terça-feira, 13 de setembro de 2011

Final da visita ao Distrito de Vitória

Neste "giro" estou relatando o meu último dia de visita ao Distrito de Vitória; uma visita que, em todas as suas etapas, me fez ver o quanto a nossa Região está avançando - e no rumo certo.

Culto na IMW Central de Vitória

No domingo pela manhã, nos dirigimos para o templo da igreja central de Vitória, onde já encontramos o culto matutino em andamento; e a Comissão de recepção (Max Rufio e Leila Gomes) estava a nossa espera, na entrada do pátio, para nos conduzir ao templo. Em meio ao louvor dirigido pelo Ministério de Adoração (Elizandro, Andrey, Polyana, Dulcimar e Carlos Eduardo), dava pra perceber que aquela igreja vive um clima de avivamento. Os pastores da igreja: Marcos Machado (titular), Amando Colona, Carlos Magno e Elizeu Assis (auxiliares), estavam na primeira fileira - juntamente com o Aspirante Emerson Pedrosa e os Presbíteros da igreja: Elias André Beloni, Gersom dos Santos e Pedro Erli.

Antes de me ser passada a palavra; ouvimos o testemunho da jovem Kerem Apuque Gomes Machado - membro da igreja - que representou a sua Escola e o Estado Espírito Santo na cidade do Rio de Janeiro, nas paraolimpiadas, trazendo duas medalhas de bronze na natação. Em seguida, comecei a pregar. Foi fogo puro! Ao final da mensagem, foi servida a Ceia do Senhor; o quebrantamento foi geral; gente chorando de pingar. Glória a Deus!

Em seguida, o Pastor Marcos Machado informou a sua viagem aos Estados Unidos no dia 4 de setembro, com retorno no dia 18 do presente mês, designando o Pastor Amando para assumir interinamente a igreja até o seu retorno. Antes do término do culto, Thais nos entregou um presente - em nome da igreja - para Celia e eu. E o Pastor Marcos chamou toda igreja à frente onde a irmã Neli foi convidada a orar pela viagem da família pastoral.

Ao final do culto e dos cumprimentos; o Pastor Marcos nos mostrou o estado atual das obras e falou-nos sobre os projetos que visam a ampliação do templo e de suas dependências. Fiquei surpreso com a harmonia de cor e estilo da igreja central! Na fase atual da reforma e pintura, já se pode ver e admirar um dos mais belos templos na II Região. Louvo a Deus pelo ministério do Pastor Marcos Machado e de sua esposa Thais a frente desta igreja.

Culto na IMW de Nova Carapina

A visita à igreja de Nova Carapina começou horas antes - com o convite para o almoço feito pelo Pastor Gedson e sua esposa Lorrayne. Ao chegarmos em sua casa - Pastor Perim e eu - encontramos a Missionária Elizabeth, mãe do Gedson, do Gladicélio Junior e da Gisele. Enquanto aguardávamos o momento do almoço, conversamos muito sobre experiências do passado. A Beth, como é conhecida, fez o seu curso teológico junto com o Bispo Elisiário. E trabalhou também, por um bom tempo, na "Assistência Universal Bom Pastor", pertencente à Terceira Região. Como o almoço preparado pelo jovem cozinheiro Felipe ficou pronto, nossa conversa foi "transferida" para a mesa (Felipe nos surpreendeu com muqueca capixaba em duas modalidades: de peixe e de banana - como os capixabas sabem fazer muito bem). Jean, filho do Presbítero Valtemir e Julia, almoçou conosco; e a noite jantamos em sua casa. A sobremesa, preparada pela irmã Lorrayne, fechou o banquete com "chave de ouro".

Saímos para Nova Carapina, antes do escurecer. É que o Pastor Jorge Perim levou-me a fazer uma visita à Congregação do Bairro Novo Horizonte - ligada a igreja de S. André -sob a Liderança do Aspirante Joelson Coutinho Freire. É admirável o atual estado das obras de reforma do templo e anexos da congregação. E eu vi como estava antes.

A igreja de Nova Carapina é pastoreada pelo Pastor Gedson. Chegamos pouco antes do culto se iniciar; e fomos recebidos na porta pela Diaconisa Júlia e pelo Pastor Gedson. No púlpito, anotamos a presença dos Presbíteros Valtemir Ronconi (da sede) e Luiz Carlos (da congregação de Novo Porto Canoa). O Ministério de Louvor foi dirigido por Simone, acompanhada do casal Fabrício e Trisbele. Durante a mensagem, Deus me deu uma palavra pastoral, baseada em João 12.8. Após a mensagem do Senhor, a igreja nos prestou uma homenagem; com presentes para Celia e eu, entregues publicamente pelas irmãs: Flávia (esposa do Gladicélio Junior e Diretora Regional de Adultos da II Região) e Lorrayne (esposa do Pastor Gedson).

Ao final - após os cumprimentos aos irmãos - fomos olhar as obras em andamento nos anexos do templo. Tudo está sendo feito com o mais apurado gosto. Em seguida fomos convidados a saborear um lanche, que foi um verdadeiro jantar, em casa do Presbítero Valtemir; onde sua esposa Diaconisa Julia preparou uma mesa repleta de iguarias, cujo prato principal era uma lasanha de frango. Comemos juntamente com seus filhos Jean e Camila, mais a família pastoral. Foi um momento de grande descontração e alegria. O Pastor Perim me levou em seguida para a Rodoviária; pois passava das 22 horas e eu precisava pegar o ônibus das 22.50 para o Rio de Janeiro. Louvo a Deus por tudo o que está acontecendo no Distrito de Vitória!

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar