é que eu não sei nada sobre o amanhã que virá com as primeiras horas do novo dia - revelando-se plenamente ao nascer do sol - nem sobre os "amanhãs" que lhe sucederão. É isso que quero dizer: Que nada sei sobre o futuro... A não ser o fato de que - havendo ou não amanhã - serei contado entre os remidos que subirão ao encontro do Senhor. Isto eu posso dizer que sei! Glória a Deus!

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar